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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Jorge Pereira em Maio 23, 2006, 08:19:46 pm

Título: Portugal opta finalmente pelo A400M?
Enviado por: Jorge Pereira em Maio 23, 2006, 08:19:46 pm
Ao ler o Jornal de Notícias de hoje qual não é a minha surpresa ao ver na última página uma pequena notícia que dava conta que o Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) deu luz verde à substituição dos C-130 pelos A400M :roll: .
Título:
Enviado por: Miguel em Maio 23, 2006, 08:29:26 pm
Excelente Noticia
Título:
Enviado por: Nadie em Maio 23, 2006, 10:03:22 pm
Muy buena noticia, si comprais los A-400 y los sumamos a los ya encargados C-295 q van a ser 12 no esta nada mal :P
Título:
Enviado por: Get_It em Maio 24, 2006, 12:17:33 am
Ui, ui. E às tantas ainda voltamos a entrar no programa de desenvolvimento/construção do A400M. :Palmas:  ys7x9  lo3x4  

Jorge Pereira não poderia ir a tempo de digitalizar a página do jornal ou tirar uma fotografia, se possível?

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 24, 2006, 11:53:58 am
E não referiam o número de unidades?

O que me está a parecer é que há muito fumo nestes dias que correm.

Mas também pode ser algo do género:

Portugal entra definitivamente no programa do A-400M (pelo menos até que este governo se mantenha   :roll: ) e as entregas dos aviões para nunca antes de 2015 ou 2020.
________________

Pessoalmente preferia 8 C-130J.
Título:
Enviado por: alfsapt em Maio 24, 2006, 01:37:21 pm
Citação de: "Rui Elias"
O que me está a parecer é que há muito fumo nestes dias que correm.


Pois...
Título:
Enviado por: Nadie em Maio 24, 2006, 03:32:48 pm
jeje como os alegrais por unos pocos A-400, jeje, nosotros tenemos encargados 27, y gran parte de los trabajos se realizaran en Sevilla.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 24, 2006, 03:38:36 pm
Bom para vocês!  :festa:
Título:
Enviado por: Lancero em Maio 24, 2006, 04:45:44 pm
Citação de: "Nadie"
jeje como os alegrais por unos pocos A-400, jeje, nosotros tenemos encargados 27, y gran parte de los trabajos se realizaran en Sevilla.


Sempre podem pôr os vossos compadres de El Vacie a trabalhar, em vez de virem a Portugal matar polícias
Título:
Enviado por: old em Maio 24, 2006, 06:26:56 pm
Citação de: "Nadie"
jeje como os alegrais por unos pocos A-400, jeje, nosotros tenemos encargados 27, y gran parte de los trabajos se realizaran en Sevilla.


Si te has registrado solo para provocar y alardear de Espanha es mejor que te largues, haces un flaco favor al resto de foristas españoles.
Título:
Enviado por: radar2 em Maio 24, 2006, 07:00:05 pm
Totalmente de acuerdo contigo Old.
Título:
Enviado por: pedro em Maio 24, 2006, 07:04:20 pm
Pois eu tambem estou de acordo mas nos estamos aqui e para sermos amigos e nao e para andar a dizer mal uns dos outros.
Cumprimentos
Título:
Enviado por: Nadie em Maio 24, 2006, 10:36:41 pm
Citar
Si te has registrado solo para provocar y alardear de Espanha es mejor que te largues, haces un flaco favor al resto de foristas españoles.


Es q ciertos foristas hacen lo mismo diciendo q España se va a romper o q somos una amenaza etc..., yo por mi parte considero a los Portugueses hermanos y quiero todo el bien y prosperidad para ellos aunque dudo q ellos quieran lo mismo para nosotros.

bueno sigamos con el tema de los A-400.
Título:
Enviado por: pedro em Maio 24, 2006, 10:43:42 pm
Eu por exemplo nao desejo mal a Espanha e tambem espero que voces vivam sempre bem e em paz com Portugal como agora.
Cumprimentos/Saludos :D
Título:
Enviado por: TOMKAT em Maio 25, 2006, 02:06:06 am
Citação de: "Nadie"
jeje como os alegrais por unos pocos A-400, jeje, nosotros tenemos encargados 27, y gran parte de los trabajos se realizaran en Sevilla.

Exemplo prático de um vulgar e arrogante espanhol... :roll:


Citação de: "old"
Si te has registrado solo para provocar y alardear de Espanha es mejor que te largues, haces un flaco favor al resto de foristas españoles.


Exemplo prático de um juízo ponderado e de alguém que deseja, de facto, relações de boa vizinhança entre Portugal e Espanha.


Acerca do que que de facto interessa ao tópico, uma questão...
...a ser verdade a notícia, já dá para suspeitar tanta "boa notícia" para quem só está habituado a más notícias...
Os C130 aguentam até 2015 ou 2020 data apontada, pelo Rui Elias para a chegada do A-400M ?

As células do C130 já têm uns bons anos em cima e até 2020 ainda têm muitas horas de vôo pela frente...
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 25, 2006, 10:18:11 am
É verdade, Tomkat.

E nos últimos anos, com a tendência de Portugal em participar cada vez mis em missões internacionais, a taxa de utilização dos 6 C-130H que temos tem crescido, o que pode representar um desgaste maior, mesmo com boa manutenção.

Por isso eu tenho preconizado que Portugal derevia ter 8 aparelhos, para que a rotatividade de uso fosse maior entre aparelhos, e que os ritmos de manutenção fossem mais espaçados.

Ou seja:

O desgaste de cada um dos aviões seria mais lento com 8, que com 6.

Acho que os C-130H derão pelo menos até 2015.

Relativamente ao A-400M, o que eu temo é o número que poderá vir a ser:

Por mim, nunca menos de 6.

