ForumDefesa.com

Forças de Segurança e Policiais de Elite => Forças de Segurança => Tópico iniciado por: Pedro Sousa em Março 18, 2009, 07:49:55 pm

Título: G.N.R Só para militares?
Enviado por: Pedro Sousa em Março 18, 2009, 07:49:55 pm
Criei este topico pois gostaria de conhecer a opinião dos utilizadores se acham que deveria voltar a ser requisito ser militar antes de ingressar na Guarda, devido ao cariz militar da mesma.

Ou se pelo contrario o actual regime (que permite a candidatura de civis sem qualquer experiencia militar) de acesso é benefico para esta Instituição?
Título:
Enviado por: Kardux em Março 18, 2009, 08:07:57 pm
bem eu não concordo com isso...ja tivemos uma esperiencia que não correu muito bem,com a alteração á lei dos incentivos para o ingreso nas FA,onde as vagas para a GNR eram exclusivamente para militares com pelo menos 2 anos de serviço efectivo,e a verdade é que o total de aprovados nesse ano não ultrapassou os 400 elementos (se não estou em erro)..o que é bastante pouco!foi o unico ano em que o concurso era so para militares e o que é certo é que não correspondeu ao esperado!

cumps
Título:
Enviado por: ribeiro86 em Março 18, 2009, 09:13:57 pm
Não acho benéfico limitarem a entrada na GNR apenas a militares oriundos das FA. Podem dizer que estou a ser um pouco tendencioso por ser civil, mas a verdade é que a GNR só tem a ganhar com o actual sistema de candidatura em uso. Há civis com tanta ou mais capacidade para integrarem os seus quadros. Isto, claro, sem desprezo pelas vagas reservadas a militares. Acho justissimo que assim seja, devem dar opurtunidade aqueles que se mostraram prontos para servir o pátria, tem capacidades, e querem servir o país sem contratos a termo certo.
Título:
Enviado por: Açoriano em Março 18, 2009, 09:52:08 pm
Há civis que vão para a GNR pela actividade policial e não pela carreira militar, se bem que depois têm de se sujeitar à mesma, mas obrigar os mesmos a prestar serviço militar nas FA para depois irem para uma força de segurança não é muito correcto.
Acho que deve continuar como está, aberto a todos com uma percentagem de vagas para os militares.
Título: gnr
Enviado por: fabio_lopes em Março 18, 2009, 11:17:37 pm
e porque nao enviar os militares das tropas especiais para as categorias especiais das respctivas forças? (é so uma ideia)
cumps
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 19, 2009, 11:29:47 am
Porque não é pelo militar ser Pára/Fuzo/Ranger ou Comando que o torna capaz de ser um bom guarda/agente. A grande parte dos meus camaradas tinha só o 9º ano, não tinha a carta de condução, etc.

Isso faz-me lembrar da tanga que alguns tipos dizem do GOE andar a recrutar nas Tropas especiais. :lol:
Título: asd
Enviado por: fabio_lopes em Março 19, 2009, 12:31:27 pm
nao é isso mas por exemplo quem quer ir pas equipas especiais nao deviam ter de ficar 2 anos como agente... ficam "destreinados" :P
cumps
Título:
Enviado por: LM em Março 19, 2009, 12:57:11 pm
As forças policiais (muito em especial a GNR) deviam ter um numero consideravel de vagas reservadas a ex-militares, desde que estes consigam um resultado mínimo nas provas de acesso.
Título:
Enviado por: Açoriano em Março 19, 2009, 01:31:38 pm
Citação de: "LM"
As forças policiais (muito em especial a GNR) deviam ter um nuemro consideravel de vagas reservadas a ex-militares, desde que estes consigam um resultado mínimo nas provas de acesso.

A GNR tem 30% das vagas reservadas para os militares das FA em cada concurso para o curso de guardas.
Título:
Enviado por: LM em Março 19, 2009, 03:24:14 pm
Citação de: "Açoriano"
Citação de: "LM"
As forças policiais (muito em especial a GNR) deviam ter um nuemro consideravel de vagas reservadas a ex-militares, desde que estes consigam um resultado mínimo nas provas de acesso.
A GNR tem 30% das vagas reservadas para os militares das FA em cada concurso para o curso de guardas.


Julgava que tinha sido anulado esta situação, ainda bem que estava errado.
Título:
Enviado por: Primy em Abril 05, 2009, 02:36:19 pm
Bem,vou tentar falar como cidadão e não como Militar no activo  :lol:

E não estou a dizer que os Militares são mais vocacionados que os civis,nada disso,e cada vez mais entram para as FA a nata do pais,que apenas estão a fugir ao desemprego e á crise,mas ainda existem muitos "velhinhos" que já têm muito calo na vida Militar,com muita formação adquirida em cursos Militares e que são "deitados fora" porque não sabem quem foi o 2º Rei de Espanha ou se o Buraka Obama é Democráta ou Socialista,ou a raiz quadrada de 4.66638293084 elevado a 330927464839 ao quadrado  :lol:  poucos conseguiram infelizmente.

Cumprimentos.
Título:
Enviado por: Patriot em Abril 05, 2009, 03:02:10 pm
eu fiz os dois anos de serviço militar, entrei em 2006 para a Armada e saí em 2009, 3 anos ao todo e foi tudo planiado como eu sempre desejei! o que eu fiz é o que a meu ver todo o civil deveria ser obrigado a fazer para concorrer às forças de segurança, eu não vou pelo taxo, eu vou porque sempre sonhei em fazer parte da GNR, caso não conseguisse na GNR a minha opção cairía para a PSP, vou para a GNR porque gosto daquilo, gosto de ajudar as pessoas, ajudar a um Portugal melhor também, pode parecer conversa de politico mas é isso mesmo que eu sinto e para mim, nunca deveriam concorrer civis, querem concorrer po taxo vao primeiro ganhar calo nas FA depois entao concorram à GNR...

É a minha opinião como ex-militar meus senhores, não me interessa se não agrada a ninguem!
Título: GNR
Enviado por: LEOPARDO em Abril 05, 2009, 03:44:31 pm
Caros forenses ex-militares ou militares esas questões nem se poe pois para mim como falei no tópico do curso de admissão da GNR deste ano, eu sou completamente contra meterem civis contra, se eu manda-se mudava o sistema todo e acabava com esta treta de meterem civis pa todo o pau, sem terem um minimo de experiencia eu nao vou gastar o meu latim pois faço dos outros a minhas palavras....
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Abril 05, 2009, 03:45:39 pm
Pelas suas palavras parece que servir na PSP não é lutar por um Portugal melhor... Acredito que não queira ser interpretado dessa maneira  :wink:
Título:
Enviado por: ribeiro86 em Abril 06, 2009, 02:43:51 am
Aqui apelidam-se os civis que concorrem á GNR de taxistas. A moderação só intervem quando convem  :roll:
Título:
Enviado por: Primy em Abril 06, 2009, 10:32:15 pm
Citação de: "ribeiro86"
Aqui apelidam-se os civis que concorrem á GNR de taxistas. A moderação só intervem quando convem  :lol:

Grande parte de certo que é pelo taxo,passo a explicar porquê...

Se fosse por querer e gostar da carreira Militar,nesse caso pode sempre vir para as FA ganhar €530 de vencimento e sujeitar-se a ficar deslocado a 300km de casa e deixar de ter vida própria  :lol:  a boa noticia,é que nas fileiras ainda existe quem se sujeita a isso por Amor á camisola e por Amor á vida Militar,e são esses que são excluidos práticamente dos concursos e acabam o tempo de serviço e são lançados á sua sorte passando á disponibilidade  :lol:  isto claro existe as honradas excepções,porque cada caso é um caso,mas eu pessoalmente já vi muito,e pelo que pareçe agora só mesmo com 2 anos de serviço Militar se pode concorrer,pelo menos é essa a informação que temos aqui nas FA,e já foi recebida com muita esperança por muitos Militares em fim de carreira que já podem sonhar um pouco com um futuro mais risonho.
Título: resposta
Enviado por: fabio_lopes em Abril 06, 2009, 11:48:54 pm
concordando com o que o sr Primy disse e muito bem ainda a Homens com a H grande que gostam de ser militares e que tema amor a camisola e esses sim é que deviam poder (um pouco off-topic mas peço desculpa) seguir para a ESE e se passar ficar no quadro ou entao ir para as forças de segurança pois é um desperdicio um militar que ama o seu pais ao fim de 6 anos ser "desperdiçado" e entao nas forças de segurança pode continuar a servir o seu pais a a mesma..e aproveitar os homens que tanto deram para concluir o curso que queria na tropa e ser militares e envialos para as equipas especias pois ja vem com algum treino..
cumps
Título:
Enviado por: Rms em Abril 07, 2009, 02:34:22 am
Caros colegas
Discordo de algumas afirmações... mas esta é a minha opinião por mim deixava estar como esta. Não se deve sujeitar um qualquer cidadão a prestar serviço militar para ao final de 2 anos correr o risco de nem entrar na GNR, de resto como já aconteceu.

Estive a ler todos os posts e a conversa vem a descarrilar e foram ditas coisas que ofendem as capacidades dos civis. Mas respeito que de certo modo em alguns casos possa até ser verdade(tachos), mas não generalizem, nem substimem os civis porque tachos existem em muitos lados.
Posso dizer que muitos amam e servem este pais, e porque nunca foram militares jamais o vão deixar de amar ou tão pouco de servir.
Servir o pais, pode ter mais significados, até fazer poupar uns trocos ao estado é servir o pais...para bom entendedor meia palavra basta.
Sem querer generalizar, quantos actualmente vão voluntários para o serviço militar a espera do sonho americano? ficarem sem fazer muito nos serviços militares a ganhar mais de 500 euros porque nem trabalho conseguiam ca fora, e ate era muito bom poder estudar na tropa enquanto eram pagos!!
Posso dizer-vos que fui superior de um ex cabo paraquedista com uma missão no Kosovo, e era uma pessoa simplesmente do genero(trabalha tu). Estaria mal habituado as tarefas diarias do seviço militar? (sem contar com os riscos de uma missão como é lógico,abdicar da familia etc...)mas a vida de um militar não são só missoes nem todos as fazem!

Ainda não percebi o que produz um militar quando até tem dificuldades em ocupar o tempo durante o serviço num qualquer quartel.
Quando um militar concorre a GNR, é efectivamente uma mais valia, mas só tem de estar feliz porque afinal ja tem uma percentagem de vagas restritas, e ainda contam com a tal camaradagem que trazem da vida militar (etc...) agora de que têm medo ao serem postos a prova junto dos civis? que muitos tenham formação suficiente...para vos passar a frente? não sei qual o vosso medo.
Pergunto...o que faz um militar no dia a dia pós recruta? que vos faz tão especiais?a especialidade? E depois durante o contrato o que fazem?
Título: GNR
Enviado por: LEOPARDO em Abril 07, 2009, 10:04:25 am
Caro rms tudo depende da especialidade e da unidade que estiver não vamos misturar militares de uma companhia de serviços de uma força operacional sim é como se fosse da agua para o vinho na minha experiencia como ex-militar posso-lhe dizer desde que acabei a formação continuei sempre a ter formação em em todos os campos que dei, não fiquei encostado tive sempre que fazer e sempre que manter os niveis de exigências que pretendiam de mim, mas claro havia militares de tropa normal com todo o respeito que nao davam cabe do cabedal mas tinham outras funções...mas não vou perder tempo a explicar muito mais...posso tambem dizer que militares teeem medo huummm só aqueles que devem ter problemas de alguma coisa pois quem passou as passas do algarve de certeza que nao deve ter medo nenhum excepto o de nao poder cumprir a sua missao se é que me faço entender :x
Volto a dizer GNR só para militares com gosto a vida e a carreira que sempre quiseram mas claro que hoje em dia isto nao passa de uma utupia enfim :roll:  :roll:
Cumprimentos a todos os forenses
Título:
Enviado por: Rms em Abril 07, 2009, 11:55:13 am
Bom dia Leopardo
Como disse não devemos generalizar os candidatos, parte a parte, mas respeito a sua opinião, ainda que mantendo a minha.
 Num universo de 1000 vagas, 30% equivale a 300 vagas garantidas aos militares, não deixando de poderem concorrer às restantes 70%, 700vagas portanto. O oposto no meu entender não. Não estariamos tambem a desperdiçar civis competentes? é ou não é verdade que ainda vai haver um curso de formação de guardas? os militares estão a concorrer a 1000vagas, enquanto a restante população concorre a 700, é preciso ver este ponto.
E quero aqui dizer que lamento que muitos militares pensem que são os justiçeiros de Portugal, ou que são mais que os outros. Justifiquem o que valem mas não se sintam superiores aos demais. Humildade pessoal.

Falei em medo, porque me parece muito justo testar os candidatos em diversos niveis e competências de igual forma.(conhecimentos/fisicos/médicos/psicotecnicos)Conheço um militar que a 3ªtentativa entrou com 9,5,(teste cultural) não ficou nas vagas militares mas nada o impediu de entrar, é preciso é superar as provas, e correr o risco de existir sempre alguem, capaz de o superar.

Quando falei em mais valia, falo no ponto de vista fisico em prova, por outro lado, futuramente no terreno no campo operacional se bem que as coisas depois tambem são diferentes.

Espero ter conseguido responder a sua questão
Abraço
Título: GNR
Enviado por: LEOPARDO em Abril 07, 2009, 12:47:22 pm
Caros forenses...sr. patriot vejo que tem experiencia no ramo e etende perfeitamente as minhas deixas aqui para a massa, e ainda bem...para o restante pessoal que está para aqui a mandar atuardas estupidas e sem nexo nenhum...por amor de Deus voçes dizem que passaram os testes da GNR nos escritos, fisicos, e psicotecnicos, enfim vou dar uma breve explicação e a minha opinião sem ofender terceiros pois isto é um forum não um parlamento , 1º os testes escritos sao corrigidos por uma makina na qual maior parte do pessoal mete as bolinhas e muitas das respostas nem sabem o que meteram que foi o caso de muita gente...sim o pessoal passa e o que tem demais...isto sao testes que servem so para eleminar candidatos visto que que concorrem uma porrada deles, a seguir vem os fisicos que sao a maior treta e sao faceis em que qualquer um com um bocado de treino mesmo de ginasio faz sim ate acredito que houvesse militares a ficar pa tras, pois tambem sei que há civis muito bons fisicamente, mas talvez esses militares fossem de secretaria pois as PAFs no meu tempo eram bem mais duras que estas provas, sem esquecer que se mete-sem uns testes como se metem para ingressar numa tropa mais puxada eu aposto mas aposto que chumbavam uma porrada de gente...continuando os psicotecnicos sim o que tem demais tambem se mete umas bolinhas basta mentir bem e prontos nada de mais o resto que como eu vi uma porrada de gente cheia de tatuagens que nem deviam passar e passaram nas medicas sim para mim na minha sincera opiniao o piores testes sao os escritos e acredito que tenha ficado muita gente com potencial para tras nao duvido nada, mas por amor de Deus não falem daquilo que não conhecem que é o que eu faço.
Outra questão é tornar a GNR o 4º ramo das F.A., não é tornar ea já é pois a GNR em caso de guerra passa para o ministério da defesa voçes eu digo sempe para aqueles que lhe caiam isto deviam estar a par das legislações, voçês são contra e eu a favor porque se não houvesse a porcaria do aumento de desemprego e muita malta daqui tivesse o empreginho porreiro e a ganhar muito bem aposto que havia vagas por completar, mas claro maior parte da malta vai pelo encosto mas meus caros sem ofender já vos disse pensem bem naquilo que se vão meter, para mim devia ser para militares pois alem de ter tudo a ver com militar a GNR tem os mesmos postos que as FA era em vez de meterem 1000 vagas passarem a meter cursos de 400 ou os que forem e meterem a malta mais apta ao serviço abrindo mais cursos e quem tivesse o sonho de engrenar na GNR tinha que passar uns tempinhos na tropa, não mandando po desemprego milhares de camaradas nem deitamdo dinheiro fora ao lixo dos contribuintes, pois podem vir com oas tretas que vierem com os papos que quiserem eu tive em todos os lados e falo por experiencia não estou para aqui a mandar bocas a ninguem so estou a expor os meus pontos de vista, agora não façam do pessoal burro pois acho um absurdo andarem a fazer recruta ao pessoal a gastar rios de dinheiro a ensinalos ordem unida etc para fvirem frouxos e desistirem e tirarem vagas a quem tem capacidades e quem quer para mim ingressar nesta força tinha que se ser militar, po pessoal civil era PSP, eu desejo ao pessoal que tem espirito e mereçe e aos operacionais a melhor sorte na nova vida aos restantes aprendam a ver mais longe pois isto não é nehum mar de rosas abram a pestana e pensem naquilo que realmente querem...sem ofender ninguem cumprimentos a todos os forenses
NOTA: Isto foi o que pus nos aprovados cfg 2009 cumps
Título: Re: GNR
Enviado por: Xerif3 em Abril 07, 2009, 04:15:26 pm
Citação de: "LEOPARDO"
o que de 1000 vagas so temos 30% o que da a volta de cento e tal para um curso NAH é tudo uma grande treta atao nesse caso fazia-se ao contrario metia-se so esses 30% de vagas para civis que tal assim era melhor não era :x


Para isso não havia era distinção nenhuma.

Ou o candidato é APTO para tal ou INAPTO. Não há cá Super-Homens nem Vilões...

O resto é conversa fiada.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Primy em Abril 07, 2009, 04:48:20 pm
Se os civis que concorrem para a GNR o fazem por amor á camisola certamente não e importam de cumprir serviço Militar num dos ramos das FA!!!

Posso dizer que muitos dos Militares das FA ainda no activo desde sempre concorreram para GNR e não entraram mas não foi por isso que deixaram as fileiras e porquê???Porque estão nas fileiras porque gostam da vida militar mesmo sabendo o que lhes espera ao acabar o tempo de serviço.

Respeito os civis pois estaria a ser um mau exemplo de Militar se assim não o fizesse,mas infelizmente já vi muitos Militares com grande potencial e que muito honraram a Pátria e as intituições a que pertenciam,que trabalharam horas e horas sem descanso e sem serem mais remunerados por isso a irem para o desemprego no final de 6,7 e 9 anos de serviço ao Pais que concorreram e infelizmente não entraram porque um civil teve mais uma décima na nota,isso é triste e não dignifica em nada a GNR

Infelizmente já tive perante Militares da GNR que nem a ***** das botas sabiam engraxar e com um atavio miserável pois a vida Militar deles resume-se em meia dúzia de dias de curso de Guarda e não sabe tão pouco o que é Espirito de sacrificio,Camaradagem e por ai adiante que se aprende a ter nas FA,ou aprendia-se depende do ponto de vista de cada um,é verdade que nas FA também acontece,mas a esses é lhes dado a folhinha de espólio e nas FA nunca chegam a parte alguma, são esses que vêm para a FA não porque gostam a vida Militar mas porque estão desempregados e acham que as FA é a Santa Casa  :x

E a GNR para lá caminha,pois já teve dias melhores pelo que sei.
Título:
Enviado por: gabiru em Abril 07, 2009, 05:14:25 pm
a missão das FA  é igual á da GNR?? pois não sabia, sempre pensei que a GNR era um orgão de policia criminal militar!!
Título:
Enviado por: Xerif3 em Abril 07, 2009, 05:17:06 pm
Citar
Se os civis que concorrem para a GNR o fazem por amor á camisola certamente não e importam de cumprir serviço Militar num dos ramos das FA!!!


Caso possa... Quem diz que o candidato já não tem vida +/- organizada com emprego ou ainda a estudar e tenha "sonhado" servir numa das Forças de Segurança.
Militares e Força de Segurança (Militarizada) é algo diferente...

Gostarmos muito de fazer algo não deve significar atirarmo-nos de cabeça, pois podemos rachá-la...



Agora obviamente que concordo possa haver injustiças, não acho dignificante o estado "livrar-se" de pessoas qualificadas a nível militar e deixá-los no desemprego ou a varrer as ruas...

Infelizmente injustiças há em todo o lado e não é só do lado militar...

Cumprimentos
Título: GNR
Enviado por: LEOPARDO em Abril 07, 2009, 05:18:20 pm
Sim senhora Primy apoiado como disse atras faço das palavras dos outros as minhas meus senhores c34x  c34x
Cumprimentos a todos os forenses
Título:
Enviado por: Primy em Abril 07, 2009, 05:19:05 pm
Gabiru,não,cada uma tem a sua,também era o melhor ser de missões iguais,para isso não existia dois orgãos e passava-se só a um  :lol:  mas ambas são Militares,logo um Militar das FA tem uma visão diferente de um civil,devido á sua experiência Militar.
Título: GNR
Enviado por: LEOPARDO em Abril 07, 2009, 05:23:58 pm
Alias para não falar que camaradagem é coisa que muita gente nem deve saber...mas sim das médias no final do curso sim isso ja deve-se saber enfim...infelizmente é como eu digo malta o desemprego agora atrai tudo para não falar de casos que houve pessoal reincidente em pequenos delitos mas prontos hoje em dia é salve-se quem puder e já não há valores nenhuns só individualismo e o resto que se lixe.... :roll:
Cumprimentos a todos
Título:
Enviado por: Primy em Abril 07, 2009, 05:27:15 pm
Citação de: "Xerif3"
Citar
Se os civis que concorrem para a GNR o fazem por amor á camisola certamente não e importam de cumprir serviço Militar num dos ramos das FA!!!

Caso possa... Quem diz que o candidato já não tem vida +/- organizada com emprego ou ainda a estudar e tenha "sonhado" servir numa das Forças de Segurança.
Militares e Força de Segurança (Militarizada) é algo diferente...

Gostarmos muito de fazer algo não deve significar atirarmo-nos de cabeça, pois podemos rachá-la...



Agora obviamente que concordo possa haver injustiças, não acho dignificante o estado "livrar-se" de pessoas qualificadas a nível militar e deixá-los no desemprego ou a varrer as ruas...

Infelizmente injustiças há em todo o lado e não é só do lado militar...

Cumprimentos


Se não podem para um lado também não o podem para outro!!!

E servir nas FA é atirar de cabeça e pode-se ter o risco de se rachar???acho que não!!!deveria era ser obrigatório o cumprimento nem que fosse da Instrução Básica,mas isso seria tema de conversa para outro  tópico e não para este  :wink:
Título:
Enviado por: Xerif3 em Abril 07, 2009, 05:45:08 pm
Citação de: "Primy"
Não,cada uma tem a sua,também era o melhor ser de missões iguais,para isso não existia dois orgãos e passava-se só a um  :P

Agora também posso chegar aqui e dizer que tenho um curso de psicologia, Cinto Negro 3º DAN em Krav Maga, sou o maior em tiro aos pratos e atletismo.


Não acreditas que existem civis melhor adaptados às forças de segurança do que alguns militares que fizeram 2 anos de serviço?
Cada caso é um caso e deve ser avaliado como tal.


Concordo que se dê preferência a militares, pela experiência pelo serviço prestado,etc, agora não digam é preferência total que para mim isso não tem cabimento...


Cumprimentos (estas discussões até são saudáveis lol) ;)



EDIT:
Citar
E servir nas FA é atirar de cabeça e pode-se ter o risco de se rachar???acho que não!!!

Depende da situação em que a pessoa se encontra, mas penso que para a maioria seria uma mais valia na sua vida...

Citar
deveria era ser obrigatório o cumprimento nem que fosse da Instrução Básica

Para isso é que existe o curso de 1 ano, para dar formação, ou achas que que a formação dos militares é que é boa e o resto não?

Certamente essa formação é adaptada às necessidades da GNR...
Título:
Enviado por: Rms em Abril 07, 2009, 05:50:42 pm
Ora ai está primy, não digo que vocês de certo modo tambem não tenham razão.
Mas reparem numa coisa, quem é que está disponivel para ir para as forças armadas por mais que goste e sujeitar-se a chegar ca fora depois de 6 anos cumpridos e não conseguir entrar nas forças de segurança?no final ou durante a carreira militar.
Outra coisa quando entram já sabem dessa forte possibilidade.
Mas quando se abre um concurso existem outros factores tambem eles bastante importantes, que não só a carreira militar.
Quero relembrar que isto é uma questão de opinião e nada pessoal.
Abraços
Título:
Enviado por: Primy em Abril 07, 2009, 05:54:55 pm
Xerif3,tudo passa por uma selecção,para alguma coisa o Militar é avaliado 24 horas por dia 365 dias por ano,e todos os cursos que frequenta e ministra são avaliados,etc,e acredite que apareçe-me por vezes aqui cada um que me pergunto se o CR não se enganou na avaliação de ingresso de certos camaradas que para cá entram,mas pronto  :roll:

De qualquer forma,não seria meter Militares directos,os mesmos deveriam ser avaliados em diferentes critérios Militares,Morais e Fisicos (estes últimos então nem se fala)  :lol:  

e concordo,estas discussões são saudáveis  :wink:
Título:
Enviado por: Xerif3 em Abril 07, 2009, 06:04:37 pm
Citação de: "Primy"
EDIT
Eu conheço bem a formação da GNR no 1ºano,mas é só mesmo no 1º  :P

Mas pronto aí a culpa também não será tanto dos militares da guarda...
 :twisted:
Título:
Enviado por: Primy em Abril 07, 2009, 06:05:44 pm
Citação de: "Rms"
Ora ai está primy, não digo que vocês de certo modo tambem não tenham razão.
Mas reparem numa coisa, quem é que está disponivel para ir para as forças armadas por mais que goste e sujeitar-se a chegar ca fora depois de 6 anos cumpridos e não conseguir entrar nas forças de segurança?no final ou durante a carreira militar.
Outra coisa quando entram já sabem dessa forte possibilidade.
Mas quando se abre um concurso existem outros factores tambem eles bastante importantes, que não só a carreira militar.
Quero relembrar que isto é uma questão de opinião e nada pessoal.
Abraços


Ora ai está,um civil quando concorre para a GNR grande parte nem é por querer seguir uma carreira Militar,mas porque é um emprego seguro!!!

