Comandos? Rangers?

  • 297 Respostas
  • 143155 Visualizações
*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #210 em: Janeiro 04, 2008, 03:56:10 pm »
A primeira unidade do Exército português destacada em Timor para a UNTAET foi o 1BIPara (Ref), comandado pelo TCor Cordeiro Simões. A Companhia de Fuzos desse Batalhão estava equipada com G3.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20248
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2240 vez(es)
  • +1333/-3462
(sem assunto)
« Responder #211 em: Janeiro 04, 2008, 04:15:12 pm »
Tens a certeza? Olha que eu ouvi o contrário.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #212 em: Janeiro 04, 2008, 04:19:34 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Tens a certeza? Olha que eu ouvi o contrário.


Eu estava lá e vi com os meus olhos. :shock:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20248
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2240 vez(es)
  • +1333/-3462
(sem assunto)
« Responder #213 em: Janeiro 04, 2008, 04:37:14 pm »
Então calo-me. :evil:

Mas de qualquer maneira eu acho que os Comandos tinham muitas opções para além da G-3, acho que isso todos nós concordamos. Como todos sabem neste momento o contigente Português é constituido fundamentalmente pela 22.ª CP e eles usam a Galil. Alguém já ouviu alguma coisa de haver problemas por usarem esta espingarda-automática em vez da G-3? Acho que não.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #214 em: Janeiro 04, 2008, 05:19:48 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Então calo-me. :evil:

Mas de qualquer maneira eu acho que os Comandos tinham muitas opções para além da G-3, acho que isso todos nós concordamos. Como todos sabem neste momento o contigente Português é constituido fundamentalmente pela 22.ª CP e eles usam a Galil. Alguém já ouviu alguma coisa de haver problemas por usarem esta espingarda-automática em vez da G-3? Acho que não.


Só para terminar a questão dos fuzos e da G3 podes ainda confirmar num site que encontrei ainda agora no google. Se olhares com atenção a espingarda é a G3: http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ ... /pag8.html

Quanto à questão da Galil vs G3, à semelhança de outros posts anteriores, repito a mesma opinião: se fosse comandante de pelotão ou de Companhia, numa missão de combate, não de distribuição de roupa para a foto, preferia ter toda a tropa equipada com a mesma arma do que ter uns de Galill e outros de G3 com Lança-Granadas de 40mm acoplado. O motivo é o seguinte: É mais fácil gerir as munições se estas começarem a escassear, bem como as próprias armas se estas avariarem.

Obviamente que tudo é discutivel. A opinião de que com as 5.56 o combatente pode levar mais munições e que estão mais aconselhadas para o combate a curtas distancias pode estar correcta, mas como ainda sou da "velha escola" ... . Para além disso o pessoal no Afeganistão pode sempre ter stock de munições 7. 62 mm nas viaturas.

Realmente o ideal era uma 5.56 mm polivalente, mas até lá G3 for ever!
 

*

BS

  • 77
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #215 em: Janeiro 04, 2008, 07:27:44 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pois é, mas a GNR até veio a dizer que não se importava de emprestar as G-36 e os Comandos preferiram as G-3. Não nos podemos esquecer que os Comandos têm ao seu dispor as SIG-543 e preferiram ir com as G-3. Não esquecer que o CTC faz parte da BRR e se houvesse necessidade poderiam ir com as Galil, se os Fuzos quando foram para Timor foram de Galil, porque é que os Comandos não foram?

Porque preferem as G-3...


Mas os comandos já não andam na selva para andar com uma arma assim...
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4876
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5978
(sem assunto)
« Responder #216 em: Janeiro 04, 2008, 09:00:46 pm »
Citação de: "BS"

Mas os comandos já não andam na selva para andar com uma arma assim...


