DESPEDIDA DA FRAGATA "COMANDANTE JOÃO BELO"

  • 703 Respostas
  • 208379 Visualizações
*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 20, 2007, 06:06:24 pm »
Caro João,

Ainda bem que não acredita. Eu venho à base todos os dias e garanto-lhe que me doí a alma ao ver o final de vida de navios onde já naveguei :cry: . E se acha que é um exagero dê cá um saltinho e veja com os seus próprios olhos. Mas fique descansado que grafitis não têm!!!

Talvez um dia coloque aqui uma foto para constatar que não exagerei.

Abraço
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 20, 2007, 06:35:38 pm »
João Oliveira Silva escreveu:

Citar
A fazer fé nesta informação, a crêr que é verdade já que pessoalmente não vou à base há mais de 20 anos, então como é?
Quem é que vandaliza navios que são retirados do serviço e aos quais não está dado o destino final?
Que não se faça manutenção, ainda vá que não vá. Embora, pessoalmente, acho que mesmo nestes casos há minimos de manutenção a fazer.

Caro João.
Há vinte anos também só haviam prácticamente três navios abatidos, as fragatas da classe Pereira da silva. Tive a oportunidade de visitar uma delas já em estado de desarmamento e a sua casa das máquinas estava impecável, como se navegasse. Embora mantivesse todos os equipamentos. No entanto alguns anos antes visitei os draga-minas já abatidos ao efectivo, e sim estavam vandalizados. Mas apenas porque ao se retirarem equipamentos os cabos foram cortados ou arrancados, havia montes de papeis inúteis pelos alojamentos e câmara, e sim podiam-se considerar vandalizados mas apenas pelo retirar de equipamentos ficando espalhado o supérfluo que ninguém limpa nem varre. Há também (e sempre houve) casos em que uns metros de cobre valem uns "trocos" e desaparecem mais uns souvenirs que já ninguém queria.
Creio que o que se passa é apenas isso, próprio de navios ao completo abandono.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
(sem assunto)
« Responder #17 em: Maio 20, 2007, 07:00:35 pm »
já pude observar ao longe a Capelo de braço dado com as corvetas entretanto abatidas e é realmente um cenário muito triste :cry:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #18 em: Maio 20, 2007, 07:02:58 pm »
P 44 escreveu:
Citar
já pude observar ao longe a Capelo de braço dado com as corvetas entretanto abatidas e é realmente um cenário muito triste

Mas como sabes podes encontrar o mesmo cenário em todo o mundo.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
(sem assunto)
« Responder #19 em: Maio 20, 2007, 07:05:58 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
P 44 escreveu:
Citar
já pude observar ao longe a Capelo de braço dado com as corvetas entretanto abatidas e é realmente um cenário muito triste
Mas como sabes podes encontrar o mesmo cenário em todo o mundo.


eu sei, recentemente vi fotos de Toulon e é o mesmo :(

mas não deixa de ser triste
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
(sem assunto)
« Responder #20 em: Maio 20, 2007, 07:08:38 pm »
mas realmente comparado com ISTO


a JB e a Sacadura parecem novinhas em folha...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Maio 21, 2007, 12:08:15 am »
Mas o estado em que está a Hermenegildo e a Roberto Ivens antes de ir para desmantelar é/era bem pior :shock:
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Maio 21, 2007, 01:28:29 am »
Caro SSk,
isto de nós tarmos a divulgar movimentos dos nossos navios é sempre complicado, isto devido ao facto de nos estarem sempre a tentar denegrir e a tentarem amandar-nos abaixo.
Infelizmente tudo o divulgou aqui eu comfirmo e para vossa informação a Sacadura Cabral vai docar muito em breve para lhe ser retirado sonar.

E mais vos digo, se me convidarem para ir fazer a navegação de entrega ao Uruguai ===vou com muito prazer, visto ter feito parte da ultima guarnição.

Força SSK.
Não sei se foi submarinista, mas se foi, bem haja
Atentamente
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
(sem assunto)
« Responder #23 em: Maio 21, 2007, 09:21:09 am »
Senhores,

Pela minha parte prefiro ver a JB e a Sacadura a navegarem por mais uns anos sob outro pavilhão, a ficarem a apodrecer na BNL e depois serem enviadas para desmantelamento em Alhos Vedros.

São Navios que muito aprecio, tive o prazer de já ter visitado ambas, a JB até mais que uma vez.

São Navios que merecem ser respeitados e sinceramente o meu desejo já antigo e que em 2004 expressei aqui neste forum a propósito do abate na altura da Hermenegildo Capelo, era que uma delas fosse convertida em Museu.

Infelizmente... :wink:

Tudo isso dá azo a rumores e informações que passam o tempo a ser questionadas.... :roll:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Maio 21, 2007, 11:19:48 am »
Citar
Não sei se foi submarinista, mas se foi, bem haja
Submarinista nunca se deixa de ser!!! depois de tudo o que se passa lá de baixo somos submarinista para toda a vida!!!...

Citar
Infelizmente tudo o divulgou aqui eu comfirmo e para vossa informação a Sacadura Cabral vai docar muito em breve para lhe ser retirado sonar.

Já está docada...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

JQT

  • Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Maio 22, 2007, 06:50:01 pm »
Caros SSK e submarinista,

Espero que eu esteja errado e que as fragatas sejam vendidas, quanto mais não seja, como foi dito, porque é preferível do que vê-las a enferrujar num cais (embora seja o que normalmente acontece a navios desactivados em todo o mundo, enquanto deles possam ser retirados equipamentos e peças ainda úteis).

Eu posso estar errado, mas o que eu verifico é isto:

- Se foram compradas pelo Uruguai, quando é que teve lugar a assinatura do contrato? Não dei pela notícia, nem na imprensa portuguesa nem na uruguaia.

- Em nenhum documento oficial uruguaio (a menos que me tenha escapado, mas eu procurei nos sites do governo, ministério da defesa e marinha do Uruguai) faz sequer menção às JB. O embaixador do Uruguai em Lisboa confirmou na altura (Setembro de 2006) ao JN o interesse, mas nada mais saíu além disso.

- Depois de já ter sido noticiado o interesse do Uruguai nos navios, teve lugar o Dia da Marinha do Uruguai. Na sua alocução, o CEMA não fez qualquer referência às JB. No capítulo dos novos meios, além de referir o navio comprado recentemente à Marinha Alemã e um helicóptero oferecido pelo Brasil, o que diz é que a 'Armada' precisa de navios capazes de embarcar helicópteros e que o respectivo arsenal está em condições de construir navios até 90m de comprimento. O discurso pode ser lido em: http://www.armada.gub.uy/Comar/Repar/No ... mar_06.htm

Se realmente compraram as JB, então este é um caso único de falta de divulgação seja cá, seja no Uruguai.

Cumprimentos (de quem se preocupa com a Marinha, e não em denegrí-la),

JQT
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #26 em: Maio 22, 2007, 09:37:45 pm »
Submarinista escreveu:
Citar
isto de nós tarmos a divulgar movimentos dos nossos navios é sempre complicado,

Meu caro Submarinista. Os movimentos dos navios podem ser observados até de Cacilhas. Para onde vão ou o que vão fazer, não considero uma questão importante, como o é para certos foristas que se vêem um navio sair entram em pânico, tipo saiu uma fragata o que se passa? para onde vai? etc.. Nada mais natural do que um navio navegar.

Citar
isto devido ao facto de nos estarem sempre a tentar denegrir e a tentarem amandar-nos abaixo.

Muitas vezes são (A)mandados abaixo porque são "cromos". Eles é que denigrem a imagem. A sua e a da Armada.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Maio 22, 2007, 11:16:03 pm »
Citar
- Se foram compradas pelo Uruguai, quando é que teve lugar a assinatura do contrato? Não dei pela notícia, nem na imprensa portuguesa nem na uruguaia.

- Em nenhum documento oficial uruguaio (a menos que me tenha escapado, mas eu procurei nos sites do governo, ministério da defesa e marinha do Uruguai) faz sequer menção às JB. O embaixador do Uruguai em Lisboa confirmou na altura (Setembro de 2006) ao JN o interesse, mas nada mais saíu além disso.

http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5261&postdays=0&postorder=asc&start=64
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

pbar1469

  • 14
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Maio 23, 2007, 10:49:58 am »
Não é falar mal, nem sequer denegrir a nossa marinha de que muito gosto, mas lembro-me, aqui já há muitos anos atrás de ver a Sagres I completamente desarvorada no Alfeite, e digo-vos, passear por aquele convés, além de cortar o coração, fazia-me pensar que estava num navio fantasma.
Alguém me recorda o que aconteceu a ela depois disto?
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #29 em: Maio 23, 2007, 11:07:03 am »

O velho navio-escola Sagres é hoje um navio-museu no porto de Hamburgo com o primeiro nome, Rickmer Rickmers, no qual pode apreciar a história da construção de veleiros, a vida e o trabalho dos homens do mar na passagem do século, documentos da história das viagens marítimas à vela, bem como exposições temporárias sobre temas relacioados com assuntos do mar.

Eu já tive a oportunidade de a visitar em Hamburg e está LINDA...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo