KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 468361 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2730 em: Maio 07, 2023, 11:47:31 pm »

Tipo gastar 1200 milhões em 6 cargueiros que pouco acrescentam de novo e uma dúzia de tucanos para ...coisas vagas. Enquanto a Marinha desaparece.

Gasta-se a gosto de interesses

Desculpa, mas não faz sentido.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Tikuna

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2731 em: Maio 12, 2023, 12:55:17 am »
"O KC390 é uma cópia melhorada do famoso Hércules..."
My goth!!! 😱😱😱
João Pereira
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4078
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2198 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2732 em: Maio 12, 2023, 09:24:59 am »

Tipo gastar 1200 milhões em 6 cargueiros que pouco acrescentam de novo e uma dúzia de tucanos para ...coisas vagas. Enquanto a Marinha desaparece.

Gasta-se a gosto de interesses

Desculpa, mas não faz sentido.

Pois não.

Não faz sentido gastar 1200 milhões em 6 cargueiros que, cada um acrescenta pouco mais de 20% de carga e, não serve as necessidades de carga por unidade como o faz o A400, mais e pior os tucanitos. E não ter a frota de Merlin operacional  com MLU e o MLU dos F16.
Mas os interesses Não nacionais cagam para isso.
Eu diria que primeiro deviam estar os interesses da Soberania Nacional

No futuro ainda teremos de engolir os Saab Gripem made in brasil, para substituir F16

Apetecia-me largar aqui umas doses de literacia ácida, mas vou evitar porque pode melindrar os vitimizados.

 
« Última modificação: Maio 12, 2023, 04:06:40 pm por Pescador »
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2733 em: Maio 12, 2023, 12:42:19 pm »
Já anda em "policiamento aéreo" e "vigilância maritima"🤣🤣🤣
Muito activo nos últimos dias...
PTZDK de Beja https://fr24.com/PTZDK/30413167
« Última modificação: Maio 12, 2023, 12:42:35 pm por Lampuka »
João Pereira
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2734 em: Maio 12, 2023, 07:20:51 pm »
É uma das missões que pode desempenhar, patrulhamento marítimo.
Será mais um aviao para patrulhar e fiscalizar as aguas portuguesas.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4078
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2198 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2735 em: Maio 12, 2023, 08:21:13 pm »
É uma das missões que pode desempenhar, patrulhamento marítimo.
Será mais um aviao para patrulhar e fiscalizar as aguas portuguesas.

Isso até podemos dizer que um Falcon faz, só porque é mais um a sobrevoar o mar. A questão é os que temos poderiam estar melhor equipados para isso e com a manutenção em ordem. Não justificar compras com um monte de tretas. daqui a nada até os tucanitos fazem patrulha marítima.
Parece que o importante é atirar uma dada de justificações para forçar.

Aqui umas décadas atrás, um filho de um ministro da defesa tinha uma empresa que fazia compras militares, e então vieram uns radares e não sei que mais, tudo material já a ficar obsoleto. Mas veio e foi  glorificado.

Agora temos a central de compras  Embraer, com alguns tugas e os zucas metidos na mesma panela.

Que mais vai fazer o Kc? apaga fogos, patrulha marítima, cargueiro, bombardeiro lança misseis anti navio, luta anti submarina. Mais?
E nos tucanitos a lista é assim também grande

Entretanto depois de esbanjar dinheiro nesta secadeira de verbas que irá durar. Fica por fazer o quê? Tudo.

