Ia mais para a aquisição de helicópteros e já que falam por aqui de Apache's, porque não sonhar e ter uns Tiger's?
Porque os Apaches ou Super Cobras seriam, à partida comprados "a preço simbólico", ficando a nosso cargo upgrades e reabilitação, já os Tiger teriam de ser comprados a "full price", mesmo que fossem em segunda-mão.
Boas
De facto a ser verdade esta aproximacao da Airbus das Nacoes que operam o C295 para que estas estudem a possibilidade de aquisicao do A400M ou ate mesmo a possibilidade de Equipar a FAP com seus helis nomeadamente H145M e muito bem vinda mas e a ser verdade esquecamos o *A330 MRTT primeiro Portugal nao precisa desta plataforma uma vez que o KC390 a pode faxer claro em menor escala ou quantidade relativamente a este....ja no caso do A400M acho muito bem a possibilidade a complementar o Hercules para missoes de Transporte de maiores cargas para maior distancias uma vez que este (c130)e muito limitado nesta missao....e obviamente esta aquisicao tera mais a ver com o teatro operacional na RCA onde naquela regiao e Portugal precisa urgentemente possuir um meio com estas caracteristicas para reforcar se melhor em missoes sejam elas Nato ou de ajuda Humanitaria ....com a vinda tambem do KC certamente ficariamos muito bem equipados........mas acredito tambem que este fosso este buraco de nao possuirmos os tais Helis medio porte sera para ja o mais urgente a ser solucionado....
abraxo
Eu pessoalmente preferia ou o MRTT ou o A-400, porque helicópteros a preço da chuva não faltam, não precisávamos de usar esta "oferta" da Airbus para os ter. Já o contrário é impossível, porque dificilmente haverá aeronaves de transporte estratégico a bom preço nas próximas décadas (ao contrário dos hélis).
E o KC-390 não faz o mesmo que o MRTT. O MRTT abastece todas as aeronaves que o 390 consegue reabastecer (excepto hélis), já o 390 não abastece todas as que o MRTT consegue (F-16 e F-35A por exemplo). Fora a capacidade de transportar mais de 200 passageiros.
E já agora, então o C-130 é muito limitado para transporte de grandes cargas a longas distâncias e o 390 não é?
Posso confirmar que isso é verdade, mas infelizmente também posso adiantar que segundo os ventos que sopram do Restelo não é expectável haver alguma novidade nesse aspecto, ou seja, as boas intenções esbarrarem (uma vez mais) contra a parede [aquisição de 2 A400M], apesar da nova ênfase dada no final do ano passado à renegociação do contrato de contrapartidas dos C-295M.
É sempre a mesma história. Ainda por cima 2 A-400M!
É o que eu acho, não me admirava que perante uma oferta americana de 3 Arleigh Burke a preço de saldo com 10 anitos de uso, estes desgovernantes preferiam umas Niteroi em vez dos contratorpedeiros americanos. Cambada de ....