TAP: Notícias

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Lusitano89

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Re: TAP: Notícias
« Responder #120 em: Dezembro 13, 2010, 07:59:21 pm »
TAP estima reduzir os custos operacionais em 200 milhões de €€€


A administração da TAP acredita que pode cortar 200 milhões de euros nos seus custos operacionais para cumprir o pedido pelo Governo às empresas do sector empresarial do Estado, apesar de reconhecer que há itens onde não poderá mexer.

"Temos de fazer algumas coisas. Determinados itens são completamente imóveis, não dá para reduzir. Um deles é o combustível, outro é o custo de aterragem e navegação em todos os aeroportos do mundo em que a TAP opera", disse hoje Fernando Pinto à margem de um almoço com jornalistas na sede da empresa.

Para o mesmo responsável, os custos de aterragem e navegação resultam de "uma negociação internacional que não é feita pela TAP e não depende da TAP". O terceiro ponto em que a empresa não poderá cortar nos custos é com o leasing dos aviões.

Ou seja, esta despesa com combustível, custos de aterragem e navegação e leasing da frota, disse Fernando Pinto, representa 40% do custo operacional da empresa.

"Se pensarmos no restante do custo, estamos a falar de algo [um corte] em torno dos 200 milhões de euros", disse o presidente da TAP. "Temos planos para chegar em torno disso. É possível chegar aos 15% considerando esse tipo de aproximação", sublinhou.

No entanto, o mesmo responsável disse que a empresa "não quer ficar só nisso".

"Nós queremos o total [de corte pedido pelo Governo] e esse vem pelo lado da receita. O restante viria pelos proveitos adicionais que teremos", disse Fernando Pinto, acrescentando que o compromisso final resultará de "um longo processo de análise".

"Estamos a buscar outras compensações" para o facto de não cortar 15% sobre os custos operacionais totais da empresa, que em 2009 foram de 1860 milhões de euros.

No global do ano de 2010, Fernando Pinto disse que "espera um resultado positivo".

Os números acumulados até Outubro indiciam um "ano recorde" de receitas para a TAP, acrescentou o responsável. Os proveitos da transportadora subiram mais de 10% para cerca de 1.440 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2010, muito impulsionados pelo mercado brasileiro.

Já a factura de combustível, que até final de Outubro tinha subido 141 milhões face aos primeiros nove meses de 2009, acumula agora um agravamento de 160 milhões de euros, sendo que cerca de 30 milhões de euros provêem do aumento da operação e os outros 130 milhões da subida do preço do combustível, disseram hoje os administradores da TAP num almoço com os jornalistas.

Lusa
 

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Lusitano89

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Re: TAP: Notícias
« Responder #121 em: Dezembro 23, 2010, 07:34:42 pm »
TAP deixa de servir refeições a bordo nos voos nacionais


A TAP vai deixar de servir refeições a bordo nos voos domésticos de curta duração, o que inclui os destinos de Porto, Lisboa, Faro e Madeira.

A medida afectará 157 voos semanais e implicará um corte no número de tripulantes.

"Neste momento a decisão é de cortar [no serviço de refeições a bordo] nos voos domésticos até 1h30, que são mais curtos e onde já só havia serviço de refeições nos períodos habituais", disse à Lusa fonte oficial da transportadora, acrescentando que a TAP alinha assim pelo padrão de outras companhias.

"Por exemplo para a Madeira, além da TAP, opera a EasyJet e a SATA e nenhuma oferece serviço de bordo", exemplificou o porta-voz da transportadora de bandeira portuguesa.

A TAP continuará a servir as refeições aos passageiros deste voo, mas em terra antes de embarcarem.

"O nosso objetivo é manter um padrão de serviço ao nível do melhor do mercado, e acreditamos que esse serviço da TAP é o melhor do mercado nesta linha", disse.

O porta-voz recusou que esta medida tenha ver com as medidas de contenção de custos operacionais pedidas pelo Governo às empresas públicas e do sector empresarial do Estado, explicando que é "normal" a companhia reanalisar periodicamente o serviço de voo.

Afirmou, no entanto, que a medida é definitiva. "Falou-se em ter esta medida até 15 de Janeiro, mas é para manter", disse a mesma fonte. "É só para os voos domésticos até 1h30, o que na prática exclui os Açores, porque são voos mais longos onde há outras condições e outras necessidades", ressalvou.

A medida, acrescentou, "pode implicar a redução de pessoal de voo". "As empresas têm de ser boas no mercado e têm de sobreviver, portanto a TAP funciona a pensar nos passageiros e no seu futuro e não se uma determinada medida é boa ou má para o trabalhador A ou B. Está a pensar no todo da empresa", sublinhou o mesmo porta-voz.

Na prática, a medida afecta - no horário de Inverno de 2011 - 92 voos semanais de e para Lisboa, Porto e Faro e 65 voos semanais para a Madeira. Estes 157 voos semanais representam cerca de 15% do total de voos semanais da companhia para todos os seus destinos.

Diário Económico
 

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Lusitano89

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Re: TAP: Notícias
« Responder #122 em: Dezembro 24, 2010, 11:04:23 pm »
Gelo, cinzas e greves causam prejuízo de 33 milhões de €€€


Os imprevistos já causaram 33 milhões de euros de prejuízo à TAP, só este ano. O equivalente aos lucros de uma semana da transportadora aérea portuguesa, já que cada dia corresponde a um lucro estimado de cinco milhões de euros, explica ao DN o porta-voz da TAP. "É como estar uma semana a trabalhar à borla", admite António Monteiro. O último contratempo foi a neve que encerrou vários aeroportos europeus e que impediu muitos portugueses de vir passar a consoada. Antes foram as greves de controladores e as cinzas vulcânicas da Islândia.

A situação mais preocupante era a da capital inglesa, onde estava o maior número de passageiros retidos. Mas um voo extraordinário e a mudança de três aviões permitiram trazer já ontem mais 300 de regresso a Portugal. Para hoje está já previsto "pelo menos o reforço da operação mudando o avião para outro maior", explica António Monteiro. Isto apesar de a transportadora aérea não saber ainda quantas pessoas continuam retidas em Londres.

A TAP volta assim a recorrer a aviões maiores para transportar mais 130 passageiros do que o previsto, em vez de usar voos extra. Isto porque para aumentar o número de voos é necessária uma autorização, o que é mais complicado devido ao elevado número de passageiros de vários países retidos em Londres. Só a TAP cancelou 61 voos nos últimos dias.

O que provocou pelo menos 2,5 milhões de euros de prejuízo, contabilizados até quarta-feira. Antes do mau tempo que se abateu na Europa, outros imprevistos já tinham afectado a actividade da TAP este ano. Por isso, o porta-voz da companhia considera que 2010 fica para a história "como o ano com o maior número de incidentes anormais".

O vulcão da Islândia foi a primeira perturbação na actividade regular da empresa liderada por Fernando Pinto. Nos meses de Abril e Maio, os aviões quase não descolaram ou aterraram em grande parte da Europa. Tudo isto custou 22 milhões de euros à TAP.

António Monteiro lembra que o encerramento do espaço aéreo por causa das cinzas vulcânicas não foi consensual e acabou por gerar polémica, com algumas transportadoras a defender que afinal se poderia ter voado sem danos para os aviões e sem colocar em risco a segurança dos passageiros. Tal como agora poderiam ter continuado a realizar-se voos, defende António Monteiro, se os aeroportos estivessem preparados para a neve, como estão os dos países nórdicos.

Às cinzas seguiram-se as lutas laborais, e se em França os controladores foram compreensivos e avisaram as companhias que iam parar, em Espanha a greve destes profissionais apanhou todos de surpresa, acrescenta o porta-voz da TAP.

As greves dos profissionais franceses, que impediram a realização de voos durante várias semanas ao longo do ano, significou perdas de 7,5 milhões de euros. Já a greve dos controladores espanhóis, que apanhou todos de surpresa no início do mês, representou a perda de um milhão de euros para os cofres da transportadora.

De fora desta contabilização ficam os gastos com combustível, que este ano também aumentou de preço. Ainda assim, esta factura não deverá exceder a de 2008, o pior ano em termos de gastos com combustível.

"Em termos de prejuízos para as companhias aéreas, apesar de 2010 ter sido muito atípico, 2008 foi pior por causa dos aumentos de combustível", sublinha António Monteiro. Exemplificando que a TAP gastou nesse ano mais 220 milhões em jet fuel (combustível usado na aviação) do que tinha gasto em 2007.

DN
 

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Lusitano89

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Re: TAP: Notícias
« Responder #123 em: Dezembro 27, 2010, 05:53:18 pm »
TAP quer voos diretos para São Vicente


A TAP diz que está a aguardar a garantia de os aviões da companhia poderem ser reabastecidos na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, para poder iniciar voos diretos para a região.

A Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) quer iniciar voos diretos para a ilha cabo-verdiana de São Vicente, mas a operação está pendente da garantia de os aviões poderem ser reabastecidos no local, revelou hoje fonte oficial da empresa.

"Queremos iniciar a operação, mas falta a garantia das autoridades aeroportuárias de Cabo Verde de abastecimento de combustível na ilha", disse à agência Lusa André Soares, da direção de comunicação da TAP.

Sublinhando "o interesse da TAP" em ter mais essa rota de voos diretos entre Lisboa e Cabo Verde, a mesma fonte adiantou que a companhia aérea tem tudo preparado e "quer iniciar a operação", mas não pode fazê-lo.

"É preciso ter garantias técnicas e logísticas e falta essa, de poder reabastecer os aviões na ilha", insistiu, esclarecendo que o abastecimento noutra das ilhas para onde a empresa já voa não é solução, porque tratar-se-ia de ter outras rotas

A TAP já faz ligações aéreas diretas para a ilha do Sal e para a capital, Cidade da Praia, na ilha de Santiago.

Lusa
 

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Daniel

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Re: TAP: Notícias
« Responder #124 em: Janeiro 14, 2011, 06:42:43 pm »
TAP é a quarta companhia aérea mais segura do mundo


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A TAP Air Portugal ocupa o quarto lugar entre as companhias de aviação mais seguras do mundo, segundo o ranking anual divulgado esta sexta-feira pelo Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (JACDEC), que analisou as quotas de segurança das 60 maiores transportadoras aéreas do mundo.

