Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
A minha filha dava um braço e uma perna para ir, eu já lhe disse que não somos ricos.

À mais de 20 anos atrás ia a concertos mês sim mês não e metade do salário ia todo em propinas. Eramos felizes e não sabíamos!!!

A tua filha compreendo... deve ter uns 20 anos ou menos... agora o meu chefe, já tem 3 bilhetes e acho que um para ir á Áustria, até dá entrevistas como um dos maiores fans na holanda.... e depois queixa se que sobre de bullying  :mrgreen:

2
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Arqueologia/antropologia/ADN
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 03:44:31 pm »
3
Mundo / Re: Estarão os EUA a ficar para trás?
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 03:42:03 pm »
4
Conflitos do Passado e História Militar / Re: 25 De Abril
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 03:40:08 pm »
5
Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 03:26:48 pm »
Politiquices à parte, os efeitos colaterais do SMO, inclusive todo o esforço logístico necessário, custos acrescidos com pessoal, etc, são demasiado grandes para os poucos benefícios que trazia.

A utilidade do SMO só acontecia, se permitisse expandir as forças de combate.

Tu mencionaste os meios, eu diria as unidades. Se o SMO permitisse as unidades operacionais estivessem com os quadros orgânicos totalmente preenchidos e com militares devidamente formados, então valeria a pena. Os 4/6 meses de SMO seria apenas para termos "bicos" para a limpeza/manutenção das unidades e mais nada.
6
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por legionario em Hoje às 03:17:06 pm »
São piadas de mau gosto, ainda que não seja mentira nenhuma que os orientais são mais lentos a decidir. São mais lentos, porque provavelmente são mais pacientes. A expressão "paciência de chinês" vêm-me à memória.
Já se os indianos têm as mesmas características eu não tenho a certeza...

Que existe um Portugal que não é urbano, que ainda que viva nos suburbios das cidades ainda pensa como um agricultor, que sabe que a terra nem sempre dá, e que é preciso estar precavido para os anos maus, isso nem deveria ser um insulto.


Já quanto a pagar um centavo que seja a quem quer que seja...

...  talvez...


Quando os espanhóis nos devolverem os territórios roubados ...

Quando os franceses nos devolverem os milhares de milhões que nos roubaram

Quando os ingleses assumirem responsabilidades por todos os disparates que levaram a crises e golpes

Quando os países africanos nos pagarem por todos os mortos e feridos nos massacres e atentados terroristas

Quando os países africanos devolverem o que roubaram a milhares de portugueses sem qualquer reparação.

Quando os países africanos assumirem as suas culpas e nos compensarem pelos crimes de racismo, que os levaram a expulsar portugueses das suas terras, apenas porque tinham a cor da pele errada

Quando os estados muçulmanos nos compensarem pelos milhares de portugueses roubados às suas terras e vendidos como escravos e escravas brancas no norte de África

Nessa altura, talvez ...

Eu tinha a intenção de comentar o comentador  Marcelo mas o colega PT escreveu neste comentário tudo aquilo que eu tinha previsto escrever.
Assino por baixo !

Esse artista do Marcelo, cuja familia conseguiu manter-se na zona de conforto fosse qual fosse o regime, faz questão de espernear e de dar nas vistas antes de desaparecer da cena.

Um m... de um presidente que representa um Estado que nem sequer é capaz de ser solidário com os antigos combatentes portugueses da Guiné nem pagar reformas decentes a quem teve uma vida de trabalho...  vem a terreiro, armado em  grande senhor, pretendendo julgar e condenar  os nossos pobres  avós que outra coisa não fizeram que seguir estes merdosos destes caciques sem honra.

7
Portugal / Re: Sector da Saude - Hospitais, etc..
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 03:14:06 pm »
9
Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por ricardonunes em Hoje às 02:53:05 pm »
Ukraine is suspending consular services for male citizens aged 18 to 60 abroad as part of a drive to beef up numbers joining the military.

https://www.bbc.com/news/world-europe-68880085

A Polonia já disse que ia repatriar indocumentados, e os estados bálticos dizem que se a polonia o fizer eles vão seguir o mesmo caminho, resumindo, uma medida administrativa para preencher a tal necessidade de 250 000 almas para aguentar a frente de batalha.
10
Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 02:51:50 pm »
Politiquices à parte, os efeitos colaterais do SMO, inclusive todo o esforço logístico necessário, custos acrescidos com pessoal, etc, são demasiado grandes para os poucos benefícios que trazia.

A utilidade do SMO só acontecia, se permitisse expandir as forças de combate. Se com SMO, fosse possível passar de 34 Leopard para 60, de 28 F-16 para 50, de 4.5 fragatas para 8, de 2 submarinos para 4, de 188 Pandur para 300, de 18 M-109 para 30 M-109 e 12 HIMARS, etc, fazia sentido, mas não seria esse o caso. Muitos dos sistemas militares modernos exigem um maior grau de formação. Além de que qualquer expansão de capacidades com compra de um número significativo de meios, implicava um investimento gigantesco. Se nem para substituir o material 1 por 1 conseguem verba, seria impossível aumentar ainda mais os números. Certamente não aconteceria se ao mesmo tempo tivessem que sustentar financeiramente um SMO. Sem ser isto, apenas serve para ter mais carne para canhão.


Neste momento, não dá para levar a sério debates militares por parte de políticos e chefias. Conseguem ver a tremenda utilidade que vários sistemas de armas têm no campo de batalha real, conseguem ver o que outros países aliados estão a priorizar em termos de aquisições, e por cá conseguem optar por algo completamente oposto.
Quando se definem como 2 das maiores prioridades, a compra de uma aeronave de transporte supérflua, e de avionetas CAS para um pseudo-TO africano que a qualquer momento poderá deixar de ser permissivo para aquele tipo de aeronave, está tudo dito.
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10