Os 28 F16A/B MLU da FAP

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LM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2220 em: Abril 29, 2020, 03:24:12 pm »
Mas os nossos MLU (mesmo os PA I), sem novos motores, sem radar AESA, sem "reforço estrutural", conseguem "gerir" os OFP M7.2+...? O que vão ganhar? E, se considerarmos essas (ou parte dessas) melhorias, o custo deve ser similar o upgrade para V ou são valores muito diferentes?

Já agora - em X anos os nossos F16 fazem quantas HV? Para ter uma ideia do que 12000 HV implica em anos de operacionalidade.     
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NVF

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2221 em: Abril 29, 2020, 05:07:21 pm »
Em condições normais, cada célula deveria fazer 200 a 250 horas por ano. Como não faço ideia quantas horas os PA II já tinham no bucho antes de irem para Portugal, não me vou pronunciar quanto a estes.

Quando se combinam os sucessivos cortes orçamentais ao longo dos anos e a falta crónica de PILAVs, duvido que cada célula do PA I tenha efectuado uma média anual superior às 200 horas — tal como não acredito que os PILAVs efectuem as 180 horas/ano recomendadas pela NATO.

Considerando 200 horas/ano, ao longo de 25 anos, dá 5.000 horas/célula para os PA I. No entanto, desconfio que não existam muitas células PA I com este número de horas, se é que existe alguma.

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2222 em: Abril 29, 2020, 06:09:57 pm »
Em condições normais, cada célula deveria fazer 200 a 250 horas por ano. Como não faço ideia quantas horas os PA II já tinham no bucho antes de irem para Portugal, não me vou pronunciar quanto a estes.

Quando se combinam os sucessivos cortes orçamentais ao longo dos anos e a falta crónica de PILAVs, duvido que cada célula do PA I tenha efectuado uma média anual superior às 200 horas — tal como não acredito que os PILAVs efectuem as 180 horas/ano recomendadas pela NATO.

Considerando 200 horas/ano, ao longo de 25 anos, dá 5.000 horas/célula para os PA I. No entanto, desconfio que não existam muitas células PA I com este número de horas, se é que existe alguma.

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O SLEP custa $2.4M (~2.2M Eur) por célula, por isso fazer o upgrade estrutural para os PA1 e uns poucos PA2, num total de 20-25 células custaria cerca 50M Eur. O custo do SABR é quase o mesmo (a julgar pelos valores pagos por Taiwan), por isso um upgrade para “F-16V dos pobres”, que incluiria o SLEP, o SABR e uma atualização do Cockpit, poderia ficar por uns 5-6M Eur por célula, penso eu...

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2223 em: Abril 29, 2020, 06:17:03 pm »
Numa edição recente da AFM era dito que as 4 mil horas de voo extra após o SLEP equivaliam mais ou menos a 20 anos de operação. No entanto isso é variável se tomarmos em conta o exemplo vindo do primeiro F-16C no ano passado a atingir a marca das 10.000 HV, uma célula Block 50 com 29 anos de idade.

A própria LM admitiu há uns tempos que em testes efectuados chegaram à conclusão que células com reforço estrutural podem atingir as 27 mil ou mais horas de voo.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2224 em: Abril 29, 2020, 06:21:29 pm »
Em condições normais, cada célula deveria fazer 200 a 250 horas por ano. Como não faço ideia quantas horas os PA II já tinham no bucho antes de irem para Portugal, não me vou pronunciar quanto a estes.

Quando se combinam os sucessivos cortes orçamentais ao longo dos anos e a falta crónica de PILAVs, duvido que cada célula do PA I tenha efectuado uma média anual superior às 200 horas — tal como não acredito que os PILAVs efectuem as 180 horas/ano recomendadas pela NATO.

Considerando 200 horas/ano, ao longo de 25 anos, dá 5.000 horas/célula para os PA I. No entanto, desconfio que não existam muitas células PA I com este número de horas, se é que existe alguma.

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O SLEP custa $2.4M (~2.2M Eur) por célula, por isso fazer o upgrade estrutural para os PA1 e uns poucos PA2, num total de 20-25 células custaria cerca 50M Eur. O custo do SABR é quase o mesmo (a julgar pelos valores pagos por Taiwan), por isso um upgrade para “F-16V dos pobres”, que incluiria o SLEP, o SABR e uma atualização do Cockpit, poderia ficar por uns 5-6M Eur por célula, penso eu...

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Ou seja, a venda dos últimos 5 F-16MLU dava para pagar isso. 8)
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2225 em: Abril 29, 2020, 06:32:25 pm »
Eu não disse que a melhor solução era o upgrade dos PA I? A FAP que não se arme em esquisita é aproveite já. Mais tarde caso surgisse a oportunidade, sempre podiam comprar 8 a 12 F-35 para operar em conjunto, servindo de IOC Sem comprometer a capacidade da FAP. Estes F-35 substituíam os MLU sem upgrade para V.
 

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LM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2226 em: Abril 29, 2020, 06:34:56 pm »
O SLEP custa $2.4M (~2.2M Eur) por célula, por isso fazer o upgrade estrutural para os PA1 e uns poucos PA2, num total de 20-25 células custaria cerca 50M Eur. O custo do SABR é quase o mesmo (a julgar pelos valores pagos por Taiwan), por isso um upgrade para “F-16V dos pobres”, que incluiria o SLEP, o SABR e uma atualização do Cockpit, poderia ficar por uns 5-6M Eur por célula, penso eu...

E do "F-16V dos pobres" (SLEP, o SABR e uma atualização do Cockpit) para o V a sério fica o quê em falta, para além de ser cerca de 10 milhões a mais?
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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2227 em: Abril 29, 2020, 07:32:15 pm »
 Como desconfio que a viabilidade deste upgrade fosse só para os PA I, como são apenas 19 células, creio que nem precisamos de meio upgrade, dado que as poupanças seriam mínimas, mais vale um upgrade completo. Caso pudessem fazer o SLEP aos restantes MLU e instalar o APG-68, já nem era mau.

Mas mesmo a conversão dos 19 para Viper, ficava a metade do preço do KC... Por isso não devia ser problema.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2228 em: Abril 29, 2020, 08:27:09 pm »
Como desconfio que a viabilidade deste upgrade fosse só para os PA I, como são apenas 19 células, creio que nem precisamos de meio upgrade, dado que as poupanças seriam mínimas, mais vale um upgrade completo. Caso pudessem fazer o SLEP aos restantes MLU e instalar o APG-68, já nem era mau.

Mas mesmo a conversão dos 19 para Viper, ficava a metade do preço do KC... Por isso não devia ser problema.

Em 2017 o upgrade de 30 caças ficava por 500M€ (à volta dos 17M€ cada), resta saber com o quê incluído. E volto a frisar que um novo motor é essencial, porém não consigo encontrar referências ao preço do F100-PW-229 que seria decerto o escolhido (Block 72).
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2229 em: Abril 29, 2020, 08:37:11 pm »
Mesmo assim 19 motors mais uns suplentes não deve ser uma quantidade por aí além. Até que podias vender alguns dos motores actuais aos romenos depois.  :mrgreen:
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2230 em: Abril 29, 2020, 08:58:41 pm »
Como desconfio que a viabilidade deste upgrade fosse só para os PA I, como são apenas 19 células, creio que nem precisamos de meio upgrade, dado que as poupanças seriam mínimas, mais vale um upgrade completo. Caso pudessem fazer o SLEP aos restantes MLU e instalar o APG-68, já nem era mau.

Mas mesmo a conversão dos 19 para Viper, ficava a metade do preço do KC... Por isso não devia ser problema.

Em 2017 o upgrade de 30 caças ficava por 500M€ (à volta dos 17M€ cada), resta saber com o quê incluído. E volto a frisar que um novo motor é essencial, porém não consigo encontrar referências ao preço do F100-PW-229 que seria decerto o escolhido (Block 72).

Pratt & Whitney (P&W) has received a contract from the Hellenic Air Force to supply additional F100 spare engines in support of its F-16 aircraft fleet.

Under the $33.9m contract, P&W will deliver four F100-PW-229 engine enhancement package (EEP) engines and 16 engine modules.



Não é barato. :-P
« Última modificação: Abril 30, 2020, 09:23:43 am por Lightning »
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2231 em: Abril 29, 2020, 09:26:07 pm »
O que são os "engine modules"? E no nosso caso, quantos motores suplentes seriam necessários?
 

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typhonman

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2232 em: Abril 29, 2020, 09:38:57 pm »
A solução de 14 F-35A mais 20 F-16V PAI, foi desde inicio defendida por mim aqui.


Acho que será o futuro, ou então não e os MLU vão voar até se desintegrarem em voo.
 
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MATRA

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2233 em: Abril 29, 2020, 09:49:50 pm »
A solução de 14 F-35A mais 20 F-16V PAI, foi desde inicio defendida por mim aqui.


Acho que será o futuro, ou então não e os MLU vão voar até se desintegrarem em voo.

Na mesmo post disseste, duas coisas totalmente diferentes e ao mesmo tempo totalmente certas  :mrgreen:
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2234 em: Abril 29, 2020, 11:00:50 pm »
O futuro a curto prazo passaria, espero eu, pelo MLU dos PA I. É a solução mais económica e viável num curto espaço de tempo com efeitos quase imediatos à assinatura do contrato. E ainda se poupava tempo e dinheiro com novas linhas logísticas e formação de mecânicos.

Quem sabe o preço de Vipers novos baixa tanto que conseguimos completar a frota dos 19 PA I com uma dezena de novos, ou em alternativa os F-35 da Turquia.

Seja como for, já se deviam ter iniciado trabalhos para avaliar e eventualmente avançar para a primeira fase desta solução.