Ideias absolutamente geniais!!!! Como é que ninguém se lembrou deste racional inovador, esta mudança de paradigma?
Será porque, suponhamos, os pilotos não nascem das árvores, e por isso há a tendência de ter helicópteros mais capazes para rentabilizar a sua formação? Se calhar porque ter piloto+copiloto para transportar mais 4 homens é menos prático que ter piloto+copiloto a transportar 10/12/20? De que adianta ter 50 helicópteros desses, com limitadíssima capacidade de transporte, para depois ter pilotos para apenas 10? Se a ideia fosse assim tão genial, mais países optavam por uma solução dessas, no fim de contas, já existem helis semelhantes em custos e capacidade de transporte, como o MH-6 Little Bird (e o original OH-6), o MD-500, etc, etc. Mas estes têm uma vantagem enorme, mesmo sendo monomotor, têm uma velocidade de cruzeiro a rondar os 250km/h, muito acima desse helicóptero.
Mas mais importante que isto tudo, o que se pretende comprar é um helicóptero militar, minimamente blindado, com sistemas defensivos e algum armamento. Para operar em TOs tipo RCA e outros, não podemos ir com brinquedos low-cost. Comparar esse héli com o ST5 é puramente errado. Na realidade esse KT112 está para o EC-635, como uma pick-up civil está para o ST5.