Rangers, Comandos, Paras, etc

  • 4480 Respostas
  • 1046036 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20183
  • Recebeu: 2966 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1316/-3458
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4470 em: Abril 04, 2024, 09:33:54 am »
Boas malta tenho algumas questões se me puderem ajudar agradeço.

Imaginando que entraria para o exército mais concretamente para OEs como Praca em RC ora bem o contrato é de apenas 6 anos logo ao fim destes 6 anos, rua.

Para isso não acontecer penso eu única opção seria ESE e formar sargento dos quadros permanentes. Pelo que vi o curso é de 2 anos onde depois iria ser colocado a realizar vários "estágios" em diferentes unidades do exército pergunto agora no fim destes 2 anos posso escolher de novo a "especialidade" neste caso seria OEs mas QP e realizar o COE QP ou teria que ir para onde me "mandassem" ja li de tudo aqui e noutras fontes e gostaria de tirar isto a limpo. Obrigado

Já há QP para Praças.

 :arrow: https://www.exercito.pt/pt/junta-te/qpp
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

João Lima

  • Membro
  • *
  • 4
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4471 em: Abril 04, 2024, 12:40:49 pm »
Sim sei disso mas nada lá diz que OEs ou outras tropas incluem-se. Ou estaria a ler mal?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4472 em: Abril 04, 2024, 01:08:10 pm »
Sim sei disso mas nada lá diz que OEs ou outras tropas incluem-se. Ou estaria a ler mal?

Não existe a Arma ou Serviço de Operações Especiais. Entram, essencialmente, na parte da Arma de Infantaria. Não sendo impossível haver militares de outros Quadros Especiais das Armas e Serviços que sirvam nas Operações Especiais, como já atualmente acontece com os Oficiais e Sargentos do Quadro Permanente.
« Última modificação: Abril 04, 2024, 01:10:25 pm por PereiraMarques »
 

*

João Lima

  • Membro
  • *
  • 4
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4473 em: Abril 04, 2024, 01:20:03 pm »
Então basicamente poderia estagiar como sargento na infantaria e dps dar o meu nome da para o COE QP?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4474 em: Abril 04, 2024, 02:17:35 pm »
Então basicamente poderia estagiar como sargento na infantaria e dps dar o meu nome da para o COE QP?

Sim. Mas tal como o nome indica COE QP é para Sargentos do QP (curso de dois anos da Escola de Sargentos/Unidade Politécnica Militar, atualmente curso superior de curta-duração/CTSeP).
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20183
  • Recebeu: 2966 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1316/-3458
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4475 em: Abril 04, 2024, 02:19:13 pm »
Então basicamente poderia estagiar como sargento na infantaria e dps dar o meu nome da para o COE QP?

Nos COE QP tanto os Oficiais como os Sargentos podem ser tanto de Infantaria, como de Cavalaria, Artilharia, etc. O que importa é serem do QP e terem dado o nome para o curso.

COE QP 2024 com 17 militares (05 Oficiais e 12 Sargentos), repara nas Boinas Pretas:

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20183
  • Recebeu: 2966 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1316/-3458
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4476 em: Abril 04, 2024, 02:24:48 pm »
1.º Curso de Paraquedistas de 2024 aperfeiçoa técnicas de tiro

Os militares realizaram uma jornada de sessões de tiro, visando aperfeiçoar os fundamentos essenciais a esta disciplina.

O 1.º Curso de Paraquedistas (CPQ) de 2024 concentrou os seus esforços no aperfeiçoamento de técnicas de tiro, durante a semana de 18 a 22 de março, na Carreira de Tiro (CT) do Regimento de Paraquedistas (RPara).

O ato de tiro é uma das competências de maior relevância, no contexto operacional do Exército, derivando da aplicação precisa de técnicas e princípios fundamentais para a sua execução eficaz.

Com esse propósito, os militares do 1.º CPQ de 2024 realizaram uma jornada de sessões de tiro, visando aperfeiçoar os fundamentos essenciais da disciplina, permitindo aos jovens paraquedistas otimizar as suas habilidades na manipulação da Espingarda de Assalto FN SCAR L e da Pistola GLOCK 17.

Durante a semana, tiveram também a familiarização com o tiro reativo, quer de pistola como de espingarda, com recurso a vários estímulos e implementação da técnica de Double Tap, utilizada para parar o oponente com maior eficácia, através de uma sequência rápida de dois disparos sucessivos, tendo decorrido também em ambiente de visibilidade reduzida.

A finalizar a semana, os formandos do CPQ executaram uma sessão de tiro reativo, com condicionamento, por forma a percecionarem a dificuldade em efetuar tiro ajustado, cumprindo os fundamentos de tiro e acertar no alvo em condições de ligeira fadiga física.​​​













https://www.exercito.pt/pt/informacao-publica/noticias/6524
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

João Lima

  • Membro
  • *
  • 4
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4477 em: Abril 04, 2024, 03:43:34 pm »
Então basicamente poderia estagiar como sargento na infantaria e dps dar o meu nome da para o COE QP?

Nos COE QP tanto os Oficiais como os Sargentos podem ser tanto de Infantaria, como de Cavalaria, Artilharia, etc. O que importa é serem do QP e terem dado o nome para o curso.

COE QP 2024 com 17 militares (05 Oficiais e 12 Sargentos), repara nas Boinas Pretas:



Certo obrigado grande parte já são OEs entraram como Praca RC e fizeram o ESE presumo.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20183
  • Recebeu: 2966 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1316/-3458
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4478 em: Abril 04, 2024, 04:16:20 pm »
Alguns dos Rangers que vez são Formadores e não dos Formandos. Podem ser Sargentos como Oficiais, já que hoje em dia qualquer um tem o 12º ano e pode entrar na Academia desde que tenha média para isso.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20183
  • Recebeu: 2966 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1316/-3458
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4479 em: Abril 05, 2024, 02:40:17 pm »
Tenente-Coronel Rodrigues Gomes é o novo Comandante do Batalhão de Comandos
03-04-2024

A Cerimónia foi Presidida pelo Comandante do Regimento de Comandos, Coronel Duarte Varino.
Decorreu no dia 02 de abril, no Regimento de Comandos, na Serra da Carregueira, a Cerimónia de Tomada de Posse do novo Comandante do Batalhão de Comandos, Tenente-Coronel de "Comando" Rodrigues Gomes.

A Cerimónia foi Presidida pelo Comandante do Regimento de Comandos, Coronel de Infantaria "Comando" Duarte Varino, e teve como momentos mais marcantes a leitura do "Código Comando" e entrega do Estandarte Heráldico do Batalhão ao Comandante empossado.

O Tenente-Coronel Rodrigues Gomes ingressou na Academia Militar em 01 de outubro de 2000, na Arma de Infantaria, e foi promovido ao atual posto em 23 de julho de 2023.​



7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20183
  • Recebeu: 2966 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1316/-3458
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4480 em: Abril 11, 2024, 04:02:40 pm »
Exército Português 🇵🇹

🗣️ Em posição 🟢 JÁ‼️ 🪂

Os militares do Regimento de Paraquedistas efetuaram, esta manhã, os primeiros saltos da aeronave KC-390, recentemente adquirida pela Força Aérea Portuguesa.

Desde sempre a honrar Portugal!








7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, smg, PTWolf