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Economia => Portugal => Tópico iniciado por: Malagueta em Maio 26, 2011, 11:22:53 am
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Os Estaleiros Navais de Peniche entregaram, esta semana, dois navios de carga ao Estado de Moçambique. A cerimónia de baptismo do navio Indico I, contou com a presença do embaixador de Moçambique em Portugal. Carlo Mota, administrador dos Estaleiros, falou da relação com este Governo.
Num investimento de 8 milhões e 400 mil euros, estas duas lanchas de desembarque para contentores e carga geral, vão fazer a ligação dos vários portos ao longo da costa moçambicana e permitirá também a entrada em alguns rios do país
O INDICO 1 é uma “lancha de desembarque”, e faz parte de um contrato de construção que compreende 3 navios, dois semelhantes ao Indico 1 e outro um pouco mais pequeno. O navio tem médias dimensões, com 56,7 metros de comprimento, uma boca de 11, o e um pontal de 4,60. A propulsão é assegurada por dois motores Caterpillar C 32, de 750 HP, permitindo atingir uma velocidade máxima de 9 nós. Os dois grupos geradores e o gerador de emergência são também da Caterpillar. Dispõe de uma grua, montada a estibordo, a meio-navio, e está muito bem equipado em termos de equipamentos de comunicações e de navegação. Possui dois radares, piloto automático, AIS, NAVTEX, sonda, girobussola, GPS, etc.
As “lanchas de desembarque” são navios muito económicos e versáteis, com um pequeno calado, com capacidade para embarcar ou desembarcar carga em locais mesmo sem infraestruturas portuárias, desde que tenham algum abrigo da ondulação oceânica.
A Revista de Marinha saúda esta nova construção e faz votos para que muitas outras se sigam, potenciando deste modo as ligações económicas nas actividades marítimas entre Portugal e Moçambique.
algumas fotos:
http://revistademarinha.com/index.php?o ... Itemid=290 (http://revistademarinha.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1989:entrega-a-mocambique-do-nm-indico&catid=101:actualidade-nacional&Itemid=290)
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"ENP começou em setembro de 2011, o projeto de construção de dois novos barcos-piloto 12m. Estes barcos-piloto são o resultado da parceria entre CAMARC Design e PEV e eles são os 7 e 8, do mesmo tipo, ENP tem construído nos últimos 4 anos.
Com estes, ENP coloca-se como o estaleiro de referência para Portugal. Nossa estratégia é não só consolidar a nossa posição, mas também crescer e ganhar novos mercados em ascensão.
Estes foram PEV construção C-987 e C-988, que são certificados pela DNV e levou 6 meses para construir, que foi um verdadeiro desafio.
Breve descrição:
Proprietário: APRAM, S.A.
Nome: Ilhéu do Lido e Ilhéu do Farol
Casco: 987 C & C 988
Identificação: FN-176-AL & FN-177-AL
MMSI: 255 670 690 e 255 670 740
Chamada de sinal: CSY04 & CSY05
Comprimento: 12,52 mts
Respiração: 4,10 mts
Calado: 0,85 mts
Profundidade: 1,81 mts
Motores: 2 x Iveco N67 350 hp 3000 rpm
Velocidade (máx.): 24 nós
Speed (de serviços): 20 nós
Tripulação: 2
Passageiros: 4"