ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Carlos Barbosa em Abril 07, 2009, 02:18:22 pm

Título: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Carlos Barbosa em Abril 07, 2009, 02:18:22 pm
Boas Pessoal.
Os velhinhos Aviocar´s já têm data para serem retirados?
Em norma costuma estar um na ilha do Porto Santo será substituído por qual aeronave?
Obrigado

Deixo uma foto do painel
http://picasaweb.google.pt/lh/photo/-AFUDS55g62ZpD3BO71DHQ?feat=directlink
Título:
Enviado por: Lightning em Abril 07, 2009, 05:26:51 pm
Não é Aviacar mas sim Aviocar.
E também não é panel mas sim painel, ou mais especificamente, painel de instrumentos.

Existem duas versões principais deste avião na Força Aérea Portuguesa, o C212-100 e o C212-300, esta frota está (ou estava até à pouco tempo) organizada da seguinte forma, a Esquadra 502 com todos os C212-100 da versão de carga e faz destacamentos nos Açores e na Madeira e a Esquadra 401 possui todos as outras versões do C212-100 (vigilancia maritima, fotografia aérea e geofísica) e 2 C212-300 de vigilancia maritima.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.fas.org%2Fman%2Fdod-101%2Fsys%2Fac%2Frow%2Fc-212-aviocar-02z.jpg&hash=887713a188f0ab54549fcb1e52c688a7)
C212-100

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.for%C3%A7aa%C3%A9rea.pt%2Fwww%2Fconteudos%2Faeronaves%2Fc212300%2Ffoto_s_c212300.jpg&hash=1ee21448075e531bbceba939a7841bb1)
C-212.300

O avião que está em permanencia no Porto Santo é um C212-100 de carga (para evacuação de doentes para a Madeira) da esquadra 502 e não um C212-300, mas é perfeitamente normal estes aviões irem de vez em quando às ilhas efectuarem missões de vigilancia maritima.

O painel de instrumentos da foto é de um C212-100.

O avião que vai substituir o Aviocar é o C295M.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.jornaldamadeira.pt%2Ffotos%2F14_118227.jpg&hash=7424c14119c78ce967b0c82702eda728)
Título:
Enviado por: Carlos Barbosa em Abril 07, 2009, 06:34:36 pm
Tópico editado e corrigido, é sempre bom escrever o português correctamente.  c34x

Lightning
Obrigado pela informação é de fácil compreensão.
Título:
Enviado por: Lightning em Abril 07, 2009, 07:23:22 pm
Citação de: "Carlos Barbosa"
é sempre bom escrever o português correctamente.  :wink: .
Título:
Enviado por: Lancero em Maio 22, 2009, 10:03:13 pm
Citar
Força Aérea: Esquadra dos "Cientistas" voa para o Montijo  

   Lisboa, 22 Mai (Lusa) - Os Aviocar C-212 da Esquadra 401 da Força Aérea  Portuguesa, dedicados a missões de salvamento, transporte e vigilância,  estão a ser transferidos para a base do Montijo, após 35 anos ao serviço  e mais de 160.000 horas de voo.  

 

   A Esquadra 401, designada por os "Cientistas", esteve até agora sediada  na Base Aérea 1 (BA1), na Granja do Marquês, em Sintra, com missões de vigilância  marítima, busca e salvamento de náufragos, transporte táctico, evacuação  médica e fotografia aérea, além da formação de pilotos, explicou o comandante  operacional, major Jorge Moura.  

 

   A despedida dos "Cientistas" de Sintra coincide com o ano em que o modelo  de "avião utilizado pela Esquadra 401 celebra 35 anos ao activo" da Força  Aérea Portuguesa (FAP), mas que apesar da "idade avançada continua a prestar  bons serviços", reforçou o comandante.  

 

   Os aviões da Esquadra 401 realizaram mais de 1.300 missões só em 2008,  a que correspondem cerca de 2.500 horas de voo, com principal enfoque na  evacuação e socorro de doentes na Madeira e Açores, na vigilância aérea  à pesca ilegal e no combate à poluição, além do transporte de órgãos, disse  o major.  

 

   Os "Cientistas" integram o dispositivo em "Alerta Permanente" da FAP,  pelo que "estão no ar em 30 minutos" a partir do Montijo, já na próxima  semana, ou das ilhas de Porto Santo e Terceira "assegurando qualquer missão",  frisou o major Jorge Moura, no "briefing" diário aos pilotos, a que a Lusa  assistiu.  

 

   Os aviões utilizados pelos "Cientistas" são os "velhinhos Aviocar C-212"  de origem espanhola, mas que já começaram a ser substituídos por aparelhos  C-295, apresentados publicamente no início de Abril, estando a FAP já na  posse dos primeiros três de 12 adquiridos por Portugal, disse.  

 

   Jorge Moura explicou ainda que com a saída dos "Cientistas" da Granja  do Marquês, a FAP vai transferir a esquadra de instrução de voo de Beja,  concentrando na BA1 a área de formação, ensino e treino, uma vez que já  lá funciona a academia daquele ramo militar.  

 

   Durante a celebração dos 89 anos da BA1, na semana passada, o Presidente  da República, Aníbal Cavaco Silva, investiu o Estandarte Nacional da Unidade  com as insígnias da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade  e Mérito.  

 

   Na BA1 também funciona um pólo do Museu do Ar com dezenas de aviões  e alguns helicópteros antigos da FAP em exposição, além de algumas unidades  ainda em operação.  

 

   No âmbito das celebrações dos 100 anos da aviação em Portugal e dos  57 anos da FAP, a base aérea de Sintra prepara-se para acolher as comemorações,  a partir de 26 de Junho, que culminarão com um espectáculo aéreo internacional  a 05 de Julho.  

 

  (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi190.photobucket.com%2Falbums%2Fz299%2Flanceropics%2Fmaio09%2F20090522124627PTLUS9703918124299638.jpg&hash=9e28a56853a0847a493fae704d4316de)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi190.photobucket.com%2Falbums%2Fz299%2Flanceropics%2Fmaio09%2F20090522124906PTLUS9703916124299654.jpg&hash=d3af1aeba820b5d8e74aff4f6c7fbd54)

Créditos: Mário Pedro Caetano/Lusa
Título:
Enviado por: Lightning em Maio 22, 2009, 11:45:28 pm
Pintura engraçada, na foto de baixo ainda fiquei na duvida se estava mesmo alguém à porta desse Aviocar ou se seria uma pintura :lol: .
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Maio 23, 2009, 05:44:24 pm
É a pintura de um pára-quedista prestes a saltar, está muito porreira.  :)
Título:
Enviado por: Mercurio em Maio 23, 2009, 10:05:48 pm
Nem todos se apercebem que esta pintura é dedicada às 160.000 horas de voo. É obra!!!!!!
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Maio 23, 2009, 10:46:21 pm
Citação de: "Mercurio"
Nem todos se apercebem que esta pintura é dedicada às 160.000 horas de voo. É obra!!!!!!


Sempre tanta crítica, Mercurio.  :)

Mas de facto é verdade: a pintura no C-212 "16517" é alusiva às 160.000 horas de voo da Esq. 401 "Cientistas". Já agora, a transferência desta Esquadra para a Base Aérea do Montijo está aprazada para a próxima sexta-feira, dia 29.
Título:
Enviado por: Lightning em Maio 24, 2009, 12:18:35 pm
Citação de: "Charlie Jaguar"
é alusiva às 160.000 horas de voo da Esq. 401 "Cientistas".


160.000 horas só em Aviocar, ou de todos as aeronaves que passaram pela esquadra desde que ela apareceu?
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Maio 24, 2009, 01:21:22 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Charlie Jaguar"
é alusiva às 160.000 horas de voo da Esq. 401 "Cientistas".

160.000 horas só em Aviocar, ou de todos as aeronaves que passaram pela esquadra desde que ela apareceu?


E que outras aeronaves operou a Esq. 401 para além do Aviocar, meu amigo?  :?
Título:
Enviado por: Miguel em Maio 24, 2009, 02:08:08 pm
:?: estava previsto a desativaçao da esquadra 401, com a chagada dos C295 na esquadra 502.

Ou vai continuar a operar a 401 com algums C212 por algums anos como os Pumas nos Açores?

-----
Com a nova reorganizaçao fica a BA1 com as Esquadras 101 e 801

BA 6 com as 401,501,502,504,751,EHM  ?
BA11 com as 103,552,601
BA 5 com 201,301

parece me que a BA6 fica sobrecarregada?
Título:
Enviado por: Lightning em Maio 24, 2009, 02:31:28 pm
Citação de: "Charlie Jaguar"
E que outras aeronaves operou a Esq. 401 para além do Aviocar, meu amigo?  :?


