ForumDefesa.com

Forças de Segurança e Policiais de Elite => Forças de Segurança => Tópico iniciado por: antoninho em Outubro 05, 2006, 02:56:28 pm

Título: GNR vai comandar forças europeias
Enviado por: antoninho em Outubro 05, 2006, 02:56:28 pm
A GNR vai nomear o chefe de Estado-Maior da Eurogendfor para o biénio 2007-09 e vai ter o comando da primeira força europeia organizada entre 2009 e 2011. Estas foram algumas das conclusões da reunião de dois dias do Grupo de Trabalho da Eurogendfor – Força Policial Europeia – que ontem terminou no Forte de S. João Batista (Castelo da Foz), no Porto.

   
   
A GNR é actualmente responsável pela área do planeamento no quartel-general permanente, que existe desde 2005 e que está sediado em Vicenza, Itália. Esse quartel-general é constituído por 30 elementos que trabalham diariamente no planeamento dos exercícios e na actuação das forças. Cada um dos cinco países da Eurogendfor – Portugal, Itália, Espanha, França e Holanda – mantém um efectivo minimamente preparado no seu país. Se necessário, em 30 dias a força poderá dispor de 800 homens para intervir em qualquer cenário do Mundo.

Na reunião foram também analisados os pedidos de adesão das forças da Bélgica, Polónia, Lituânia, Roménia e Turquia. Relativamente a este último país, que não pertence à União Europeia, o caso é mais sensível e “poderá vir a colaborar mediante algumas condições”, segundo o major Carlos Alves, representante de Portugal na reunião. Quanto aos outros países, serão para já observadores. Ficou ainda decidido que o terceiro exercício da Eurogendfor se realizará em 2007, na Holanda.

“As propostas dos conceitos operacionais, logístico e de comunicações da Eurogendfor foram aprovadas nesta reunião conjuntamente pelo quartel-general e pelo grupo de peritos após introduzidas algumas alterações”, disse ainda o major Carlos Alves.

Baía Reis, Porto

correio online de  05 - 10 - 2006
Título:
Enviado por: lecavo em Outubro 05, 2006, 03:11:16 pm
Viva!

Parabéns à Guarda (é assim que eles gostam que se chame a instituição). Fiquei muito contente por saber que a Guarda vai ter capacidade para responder em 30 dias em qualquer parte do mundo. Muito bem.

Só fico triste e com muita pena que não se passe o mesmo em Portugal. A Guarda não tem no dia a dia essa capacidade para actuar em tempo real aqui no solo pátrio! Os postos estão "desertos", têm efectivos que chegam a ser apenas de 15 elementos! Parece-me mais uma megalomania dos seus comandantes.

Dei uma vista de olhos pelo forum da GNR e pude constatar que o seu pessoal não tem treino de tiro (não há dinheiro), não tem armas novas (não há dinheiro), queixam-se das viaturas que são velhas (não há dinheiro). Claro que não há dinheiro e cada vez haverá menos, com todos os cortes orçamentais e com o dinheiro existente a ser "desviado" para estes carnavais..... vamos continuar a ter em grande parte do território nacional uma Guarda apenas presente no papel.

Um grande abraço aos colegas da Guarda que fazem serviço na Rural.
Título:
Enviado por: golex em Março 09, 2007, 12:03:16 am
esta história do rural faz-me sempre lembrar akele conto da disney do rato do campo e do rato da cidade.
Título:
Enviado por: Trafaria em Março 09, 2007, 02:33:33 pm
Parabéns,
Que a esses "ratos do campo" seja proficua a experiência!
Título:
Enviado por: golex em Março 10, 2007, 02:26:56 am
Citação de: "Trafaria"
Parabéns,
Que a esses "ratos do campo" seja proficua a experiência!

será com certeza.