Programa de substituição do C-130

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2490 em: Fevereiro 26, 2024, 07:42:51 pm »
Obrigado pelas fotos. Por acaso sabe se este é dos que já tem o cockpit renovado?

Este não, é um dos 2 C-130H que se mantêm ao serviço e não foram ainda modernizados (n°s de cauda 16803 e 16805). Na OGMA continuam os 2 C-130H-30 (n°s de cauda 16801 e 16806), cujo processo de modernização infelizmente se continua a arrastar.
« Última modificação: Fevereiro 26, 2024, 09:25:09 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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nelson38899

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2491 em: Março 08, 2024, 04:55:27 pm »
Parece que voa de novo

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Lampuka

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2492 em: Março 08, 2024, 06:09:12 pm »
Está aí um programa que ninguém questiona e que me faz confusão.
Se ao menos tiverem buraco onde vendê-los...
João Pereira
 

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dc

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2493 em: Março 08, 2024, 06:31:51 pm »
A modernização dos C-130 já foi alvo de escrutínio, não só por ser tardio, como por estar atrasado, como por estar a decorrer ao mesmo tempo que recebemos uma aeronave nova na mesma classe, como por não se ter optado por reduzir o número de KCs adquiridos para 3, sabendo que já estava a decorrer a modernização dos Hercules, e sabendo que os mais de 200 milhões gastos nos outros 2 KC-390, teriam sido melhor empregues noutros programas prioritários.
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2494 em: Março 08, 2024, 07:06:56 pm »
Dc se calhar ainda bem que não se reduziu os KC, pois os C-130 modernizados que já deveriam estar a voar, ainda não estão.

Imagino o MLU das Vasco da Gama ser parecido.
 

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CruzSilva

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2495 em: Março 08, 2024, 07:13:32 pm »
Dc se calhar ainda bem que não se reduziu os KC, pois os C-130 modernizados que já deveriam estar a voar, ainda não estão.

Imagino o MLU das Vasco da Gama ser parecido.
Se alguém souber de um programa de modernização que em Portugal tenha corrido bem que me diga alguma coisa.  :-X
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2496 em: Março 08, 2024, 07:27:51 pm »
F-16.
 

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CruzSilva

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2497 em: Março 08, 2024, 07:39:31 pm »
F-16.
Porra nem pensar! :N-icon-Axe: Demorou imenso tempo!
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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saabGripen

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2498 em: Março 08, 2024, 07:41:12 pm »
F-16.

Não dei conta de ter terminado.
Quando foi?
Quantos F-16 modernizados temos neste momento?
 

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Pilotasso

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2499 em: Março 08, 2024, 07:51:37 pm »
F-16.

Não dei conta de ter terminado.
Quando foi?
Quantos F-16 modernizados temos neste momento?
Estão todos modernizados, já há algum tempo. O block 15 OCU está extinto. A linha manteve-se aberta anos depois por causa das unidades vendidas aos Romenos, algumas vieram do AMARG.
« Última modificação: Março 08, 2024, 07:52:53 pm por Pilotasso »
 

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dc

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2500 em: Março 08, 2024, 09:50:33 pm »
Dc se calhar ainda bem que não se reduziu os KC, pois os C-130 modernizados que já deveriam estar a voar, ainda não estão.

Imagino o MLU das Vasco da Gama ser parecido.

Acaba por ser inconsequente, visto que os C-130 modernizados deverão estar ao serviço (pelo menos alguns deles) antes de serem recebidos o 4º e 5º KC. Só faria diferença, se os 2 KC "canceláveis", fossem os dois primeiros (adiando a compra devido à modernização). Mantendo-se a entrada do primeiro KC para 2023, e sabendo que os C-130 estavam a ser modernizados, tinha lógica só comprar 3 KC, e depois de se retirar/vender os C-130 modernizados, aí sim comprar mais KC-390 ou optar por uma aeronave maior (como o MRTT  ::)).

A realidade é que, a modernização dos C-130, assumindo que não teria tamanhos atrasos, permitiria adiar por alguns anos a compra dos KC-390, ou reduzir a encomenda inicial destes.

A modernização das VdG acaba por ser bastante diferente, porque, se os C-130 estão a ser modernizados enquanto se recebem as aeronaves que os substituem, as VdG iam ter uma modernização reles, que afinal foi cancelada, e continua a não haver certeza nenhuma quanto à sua substituição.
São quase polos opostos estes dois programas, mas ambos pintados de incompetência.  :mrgreen:
 

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Lightning

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2501 em: Março 08, 2024, 09:52:33 pm »
F-16.
Porra nem pensar! :N-icon-Axe: Demorou imenso tempo!

