Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3090 em: Agosto 31, 2023, 03:17:31 pm »
Boa tarde,
Se se concretizarem as saídas (após ofertas já feitas), os F-16 vão ficar em terra...
Já há quem defenda transitar para a próxima geração mais cedo, para evitar tamanha sangria...
Cps,

Como é que a passagem para o F-35A se tornará num factor dissuasor da saída da FAP de precioso pessoal de terra? Por se tratar de um aparelho, geração e filosofias completamente novas, contornando assim o assédio ao pessoal dos F-16, que irá certamente parar todo ao centro de treino na Roménia?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3091 em: Agosto 31, 2023, 03:18:15 pm »
Isso já iria depender de pessoa para pessoa. Não é o mesmo que por exemplo um marinheiro andar num navio que está constantemente a avariar e/ou que não tem condições nenhumas para quem vai lá dentro, passar para um navio muito mais recente e melhor. Não são as condições de trabalho a mudar, é o objecto do trabalho apenas. Mas regra geral, o mais certo é que o factor curiosidade/novidade se desvaneça e a promessa de uma vida melhor (devido aos salários muito mais altos) acabe por convencer as pessoas a sair da FAP.
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3092 em: Agosto 31, 2023, 11:05:42 pm »
Segundo me disseram, mas não tenho dados que sustentem, os F-35 devem precisar de menos pessoal de terra do que os F-16.

Naturalmente vão ter menos avarias enquanto são novos, além disso também a Força Aérea vai deixar de ter capacidade de mexer no "miolo" do avião, na BA5 existem várias secções de manutenção de equipamentos, o chamado 3° escalão, é desmontar o motor até ao parafuso, é abrir componentes electrónicos e substituir a resistência, o transístor, a placa electrónica, etc, com o F-35 supostamente isso acaba, os computadores e equipamentos electrónicos são todos selados de fábrica e só podem ser abertos por eles, assim várias secções que existem com o F-16 não vão existir para o F-35.

Acho que é o modelo nos Países Baixos, Reino Unido, etc. Mete bomba, tira bomba, tira computador avariado e mete computador bom e o avariado vai para a fábrica, já não é reparado em Monte Real.

Também já é um bocado o sistema do C295 e do EH101...
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3093 em: Agosto 31, 2023, 11:11:52 pm »
A acontecer a saída da mão de obra especializada da FAP quem fica a ganhar é a OGMA.
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3094 em: Agosto 31, 2023, 11:30:37 pm »
Se calhar muito tempo durou, também porque os militares iam estando satisfeitos, uns por estar perto de casa, outros por gostarem de fazer missões no estrangeiro, etc, o acesso para especialistas de caças no mercado civil era quase 0, nunca foi fácil, tinham de começar do 0, era mais fácil para militares quem vinham dos aviões de carga ou dos helicópteros, problema que ia afectando as outras bases mas Monte Real não, poucos tinham essa ambição de ir para o civil pois estavam em desvantagem.

Mas esta situação de muitos F-16 a irem para a Roménia, para a Ucrânia, (mas onde é que serão feitas as grandes manutenções ??), é uma oportunidade única para os militares do F-16 que estivessem com intenção de sair, isto vai ser um bocado o canto do cisne dos F-16 no palco mundial e pode não voltar a existir outra oportunidade igual para estes militares tirarem vantagem da grande experiência que têm em F-16.
« Última modificação: Agosto 31, 2023, 11:34:06 pm por Lightning »
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3095 em: Agosto 31, 2023, 11:48:47 pm »
Se calhar vai tudo para a Polónia.
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3096 em: Agosto 31, 2023, 11:55:58 pm »
Acho possível.

Se esta saida de militares especialistas em F-16 fizer o F-35 vir mais cedo para Portugal, seria um efeito dominó engraçado.  :mrgreen:
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3097 em: Setembro 01, 2023, 12:05:35 am »
Seria, mas a questão é que os F-35 não seriam grátis, como tal, com este Governo, mais depressa deixávamos de ter aviação de caça.  :N-icon-Axe:
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3098 em: Setembro 01, 2023, 10:21:39 am »
Acho possível.

Se esta saida de militares especialistas em F-16 fizer o F-35 vir mais cedo para Portugal, seria um efeito dominó engraçado.  :mrgreen:

Há países a receber 3 ou 4 células por ano e porque os USA estão a atrasar as próprias entregas dos F35. Primeiro que conseguisses ter uma esquadra aqui....uffff. Os F-16 ficariam anos sem manutenção.

E eu pensei que os F35 iam entrar em velocidade de cruzeiro e preencher facilmente as encomendas, até o disse por aqui, mas não está fácil.
 

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Get_It

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3099 em: Setembro 01, 2023, 10:29:53 am »
E eu pensei que os F35 iam entrar em velocidade de cruzeiro e preencher facilmente as encomendas, até o disse por aqui, mas não está fácil.
O programa tem vários problemas mas também o lixado é que estão dependentes de um dos seus maiores rivais e potenciais inimigos para matérias-primas. Portanto, os chineses se quiserem criam vários problemas na logística e produção dos F-35 para terem ainda mais tempo para modernizar as suas forças aéreas.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3100 em: Setembro 02, 2023, 01:15:58 pm »
Seria, mas a questão é que os F-35 não seriam grátis, como tal, com este Governo, mais depressa deixávamos de ter aviação de caça.  :N-icon-Axe:

O sonho do PS

Realmente o costa nasceu com o rabo virado para a lua.  Tudo lhe corre bem.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3101 em: Setembro 02, 2023, 02:01:04 pm »
E eu pensei que os F35 iam entrar em velocidade de cruzeiro e preencher facilmente as encomendas, até o disse por aqui, mas não está fácil.
O programa tem vários problemas mas também o lixado é que estão dependentes de um dos seus maiores rivais e potenciais inimigos para matérias-primas. Portanto, os chineses se quiserem criam vários problemas na logística e produção dos F-35 para terem ainda mais tempo para modernizar as suas forças aéreas.

Cumprimentos,

Existe um forum do PCP?
 

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nelson38899

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3102 em: Setembro 10, 2023, 01:41:26 am »
Os três F16 que as OGMA estavam a trabalhar, sempre vão ser os primeiros F16MV?
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3103 em: Setembro 10, 2023, 10:17:12 am »
Os três F16 que as OGMA estavam a trabalhar, sempre vão ser os primeiros F16MV?

"MV"???

Vão ser F-16 "M"ais-ou-menos "V"?
 
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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3104 em: Setembro 10, 2023, 03:44:49 pm »
Realmente MV... essa é nova.

Os nossos F-16 para terem alguma coisa parecida com a versão V, precisam ou do radar AESA, ou do cockpit novo, ou da suite EW completa, sendo um F-16V "full" essencialmente a soma destas 3 coisas. Não me lembro de haver qualquer menção a algo deste nível.