4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo

  • 213 Respostas
  • 47379 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20061
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #135 em: Agosto 10, 2010, 01:44:57 pm »
Desculpem-me estar a meter na conversa, mas eu aprendi a mexer em armas com o meu avô quando tinha poucos anos de vida e uma coisa que ele sempre ensinou-me é que quando uma arma (neste caso uma caçadeira) vai para ser arrumada, é para se desmontar, limpar e a última operação que se faz é carregar no gatilho. Já agora a caçadeira é para se deixar sempre sem cartuchos e os memos devem ficar longe da caçadeira.

O que é que isto tem a ver com o que vocês estão a falar? Bem eu estou na casa dos 30 anos, o meu avô tem mais de 80, sabem quantas vezes nós tivemos acidentes com armas? NUNCA!

Não sei se a tropa está bem, ou se o ACADO está bem, mas sei que o meu avô nunca teve um acidente e eu seguindo as suas regras também não. Sempre irei seguir escrupulosamente estas regras de segurança.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #136 em: Agosto 10, 2010, 01:56:26 pm »
Mas há armas que não se conseguem desmontar quando estão armadas, como é o caso da GLOCK. Tem mesmo de se accionar o gatilho.
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #137 em: Agosto 10, 2010, 03:30:24 pm »
Citação de: "foxtrotvictor"
Mas há armas que não se conseguem desmontar quando estão armadas, como é o caso da GLOCK. Tem mesmo de se accionar o gatilho.

Fox... isso não vale, eu estava a ver se eles lá iam!!! ahahah
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20061
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #138 em: Agosto 10, 2010, 03:33:53 pm »
Eu não ia lá porque nunca sequer toquei numa Glock, isso é para ricos. :evil:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #139 em: Agosto 10, 2010, 03:36:14 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "foxtrotvictor"
Mas há armas que não se conseguem desmontar quando estão armadas, como é o caso da GLOCK. Tem mesmo de se accionar o gatilho.

Fox... isso não vale, eu estava a ver se eles lá iam!!! ahahah
ACADO o tema era sobre regras e oprações de segurança efectuadas por militares portugueses, naturalmente as armas serão as que são utilizadas pelo Exercito.
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #140 em: Agosto 10, 2010, 04:34:48 pm »
olha e não me lembrava dà mola comprimido quando se desmontarúma g3. tenho que ver o que acontece quando se desmonta a dita sem dar a gatilhada (deve ser perigos para s dentes, isto é se for possível remover às cavilhas)
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #141 em: Agosto 10, 2010, 04:39:20 pm »
Já agora para recordar uma engraçada:

viewtopic.php?f=4&t=3300&start=0#p39416
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #142 em: Agosto 10, 2010, 04:55:22 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Já agora para recordar uma engraçada:

viewtopic.php?f=4&t=3300&start=0#p39416

Gosto especialmente do apontar para o ar em espaços abertos e para o chao em espaços fechados por causa dos ricochetes... ahahah
Eu sei que isto é de discussão mundial, mas na maior parte das operações de CQB é mais seguro apontar para cima. Mas isso é uma guerra enorme entre a escola do Exercito e da MArinha em que tambem nao se chega a consenso.

Quanto ao resto, acho que não vos vou convencer e como os Srs não querem admitir que estão a arranjar desculpas para terem razão.
Já chegaram ao ridiculo ponto de dizer que a mola se estraga quando fica comprimida!!! E que afinal dão a gatilhada pra ver se funciona, quando ao principio era por segurança... Até já tão meio baralhados!!!
E depois tentam fazer de uma pessoa parva como se eu acha-se que uma arma vai tar meses na arrecadação sem se por o gatilho em baixo!! É pá, quando a limparem para arrumar na tal arrecadação por meses ou anos que parece que são as vezes que usam as armas, ao as montarem (que de é quase impossivel lá porem uma munição) apontem a um alvo, treinem e carreguem no gatilho. Mas ao menos aproveitem pra treinar ao carregar no gatilho.
E metem aí atiradores desportivos ao barulho quando eu estou a falar é de situações de combate!! Os cromos do tiro desportivo é que tão sempre a dar gatilhadas por tudo e por nada. Esses têm as regras ainda mais ridiculos do que as forças armadas.

Mesmo depois de todos admitirem que sabem de casos em que as pessoas ao carregarem no gatilho deram tiros, alguns mais que uma vez, ainda não conseguiram lá chegar... Carregar no gatilho sem ser virado para um alvo é perigoso.
« Última modificação: Agosto 10, 2010, 06:03:31 pm por ACADO »
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #143 em: Agosto 10, 2010, 04:56:56 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu não ia lá porque nunca sequer toquei numa Glock, isso é para ricos. :evil:

É pá, não seja por causa disso. Um dia terei todo o gosto em o levar a experimentar uma...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20061
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #144 em: Agosto 10, 2010, 05:11:47 pm »
c34x
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #145 em: Agosto 11, 2010, 09:25:05 am »
ACADO sugiro que leia com atenção o que já aqui escrevi sobre o assunto para ver se compreende porque é que se procede de determinada maneira no que diz respeito a segurança e manuseio da arma nas FA.
Como infelizmente não vivemos num mundo perfeito em que nem seriam precisas armas ( excluo aqui as de caça ), nem semi-perfeito, recordo-lhe que como estava a falar do comportamento dos militares com armas e sobre as vantagens em que haveria se todos utilizassem as suas 4 regras, vamo-nos cingir a esse universo.
Quanto a mim não há vantagem nenhuma, porque quem não cumpre as regras de segurança que são/deveriam ser  utilizadas também iria quebrar uma das suas e possivelmente com resultados bem mais desatrosos.
Causa perplexidade o comportamento e a atitude de pelos alguns militares com as regras de segurança. Certo, recordo-me que quando dava instrução aqueles que não conseguiam perceber à primeira e interiorizar esse conjunto de regras, depois de uma marretada na pinha e duma sessão de terraplanagem nas silvas nunca mais as esqueciam nem quebravam. Hoje com uma geração mais dada a brincadeiras com a PlayStation do que em coboiadas com muito joelho e cotovelo esfolado, e com pseudo traumatismos psicologicos se um gajo lhes der um berro se calhar teremos resultados diferentes.
Mas voltando ao assunto e à realidade das FA, mais especificamente Exército se calhar vai ficar chocado com o que se segue mas se calhar assim já conseguirá compreender melhor algumas coisas.
Nas Unidades as armas normalmente estão guardadas em arrecadações de material de guerra, nas respectivas Companhias.
Exceptuando o pessoal de serviço, o restante pessoal, salvo em formaturas gerais, não anda com a arma às costas ou à cintura.
As armas e as munições não podem ser armazenadas em conjunto.
É rara a Unidade com carreira de tiro no seu interior.
Mais raro ainda é a existencia de mecânicos de armamento ligeiro colocados nas Unidades ( para mim isso constitui uma burrice tremenda ).
Salvo tambem raras excepções, não há nas companhias armas atribuidas individualmente, por vezes atribui-se é a arma x ao militar com a ordem de batalha y, mas quando este é transferido ou cessa contrato será naturalmente entregue a outro.
Portanto meu caro, esta é a situação normal. Por si os disparos em seco seriam na direcção de um alvo, para si que pega na sua arma e a leva até uma carreira de tiro tudo bem, para um militar já seja um pouco mais complicado.
Como já tambem lhe expliquei, infelizmente o armamento em uso generalizado não prima pela sua juventude, e como o mesmo não é nosso, temos que zelar pela sua conservação.
Agora e para acabar, não há problema nenhum em montar e desmontar uma G3 com a mola comprimida, mas molas se passarem muito tempo comprimidas estragam-se sim senhor. E eu pessoalmente, chame-me maluco se quiser, gosto de confirmar se a arma que me foi entregue executa correctamente a sua função principal: disparar. Portanto, como não tenho o luxo de ter uma carreira de tiro ao lado nem munições para gastar (PEC e crise geral oblige), faço a coisa mais parecida possivel : dou a gatilhada empunhando a arma de modo a que esteja virada para um lado seguro.
« Última modificação: Agosto 11, 2010, 11:08:46 am por AtInf »
 