E quando se entra nas FA todos sabemos ou deveriamos saber dos riscos que se corre,eu pelo menos fui logo avisado pelos velhinhos o que me esperava,mas ainda cá estou á espera de uma mera vaga na GNR para  puder compensar a minha Esposa e a minha filha das minhas ausências porque a condição Militar assim me obriga,a mim e a milhares de Militares por este Pais fora.
Título:
Enviado por: Primy em Abril 07, 2009, 06:06:40 pm
Citação de: "Xerif3"
Citação de: "Primy"
EDIT
Eu conheço bem a formação da GNR no 1ºano,mas é só mesmo no 1º  :P

Mas pronto aí a culpa também não será tanto dos militares da guarda...
 :lol:  :lol:
Título: GNR
Enviado por: LEOPARDO em Abril 07, 2009, 09:58:19 pm
Boas Sr. xerif para  mim o que me diz é relativo aqui não estamos pelo status nem aquilo que faz pois tudo ajuda e o saber nao ocupa lugar posso dizerlhe que apanhei muitos campeoes de tudo e mais alguma coisa e que  quando lhes espetavam umas valentes fodas dsclpem a linguagem ate batiam mal isto pa dizer que isso ajuda mas não é tudo nao quero ofender ninguem com isto cumprimentos a todos os forenses
Título:
Enviado por: jeka em Abril 26, 2009, 11:43:42 pm
eu acho k esta tudo bem cm esta actualmente, até pk a gnr e principalmente uma força policial e nao uma unidade militar do exercito.

Os militares da gnr tem a sua condiçao militar mas sao orgaos de policia criminal.
a sua principal vocação é a policial, tendo como base a condiçao militar no que diz respeito à hierarquia e aos valores militares, mas a sua função especifica não é o serviço de quartel e de treino para um cenário de guerra, tal como as FA. a sua missão especifica é a investigação criminal e o serviço aos cidadãos em qualquer tipo de ocorrencia...
um militar da gnr tem de ser um especialista em direito, tal cm um psp, pois trabalhar cm todos o tipo de leis é o seu serviço diário, como tal tem k ser conhecedor de uma panoplia enorme de leis, entre as quais, tem k ser quase um expert em Codigo penal e Codigo processo penal... isto tudo é claro se quiser ser um bom guarda e fazer o seu serviço bem feito`, se quiser estar à sombra também tem k saber um pouco disto tudo senão corre o risco de enfiar os pes pelas maos no serviço e levar cm montes de processos disciplinares internos....
Título:
Enviado por: Primy em Abril 27, 2009, 09:38:29 am
Jeka,se os civis acham que é um entrave para ingressarem na GNR eu diria que era uma mais valia,tanto para o processo individual,pois cada nota conta para a progressão na carreira como para a sua postura e cultura Militar e perfil...

Tem ideia de quantas desistencias já houve neste curso que ainda agora se iniciou???

E quantos Militares desistiram???e civis???

A diferença é que estar nas FA 2 anos quando vai para a GNR já sabe para o que vai,muito do bom Civil pensa que é toma lá uma farda e dá duas corridas ao campo e está muito bom...

O Militar já tem uma visão diferente,porquê...porque já tem um passado na vida Militar,e se pensa que 2 anos é muito,acredite,que nas fileiras 2 anos passam a correr,mas tão a correr que eu queria voltar ao tempo da recruta outra vez  :wink:

E como disse "eu acho k esta tudo bem cm esta actualmente, até pk a gnr e principalmente uma força policial e nao uma unidade militar do exercito"

eu respondo-lhe que as FA não se resume só a Exército  :wink:  eu por acaso sou do Exército mas respeito muito os meus camaradas dos outros ramos pois sem eles eramos ineficazes

Para finalizar,disse que deveria de estar como está,se não estou em erro já saiu em DR as novas normas de admissão á GNR e pelo que já corre nas FA é que abre concurso em Junho/Julho já com as novas normas.
Título:
Enviado por: Jorgenaz em Abril 27, 2009, 05:47:06 pm
boas,quais sao as novas normas para a gnr ? obrigado
Título:
Enviado por: Primy em Abril 27, 2009, 09:14:37 pm
Citação de: "Jorgenaz"
boas,quais sao as novas normas para a gnr ? obrigado


Pelo que sei era os ditos dois anos de serviço nas FA e mais uma ou outra coisa,o quê não sei,pois não vi não posso comentar,mas o que me disseram ainda ontem no quartel é que já tinham saido em DR,se alguém puder confirmar que esteja mais dentro do assunto era porreiro.
Título:
Enviado por: Gina em Abril 28, 2009, 04:14:32 pm
Ui! Percebi bem? Há a possibilidade de uma das condições de candidatura à GNR serem 2 anos de serviço nas FA?!?  :shock:  Era ver o número de canditatos a diminuir de 14 000 para 3 ou 4 mil.... essa condição é como o 12º ano na PSP... é a reduzir o número de candidatos... na minha opnião seria injusto... há muito bom civil merecedor de uma carreira na GNR... há deles melhores que militares de certeza... e os que não forem melhores física e psicologicamente melhores que os militares, chumbo com eles na provas de ingresso!!! E pressão física e psicológica durante o curso! agora, renunciar a sua entrada logo na candidatura?!? Tá mal...  :P  ... nesse dia, vi 4 militares a armarem um basqueiro nas provas e a chorarem baba e ranho porque não conseguiram fazer as flexões pedidas e espalharam-se contra o muro... tivessem os anos na FA que tivessem, eu e outras civis fomos melhores e mereciamos mais entrar que elas... agora, também houve uma militar que nos deixou a todos (incluindo os guardas) de queixo caído... fez 50 abdominais em 45 segundos  :lol:

Bjito* :wink:
Título:
Enviado por: Açoriano em Abril 28, 2009, 07:58:19 pm
Citação de: "Primy"
Pelo que sei era os ditos dois anos de serviço nas FA e mais uma ou outra coisa
Isso de impor 2 anos de tropa aos candidatos não é muito boa ideia, já foi feito em 2004 e só ouve 2402 candidatos para 1100 vagas.
Penso que as alterações que vai haver serão nas habilitações.
Título:
Enviado por: Primy em Abril 28, 2009, 09:09:28 pm
Açoriano eu presenciei esse concurso,e simplesmente a GNR deu em chumbar por tudo e por nada para levar a deles a melhor e conseguiram,nunca foi e nem é de interesse da Instituição que seja exclusivo para Militares com 2 ou mais anos de serviço,ou civis com esse tempo de serviço cumprido também.

