Pequim condena 600 instituições financeiras p/ lavagem $$$

  • 0 Respostas
  • 1790 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Pequim condena 600 instituições financeiras p/ lavagem $$$
« em: Abril 05, 2006, 02:08:53 pm »
Citar
Pequim condena 600 instituições financeiras por lavagem de dinheiro
DE com Lusa


As autoridades chinesas multaram 600 instituições financeiras num total de 56,3 milhões de reminbi (5,77 milhões de euros) por crimes de lavagem de dinheiro, informa hoje o jornal oficial chinês China Business News.

O departamento responsável pela investigação de crimes financeiros e lavagem de dinheiro do Banco Popular da China, o banco central, investigou cerca de 10,8 mil milhões de dólares (8,84 mil milhões de euros) em transacções suspeitas, segundo o jornal, que cita estatísticas do banco.

O banco não adianta pormenores sobre os bancos envolvidos em lavagem de dinheiro, destacando apenas a dependência do banco japonês Tokyo-Mitsubishi UFJ na cidade de Shenzhen, fronteira a Hong Kong, que pagou 122.800 euros de multa.
     
Em 2004, apenas 66 institutuições financeiras foram acusadas de lavagem de dinheiro, pagando um total de multas de 1,7 milhões de reminbi (174 mil euros).

As autoridades chinesas têm vindo gradualmente a levantar o segredo bancário no país e a intensificar o controlo das transacções financeiras domésticas e internacionais.

Em Fevereiro passado, o parlamento chinês ratificou a Convenção das Nações Unidas que impede o movimento internacional de capitais para o financiamento de actividades terroristas, que obriga as instituições financeiras nacionais a relatar aos governos quaisquer transacções suspeitas.

O tratado defende a intensificação dos esforços para identificar, detectar, congelar e confiscar os fundos destinados a actos terroristas, e os países que o ratificam não podem invocar as leis do segredo bancário para recusar a participação em investigações internacionais.


de:
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 35860.html


Grande pesca...