KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3060 em: Outubro 26, 2023, 02:19:50 pm »
Voar até ao aerodromo alternativo que estiver definido no plano de voo.

Qualquer avião com 2 motores tem que ser capaz de voar só com um, é o básico da construção aeronáutica, ninguém vai fazer, nem comprar, um avião de 2 motores que caia ao chão por perder um dos motores.

Ele pode é ficar com algumas capacidades de voo diminuidas, velocidade, altitude, etc, que teria com os 2 motores, e já não conseguir chegar ao objectivo pretendido mas de certeza que pode voar até aterrar em segurança num aerodromo alternativo.

não é bem assim, Ligtning, os alternantes de FPL tem a ver com outras premissas que não as de emergência declarada !

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3061 em: Outubro 26, 2023, 02:22:24 pm »
Confesso que me lembrei disto devido ao longo voo sobre o Atlântico - apesar de termos o "nosso porta-aviões" a meio  :D - carregado com um helicóptero... sem saber, confesso, se o helicóptero até representa uma carga mt pesada.

Já agora - o transporte do UH-60 BlackHawk é algo já amplamente testado no Brasil ou apenas para certificação e pouco mais?   

O Charlie Jaguar já respondeu, mas devo dizer-te que eles testaram/demonstraram a capacidade deste avião com tudo e um par de botas, até transportar viaturas blindadas.



Reconheces a viatura em questão? Começa por "P".

É claro que também transportaram os Guaranis.

« Última modificação: Outubro 26, 2023, 02:23:38 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3062 em: Outubro 26, 2023, 02:47:55 pm »
Já está de regresso com o brinquedo novo.
Coisa raríssima, duas novidades em tão pouco tempo.
Abraço
João Pereira
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3063 em: Outubro 26, 2023, 03:06:08 pm »
Voar até ao aerodromo alternativo que estiver definido no plano de voo.

Qualquer avião com 2 motores tem que ser capaz de voar só com um, é o básico da construção aeronáutica, ninguém vai fazer, nem comprar, um avião de 2 motores que caia ao chão por perder um dos motores.

Ele pode é ficar com algumas capacidades de voo diminuidas, velocidade, altitude, etc, que teria com os 2 motores, e já não conseguir chegar ao objectivo pretendido mas de certeza que pode voar até aterrar em segurança num aerodromo alternativo.
Tal como o C295, C17J, C2, A330MRT...
Isso quando corre bem, porque a única garantia é que lá em cima não ficam.😉

Caro Lampuka, tire lá o C17 desta lista, não tem nada a ver com os restantes.

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3064 em: Outubro 26, 2023, 03:07:49 pm »
Confesso que me lembrei disto devido ao longo voo sobre o Atlântico - apesar de termos o "nosso porta-aviões" a meio  :D - carregado com um helicóptero... sem saber, confesso, se o helicóptero até representa uma carga mt pesada.

Já agora - o transporte do UH-60 BlackHawk é algo já amplamente testado no Brasil ou apenas para certificação e pouco mais?   

O Charlie Jaguar já respondeu, mas devo dizer-te que eles testaram/demonstraram a capacidade deste avião com tudo e um par de botas, até transportar viaturas blindadas.



Reconheces a viatura em questão? Começa por "P".

É claro que também transportaram os Guaranis.



Ainda não CdM, ainda não, faltam umas quantas e, uma delas estou à espera mas sentado !!!

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3065 em: Outubro 26, 2023, 03:24:22 pm »
Voar até ao aerodromo alternativo que estiver definido no plano de voo.

Qualquer avião com 2 motores tem que ser capaz de voar só com um, é o básico da construção aeronáutica, ninguém vai fazer, nem comprar, um avião de 2 motores que caia ao chão por perder um dos motores.

Ele pode é ficar com algumas capacidades de voo diminuidas, velocidade, altitude, etc, que teria com os 2 motores, e já não conseguir chegar ao objectivo pretendido mas de certeza que pode voar até aterrar em segurança num aerodromo alternativo.
Tal como o C295, C17J, C2, A330MRT...
Isso quando corre bem, porque a única garantia é que lá em cima não ficam.😉

Caro Lampuka, tire lá o C17 desta lista, não tem nada a ver com os restantes.
Está mal, é C27J.
Já corrigi.
Sorry.
« Última modificação: Outubro 26, 2023, 03:27:37 pm por Lampuka »
João Pereira
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3066 em: Outubro 26, 2023, 03:32:51 pm »
Confesso que me lembrei disto devido ao longo voo sobre o Atlântico - apesar de termos o "nosso porta-aviões" a meio  :D - carregado com um helicóptero... sem saber, confesso, se o helicóptero até representa uma carga mt pesada.

Já agora - o transporte do UH-60 BlackHawk é algo já amplamente testado no Brasil ou apenas para certificação e pouco mais?   

O Charlie Jaguar já respondeu, mas devo dizer-te que eles testaram/demonstraram a capacidade deste avião com tudo e um par de botas, até transportar viaturas blindadas.



Reconheces a viatura em questão? Começa por "P".

É claro que também transportaram os Guaranis.



Ainda não CdM, ainda não, faltam umas quantas e, uma delas estou à espera mas sentado !!!

Qual?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3067 em: Outubro 26, 2023, 04:41:13 pm »
So uma questao o blackhawk sera operado por que esquadra??? Ou está a ser criada a mesma so para a missao de combate e prevenção aos incendios??entao corrijam me se estou mal informado, penso que a base de operações diga mos a Base Principal será em Ovar??? Supostamente está previsto que assim seja...Todo o dispositivo do DECIR será ali alocado, ou seja os dois Novos Koalas, os ecuerill, os seis Blackhawks e futuramente os dois Canadairs CL 515...é correcto???
Abraxo
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3068 em: Outubro 26, 2023, 04:43:13 pm »
So uma questao o blackhawk sera operado por que esquadra??? Ou está a ser criada a mesma so para a missao de combate e prevenção aos incendios??entao corrijam me se estou mal informado, penso que a base de operações diga mos a Base Principal será em Ovar??? Supostamente está previsto que assim seja...Todo o dispositivo do DECIR será ali alocado, ou seja os dois Novos Koalas, os ecuerill, os seis Blackhawks e futuramente os dois Canadairs CL 515...é correcto???
Abraxo

Citar
Aterrou hoje pela primeira vez, na Base Aérea nº4 - Lajes, o KC-390 da Força Aérea Portuguesa, com o número de cauda 26901, para uma paragem de reabastecimento, no decorrer de uma missão operacional. Após uma breve estadia nas Lajes, o KC-390 da Esquadra 506 – “Rinocerontes”, rumou aos EUA a fim de trazer para Portugal o primeiro helicóptero Black Hawk da nova frota de asa rotativa que irá equipar a Esquadra em formação.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3069 em: Outubro 26, 2023, 04:49:02 pm »
Cj confirma se entao a formacao de uma nova esquadra para operar o mesmo, assim como pessoal de terra mecanicos etc...obrigado.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3070 em: Outubro 26, 2023, 04:59:45 pm »
Citar
KC-390
Se a Rádio Lages diz que é estratégico, é estratégico.
 
Definitivamente não é consensual...
"The KC-390 has intercontinental reach, capable of executing strategic and tactical, civil and military operations without limitations"
Retirado daqui...
https://twitter.com/NATO_AIRCOM/status/1717120294408593620?t=M1kfKWxw0-13y93EXyvtEQ&s=19

Só mesmo para quem é ignorante, com que então " without limitations ", espectacular!!!
Quanto a ser estratégico se a definição é essa, que não é, o C também é estratégico  !!!
Já me ri a bom rir, excelentes especialistas aeronáuticos, sábios  do melhor !!!

O gajo à frente do Twitter do NATO Air Command às vezes só escreve disparates, não é de estranhar. ::)

O KC-390 é intercontinental com escalas; estratégico não passou a ser só porque assim alguns querem ou o escrevem. É uma boa aeronave, uma nova aeronave, um novo paradigma como agora se diz, mas que como qualquer outra terá as suas limitações e vantagens. O erro, e o que induz em erro os menos informados, é o querer fazer do Millennium aquilo que ele não é.

Há também uma linha de pensamento que advoga que a capacidade de reabastecimento aéreo do aparelho o transforma numa plataforma estratégica. Percebo o conceito e porque alguns assim o pensam, afinal o AAR é em si mesmo uma missão estratégica. Porém, com o tamanho, alcance e capacidade conhecidos do KC-390, não consigo vê-lo dessa forma, considerando-o antes um tanker táctico. Aliás, é uma opinião que não é só minha.

Citar
(...) The Embraer KC-390 Millennium provides the perfect blend of mature, reliable technology with state-of-the-art thinking to ensure the best of all worlds in a tactical tanker. (...)

https://aviationweek.com/defense-space/multi-mission-aircraft/kc-390-re-defining-tactical-aerial-refuelling-space
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3071 em: Outubro 26, 2023, 05:05:34 pm »
Cj confirma se entao a formacao de uma nova esquadra para operar o mesmo, assim como pessoal de terra mecanicos etc...obrigado.

Sim. Ficará sediada no AM1/BA8.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3072 em: Outubro 26, 2023, 05:40:07 pm »
Citar
KC-390
Se a Rádio Lages diz que é estratégico, é estratégico.
 
Definitivamente não é consensual...
"The KC-390 has intercontinental reach, capable of executing strategic and tactical, civil and military operations without limitations"
Retirado daqui...
https://twitter.com/NATO_AIRCOM/status/1717120294408593620?t=M1kfKWxw0-13y93EXyvtEQ&s=19

Só mesmo para quem é ignorante, com que então " without limitations ", espectacular!!!
Quanto a ser estratégico se a definição é essa, que não é, o C também é estratégico  !!!
Já me ri a bom rir, excelentes especialistas aeronáuticos, sábios  do melhor !!!

