Ingresso no Exército

  • 5555 Respostas
  • 1119718 Visualizações
*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
CFS ou CFGCPE?
« Responder #225 em: Fevereiro 27, 2008, 06:31:35 pm »
Olá!

Gostaria imenso que me pudessem ajudar em algumas questões, mais propriamente apenas para conferir se o que reti das informações on-line estão correctas.
Tenho 22 anos e estava a pensar concorrer para o CFS (Curso de Formação de Sargentos) RC/RV pois estou a frequentar um curso universitário, logo tenho frequência universitária tal como consta no site do exército ( http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... ss%E3o.pdf ) ou então para o CFGCPE (Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército) RC/RV. Isto porque errei no curso ( cá fora) que decidi escolher e gostava de seguir carreira militar, tendo como por objectivo a entrada nos quadros permanentes. Como já não tenho os requesitos por causa da idade não posso entrar na Academia Militar mas segundo o que li no site da ESE (Escola de Sargentos do Exército) é possível entrar para os quadros caso frequente esta escola na qual basta ter o 12.º ano e 1 ano de serviço militar como praça ou sargento certo?
É óbvio que se poder tirar o curso como sargento em RC/RV é melhor do que tirar como praça. Agora não sei se alguém está informado quanto às datas pois a mim foi-me enviado por e-mail do centro de recrutamento o pdf ( http://www.hdd.pt/download/1388290128/C ... o.pdf.html) (password: Exército ). Basicamente o que ai está é que o CEFO/CFO/CFS terá dois cursos em 2008 uns dos quais teria início a 14 de Janeiro (mas que só agora vai começar e foi-me dito por um amigo meu militar) e outro  conforme indica no calendário enviado em Julho. Ora será que este em Julho também será atrasado por algum motivo? Ou que as habilitações mudem de frequência novamente para Bacharelato? É que visto não haver informações concretas preferia arriscar como praça visto existirem muitos mais cursos.
Obrigado pela extensa leitura a quem a fez :wink:

Tiago
 

*

Runa

  • Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
Re: CFS ou CFGCPE?
« Responder #226 em: Fevereiro 28, 2008, 05:44:39 pm »
Citação de: "TiagoFilipe"
Olá!

Gostaria imenso que me pudessem ajudar em algumas questões, mais propriamente apenas para conferir se o que reti das informações on-line estão correctas.
Tenho 22 anos e estava a pensar concorrer para o CFS (Curso de Formação de Sargentos) RC/RV pois estou a frequentar um curso universitário, logo tenho frequência universitária tal como consta no site do exército ( http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... ss%E3o.pdf ) ou então para o CFGCPE (Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército) RC/RV. Isto porque errei no curso ( cá fora) que decidi escolher e gostava de seguir carreira militar, tendo como por objectivo a entrada nos quadros permanentes. Como já não tenho os requesitos por causa da idade não posso entrar na Academia Militar mas segundo o que li no site da ESE (Escola de Sargentos do Exército) é possível entrar para os quadros caso frequente esta escola na qual basta ter o 12.º ano e 1 ano de serviço militar como praça ou sargento certo?
É óbvio que se poder tirar o curso como sargento em RC/RV é melhor do que tirar como praça. Agora não sei se alguém está informado quanto às datas pois a mim foi-me enviado por e-mail do centro de recrutamento o pdf ( http://www.hdd.pt/download/1388290128/C ... o.pdf.html) (password: Exército ). Basicamente o que ai está é que o CEFO/CFO/CFS terá dois cursos em 2008 uns dos quais teria início a 14 de Janeiro (mas que só agora vai começar e foi-me dito por um amigo meu militar) e outro  conforme indica no calendário enviado em Julho. Ora será que este em Julho também será atrasado por algum motivo? Ou que as habilitações mudem de frequência novamente para Bacharelato? É que visto não haver informações concretas preferia arriscar como praça visto existirem muitos mais cursos.
Obrigado pela extensa leitura a quem a fez :wink:

Tiago



Caro Tiago, se quiser obter informações mais correctas e concretas aconselho-o a ligar para lá e informar-se acerca de tudo, pois aqui no fórum tem pessoas que sabem e outras que não sabem, mas tentam explicar na mesma. Eu liguei para lá e consegui obter as informações que desejava ( correctas ). Posso adiantar-lhe que o CFS tem 2 cursos, 1 deles é normal que tem pouca duração e o outro é para o quadro permanente que tem maior duração. De qualquer jeito aconselho-o a procurar o número da Escola e pedir as informações que necessita. Quanto ao início dos cursos, acho que agora só começam em Julho, mas de qualquer forma, informe-se sobre isso. Boa Sorte e espero que consiga aquilo que deseja.

