Aviões CAS/FAC

  • 4 Respostas
  • 2145 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7284
Aviões CAS/FAC
« em: Novembro 01, 2004, 05:17:16 pm »
Este post tem por objectivo dar continuação à discussão iniciada a propósito dos P3 da Holanda mas que "descambou". E para não aborrecer o Sr. Moderador Ricardo Nunes!  :mrgreen:

Duas visões que se distinguem:

1 - Temos F16 com fartura. Para quê outra plataforma? (tem sentido)

2 - Apesar dos F16 serem superiores ao nível de performance, são demasiado caros de manter e de arriscar em trabalhos sujos, de CAS e FAC. Assim sendo, porque não plataformas menos caras e sofisticadas, com sistemas pouco exigentes, sendo o mais complexo o sistema Brimstone?

Proposta:

Plataforma bimotor e bilugar;
Blindagem para resistir a 12,7mm DShK e 23mm (vitais)
Capacidade de operar em pistas pouco preparadas;
Baixa assinatura infra-vermelha;
Capacidade de disparar Brimstone, IRIS-T e Hidras Laser;
FLIR
Canhão interno capaz de penetrar o Leopard 2 ou M1 (por cima e por trás).

Será que é possível pegar num Mako e dar-lhe estes "pózinhos"?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
Re: Aviões CAS/FAC
« Responder #1 em: Novembro 01, 2004, 06:29:28 pm »
Citação de: "Luso"
E para não aborrecer o Sr. Moderador Ricardo Nunes!  :oops:  :oops:

Eu não mordo!  :twisted:
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 01, 2004, 06:42:21 pm »
Os aparelhos da nova geração de aviões de treino que estão a aparecer (ver aqui http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=903) têm boas capacidades bélicas e poderiam ser adaptados a esta missão.

Os ocidentais certamente que poderiam carregar pods Litening ou semelhante, e pelo menos o Yak-130 tem sido referido como estando blindado em zonas vitais.

O Mako parece-me morto, infelizmente, devido à falta de interessados.

Quanto à capacidade do canhão penetrar um blindado tão moderno (mesmo a lateral/traseira) será que vale a pena, para obtermos essa perfomance deveria ser preciso algo como o 30mm do Warthog, que é demasiado grande para caber noutro avião qualquer ( o A-10 foi desenhado à volta dele).

Uma patrulha destes "aviõezinhos" carregados de Brimstones (tem a dimensão/peso de um Hellfire)  ou JCM ( o futuro míssil ar-sol "comum" americano) seria devastador para uma coluna blindada, desde que a ameaça anti-aérea não fosse muito significativa ( só MANPADS e SPAA, ou pouco mais).

Claro que isto só quando se substituíssem os A-Jet...

Já agora, aqui vão duas discussões (um pouco longas ;)
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 01, 2004, 07:23:40 pm »
Su-39  :wink:  :P



"History is always written by who wins the war..."
 

*

fgomes

  • Perito
  • **
  • 475
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 01, 2004, 07:24:08 pm »
O ideal era ter um avião completamente polivalente e que fizesse tudo...
Mas como não é possível, a proposta do Ricardo Nunes parece-me razoável.