Sector Ferroviário

  • 217 Respostas
  • 34332 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Sector Ferroviário
« Responder #165 em: Novembro 30, 2023, 09:40:20 pm »


É um marco histórico para Portugal e para a ferrovia nacional. Um consórcio de empresas privadas e o operador ferroviário público CP revelaram as primeiras imagens do comboio “made in Portugal” para a CP.

As carruagens vão estar equipas com tecnologia push-pull, ou seja, composições formadas por uma locomotiva que reboca um conjunto de carruagens num sentido e as empurra no sentido contrário. Este sistema só é possível caso a carruagem da extremidade possua uma cabina de condução para o maquinista.

Este é um dos treze megaprojetos previstos no PRR, sendo um dos primeiros a receber as verbas previamente definidas.

O veículo poderá ser utilizado no serviço Intercidades da Comboio de Portugal e terá três carruagens: uma de primeira classe; uma de segunda classe com bar; e uma de segunda classe apenas com salão de passageiros.
« Última modificação: Novembro 30, 2023, 09:43:54 pm por Lusitano89 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, PTWolf

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Sector Ferroviário
« Responder #167 em: Dezembro 01, 2023, 10:21:22 pm »
António Costa quer lançar concurso para a construção da linha de Alta Velocidade já em Janeiro.

https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/antonio-costa-diz-que-pode-lancar-concurso-para-linha-de-alta-velocidade-em-janeiro-se-houver-acordo-com-psd
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Sector Ferroviário
« Responder #168 em: Dezembro 02, 2023, 03:45:49 pm »


É um marco histórico para Portugal e para a ferrovia nacional. Um consórcio de empresas privadas e o operador ferroviário público CP revelaram as primeiras imagens do comboio “made in Portugal” para a CP.

As carruagens vão estar equipas com tecnologia push-pull, ou seja, composições formadas por uma locomotiva que reboca um conjunto de carruagens num sentido e as empurra no sentido contrário. Este sistema só é possível caso a carruagem da extremidade possua uma cabina de condução para o maquinista.

Este é um dos treze megaprojetos previstos no PRR, sendo um dos primeiros a receber as verbas previamente definidas.

O veículo poderá ser utilizado no serviço Intercidades da Comboio de Portugal e terá três carruagens: uma de primeira classe; uma de segunda classe com bar; e uma de segunda classe apenas com salão de passageiros.

Até pensei que fossem os tais 117 comboios a serem construidos em Portugal pela Alstom.

Mas afinal é mesmo um projecto novo que também vêm ai, parabéns aos envolvidos, espero que tenham sucesso.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/prr-sermec-aguarda-verbas-para-poder-construir-prototipo-do-comboio-portugues/
« Última modificação: Dezembro 02, 2023, 03:46:37 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lusitano89, PTWolf

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 765
  • Recebeu: 342 vez(es)
  • Enviou: 1665 vez(es)
  • +996/-189
Re: Sector Ferroviário
« Responder #169 em: Dezembro 02, 2023, 05:21:23 pm »
Saudo com agrado e entusiasmo o investimento na ferrovia!

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Sector Ferroviário
« Responder #170 em: Dezembro 02, 2023, 05:34:00 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: Sector Ferroviário
« Responder #172 em: Dezembro 03, 2023, 10:28:11 pm »
Sobre a apresentação do novo comboio português

https://pt.linkedin.com/posts/plataforma-ferrovi%C3%A1ria-portuguesa_jo%C3%A3o-tiago-fernandesapresentou-no-passado-activity-7112548206311276544-nRC0?utm_source=li_share&utm_content=feedcontent&utm_medium=g_mb_web&utm_campaign=copy

Estive a ver a composição de cada comboio e parece-me estranha! Nunca tivemos tal coisa e não estou a ver a vantagem.
Até agora tivemos sempre ou locomotivas + carruagens ou unidades triplas e múltiplas de triplas (as triplas têem uma pequena cabine em cada extremidade e os motores e geradores encontram-se normalmente de baixo de cada uma das carruagens que têem a cabina em cada extremidade. Resumindo: 3 carruagens seguidas com a 1ª e 3ª com uma cabine de condução. Este comboio anda em qualquer sentido, só tendo necessidade do maquinista abandonar a carruagem 1 e ir para a 3 ou vice-versa, sem necessidade de saír do comboio, pode andar internamente).

