Guerra entre Portugal e Espanha?

  • 1598 Respostas
  • 331453 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1470 em: Julho 23, 2011, 11:04:14 am »
Força Aérea tu sabes o que as Forças Armadas Portuguesas têm? Tu sabes o que as Forças Armadas Espanholas têm?

O cenário que tu estás a pensar inclui uma guerra de surpresa ou anos de relações hostis? É que uma coisa é termos as unidades operacionais às moscas e com voluntários em quantidade e qualidade de todo insuficiente, outra coisa é termos um tropa realmente profissional ou termos de novo o SMO.

Numa altura em que não se abre novas incorporações e as que se abre têm apenas uma parte minima das necessidades reais das Forças Armadas é bizarro achar-se que vem para aí guerra ou que as nossas Forças Armadas estão minimamente preparadas para isso (que não estão).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1471 em: Julho 24, 2011, 05:51:20 pm »
Em relação a isso se tiverem interessados posso pôr aqui o plano de ataque que franco planeou com os seus generais durante a WW2.

Acredita para Franco não eram necessários anos de hostilidade. Segundo ele bastaria apenas um ultimato que Portugal não pudesse cumprir. Tendo em conta que pela lei de sucessão que ele próprio criou, ou seja, tendo em conta que a maioria dos generais que hoje dominam as forças armadas espanholas ainda são do tempo dele, esse ataque podia já acontecer amanhã.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

VICTOR4810

  • Perito
  • **
  • 368
  • +0/-1
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1472 em: Julho 25, 2011, 09:11:22 pm »
Franco, a pesar de lo que se dice nunca tuvo intención alguna de aatacar a Portugal, respetaba mucho a Portugal y a su régimen político (eran afines), es mas ni tan siquiera cuando la embajada de España (Palacio de Palhava) fue atacada e incendiada, tomó represalia alguna -compreendió que una cosa era una turba exaltada y ottra el pueblo portugués-.
¿Que los Generales los puso Franco?, ni de broma "Tendrían que tener los mas jovenes mas de CIEN AÑOS y algunos hasta 120.¡
A esas edades ya no se manda.¡
Y por supuesto en el día dehoy queda descartado que un país vecino, amigo y aliado, sea objeto de molestia alguna por parte de otro pais perteneciente a la misma alianza y con el que existe mas afinidad que la que a muchos les gustaría.¡
1.492, DESCUBRIMOS EL PARAISO.
"SIN MAS ENEMIGOS QUE LOS DE MI PÁTRIA"
 

*

PCartCast

  • Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1473 em: Julho 25, 2011, 10:46:35 pm »
Citação de: "VICTOR4810"
Franco, a pesar de lo que se dice nunca tuvo intención alguna de aatacar a Portugal, respetaba mucho a Portugal y a su régimen político (eran afines), es mas ni tan siquiera cuando la embajada de España (Palacio de Palhava) fue atacada e incendiada, tomó represalia alguna -compreendió que una cosa era una turba exaltada y ottra el pueblo portugués-.
¿Que los Generales los puso Franco?, ni de broma "Tendrían que tener los mas jovenes mas de CIEN AÑOS y algunos hasta 120.¡
A esas edades ya no se manda.¡

A realidade é que foi elaborado um estudo para uma possível anexação, e isto veio dos vossos arquivos.

Citação de: "VICTOR4810"
Y por supuesto en el día dehoy queda descartado que un país vecino, amigo y aliado, sea objeto de molestia alguna por parte de otro pais perteneciente a la misma alianza y con el que existe mas afinidad que la que a muchos les gustaría.¡

E desde quando é que o facto de se ser um país aliado vos impediu de fazer o que quer que seja??? Foi o que se viu em 1801 na guerra das laranjas, dez antes tiveram o desplante de pedir ajuda de Portugal para fazer frente á França, ao qual o príncipe regente D. João VI concordou, em 1801 teoricamente era-mos aliados,  e agora pergunto eu, qual foi o resultado?? Uma guerra fantoche da qual nem os Historiadores de um e do outro lado da fronteira compreendem, e que deu na perda de Olivença. Com aliados destes, quem precisa de inimigos??

Editado:

Já agora um pequeno exemplo do quanto os nossos amigos gostam de alterar a história... Passo os endeços da wiki dessa campanha em que a espanha pediu ajuda a Portugal... e vejam a Wiki espanhola (quem a lê até parece que espanha nem pediu ajuda a Portugal lol)

Página portuguesa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campanha_do_Rossilh%C3%A3o
Página Castelhana: http://es.wikipedia.org/wiki/Guerra_del_Rosell%C3%B3n
Página Inglesa: http://en.wikipedia.org/wiki/War_of_the_Pyrenees

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1474 em: Julho 26, 2011, 02:48:57 pm »
Citação de: "nelson38899"
Em relação a isso se tiverem interessados posso pôr aqui o plano de ataque que franco planeou com os seus generais durante a WW2.

Acredita para Franco não eram necessários anos de hostilidade. Segundo ele bastaria apenas um ultimato que Portugal não pudesse cumprir. Tendo em conta que pela lei de sucessão que ele próprio criou, ou seja, tendo em conta que a maioria dos generais que hoje dominam as forças armadas espanholas ainda são do tempo dele, esse ataque podia já acontecer amanhã.

Se puder, por favor coloque aqui esse plano.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1475 em: Julho 26, 2011, 08:58:50 pm »
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "nelson38899"
Em relação a isso se tiverem interessados posso pôr aqui o plano de ataque que franco planeou com os seus generais durante a WW2.

Acredita para Franco não eram necessários anos de hostilidade. Segundo ele bastaria apenas um ultimato que Portugal não pudesse cumprir. Tendo em conta que pela lei de sucessão que ele próprio criou, ou seja, tendo em conta que a maioria dos generais que hoje dominam as forças armadas espanholas ainda são do tempo dele, esse ataque podia já acontecer amanhã.

Se puder, por favor coloque aqui esse plano.

aqui vai



para mais info.

http://defesaglobal.files.wordpress.com/2011/07/imagem2-001.jpg
http://defesaglobal.files.wordpress.com/2011/07/imagem3-001.jpg
http://defesaglobal.files.wordpress.com/2011/07/imagem4-001.jpg
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

VICTOR4810

  • Perito
  • **
  • 368
  • +0/-1
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1476 em: Julho 27, 2011, 10:49:42 pm »
Bueno si estrapolamos hechos del año 1.800 pues la verdad no llegamos a ninguna conclusión, en aquellos tiempos el Imperio Español y el Imperio Portugués tenían intereses divergentes, Portugal contaba con la ayuda de su aliado e Imperio Británico, con intereses contrapuestos a los de España y coincidentes en algunos puntos con los de Portugal.
¿Donde están ahora esos Imperios?, han sido sustituidos por tres naciones medianas (de mediana importancia en el concierto mundial), con los mismos intereses y con las mismas obligaciones.¡
Nada que ver con Siglos pasados.¡
Y respecto a la Wiki, ya se sabe que sus  datos siempre cambiantes son oficiosos, no oficiales y que cuaalquiera puede poner lo que quiera y así va el tema.¡
1.492, DESCUBRIMOS EL PARAISO.
"SIN MAS ENEMIGOS QUE LOS DE MI PÁTRIA"
 

*

Força aerea

  • 48
  • +0/-0
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1477 em: Julho 28, 2011, 02:36:22 am »
Cabeça de Martelo é verdade que não estamos preparados para a guerra  e isso é um erro e eles vençem-nos em número. Com o plano acima representado no espaço de uma ou duas semanas eramos dominados. Mas não é uma realidade tão impossível quanto isso. Os recursos são limitados e a crise e o desemprego de enormes proporções. Há quem já tenha entrado em guerra por muito menos..
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1478 em: Julho 29, 2011, 03:33:11 pm »
Citação de: "Força aerea"
Cabeça de Martelo é verdade que não estamos preparados para a guerra  e isso é um erro e eles vençem-nos em número. Com o plano acima representado no espaço de uma ou duas semanas eramos dominados. Mas não é uma realidade tão impossível quanto isso. Os recursos são limitados e a crise e o desemprego de enormes proporções. Há quem já tenha entrado em guerra por muito menos..

Força Aérea nós não estamos preparados há décadas, nem quando estavamos na Guerra do Ultramar. Na verdade eu acho que na maior parte das vezes em que entramos em guerra fomos apanhados com as calças nas mãos.

A crise só vai fazer uma coisa, os PIIGS cairem nas mãos dos Alemães. Sê bem-vindo ao 4º Reich.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Força aerea

  • 48
  • +0/-0
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1479 em: Agosto 01, 2011, 04:02:13 am »
Cabeça de martelo tu estás a ou já serviste no exercito portugues? Não estamos preparados, mas pela maneira que falas ainda não entramos em guerra e já estamos dominados. Desculpa falar assim, mas quem t ouvir pensa que o exército portugueses e todas as linhas de defesa deste país são uma lástima e que o melhor é não alistar numa altura onde precisamos de pessoal.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1480 em: Agosto 01, 2011, 02:34:43 pm »
Fui voluntário numa altura em que ainda havia o SMO. Nós já estamos dominados, tu tens dúvidas?!