No filme da esquadra 401 fala do C-47 Dakota (apesar da esquadra ter tido várias designações ao longo dos anos) usado para fotografia aérea a partir dos anos 50 ou 60.



É que 160.000 horas parece-me muita hora para uma esquadra de 6 aviões desde 1974 e 8 aviões desde 1991.

Se comparar-mos com os Allouette que fizeram 300.000 horas mas foram mais de 100 helicopteros a operar desde os anos 60...
Título:
Enviado por: Lightning em Maio 24, 2009, 02:42:48 pm
Citação de: "Miguel"
Ou vai continuar a operar a 401 com algums C212 por algums anos como os Pumas nos Açores?

Vai continuar a operar durante alguns anos, mas não deve ser muitos.

Citar
Com a nova reorganizaçao fica a BA1 com as Esquadras 101 e 801

A esquadra não é 801 mas sim 802 e não pertence (orgânicamente) à BA1, mas sim à Academia da Força Aérea, apesar dos seus aviões estarem na BA1.

Citar
BA 6 com as 401,501,502,504,751,EHM  ?

Está a misturar as unidades que estão fisicamente na unidade com as que orgânicamente lhe pertencem mas podem não estar lá.

Na BA6, a esquadra 504 está destacada em permanencia no AT1 e a EHM não pertence à Força Aérea, apesar lá ocupar espaço (ao contrário da 504).

Citar
parece me que a BA6 fica sobrecarregada?

Um bocado, mas a esquadra 401 não é para durar, é temporario.

Citar
BA 5 com 201,301


A BA5 pode parecer a base mais "folgada" pelo numero de esquadras que tem mas temos que ter a atenção que é a que tem mais aeronaves por esquadra.

Actualmente há 30 F-16 (mais ou menos) na BA5, e por exemplo na BA6 há 6 C-130, 12 EH101, 12 C295 (no futuro), dá as mesmas 30 aeronaves.

Além de possuir outras estruturas que não existem noutras bases como laboratorios de calibração, secções de manutenção que não existem noutras unidades, o pessoal militar integrado no programa MLU, etc.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Julho 09, 2009, 09:42:05 am
http://www.youtube.com/watch?v=PTBCWWq8lvY (http://www.youtube.com/watch?v=PTBCWWq8lvY)

lugar:não digo
voo: como os pássaros.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 09, 2009, 11:31:54 am
É tão dificil descobrir onde é... c34x
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Julho 18, 2009, 10:53:32 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg198.imageshack.us%2Fimg198%2F3776%2Fav01.jpg&hash=0f238d42ebbe8c0e351f808d40890edf)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg291.imageshack.us%2Fimg291%2F2202%2Fav02.jpg&hash=df1af36c7bf2e27e80278cfadfa3578f)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg411.imageshack.us%2Fimg411%2F1536%2Fav03.jpg&hash=a090019ee769aac39d7f62d12bf92e1a)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg291.imageshack.us%2Fimg291%2F1864%2Fav04.jpg&hash=00b4087c5680f6aaed1f518ea7e5c28f)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg383.imageshack.us%2Fimg383%2F7577%2Fav05.jpg&hash=84af62a3a61141720881856ea44f7c39)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg403.imageshack.us%2Fimg403%2F4002%2Fav06.jpg&hash=61b83d9d8bc335d908567661b22a3851)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg404.imageshack.us%2Fimg404%2F872%2Fav07.jpg&hash=9224a4b79e22365ae6751a331fd19136)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg383.imageshack.us%2Fimg383%2F1562%2Fav08.jpg&hash=19a6581be912790d86f246b31e4c452c)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg291.imageshack.us%2Fimg291%2F1579%2Fav09.jpg&hash=d2776d6db71e624c0343b128b584d82c)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg198.imageshack.us%2Fimg198%2F903%2Fav010.jpg&hash=614ece2a626b40624fa86213d8b25694)
Título:
Enviado por: ShadIntel em Agosto 07, 2009, 10:38:18 pm
Citar
Defesa: "Sucata ou museu" são únicos destinos possíveis para Aviocar que estavam para alienar - relatório

Lisboa, 07 Ago (Lusa)- As 10 aeronaves Aviocar que integravam uma lista de equipamentos militares a serem alienados nesse ano apenas poderão ser vendidas como "sucata ou para fins museológicos", indica o relatório de execução da Lei de Programação Militar de 2008.

"Relativamente à alienação das 10 aeronaves [C-212 Aviocar] verifica-se que estão há bastante tempo na situação de inibidas de voo, encontrando-se, regra geral, incompletas e, algumas delas, sem os respectivos motores, sendo somente possível a sua alienação como sucata ou para fins museológicos", diz o relatório a que a agência Lusa teve acesso.

O documento observa no entanto que para além destas 10, "existem 14 aeronaves Aviocar em condições de voo, cuja alienação apenas deverá ser considerada após a declaração de 'Full Operacional Capability' das novas aeronaves C-295" (compradas ao 'gigante' espanhol EADS-CASA) e que está "prevista para o final de 2010".

O ministério contava encaixar 15 milhões de euros com a alienação dos Aviocar, mas do que estava previsto para o ano passado, apenas foram vendidas duas fragatas ao Uruguai por 13 milhões de euros a serem pagos em cinco anos.

Segundo o relatório, para além destes e das duas fragatas da Marinha Portuguesa estavam também para alienar mais oito helicópteros PUMA - por 20 milhões - e 10 aeronaves F-16 da Força Aérea - por 45 milhões -, o que daria um valor de 90 milhões de euros, destinado aos Órgãos e Serviços Centrais do ministério da Defesa.

Sobre os F-16, o documento refere que "foram efectuados contactos com diversas entidades internacionais potencialmente interessadas, adidos militares no estrangeiro e consórcios internacionais" e que "a Força Aérea Paquistanesa solicitou informações sobre configuração e 'upgrades' estruturais das aeronaves, tendo manifestado interesse em realizar uma visita à OGMA para apreciar os trabalhos de modernização e 'upgrade'" das aeronaves.

Em relação aos PUMA, foram também "efectuados contactos com diversas entidades internacionais potencialmente interessadas, adidos militares no estrangeiro e consórcios internacionais", mas até ao final do ano passado ainda não tinha sido possível "concretizar a operação".

Contudo, o relatório acrescenta que segundo informações apresentadas pela Força Aérea na altura, dos oito helicópteros apenas quatro estavam "em condições de alienar" já que os outros quatro para ficarem em condições de voo precisavam de "uma profunda manutenção".

ATF.

EXPRESSO (http://http)
Título:
Enviado por: HSMW em Agosto 07, 2009, 10:50:23 pm
A tentar vender material em fim de vida...  :roll:

Infelizmente é assim, somos governados por contabilistas
Título:
Enviado por: typhonman em Agosto 09, 2009, 11:54:16 pm
Lá vão 10 F-16 para o Paquistão..
Título:
Enviado por: sivispacem em Agosto 10, 2009, 09:46:53 am
Citação de: "typhonman"
Lá vão 10 F-16 para o Paquistão..


De quem, dos nossos? Ou isso é apenas uma intuição?

Isto porque acho que andam por aí muitas notícias referentes a 'défices da LPM'... algo se deve andar no ar...

Cpmts
Carlos Ferreira
Título:
Enviado por: João Oliveira Silva em Agosto 11, 2009, 01:45:11 pm
Bom, vamos voltar ao C-212 aviocar.
Numa volta pela net encontrei esta fotografia. Simplesmente espectacular.


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn-www.airliners.net%2Faviation-photos%2Fmiddle%2F5%2F7%2F7%2F0463775.jpg&hash=ce1839424ff01190c803f03ef8e065bc)

Está aqui:
http://www.airliners.net/photo/Korean-Air/CASA-C-212...-Aviocar/0463775/&sid=912be57a3eb14c110f37ef4db74a7c50

Treino de pilotos da Korean Air?
Cumprimentos,
Título:
Enviado por: SANTACRUZ em Agosto 11, 2009, 02:18:54 pm
estava a tentar descobrir quanto e que vale um C-212...

encontrei este site...

http://www.speednews.com/EquipmentResul ... raft=C-212 (http://www.speednews.com/EquipmentResults.aspx?Search=Aircraft&Aircraft=C-212)

parece que ja ha uns poucos a venda... eu gostava de ver quanto e que eles estao a pedir...     :(
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: mad20001 em Dezembro 21, 2011, 01:11:49 am
Tive oportunidade de estar a bordo de um dos últimos voos do Aviocar na Madeira, no final de Novembro.

As fotos em:
http://planesandstuff.blogspot.com/2011 ... iocar.html (http://planesandstuff.blogspot.com/2011/12/o-ultimo-voo-no-aviocar.html)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-6LHhFV93SlI%2FTuHjxnOIx_I%2FAAAAAAAACNo%2F9f5e1mTnvYY%2Fs1600%2FC212_16513_28Nov.2011b.jpg&hash=1cde155b9b618679f9fc873eae9c76ae)
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 19, 2013, 11:11:23 am
17 Aviocar "baratinhos"...

http://dre.pt/pdf2sdip/2013/09/181000000/2909329093.pdf (http://dre.pt/pdf2sdip/2013/09/181000000/2909329093.pdf)
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Charlie Jaguar em Setembro 19, 2013, 11:37:27 am
Citação de: "PereiraMarques"
17 Aviocar "baratinhos"...

http://dre.pt/pdf2sdip/2013/09/181000000/2909329093.pdf (http://dre.pt/pdf2sdip/2013/09/181000000/2909329093.pdf)

Falou-se do interesse do Uruguai e em tempos do Chile nos dois -300 (17201 e 17202), que estão em condições de serem vendidos a breve trecho, mas agora pouco se tem sabido. Toca a fazer dinheiro Aguiar!  :twisted:
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Nuno Bento em Setembro 19, 2013, 01:02:04 pm
Da me uma certa nostalgia o fim dos Aviocar, afinal foi neles que fiz o meu batismo de voo, ainda na antiga BA3, já lá vão 25 Anos, outros tempos. Engraçado que a minha esposa tb fez o batismo de voo num aviocar, só que no caso dela era Indonésio.
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Charlie Jaguar em Setembro 21, 2013, 03:32:38 pm
Apenas para complementar a informação deixada aqui pelo PM acerca da venda das velhinhas "Ford Transit dos céus" como carinhosamente algumas tripulações alcunhavam os Aviocar.  :arrow: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Art ... 72604.html (http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO272604.html)[/quote]
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Get_It em Setembro 21, 2013, 06:41:28 pm
Entretanto, as Filipinas lançaram um concurso para a compra de uma nova aeronave de transporte leve, do qual o C-212-400 parece ser um candidato bastante forte: «PAF's Light Lift Fixed Wing Aircraft - Is there a Sure Winner? (http://http)». Os Filipinos provavelmente vão querer aviões novos com bem menos horas de voo (comparado com os nossos), mas também é interessante ninguém ter aparecido para comprar os nossos.

Cumprimentos,
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Nuno Bento em Setembro 21, 2013, 09:24:50 pm
Citação de: "Charlie Jaguar"

Os aviões foram adquiridos originalmente para serem utilizados na Guerra do Ultramar mas nunca saíram de Portugal

Os aviões foram adquiridos originalmente para serem utilizados na Guerra do Ultramar mas com a revolução do 25 de abril em 1974 os C-212 nunca deixaram Portugal rumo a África.
 :arrow: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Art ... 72604.html (http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO272604.html)

Santa Ignorância dos nossos jornalistas. A FAP teve um destacamento em São Tome durante anos e o avião destacado era o aviocar. Alem disso tb sei de fonte segura que a pedido dum certo presidente (Soares) iam por vezes a Angola.
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: papatango em Outubro 22, 2013, 12:08:51 pm
É uma questão de interpretação.

Os aviões foram comprados PARA A GUERRA EM ÁFRICA, mas com o 25 de Abril, nenhum deles foi utilizado na guerra, para a função para a qual tinham sido comprados.

Lembro que o C212 dava a quem o possuísse uma considerável vantagem tática, especialmente em territórios de grandes dimensões como eram Moçambique e principalmente Angola.

Cumprimentos
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Johnnie em Outubro 27, 2013, 10:40:22 am
Correcto Papatango

Os aviocar vinham substituir os Noratlas e os FTB os DO-27.

Acabámos por ter que ficar com ambos embora já nao fossem necessários (pelo menos nos numeros que foram adquiridos)

Em relaçao ao material que voltou a Portugal das colonias nunca percebi muito bem foi o que aconteceu com a quantidade enorme de Alouette III que tinhamos.

Foram alguns deixados para trás, doados, vendidos a civis?

Custa-me a acreditar ( ou talvez não  :roll: ) que tenham canibalizado até só sobrarem 10 ou 12
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Lightning em Outubro 27, 2013, 12:25:23 pm
Citação de: "Johnnie"
Foram alguns deixados para trás, doados, vendidos a civis?

Sim alguns ficaram em Africa, Angola, Rodésia...

Citar
Custa-me a acreditar ( ou talvez não  :roll: ) que tenham canibalizado até só sobrarem 10 ou 12

50 anos, são 50 anos...
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Charlie Jaguar em Outubro 27, 2013, 07:16:45 pm
Citação de: "Lightning"
Citar
Custa-me a acreditar ( ou talvez não :roll: ) que tenham canibalizado até só sobrarem 10 ou 12

50 anos, são 50 anos...

Mesmo que as OGMA entreguem, ou entregassem (não sei como se processa agora), peças zero horas para a frota Alouette III, entre outras, é como disse o Lightning, meio século é meio século e de bastante uso operacional. Outros países também operam há várias décadas tanto o Alouette como o nosso saudoso Puma, no entanto poucos viram tanta acção e cenários de operações como os nossos aparelhos.
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 27, 2013, 11:10:04 pm
Julgo que durante a década de 80 e meados da de 90, existiam 2 esquadras de Alouette com 18 aeronaves cada.
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Lightning em Outubro 28, 2013, 12:54:14 am
Citação de: "PereiraMarques"
Julgo que durante a década de 80 e meados da de 90, existiam 2 esquadras de Alouette com 18 aeronaves cada.

Sim, havia a esquadra 551 na BA6 Montijo e a esquadra 552 na BA3 Tancos, mas não sei de cor quantos helicópteros cada uma tinha.
Na BA6 Montijo chegou a haver a designação não oficial de "Grupo de Helicópteros" penso que agrupava a esquadra de Alouette III e a esquadra de Pumas.
Na BA3 Tancos também havia a esquadra 111 de instrução de helicópteros e aviões pluri-motor, mas esta esquadra não tinha aeronaves atribuídas, usava as aeronaves pertencentes à 552 (Alouette III) e à 502 (Aviocar) que tambem estava sediada na BA3.

Numa reorganização da Força Aérea as esquadras 551 na BA6 Montijo e 111 na BA3 Tancos foram desactivadas, ficando apenas a 552 com todas as funções antes atribuídas às esquadras extintas, não sei se foi na mesma altura ou mais tarde, mas com a passagem dos para-quedistas e da BA3 para o Exército dá-se a transferência da esquadra 552 da BA3 Tancos para a BA11 Beja.

Isso está explicado com mais pormenor das duas ultimas revistas Mais Alto, tem um artigo sobre os 50 anos do Alouette, dividido em duas partes.
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: PereiraMarques em Maio 13, 2014, 10:50:16 am
Nova tentativa de vender a sucata...

Despacho n.º 6191/2014. D.R. n.º 91, Série II de 2014-05-13
Ministério da Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Autorização de abertura de procedimento, com convite a várias Entidades, para alienação de quinze aeronaves AVIOCAR

http://dre.pt/pdf2sdip/2014/05/091000000/1244812448.pdf (http://dre.pt/pdf2sdip/2014/05/091000000/1244812448.pdf)
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: paraquedista em Maio 16, 2014, 02:21:48 am
Citação de: "PereiraMarques"
Nova tentativa de vender a sucata...

Despacho n.º 6191/2014. D.R. n.º 91, Série II de 2014-05-13
Ministério da Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Autorização de abertura de procedimento, com convite a várias Entidades, para alienação de quinze aeronaves AVIOCAR

http://dre.pt/pdf2sdip/2014/05/091000000/1244812448.pdf (http://dre.pt/pdf2sdip/2014/05/091000000/1244812448.pdf)

A diferenca e que ja nao estao incluidos os numeros de cauda: 17201 e 17202...sera que ja foram vendidos ?
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Alvalade em Maio 16, 2014, 09:56:24 am
Esses não eram o que o Uruguai queria para patrulhamento marítimo ?
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Lightning em Julho 31, 2014, 11:03:01 pm
Citação de: "sivispacem"
Parece que.....


http://www.fau.mil.uy/20140725_nuevos_c212.html (http://www.fau.mil.uy/20140725_nuevos_c212.html)
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Alvalade em Julho 31, 2014, 11:31:59 pm
Os 17201 e 17202 como foi dito ?
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: nelson38899 em Agosto 01, 2014, 07:41:53 am
Citação de: "Lightning"
Citação de: "sivispacem"
Parece que.....


http://www.fau.mil.uy/20140725_nuevos_c212.html (http://www.fau.mil.uy/20140725_nuevos_c212.html)


Citar
(Infodefensa.com) Gabriel Porfilio, Montevideo–  La Fuerza Aérea Uruguaya confirmó oficialmente la adquisición de dos aviones Airbus DS (ex EADS Casa) C212-300MP a la Fuerza Aérea Portuguesa por una cifra que no ha trascendido aún, aunque extraoficialmente se manejaban unos 500 mil euros por ambos aparatos. Las negociaciones sobre esta compra fueron adelantadas por Infodefensa.com el pasado marzo.

