Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3105 em: Setembro 10, 2023, 05:45:05 pm »
Ouve uma notícia do Brasil a dizer que as OGMA estavam a actualizar 3 f-16 portugueses para "V".

Não encontrei a notícia mas está aqui outra com a mesma info:

Citar
O que os representantes da OGMA nos confirmaram é que o processo é extremamente complexo e vai mudar radicalmente a aeronave. Toda a atualização das 3 aeronaves para a versão mais moderna do Block 70 Viper levará nada menos que 3 anos.

https://www.lrcadefenseconsulting.com/2023/06/ogma-da-embraer-atualiza-aeronaves-f-16.html?m=1
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3106 em: Setembro 10, 2023, 05:57:31 pm »
Está aqui:

Citar
It is currently carrying out Mid-Life Updates (MLU) to three Portuguese Air Force (PAF) F-16AMs bringing them to Block 70 configuration, a task that will take some 20,000 man hours over three years. This will include the installation of the APG-83 AESA radar,  a high resolution Center Pedestal Display in the digital cockpit with a colour/night helmet-mounted display and the integration of the Sniper advanced targeting pod. The MLU programme will extend the life of the F-16s from 5,000 to 8,000 hours and may be expanded to the remaining PAF 23 Fighting Falcons.

https://www.edrmagazine.eu/embraer-looks-to-europe-expand-its-military-sales
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3107 em: Setembro 10, 2023, 06:04:53 pm »
Citar
Os portugueses estão a atualizar as aeronaves OGMA 3 F-16 MLU Block 15 para o Block 70 Viper – a versão mais moderna. Solução futura também para a Roménia?

https://m.defenseromania.ro/solutie-de-viitor-pentru-romania-avioane-f-16-mlu-aflate-si-in-dotarea-romaniei-modernizate-la-versiunea-block-70-viper-la-ogma-in-portugalia_622910.html
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3108 em: Setembro 11, 2023, 01:04:42 am »
Precisamos que alguém mais dentro do assunto (AKA com os contactos certos) esclareça se de facto é essa a situação. Eu não me recordo de haver sequer verba suficiente para um trabalho desses, e que as verbas para os F-16 inscritas na presente LPM, eram sempre muito fraquinhas.

Que coisa mais estranha.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3109 em: Setembro 11, 2023, 11:35:06 am »
Esses sites do Brasil dizem muita coisa à toa. Pode ser uma modernização parcial. Mas era bom.
Embora 3 a cada 3 anos dá um tempo muito largado e decerto para metade da frota. Embora, sendo coisa de fases, podem uns ao estarem numa fase adiantada, outros iniciarem e assim acelerar. 

De qualquer maneira cheira mais a propaganda.
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3110 em: Setembro 11, 2023, 02:56:46 pm »
É tudo muito estranho, e para já, até prova em contrário, mais vale assumir que foi lapso ou uma interpretação errada.

É de estranhar que, se realmente fosse a modernização para V, tanto a MDN como a FAP já teriam tocado no assunto, dada a relevância de tal decisão.
 
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Pescador

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3111 em: Setembro 11, 2023, 03:09:19 pm »
É tudo muito estranho, e para já, até prova em contrário, mais vale assumir que foi lapso ou uma interpretação errada.

É de estranhar que, se realmente fosse a modernização para V, tanto a MDN como a FAP já teriam tocado no assunto, dada a relevância de tal decisão.

O que constou foi uma modernização de alguns sistemas. Os tais pacotinhos de upgrade já falados. Agora para "V" ia mexer com muita coisa.
è mais propaganda do zucas como costume nos sites deles. Já com o Tucanito andam a anos a fazer ruído, embora saibamos os interesses políticos envolvidos que vão decerto ao encontro das pretensões deles em que esbanjemos mais 200 milhões na Embraer. Fora o 6º kacete, apesar da faltas gritantes e mais importantes, mais que frisadas por aqui.
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3112 em: Setembro 11, 2023, 03:32:22 pm »
A notícia original até parece ser proveniente da Roménia. É possível que alguém, seja por questões de tradução, seja por desconhecimento ou desinformação, tenha interpretado mal o que foi dito. É o jogo do telefone estragado.

