ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: zeNice em Agosto 22, 2007, 04:22:25 am

Título: Comandos? Rangers?
Enviado por: zeNice em Agosto 22, 2007, 04:22:25 am
Forças Especiais

Fuzileiros/DAE - Água
Pára-Quedistas/SOGA - Ar

certo?

e os Comandos? e os Rangers?

depois de ter visto este video dos Rangers, ainda fiquei mais indeciso:
http://www.youtube.com/watch?v=SSJEdPs8 ... ed&search= (http://www.youtube.com/watch?v=SSJEdPs8vWw&mode=related&search=)
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 22, 2007, 10:25:56 am
Indeciso com que?
Título:
Enviado por: zeNice em Agosto 22, 2007, 02:53:37 pm
Em qual me alistar.

Os Fuzileiros pertencem á marinha e tem a vertente da água.

E os Comandos, e Rangers? pertencem ao exercito? que vertente têem? que fazem ao certo?
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 22, 2007, 03:00:33 pm
Quantos anos tens (se não for indescrição), é que se ainda não fostes ao dia da Defesa nacional, podes sempre ir e fazer essas perguntas aos próprios militares.
Título:
Enviado por: jmg em Agosto 22, 2007, 03:05:29 pm
Para diferenciar rangers de comandos, não se pode ser assim tão simplista, ou querias :
fuzileiros :agua
paraquedistas :ar
rangers e comandos :terra?
Entre comandos e rangers trata-se de uma diferença de missões atribuídas e de emprego táctico. Enquanto os comandos são uma tropa de choque para ser empregue em teatros de alto risco, as operações especiais na sua essencia são treinadas para acções não convencionais (recolha de info atrás das linhas do In, subversão e contra subversão, sniping, sabotagem etc...). diferenciar as tropas pelos elementos pode não ser o mais correcto, visto que as operações especiais também estão habilitadas a efectuar infiltrações por via aérea, aquatica e subaquatica.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 22, 2007, 03:16:13 pm
Este artigo da Wikipedia também pode dar uma ideia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial)

Convém salientar que "Rangers" é uma alcunha, uma designação informal, o correcto é Operações Especiais ou, se preferirem, Forças de Operações Especiais. Por outro lado para complicar a situação os US Army Rangers têm um treino, missões, estrutura mais próxima dos Comandos Portugueses do que das Operações Especiais Portuguesas.

Ver também:
http://en.wikipedia.org/wiki/Special_Op ... ops_Centre (http://en.wikipedia.org/wiki/Special_Operations_Troops_Centre)
http://en.wikipedia.org/wiki/Comandos (http://en.wikipedia.org/wiki/Comandos)
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 22, 2007, 04:01:55 pm
Unidades de Forcas Especias na Forca Armada
INFANTARIA LIGUEIRA actual BRR
>Pára-quedistas
>Comandos – CTC
>Operações Especiais – CTOE

ARMADA
Fuzileiros
DAE


Unidades de Operações Especiais nas Forcas Amadas
Exercito
CTOE – Centro de Tropas de Operações Especias
Armada
DAE – Destacamento de Acções Especiais


( Pesso desculpa mas na forca Aérea desconheço esta parte da “matéria”)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aoe.pt%2Fimages%2FPorque%2520Ranger.jpg&hash=821239974a1c9cae411d210dfd13cb32)

Cumprimentos :Ups:
Título:
Enviado por: zeNice em Agosto 22, 2007, 04:28:43 pm
Já entendi, muito obrigado  :wink:
Título:
Enviado por: zecouves em Agosto 22, 2007, 04:36:37 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Este artigo da Wikipedia também pode dar uma ideia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial)



 :rir:

Outra também muito boa: "FE's podem passar meses no campo de batalha para cumprir indeterminado número de objetivos e variadas missões sem esperar apoio de outras unidades, recebendo mantimentos pelo céu."
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 22, 2007, 04:51:05 pm
Eu vou contar uma das histórias mas sem querer ferir susceptibilidades de outras forcas militares:
Esta história engloba as três principais forcas do exército

