Os 28 F16A/B MLU da FAP

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saabGripen

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3225 em: Março 19, 2024, 09:24:42 pm »
Algumas perguntas para quem sabe;

Quando chegam os AIM9-X?

Quando chegarem os 18 encomendados, como é que se treina o disparo?
Temos o sistema de "Helmet Mounted Cueing" certo?
Vêm mísseis de treino?
Treina-se com o novo sistema de simulação que foi aqui anunciado por um participante do Forum?
Foram treinar lá fora?

Sendo só 18, não deixem cair nenhum!
Se já tivessem disponiveis, os 4 F-16 destacados deveriam levar o stock todo, não?
Ou deixavam ficar cá 4 para os 2 F-16 em alerta permanente?

 ;D
« Última modificação: Março 19, 2024, 09:27:34 pm por saabGripen »
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3226 em: Março 19, 2024, 10:30:31 pm »
Temos o sistema de "Helmet Mounted Cueing" certo?

Os nossos F-16 tem o JHMCS.



Citar
Se já tivessem disponiveis, os 4 F-16 destacados deveriam levar o stock todo, não?

Os F-16 nos Bálticos normalmente andam armados a nivel de misseis, com 2 sidewinder e 2 AMRAAM.



Citar
Ou deixavam ficar cá 4 para os 2 F-16 em alerta permanente?

Talvez, ou esses podem estar com os AIM-9L.
« Última modificação: Março 19, 2024, 10:31:31 pm por Lightning »
 

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saabGripen

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3227 em: Março 19, 2024, 10:45:20 pm »
Obrigado pelas respostas e pelas fotos.

Olhando para a do avião, aparecem mais algumas perguntas;

1)  Sendo, aparentemente, o "Bubble Canopy" do F-16 a solução ideal para um caça em termos de visibilidade, porque é que mais nenhum caça (que eu me lembre) tem um igual?

2) Estes nossos que aparecem na foto parecem ter um "Targeting Pod". É usado em combate ar-ar?
« Última modificação: Março 19, 2024, 10:46:47 pm por saabGripen »
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3228 em: Março 19, 2024, 10:53:42 pm »
Obrigado pelas respostas e pelas fotos.

Olhando para a do avião, aparecem mais algumas perguntas;

1)  Sendo, aparentemente, o "Bubble Canopy" do F-16 a solução ideal para um caça em termos de visibilidade, porque é que mais nenhum caça (que eu me lembre) tem um igual?

Não sei.

Citar
2) Estes nossos que aparecem na foto parecem ter um "Targeting Pod". É usado em combate ar-ar?

Nas interceções aéreas pode ser usado para confirmar visualmente o alvo sem ser preciso aproximar para a confirmação a olho nu, grava umas imagens com pormenores que é sempre interessante para os analistas verem  :mrgreen:.

Mas se for para o combate puro o radar deve ter maior alcance.
 

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saabGripen

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3229 em: Março 19, 2024, 11:11:38 pm »
Obrigado pelas respostas e pelas fotos.

Olhando para a do avião, aparecem mais algumas perguntas;

1)  Sendo, aparentemente, o "Bubble Canopy" do F-16 a solução ideal para um caça em termos de visibilidade, porque é que mais nenhum caça (que eu me lembre) tem um igual?

Não sei.

Citar
2) Estes nossos que aparecem na foto parecem ter um "Targeting Pod". É usado em combate ar-ar?

Nas interceções aéreas pode ser usado para confirmar visualmente o alvo sem ser preciso aproximar para a confirmação a olho nu, grava umas imagens com pormenores que é sempre interessante para os analistas verem  :mrgreen:.

Mas se for para o combate puro o radar deve ter maior alcance.

Um equipamento muito importante no combate ar-ar moderno é o Infra-red Search and Track.
Isto porque pode permitir a um caça identificar um alvo com o seu próprio Radar desligado.
Trata-se de um equipamento de busca passivo.
Se este pod consegue "desenrascar" essa função... vejo a sua utilidade.
Mas só se tiver um alcance de 30 - 40 km.