_____________


Nadie:

Olha que a Espanha é 5 ou 6 vezes maior que Portugal e tem mais de 4 vezes a nossa população.

Se tivermos 6 A-400M, isso em proporção para o tamanho do vosso país dará que 6 vezes 5 dará 30.

O que significa que porporcionalmente, Portugal possuirá mais A-400M que Espanha  :wink:
Título:
Enviado por: old em Maio 25, 2006, 12:20:28 pm
Citar
Olha que a Espanha é 5 ou 6 vezes maior que Portugal e tem mais de 4 vezes a nossa população.

Se tivermos 6 A-400M, isso em proporção para o tamanho do vosso país dará que 6 vezes 5 dará 30.

O que significa que porporcionalmente, Portugal possuirá mais A-400M que Espanha  :wink:

Una noticia relacionada.

. Está previsto que el primer vuelo del A400M se realice en 2008 desde su línea de vuelo ubicada en Sevilla y las primeras entregas empezarán en 2009


http://www.finanzas.com/id.9074750/noticias/noticia.htm (http://www.finanzas.com/id.9074750/noticias/noticia.htm)

Citar
Es q ciertos foristas hacen lo mismo diciendo q España se va a romper o q somos una amenaza etc..., yo por mi parte considero a los Portugueses hermanos y quiero todo el bien y prosperidad para ellos aunque dudo q ellos quieran lo mismo para nosotros.

bueno sigamos con el tema de los A-400.


Eso es cierto, pero los foristas portugueses no tienen mucha idea de lo que pasa aqui. Los nacionalismos son puramente economicos, y cada vez estan mas diluidos. España seguira siendo españa por muchos siglos.
En Italia y Francia hace mucho que  tiemblan..

Saludos
Título:
Enviado por: Nadie em Maio 25, 2006, 02:56:12 pm
Rui Elias:

Citar
Olha que a Espanha é 5 ou 6 vezes maior que Portugal e tem mais de 4 vezes a nossa população.

Se tivermos 6 A-400M, isso em proporção para o tamanho do vosso país dará que 6 vezes 5 dará 30.

O que significa que porporcionalmente, Portugal possuirá mais A-400M que Espanha


los 27 A-400 adquiridos por España son un echo, Portugal aun no ha dicho una cantidad de este avion, asi q no se puede hablar de proporciones, aunque aviones de transporte tambien estan los C-295 y 235, q de estos tenemos muchos mas.
Otro dato importante es q España solo gasta un 0,8 de su pib en defensa :cry:
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 25, 2006, 03:46:45 pm
pois...   :roll:
Título:
Enviado por: papatango em Maio 25, 2006, 03:52:28 pm
Citar
Eso es cierto, pero los foristas portugueses no tienen mucha idea de lo que pasa aqui. Los nacionalismos son puramente economicos, y cada vez estan mas diluidos. España seguira siendo españa por muchos siglos.
En Italia y Francia hace mucho que tiemblan..


old / nadie:

Há lugares neste fórum destinados às discussões sobre Espanha.
Se não têm nada a acrescentar sobre as questões do A-400, dos seus atrasos ou o que quer que seja, agradeço que não atrapalhem a discussão.

As quantidades de aeronaves portuguesas são as que são, e o Rui Elias tem razão quando faz uma comparação proporcional (que é a única que faz sentido).

Quanto ao A-400, é um daqueles projectos tipicamente europeu, que demora séculos. É como o Typhoon, que já precisa de um MLU e ainda nem sequer metade das encomendas iniciais está entregue.

Eu sei que o que vou dizer é um disparate, mas muito sinceramente, embora eu não acredite minimamente na qualidade dos caças russos, a mesma coisa não digo dos aviões de transporte.

O A-400 é demasiado caro, complicado e nunca mais sai.
O C-130J, não é suficientemente grande
O C-17, é caríssimo e incomportável.
Será que não há aeronaves russas que pudessemos utilizar?

Estamos a cair no dominio da máfia da Airbus, que pretende garantir o mopólio europeu no campo das aeronaves para depois pedir preços absolutamente delirantes pelos seus aviões.

Em minha opinião, o Airbus A-400 não é um avião, é um autêntico roubo.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 25, 2006, 03:59:33 pm
Olhem:

Se fosse eu a decidir, cagava no A-400M e encomendava para entrega a partir de 2015 8 C-130J.

Como a partir desse altura teremos (espero) o LPD, esse navo, mais um AOR que entretanto se compre e 8 C-130J já davam para as "encomendas".
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Maio 25, 2006, 04:04:59 pm
Citação de: "Get_It"
Ui, ui. E às tantas ainda voltamos a entrar no programa de desenvolvimento/construção do A400M. :Palmas:  ys7x9  lo3x4  

Jorge Pereira não poderia ir a tempo de digitalizar a página do jornal ou tirar uma fotografia, se possível?

Cumprimentos,


Vou tentar, o jornal não era meu.
Título:
Enviado por: Get_It em Maio 27, 2006, 12:49:03 am
Citação de: "Jorge Pereira"
Ao ler o Jornal de Notícias de hoje qual não é a minha surpresa ao ver na última página uma pequena notícia que dava conta que o Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) deu luz verde à substituição dos C-130 pelos A400M :roll: .

Aqui fica uma imagem de um artigo n'"O Independente":
Citação de: "[url=http
Luso[/url] (Sex 26 Mai, 2006 10:59 pm (http://http))"]Andy, não creio que essas vedetas gastas sejam do interesse da Marinha. Provavelmente o que interessará mesmo são contentores da classe James Martin´s que também têm vinte anos.

Mas entretanto, no Indy de 26 de Maio...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2Fv249%2FLuso308%2F404f9bcc.jpg&hash=da94e9e8c90b3ecb09a8346e6e34aaba)


De facto não é o Jornal de Notícias, mas "O Independente" de 26 de Maio refere a escolha pelos A-400M, ou pelo menos o regresso «ao projecto europeu do avião A400M».