Com esta configuração, temos a máquina isolada (presumo que serão as actuais máquinas!?) ligadas a 3 carruagens, sendo que a ultima tem uma consola para comandar a máquina!?!?! Mas uma máquina para inverter a marcha, só precisa de desligar as carruagens, mudar de linha e ligar ao mesmo comboio na outra extremidade!!!!!?!?!?

Qual é a vantagem desta configuração? Alguém sabe?
Sendo assim, passamos a ter: 1º máquina + 2º carruagem + 3º carruagem-Bar + 4º carruagem com consola de comando da máquina!!!!

A vantagem reside no aproveitamento de material já existente com o novo de comando?

Parece-me no fundo a ressurreição da Sorefame!
« Última modificação: Dezembro 03, 2023, 10:32:45 pm por Viajante »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Sector Ferroviário
« Responder #173 em: Dezembro 04, 2023, 05:40:37 am »
Eu acho que é porque a construção de automotoras deve ser muito complexo.

Isto é básicamente construção de carruagens, a locomotiva continua a vir de fora (nova ou usada da CP).

Isto parece-me ser um futuro substituto das carruagens que se usam nos Inter-cidades e outros comboios que ainda usem o sistema tradicional loconotiva+carruagens, a vantagem deste sistema em relação ao actual é que no fim da linha, não é preciso andar com todo o trabalho de desconectar a locomotiva das carruagens, fazer inversão de marcha e conectar a locomotiva na outra ponta das carruagens para fazer o precurso inverso, basta o condutor sair da locomotiva e operar o comboio da cabine que existe na carruagem da ponta, num sistema idêntico ao das automotoras.

Não sei é se este sistema permite aumentar carruagens, 3 para 4, 5, 6. Como dá para fazer no Inter-cidades actual, porque se alguns inter-cidades só levam as 3 carruagens do esquema padrão como os que fazem a Beira Alta e Beira Baixa, o que faz Lisboa - Porto leva 5 ou 6, essa flexibilidade é importante.
« Última modificação: Dezembro 04, 2023, 05:49:22 am por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Sector Ferroviário
« Responder #174 em: Dezembro 04, 2023, 06:16:11 am »
Só como exemplo de poder acoplar variados números de carruagens.

Uma locomotiva da CP a trazer para Portugal 15 carruagens compradas a Espanha.

« Última modificação: Dezembro 04, 2023, 06:19:17 am por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Sector Ferroviário
« Responder #175 em: Dezembro 05, 2023, 10:10:58 pm »
Não é uma notícia nova, mas tem um bocado a ver com construir tecnologias de comboio em Portugal, neste caso pretende-se transformar um comboio a diesel num comboio eléctrico, mas que em vez de usar o sistema tradicional da catenaria, usam célula de hidrogenio.

https://www.dn.pt/dinheiro/comboios-a-hidrogenio-a-espera-de-combustivel-europeu-para-arrancar-13089830.html#error=login_required&state=e96cf803-847f-4d3b-98ab-c58a3ee2aa7c

PS: Em 2023 devia ter havido novidades...
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Sector Ferroviário
« Responder #176 em: Dezembro 06, 2023, 05:06:57 pm »
Vai ser construída uma nova fábrica de comboios em Portugal


 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Sector Ferroviário
« Responder #177 em: Dezembro 08, 2023, 04:48:55 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Sector Ferroviário
« Responder #178 em: Dezembro 13, 2023, 05:15:45 pm »
A nova Linha Ferroviária do Litoral Alentejano até Espanha


 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3000 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Sector Ferroviário
« Responder #179 em: Dezembro 19, 2023, 04:04:57 pm »



EU Transport
@Transport_EU
Deal reached on #TEN_T:

✔️Trains🚆to travel at least 160km/h
✔️ERTMS rollout
✔️Safe & secure parking🚛 every 150km
✔️Major airports 🔗long-distance rail
✔️430 cities to develop sustainable urban mobility plans
✔️Boost to transshipment terminals

▶️https://europa.eu/!tP9BGB
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf