4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo

  • 213 Respostas
  • 47733 Visualizações
*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #90 em: Agosto 01, 2010, 12:05:34 am »
Como e que se limpa uma arma sem a desmontar (a nao ser que seja para ficar bonita na foto)????
E as operaçoes de segurança sao vitais para evitar acidentes estupidos, pois uma coisa e uma carreira de tiro onde se tem um controle razoavel do que se faz (e mesmo ai podem haver distraçoes se o dia foi muito atribulado), outra coisa e uma operaçao militar, em que o controlo dos perigos esta nos procedimentos aplicados (hoje em dia em qualquer cenario internacional as operaçoes de segurança sao obrigatorias a entrada de qualquer aquartelamento, para garantir que as armas estao desmuniciadas).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #91 em: Agosto 01, 2010, 12:11:12 am »
E o termo operaçoes de segurança esta correcto, pois a sua funçao e garantir que as armas se encontram desmuniciadas e dessa frma aumentar a segurança de todo o pessoal contra acidentes (nao a 100%, mas ja evita pelo menos disparos furtuitos, quer de queda de armas, quer de curiosos, quer de pessoal que esta fisica e psicologicamente tao exausto que possam cometer um deslize fatal (para nao falar nas brincadeiras estupidas que infelizmente ainda ocorrem)).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #92 em: Agosto 01, 2010, 01:19:59 pm »
Citação de: "sniper14"
A única coisa que fui mudando foi a posição de tiro e a arma, visto que comecei com a P38 e com a G3 e agora as que mais uso são a Glock17 (não a 19) e a MP5.

Equilibrio

você tem uma Glock 17 e uma MP5 de serviço e está a dizer que a unica coisa que mudou desde o tempo da P38 e da G3 foi a posição...

Eu nao quis estar a entrar em mais conflitos e chamar a atencao pra isso.
Mas tambem acho de uma P38 para uma Glock vao anos de Luz da maneira como se trabalha com elas.

Ja a posicao, acho sera para ai a unica coisa que nunca muda seja praticamente com que arma for... Evolui um bocadinho desde a introducao comum das "placas balisticas" mas e sempre a mesma.
Ou esta a dizer que antigamente lhe ensinaram de uma maneira e entretanto ja evolui pra uma posicao mais natural ???
« Última modificação: Agosto 05, 2010, 11:59:34 am por ACADO »
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #93 em: Agosto 04, 2010, 01:41:57 am »
Para dar um contributo, modesto claro, relativamente a esta questão fulcral, deixo um link de um vídeo de alguém que influencia bastantes atiradores do mundo das armas: James Yeager: http://www.youtube.com/watch?v=1R3t0wuL ... r_embedded
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #94 em: Agosto 05, 2010, 12:04:56 pm »
Citação de: "tyr"
E o termo operaçoes de segurança esta correcto, pois a sua funçao e garantir que as armas se encontram desmuniciadas e dessa frma aumentar a segurança de todo o pessoal contra acidentes (nao a 100%, mas ja evita pelo menos disparos furtuitos, quer de queda de armas, quer de curiosos, quer de pessoal que esta fisica e psicologicamente tao exausto que possam cometer um deslize fatal (para nao falar nas brincadeiras estupidas que infelizmente ainda ocorrem)).

O termo operações de segurança é de doidos!! parece que é algum livro de coisas que se tem de fazer com uma arma... Só complicam o que é facil!
Aquilo não é ciência de fogetões. É simplesmente por a coisa na coisa, e puxar o coiso...

As unicas "operações" que se deve fazer com armas, é carrega-las...
Que eu saiba as armas modernas não disparam sozinhas!!
E se tiverem de ser descarregas por alguma razão (que só me ocorre para limpa-las) é descarrega-las.

Tudo o resto de coisas que fazem com armas são desculpas que vão inventando para mascarar acidentes que só acontecem porque estas 4 regras não são cumpridas.

E brincadeiras só confirmam a falta de profissionalismo e não merecem andar com uma arma na mão!!
Quanto aos curiosos, não sei como sequer chegam perto de uma arma de outro Homem sem ele lha entregar pra mão...
« Última modificação: Agosto 05, 2010, 12:33:22 pm por ACADO »
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #95 em: Agosto 05, 2010, 12:23:34 pm »
Citação de: "tyr"
Como e que se limpa uma arma sem a desmontar (a nao ser que seja para ficar bonita na foto)????
E as operaçoes de segurança sao vitais para evitar acidentes estupidos, pois uma coisa e uma carreira de tiro onde se tem um controle razoavel do que se faz (e mesmo ai podem haver distraçoes se o dia foi muito atribulado), outra coisa e uma operaçao militar, em que o controlo dos perigos esta nos procedimentos aplicados (hoje em dia em qualquer cenario internacional as operaçoes de segurança sao obrigatorias a entrada de qualquer aquartelamento, para garantir que as armas estao desmuniciadas).

Bonita na foto fica é cheia de barro... ahahah

Meu caro, que eu saiba, antes de se limpar a arma, ela vai de um sitio para o outro, é levada com as mãos,é pousada nalgum sitio ou mete-la debaixo de agua ou algum substancia pra lhe tirar a lama exterior, é preciso começar a mexer nas peças, etc etc, será que nesse tempo todo que vai, até realmente as peças estarem desmontadas não conta como limpeza?? e é seguro andar a apontar as armas aos colegas ???
Já pra não falar que o tuga tem a mania de carregar no gatilho antes de a desmontar...

Não percebo como é que num cenário internacional (ou até mesmo Nacional) se anda com armas desmuniciadas!! Pras minhas bandas, dão-me a arma pra mão, carrego-a, se for preciso disparo-a e só a descarrego pra limpar ou para a entregar de volta... Mas se calhar somos nós que somos precavidos demais!! E não sei como, nunca houve um disparo negligente!! Que estranho...
Compreendo que no paiol ou assim as armas estejam descarregadas. Agora a partir do momento que vão para as mãos dos Homens, são para andar carregadas. Se as regras das Forças Armadas Portuguesas não permitem, isso já é problema deles...

Sei que se fazem muitas coisas nas nossas forças armadas porque são regras antigas e que vocês as têm de cumprir. Respeito isso e sei bem distinguir quem segue isso mas é profissional na mesma. O problema são os outros...
Mas esta discussão já se teve antes e não se chegou a lado nenhum.

Gostava só de acabar a dizer, quanto mais as pessoas pensam que as armas estão descarregadas mais asneiras fazem. E mais tarde ou mais cedo vai dar merda.
Tratem todas as armas como se estivessem carregadas. E a melhor coisa pra isso, é mesmo mante-las carregadas.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12768
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7608 vez(es)
  • +794/-1317
    • http://youtube.com/HSMW
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #96 em: Agosto 05, 2010, 12:46:15 pm »
Citação de: "ACADO"
Compreendo que no paiol ou assim as armas estejam descarregadas. Agora a partir do momento que vão para as mãos dos Homens, são para andar carregadas.

As armas no paiol ACADO?... as ARMAS no PAIOL?...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #97 em: Agosto 05, 2010, 01:15:30 pm »
regras antigas?
então todos os exercitos com que trabalhei estão desactualizados, desde o frances até ao americano, passando pelo italiano, indiano, belga, turco, etc...
e as operações de segurança ja salvaram vidas, ja houve situações em varios paises de pessoal que no fim de uma operação (estando ja no modo não pensar devido ao cançasso) durante as operações de segurança efectuaram um desparo ou dois (o 2º é porque estavam ja num tal estado de apneia que se esqueceram de tirar o carregador).

ACADO, não percebes muito de gestão de pessoal, pois não?  é que um grupo de 4 ou 5 pessoas com um nivel de treinamento em manuseamento de armas tem uma mecanica e umas regras, enquanto que um grupo de 10000 pessoas subdividido em grupos de 100 a 500 elementos, com varios niveis de treinamentos diferentes tem outras.

Eu estou farto de manusear armas de fogo, e a 1ª coisa que faço quando a vou limpar é desmonta-la, nem que seja parcialmente.

e para acabar existem muitos cenarios internacionais, em que para alem de andares com a arma desmuniciada, é obrigatório que todas as armas (visiveis) estejam sem carregador, pois armas com carregador podem ser interpretadas como sinal de agressão e despoletar uma emboscada às NT (sendo que se andarem sem carregadores metidos, ninguem os chateia), pode parecer esquisito mas é verdade.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #98 em: Agosto 05, 2010, 02:37:57 pm »
Citação de: "HSMW"
Citação de: "ACADO"
Compreendo que no paiol ou assim as armas estejam descarregadas. Agora a partir do momento que vão para as mãos dos Homens, são para andar carregadas.

As armas no paiol ACADO?... as ARMAS no PAIOL?...

Meu amigo, já lhe disse várias vezes, que não sou do exercito!!
não faço ideia se estão no paiol, na armaria ou na escutaria!! pra mim isso é tudo o mesmo!!
Pra mim, ou estão comigo ou num cofre...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #99 em: Agosto 05, 2010, 02:55:35 pm »
Citação de: "tyr"
regras antigas?
então todos os exercitos com que trabalhei estão desactualizados, desde o frances até ao americano, passando pelo italiano, indiano, belga, turco, etc...
e as operações de segurança ja salvaram vidas, ja houve situações em varios paises de pessoal que no fim de uma operação (estando ja no modo não pensar devido ao cançasso) durante as operações de segurança efectuaram um desparo ou dois (o 2º é porque estavam ja num tal estado de apneia que se esqueceram de tirar o carregador).

Sim estão desactializados. E não é pouco. Todos.

As armas não disparam sozinhas. E se dispararam é porque alguem poz o dedo no gatilho.
Pode ter todos os carregadores do mundo que se deixarem de fazer isso não acontece mais nada. É tão simples como isso...
É uma das regras, e não há apneia nenhuma que faça um dedo ir ao gatilho.

Citação de: "tyr"
ACADO, não percebes muito de gestão de pessoal, pois não?  é que um grupo de 4 ou 5 pessoas com um nivel de treinamento em manuseamento de armas tem uma mecanica e umas regras, enquanto que um grupo de 10000 pessoas subdividido em grupos de 100 a 500 elementos, com varios niveis de treinamentos diferentes tem outras.

Não, não percebo muito de gestão de pessoal. O maximo que comandei foram grupos de 20 a 30 Homens.
Mas uma coisa sei, se ensinar os meus inferiores de uma maneira e se estes ensinarem outros da mesma maneira as coisas podem se multiplicar em dezenas de milhar. Ou seja, o que tem de ser alterado é os ensinamentos que vêm de cima.
Até porque, das várias unidades com que convivi, cada um ensina à sua maneira e claro uns bem melhor que outros. O que se tem de mudar é toda uma maneira de pensar retrogada que existe nas Forças Armadas.

Citação de: "tyr"
Eu estou farto de manusear armas de fogo, e a 1ª coisa que faço quando a vou limpar é desmonta-la, nem que seja parcialmente.  

Pois eu, a primeira que vou fazer quando vou limpar uma arma é transporta-la até ao local de limpeza, a seguir demunicia-la/descarrega-la, e só a seguir começo o processo de desmontagem que poderá incluir lavagem ou não primeiro.

Citação de: "tyr"
e para acabar existem muitos cenarios internacionais, em que para alem de andares com a arma desmuniciada, é obrigatório que todas as armas (visiveis) estejam sem carregador, pois armas com carregador podem ser interpretadas como sinal de agressão e despoletar uma emboscada às NT (sendo que se andarem sem carregadores metidos, ninguem os chateia), pode parecer esquisito mas é verdade.

É pá, desculpa, lá, mas que se fo*** os gajos que inventaram isso.
Para isso não levas arma. Se é pra não andar pronta é o mesmo que teres um bocado de ferro nas mãos.
Eu sei que nos militares não podes fugir muito às regras, mas eu mandava foder qualquer chefe que me mandasse fazer isso.
Boa sorte com essas operações.
Abraço
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20189
  • Recebeu: 2967 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1319/-3458
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #100 em: Agosto 05, 2010, 03:06:55 pm »
Só uma achega, eu não sou inferior a ninguém, quanto muito fui e sou subordinado de alguém. Pode ser um preciosismo, mas como praça na disponibilidade dizerem-me que sou inferior a alguém...nãaaaaaaaaaaaaaa! :lol:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #101 em: Agosto 05, 2010, 03:56:08 pm »
Citar
As armas não disparam sozinhas. E se dispararam é porque alguem poz o dedo no gatilho.
Pode ter todos os carregadores do mundo que se deixarem de fazer isso não acontece mais nada. É tão simples como isso...
É uma das regras, e não há apneia nenhuma que faça um dedo ir ao gatilho.

as armas não disparam sozinhas, mas num conjunto de pessoas, existe sempre alguem estupido, existe sempre alguem que tropeça e que quando cai armado poe a lei de murphie a funcionar, inclusive existem animais que podem acionar armas (uma ratazana a subir por uma acima), etc... Podem ser todas pouco provaveis, mas às vezes o improvavel acontece.