Cumprimentos,
PS: A [suposta] escolha pelas «K-100 na Holanda» está a ser discutida no tópico "Portugal estuda compra de fragatas holandesas Karel Doorman" (http://http).
Título:
Enviado por: typhonman em Maio 27, 2006, 12:08:35 pm
Pelo que se vê na TV os Australianos la andam com os seus C130J a transportar comandos especiais para Timor.

Parece que os problemas do C130J so existiam para Portugal.
Título:
Enviado por: ricardonunes em Maio 27, 2006, 12:20:05 pm
Sei que este não o tópico certo para a questão, se calhar deve-se abrir outro em Exército/Sistemas de Armas,mas...
Na noticia lesse, "O Exército arranca com um novo programa para aquisição de viaturas blindadas ligeiras 4X4."
Qual tipo de viaturas, qual a finalidade e que unidades equipará?
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 27, 2006, 12:48:31 pm
Será Hummers ou veiculos do género? Se calhar ainda vamos comprar uns Uros para "compensar" Espanha pelo empréstimo.  :twisted:
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Maio 27, 2006, 12:55:36 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Será Hummers ou veiculos do género? Se calhar ainda vamos comprar uns Uros para "compensar" Espanha pelo empréstimo.  :twisted:


Depois de se apostar na blindagem dos HMMWV? Depois das "provas dadas" das VAMTAC no Afeganistão? Luís Amado sabe que caso compre as VAMTAC (mesmo tendo estas blindagem idêntica às viaturas previstas), será sempre criticado por "repetir um erro do passado". Não houve qualquer contrapartida prevista pela cedência das VAMTAC.
O mais provável será Portugal comprar mais alguns HMMWV. Também existem outras viaturas blindadas ligeiras 4x4 com alguma capacidade de transporte que poderiam servir: Eagle III da Mowag, o turco Cobra, o italiano Puma, etc.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Maio 30, 2006, 03:50:24 pm
Eis a notícia que mencionei do Jornal de Notícias de terça-feira passada.

Citar
DEFESA

Avião europeu A400M afasta americano

Portugal vai optar pelo avião de transporte europeu A400M ao invés do norte-americano C-130J para substituir o Hércules, segundo ficou ontem decidido no Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN), que aprovou a revisão da Lei de Programação Militar. O CSDN aprovou ainda o envio de 30 fuzileiros e um C-130 para o Congo, no âmbito das Nações Unidas e da EU.
Título: Re:
Enviado por: JQT em Maio 30, 2006, 04:18:01 pm
A Jordania recebeu há pouco tempo um pequeno número de Ilyushin 76, do último modelo. Sem dúvida que é um projecto antigo (mas bastante mais recente que o C-130) mas perfeitamente maduro e com provas dadas de serviço em todo o mundo. Existe uma versão ocidentalizada desse avião, com motores CFMi-56. Penso que se devia estudar uma eventual aquisição. Infelizmente, por mais pragmatismo e realismo com que se trate o armamento de origem russa, já se sabe que existe uma oposição fundamentalista na FAP a tudo o que não seja americano ou europeu de primeira linha. Assim vamos falando dos A400M que eu pura e simplesmente não acredito que alguma vez venham. E se vierem serão 3 (ou à última hora reduzem a encomenda para 2, como é hábito) o que não serve para quase nada.

Sejamos realistas: o A400M vale (numa análise grosseira) 1,5 Hércules mas custa cerca de 4 vezes mais. Faz alguma vez sentido fazer uma compra tão pouco lógica. Os próprios franceses já estão a ficar fartos destes "eurodisparates" na indústria de defesa.

JQT
Título:
Enviado por: papatango em Maio 30, 2006, 09:20:19 pm
Uma pequena adenda:
O IL-76 tem uma capacidade de carga que é mais do dobro da do C-130J e é mesmo superior ao A-400 (será, quando este voar).

A desvantagem do IL-76 eventualmente será a questão da autonomia, porque pelo menos com motores russos, bebe que nem um camelo num Oasis.

Com motores CFM não sei, mas eventualmente isso implicará melhores prestações, embora em termos de potência os motores equivalentes ocidentais sejam normalmente ligeiramente inferiores.

Creio que questões como esta de Timor, vêm mostrar que o país precisa de alguma capacidade de transporte a longa distância, mas também não seria o C-130J que poderia resolver o problema. aliás, creio que nem o A-400 o resolve, porque neste caso específico, Timor é pura e simplesmente muito longe.

Pelo conhecido da nova revisão da LPM de qualquer forma, não vai haver é nada, e a afirmação de que passamos outra vez para o A-400 não passa de uma afirmação politica, porque não está sequer previsto o dinheiro para os comprar.
O A-400 é assim, para já, uma declaração de intenções, para outras revisões da Lei, ou para outras Leis.

Cumprimentos.
Título: Re:
Enviado por: Sintra em Maio 31, 2006, 09:26:00 pm
Citação de: "JQT"
A Jordania recebeu há pouco tempo um pequeno número de Ilyushin 76, do último modelo. Sem dúvida que é um projecto antigo (mas bastante mais recente que o C-130) mas perfeitamente maduro e com provas dadas de serviço em todo o mundo. Existe uma versão ocidentalizada desse avião, com motores CFMi-56. Penso que se devia estudar uma eventual aquisição. Infelizmente, por mais pragmatismo e realismo com que se trate o armamento de origem russa, já se sabe que existe uma oposição fundamentalista na FAP a tudo o que não seja americano ou europeu de primeira linha. Assim vamos falando dos A400M que eu pura e simplesmente não acredito que alguma vez venham. E se vierem serão 3 (ou à última hora reduzem a encomenda para 2, como é hábito) o que não serve para quase nada.