Claro que lá do outro lado querem  lá saber. Tanto quanto foi de rebentar a empresa de telecomunicações tempos atrás por ter sido lá investido com trafulhas.
Quem deve querer saber são os que têm responsabilidades agora, ou deveriam ter, e depois deveriam ter de prestar contas com o cu no mocho. Como vai acontecer na Marinha daqui a uma década e estiver tudo pateticamente obsoleto.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2736 em: Maio 12, 2023, 09:10:07 pm »
Pescador
Nao me interprete mal mas penso que deveria consultar o que o nosso kc tem a bordo e antes de se levantar alguma questão menos boa relativa a este aviao,faça lá isso e depois veja lá se o mesmo está ou não preparado para esse tipo de missoes, não é só sobrevoar o mar acho que deveriamos de ser um pouco mais corretos nas abordagens que fazemos, pode se ou não concordar com a vinda deste ou aquele avião, mas penso que o KC merece de todos nós o benefício da dúvida porque este vem de facto dar mais valia as nossas FA a portugal...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2737 em: Maio 12, 2023, 09:16:26 pm »
Para mim o ideal era ter todos os p 3 orion impecaveis, assim como os merlin, ou até mesmo o f 16, ou a compra de um avião de alerta antecipado, tipo o P600 da Embraer ou outro, E3 sentry, mas caso isto seja impossivel então que se aposte em radares embarcados com maior alcance, ou aposta em Drones tipo raven, mas o que pretendo aqui dizer é que quem toma estas decisões ou não percebe nada daquilo, ou quem aconselha é de todo burro, e está no sitio errado.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2738 em: Maio 12, 2023, 09:22:20 pm »
Ele pode estar a voar sobre o mar por uma questão de segurança, se existir um acidente não cai em cima de casas ou pessoas.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2739 em: Maio 12, 2023, 10:32:43 pm »
Citar
Brazil is negotiating with several countries to sell the Embraer KC-390 Millennium tactical transport aircraft, Brazilian Air Force (FAB) commander Lieutenant Brigadier Marcelo Kanitz Damasceno told the Brazilian senate's Foreign Relations and National Defense Committee (CREDN) on 4 May.

Lt Brig Damasceno revealed Austria, the Czech Republic, Egypt, India, Rwanda, South Africa, South Korea, and Sweden as potential buyers for the KC-390.
c56x1
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2740 em: Maio 13, 2023, 10:53:13 pm »
Boas
Hoje vou partilhar aqui com voces algo que aconteceu no festival aereo de castelo branco,onde cheguei à conversa com o cap. pilav Preto do C295 da esq 502...
Onde amavelmente me recebeu dentro do cockpit onde troquei algumas impressões:
Apos troca de alguns cumprimentos questionei o mesmo sobre a vinda do KC 390 e o que o mesmo vem a acrescentar a FAP ,este simplesmente disse que vem aumentar capacidades, dar mais valencias que até aqui não as tinham com o c 130 a nivel de avionica, sobrevivência,  autonomia, a capacidade de reabastecer, combate aos incêndios, mas isso eu já sabia, faltou me so aqui mais tempo para poder falar, pois o mesmo Cap. Estava com.alguma pressa pois teria já algumas pessoas para fazer o batismo de voo, ficou a promessa de a 18 de junho estar com o mesmo em Beja e então terminar este tema.
Agradecer amabilidade de me ter recebido.
« Última modificação: Maio 13, 2023, 11:16:43 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2741 em: Maio 13, 2023, 11:45:45 pm »
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Viajante, Pescador, Subsea7

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4078
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2198 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2742 em: Maio 14, 2023, 09:11:47 am »
Eu tenho amigas, umas mais para o tipo cabras, outras não o são. Dizem coisas diferentes.

Comparando com personalidades:
Não, não vou falar da outra dos jacuzzi que é melindre. Vou antes dizer que em comparação são como ser o Costa, em oposição do Eanes.

Agora não consigo meter umas fotos dos Costita alegre a tirar fotos no kc. Mas é ir ver as fotos postadas pelo Tenente. Parecem miúdos estes representantes nacionais
« Última modificação: Maio 14, 2023, 09:16:32 am por Pescador »
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2743 em: Maio 14, 2023, 11:15:53 pm »
Na minha humilde opinião, Portugal precisava ou modernizar ou substituir os C-130 que tinha …

O KC-390 foi uma solução que ao mesmo tempo, permitiu evitar fechar as OGMA, pelas quais, aparentemente ninguém  mostrava ter interesse.
A opção dos brasileiros não foi resultado das qualidades do avião. Foi acima de tudo uma opção estratégica, para manter algum tipo de capacidades nesta área.