Um equipanemto fundamental para identificação do alvo é o IFF.
No entanto, suponho que não é um sistema passivo... ou é?
O sinal do IFF pode revelar a posição do aparelho que o emite? ... Pergunta interessante...

Recolher informação sobre os adversários é um resultado importante dos encontros que se têm nestas missões de patrulhamento.
Por isso, acho que foram burros aqueles que foram desempenhar esta missão com F-35 há pouco tempo atrás.
Os Russos devem ter agradecido.
Até a frequência do som emitido pelos motores é gravado.


« Última modificação: Março 19, 2024, 11:17:15 pm por saabGripen »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3230 em: Março 19, 2024, 11:24:08 pm »
O F16 não é o único caça com Bubble Canopy, penso que tanto o F15, como F22 têm.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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saabGripen

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3231 em: Março 19, 2024, 11:38:57 pm »
O F16 não é o único caça com Bubble Canopy, penso que tanto o F15, como F22 têm.

Efectivamente, o F-22 parece ter.
Mas o F-15 tem um "aro" a separar o "pára-brisas" da parte superior.
É a ausência desse aro que, para mim, define o "Bubble", embora possa haver um aro atrás.
O F-16 tem atrás.
O F-22 parece não ter aro/separação nenhuma - uma única peça.

O F-22, quando saiu já era um avião de geração  5+ !
« Última modificação: Março 19, 2024, 11:40:09 pm por saabGripen »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3232 em: Março 20, 2024, 10:26:02 am »
Quase tudo já foi entretanto respondido, mas aqui ficam os meus 2 cents:

- AIM-9X: está contratualizada a entrega dos 18 Block II no 2º semestre de 2026. Virão mísseis de treino cativo (CATM-9X) também, e para tarefas "domésticas" o AIM-9L/I-1 para já será suficiente;

- JHMCS: existe nas Esquadras F-16 da FAP há largos anos, desconhece-se ainda se existe ou não vontad€ de o modernizar para a versão II, por exemplo;



- Bubble canopy: é relativamente comum em caças (F-15, F-16, F-18, F-22, Harrier II, A-10, Eurofighter, Mirage 4000, Su-27, etc), sendo que é "frameless" apenas nos casos do F-16 e F-22. As carlingas do Rafale e Gripen, por exemplo, não são completamente em bolha, pelo que não se considera possuírem este tipo de canopy;

- IFF (Identification Friend or Foe): é um dispositivo que junta um transponder com um interrogador. Quando ligado, é passivo em modo transponder (quando está apenas à escuta) e ativo no modo interrogador (quando procura a identificação de uma aeronave), e usado em conjunto com o radar do caça. É isso que depois fornece nos monitores a imagem de amigo, inimigo ou contacto não identificado, neste último caso por ter o IFF/Transponder desligado (Bogey/Bandit) ou pura e simplesmente não possuir.

Citar
Bandit is - An aircraft identified as enemy, in accordance with theater ID criteria. The term does not necessarily imply direction or authority to engage.

Bogey is - A radar or visual air contact whose identity is unknown.

É um sistema fundamental nos dias que correm, por razões de segurança em voo, por evitar incidentes de "blue-on-blue" (fogo amigo), e mesmo pela sua capacidade de dissuasão (do género "estou aqui, estou armado, estou a ver-te e a seguir cada passo teu").

IRST - no nosso caso, e no de tantos outros por esse mundo fora, usamos o pod Litening G4 como uma espécie de IRST "dos pobres", e daí que seja muito útil também em missões ar-ar (a juntar à capacidade aumentada de identificação visual, IR e de gravação em vídeo). Na família F-16 somente o Block 60 possui um sistema destes interno, para os restantes (incluindo o Block 70/72/V) pode ser usado o pod Lockheed Martin Legion-ES, por exemplo, cuja venda para os F-16V de Taiwan foi autorizada no ano passado.

https://www.lockheedmartin.com/en-us/news/features/2020/lockheed-martin-unveils-upgraded-sensor-suite-for-new-production-f-16.html
https://aviationweek.com/defense-space/sensors-electronic-warfare/lockheed-unveils-miniaturized-irst-f-16-block-7072s

Não consta, porém, que tenhamos interesse na aquisição de um sistema deste género para os F-16M.
« Última modificação: Março 20, 2024, 10:52:59 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Tiamate

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3233 em: Março 20, 2024, 10:41:42 am »


O F-22, quando saiu já era um avião de geração  5+ !