Sejamos realistas: o A400M vale (numa análise grosseira) 1,5 Hércules mas custa cerca de 4 vezes mais. Faz alguma vez sentido fazer uma compra tão pouco lógica. Os próprios franceses já estão a ficar fartos destes "eurodisparates" na indústria de defesa.

JQT

 Um A400 custa quatro vezes mais que um c130j?!!!!!- JQT, de aonde é que vieram esses números?- Tudo o que vi até hoje, aponta para valores, para um A400 "chave na mão", a rondar os 90 a 100 milhões de euros, o valor despendido pela RAF pelos seus 25 Hercules "Julietas" rondou os 60 milhões de euros o avião...
 Nunca vi nada (e já vi muita coisa) a apontar um valor quatro vezes superior, mas sim 30% a 50% mais elevado, o que bate certo com o tipo de avião mencionado. O que custa , mais coisa menos coisa, 4 vezes mais que um Hercules J é o C17...
 Quanto aos "eurodisparates", quando se olha para o desenvolvimento e, principalmente, os valores astronomicos envolvidos nos projectos do C130j, do B2, do V22, do F22, do DDX, do LCS, do Comanche, do Crusader, etc, etc, etc, etc, subitamente as industrias europeia parecem muito comedidas...
link da página da Airbus sobre o A400 :http://www.airbusmilitary.com/effectiveness.html
Título:
Enviado por: Marauder em Maio 31, 2006, 10:08:49 pm
Hum...se analisarmos a tonelagem máxima que o A400 e compararmos com C-130J, o A400 equivale a 1,77 C-130J.

  Já em termos de max ton take-off e max ton landing já é um valor como o JQT referiu...1,55.

  Mais análises comparem os dados entre:
  http://www.airforce-technology.com/proj ... specs.html (http://www.airforce-technology.com/projects/hercules/specs.html)
  http://www.airbusmilitary.com/specifications.html (http://www.airbusmilitary.com/specifications.html)
 
  E façam as conversões hehe..
Título:
Enviado por: Luso em Junho 01, 2006, 10:15:22 am
Tem graça:

Se Portugal e outros países da Nato vão ou já recorrem a um serviço de Transporte Aéreo da NATO, criado recentemente e que recorre a aviões russos ou ucranianos;

Se Portugal utiliza e aluga os serviços de aviões russos ou ucranianos;

Pergunto:

- Porque motivos esses mesmos aviões já não prestam para servir na Força Aérea?


Outra pergunta: Qual a viabilidade teórica da utilização de A-300-600F para fins de transporte?
Não se poderiam lançar uns pózinhos para reforçar / modificar o trem e colocar uma rampa de carga?
Título:
Enviado por: Luso em Junho 02, 2006, 11:45:37 am
Já agora, e regresando ao tema dos Airbus...

Será Possível transformar nas Ogma um Airbus de carga com rampa de acesso para veículos blindados ligeiros do tipo Fennek ou URO-VAMTAC mais um contigente armado?
E valo desses blindads por terem uma silhurta mais baixa (para facilitar a concepção da rampa e uso do espaço interior, não por serem os melhores. Se puderem transportar M113 despido, Dingos ou semelhantes óptimo.
Que extensão de pista precisaria tal avião para descolar e aterrisar?

Depois essas aeronaves poderiam ser utilizadas pela TAP de forma a rentabilizar o aparelho, reduzindo custos fixos, fazendo manutenção, etc.
Título:
Enviado por: Sintra em Junho 02, 2006, 12:33:52 pm
Citação de: "Luso"
Já agora, e regresando ao tema dos Airbus...

Será Possível transformar nas Ogma um Airbus de carga com rampa de acesso para veículos blindados ligeiros do tipo Fennek ou URO-VAMTAC mais um contigente armado?
E valo desses blindads por terem uma silhurta mais baixa (para facilitar a concepção da rampa e uso do espaço interior, não por serem os melhores. Se puderem transportar M113 despido, Dingos ou semelhantes óptimo.
Que extensão de pista precisaria tal avião para descolar e aterrisar?

Depois essas aeronaves poderiam ser utilizadas pela TAP de forma a rentabilizar o aparelho, reduzindo custos fixos, fazendo manutenção, etc.


Uma ideia engraçada, mas infelizmente, completamente impraticavel, se olharmos para qualquer avião de transporte militar vamos reparar que as rodas do aparelho encontram-se no corpo deste e isto tem um objectivo, colocar a "carlinga" o mais proximo possivel do solo de forma a poder usar uma rampa de acesso. Da forma como um Airbus ou qualquer outro avião civil de transporte de passageiros moderno está construido a unica forma de "rampa de acesso" utlizável é, além do costumeiro monta cargas, uma ... escada magirus  :twisted:
O corpo do avião é demasiado alto em relação ao solo para pensar numa hipotese dessas, vejam o Beluga da Airbus para ver um "transporte estrategico" baseado num avião civil, não é particularmente prático...
Título:
Enviado por: Luso em Junho 02, 2006, 12:39:51 pm
Também pensei nisso, Sintra.
Mas vou tentar fazer um desenheco só para ver as implicações...
Título:
Enviado por: papatango em Junho 02, 2006, 02:03:18 pm
Há certamente gente muito mais habilitada que eu para comentar este assunto, mas pelo que sei, há vários problemas, alguns deles de resolução impossível.

A altura da aeronave, tornaria a existência de uma rampa bastante problemática. A aeronave tinha que ser especialmente reforçada (o que implicava aumento de peso).
Além disso, há o problema da cabine e da resistência do chão da cabine.

O transporte de mercadorias a bordo de aviões comerciais, é feito em palettes, distribuindo de forma equitativa as cargas, e a pressão sobre o solo (que é irmãmente distribuida).

Depois há problemas que tornam as coisas ainda mais complicadas, como o perfil do avião. Uma carga pesada tem que estar tão baixo quanto possível, e para transportar veículos sería necessário uma cabine diferente, mais baixa e porconseguinte com uma superficie menor.

Há um avião da série A-300 que foi alterado para se transformar em aeronave de carga, mas a sua vantagem, tem a ver com o transporte de grandes volumes (pouco pesados) e mesmo assim, saiu uma coisa super esquisita:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.diecastairplane.com%2Fimages%2FDRW55829.jpg&hash=7989aac5d2a7d13952fecbd9e534e57b)

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Luso em Junho 02, 2006, 02:33:28 pm
Bem, ao menos o Papatango poupou-me trabalho! :mrgreen:
Título:
Enviado por: Leonidas em Junho 02, 2006, 08:24:40 pm
Saudações guerreiras.

Estou tão surpreendido quanto vocês, nesta questão. Há maiis ou menos 15 dias atrás reparei, ao desfolhar uma revista, num gráfico onde aparecia o nome de Portugal associado ao programa e com a 3 unidades que sempre se falaram, desde o inicio. Comentei comigo próprio que só pode ser brincadeira de mau gosto.

O que me preocupou mais não foi a questão do regresso de Portugal ter reedecidido o adquirir do A400M, mas sim as condições em que Portugal iria/irá ter esses aviões. Melhor, qual o estatuto de Portugal nesta situação toda depois de ter dito há 3 ou 4 anos que dispensava a compra dos mesmos, saindo do programa?

Por mais caro que fosse, Portugal tinha vantagens porque estava dentro da equipa fundadora do programa. Mesmo que o avião venha a custar o dobro dos 100 milhões que se fala aqui, eu até considero ainda como razoável. Já não me lembro dos valores que circulavam no princípio. Depois disso ouvi vários valores e todos eles para mais de 250 milhões de euros a unidade. No entanto posso estar  confundido com outra coisa qualquer.

Lembremo-nos de que, a participação no programa NH-90 e as vantagens que traz para Portugal são mais que compensadoras e nem por isso tivemos que deixar de investir a sério. Então porque razão não se teve o mesmo raciocínio em relação ao A400M e a continuidade de Portugal no programa?

 Não sei quais as razões que levaram Paulo Portas, na altura, levar Portugal a desistir do programa e só me posso pronunciar sobre aquilo que veio a público, daí a pergunta: se o argumento da desistência foi de que os aviões seriam demasiado caros, qual o será agora para a sua (eventual) compra?

Para mim estas justificações são acessórias, porque aquilo que Portugal iria/irá buscar com a participação no programa, desde o seu início, não tem preço e esse chama-se CONHECIMENTO. É certo que “temos” as OGMA e que de certa maneira estamos ligados á Airbus, mas será que nos olharão com os mesmos olhos depois da desfeita?

Pessoalmente sou a favor da vinda dos A400M, mas penso que 3 unidades são insuficientes. No mínimo, 5 unidades, provávelmente, seriam o ideal para que substituíssem bem os C-130. As 3 unidades só farão sentido se houverem ainda alguns C-130 a circularem.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Luso em Junho 03, 2006, 02:19:05 am
Não sei, mas com os atrasos e dependências de outrem começo a pensar que chegariamos lá mais depressa com alguns C47.
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 03, 2006, 11:17:52 am
Citação de: "Luso"
Não sei, mas com os atrasos e dependências de outrem começo a pensar que chegariamos lá mais depressa com alguns C47.


Como actualmente se está a restaurar o Nord Atlas no Museu do Ar talvez de pusesse mais alguns em condição de voar e a complementar os C-130.  :shock:
Título:
Enviado por: Sintra em Junho 03, 2006, 01:42:14 pm
Citação de: "Luso"
Não sei, mas com os atrasos e dependências de outrem começo a pensar que chegariamos lá mais depressa com alguns C47.


Schiuuuuuuu, olha se o ministro das finanças te ouve?!!!!!! :twisted:
Título:
Enviado por: papatango em Junho 03, 2006, 02:00:30 pm
Também temos un Junkers JU-52 empacotado.  :twisted:
Título:
Enviado por: Marauder em Junho 04, 2006, 08:24:38 pm
Citação de: "papatango"
Também temos un Junkers JU-52 empacotado.  :twisted:


Epá..ainda ontem vi um a voar...é um pocoxinho lento..e 3 motores fazem uma barulheira...
Título:
Enviado por: Lampuka em Junho 06, 2006, 11:46:27 pm
Citação de: "Luso"
Tem graça:

Se Portugal e outros países da Nato vão ou já recorrem a um serviço de Transporte Aéreo da NATO, criado recentemente e que recorre a aviões russos ou ucranianos;

Se Portugal utiliza e aluga os serviços de aviões russos ou ucranianos;

Pergunto:

- Porque motivos esses mesmos aviões já não prestam para servir na Força Aérea?


Grande observação. Ainda agora, para Timor, outra vez um Antonov...

Por mim o C130 está fora de questão por ter várias limitações e o A400 vai pelo mesmo caminho, infelizmente, porque perdemos o comboio. Só teria interesse se estivessemos no projecto inicial. Como já não estamos, restam as opções do leste, mais baratas e com provas dadas de que possivelmente serão "apenas" os melhores aviões de transporte do mundo.
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 07, 2006, 12:47:29 am
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Tem graça:

Se Portugal e outros países da Nato vão ou já recorrem a um serviço de Transporte Aéreo da NATO, criado recentemente e que recorre a aviões russos ou ucranianos;

Se Portugal utiliza e aluga os serviços de aviões russos ou ucranianos;

Pergunto:

- Porque motivos esses mesmos aviões já não prestam para servir na Força Aérea?


