Certo, mas um navio de superfície, consegue ser seguido com relativa facilidade, desde que haja os meios de detecção adequados. Numa defesa bem coordenada entre vários países, é possível seguir um determinado navio "suspeito" com relativa facilidade. Para isso, convém é ter um leque de meios adequado, que vai de drones "long endurance", a aeronaves de patrulha marítima, a vários navios de patrulha e/ou de guerra que possam interceptar os navios que se queiram aproximar.
O problema surge é mais quando os navios enviados para essa função (sabotagem), são navios "civis", e que portanto passam despercebidos.
Entretanto, a profundidade dos cabos no meio do oceano, acaba por ser uma vantagem, para a protecção dos mesmos. Uma boa parte deles, chega a estar a profundidades de vários milhares de metros, o que não só obriga a equipamento específico, como, recorrendo a um UUV/AUV para uma sabotagem dos cabos em alto mar, a embarcação terá de ficar nas redondezas durante algum tempo, o que aumenta as chances de detecção.
Em qualquer caso, é mais uma coisa onde é preciso investir, isto é, na capacidade de vigilância.