Como é que era 5+ se ainda mal existia a 5ª geração?
 

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Pescador

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3234 em: Março 20, 2024, 02:50:02 pm »
Quase tudo já foi entretanto respondido, mas aqui ficam os meus 2 cents:

- AIM-9X: está contratualizada a entrega dos 18 Block II no 2º semestre de 2026. Virão mísseis de treino cativo (CATM-9X) também, e para tarefas "domésticas" o AIM-9L/I-1 para já será suficiente;

- JHMCS: existe nas Esquadras F-16 da FAP há largos anos, desconhece-se ainda se existe ou não vontad€ de o modernizar para a versão II, por exemplo;



- Bubble canopy: é relativamente comum em caças (F-15, F-16, F-18, F-22, Harrier II, A-10, Eurofighter, Mirage 4000, Su-27, etc), sendo que é "frameless" apenas nos casos do F-16 e F-22. As carlingas do Rafale e Gripen, por exemplo, não são completamente em bolha, pelo que não se considera possuírem este tipo de canopy;

- IFF (Identification Friend or Foe): é um dispositivo que junta um transponder com um interrogador. Quando ligado, é passivo em modo transponder (quando está apenas à escuta) e ativo no modo interrogador (quando procura a identificação de uma aeronave), e usado em conjunto com o radar do caça. É isso que depois fornece nos monitores a imagem de amigo, inimigo ou contacto não identificado, neste último caso por ter o IFF/Transponder desligado (Bogey/Bandit) ou pura e simplesmente não possuir.

Citar
Bandit is - An aircraft identified as enemy, in accordance with theater ID criteria. The term does not necessarily imply direction or authority to engage.

Bogey is - A radar or visual air contact whose identity is unknown.

É um sistema fundamental nos dias que correm, por razões de segurança em voo, por evitar incidentes de "blue-on-blue" (fogo amigo), e mesmo pela sua capacidade de dissuasão (do género "estou aqui, estou armado, estou a ver-te e a seguir cada passo teu").

IRST - no nosso caso, e no de tantos outros por esse mundo fora, usamos o pod Litening G4 como uma espécie de IRST "dos pobres", e daí que seja muito útil também em missões ar-ar (a juntar à capacidade aumentada de identificação visual, IR e de gravação em vídeo). Na família F-16 somente o Block 60 possui um sistema destes interno, para os restantes (incluindo o Block 70/72/V) pode ser usado o pod Lockheed Martin Legion-ES, por exemplo, cuja venda para os F-16V de Taiwan foi autorizada no ano passado.

https://www.lockheedmartin.com/en-us/news/features/2020/lockheed-martin-unveils-upgraded-sensor-suite-for-new-production-f-16.html
https://aviationweek.com/defense-space/sensors-electronic-warfare/lockheed-unveils-miniaturized-irst-f-16-block-7072s

Não consta, porém, que tenhamos interesse na aquisição de um sistema deste género para os F-16M.

Se havia duvidas que 200 milhões( nem tanto) são melhor empregues para todas as melhorias necessárias nos F16, em vez de tucanos em África a fazer vista
« Última modificação: Março 20, 2024, 03:29:45 pm por Pescador »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3235 em: Março 20, 2024, 02:51:52 pm »


O F-22, quando saiu já era um avião de geração  5+ !

Como é que era 5+ se ainda mal existia a 5ª geração?


Provavelmente tratou-se de um lapso.

O Lockheed Martin F-22A Raptor foi o primeiro caça no mundo de 5ª geração a entrar em serviço operacional.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3236 em: Março 20, 2024, 09:53:01 pm »
Por isso, acho que foram burros aqueles que foram desempenhar esta missão com F-35 há pouco tempo atrás.
Os Russos devem ter agradecido.
Até a frequência do som emitido pelos motores é gravado.

Sei que os F-35 podem ser equipados com um equipamento que faz o F-35 aparecer no radar, como se não fosse furtivo. (Emitindo sinais diferentes dos que emite se estiver furtivo).

Acho que os F-35 tem ido assim para os Bálticos e noutros lados.

https://twitter.com/ItaMilRadar/status/1388759942493097988

https://middleeasttransparent.com/image-of-israeli-f-35-flying-off-beirut-with-radar-reflectors-as-well-as-more-details-about-the-adirs-first-strikes-emerge/

https://theaviationgeekclub.com/these-devices-make-stealth-aircraft-visible-on-radar-screens/amp/
« Última modificação: Março 20, 2024, 09:58:16 pm por Lightning »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3237 em: Março 20, 2024, 10:01:38 pm »


O F-22, quando saiu já era um avião de geração  5+ !

Como é que era 5+ se ainda mal existia a 5ª geração?


Provavelmente tratou-se de um lapso.

O Lockheed Martin F-22A Raptor foi o primeiro caça no mundo de 5ª geração a entrar em serviço operacional.


Não foi um lapso.

Quis destacar o facto de que o F-22 - o primeiro caça de 5ª geração e que entrou ao serviço há muitos anos - continua a ser considerado o melhor Air Superiority Fighter da actualidade.
Não consta que o F-35 seja superior em ar-ar.

E caças de 5ª Geração "do futuro" como o KAAN e o KF-21 Boromae imitam a sua forma. E mesmo antes de sofrer a modernização que está prevista é superior a estes novos.

Por isso dizer que já era 5+ antes de aparecerem os 5 que o seguiram.

 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3238 em: Março 20, 2024, 10:02:48 pm »
Por isso, acho que foram burros aqueles que foram desempenhar esta missão com F-35 há pouco tempo atrás.
Os Russos devem ter agradecido.
Até a frequência do som emitido pelos motores é gravado.

Sei que os F-35 podem ser equipados com um equipamento que faz o F-35 aparecer no radar, como se não fosse furtivo. (Emitindo sinais diferentes dos que emite se estiver furtivo).

Acho que os F-35 tem ido assim para os Bálticos e noutros lados.

https://twitter.com/ItaMilRadar/status/1388759942493097988

https://middleeasttransparent.com/image-of-israeli-f-35-flying-off-beirut-with-radar-reflectors-as-well-as-more-details-about-the-adirs-first-strikes-emerge/

https://theaviationgeekclub.com/these-devices-make-stealth-aircraft-visible-on-radar-screens/amp/

Embora perceba a argumentação do "Saab" os russos estão fartos de tirar dados dos F-35 Israelenses a partir da Síria.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3239 em: Março 20, 2024, 10:26:57 pm »
Por isso, acho que foram burros aqueles que foram desempenhar esta missão com F-35 há pouco tempo atrás.
Os Russos devem ter agradecido.
Até a frequência do som emitido pelos motores é gravado.

Sei que os F-35 podem ser equipados com um equipamento que faz o F-35 aparecer no radar, como se não fosse furtivo. (Emitindo sinais diferentes dos que emite se estiver furtivo).

Acho que os F-35 tem ido assim para os Bálticos e noutros lados.

https://twitter.com/ItaMilRadar/status/1388759942493097988

https://middleeasttransparent.com/image-of-israeli-f-35-flying-off-beirut-with-radar-reflectors-as-well-as-more-details-about-the-adirs-first-strikes-emerge/

https://theaviationgeekclub.com/these-devices-make-stealth-aircraft-visible-on-radar-screens/amp/

São os reflectores radar, também denominados por lentes de Luneberg. Quando instalados tornam a aeronave visível aos radares, enquanto que retiradas tornam o aparelho furtivo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)