Porque a utilização por parte de Portugal e dos outros países Europeus destes meios de grande porte é de tal maneira infrequente que não se justifica a sua operação a tempo contínuo pelas Forças Aéreas respectivas.

Ou pelo menos isto até há pouco tempo atrás fazia muita lógica, mas recentemente tem havido uma maior pressão no sentido de aumentar as capacidades de transporte estratégico, e daí iniciativas conjuntas como as que foram propostas há uns tempos de operar uma frota de aparelhos comuns.

Quanto ao A-400 vs C-130J ( e não vou comentar na sua adequação a Portugal) : a diferença é que um limita os veículos blindados a transportar a 20 toneladas e o outro a 35, o que faz muitaaaa diferença quando se desenha um veículo blindado moderno, como os americanos chegaram à conclusão ao tentar fazer o FCS caber no C-130. Agora se o tal "salto" na capacidade não podia ter sido realizado mais barato e rápido com por um exemplo um An-70  :wink:
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 07, 2006, 07:15:10 pm
Como a NATO possui uma unidade propria de AWACS para vigiar a europa já que deste lado do Atlântico só a Grã-Bretanha e a França é que acho que possuem esse género de aeronaves tambem se poderia formar uma unidade idêntica mas de transporte estratégico.
Título:
Enviado por: Get_It em Junho 07, 2006, 07:23:11 pm
Citação de: "Hélder"
Como a NATO possui uma unidade propria de AWACS para vigiar a europa já que deste lado do Atlântico só a Grã-Bretanha e a França é que acho que possuem esse género de aeronaves tambem se poderia formar uma unidade idêntica mas de transporte estratégico.


Ok, operar uma dúzia de aviões AWACS com pilotos de vários países, e financiar a manutenção desses aviões é uma coisa. Agora, formar uma companhia aérea já é outra coisa. Só as inúmeras complicações que seriam depois para "pedir" os aviões para fazer os transportes. E depois também não estou a ver como seria quando fossemos nós pedir um avião (provavelmente seria um C-17 Globemaster III ou C-5 Galaxy, a não ser que a Ucrânica entrasse de vez para a NATO) para enviar 19 veículos, 126 soldados e equipamento para Timor-Leste, onde pelo que se vê a NATO não está muito importada com a situação. :shock:

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Sintra em Junho 07, 2006, 10:10:46 pm
Citação de: "Spectral"
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Tem graça:

Se Portugal e outros países da Nato vão ou já recorrem a um serviço de Transporte Aéreo da NATO, criado recentemente e que recorre a aviões russos ou ucranianos;

Se Portugal utiliza e aluga os serviços de aviões russos ou ucranianos;

Pergunto:

- Porque motivos esses mesmos aviões já não prestam para servir na Força Aérea?

Porque a utilização por parte de Portugal e dos outros países Europeus destes meios de grande porte é de tal maneira infrequente que não se justifica a sua operação a tempo contínuo pelas Forças Aéreas respectivas.

Ou pelo menos isto até há pouco tempo atrás fazia muita lógica, mas recentemente tem havido uma maior pressão no sentido de aumentar as capacidades de transporte estratégico, e daí iniciativas conjuntas como as que foram propostas há uns tempos de operar uma frota de aparelhos comuns.

Quanto ao A-400 vs C-130J ( e não vou comentar na sua adequação a Portugal) : a diferença é que um limita os veículos blindados a transportar a 20 toneladas e o outro a 35, o que faz muitaaaa diferença quando se desenha um veículo blindado moderno, como os americanos chegaram à conclusão ao tentar fazer o FCS caber no C-130. Agora se o tal "salto" na capacidade não podia ter sido realizado mais barato e rápido com por um exemplo um An-70  :wink:
Título: Re:
Enviado por: JQT em Junho 09, 2006, 06:17:11 pm
Sintra:
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Um A400 custa quatro vezes mais que um c130j?!!!!!- JQT, de aonde é que vieram esses números?


De cabeça. Há anos atrás, vi uma comparação entre os dois aviões não sei aonde e fixei estas proporções. Admito que estejam erradas. Tenho seguido pouco este assunto porque, muito sinceramente, já tenho pouca paciência para o debate C130J x A400M. Pelo andar da carruagem, não vamos ter nem um nem outro e não tarda o MDN ainda se lembra de vender os C-130H para fazer mais uns trocos, agora que somos um país exportador de armas...

JQT
Título:
Enviado por: pedro em Junho 09, 2006, 09:03:47 pm
Eles deviao  era fazer uma versao mais armada do NPO para poder exportar isso e o que eles deveriam fazer.
Cumprimentos :evil:
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 09, 2006, 09:06:25 pm
Citação de: "pedro"
Eles deviao  era fazer uma versao mais armada do NPO para poder exportar isso e o que eles deveriam fazer.
Cumprimentos :evil:


O que é que isso tem a ver com o A400M? :shock:
Título:
Enviado por: pedro em Junho 09, 2006, 09:08:14 pm
Ok Ok foi so um desabafo.
Cumprimentos
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 09, 2006, 09:09:09 pm
Citação de: "pedro"
Ok Ok foi so um desabafo.
Cumprimentos


 :lol:
Título:
Enviado por: FinkenHeinle em Junho 09, 2006, 10:25:33 pm
Citação de: "Lampuka"
Grande observação. Ainda agora, para Timor, outra vez um Antonov...

Por mim o C130 está fora de questão por ter várias limitações e o A400 vai pelo mesmo caminho, infelizmente, porque perdemos o comboio. Só teria interesse se estivessemos no projecto inicial. Como já não estamos, restam as opções do leste, mais baratas e com provas dadas de que possivelmente serão "apenas" os melhores aviões de transporte do mundo.

O C-130J de fato está no limite máximo da evolução deste avião.

Ele foi um grande projeto, de grande longevidade, mas a idade chega até para esses...

Contudo, o An-70 é um Projeto Nati-Morto, apesar de ser um grande projeto...

Portanto o A-400M seria uma excelente opção, pois não deixa de ser uma Aeronave de grandes qualidades, além de padronizar com a Europa.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 19, 2006, 10:03:04 am
Mas há uma questão que se coloca:

Se os países da NATO se quotizarem para a compra de determinado nº de aviões de transporte estratégico, e se no seguimento dessa "empresa" forem comprados alguns desses meios, não será para que esse meios sejam apenas e só utilizados em missões NATO?

Ou seja:

Portugal nesta necessidade que teve de fazer transportar homens e equipamentos para Tmor, poderia recorrer a essa frtota da NATO, já que essa deslocaçao foi num âmbito bilateral, enão enquadrada numa missão nas Nações Unidas e muito menos da NATO?

Portugal poderia utilizar esses meios no Afeganistão, ou mesmo no Kosovo psra rotação de homens e equipamentos, viaturas, etc.
mas par timor, ou para um país africano?

Pode-se colocar a questão de para a sua utilização para um teatro em que a NATO nãop esteja envolvida, Portugal tivesse que pagar pelo seu aluguer, mas para isso, Portugal já pagou os meios que utilizou (o Tristar e o Ant-124)

Por isso, acho que Portugal, como cada um os países que constituem a organização devem manter uma reserva de meios próprios para essa missões.

E no caso concreto português, acho que seria de todo importante que Portugal aumentasse a sua frota de C-130H para 8 unidades, até que se definisse para o futuro a nova aeronave.
Título:
Enviado por: Leonidas em Junho 20, 2006, 12:21:38 am
Saudações guerreiras

Citação de: "R. Elias"
Se os países da NATO se quotizarem para a compra de determinado nº de aviões de transporte estratégico, e se no seguimento dessa "empresa" forem comprados alguns desses meios, não será para que esse meios sejam apenas e só utilizados em missões NATO?

Onde é que quer chegar? Está-se a referir, por exemplo, á compra conjunta de An-124 para  a NATO? Então os C-5 Galaxy dos americanos, não existem para serem utilizados? A linha de montagem pode ser sempre reativada para venda. Acha que os europeus da NATO iriam encomendar material russo? A Rússia há uns anos atrás, tentou vender uns poucos An-124 á Inglaterra com motores Rolls Royce RB211-524 criando-se a versão An-124–210 e resultou em nada.
   
Citação de: "R. Elias"

E no caso concreto português, acho que seria de todo importante que Portugal aumentasse a sua frota de C-130H para 8 unidades, até que se definisse para o futuro a nova aeronave.

Caro R. Elias, de que vale ter 8/10/20 C-130 se este avião, a meu ver, já não está tão adaptado aquilo que são hoje as exigências que se colocam a Portugal, neste campo? Não digo para o deixarmos de o operar. Na minha ideia a existência do C-130 fará sempre sentido, mesmo se alguma vez viermos a ter os A400M ou outros avião do género. Pelo menos um C-130 convertido em KC-130, caso a questão dos A310 multiusos não pegasse, no mínimo. Mas é coisa que não dá muito jeito por causa dos diferentes tipos de reabastecimento que se usam atualmente, não só na FAP, como também no resto do mundo. Por isso é que o A310MRTT é muito importante, para além da sua utilização noutra áreas, através das várias configurações possíveis num avião do género.

Tomaria eu, que a Airbus fizesse o manguito ao governo a dizer-lhe expressamente que agora, encomendas abaixo de 5 unidades não aviamos e se agora quiserem recuperar o estatuto perdido pela saída do programa, terão que encomendar 6 unidades no mínimo (creio que 5 unidades mínimas, era a condição principal, para que outros países tivessem acesso á construção de componentes para o avião como oferta, a troco da sua compra), senão ficam a chuchar no dedo. Com um bocado de sorte e já que este governo é todo europeu, ainda vamos acabar por aderir a isto tudo. Como recompensa por sermos europeus vamos por de lado os F-16 e adquirir os EF-2000 e/ou o Rafale. Afinal sempre há vantagens em sermos todos europeus.
 
Como vê isto tudo é possível. Só tenho muito medo é da posição muito severa (curiosamente  somente nesta área e não, por exemplo, na contabilização das despesas para o TGV, OTA e outras grandes obras públicas do regime - que não são de maneira nenhuma, para encher o olho - usando o mesmo critério que usa para a aquisição de material militar) porque o Eurostat vem aí e diz que não podemos fazer isso, porque senão vamos para a cama com os pés descalços. Cuidado com o Eurostat que não é para brincadeiras. Ainda nos lixamos a sério. É melhor deixar todo como está.

Não esquecer que o NPL é de extrema importancia, para um país que não pode transportar material pesado por via aérea, e mesmo se algum dia viermos a ter os A400M ou hipotéticamente os Il-96. Em 4 dias é possivel chegar a Timor com material mais pesado. Só o governo não sabe disso.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 20, 2006, 09:37:14 am
Leónidas:

Concordo consigo, quando afirma que a nossa capacidade KC é priomordial se quisermos ter uma FAP harmoniosa e mais independente das boas vontades e disponibilidades dios parceiros da NATO.

Mas os C-130KC voam demasiadamente lentos para reabastecimento de um F-16 ou um seu futuro substituto, e para os helis, os EH-101 para voarem entre o continente e as ilhas têm uma autonomia de voo que dispensam essa necessidade.

Quanto ao A-400M, eu acho que no mínimo 6 unidades, mas sem colocar de parte a eventualidade de mantermos pelo menos 2 ou 3 C-130 muito mais versáteis que os projectados e sem provas dadas A-400M.