Gina,eu percebi que tavas a puxar a brasa á tua sardinha  :lol:  e como disseste que houve Militares das FA que chumbaram nas provas fisicas,infelizmente esse tipo de Militares existem nas fileiras mas quem deveria de tomar atitudes limita-se a fechar os olhos pois se os mandam embora se já somos poucos resumia-se a meros 5 ou 6 mil que cumprem com sucesso as PAF´s  :(
Título: GNR
Enviado por: LEOPARDO em Abril 28, 2009, 09:25:48 pm
Enfim lá esta o pessoal a puxar conversa com coisas sem nexo, a malta devia toda cumprir dois anos devia e so pa informar ao pessoal civil que ja andam a desistir civis no curso.... :evil:  :evil:  sinceramente a tirar vagas a quem merecia devem pensar que aquilo e como a playstation...é como o velho ditado "DEUS DA NOZES A QUEM NAO TEM DENTES"
Título: GNR
Enviado por: LEOPARDO em Abril 28, 2009, 09:30:05 pm
Olha lá o gina ate gostava de te ver a fazer umas certas coisas que cá sei...metiate uma mochila de 45kg e punhate a fazer marchas durante dias cada uma no minimo 30km,etc etc... pode haver civis que dariam grandes militares isso ja é melhor agora dizeres que civis sao melhores que militares deves andar no mundo da alice e o pais das maravilhas nao vai ao topico dos aprovados e la veras as minhas teses
Acordem pa vida
Título: GNR
Enviado por: LEOPARDO em Abril 28, 2009, 09:36:09 pm
E se esses militares que estiveram cntg nos testes fizeram tais figuras deviam ter vergonha pois quando o pessoal vai para fazer testes e alem do mais sabe o que fazer pelo menos deviam ter vergonha e treinar digo mais deviam ate dar o exemplo mas para mim a GNR devia ter testes bem mais puxados para limpar mt lixo cumprimentos a todos
Título:
Enviado por: Primy em Abril 28, 2009, 10:00:42 pm
Sim,porque digam o que disserem não há desculpa para os Militares fugirem ás suas obrigações de se manterem fisicamente aptos,mas como disse anteriormente,quem deve de fazer algo fecha os olhos...

e nas provas de admissão ao curso da GNR realmente não existe equilibrio,se trocassem mais fisico por menos cultura acho que tinham mais a ganhar,não falando nas psicológicas,pois essas pelo menos para os Militares não tem nexo,pois se estão aptos para servirem nas FA á partida deverão de estra para a GNR e no processo individual de cada um já está o perfil psicológico incluido,como as médicas,mas isso seriam medidas a mais a tomar.

e Gina esqueci-me de te dizer uma coisa em relação ao pé de igualdade,sabes que os civis têm uma vantagem fisica,muitos dos Militares estão com lesões que embora não sejam muitas das vezes graves ao ponto de inibirem ao desempenho de funções dão para reprovar,lesões essas criadas pelo grande desgaste fisico de marchas,exercicios,o frio,a chuva,falta de descanso,privações de sono,má alimentação ou dificiencia de nutrientes embora exporádicas,etc,tudo isso reflete-se,ou seja há muito bom Militar com a carcaça toda lixada que deu muito ao Pais que de tanto dar que o Pais não lhe dá o direito a um lugar nas FS,isso sim é injusto,e não está a concorrer com um civil em pé de igualdade ou estará  :wink:
Título:
Enviado por: Açoriano em Abril 28, 2009, 10:39:43 pm
Citação de: "Primy"
e nas provas de admissão ao curso da GNR realmente não existe equilibrio,se trocassem mais fisico por menos cultura acho que tinham mais a ganhar,não falando nas psicológicas,pois essas pelo menos para os Militares não tem nexo,pois se estão aptos para servirem nas FA á partida deverão de estra para a GNR e no processo individual de cada um já está o perfil psicológico
Primy concordo consigo na parte do desequilíbrio nas provas, deviam ter provas físicas mais exigentes e a cultural mais acessível, agora quanto às psicológicas não estou de acordo consigo, porque uma coisa é servir nas FA outra nas FS, a GNR embora seja de rigor militar a sua actividade é policial, OPC, por isso os militares das FA devem fazer as provas psicológicas, porque há os que não têm vocação para serem agentes de autoridade, para lidar com montes de problemas, com o lado negro da sociedade.
Título: GNR
Enviado por: LEOPARDO em Abril 28, 2009, 10:40:10 pm
Caro primy 100% apoiado quantos e quantos grandes militares sao simplesmente jogados no lixo os testes medicos e psicologicos convem sempre fazer pois tem que haver actualizações como sao feitas as analises...mas para que estra a aqui a falar para a parede quem quiser ler as minhas teses va ao tema dos CFG 2008/2009 e nas ultimas paginas tem la tudo, so vos digo isto quem mesmo passou as passas do algarve e que pode dar o devido valor mais nada... cumprimentos a todos os que tem puros ideais e aos restantes tambem... :x
Título:
Enviado por: Açoriano em Abril 28, 2009, 10:46:48 pm
Mas como já disse anteriormente, isso de ser militar, não ser, deixar de ser, resolvia-se facilmente, SMO para dentro e já estava, quem cria continuar militar, GNR, quem não cria, PSP, mas todos tinham passando pela experiência.
Título:
Enviado por: pxcastro em Abril 28, 2009, 11:31:59 pm
Boas, sou novo aqui no forum, peço desculpa se qualquer erro.
 Eu gostava de entender porque é que os militares aqui do sitio, teimam que os militares têm + preparação?
Gina, ñ existe equilibrio? Se calhar a solução é por a quarta classe! A PSP tem o 12º, os putos do 7ºano já vão ser obrigados a estudar até ao 12º e a GNR anda sempre com o 9º, para facilitar a vida aos do exercito. Já para ñ falar que grande parte deles nunca gostou de estudar, a falta de trabalho foi resolvida com o famoso "vou para a tropa" e agora vêm para aqui dizer que os civis querem é um tacho seguro. Acredito que muitos deles levem no corpo, mas por amor de deus, como eu vi os militares a trabalharem no bar com a playstation ligada a jogarem pés, isso sim, é q é tacho. Dp chegam aos exames com o peito inchado, "ai e tal eu sou do exercito, sei marchar" e levam na cabeça.
Gostei de quando disseram aqui, que se estão preparados para as servir as FA á partida estão para a GNR. Ñ se lembram é que a admissão ás FA é 1a brincadeira, toda a gente entra.
Mais uma, "militares que deram muito ao País" ???? Ninguem dá nada a ninguem, os militares recebem o seu salário e muitos para verem a banda a passar. Será que por segurarem na espada á porta do quartel e limparem as G3 já merecem um lugar na GNR?
Não tenho nada contra os militares, pelo contrario, agora andarem sempre a dizerem que são melhores, isso é mentira.
O pessoal aqui é um bocado anda marado, disparam palavras á toa: é a PSP que é melhor que a GNR e vice-versa, é os militares que são melhores que os civis ou vice-versa. Em todas as instituições há bons e maus profissionais, ambas a instituições merecem o nosso respeito e ñ é andar a dizer que aquela forma de admissão é melhor que a outra, só porque tenho requisitos para uma.
 O modelo actual é sem duvida o apropriado, podendo exigir se calhar um bocado + nas habilitações literárias e nos fisicos(duas barras é um vergonha).
 Tenho dito.
Obrigado.
 
P.S:mais tar coloco aqui um post a dar na cabeça do pessoal civil que vai para lá só para fazer monte e que "eu concorri porque o meu primo me disse" "Senhor guarda, esqueci-me do B.I." :twisted:
Título:
Enviado por: pxcastro em Abril 28, 2009, 11:36:10 pm
Peço desculpa, queria dizer Primy e ñ Gina.
Título: Re: GNR
Enviado por: Gina em Abril 30, 2009, 10:41:23 am
Citação de: "LEOPARDO"
Olha lá o gina ate gostava de te ver a fazer umas certas coisas que cá sei...metiate uma mochila de 45kg e punhate a fazer marchas durante dias cada uma no minimo 30km,etc etc... pode haver civis que dariam grandes militares isso ja é melhor agora dizeres que civis sao melhores que militares deves andar no mundo da alice e o pais das maravilhas nao vai ao topico dos aprovados e la veras as minhas teses
Acordem pa vida


Caro LEOPARDO, eu NÃO DISSE que os civis são melhores que os militares! Lê de novo o meu post e irás reparar que o que eu disse, e repito, foi que no dia das minhas provas eu e outras civis (pelo menos as 16 que passamos) fomos melhores que as outras tantas candidatas militares que ficaram para trás nessas provas!!! (Tirando eventuais lesões que possam ter acontecido) Há dúvidas?!?!?! Elas chumbaram e nós passamos!!! E só disse isso porque acho que é desnecessário haver militares a bater o pé e que sim, sim, sim são melhores que os civis! E caso não tenhas reparado, também dei um exemplo de uma militar que chegou a lá e fez 50 abs em 45 seg!!! Tirei-lhe o chapéu por isso!!! Essa foi melhor que todas nós naquelas provas físicas!!! " Nunca mais me esqueço do número da sua dorsal, ó 49!" Nem o tenente que disse isto nem nenhuma que presenciou as provas daquela candidata se há-de esquecer! Por isto, e por já ter dito anteriormente, devias ter entendido que eu não sou contra nem a favor dos miliares ou civis. Cada um tem o seu valor, e como o "pxcastro" disse "há bons e maus profissionais em todo o lado"... LEOPARDO, nunca tiveste um camarada que achasses que tava bem era em casa a jogar playstation? Assim como eu já disse a amigos meus CIVIS que entraram este ano no CFA da PSP que não mereciam ser polícias e que não os queria a salvaguardarem as minhas costas porque foram para lá porque vão ter um ordenado garantido e porque "é fixe ser polícia"! E disse o mesmo a um amigo militar que teve o descaramento de dizer que concorreu à GNR porque dá mais nas vistas e as pessoas são mais valor!!!  :lol:  Podia ser que desses um bocadinho de mais valor às civis que querem ingressar na GNR!  :wink:
Título:
Enviado por: Primy em Abril 30, 2009, 01:57:37 pm
Caro pxcastro,acho que deveria ler com mais cuidado o que eu postei desde o inicio deste tópico,pois acho que estás a falar um pouco de cor  :wink:

E estou a falar como cidadão e não como Militar,mas acredite,que são esses comentários que eu quando estou no mato me recordo  :(
Título:
Enviado por: BruMar em Abril 30, 2009, 03:20:33 pm
Boas amigos,
a minha opinião pode nao servir pra nada mas para mim serviu de muito, sou GNR, entrei como civil e tenho muito orgulho disso.
Não é por nao ter ido a tropa fazer-me um homem que nao sou bom militar da gnr... terminei o 12º ano e envez de me inscrever pa universidade incrivi-me pa gnr. Nao vim para cá por falta de opçoes proficionais, até pk o meu pai tb era GNR. Axo que sou bastante qualificado para as funçoes que desempenho (investigação criminal), pelo que, fui um dos melhores do meu curso de formação de soldados. até a armamento e tiro, camaradagem, PAF, sem contar com a vertente de estudo, fui melhor que os 30% de militares das FA que entraram...

Agora digam-me, pk essa discriminação dos civis? se la no fundo se tornam tão bons ou melhores militares?

Muitas coisas estão mal cá dentro, mas essa ainda é a mais razoavel!

Cumprimentos a todos
Título: Re: GNR
Enviado por: BruMar em Abril 30, 2009, 03:31:52 pm
Citação de: "LEOPARDO"
Olha lá o gina ate gostava de te ver a fazer umas certas coisas que cá sei...metiate uma mochila de 45kg e punhate a fazer marchas durante dias cada uma no minimo 30km,etc etc... pode haver civis que dariam grandes militares isso ja é melhor agora dizeres que civis sao melhores que militares deves andar no mundo da alice e o pais das maravilhas nao vai ao topico dos aprovados e la veras as minhas teses
Acordem pa vida




em relação a este teu comentário penso que nem há palavras, porque parece nao saberes o que é ser militar da GNR. Porque ser GNR é ser uma pessoa bem preparada fisicamente (onde tens razaõ) mas tb é necessário ser uma pessoa razoavel e equilibrada. Na GNR nao se anda a correr com malas de 45Kg as costas, aqui nao é preciso brutalidade mas sim prespicácia, inteligencia e bom senso!
Título:
Enviado por: Primy em Abril 30, 2009, 04:01:50 pm
Caro Camarada BruMar antes de mais não se trata de discriminação,mas de preferência,experiência,visão,valores,e muita coisa de infelizmente não dá para exprimir por palavras mas sim por sentimento, e esse só quem passa pelas FA é que poderá sentir...

O facto de o camarada ter sido o melhor nessas áreas,e se fôr como diz que a GNR tem que ser dito por si "aqui nao é preciso brutalidade mas sim prespicácia, inteligencia e bom senso!" sabe perfeitamente que são áreas que pouco ou nada são relevantes para o desempenho das funções,isso vê-se é quando o corpo entra em sofrimento e se tira partido do Espirito de corpo de cada um,agora se é um cabeça nos estudos,ou uma máquina a correr,são coisas que qualquer um com espirito faz!!! :wink:
Título:
Enviado por: BruMar em Abril 30, 2009, 04:23:50 pm
por nao ter sido "tropa" nao quer dizer que se tu numa qualquer missao tiveres algum problema eu nao te vá carregar as costas...
Mas ainda bem que existem opinioes opostas porque senao assim entrava-se em monotonia e nada andava pra frente! :)

Abraço amigo...
Título:
Enviado por: Primy em Abril 30, 2009, 04:27:41 pm
Ai já concordo contigo  :D
Título:
Enviado por: FoxTroop em Abril 30, 2009, 07:29:53 pm
Deveria ser obrigatório ter prestado serviço militar, sim senhor.

Para sei de uns quantos casos de pessoas que concorreram para as FA e reprovaram por incapacidades físicas e que agora estão na GNR e na PSP

Pelo menos dois desses casos que conheço pessoalmente os indivíduos em questão concorreram para Fuzileiros e reprovaram, a seguir concorreram um para os Comandos e o outro para os Páras e reprovaram ambos. Tentaram as FA "normais" e um deles, mesmo assim não entrou, mas agora ambos são GNR's

Outro caso que conheço a pessoa em questão queria ser militar e não entrou por sofrer de doença crónica mas agora é PSP e outro ainda que não foi aceite para o Exercito por doença de ossos e agora é GNR (este é mesmo da minha terra e leva o gozo sempre que lá para)

Existem toda uma enorme serie de situações que só acontecem porque os meninos em vez de irem enrijar 2 anos para as FA (atenção estou a falar de unidades operacionais) saem da escola directamente para a GNR ou PSP. Sem conhecimento da vida, sem nada que os tenha preparado para a dureza do que depois encontram. Depois é os suicídios e o mal-estar, é a arrogância e prepotência saloia de quem não se sabe impor pelo respeito. Arrogância e prepotência perante os cumpridores da lei que, perante os "rapazinhos" endurecidos pelo crime e pela sobrevivência das ruas, são enxovalhados dia sim dia sim.

Para não dizer que maior parte dos "meninos" que agora pululam nas FS nem sequer tem condições para utilizar uma arma (são um risco para quem supostamente deveriam defender)

Existem sem duvida muitos profissionais capazes, decididos, com brio e orgulhosos oriundos do mundo civil mas, numa instituição onde se tem de apontar os bons em vez de apontar os maus, é porque algo vai muito mal.
Título: GNR
Enviado por: LEOPARDO em Abril 30, 2009, 09:31:50 pm
Caro Brumar parabens para ti e para o teu valor eu dei apoio a instruçaõ ao pessoal da GNR em que eles saiam do batalhao e iam pa COE, e maior parte dos que conheci e falei foram todos militares so um civil, alem do mais nao me venhas com discursos pois eu sei muito bem o interior e o ambiente da GNR, e digo te mais tive por palavras de camaradas meus em que havia candidatos que xumbavam nos fisicos e no curso estavam la o que é isto...dizme lá e eu que andei a dar o coiro e a levar no lombo se calhar ainda andavas tu na escola eu quando fui duas vezes passei com muito boas notas e depois sou considerado inapto na porcaria de uns testes psicotecnicos por amor de Deus mas o que isto estão a gozar com quem diz la...sabes o que é eu digote as CUNHAS que invadem isto tudo eu punha as maos no fogo que se nao houvesse tanta crise e tanto desemprego nao havia nem metade dos candidatos, outra coisa sabes quanto fica ao estado formar militares  tirando os da tropa normal sabes? milhares e muitos com grandes capacidades são deitados ao lixo e para quem entende do assunto quando falei da mochila quis dizer que devia haver muito boa gente na gnr que nao aguentava ou seja nao tinha espirito de sacrificio capische :shock:
Cumprimentos a todos os forenses
Título:
Enviado por: raphael em Abril 30, 2009, 10:09:29 pm
Leopardo tens o teu ponto de vista e a tua experiência e o BruMar tem a dele. Não é necessário radicalizar opiniões, da mesma forma que há muito pessoal na GNR que inicialmente tinham algumas debilidades e entraram outros talvez com mais valor ficaram de fora, sucede o mesmo no acesso às forças armadas. Em todo lado há os bons, os melhores e os maus.
Agora efectivamente não podemos querer só GNR's oriundos de militares, há que dar oportunidade a quem não o é ou foi, e lá está a preparação física e aptidão são temas discutíveis, porque nem todos os militares treinam regularmente e nem todos entram para o QP, as provas de selecção são feitas por pessoas, as pessoas podem errar, mas também quem se desvia de determinado padrão que eles estabelecem é eliminado.
Muitas vezes o pessoal quando faz as provas não se apercebe, mas os psicologos baseiam-se em determinadas tabelas que o melhor militar de uma qualquer força especial, pensa que tem todas as condições e depois é preterido por um puto só com o secundário!!
Se as pessoas não evoluissem e aprendessem estavamos mal. Tu nos psicotécnicos foste em alguma altura intransigente, ou seja, não exploraste outras possibilidades em determinada situação que te colocaram?? As vezes os pequenos pormenores deitam tudo a perder.
Mas olha cada um tem a sua opinião e para isso é que temos um fórum, não precisamos de radicalizar opiniões!
Grande abraço e bom fim de semana
Título: GNR
Enviado por: LEOPARDO em Maio 01, 2009, 12:26:17 am
Ok obrigada mas as coisas nao sao como parecem eu fiz tudo bem disso tenho a certeza absoluta mas eles e que tem a faca e o queijo na mão mas o que passou passou obrigado e bom fim de semana para ti raphael
Título:
Enviado por: jeka em Maio 10, 2009, 11:09:30 pm
estou na mesma situacao do BruMar e concordo com ele...
eu tb concorri cm civil e foi dos melhores classificados do meu curso e o 2º melhor do meu pelotao onde tinha camaradas que inclusive pertenceram aos paraquedistas, fuzileiros e comandos...

tb axo k nao podemos estar a discutir se os civis sao ou nao melhores k os militares, pk tb do lado dos candidatos civis cm do lado dos candidatos militares existem bons e maus candidatos. dai eu axar que as coisas estao bem cm estao

em relacao as mudanças nas normas de admissao, as mesmas dizem respeito à escolaridade minima obrigatoria para concorrer, que segundo ouvi dizer irá passar do actual 9ºano para 11ºano...

mas não posso confirmar, pois o k ouvi foram rumores