Arcelor compra 38% da chinesa Laiwu

  • 0 Respostas
  • 1845 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Arcelor compra 38% da chinesa Laiwu
« em: Fevereiro 24, 2006, 10:48:45 am »
Citar
Arcelor compra 38% da chinesa Laiwu

A multinacional europeia de aço Arcelor vai comprar 38,41% da siderurgia Laiwu Steel por 182 milhões de euros (2,09 mil milhões de reminbi), refere hoje o jornal Shanghai Securities Journal, de Xangai.


«Já recebemos autorização das autoridades para concluir o negócio», disse ao jornal fonte ligada ao negócio, que adiantou que o acordo espera ainda a aprovação do governo.

A compra da Laiwu Steel ocorre na mesma altura em que a Arcelor, maior produtora mundial de aço, luta contra uma operação pública de aquisição (OPA) hostil por parte da Mittal Steel, que ofereceu 18,6 mil milhões de euros pelo gigante europeu.

A Arcelor, consórcio com capital francês, espanhol e luxemburguês, tenta afastar a Mittal através da expansão das suas operações internacionais, tal como a aquisição da Laiwu, da província de Shandong, no leste da China.

O consórcio europeu detém já uma participação de 12% na Baoshan Ferro e Aço (Baosteel), maior siderurgia chinesa, baseada em Xangai, capital económica, comercial e industrial da China.

O objectivo inicial do consórcio europeu foi a compra de uma posição que permitisse o controlo da Laiwu, mas a legislação chinesa, aprovada no passado mês de Julho, não permite a compra de posições maioritárias em siderurgias chinesas por parte de empresas estrangeiras.

Diário Digital / Lusa

24-02-2006 7:15:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_d ... news=63759