Novo sistema Anti-Carro para o Exército

  • 2 Respostas
  • 4428 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Novo sistema Anti-Carro para o Exército
« em: Julho 26, 2004, 03:24:51 pm »
Caros colegas de fórum, gostava de saber a vossa opinião acerca de qual devia ser o novo sistema anti-carro do exército e do corpo de fuzileiros.
É sabido que os chefes militares querem um novo sistema, visto que os actuais começam a ficar obsoletos.
O meu preferido é o Javelin, já adquirido por alguns países como o Canadá os EUA a Irlanda o R.Unido etc etc.. Outro potencial candidato seria o Spikeer.
Que dizem, qual o modelo a adquirir e em que quantidades?

Gostava de saber a opinião dos sábios.  :wink:
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 27, 2004, 12:54:20 pm »
Bem Typhonman, primeiro temos que separar os meios anti-carro de curto alcance (portáteis) dos meios de médio alcance (portáteis ou transportados em viatura).

Quanto aos primeiros, creio que utilizamos sistemas LAW (não sei em que quantidade); não sei se possuímos qualquer outro míssil deste género.

Nesta gama, para mim, a escolha seria o MBT LAW ou o SPIKE SR (não sei se já completou a fase de desenvolvimento, ou não).

Já para o sistema de médio alcance, para substituir os Milan (e eventualmente alguns TOW) não escolheria o Javelin. Para além de algumas críticas que tem sofrido no seu uso no Iraque (mas que não garanto que sejam justificadas, e por isso não baseio a minha argumentação nelas), acho que o SPIKE MR(Gill)/LR tem sérias vantagens.

O Gill/Spike pode usar a mesma unidade de lançamento para os dois mísseis (MR - 200 a 2500m; LR - 200 a 4000m) o que flexibiliza o seu uso e permite a adaptação a plataformas e missões diferentes, sem pôr em causa a logística. Assim, apesar de se tornar mais pesado (cerca de 3 a 4kg a mais), tem também um alcance superior em 500m na versão MR e 2km na versão LR.

Citação de: "Typhonman"
Outro potencial candidato seria o Spikeer.


Não sei se foi gralha ou não, mas se queria dizer Spike ER, então lembro-o que este sistema é montado em viaturas ou helicópteros, o que não permite o seu uso por forças desmontadas. Este seria uma boa escolha para subsituir a maioria dos nossos TOW.

De qualquer modo, e tendo em conta a configuração dos cenários em que Portugal tem estado envolvido, não creio que a compra de mísseis anti-carro seja uma prioridade.
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 27, 2004, 09:27:57 pm »
Eu divida isto em 3 categorias:

 :arrow: Médio alcance, dist. pelotão ou companhia. Alcance máximo ~2500m.

Aqui apenas existem 2 concorrentes credíveis: o SPIKE-MR e o JAVELIN, que são muito parecidos nas suas características ( buscador de infra-vermelhos, "fire-forget" "top-attack"). O SPIKE também já foi escolhido pela Finlândia e Polónia.

Para uma comparação entre os 2, este link tem uma discussão bastante interessante, por gente que costuma estar bastante bem informada:

http://63.99.108.76/ubb/Forum2/HTML/003908-2.html
As conclusões de lá são que o SPIKE é superior ( melhor tripé, comunualidade com os outros mísseis, cabo de fibra óptica, mais fácil de transportar, preço,...) mas que o JAVELIN tem ganho os concusos devido à influência americana ( surprise, surprise  :arrow: Longo alcance. > 2500m.
    Em minha opinião apenas serão necessários alguns por batalhão, de modo a dar um alcance extra em certas situações. A decisão ideal seria os SPIKE-ER, que têm a possibilidade de serem guiados por cabo de fibra óptica, o que lhes confere uma vantagem táctica.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman