Morreu o ex-ditador sérvio Slobodan Milosevic

  • 2 Respostas
  • 2481 Visualizações
*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
Morreu o ex-ditador sérvio Slobodan Milosevic
« em: Março 11, 2006, 06:17:40 pm »
Citar
O ex-ditador sérvio Slobodan Milosevic, 64 anos, foi encontrado morto na sua cela do estabelecimento prisional do Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, avançou hoje a rádio sérvia B92. A informação já foi confirmada pelos responsáveis da instância das Nações Unidas.
"Milosevic foi encontrado sem vida na sua cama, no centro de detenção das Nações Unidas", lê-se num comunicado emitido ao início da tarde.
"O guarda alertou imediatamente o responsável do centro de detenção e a equipa médica, que acabou por confirmar o óbito", avança ainda o comunicado do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, que confirma também a instauração de um inquérito para avaliar as causas da morte do ex-Presidente sérvio.
Os problemas de saúde de Milosevic - que sofria de problemas cardíacos e era hipertenso - obrigaram a repetidas interrupções no seu julgamento, em que respondia por crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade cometidos durante a desagregação da antiga Jugoslávia, na década de 90.
Advogado afasta hipótese de suicídio
O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Douste-Blazy, disse aos jornalistas, à margem de um encontro com os seus homólogos europeus, na Áustria, que Slobodan Milosevic "morreu de causas naturais".
"O meu pensamento está com todos aqueles que sofreram com as operações de limpeza étnica - milhares de homens, mulheres e crianças - concebidas e planeadas por Milosevic", afirmou Douste-Blazy.
No mesmo encontro, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia-Montenegro, Vuk Draskovic, lamentou o facto de Milosevic não ter sido julgado no seu próprio país. "Milosevic organizou muitos, muitos assassinatos de pessoas do meu partido, da minha família... Ele ordenou algumas tentativas de assassinato contra mim". "O que é que eu posso dizer? Que é uma pena que não tenha enfrentado a justiça em Belgrado", afirmou.
Um dos advogados do ex-Presidente jugoslavo, Steven Kay, afastou hoje a hipótese de suicídio, afirmando que o seu constituinte estava determinado em levar o julgamento até ao fim. Kay afirmou à agência Reuters que tinha discutido recentemente o tema do suicídio com Milosevic e que ele lhe respondera que não iria fazer mal a si próprio depois de ter lutado tanto pela sua defesa .
"Ele tem um historial de suicídios na sua família - ambos os pais -, mas a sua atitude parecia ser a oposta. Ele estava determinado em continuar a lutar neste caso", disse o seu advogado.
A presidência da União Europeia já reagiu a esta notícia, afirmando que "não muda nem altera em nada a justiça com o passado, uma herança da qual Slobodan Milosevic fez parte", afirmou Ursula Plassnik, ministra dos Negócios Estrangeiros da Áustria, país que assegura actualmente a presidência rotativa da UE.

Biografia de Milosevic
Slobodan Milosevic nasceu em Pozarevac, na Sérvia, no dia 20 de Agosto de 1941, filho de um professor de Teologia. Tinha dois filhos - Marko e Marija - da sua mulher Mirjana.
Partidário comunista, antigo administrador da companhia nacional sérvia de gás e ex-banqueiro nos EUA, abriu caminho a pulso até ao topo da política jugoslava no vazio de poder registado em 1980, aquando da morte do general Tito.
Advogado de formação, tornou-se líder do partido comunista sérvio em 1986. A partir de 1987, e nos 13 anos seguintes, Milosevic tornou-se o homem-forte da política sérvia, período em que apoiou acções de "limpeza étnica" e em que tentou esmagar os movimentos independentistas no seio da Jugoslávia.
Caiu do poder no dia 5 de Outubro de 2000, resistindo aos resultados das eleições presidenciais que deram a vitória à oposição. Foi detido seis meses mais tarde e transferido no dia 28 de Junho de 2001 para Haia, a fim de ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, por crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade. Morreu antes da sentença, em pleno julgamento.


http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1250408&idCanal=16

So e' pena nao ter morrido antes de ter feito a merda que fez.
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 13, 2006, 09:43:16 am »
O que achei infeliz no meio disto tudo, e independentemente das polémicas à volta da sua morte, foi ver o Javier Solana, que pelo cargo que ocupa deveria ser mais diplomata e menos comicierio dizer que foi pena que ele tivesse morrido antes de ser condenado pelos crimes que cometeu.

Ou seja:

Para o chefa de diplomacia europeia não foi pena a perda de vida de um ser humano que por acaso estava na prisão, e onde seria suposto que fosse tratado com todos os cuidados que a civiluização ocidental impõem, mas a sua morte antes da conmdenação.

Ou seja, ainda:

Para Javier Solana, Milisevic já era culpado antes do veredicto do tribunal.

Para Solana nem seria necessário tribunal.

O que me leva a crer que o TPI de Haia não passava de facto de um tribunal mais politico que judicial, indo ao encontro das teses dos radicais e nacionalistas sérvios.

Na boa tradição stalinista ou de Saddam Hussein, primeiro mata-se e depois julga-se.

Solana, o TPI e a Europa sairam mal deste triste desfecho.
 

*

Normando

  • Perito
  • **
  • 339
  • +0/-0
Radovan Karadzic Capturado.
« Responder #2 em: Julho 22, 2008, 04:35:19 pm »
O antigo líder político dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, 63 anos, foi capturado ontem, em Belgrado, após 12 anos na clandestinidade. Karadzic, que está indiciado por crimes contra a humanidade e crimes de guerra (nomeadamente o massacre de civis em Srebrenica e durante o cerco de Sarajevo) cometidos pelas forças sérvias-bósnias durante a guerra civil nos anos 90, deverá ser entregue ao Tribunal Criminal Internacional para a Ex-Jugoslávia (não confundir com o Tribunal Penal Internacional) em Haia.
Após a detenção e posterior falecimento de Slobodan Milosevic, e do assassinato de Zeljko "Arkan" Raznatovic, as atenções centrar-se-ão na captura do comandante militar das forças sérvias-bósnias, Ratko Mladic.
"If you don't have losses, you're not doing enough" - Rear Admiral Richard K. Turner