É estranho é que esta modernização dos F-16, seria um salto tecnológico muito maior, do que o que sucedeu com a modernização das BD, o que torna difícil de perceber como é que se tomaria esta decisão, sem haver grande alarido.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3113 em: Setembro 11, 2023, 04:02:59 pm »
Site polaco diz o mesmo e adianta que não são MLU mas 3 block 15 iniciais.

https://portalmilitarny.pl/wiadomosci/portugalia-modernizuje-f-16-do-standardu-viper/
 

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Viajante

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3114 em: Setembro 11, 2023, 04:05:04 pm »
A notícia original até parece ser proveniente da Roménia. É possível que alguém, seja por questões de tradução, seja por desconhecimento ou desinformação, tenha interpretado mal o que foi dito. É o jogo do telefone estragado.

É estranho é que esta modernização dos F-16, seria um salto tecnológico muito maior, do que o que sucedeu com a modernização das BD, o que torna difícil de perceber como é que se tomaria esta decisão, sem haver grande alarido.

Para a notícia passar despercebida ao público em geral?
O PS é exímio em desviar as atenção do que lhe interessa!  (https://visao.pt/atualidade/politica/2023-03-09-luis-paixao-martins-contratado-como-consultor-de-marketing-politico-do-ps/)
« Última modificação: Setembro 11, 2023, 04:07:50 pm por Viajante »
 
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Drecas

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3115 em: Setembro 11, 2023, 04:17:07 pm »
Não me parece que o PS tenha interesse em manter um upgrade para V discreto, nem eles nem a FAP (talvez menos a FAP)

Na minha opinião até diria que para um governo a modernização para V poderia ser bem bom para créditos públicos

Primeiro o F-16 em si é conhecido o suficiente pelo público em geral, portanto dizer que receberia uma melhoria para a melhor versão possível seria bem fácil de vender

Para além disso facilmente convenciam a maioria que seria um upgrade que asseguraria a defesa nos próximos 20-30 anos

E com o upgrade podiam perfeitamente dizer que não seria preciso comprar algo para os substituir

Não vejo o PS ou qualquer outro governo com grande interesse em querer esconder uma modernização assim, acho eu pelo menos
 
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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3116 em: Setembro 11, 2023, 04:24:05 pm »
Para a notícia passar despercebida ao público em geral?
O PS é exímio em desviar as atenção do que lhe interessa!  (https://visao.pt/atualidade/politica/2023-03-09-luis-paixao-martins-contratado-como-consultor-de-marketing-politico-do-ps/)

Mas que razão teriam para esconder esta notícia? Quando tanto se criticou a falta de investimento nas FA, a conversa que ouvimos sempre do ministério era a falar dos NPOs, navios logísticos, Tucanos, KC-390 e reservas de guerra, e "escondem" o programa mais relevante deles todos, e aquele que realmente podia mostrar à NATO e aos portugueses que se está a fazer alguma coisa na aviação de caça?

Não esquecendo ainda que, as notícias até agora, e todas da mesma altura (início do mês de Junho), vêm apenas de sites romenos, brasileiros e polacos, sendo que os maiores sites de notícias dedicados à Defesa não tocaram no assunto, talvez por falta de confirmação. A própria OGMA não publicitar um passo destes é estranho, sabendo que ser capaz de modernizar F-16 para o padrão V, colocaria novamente a OGMA no mapa para potenciais clientes.

Era bom que fosse verdade, havendo uma decisão de modernizar pelo menos metade dos F-16 para V, mas neste momento, tenho muitas dúvidas, ainda por cima quando, na LPM até 2034, prevemos gastar apenas 150 milhões em Luta Aérea Ofensiva e Defensiva.
 
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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3117 em: Setembro 11, 2023, 05:14:41 pm »
Depende do que entenderem por padrão V.

A nível de TAPE vamos ter a mesma que os V.
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3118 em: Setembro 11, 2023, 05:20:01 pm »
Mas naquelas (poucas) notícias postadas, falam concretamente no radar SABR e no cockpit digital.
 

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PereiraMarques

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3119 em: Setembro 11, 2023, 07:16:46 pm »
Estes 3 F16 eram os encaixotados, certo? Provavelmente viram que os reativá-los para MLU e posteriormente para Viper seria uma perda de tempo e de dinheiro. Falam em 3 anos, um processo demorado e difícil, logo parece-me que podem ser os "pré-série" de um processo a começar em força lá para 2026/2027, ai transformamos os restantes a uma "velocidade estonteante" de 4 a 5 por ano e temos F16 Viper a "bombar" até 2040.