Não foi um mau negócio.

O KC-390 não é um substituto à altura para o C-130, pelo simples facto de que, nem o C-130 consegue substituir o C-130.

O C-130 apareceu no final da década de 1950 e começou a fazer a diferença em operações militares na década de 1960. No inicio dessa década o C-130 até conseguiu aterrar e descolar de um porta-aviões.

No entanto, o C-130 foi pensado para transportar viaturas militares. Não conseguia transportar tanques, mas podia transportar viaturas blindadas como o M113, além claro de jipes e viaturas táticas médias.

Hoje porém, um grande número de viaturas de transporte de pessoal, combate de infantaria e outras, são muito maiores e muito mais pesadas que o que era normal e Standard na década de 1960.

Não é apenas a viatura e o peso da viatura, é a guarnição e eventualmente munição para a viatura transportada, juntamente com rações de combate, tudo e mais alguma coisa …
Para transportar uma das novas viaturas blindadas de transporte de pessoal, o C-130 não serve e não chega.

O mundo evoluiu, as viaturas são mais pesadas, mas a necessidade de as transportar continua a existir.
A Solução é evoluir...
Aumentar as capacidades dos aviões, para que possam transportar as viaturas de nova geração. O C-130 não tem essa capacidade, o KC-390, pensado para fazer exatamente a mesma coisa, também não a tem.

O substituto natural do C-130 seria naturalmente o A-400. Não porque seja parecido, mas porque pode transportar a mesma quantidade de meios que um C-130, com a diferença de poder transportar os meios mecanizados mais modernos e bastante mais pesados.

As viaturas são maiores, os aviões precisam também de o ser.
O C-130 não pode esticar mais, o KC-390 foi pensado para substituir o Hercules, mas partindo da premissa errada de que na década de 2020, os aviões transportariam o mesmo tipo de equipamento que transportavam em 1960/1970.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Viajante, Pescador, Subsea7

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2744 em: Maio 15, 2023, 12:51:12 pm »
Boas,
um KC conseguirá transportar um PANDUR dos nossos?
Penso que as VANTAC não serão problema e fora isso sobram hipoteticamente o M113.
Essas capacidades existiem com os nossos C130?
A partir daí quem e quando, nos últimos conflitos, tem transportado equipamentos de dimensões superiores por via aérea?
Apesar das capacidades muito superiores de outros meios como o C17, A400, IL76... não me apercebi de serem eles a executarem essas missões a não ser pontualmente. Vejo sim cadeias de transporte maritimas ou terrestres.
Para eles sobram o transporte de mantimentos e outros equipamentos de menor dimensão e tropas, sendo que mesmo aí verifica-se muitas vezes o recurso a aviões comerciais.
Ou seja, manter uma cadeia logística de abastecimento das tropas destacadas de uma forma rápida.
Não estou a afirmar que não são meios válidos ou inúteis,  mas sim a cingir-me aquilo que são as capacidades versus a aplicabilidade que as mesmas têm tido.
O conflito na Ucrânia tem sido, em muita coisa, diferente dos anteriores.
Veja-se por exemplo a utilização de helicópteros,  com pesadas baixas em ambas as partes,  resultantes da utilização regular em cenários de risco em que não os estávamos habituados a ver.
Com os grandes aviões de transporte ocorreu o mesmo e veja-se como os aviões russos caíram como tordos quando tentaram penetrar em território inimigo.
Que importância,  no tipo de transporte de que estou a referir-me, têm tido estes meios?
E, previsivelmente,  que tipo de transporte necessitará Portugal regularmente?
Num país que não entende a importância das Forças Armadas, que as deixou chegar ao ponto em que estão e com os recursos disponíveis a nível financeiro e de pessoal, penso que muitos dos estudos teóricos sobre reequipamento caiem por terra se os "entendermos" com racionalidade.
Melhores dias se esperam...
João Pereira