La confirmación viene a colación de una reunión mantenida el pasado 25 de julio en Lisboa, entre el comandante del Comando Aéreo Logístico de la FAU, brigadier general (Av.) Alberto Zanelli y altos dirigentes del Ministerio de Defensa portugués, donde se firmó una carta de intención para la transferencia de las dos aeronaves.

En el mismo acuerdo se estableció además la provisión de un paquete de repuestos y la puesta a punto de los aviones para su ferry hacia Uruguay, que se realizará a principios de 2015. No se ha informado si conservarán la suite electrónica de vigilancia marítima y radares de barrido lateral.
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: Alvalade em Agosto 01, 2014, 12:23:16 pm
Citar
El jefe del Comando Aéreo Logístico de la FAU muestra plena satisfacción con los C-212 -300 portugueses y adelanta que se aguardan otras novedades

(defensa.com) Como una "exitosa gestión que comenzó en 2012 con una FAU siempre atenta a las oportunidades internacionales, y puede culminar próximamente", describió el jefe del Comando Aéreo Logístico de la organización, Brigadier Gral. (Av.) Alberto Zanelli, en declaraciones exclusiva a defensa.com, la compra de los 2 Airbus Military C-212/300 de 1993/94 a la Fuerza Aérea de Portugal, cuyos trámites finales se iniciaron el pasado 25 de julio, sujetos ahora a la ratificación de las agencias financieras uruguayas.

Aunque, hasta no ratificada la operación, la misma está sujeta a claúsulas de confidencialidad, el jerarca militar uruguayo nos adelantó que la transacción no causó erogación al Estado, ya que el monto de la misma corresponde a la venta de la residencia que albergaba la Agregaduría Aeronáutica en Santiago de Chile. Además, las condiciones, tanto económicas como tecnológicas por estas aeronaves son "más que oportunas", tratándose no solo de los primeros C-212 serie 300 que llevarán bandera uruguaya, sino también los primeros con tanques externos auxiliares de combustible. Se trata de los FAP 17201 (el primer C-212/300 de serie expuesto por la entonces CASA, en la edición 1995 de Le Bourget) y 17202, los cuales, probablemente llevarían en la FAU, las matrículas 536 y 537.

Esto eleva la autonomía del avión "a cerca de 1.700 millas o casi 10 horas de vuelo" nos asegura Zanelli, un oficial veterano en operaciones humanitarias nacionales y extranjeras, para las cuales el alcance es un factor clave, lo que para misiones SAR de extenso perímetro de barrido, de vigilancia,o largos traslados, es un importante diferencial que eleva las performances y posibilidades del nuevo vector de transporte ligero perteneciente al Escuadrón Aéreo No. 3 (Transporte) ..

"Además se comprarán las aeronaves con un completo paquete de repuestos y herramientas, que facilitarán un largo periplo en actividad en la FAU para el modelo, constituyéndose en otra razón para apoyar la propuesta portuguesa". Amén de sumar 4 toneladas adicionales de carga instantanea a las actuales, uno de estos aparatos tiene posibilidades foto-geográficas para agregarse al material actualmente usado con esa finalidad.

Además de adelantar la próxima reincorporación del segundo Hércules C-130B a la actividad, procedente de ENAER, y mostrarse absolutamente optimista respecto a los avanzados contactos en marcha con la Fuerza Aérea Ecuatoriana respecto a la obtención de repuestos y células de A-37B para el Escuadrón Aéreo No. 2 (Caza) basado en Durazno- sobre lo cual habría prontas novedades en las próximas jornadas- el Brigadier Zanelli se refirió a la necesidad de afianzar y "robustecer", los ya fluidos nexos con la argentina FADEA, "única responsable mundial por el mantenimiento de turbinas Turbomeca Astazou 16G desprogramadas por Turbomeca", en beneficio del sistema de armas A-58 Pucará,bimotor COIN que desde 1981 equipa al Escuadrón Aéreo No. 1 (Ataque) , con sede también en Durazno, otro de los objetivos del actual Plan Estratégico de la FAU. (Javier Bonilla)

http://www.defensa.com
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: nelson38899 em Novembro 24, 2014, 07:15:02 pm
Citar
defensa.com) El 27 de noviembre, a bordo de un Hércules, el comandante en jefe de la Fuerza Aérea de Uruguay (FAU), Gral. del Aire Washington Martinez, y el subsecretario de Defensa, Jorge Menéndez, junto a otras autoridades militares y personal técnico partirán rumbo a Ecuador, donde finalmente se firmará la transferencia de 3 unidades de A-37B y un lote de repuestos, estimándose que días después lleguen en vuelo al Uruguay para integrarse al Escuadrón Aéreo Número 2 basado en Durazno. El proceso negociador ha sido arduo y se vio interrumpido por temas internos ecuatorianos.

Unos 15 días después partirá a Lisboa otra misión de primer nivel, ésta para firmar la transferencia de dos Airbus Military C-212/300 desde los inventarios de la Fuerza Aérea de Portugal, los cuales serían trasladados, probablemente durante la próxima primavera europea, hacia Montevideo para formar parte del Escuadrón aéreo No. 3 (Transporte) con sede en la Base Aérea No. 1 (Carrasco).

http://defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=13931:c-212300-de-la-fuerza-aerea-portuguesa&catid=55:latinoamerica&Itemid=163
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: PereiraMarques em Março 31, 2017, 10:43:44 am
15 aviocar vendidos por cerca de 250.000 €.

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/106684879/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=106667565
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: HSMW em Março 31, 2017, 02:37:14 pm
A duas empresas nacionais da área de manutenção de motores.

AEROHELICE
https://www.google.pt/search?q=AEROH%C3%89LICE&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gfe_rd=cr&ei=S1veWN2CHcup8wfQnYrAAg
POAVIATION
https://www.google.pt/search?q=POAVIATION&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gfe_rd=cr&ei=V1veWLXvIcup8wfQnYrAAg
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: perdadetempo em Setembro 30, 2017, 02:41:02 am
Citar
A esquadra 401 eram "os cientistas", além dos Aviocar terem sido mais de 20, o dobro dos C-295M, também os seus equipamentos não eram de tão fácil remoção/instalação como no C-295M, este usa um sistema "palete" com todas as consolas integradas, os Aviocars as consolas eram fixas no estrado do avião e todos os equipamentos electrónicos instalados individualmente, além dos aviões de vigilância marítima, fotografia aérea, instrução de navegadores, ainda existiam a versão de Geofísica. Os C-295M para capacidade de guerra electrónica pode ser equipado com dois pods ALQ-131.
A esquadra 502 tinha os aviões de transporte, ainda existiam 2 aviões de guerra electrónica, acho que estavam na 502, mas já não tenho a certeza.

Sobre os AVIOCAR da FAP nesta época (1987)
A esquadra 401 tinha dois aviões destinados a fotografia aérea (6521 e 6523) com câmaras duplas Wild ARC 10 montadas verticalmente, um avião para pesquisa geofísica (6524) que tinha montado umequipamento de espectrometria e magnometria e um avião para apoio à frota pesqueira (6522).
A esquadra 502 tinha dois aviões destinados a missões ECM (6501 e 6502) embora também li que o 6501 chegou a ser usado para missões VIP tendo um interior que podia ser mudado rapidamente. Em 1987 tinha um total de 11 aviões
(https://2.bp.blogspot.com/-5PGIcyuQRC4/U8RMpbCnSyI/AAAAAAAAdMQ/PXDZa0-A_SQ/s1600/113b_C-212-100_Wikipedia.jpg)
A esquadra 111 tinha um único avião destinado ao treino de navegação com cinco consolas(matricula 6503)
Nas Lajes a esquadra 503 tinha 6 AVIOCAR para as suas missões.
Este site em português tem informação disponivel incluindo os C-212 de patrulha marítima que vieram posteriormente.
https://altimagem.blogspot.pt/2014/08/casa-c-212-aviocar-primeira-parte.html (https://altimagem.blogspot.pt/2014/08/casa-c-212-aviocar-primeira-parte.html)

Cumprimentos,
Título: Re: CASA C-212 Aviocar
Enviado por: goldfinger em Setembro 15, 2023, 07:54:34 am
(https://pbs.twimg.com/media/F5_veiSWYAAlMIc?format=jpg&name=large)