Citar
Não, não percebo muito de gestão de pessoal. O maximo que comandei foram grupos de 20 a 30 Homens.
Mas uma coisa sei, se ensinar os meus inferiores de uma maneira e se estes ensinarem outros da mesma maneira as coisas podem se multiplicar em dezenas de milhar. Ou seja, o que tem de ser alterado é os ensinamentos que vêm de cima.
Até porque, das várias unidades com que convivi, cada um ensina à sua maneira e claro uns bem melhor que outros. O que se tem de mudar é toda uma maneira de pensar retrogada que existe nas Forças Armadas.

isso é muito bonito, mas eu como portugues não vou confiar no nivel de treino do pessoal do Gana. Pois hoje em dia portugal actua sempre em contexto multinacional, e mesmo a nivel nacional existe pessoal de certas especialidades que têm contacto minimo com armas (ex: pessoal do serviço de saude), e se numa operação hadoc tiver que operar conjuntamente o meu nivel de confiança não será do mais elevado.

Citar
Pois eu, a primeira que vou fazer quando vou limpar uma arma é transporta-la até ao local de limpeza, a seguir demunicia-la/descarrega-la, e só a seguir começo o processo de desmontagem que poderá incluir lavagem ou não primeiro.

ok, então admites que a desmontas antes de a limpares, estas te a contradizer, e oque descreves como desmuniciar, a nivel militar, denomina se operações de segurança, que implica desmuniciar e verificar que esta desmuniciada.

Citar
É pá, desculpa, lá, mas que se fodam os gajos que inventaram isso.
Para isso não levas arma. Se é pra não andar pronta é o mesmo que teres um bocado de ferro nas mãos.
Eu sei que nos militares não podes fugir muito às regras, mas eu mandava *** qualquer chefe que me mandasse fazer isso.
Boa sorte com essas operações.

tenho que descordar, pois estamos armados e numa questão de segundos passamos de sem carregadores a municiados e prontos a fazer fogo. A nivel da podpulação mostra que estamos armados, mas não queremos confronto, ou seja ninguem nos vai atacar por estarmos vulneraveis (desarmados) nem por os estarmos a provocar (armas com carregador, que podem ou não estar municiadas).
Pode parecer estranho mas funciona.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

mccormick

  • 214
  • +0/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #102 em: Agosto 05, 2010, 04:36:27 pm »
Não queria entrar na discussão mas aqui vai:
Exceptuando situações muito concretas em que não é possivel agir de outra forma,( ordem unida, demonstrações, etc.) há que tratar a arma de fogo como se estivesse sempre pronta a disparar. Isto implica que não de deverá ter o dedo no gatilho e que não se deve virar a arma para algo que não se pretenda atingir. As operações de segurança são essenciais até porque partem da premissa de que a arma está provavelmenta carregada e quando bem feitas, em local apropriado e mantendo de outros uma distancia segura, então são a unica maneira de receber e guardar a arma em condições, isto quando não se quer que ela esteja "em prontidão". Resumindo, se interiorizarmos que a arma está sempre carregada e agirmos como tal, tudo corre bem. O problema impossivel de resolver onde e por quem quer que seja é que "errare humanum est"
 

*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #103 em: Agosto 06, 2010, 02:46:02 pm »
Citação de: "ACADO"

Não, não percebo muito de gestão de pessoal. O maximo que comandei foram grupos de 20 a 30 Homens.
Mas uma coisa sei, se ensinar os meus inferiores de uma maneira e se estes ensinarem outros da mesma maneira as coisas podem se multiplicar em dezenas de milhar. Ou seja, o que tem de ser alterado é os ensinamentos que vêm de cima.

ACADO só uma pergunta: se nunca foi militar, e estamos a falar de procedimentos no contexto de operações militares, como é que diz ter comandado grupos de 20 a 30 homens??
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20189
  • Recebeu: 2967 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1319/-3458
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #104 em: Agosto 06, 2010, 03:12:37 pm »
AtInf :evil:

PS: se eu pudesse repetir o que já fiz, agora ia divertir-me muito mais, para quando um serviço de reservistas? nem que seja só para poder ir à unidade militar mais próxima dar uns tirinhos... c34x
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.