Cumprimentos,
Ricardo Runa
Para PQ tudo farei!
 

*

Caparrito

  • 1
  • +0/-0
ESE
« Responder #227 em: Março 02, 2008, 01:19:07 pm »
O que é preciso para entrar na escola de sargentos do exercito??
Cumps
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #228 em: Março 02, 2008, 01:23:19 pm »
12º ano e idade de ingresso nas forças armadas inferior a 25 anos
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

Ermit

  • Membro
  • *
  • 189
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #229 em: Março 02, 2008, 01:23:51 pm »
Principalmente 12ºano de escolaridade e entre 18 a 25 anos :G-Ok:
Não sabe assinar.
 

*

Runa

  • Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #230 em: Março 05, 2008, 07:59:21 pm »
Para quem tem vontade e valor, penso que as Forças Armadas Portuguesas são uma excelente opção de vida e apoio todos os que nela pretendem ingressar, tal como eu :D.

Cumprimentos,
Ricardo Runa
Para PQ tudo farei!
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
Re: ESE
« Responder #231 em: Março 05, 2008, 11:16:32 pm »
Citação de: "Caparrito"
O que é preciso para entrar na escola de sargentos do exercito??
Cumps


CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS (CFS) DO EXÉRCITO

O concurso de admissão é aberto a candidatos militares de ambos os sexos, na efectividade de serviço ou na reserva de disponibilidade, para as seguintes Armas e Serviços do Exército: Infantaria; Artilharia; Cavalaria; Engenharia; Transmissões; Medicina; Farmácia; Diagnóstico e Terapêutica; Administração Militar; Material; Transporte; Pessoal e Secretariado; Músicos e Clarins.

REQUISITOS DE ADMISSÃO

a.    Ser Sargento ou Praça de qualquer Ramo das Forças Armadas na efectividade de serviço ou na reserva de disponibilidade, tendo prestado pelo menos um ano de serviço efectivo até 30 de Setembro do ano do concurso,  inclusivé;

b.    Estar autorizado pelo Chefe do Estado‑Maior do respectivo Ramo;

c.    Ter concluído o ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;

d.    Ter a disciplina de Matemática para as Armas de Engenharia e Transmissões e para o Serviço de Material;

e.    Ter realizado os exames nacionais, com classificação igual ou superior a 10,00 valores (100 pontos), nas disciplinas específicas:

(1)  Para o Serviço de Medicina (Enfermagem): Biologia;

(2)  Para os Serviços de Farmácia e de Diagnóstico e Terapêutica (Análises Clínicas e Fisioterapia): Biologia e Química;

(3)  Para o Serviço de Diagnóstico e Terapêutica (Radiologia): Biologia e Física ou Química.

f. Para os candidatos que frequentam o último ano do ensino secundário, no ano do concurso, terem efectuado a inscrição na 1ª fase dos exames nacionais;

f.     Não ter completado 25 anos de idade até 31 de Dezembro do ano do concurso, salvaguardando o prescrito no Decreto-Lei nº320-A/2000 de 15 de Dezembro com as alterações introduzidas  pelo Decreto-Lei nº118/2004 de 21 de Maio (Regulamento de Incentivos);

g.    Ter revelado qualidades que aconselhem a sua admissão ao curso;

h.    Ter bom comportamento moral e cívico e não ter sido condenado por crime ou infracção disciplinar, a que corresponda pena de prisão ou pena disciplinar superior a repreensão;

i.      Ter robustez física e psicológica indispensável ao exercício da profissão militar;

j.      Possuir as qualidades físicas e psicológicas necessárias para o desempenho da função de Sargento dos QP, confirmadas na inspecção médica e nas provas de aptidão psicológica e de aptidão física;

k.    Não ter sido eliminado dos estabelecimentos de ensino militar por motivos disciplinares;

l.      Eliminação de candidatos – será eliminado qualquer candidato que preste falsas declarações ou cujo comportamento durante a execução do concurso possa prejudicar o seu normal funcionamento ;