Tratam-se de aviões caríssimos, não passando de uns C-130 um pouco maiores e nada mais.

Por isso, e para mim, eu preferisse que Portugal tivesse 8 C-130J que 5 A-400M.

Quanto a aviões estratégicos, eu nunca pensei nos Ant-124 ou outros vindos da Rússia

Estava a pensar se a Airbus não poderia conceber e construir um avião que concorresse directamente com o C-17, com 4 motores a reacção e com as mesmas performances ou um pouco melhores para ser competitivo.

Em alternativa, que Portugal comprasse 2 C-17 e mantivesse uma força de 6 C-130H (como aquando da proposta de 2003 feita pela Boeing) e assim desse o seu contributo para a NATO, e que lhe valesse os meios para as sua próprias necessidades.

Quanto aos C-5, são excelentes aviões, mas para mim, um pouco datados no tempo.
Título:
Enviado por: Rui Conceicao em Junho 20, 2006, 10:13:30 pm
Penso que neste momento não existe alternativa ao A400, e isto porque no futuro é pressizo transportar os Pandur.
Não se pode ver só em termos de carga util, mas tambem em termos de espaço.
A alemanha ,antes do A400,esteve para se ligar ao A70, e acabou por desestir tal como a Russia.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Junho 21, 2006, 12:17:46 am
Ó Rui Conceição, peço imensa desculpa, mas o sr. tem uma certa "fixação" pela letra Z...alguns erros detectados em posts seus:

"Aquisizões" - Aquisições
"Pressizo" - Preciso (de Precisar/Necessitar)
"Dissuazão" - Dissuasão

Com os mais respeitosos cumprimentos
BPM
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 21, 2006, 12:23:38 am
Citação de: "PereiraMarques"
Ó Rui Conceição, peço imensa desculpa, mas o sr. tem uma certa "fixação" pela letra Z...alguns erros detectados em posts seus:

"Aquisizões" - Aquisições
"Pressizo" - Preciso (de Precisar/Necessitar)
"Dissuazão" - Dissuasão

Com os mais respeitosos cumprimentos
BPM


não tem Z mas desestir também está mal, é desistir :lol:
Título:
Enviado por: Leonidas em Junho 23, 2006, 06:21:14 pm
Saudações guerreiras

Citação de: "Rui Elias"

Mas os C-130KC voam demasiadamente lentos para reabastecimento de um F-16
ou um seu futuro substituto, e para os helis, os EH-101 para voarem entre o continente e as ilhas têm uma autonomia de voo que dispensam essa necessidade.


Caro R. Elias, parece que já se esqueceu deste pormenor: http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3007&postdays=0&postorder=asc&start=45

(ao fundo da página)

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Leonidas em Abril 07, 2007, 12:18:28 am
Saudações guerreiras

Em relação a este assunto, gostaria de comunicar que, há uns tempos atrás, mas já este ano, li numa revista da especialidade – já não me lembro em qual –, que Portugal esteve (desde o início do programa?) interessado em obter 9 unidades!!!!  :?
Já agora, como tá isto? Alguém tem novidades?

Será que afinal vamos mesmo adquirir os aviões?

Cumprimentos
Título:
Enviado por: ricardonunes em Abril 07, 2007, 12:55:56 am
Já vi um cronograma qualquer, não sei precisar, mas julgo que num dos relatórios das auditorias do TC, que a substituição dos C-130 estava programada apartir de 2010.
Talves o A400M seja o substituto. :?:
Título:
Enviado por: typhonman em Abril 07, 2007, 02:34:54 am
Agora deixaram-me em extâse,quando vi o tópico(sem olhar para a data), pensei que ja nos tinhamos decido pelo A400M... Neste momento é a escolha lógica para complementar o C295M. Qual seria o numero ideal de aeronaves para Portugal? 4/5?
Título:
Enviado por: Get_It em Abril 07, 2007, 02:43:59 am
Que bonito serviço que o governo fez, estávamos a participar no programa e depois decidiram sair, e agora vamos voltar a querer comprar A400M? É um excelente avião, mas se o governo não tivesse andado a brincar poderíamos ainda estar no programa e receber mais do que umas meras contrapartidas - e isto se é que as vamos receber, e se é que vamos comprar este avião.

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: pmdavila em Julho 13, 2007, 05:16:58 pm
Citação de: "Typhonman"
Agora deixaram-me em extâse,quando vi o tópico(sem olhar para a data), pensei que ja nos tinhamos decido pelo A400M... Neste momento é a escolha lógica para complementar o C295M. Qual seria o numero ideal de aeronaves para Portugal? 4/5?


Fala-se entre 3 e 5, não é? Penso que menos de 5, já é pouco. Mas como parece que Portugal tem sempre a tendência a comprar o número debaixo... ainda ficamos só com 3 e é para quem quiser  :?
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 13, 2007, 06:49:35 pm
Os actuais C-130 ainda vão ficar em serviço mais uns 10/15 anos, como tal não se sabe qual é o aparelho nem qual o número que vai substituir Hércules.
Título:
Enviado por: André em Julho 13, 2007, 06:59:37 pm
Algumas imagens do A400M

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defenseindustrydaily.com%2Fimages%2FAIR_A400M_Desert_Landing_lg.jpg&hash=ee196435b553fba3c09913a1f1ccf560)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defenseindustrydaily.com%2Fimages%2FAIR_A400M_Desert_Cargo_Drop_Concept_lg.jpg&hash=f65547d792f2a67fbbfd47ae6aa2c856)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.army-technology.com%2Fprojects%2Fvbci%2Fimages%2FVBCI_3.jpg&hash=bc35925dba72ca97b46f36131de2dcd1)