O gajo à frente do Twitter do NATO Air Command às vezes só escreve disparates, não é de estranhar. ::)

O KC-390 é intercontinental com escalas; estratégico não passou a ser só porque assim alguns querem ou o escrevem. É uma boa aeronave, uma nova aeronave, um novo paradigma como agora se diz, mas que como qualquer outra terá as suas limitações e vantagens. O erro, e o que induz em erro os menos informados, é o querer fazer do Millennium aquilo que ele não é.

Há também uma linha de pensamento que advoga que a capacidade de reabastecimento aéreo do aparelho o transforma numa plataforma estratégica. Percebo o conceito e porque alguns assim o pensam, afinal o AAR é em si mesmo uma missão estratégica. Porém, com o tamanho, alcance e capacidade conhecidos do KC-390, não consigo vê-lo dessa forma, considerando-o antes um tanker táctico. Aliás, é uma opinião que não é só minha.

Citar
(...) The Embraer KC-390 Millennium provides the perfect blend of mature, reliable technology with state-of-the-art thinking to ensure the best of all worlds in a tactical tanker. (...)

https://aviationweek.com/defense-space/multi-mission-aircraft/kc-390-re-defining-tactical-aerial-refuelling-space

CG, Mais outro sábio iluminado.
Eu espero que o 390 seja um sucesso de vendas, porque se mais não fosse, interessa sobremaneira a Portugal e à FAP, que teve que comprar este cargueiro bimotor.

Dito isto continuo e continuarei a afirmar e provar, que a aeronave indicada para  nós teria de ter maiores capacidades de carga e autonomia, porque alegar que o 390 é melhor que o C, só porque é moderno, isso não chega, sendo até ridículo afirmar isso pois se qualquer modelo de cargueiro táctico que tenha começado a ser produzido há meia dúzia de anos não fosse melhor que o C produzido já à 50 anos, então estariamos bem pior do que estamos.

Grande abraço
« Última modificação: Outubro 26, 2023, 05:43:07 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3073 em: Outubro 26, 2023, 06:02:28 pm »
Cj confirma se entao a formacao de uma nova esquadra para operar o mesmo, assim como pessoal de terra mecanicos etc...obrigado.

Sim. Ficará sediada no AM1/BA8.

Já reparaste que a 103, não consta no inventário das ESQ da FAP ???

Abraço
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3074 em: Outubro 26, 2023, 06:08:26 pm »
Dito isto continuo e continuarei a afirmar e provar, que a aeronave indicada para  nós teria de ter maiores capacidades de carga e autonomia, porque alegar que o 390 é melhor que o C, só porque é moderno, isso não chega, sendo até ridículo afirmar isso pois se qualquer modelo de cargueiro táctico que tenha começado a ser produzido há meia dúzia de anos não fosse melhor que o C produzido já à 50 anos, então estariamos bem pior do que estamos.

Grande abraço

Sabes que concordo 1000% contigo. Para nós, para os nossos requisitos operacionais, para o nosso triângulo geográfico e compromissos internacionais, a aeronave escolhida deveria ter sido outra, com mais capacidade de carga e acima de tudo maior autonomia. É no que dá quando as aquisições são fruto de escolha política.

Ao contrário da FAB, Ejército del Aire, Armée de l'Air, RAF, etc, nós não nos podemos dar ao luxo de possuir várias frotas de aeronaves de transporte com capacidades distintas. Daqui a uma década, o transporte aéreo na Força Aérea Portuguesa será muito provavelmente constituído pelo C-295, KC-390 e mais nada. Continuaremos assim deficitários e com lacunas importantes em áreas vitais como o transporte estratégico (e reabastecimento via Flying Boom). O "K" do KC-390 não o torna estratégico, tal como o KC-130H e J não o são; é uma aeronave de transporte e reabastecimento táctico, ponto final.

Dito isto, o Millennium tem todas as hipóteses de se tornar numa excelente aeronave, trazendo já vantagens evidentes faça àquilo que temos de momento ao dispôr. É a mais pura das verdades infelizmente, e a frota C-130 Hércules, depois de tantas décadas de glória e esforço, não merecia passar por isto e quase estar condenada a passar o testemunho e sair pela porta pequena. A partir do momento que tocou solo nacional, com as letras "FORÇA AÉREA PORTUGUESA", passou também a ser o meu avião, ostentando as cores do meu país e tripulado por portugueses como eu.

Se pudesse escolher? Teria sem dúvida optado por outra plataforma, ou então pela aquisição de um número menor de K/C-390 + avião com características verdadeiramente estratégicas. Ora como nada disso interessa agora, espero que o Embraer KC-390 Millennium tenha uma história longa, segura e recheada de sucessos na FAP. Todos ficaremos a ganhar com isso. ;)
« Última modificação: Outubro 26, 2023, 11:38:37 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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