O que o leva a dizer isso  :?:
Potius mori quam foedari
 

*

BS

  • 77
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #217 em: Janeiro 04, 2008, 09:04:09 pm »
o facto de eles só estarem a ser destacados para missoes em cidades...e de precisarem duma arma com mais precisão e não com tanta potência...
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4876
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5978
(sem assunto)
« Responder #218 em: Janeiro 04, 2008, 09:14:03 pm »
Citação de: "BS"
o facto de eles só estarem a ser destacados para missoes em cidades...e de precisarem duma arma com mais precisão e não com tanta potência...


Então como justifica uma coisa destas  :wink:



Arma diferente mas o mesmo calibre.
Potius mori quam foedari
 

*

BS

  • 77
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #219 em: Janeiro 04, 2008, 09:20:19 pm »
duas daquelas armas são snipers... a outra penso que estava la só para cobrir os outros para além disso essa outra esta noutra classe de armamento..logo tem outra função que não a as "espingardas de assalto"
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4876
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5978
(sem assunto)
« Responder #220 em: Janeiro 04, 2008, 09:28:24 pm »
Citação de: "BS"
duas daquelas armas são snipers... a outra penso que estava la só para cobrir os outros para além disso essa outra esta noutra classe de armamento..logo tem outra função que não a as "espingardas de assalto"


Não meu caro, são tão sniper's como uma G3 com uma Leopold igual á que está montada na Galil nas fotos anteriores.

Naqueles ambientes, sempre sujeitos a "surpresas", é melhor uma arma com "força" (casas e muros feitos de barro e bosta de vaca) do que cadência de tiro.

Isto é apenas a minha opinião, nunca estive em teatro de guerra, portanto é só teoria  :wink:
Potius mori quam foedari
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #221 em: Janeiro 04, 2008, 09:35:03 pm »
Já vamos em quantas comissões? A próxima companhia de Comandos será a quarta, IIRC.
Não acham que se a G3 não fosse adequada já teria sido substítuida?

A Área de Operações onde a QRF portuguesa actua vai das cidades, ao 'deserto', passando pelas montanhas a média altitude, ou pelos campos de ópio. Ou seja, maioritariamente campos abertos onde as vantagens de um maior calibre são reconhecidas.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4876
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5978
(sem assunto)
« Responder #222 em: Janeiro 04, 2008, 09:54:37 pm »
Citação de: "Lancero"
Não acham que se a G3 não fosse adequada já teria sido substítuida?



Acho que uma grande maioria, acha que se está a levar as armas que estiveram no Ultramar, fruto das noticias de que continuamos a ter a mesma arma á...!

Só sei que em 2000 abri um caixote de G3 novas, no GALE.

E como esse caixote, devem haver muitos no DGME.


E acredito, não sei, que são essas que estão a ser usadas :idea:
Potius mori quam foedari
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #223 em: Janeiro 04, 2008, 10:04:35 pm »
A G3 é uma senao a melhor arma neste momento em serviço, o problema é saber qual é o seu estado de conservamento.

A titulo de exemplo, os Franceses estao desgraçados com as suas Famas a cair aos pedaços..

Se ainda tinhamos a linha de montagem da G3 :cry:

Podiamos desenvolver uma G3 "New Generation"
 

*

BS

  • 77
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #224 em: Janeiro 04, 2008, 10:16:24 pm »
Citação de: "Lancero"
Já vamos em quantas comissões? A próxima companhia de Comandos será a quarta, IIRC.
Não acham que se a G3 não fosse adequada já teria sido substítuida?

A Área de Operações onde a QRF portuguesa actua vai das cidades, ao 'deserto', passando pelas montanhas a média altitude, ou pelos campos de ópio. Ou seja, maioritariamente campos abertos onde as vantagens de um maior calibre são reconhecidas.


o problema é que os comandos não andama  fazer o que faziam no ultramar...a g-3 adequa-se àquilo que os comandos deveriam fazer na teoria...mas a meu ver colocar forças especiais em teatros de defesa urbana..enfim..