*

mccormick

  • 214
  • +0/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #146 em: Agosto 11, 2010, 10:16:55 am »
Quanto a mim a discussão está a entrar em determinados pontos muito especificos das regras de segurança, principalmente no que diz respeito à "gatilhada".
Não há qualquer inconveniente em dar a gatilhada aquando das operações de segurança. Isso é feito não só aquando da montagem da arma, mas também quando se entra com a mesma num aquartelamento. Isso é facilmente constatável. basta estar atento à porta de armas dos aquartelamentos de todas as nacionalidades. A gatilhada efectuada como operação de verificação de segurança pode levar a arma a disparar, isso é certo mas se o fizer será numa direcção segura ou para dentro de um receptáculo adequado, logo diminuir-se-ão as probabilidades de atingir alguem e isso sim é segurança, a diminuição da probabilidade de acidentes.
Um contexto diferente será o porte de arma para defesa individual, fora de cenários em que a segurança não é assegurada excepto por nós mesmos. Ai cada um deve portar a arma e guardá-la de forma segura mas que permita a rápida utilização da mesma. Uns preferirão ter a arma com munição na camara outros não e no caso das glock e outras não haverá nestas situações mal nenhum em as ter prontas a fazer fogo, tudo depende da arma e da situação.
é necessário avaliar os contextos es as experiencias de cada um, não existem verdades absolutas quando se fala de diferentes situações e até armas.
Posso dizer que no que diz respeito à G3 a gatilhada não visa salvaguardar as molas mas sim verificar o funcionamento da arma após montagem e desarmar o cão para que a arma possa ser novamente desmontada com facilidade se houver necessidade disso. De acordo com informações técnicas de algumas empresas de fabrico de carregadores, a força das molas perde-se com o sucessivo e repetido encolher e distender mais do que com uma prolongada compressºao das mesmas, contudo e porque as molas estão sempre presas a algum lado, poderá ser bom não as submeter a longos periodos ( leia-se meses) de compressão para evitar desgastes. Nesta discussão não nos podemos cingir à G3 ou a situações de aquartelamento ou a situações de defesa pessoal ou de combate. Contudo existem regras imutáveis: ter sempre a arma voltada em direcção segura; não apontar a nada que não se pretenda atingir; não colocar o dedo no gatilho até se ter tomado a decisão de fazer fogo, estar certo de que não se atingirá nada que não se queira atingir e sobretudo partir do principio de que a arma está sempre carregada e poderá disparar por mais disparatada que nos pareça a causa do disparo.
 

*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #147 em: Agosto 11, 2010, 11:05:33 am »
:G-beer2:
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #148 em: Agosto 11, 2010, 12:05:04 pm »
A dois ou três anos participei, como convidado, numa determinada formação ministrada por formadores de uma força de elite policial da nossa praça (excelentes profissionais, por quem tenho grande apreço). Esses elementos andam sempre com munição na câmara de explosão, nas suas armas de dotação pessoal. Foi instituído que nessa formação se realizavam as operações de segurança. A determinada altura, um desses formadores durante a realização das operações de segurança …PUM. Depois veio o que sempre se diz nessas alturas “- Pensei que estava descarregada!”. A nossa mente é tramada, gosta de nos pregar partidas. Se em determinadas alturas andamos com munição na câmara de explosão e noutras não, vai sempre chegar uma altura em que temos dúvidas quanto ao estado da nossa arma, ou, mais perigoso ainda,  chegamos até a não ter dúvidas nenhumas. E não me tramem com isso de “as armas estão sempre carregadas” porque essa regra de segurança só funciona se efectivamente (salvo raras excepções lógicas) elas andarem sempre carregadas. Foi o que aconteceu com esse elemento, devido a nessa formação se terem invertido as regras do seu dia a dia, de andar sempre com munição na câmara de explosão.
 

*

mccormick

  • 214
  • +0/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #149 em: Agosto 11, 2010, 12:12:24 pm »
e ainda bem que ele fez as opeações de segurança, caso contrário o disparo em vez de ser efectuado em direcção segura podia inadvertidamente ter ferido alguém. É claro que se as regras acerca do modo como se porta a arma mudam é fácil haver enganos. E é ai que entram as regras básicas, para que os enganos e a quebra dos hábitos não dê origem a acidentes. De resto, até o mais experiente profissional no uso e porte de armas se engana alguma vez e não há nenhum que não infrinja as regras uma vez na vida.