Dúvida de condição de ingresso

  • 66 Respostas
  • 55723 Visualizações
*

Rebolt

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
Dúvida de condição de ingresso
« em: Outubro 26, 2006, 09:02:43 am »
Se houver alguem por aí que já tenha estado no COE ou no GOE podem esclarecer algumas duvidas...
Gostaria de saber se há algum requisito de alturas para alem do normal para ser aceite na força de segurança em questão (neste caso PSP e GNR)
Se o facto de ter algum tipo de deficiencia ocular (miopia etc) impossibilita o ingresso em alguma destas forças.
Se é preciso saber nadar para poder ser aceite.

Obrigado desde já.
 

*

Artic Fusion

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 26, 2006, 09:33:52 am »
Boas,

Não sei quais os requesitos para Operações Especiais da PSP e da GNR, mas sei que em termos de altura, penso que é indispensavel completar o portico que tem 7m de altura.

Eu, pessoalmente, tenho miupia e sei que existe um limite visão perdida para se poder entrar nas Forças Armadas. Agora GNR e PSP deve ser parecido. De qualquer maneira não consegui encontrar nada sobre esse limite, sei que este se encontra no diario da republica algures. Fui ao DRM aqui da cidade e disseram que o melhor era prevenir e corrigir a miupia (recorrendo a uma cirurgia a laser, que ou muito me engano ou custa 1000 euros para cada olho  :shock: ).

Dada a natureza das Forças Especiais é muito provavel que saber nadar seja um requesito, mas isso é o menos. Um bocado de natação e já está...

Cumptos,
 

*

Rebolt

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 26, 2006, 07:38:14 pm »
Obrigado pela resposta artic fusion :)
vou me tentar informar melhor tambem se souber de alguma coisa deixo aqui.

Abraço
 

*

lecavo

  • 252
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 26, 2006, 10:37:43 pm »
Viva!

Para concorrer ao GOE, o candidato tem de pertencer aos quadros da PSP. Os requisitos em termos de altura são os mesmo de ingresso na PSP (os homens não se medem aos palmos, no GOE estão muitos homens de estatura baixa).

Depois, para entrares no curso de operações especiais, és sujeito a uma bateria de testes físicos, médicos e psicológicos, que te reprovem se apresentares o mais pequeno “defeito” – para bom entendedor, meia palavra basta!
Um abraço.

--Lecavo
 

*

Rebolt

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 27, 2006, 06:40:22 am »
Boas Lecavo,

Já tive a oportinidade de estar em belas e e de ver alguns operacionais, e de facto há alguns "mais pequenos" hehe.

Já agora quanto ao facto de se ter miopa... será esse um factor descriminatorio? Se bem que agora há intervençoes medicas para contriariar esse tipo de coisas.

Um abraço e obrigado
 

*

lecavo

  • 252
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 27, 2006, 11:26:41 am »
Viva!

Se a tua miopia não te permitir passar nos exames de visão, claro que és reprovado. Se fizeres a operação antes e quando lá chegares não apresentares qualquer “deficiência”, certamente por esse item não te vão reprovar.

Como já disse anteriormente. Do ponto de vista físico e psicológico, não podes apresentar qualquer “problema”. Caso contrário és reprovado. Não há favores para ninguém, são mesmo muito, mas mesmo muito rigorosos.
Um abraço.

--Lecavo
 

*

Artic Fusion

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Outubro 27, 2006, 11:51:34 am »
Citação de: "lecavo"
Como já disse anteriormente. Do ponto de vista físico e psicológico, não podes apresentar qualquer “problema”. Caso contrário és reprovado. Não há favores para ninguém, são mesmo muito, mas mesmo muito rigorosos.


Ainda por cima Forças Especiais... já se sabe que tem de estar tudo a 100%...
 

*

Rebolt

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Outubro 27, 2006, 07:55:50 pm »
Obrigado a ambos pelo esclarecimento

Abraço
 

*

Viriatuga

  • 24
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Janeiro 23, 2007, 10:03:45 am »
Alguem sabe até que dioptrias(miopia) se pode entrar nos paras?
6ºMandamento: O Pára-quedista não se rende. Vencer ou morrer constitui para ele ponto de honra.
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Fevereiro 19, 2007, 03:14:21 pm »
quais sao as opçoes dos cursos disponiveis para a PSP? ou entao, que especialidade militar devo seguir para depois ingressar na PSP e concorrer aos GOE?

fica aqui o meu 1º, de muitos posts :D

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Fevereiro 19, 2007, 04:43:22 pm »
e ja agora sempre é verdade que quem tiver problemas nos olhos ñ pode entrar?

alguem tem a certeza disso?

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #11 em: Fevereiro 19, 2007, 05:01:56 pm »
O GOE, pelas suas características e níveis de exigência, tem muito pouco ou nada a ver com o que os seus elementos fizeram antes de para lá entrarem. As pessoas são escolhidas em função do que e como respondem nos testes de selecção e não na sua experiência militar anterior (que lhes nem é questionada). Os que passarem nos testes são as pessoas certas para iniciar o curso.

Os homens não se medem aos palmos, o GOE tem deles pequenos e também tem que os ter. É que também operam no subsolo e outros ambientes onde a pequenez é uma vantagem. Os padrões para a vista são os mesmo que a FA aplica aos candidatos a pilotos. Têm que ler sem erros a ultima linha das tabelas optométricas.

Trafaria
::..Trafaria..::
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Fevereiro 19, 2007, 05:15:19 pm »
Citação de: "Trafaria"
O GOE, pelas suas características e níveis de exigência, tem muito pouco ou nada a ver com o que os seus elementos fizeram antes de para lá entrarem. As pessoas são escolhidas em função do que e como respondem nos testes de selecção e não na sua experiência militar anterior (que lhes nem é questionada). Os que passarem nos testes são as pessoas certas para iniciar o curso.

Os homens não se medem aos palmos, o GOE tem deles pequenos e também tem que os ter. É que também operam no subsolo e outros ambientes onde a pequenez é uma vantagem. Os padrões para a vista são os mesmo que a FA aplica aos candidatos a pilotos. Têm que ler sem erros a ultima linha das tabelas optométricas.

Trafaria


dizes entao, que os oculos ñ sao problemas para os GOE.....

hmm

existe sempre a opçao de lentes de contacto...

mas quanto aos cursos ou ás area militares, o que sigo para tentar concorrer aos GOE sem sentir uma mudança radical do ritmo? :wink:

edit: seguir alguma coisa que depois dê para entrar na PSP claro!

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20055
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #13 em: Fevereiro 19, 2007, 07:57:07 pm »
nonameboy, antes de ires para o GOE tens que estar à pelo menos à 2 anos na PSP, por isso tanto faz.
Há unidades das Forças Armadas Portuguesas onde o treino é mais rigoroso e fisica-psicologicamente mais exigente, que são designadas de Tropas Especiais:
Pára-quedistas;
Fuzileiros;
Comandos;
Operações Especiais

No entanto isso não quer dizer nada, se queres mesmo ir para lá, primeiro pensa em tirar pelo menos o 12º ano, teres uma vida devidamente estruturada e equilibrada emocionalmente e só depois é que deves pensar nisso. Tenho um rapaz meu conhecido, que custumava correr com ele no verão. Posso dizer-te que ele é bastante resistente, foi eliminado À pouco tempo do Curso de Operações Especiais do GOE. Ele confessou que estava aliviado por ter sido eliminado...é que já estava a passar-se com aquilo tudo!
As unidades de elite têm muito charme À sua volta, mas a realidade pouco tem a ver com as espectativas e ilusões das pessoas. Pensa no que queres, estuda e trabalha no duro, isso já é meio caminho andado!  :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #14 em: Fevereiro 19, 2007, 10:41:36 pm »
Para começar é errado comparar o GOE a qualquer força especial militar, porque são muito diferentes. Saber não ocupa lugar mas 98% do que se aprende e treina na tropa não tem ali qualquer utilidade, pelo inverso, cria hábitos e tiques que podem ser prejudiciais e menos positivos naquele tipo de instrução e funções.

Não falo das forças que não conheço, falo apenas dos páras, mas dos páras de há 15 anos atrás, os actuais não os conheço.

Numa coisa falhas logo, é no rigor. Nada nos páras se assemelha em termos de rigor ao GOE-PSP. Por exemplo: ali, o mais pequeno erro, distracção, inobservância das regras, mesmo que seja no ultimo minuto do curso implica a tua eliminação. Nada que se lhe compare vi nos paraquedistas. Dizem que têm o melhor curso de combate de Portugal, fi-lo, talvez seja. Enquanto eles são instruídos para estarem em combate durante dias, meses e até anos se necessário for, uma operação do Goe cuja parte critica demore mais de 5 minutos isso é uma eternidade.

Quanto à dureza e exigências psico-físicas é tudo muito relativizável.
Te garanto, a generalidade do pessoal pertencente às mais variadas forças especiais nem sequer passaria nos testes de admissão do GOE. Enquanto que qualquer homem desta unidade da PSP passaria por toda a instrução dessas tropas especiais sem dificuldades de maior.

Há até muita gente oriunda dessas forças que nem nas provas de acesso à escola de agentes da PSP e de praças da GNR passa. Parece um contra-senso, não parece? Mas acontece mais vezes do que à partida poderíamos imaginar.

Não é preciso ter 2 anos de serviço para concorrer ao GOE. Na PSP apenas o CSP os exige. Quem acabar o curso de agentes com 20 na disciplina de educação física e próximo disso a tiro, for robusto psiquicamente e craque em testes psicotécnicos tem grandes probabilidades vir a ser um GOE se para tal concorrer.
« Última modificação: Fevereiro 19, 2007, 10:49:34 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::