Citar
...pensa que o exército portugueses e todas as linhas de defesa deste país são uma lástima

Eu não penso, eu sei que o são. Já agora que linhas de defesa estás a referir? Neste momento só temos unidades territoriais nos Açores e na Madeira. Agora quer-se tropa para as missões e pouco mais.

Citar
e que o melhor é não alistar numa altura onde precisamos de pessoal.

Precisamos? E eles estão a aceitar?

Atenção, a tropa é uma coisa fantástica, especialmente se fores do QP. c34x
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

whiskey01

  • Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1481 em: Agosto 01, 2011, 10:01:31 pm »
Eu acho que há muita gente aqui a deixar-se levar pelo patriotismo, enquanto há outras que se deixam levar pelo pessimismo. Vamos lá ser realistas.

Sim, numa guerra convencional perderíamos contra os Espanhóis. E a mim muito me custa dizer isto, porque eu pouco ou nada os gramo, mas verdade seja dita. Eles são-nos superiores em número e em diversidade de material. Numa fase inicial da invasão, a primeira coisa que eles fariam era ganhar a superioridade marítima, que seria com certeza assegurada pelos seus Porta-Aviões ligeiros: O Juan Carlos I e o Principe das Asturias. Relativamente ao resto da Armada, prefiro nem falar.
O espaço aéreo seria totalmente dominado. Acredito, no entanto, que ainda seria custoso. No entanto, não esqueçamos que enquanto nós usamos os F-16 para bombardeamento e luta aérea, os F-18 espanhóis poderiam apenas concentrar-se em aniquilar a Força Aérea Portuguesa, enquanto os Matadores realizavam missões de bombardeamento. O pior está lá em baixo.
Em termos de combates no solo, acho que daríamos uma boa dor de cabeça aos espanhóis. As nossas Pandur II que também estão equipadas com um canhão de 105 mm podiam caçar uns quantos tanques castelhanos. Mas a qualidade deles também é elevada. Nós temos a Pandur II, eles o Pizarro. Nós estamos com o Leopard 2 A6 e M-60A3 TTS, eles com o Leopard 2 A4 e 2E. Ainda têm os Centauros. No entanto, o resultado muito dependeria da qualidade das tripulações. Os números ajudam, mas não garantem o sucesso.

Agora claro, que depois de tudo isto, as nossas Forças Especiais entrariam numa fase de Guerra Não-Convencional (guerrilha). Isto iria desgastar as Forças Espanholas, que acabariam por se encontrar desmotivadas e odiadas por nós. Não é fácil lutar contra um rival histórico e ainda mais difícil é invadir o país de um deles! Acabaríamos por ganhar nós, com toda a certeza do mundo. Os espanhóis acabariam por retirar e o seu objectivo de tomar Portugal falharia. Dando um exemplo prático, nós faríamos aos Espanhóis o que os "Talibs" fizeram aos Americanos no Iraque. Uma guerra de desgaste logístico e psicológico levado a tal extremo que os soldados já não queriam estar lá. Era isso que aconteceria com os espanhóis, mas seria pior, dado que as nossas FE estão altamente treinadas e os Talibans não.

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Fui voluntário numa altura em que ainda havia o SMO. Nós já estamos dominados, tu tens dúvidas?!

Já reparei que falas muito no facto de teres estado na tropa. A que ramo pertenceste e qual foi a tua especialidade? Relativamente ao facto de estarmos dominados, eu tenho dúvidas. Por favor, ilumina-me acerca desse "domínio"...
 

*

Força aerea

  • 48
  • +0/-0
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1482 em: Agosto 02, 2011, 03:15:06 am »
whiskey01 concordo plenamente contigo....
 

*

Força aerea

  • 48
  • +0/-0
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1483 em: Agosto 02, 2011, 03:18:11 am »
Cabeça de martelo vamos falar seriamente. Tu arrependes te do teu tempo no exército?
Eu ainda sou um rapaz novo, diz me lá aconselhas me o exercito ou qualquer ramo militar, ou já estamos tão dominados que é melhor eu escolher outra carreira?....
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Guerra entre Portugal e Espanha?
« Responder #1484 em: Agosto 02, 2011, 09:34:16 am »
Citação de: "whiskey01"
As nossas Pandur II que também estão equipadas com um canhão de 105 mm podiam caçar uns quantos tanques castelhanos.

De momento não existe nenhum Pandur II com canhão de 105mm no Exército Português e, com 99,99% de certeza, nunca vai existir.