Fonte: http://www.ep-sargentos-exercito.rcts.pt/ese.htm
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-46
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #232 em: Março 06, 2008, 10:27:27 pm »
Citação de: "rorinho"
Boas, fiz os testes em belem dia 21 janeiro 2008, ainda nao recebi carta, mas pelo telefone ja sei que vou incorporar 17 de março em abrantes.. hoje um rapaz que foi comigo a belem recebeu a carta, tambem para o dia 17 de março, mas em gaia,  haverá algum problema com a respetiva carta? ele não é da minha terra nem perto, será por isso ou a carta " perdeu-se"?
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

rorinho

  • 13
  • +0/-0
obrigado
« Responder #233 em: Março 06, 2008, 10:54:38 pm »
desculpa, não tou muito habituado a "trabalhar" neste forum
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7934
  • Recebeu: 1268 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5173/-235
(sem assunto)
« Responder #234 em: Março 12, 2008, 10:22:40 pm »
Citar
CONCURSO DE ADMISSÃO AO 37º CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS
Encontra-se aberto, de 17 a 28 de Março de 2008, o Concurso de Admissão ao 37º Curso de Formação de Sargentos do Exército, que habilita ao ingresso na categoria de Sargentos dos Quadros Permanentes.

Por despacho de S. Ex.ª o General Chefe do Estado-Maior do Exército, de 18 de Fevereiro de 2008, foram aprovadas as Normas do Concurso de Admissão ao 37º Curso de Formação de Sargentos (CFS) do Exército.

Toda a informação disponível em www.ep-sargentos-exercito.rcts.pt ou www.exercito.pt.
 

*

Lince

  • Moderador Global
  • *****
  • 239
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #235 em: Março 13, 2008, 03:31:28 pm »
Citação de: "RECRUTAMENTO-EXERCITO"
Quaisquer questões no âmbito do recrutamento para o EXÉRCITO poderão ser endereçadas a recrutamento@mail.exercito.pt
Cumprimentos

 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #236 em: Março 16, 2008, 12:46:13 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Citar
CONCURSO DE ADMISSÃO AO 37º CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS
Encontra-se aberto, de 17 a 28 de Março de 2008, o Concurso de Admissão ao 37º Curso de Formação de Sargentos do Exército, que habilita ao ingresso na categoria de Sargentos dos Quadros Permanentes.

Por despacho de S. Ex.ª o General Chefe do Estado-Maior do Exército, de 18 de Fevereiro de 2008, foram aprovadas as Normas do Concurso de Admissão ao 37º Curso de Formação de Sargentos (CFS) do Exército.

Toda a informação disponível em www.ep-sargentos-exercito.rcts.pt ou www.exercito.pt.



Só é pena os civis não poderem candidatar-se ao curso...
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #237 em: Março 16, 2008, 01:18:25 am »
Ainda bem que não podem entrar civis (fizeram um ano o teste e obviamente deu (com algumas exepções) mau resultado).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #238 em: Março 17, 2008, 06:30:47 pm »
Defesa: Aberto concurso de admissão para formação de sargentos dos quadros permanentes

Citar
Lisboa, 17 Mar (Lusa) -- O Exército abriu hoje um concurso com 150 vagas para admissão ao 37º Curso de Formação de Sargentos (CFS), que habilita os candidatos ao ingresso na categoria de Sargentos dos Quadros Permanentes.

O concurso, de acordo com informação do Estado-Maior do Exército, é aberto a candidatos militares de ambos os sexos, na efectividade de serviço ou na reserva de disponibilidade, para as seguintes armas e serviços do Exército: Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Engenharia, Transmissões, Medicina, Farmácia, Diagnóstico e Terapêutica, Administração Militar, Material, Transporte, Pessoal e Secretariado, Músicos e Clarins.

 

*

Xô Valente

  • Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #239 em: Março 25, 2008, 11:17:39 pm »
Boas!
Tenho uma dúvida e gostaria que me esclarecessem.
Eu gostaria de ser sargento efectivo (QP) na área de armas (Infantaria ou Cavalaria, ainda não sei). Para tal, tenho de ter o 12º ano de escolaridade. Depois, tenho de fazer a recruta e "trabalhar" como praça durante 1 ano. Após esse ano, posso inscrever-me no Curso de Formação de Sargentos ou Escola de Formação de Sargentos. Quando acabar os 2 anos do curso sou um 2º Sargento do Exército certo?
Gostaria que me dissessem se esta ordem de idéias está correcta, se não, desculpem a minha igonrância e corrigam-me sff. :)
Agradecia que me esclarecessem as minhas dúvidas.
Cumprimentos.
http://valente-city.myminicity.com/  -  Cria a tua minicidade também.