Criou o Brasil mas o seu coração é Português ( D. Pedro)!

  • 3 Respostas
  • 4412 Visualizações
*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
Citar
O coração de D. Pedro encontra-se depositado na Igreja da Lapa numa urna cujas chaves estão oficialmente guardadas no Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto.
A urna onde se encontra o coração do monarca guerreiro, foi feita à imagem e semelhança da urna original, que também se encontra em exposição na Lapa, e que o transportou de barco desde Lisboa até ao Porto em 1835.
O coração está, devidamente, conservado em formol e formatado por um fio invisível que o mantém quase intacto e na sua forma original. O tamanho exagerado que muitos lhe atribuem é justificado pelos médicos, em primeiro lugar, pelo formato do recipiente (um vidro concavo) responsável pela ilusão de óptica, que se desfaz quando este é observado a partir de cima. Por outro lado, de acordo com os próprios dados históricos, D. Pedro sempre foi reconhecido pelo seu porte atlético e guerreiro, que poderá ter sido responsável pelo tamanho do seu coração e que poderá ter atingido os 500 gramas, mais alguns do que o "normal". Por último, é igualmente plausível que o método de conservação também contribua, em parte, para um ligeiro aumento de volume.
O coração de D. Pedro é observado com uma periodicidade de cerca de dez anos para verificação do seu estado de conservação, como aconteceu este ano com a presença do Presidente da Câmara Municipal que fez questão de assistir a este acto, de forte carga histórica e simbólica para a cidade. Esta visita serviu para verificar o seu estado, mas também para mostrar à cidade que o verdadeiro coração de D. Pedro IV continua religiosamente guardado e intocável, renovando assim a sua ligação histórica ao Porto e silenciando aqueles que questionam a sua real existência, acreditando que se trata apenas de uma lenda, ou melhor de uma simbologia, que a cidade perpetuou e da qual tanto se orgulha.
A urna com o coração do monarca encontra-se guardada na própria igreja, próximo do altar-mor, numa cavidade específica para esse efeito, resguardada por uma placa de metal, onde se pode ler as seguintes inscrições, a primeira em Latim e a segunda em Português:
"D. Pedro, Duque de Bragança, fundador da liberdade pública, seu doador e vingador havendo, por impulso da Divindade e com a sua grandeza de alma, aportado às praias do Porto e tendo ali, com o seu exército e pela grande e quase incrível ajuda que lhe prestaram os Portuenses, vingando ao mesmo tempo e com justas armas, a Portugal, tanto de tirano que o oprimia como de toda a sua facção, elegendo o Duque, por isto mesmo, e ainda em vida, aquele lugar onde tão magnanimamente expôs a própria vida pela Pátria, para nela, depois da morte descansar o seu Coração, Amélia Augusta, amantíssima consorte do Duque, querendo, de boa vontade, cumprir o voto de seu Esposo, colocou, reverentemente, nesta urna, os despojos mortais do Coração de seu marido". ( O vídeo que se encontra a seguir, testemunha a veracidade do que acima ficou dito, vendo-se, perfeitamente, o coração. A inscrição, que no vídeo é lida de forma quase imperceptível é a que acima se transcreve em itálico).
A inscrição em Português reporta-se a uma proclamação dirigida por D. Pedro IV ao povo portuense, aquando da sua última visita à Invicta em 1834:
"...Eu me felicito a mim mesmo por me ver no teatro da minha glória, no meio dos meus amigos Portuenses, daqueles a quem devo, pelos auxílios que me prestaram durante o memorável sitio, o nome que adquiri, e que honrado, deixarei em herança aos meus filhos"
.Dois anos antes, D. Pedro IV tinha comandado as forças liberais no histórico Cerco do Porto (1832-1833). D. Miguel chega ao poder em 1828. O Porto revolta-se imediatamente. As revoltas liberais sucedem-se, mas só com a adesão de D. Pedro ao movimento, este ganha verdadeira consistência. A 8 de Julho de 1832, D. Pedro, depois de ter abdicado do trono do Brasil, do qual foi o seu primeiro Imperador em 1822, desembarca em Pampelido, para tomar a cidade do Porto.
A população simpatiza com os liberais. Os confrontos entre absolutistas e liberais deixam a cidade completamente arruinada. Foram tempos de horror e carnificina. A peste, a fome e a guerra provocam horríveis destroços nos habitantes do Porto. O cerco termina com a vitória dos liberais e a aclamação da filha de D.Pedro IV, D. Maria II, como Rainha de Portugal.
D. Pedro IV faleceu em Queluz, a 24 de Setembro de 1834, tendo decidido doar o seu coração à cidade do Porto que tão bem o acolheu e com ele lealmente lutou contra as forças absolutistas do seu irmão D. Miguel. O coração de D. Pedro chegou ao Porto em Fevereiro de 1835, tendo sido recepcionado pelo então Presidente da Câmara, Vicente Ferreira de Novais.
D. Maria II viria, na sequência do importante papel que o Porto desempenhou nesta decisiva época da nossa História, a conferir-lhe o título de Invicta em 14 de Janeiro de 1837, ficando, assim, até hoje como a "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal, Invicta Cidade do Porto".
No edifício da Câmara Municipal, encontram-se as pinturas a óleo de D. Pedro IV, de seu pai D. João VI e de sua filha D. Maria II, e no Gabinete do Presidente da Câmara do Porto estão, agora com mais destaque e visibilidade, as chaves do coração do Monarca e que podem ser vistas durante as visitas guiadas aos Paços do Concelho que têm lugar nos primeiros dois domingos de cada mês.

P.S. – No museu do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes, sediado na Rua Formosa, pode ser visto um espadim que foi oferecido a D. Pedro pela população da cidade, durante o cerco, o qual já tem a inscrição “ D. Pedro Rei de Portugal”.
http://rosadosventos2.blogspot.com/sear ... l/Portugal

alguem sabe mais alguma coisa???
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Criou o Brasil mas o seu coração é Português ( D. Pedro)!
« Responder #1 em: Junho 14, 2010, 12:16:59 am »
No brasão do antigo Regimento de Infantaria do Porto.



No brasão desta...coisa....

 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8525
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 681 vez(es)
  • +934/-7259
Re: Criou o Brasil mas o seu coração é Português ( D. Pedro)!
« Responder #2 em: Junho 14, 2010, 11:51:04 am »
Só agora vi o pentagrama invertido.
E já não dá para descontar o dragão.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20931
  • Recebeu: 2489 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Criou o Brasil mas o seu coração é Português ( D. Pedro)!
« Responder #3 em: Junho 15, 2010, 12:06:31 am »
Citação de: "PereiraMarques"
No brasão desta...coisa....


Veja lá como trata a maior instituição desportiva da cidade do Porto e o seu simbolo ... só por ser o mandão cá do sitio não têm desconto em desrespeitar as regras ...  :evil:  :evil:  :G-bigun: