Os 28 F16A/B MLU da FAP

  • 3414 Respostas
  • 639983 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2115 em: Abril 20, 2020, 03:17:26 pm »
Boa noite com o KC  Portugal  tera maior projecao de seus meios  e isso e positivo,,,ou seja  maioritariamente faz missoes SAR/patrulhamento maritimo e fiscalizacao logo se os meios podem estar mais  tempo no ar ....mais milhas nauticas serao percorridas  e patrulhadas portanto Concorde se ou nao isso e positivo,,,digo eu….Pena nosso f-16...enfim

O KC390 ter o sistema de reabastecimento nada trás de positivo as operações internas, mas é bom para a capacidade dentro da NATO.

É como os franceses com o MRTT não tem a necessidade do boom mas é importante para eles terem essa capacidade.
Red Baron tu nem digas isso a brincar pois nao quero acreditar que digas isso mas ok ....e uma opiniao nada acertiva entao se podes duplicar ou triplicar as horas de voo ou milhas percorridas em missao SAr---fiscalizacao----entre outras so podes estar sei la distraido fosse o KC fosse KC130 era o mesmo se podes dispor de um meio que reabastece em voo alguns dos meios que tens neste tipo de missoes e obvio que so temos a ganhar com isso digo eu mas ok....siga pa bingo...

Os meios principais de SAR(componente Search ) e de fiscalização são os C295 Persuader e o P-3C Orion CUP+, nenhum pode ser reabastecido em voo.

Mas compramos uns kits da Cobham e fazemos duas ou três missões durante o ano só para manter a certificação.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2116 em: Abril 20, 2020, 03:23:32 pm »
Boa noite com o KC  Portugal  tera maior projecao de seus meios  e isso e positivo,,,ou seja  maioritariamente faz missoes SAR/patrulhamento maritimo e fiscalizacao logo se os meios podem estar mais  tempo no ar ....mais milhas nauticas serao percorridas  e patrulhadas portanto Concorde se ou nao isso e positivo,,,digo eu….Pena nosso f-16...enfim
olha os Merlin nao te esquexas .....abraxo....

O KC390 ter o sistema de reabastecimento nada trás de positivo as operações internas, mas é bom para a capacidade dentro da NATO.

É como os franceses com o MRTT não tem a necessidade do boom mas é importante para eles terem essa capacidade.
Red Baron tu nem digas isso a brincar pois nao quero acreditar que digas isso mas ok ....e uma opiniao nada acertiva entao se podes duplicar ou triplicar as horas de voo ou milhas percorridas em missao SAr---fiscalizacao----entre outras so podes estar sei la distraido fosse o KC fosse KC130 era o mesmo se podes dispor de um meio que reabastece em voo alguns dos meios que tens neste tipo de missoes e obvio que so temos a ganhar com isso digo eu mas ok....siga pa bingo...

Os meios principais de SAR(componente Search ) e de fiscalização são os C295 Persuader e o P-3C Orion CUP+, nenhum pode ser reabastecido em voo.

Mas compramos uns kits da Cobham e fazemos duas ou três missões durante o ano só para manter a certificação.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8564
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2117 em: Abril 20, 2020, 08:54:30 pm »
Simões, só é possível fazer AAR quando ambas as aeronaves que vão realizar o processo, têm o equipamento necessário para tal. Ou seja, por cá só temos 4 sistemas para 4 dos Merlin (e só mesmo estes 4 helis específicos é que os podem usar, os restantes Merlin não). Os C-295 para poderem ser reabastecidos precisam do equipamento necessário, que não temos, e a sua instalação se não estou em erro exige modificações estruturais.

De resto talvez só mesmo o próprio KC-390, e mesmo assim não vejo um cenário em que usar um KC para reabastecer outro que seja mais vantajoso do que fazer escala num país amigo. Sendo um avião de transporte, não faz missões no território nacional que justifiquem o seu reabastecimento no ar. Para fora, as distâncias já implicam que a aeronave seja abastecida, no ar ou fazendo uma escala, mas para fazer isto com outro KC nacional, ou tinhas de ter um destacado para este fim na rota em que o KC com carga fosse passar, ou tinhas de enviar no voo um KC com a carga, e outro vazio para o reabastecer. Ambas as opções são caras e ficava mais barato ter logo um A-400 com mais alcance.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2118 em: Abril 20, 2020, 11:54:53 pm »
Estou para ver se vai haver horas de voo suficientes e as tripulações necessárias para certificar o pessoal em reabastecimento aéreo.

Contínuo  a achar que para aumentar o alcance e autonomia dos EH-101 existem outras opções bem mais viáveis do que andar cá a com AAR só porque dá jeito para a narrativa.

Cumprimentos,

Olha nem vai haver dinheiro para essas horas de voo, nem tripulações para os ditos, e mais, mas onde raio já se viu um AAR de uma aeronave a reação para um heli ???
Quem aqui afirma que o 390 vai efectuar o AAR a helis, ou seja os defensores dos 390 na FAP, que me mostre fotos do 390 a efectuar AAR para um heli, para eu vos dar razão.
Não arranjem mais capacidades para o 390 do que aquelas que a aeronave possui, na aviação está tudo inventado meus senhores !
Se a FAP tivesse necessidade de ter um reabastecedor aéreo já tinha adaptado um dos C's para essa função, e, se transformasse, o Hercules,  podia reabastecer helis em voo, pois a aeronave está certificada para tal missão  !!

Abraços


Tenente, muito bem visto !

Até digo mais, se há uns anos tivessem dito a FAP que seria interessante ter AAR para reabastecer os AW-101 e apoiar os pareceiros NATO nesta missão, a desculpa seria " não há tripulações, não é prioritário, não há dinheiro", no entanto, aparece o KC, e tudo é possível, interessante não é ?

Se não houve interesse em transformar pelo menos um C-130H em KC-130H na altura dos A-7P, sob o pretexto de que o Corsair tinha já de si um alcance considerável, porque haverá agora? É apenas para continuarmos a ser o "garoto propaganda" da Embraer, não é? Porque cá dificilmente irá reabastecer o que quer que seja, a não ser outros Millennium se calhar...  ::)

Minha querida FAP, ao que chegaste...
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8564
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2119 em: Abril 21, 2020, 12:04:04 am »
Ainda fazem um upgrade manhoso aos F-16 só para poder reabastecer pelo método P&D, e assim justificar o KC.  :mrgreen:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5565 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2120 em: Abril 21, 2020, 12:54:10 pm »
Ainda fazem um upgrade manhoso aos F-16 só para poder reabastecer pelo método P&D, e assim justificar o KC.  :mrgreen:

Acho que posso afirmar, sem estar provavelmente muito longe da verdade, que a não ser para pequenas actualizações de componentes fundamentais à segurança em voo e situações pontuais/imprevistas, será quase certo que a nossa frota F-16 não será alvo de mais nenhum upgrade de vulto até ao fim da sua carreira operacional em Portugal. Quem me dera estar enganado.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8564
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2121 em: Abril 21, 2020, 01:38:45 pm »
Sim já não restava grandes dúvidas. Agora é perceber o que será feito pós F-16 MLU.
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2122 em: Abril 21, 2020, 03:26:58 pm »
Sim já não restava grandes dúvidas. Agora é perceber o que será feito pós F-16 MLU.


Das duas, quatro, ou se compra alguma coisa nova, ou "aluga-se" a força aerea espanhola pra controlar o nosso espaço aereo....
 :(
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8564
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2123 em: Abril 21, 2020, 05:39:28 pm »
Ainda vais ver Super Tucanos e KC-390 a defender a soberania do espaço aéreo nacional. Ainda fazem um FA-390, e vês um bisonte daqueles em dogfight pelos céus.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2124 em: Abril 21, 2020, 06:05:18 pm »
Infelizmente, partilho da tua visão, caro CG. Mas é de uma incúria tremenda não fazer o esforço de equipar os F-16 com AESA e reforçar o número de mísseis ar-ar (AIM-120D, AIM-9X Block II ou IRIS-T), quando a frota vai ficar em serviço pelo menos até 2035. Mas há que seguir a longa tradição de não efectuar modernizações aos equipamentos militares e utilizá-los até à obsolescência final.
Talent de ne rien faire
 

*

ocastilho

  • Membro
  • *
  • 294
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 230 vez(es)
  • +9010/-6
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2125 em: Abril 21, 2020, 06:58:42 pm »
Nós falamos aqui de 2035. Mas quantas células de F16 chegarão até lá? E quantas não serão canibalizadas? Em 2035 teremos quantos Fs operacionais? 4/8?

Eu concordo que devemos tentar estar ao nível dos parceiros NATO. Parece-me que o F35 ainda é muito verde e com muitas exigências operacionais. Os nossos parceiros Franceses só esperam ter o FCAS a operar lá para 2040 e sabemos como os programas europeus são á tabela[sic].

Até que ponto é que não se conseguiria um entendimento com os franceses quanto a Rafales, porventura em Leasing, e em 204x/205x decidimos qual o passo seguinte?

Citar
Qatar announced Thursday [6/12/2017] a deal to buy 12 French-built Rafale fighter jets, as it faces a boycott by neighbouring Gulf states in the region's worst political crisis in years.

The 1.1-billion-euro ($1.3-billion) order, announced during an official visit by French President Emmanuel Macron

https://www.ndtv.com/world-news/qatar-france-sign-1bn-fighter-jet-deal-amid-gulf-crisis-1784950

PS: Caros elementos do MDN, o Rafale dá para ser abastecido pelo KC390, imaginem a publicidade que não fazia à embraer. Think about it... :mrgreen: :mrgreen:
« Última modificação: Abril 21, 2020, 07:00:15 pm por ocastilho »
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2126 em: Abril 21, 2020, 07:03:25 pm »
O Eurofighter tambem se formos por ai....
 :-P
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2127 em: Abril 21, 2020, 07:20:14 pm »
Sim já não restava grandes dúvidas. Agora é perceber o que será feito pós F-16 MLU.


Das duas, quatro, ou se compra alguma coisa nova, ou "aluga-se" a força aerea espanhola pra controlar o nosso espaço aereo....
 :(

Por acaso acho deviam ter pensado nisso antes de comprar os 390 e ter alugado a Espanha, quatro A400, A FAP ficcava bem melhor servida e pagávamos muito menos !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11099
  • Recebeu: 2357 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2128 em: Abril 21, 2020, 09:08:38 pm »
O Eurofighter tambem se formos por ai....
 :-P

Super Hornet  c56x1
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5565 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2129 em: Abril 21, 2020, 09:22:52 pm »
O Eurofighter tambem se formos por ai....
 :-P

Super Hornet  c56x1

E por essa lógica o Gripen e o Rafale também, pois claro, não mencionando obviamente os mais recentes Sukhoi e MiG. No panorama actual só os "boom junkies" F-15, F-16 e F-35A (e F-22) é que não conseguem ser reabastecidos de outro modo, evidente e claro sinal da importância e poder de influência que a "fighter Mafia" da USAF ainda detêm.
« Última modificação: Abril 21, 2020, 09:23:54 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)