Isso é falar com pouco conhecimento do assunto.

Foram 40 aviões, não foram 4.
Houve uma altura que se conseguiu modernizar vários aviões por ano, cerca de um avião a cada 2 ou 3 meses. Não é bem a mesma coisa.

O programa só não acabou oficialmente em 2014 porque se venderam aviões à Romenia e compraram-se mais umas células, acho que três, e ficou em "banho maria" a modernização desses ultimos.


« Última modificação: Março 08, 2024, 10:48:10 pm por Lightning »
 

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Lightning

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2502 em: Março 08, 2024, 11:27:19 pm »
Acaba por ser inconsequente, visto que os C-130 modernizados deverão estar ao serviço (pelo menos alguns deles) antes de serem recebidos o 4º e 5º KC. Só faria diferença, se os 2 KC "canceláveis", fossem os dois primeiros (adiando a compra devido à modernização). Mantendo-se a entrada do primeiro KC para 2023, e sabendo que os C-130 estavam a ser modernizados, tinha lógica só comprar 3 KC, e depois de se retirar/vender os C-130 modernizados, aí sim comprar mais KC-390 ou optar por uma aeronave maior (como o MRTT  ::)).

Inconsequente? Vamos ver se os C-130 estão todos modernizados antes da entrega do ultimo KC, se está modernização não acelera acredito que a Força Aérea até a cancele.

Os primeiros dois C-130 foram para a OGMA em 2019, isso já foi à 5 anos e o primeiro avião modernizado devia ter sido entregue em 2020 e o segundo em 2021. Em 2023 quando chegou o primeiro KC já devíamos ter os C-130 todos modernizados ou muito perto disso, à medida que os KC fossem chegando e as tripulações treinadas nos vários tipos de operações, é que os C-130 seriam gradualmente substituidos, não era para estar tudo parado na OGMA e o unico C-130 que voa é um "legacy".

https://expresso.pt/politica/defesa/2023-07-01-OGMA-atrasada-dois-anos-na-modernizacao-dos-Hercules-C-130.-Forca-Aerea-admite-penalizacoes-16580d1f

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/fumo-a-bordo-faz-abortar-voo-de-teste-de-c130-da-forca-aerea

Citar
A realidade é que, a modernização dos C-130, assumindo que não teria tamanhos atrasos, permitiria adiar por alguns anos a compra dos KC-390, ou reduzir a encomenda inicial destes.

Infelizmente a realidade impôs-se, se tivessemos a contar com os C-130 modernizados, estariamos muito perto da 0 capacidade de transporte na FAP.

Citar
A modernização das VdG acaba por ser bastante diferente, porque, se os C-130 estão a ser modernizados enquanto se recebem as aeronaves que os substituem, as VdG iam ter uma modernização reles, que afinal foi cancelada, e continua a não haver certeza nenhuma quanto à sua substituição.
São quase polos opostos estes dois programas, mas ambos pintados de incompetência.  :mrgreen:

Não é diferente na parte que as Vasco da Gama se fossem modernizadas também iriam demorar anos para cada navio ser modernizado, e no fim para não sair nada de especial, como os C-130.
« Última modificação: Março 08, 2024, 11:34:01 pm por Lightning »
 

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dc

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2503 em: Março 09, 2024, 12:29:17 am »
Sim, seria inconsequente, se o prazo de entrega dos primeiros KC não fosse alterado, mesmo se tivessem sido encomendados só 3. Sem a modernização dos C-130, ou com a modernização atrasada, vai dar ao mesmo, teríamos 1 C-130 (ou talvez 2?) "legacy" mais os KC-390 que iam entrando ao serviço. Neste momento, a modernização continua com demoras e a custar dinheiro e encomendaram-se 5 KC-390 e não apenas 3, portanto este é possivelmente o pior cenário possível, em que os C-130 modernizados e os últimos KC-390, virão todos uns em cima dos outros.

A única situação em que se justifica a compra dos 5 KC, era se a modernização não tivesse avançado, ou tivesse sido cancelada. Não tendo sido, está-se a gastar o "plafond" todo em cargueiros. Com a agravante que, a modernização ainda está atrasada e sem se saber quando é que vai ser concluída, e qual será o destino das aeronaves, e já pensam no 6º KC.

PS: de notar também que muitos diziam que 1 KC-390 faz o mesmo que 2 C-130, portanto, e pegando nestas afirmações, podemos concluir 3 KC-390 chegavam perfeitamente, e que não havia o risco de se perderem capacidades.
 

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NVF

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2504 em: Março 09, 2024, 12:36:50 am »
A "modernização" dos Hercules foi fortemente subsidiada pela UE.
Talent de ne rien faire
 
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