A companhia de bandeira portuguesa alcançou a pontuação máxima, 30 pontos, na lista liderada pela Qantas australiana, que surge à frente da Finnair (Finlândia) e da Air New Zeland (Nova Zelândia).

Segundo o relatório da JACDEC, a TAP só não subiu ao pódio porque a sua frota tem mais anos do que a média das frotas europeias, o que se deve, sobretudo, à aquisição da Portugália, que tinha algumas aeronaves de modelos mais antigos, escreve a Lusa.

Outro sfactores desfavoráveis são algumas das rotas da TAP para aeroportos em ilhas, com condições de aterragem difíceis, de acordo com a mesma agência.

Último acidente grave foi há mais de 33 anos

Todas as companhias referidas e ainda a Cathay Pacific Airways (China/Hong-Cong), a All Nipon Airways (Japão) e a Air Berlin (Alemanha), obtiveram 30 pontos, o que significa que não tiveram qualquer acidente nos últimos trinta anos, desde 1980.

O último acidente grave com aviões da TAP, em que morreram 131 pessoas, foi há mais de 33 anos, a 11 de Novembro de 1977. Um Boeing 727-200 da companhia portuguesa caiu no mar, no Aeroporto do Funchal, na Madeira, depois de ter aterrado sob forte chuva e vento na antiga pista, mais curta do que a actual, e não ter conseguido levantar voo de novo.

Entre as grandes companhias aéreas europeias, a britânica British Airways surge no vigésimo lugar, seguida pela alemã Lufthansa, enquanto a KLM fica-se pela 23.ª posição.

A Easyjet, companhia low- cost criada em 1995, que tem aumentado a sua actividade em Portugal, surge à frente das grandes transportadoras do velho Continente, em 18.º lugar.

A italiana Alitalia só aparece no 37.º lugar da escala do JACDEC, mesmo assim à frente da gaulesa Air France (41.º lugar) e da espanhola Ibéria (47.º lugar).

O último posto é ocupado pela brasileira TAM, que há três anos perdeu uma aeronave num acidente em que morreram 199 pessoas, o mais grave da história da companhia.

 

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Desertas

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Re: TAP: Notícias
« Responder #125 em: Janeiro 14, 2011, 07:59:07 pm »
Citação de: "Daniel"

O último acidente grave com aviões da TAP, em que morreram 131 pessoas, foi há mais de 33 anos, a 11 de Novembro de 1977. Um Boeing 727-200 da companhia portuguesa caiu no mar, no Aeroporto do Funchal, na Madeira, depois de ter aterrado sob forte chuva e vento na antiga pista, mais curta do que a actual, e não ter conseguido levantar voo de novo.


Na altura para além da pista do aeroporto de Santa Catarina ser bem menor da actual , os parametros de segurança da companhia também eram outros . Aqui fica um relato do que aconteceu .


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Ás 21h35 do dia 19 Novembro de 1977, o voo TP425, preparava-se para aterrar no Aeroporto de Santa Catarina na Ilha da Madeira.
A tripulação, cansada, era o 5º voo desse dia, tentava pela terceira vez, aterrar na pista 24, num dia de temporal, com muita chuva, vento e consequente fraca visibilidade.

O comandante João Costa sabia que caso não conseguissem aterrar, teriam de rumara um aeroporto alternativo. As escolhas não eram muitas, e as condições do Porto Santo aonde não haveria de modo algum alojamento para os 156 passageiros e 8 tripulantes que vinham de Bruxelas via Lisboa, obrigáva-os a tentar voar para a Gran Canária a 400km de distância. Na época, as tensões socias, eram muitas, e as tripulações eram pressionadas, para evitar todas e quaisquer despesas extras. Daí a insistência.

A aeronave era um Boeing 727-282 ADV. Esta versão 200 com capacidade para 189 passageiros foi fabricada para a TAP - dai o código 82 - e entregue 2 anos antes. Era um tri-reactor, com motores Pratt&Whitney JT8D, número 1096 da linha de produção. Ostentava o nome do pioneiro da aviação portuguesa, Sacadura Cabral, curiosamente, falecido num acidente aéreo no Canal da Mancha.

As cores da TAP eram ainda o branco e vermelho, e ainda se lia,Transportes Aéreos Portugueses, ao longo da fuselagem. A mudança para verde e vermelho seria feita, três anos mais tarde.



Após a aproximação o avião aterra muito para além do normal, faz aquaplaning numa pista muito molhada e sai pela cabeceira da pista fora, que tinha um desnível de dezenas de metros em relação á estrada. Cai uns metros mais abaixo em cima de uma pequena ponte de pedra, parte-se em duas partes. A traseira é cortada atrás das asas, e fica em cima da ponte, e a parte da frente, cai nas rochas, batidas por um mar bravio, com ondas altissimas, tocadas pelo forte vento que se fazia sentir. Com o embate, dá-se a explosão dos depósitos de combustível e, e essa secção do avião, irrompe em chamas.



Na altura não havia nada que se parecesse com a via rápida, actual, e foi um caos com toda a movimentação de mirones, e autoridades locais. Bombeiros, policia, pessoal da Tap, em choque, sem preparação para uma catástrofe deste tipo, levaram horas a coordenar as operações de salvamento. Entretanto, viam-se algumas pessoas, a descerem pela escarpa, com o avião ainda em chamas, a tentarem prestar auxilio, aos passageiros, que desesperados saltavam da cabine, para as rochas, para o mar, verdadeiras tochas humanas, que por certo, não sabiam o que lhes estava a acontecer.

No aeroporto entre o pessoal de terra da TAP,era o desespero total. Em comunicação com o continente, pediam desesperados auxilio, fosse ele qual fosse, dada a carência de meios e de preparação para enfrentar aquela calamidade. Impunha-se a identificação dos mortos, para se comunicar ás famílias, que

Conta-se a história de que a dado momento, parou um taxi na porta principal da aerogare, e de lá saiu um sujeito todo ensanguentado, a falar de uma forma, que a principio, ninguém entendia nada. Mais calmo, percebeu-se, que era um sobrevivente , Belga. Lembrava-se apenas do choque inicial do avião, e depois tinha dado por si, no meio das pedras, com as ondas a arrastá-lo num vai e vem, assustador, com corpos ainda a arder e os gritos dos que ainda estavam vivos, a pedirem socorro. Levantou-se, subiu a falésia, chegou á estrada, efez parar um Táxi, e pediu ao atarantado motorista que o levasse ao aeroporto. Foi quando, pediu que avisassem a família que estava tudo bem com ele.

De manhã cedo a cauda do avião foi pintada de branco para evitar a má imagem da companhia nos media. Não se julgue isto uma prática totalmente em desuso, ainda há poucos anos um A320 da Air France bateu com o nariz no chão após falha no trem dianteiro e o logótipo na cauda e nome na fuselagem foram logo tapados.


As urnas funerárias existentes na Ilha da Madeira não chegaram para os cadáveres, que entretanto, eram alinhados, nas rochas, numa primeira fase, e depois, levados para o edificio do aeroporto, aonde ficaram, a aguardar, no chão, cobertos com, mantas, lençois, o que se pode arranjar, a chegada das urnas, que entretanto foram enviadas do continente.

A TAP deixou de operar o modelo 727 da série 200 para a Madeira, passando apenas a operar o 727-100, 5 metros mais curto e com capacidade para menos 60 passageiros.

Anos e anos consecutivos os pilotos passaram a soltar o travão na descolagem só após os motores estarem ao máximo. Na aterragem spoilers activados e redução de potência logo em cima da pista para aproveitar o comprimento ao máximo, originando um sopapo seguro no touchdown.

Ainda uns anos depois um 727 a descolar na pista 06, não conseguiu velocidade suficiente para subir depois de tirar o trem do chão, e teve de meter o nariz a fundo já fora da pista por cima do mar, e só ganhou força para subir bem abaixo do nível da pista.

A ponte, que já nem na altura era utilizada, ficou destruída e a zona foi engolida pela primeira ampliação, finalizada em 1985. Durante muito tempo ainda se encontravam destroços do avião na praia. Alumínio derretido entre as pedras muito tempo ficou, formando, macabras "obras de arte".

Uma das principais mais valias, positivas que resultou deste infortúnio, foi o primeiro aumento da pista de Santa Catarina, de 1400 para 1800 metros. Um projecto de engenharia de grande nível da autoria do renomeado engenheiro português Edgar Cardoso.

Este foi o único acidente mortal da TAP em voo de transporte de passageiros. Sobreviveram dois dos tripulantes, a assistente de bordo, Maria Alice Bastos Neiva Vieira, e o comissário de bordo, José da Palma Marques da Silveira.

Assinalou o fim de uma época, marcada por uma grande falta de preparação para lidar com este tipo de acidentes. O isolamento do local, por exemplo, foi outro desastre, dentro do desastre. Andou por lá quem quis e houve imensos casos de saques, pilhagem autêntica, aos destroços.

O verdadeiro mito do Aeroporto do Funchal começou aí; foi a partir desta catástrofe, que se generalizou o medo das aterragens no Funchal. Mas, também foi aí que, se iniciou o longo processo que conduziu á reconhecida sobriedade, maturidade e profissionalismo com que, hoje, se faz toda a operação, no aeroporto da Madeira.
Começando nos cockpits e acabando nos quartéis dos bombeiros, constata-se o profissionalismo, e o conhecimento que hoje existe, e que garante a segurança máxima , em todas as aterragens e descolagens, no aeroporto do Funchal.

Mas foi preciso uma calamidade, que enlutou o País naquelas tenebrosas horas de uma chuvosa noite de Novembro de 1977, para que tudo fosse mudado, optimizado.



Dados do B.727-200:

Dados gerais:
Pessoas à bordo: 164 - 8 tripulantes e 156 passageiros
Vítimas fatais: 131 - 6 tripulantes e 125 passageiros

O Boeing 727-282ADV, versão 200
Envergadura: 32,92 metros
Corda (na raiz da asa): 7,70 metros
Comprimento total: 45,76 metros
Comprimento da fuselagem: 41,49 metros
Altura total: 10,36 metros
Comprimento interno da cabine: 28,46 metros
Largura máxima da cabine: 3,55 metros
Altura máxima da cabine: 2,18 metros

Um Abraço
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted
 

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AC

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Re: TAP: Notícias
« Responder #126 em: Janeiro 18, 2011, 12:04:19 pm »
^^
A história do comprimento da pista está errada/incompleta.

A pista tinha 1600m em 1977, aquando do acidente, e foi aumentada para 1800m entre 1983 e 1986.
Em 2000, a pista foi aumentada para os actuais 2781m, esse sim um projecto absolutamente fantástico.

 

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Jorge Pereira

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Re: TAP: Notícias
« Responder #127 em: Janeiro 22, 2011, 12:40:46 am »
Citação de: "Daniel"
TAP é a quarta companhia aérea mais segura do mundo


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A TAP Air Portugal ocupa o quarto lugar entre as companhias de aviação mais seguras do mundo, segundo o ranking anual divulgado esta sexta-feira pelo Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (JACDEC), que analisou as quotas de segurança das 60 maiores transportadoras aéreas do mundo.

A companhia de bandeira portuguesa alcançou a pontuação máxima, 30 pontos, na lista liderada pela Qantas australiana, que surge à frente da Finnair (Finlândia) e da Air New Zeland (Nova Zelândia).

Segundo o relatório da JACDEC, a TAP só não subiu ao pódio porque a sua frota tem mais anos do que a média das frotas europeias, o que se deve, sobretudo, à aquisição da Portugália, que tinha algumas aeronaves de modelos mais antigos, escreve a Lusa.

Outro sfactores desfavoráveis são algumas das rotas da TAP para aeroportos em ilhas, com condições de aterragem difíceis, de acordo com a mesma agência.

Último acidente grave foi há mais de 33 anos

Todas as companhias referidas e ainda a Cathay Pacific Airways (China/Hong-Cong), a All Nipon Airways (Japão) e a Air Berlin (Alemanha), obtiveram 30 pontos, o que significa que não tiveram qualquer acidente nos últimos trinta anos, desde 1980.

O último acidente grave com aviões da TAP, em que morreram 131 pessoas, foi há mais de 33 anos, a 11 de Novembro de 1977. Um Boeing 727-200 da companhia portuguesa caiu no mar, no Aeroporto do Funchal, na Madeira, depois de ter aterrado sob forte chuva e vento na antiga pista, mais curta do que a actual, e não ter conseguido levantar voo de novo.

Entre as grandes companhias aéreas europeias, a britânica British Airways surge no vigésimo lugar, seguida pela alemã Lufthansa, enquanto a KLM fica-se pela 23.ª posição.

A Easyjet, companhia low- cost criada em 1995, que tem aumentado a sua actividade em Portugal, surge à frente das grandes transportadoras do velho Continente, em 18.º lugar.

A italiana Alitalia só aparece no 37.º lugar da escala do JACDEC, mesmo assim à frente da gaulesa Air France (41.º lugar) e da espanhola Ibéria (47.º lugar).

O último posto é ocupado pela brasileira TAM, que há três anos perdeu uma aeronave num acidente em que morreram 199 pessoas, o mais grave da história da companhia.


Esta é uma daquelas notícias que me enchem de orgulho!

Parabéns! :G-beer2:

Esta outra que surgiu hoje parece-me também muito boa. Uma das melhores companhias aéreas do mundo com uma participação considerável na TAP mas sem ser maioritária.

Vamos ver se se confirma.


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Após visita a semana passada

Qatar Airways interessada em 40 por cento da TAP

21.01.2011 - 20:47 Por PÚBLICO

A companhia aérea do Qatar, Qatar Airways, está interessada na compra de 40 por cento da TAP, noticiou a SIC Notícias.

Segundo a estação, as negociações entre os governos português e do Qatar já estão a decorrer e a primeira operação de privatização da companhia aérea nacional poderá ser anunciada nos próximos dias.

O PÚBLICO contactou a TAP no sentido de confirmar esta informação mas a companhia prefere não comentar este assunto.

Esta notícia surge depois de o primeiro-ministro, José Sócrates, acompanhado do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, das Obras Públicas, António Mendonça e da Economia, Vieira da Silva terem estado em visita oficial nos Emirados Árabes e no Qatar. Em cima da mesa esteve o reforço da presença de empresas portuguesas na região do Golfo Pérsico, bem como a apresentação do plano de privatizações.

O primeiro-ministro disse então que a deslocação ao Qatar servia para fomentar investimento.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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AC

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Re: TAP: Notícias
« Responder #128 em: Janeiro 22, 2011, 01:57:07 am »
Assim de repente parece-me óptimo.

Em termos de ligações actuais, a sobreposição entre a Qatar e a TAP é nula, acho eu. Mesmo entre a Qatar e a Star Alliance parece-me muito reduzida.
Isto é, obviamente bom: muita complementariedade, zero necessidade de reduzir ligações sobrepostas.

Outra coisa boa é que a Qatar tem dinheiro para investir na TAP e a TAP precisa de uma valente injecção de capital.
 

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Lusitano89

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Re: TAP: Notícias
« Responder #129 em: Janeiro 30, 2011, 08:48:59 pm »
TAP pode render mil milhões de €€€ ao Estado


Unidade de Transporte aéreo é a mais apelativa da empresa pública. Viagens dão lucro em 2010.
O Estado pode receber um cheque chorudo com a privatização da TAP. A unidade de transporte aéreo do grupo, a TAP S.A., valerá entre 700 milhões e mil milhões de euros, segundo contas conjuntas do SOL e de analistas. Mil milhões comprariam , por exemplo, 25 aviões A320, um dos mais modernos utilizados pela empresa pública.

A TAP está nos planos de privatização do Governo para 2011. A empresa está dividida em várias unidades de negócios, sendo as principais a Groundforce, a Manutenção e Engenharia Brasil e a TAP S.A.. E é nesta unidade que está o negócio mais apetecível. Segundo apurou o SOL, a TAP S.A. vai registar resultados positivos em 2010, tal como em 2009. Por isso, os investidores deverão focar aqui as atenções.

Estes resultados contrastam com os das outras empresas do universo TAP. A Groundforce, responsável pela assistência em terra, teve prejuízos de 35,7 milhões de euros em 2010 e a sua situação financeira está no limite: o administrador-delegado, Fernando Melo, fechou no final de 2010 a escala de Faro e despediu 300 trabalhadores. A empresa está à venda desde o final de 2009 e a alienação terá de ser feita este ano.

Na TAP Manutenção e Engenharia do Brasil são esperados igualmente «maus resultados» para 2010, segundo disse o seu presidente, Luís Rodrigues.

 
Venda pode ser directa

Há vários anos que o Governo pretende vender a TAP, mas a escassez de dinheiro no mercado tem levado ao adiamento da operação. A receita será utilizada para abater à dívida pública, que deverá atingir os 158 mil milhões de euros no final do ano.

De acordo com as declarações desta semana do secretário de Estado das Obras Públicas, 2011 deverá ser o ano de venda da TAP. «Há muito tempo que temos recebido manifestações de interesse, que têm sido reforçadas nos últimos tempos de forma significativa», disse Paulo Campos. Estas declarações seguiram-se à notícia da SIC Notícias, segundo a qual a Qatar Airways estaria interessada em 40% da TAP. Fonte oficial da Qatar disse ao Público, contudo, tratar-se de «especulação».

O CEO da TAP, Fernando Pinto, concorda com a venda e um dos seus principais objectivos é finalizar o processo de privatização até à sair da empresa, em 2012. Por decidir está ainda o modelo de venda. Paulo Campos afirmou que ainda «não há qualquer decisão do Governo relativamente à forma como o procedimento será feito».

Assim, existem dois cenários possíveis: «O mais consensual é a abertura de um concurso público, mas a lei prevê que possa ser feita uma venda directa», diz Mafalda Teixeira de Abreu, da Abreu Advogados. Contudo, a abertura de um concurso público seria «mais transparente», observa João Carvalho das Neves, professor universitário de Gestão.


Transporte dá lucro

O principal negócio da TAP, o transporte aéreo, registou um resultado positivo em 2010, apurou o SOL. O ano foi particularmente negativo para o sector: uma nuvem de cinzas vulcânica paralisou o espaço aéreo europeu, o mau tempo obrigou ao encerramento dos principais aeroportos e o preço do petróleo bateu os 100 dólares no final do ano.

Os resultados da TAP foram, contudo, impulsionados pelo aumento de 7,7% no número de passageiros para 9,88 milhões. Já em 2009 a TAP S.A. registou lucros no transporte aéreo de 57,4 milhões. Contudo, não é expectável que o Grupo TAP SGPS tenha lucros em 2010.

As perdas de 35,7 milhões da Groundforce e os prejuízos, ainda não divulgados, da Manutenção e Engenharia Brasil vão pressionar o resultado líquido. As contas serão divulgadas entre o final de Março e meados de Abril.

SOL
 

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nelson38899

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Re: TAP: Notícias
« Responder #130 em: Fevereiro 05, 2011, 04:24:13 pm »
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Gol cobiça a TAP

Empresa brasileira estaria estudando a compra da estatal portuguesa em parceria com fundos de investimentos
Gustavo Henrique Braga


Brasília – Operadores do mercado financeiro dão como certo que a Gol, controlada pela família Constantino, está negociando uma possível compra da estatal portuguesa TAP. A operação seria fechada em parceria com fundos de investimentos. Para a Gol, o negócio representaria um salto, já que permitiria à empresa expandir as rotas internacionais, atualmente restritas a 12 destinos na América do Sul, para entrar com tudo na Europa. Além disso, a operação pode acirrar a concorrência com a LaTam, companhia resultante da fusão entre a TAM e a LAN, do Chile. Se a compra for efetivada, a frota da Gol subirá das atuais 112 aeronaves para 183.

Os Constantino estariam tratando da fusão desde outubro de 2010, mês em que o governo português anunciou o interesse em concluir a venda da TAP até março deste ano. O governo de Portugal pretende arrecadar 6 bilhões de euros com a venda de quatro ou cinco estatais para tentar equacionar o déficit nas contas públicas que aflige o país. Além da Gol, empresas como a Qatar Airways, a Lufthansa e a International Airlines Group (IAG), companhia resultante da fusão entre British e Iberia têm interesse na TAP.

Demetrius Lucinda, economista da corretora Prosper, considera bem fundamentadas as informações sobre o negócio. Todos os indícios levam a crer que realmente existe o interesse da Gol pela TAP. Além disso, os dois países têm um histórico de grandes transações, como a da Oi com a Portugal Telecom, sugere. Já André Castellini, sócio da consultoria Bain & Company, faz uma análise mais cautelosa da operação. Caso seja efetivado o negócio, o benefício para a Gol é questionável. As estratégias das duas empresas são completamente diferentes e a Gol já deixou claro que tem outras prioridades. Tradicionalmente, a empresa brasileira prefere atuar em parcerias, investir em uma estatal estrangeira é algo muito distante do modelo de negócios deles, disse.

Análise Há quem defenda que a compra da TAP representaria uma mudança radical na forma de atuação da Gol, considerada hoje uma empresa sem identidade. Há anos a companhia perdeu a bandeira do baixo custo para concorrentes de menor porte e, desde então, não conseguiu reposicionar a marca. Atualmente, a empresa enfrenta a perda de participação no mercado interno e não tem escala suficiente para concorrer nas rotas internacionais.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil mostram que a liderança do setor, em 2010, foi da TAM com 42,81% de participação no mercado doméstico. A Gol ficou em segundo lugar, com 39,51%. Enquanto as duas maiores companhias do país registraram crescimento anual de 16,31% e 16,99%, respectivamente, rivais de menor porte como a Azul, registraram incremento na demanda 103,53%. A Trip, cresceu 82,64%, a Webjet, 64,10% e a Avianca, 27,05% no mesmo período.

Procuradas pela reportagem, Gol e TAP não confirmaram o negócio. Em resposta a um questionamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Gol informou aos investidores que não possui qualquer fato relevante a divulgar em relação às notícias que circulam sobre a compra da TAP e que não está ciente das atividades de investimento porventura consideradas e/ou efetuadas por seus acionistas.
http://www.aviacionargentina.net/foros/aviacion-comercial-mundial.8/5197-gol-quer-comprar-tap.html
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Lusitano89

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Re: TAP: Notícias
« Responder #131 em: Fevereiro 16, 2011, 06:35:12 pm »
Brasil já representa 35% das receitas da TAP

 
Portugal continua a ser uma das principais fontes de receitas da TAP, mas a transportadora aérea portuguesa está a aumentar as vendas no exterior. Luiz Mor, administrador com a aérea comercial da TAP, anunciou hoje que 35% das vendas da TAP já têm origem no Brasil.

"As vendas em Portugal para o mundo inteiro representaram no ano passado 29% das receitas da TAP, eram pouco mais de 30% no ano anterior, e o Brasil representou 35% e era 15% no ano anterior", afirmou o mesmo responsável.

Luiz Mor diz que "hoje 71% da receita TAP é gerada fora do país, o que aumenta o grau de dispersão da receita". Isto significa que 85% das vendas da companhia aérea portuguesa é gerada em apenas dez mercados. Entre estes está Angola, que representa cerca de 4% da receita da companhia.

Fly TAP rende 8,5% das receitas

As vendas directas da companhia aérea portuguesa atingiram em 2010 os 196 milhões de euros, com um crescimento de 26% face ao ano anterior. Os números também foram avançados por Luiz Mor.

A receita conseguida no site flytap em Portugal ascenderam a 81 milhões de euros, tendo crescido 24% face ao ano anterior. No Brasil as vendas crescerem 72% atingindo os 20 milhões de euros, afirmou o gestor.

Diário Económico
 

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Daniel

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Re: TAP: Notícias
« Responder #132 em: Fevereiro 27, 2011, 05:14:18 pm »
Governo vende TAP até ao final de Maio


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A transportadora aérea LATAM, resultante da fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN, está a negociar a compra de uma participação na TAP, apurou o SOL. A gigante da América do Sul irá ficar com 39% do grupo português, mas esta participação, actualmente em cima da mesa das negociações - que deverão estar concluídas até ao fim de Maio - pode aumentar até 49%.
Este é o tempo necessário para o Grupo TAP se livrar da sua ovelha negra , a Groundforce, que tem apresentado sucessivos resultados negativos. O administrador-delegado da handling, Fernando Melo, já anunciou que há vários interessados. A venda terá de ser concluída até meados de Maio e, quando isso acontecer, a TAP será privatizada.

O dossiê, apesar de ainda estar nas mãos do CEO da TAP, Fernando Pinto, já chegou aos gabinetes do ministro dos Transportes (MOPTC), António Mendonça, e do primeiro-ministro. José Sócrates deu ordens para o negócio avançar rapidamente, pois o dinheiro que o Estado irá encaixar é «precioso», numa altura em que Portugal está a financiar-se a juros recorde. O negócio deverá ficar fechado em Maio, até porque é este o prazo dado pela Autoridade da Concorrência à TAP para a alienação da Groundforce.

Os principais detalhes já foram acertados: o Governo irá manter a maioria na TAP e vender uma participação de todo o grupo, e não apenas do transporte aéreo. Isto porque existe a expectativa de que a Manutenção & Engenharia Brasil apresente lucros em 2011. O SOL apurou que 80% da capacidade da empresa já está contratualizada até ao fim deste ano.

Contactada pelo SOL, fonte oficial do MOPTC admitiu que «a venda é uma prioridade para o Governo», mas não adiantou detalhes. Fonte oficial da TAP remeteu, por sua vez, o assunto para a tutela.

Lufthansa na corrida

Uma das maiores companhias aéreas do Mundo, a alemã Lufthansa, também já contactou a TAP para se inteirar dos pormenores do negócio. A TAP é a principal transportadora a ligar o Brasil à Europa e a Lufthansa está de olhos neste país. Por isso, anunciou esta semana o reforço das ligações ao Brasil.

Contudo, a Lufthansa é o plano B: a posição da LATAM é forte e os sul-americanos estão mais perto de entrar no capital da TAP.

 

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Luso-Efe

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Re: TAP: Notícias
« Responder #133 em: Março 05, 2011, 11:27:40 pm »
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TAP lucra 60 milhões na aviação mas perde noutros negócios - Manutenção e de handling tiraram brilho às contas

03.03.2011

Os lucros da TAP ultrapassaram os 60 milhões de euros no ano passado, o que significa uma melhoria face aos resultados de 2009.
 
No entanto, as contas do grupo continuam a ser penalizadas pelos negócios fora da aviação, nomeadamente pela manutenção no Brasil e pela operadora de handling Groundforce. São estes os indicadores que a transportadora aérea estatal vai apresentar hoje, num contexto de arranque do processo de privatização.

O PÚBLICO apurou que os resultados da companhia de aviação em 2010 superaram os lucros registados no ano anterior (57 milhões de euros), devido a um aumento das receitas. A TAP SA, dedicada ao transporte aéreo, ultrapassou, no ano passado, o recorde de 2008. Só na venda de bilhetes houve um crescimento de 11 por cento face a 2009, ao qual se soma ainda a facturação com carga e excesso de bagagens, por exemplo, o que vai resultar num volume de negócios superior a 1,8 mil milhões de euros.

Contactado pelo PÚBLICO, o grupo estatal preferiu não fazer comentários sobre estes valores, que têm impacto no processo de privatização. Nas últimas semanas, têm surgido nomes de potenciais interessados na TAP, embora sem confirmação oficial, e o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, afirmou, no Parlamento, que a venda "é uma prioridade".

A privatização deverá ser um dos assuntos abordados hoje, durante a apresentação de resultados. Mas ainda não se conhecerá, por completo, qual a situação financeira do grupo, uma vez que as contas da Groundforce e do negócio da manutenção no Brasil, que têm sido deficitárias, ainda estão por consolidar.

O PÚBLICO já avançou, no entanto, que a operadora de handling teve perdas de 35,7 milhões de euros em 2010. Já a operação brasileira registava um resultado líquido negativo de 47,2 milhões, nos primeiros dez meses do ano passado, de acordo com o Diário Económico. Prejuízos que vão afectar, novamente, as contas globais do grupo TAP, travando a trajectória de crescimento da área da aviação.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

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Lusitano89

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Re: TAP: Notícias
« Responder #134 em: Abril 04, 2011, 07:18:48 pm »
TAP tem mais de 100 mil reservas para novos destinos


A TAP regista hoje já mais de 102 mil reservas nos voos para os novos destinos, entretanto abertos ou a começar no verão, disse fonte oficial da transportadora à Lusa.

Segundo a companhia, os destinos com o número de reservas mais significativos são Miami, cuja abertura da rota está prevista para junho e tem já quase 24.000 reservas, Atenas, com mais de 17.000 reservas e abertura também em junho, Dusseldorf, que começou em 28 março e conta com mais de 17.800 reservas, e Viena, que já tem 16.650 reservas e para onde a TAP vai começar a voar a 27 maio.

A TAP tinha anunciado 10 novos destinos, nomeadamente seis na Europa - Atenas, Bordéus, Dusseldorf, Manchester, Viena e Dubrovnik - aumentando em 17 por cento a extensão da rede europeia para um total de 49 destinos.

Destes, de acordo com a mesma fonte, já foram inaugurados os voos para Dusseldorf e Bordéus (1 abril).

"As novas rotas potenciam a importância estratégica do 'hub' de Lisboa e promovem o crescimento do sector nacional do turismo, destacando- se, neste aspecto, a aposta em ligações a novas cidades na Alemanha, Inglaterra e França, três dos principais mercados emissores para Portugal, além das capitais da Grécia e Áustria", refere a mesma fonte.

Já para o continente africano, onde a TAP, relembram, "dispõe de um posicionamento muito competitivo", estão previstos para já dois novos destinos: São Vicente (a 3ª cidade servida em Cabo Verde) e Bamako, no Máli.

Além destas, outras duas novas rotas no sector de longo curso vão abrir brevemente são: Porto Alegre e Miami. Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – com inauguração prevista para 12 junho – será o 10º destino operado pela companhia no Brasil, atingindo a TAP, com a sua abertura, 75 frequências semanais entre Portugal e o Brasil.

Um número que "reafirma cada vez mais a TAP como a companhia aérea líder mundial para a América do Sul", sublinham.

Miami, nos EUA, que já conta então com um recorde de reservas, começa a ser operado também em junho, e vai ter cinco frequências semanais.

"É a cidade mais emblemática da Florida, com importantíssima base de cruzeiros para as Caraíbas. Trata-se do 2º destino da TAP nos EUA", conclui.

Lusa