Era uma vez …. :lol:
Melhor
Havia um muro de infinito de comprimento e os militares queriam passar esse muro.
Em primeiro vão os Pára-quedistas, eles começam a escalar o muro para chegarem ao topo, o primeiro a chegar leva um tiro e morre, vai o segundo que chega ao cimo do muro e acontece o mesmo, voltam a repetir o mesmo umas 50 vezes e acontecendo sempre o mesmo, até que decidem subir todos ao longo do muro e passarem ao mesmo tempo, no final dos 400 homens só 150 é que tinham passado o muro vivos.
Em segundo vão os Comandos, começam a olhar para o muro, pensam bem e deitam-no abaixo com tiros e bombas, e dos 100 homens passam 70.
Por fim vão os Rangers, olham para o muro, percorrem o muro em ambas as direcções a ver se descobrem o fim do muro, pedem fotografias aérias do local, após aguardarem pela noite começam a escavar um buraco para o outro lado, sempre que chegava a luz do dia, disfarçavam o local e iam-se embora, voltando a repetir a tarefa de escavar durante 3 dias, nessa ultima noite passam o muro, tapam o buraco e dos 5 elementos passaram os 5 são e salvos.
Esta história dá para entender um pouco da diferença entre as três forcas especiais.  :Palmas:  :Obrigado:
Cumprimentos  :Ups:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 22, 2007, 05:05:16 pm
Pois, mas os Prec's vão sempre à frente da força principal, como tal quando chega-se a tal companhia já esse muro tinha sido devidamente explorada e a fonte de perigo eliminada.  :wink:
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 22, 2007, 05:20:04 pm
Esse texto do wikipedia está cheio de erros, mas pronto foi escrito por um brasileiro, aquilo é só "ação" e "equipe" por todo o lado. Para não falar que metade das forças que lá aparecem são forças da américa do sul.
Não estou a querer denegrir nenhuma dessas forças, só que se fosse escrito por um português acontecia o mesmo e só apareciam forças europeias e americanas :lol: .

Tenho é ai uma duvida, então o senhor ecritor pôs os Para-Sar do Brasil como força de Comandos??? Aquilo é da Força Aérea, é para CSAR, FAC, Force Protection e etc.
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 22, 2007, 05:22:32 pm
Citação de: "zecouves"
Outra também muito boa: "FE's podem passar meses no campo de batalha para cumprir indeterminado número de objetivos e variadas missões sem esperar apoio de outras unidades, recebendo mantimentos pelo céu."


 :lol:
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 22, 2007, 05:29:55 pm
Parece que alguém ficou chateado, já agora essas fotografia parece-me que é de um exercício realizado pelo menos a uns 6 anos, realizado em conjunto com outras unidades do exercito nacional e internacional?
Já agora, pura inocência minha mas esses não são pára-quedas dos prec nem dos sogas são dos pára-quedistas normais, já agora com vento superior a 12 nós os pára-quedistas e a 20nos nenhuma unidade pára-quedista levanta de terra! Ao contrários dos outros que andam lá mamar a bucha faça sol ou a chuva que não permite os aviões da FA levantar.
Mas sem querer fazer guerras entre especialidades :G-beer2:  :Amigos:

Não há forcas especiais melhores que as outras, elas é que são diferentes no seu modo de operar
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 22, 2007, 05:44:06 pm
Citar
Visando o treino e manutenção de saltos para meios aquáticos, a ETP levou a efeito um salto de abertura automática para a água, realizado na barragem de Montargil


Este exercício foi feito por militares da Companhia de Precursores este ano. A Companhia de Precursores como unidade "especial" dentro do seio dos Pára-quedistas tem equipamento que só esta unidade tem, no entanto neste caso estão a recorrer a Pára-quedas usados por qualquer militar com o curso Pára-quedista. As grandes diferenças são o equipamento para HAHO/HALO, mergulho, montanhismo, etc.

O limite do vento...vi muita coisa e ouvi ainda mais. limites existem em qualquer unidade, e o saltar de pára-quedas é apenas uma coisa que distingue os Pára-quedistas de outras unidades...uma entre muitas.

Para mim tanto me faz ser Pára ou Ranger, desde que faça o seu trabalhinho de uma forma profissional e não se andem a armar em carapaus de corrida, tudo bem. Infelizmente vi muita coisa que me entristeceu, desde bicos a dizerem-se Prec's, a um Ranger a armar-se em mau na ETAT (e a apanharem no focinho), a camaradas meus a armarem confusões...enfim, há sempre uns quantos elementos que fazem porcaria e quem paga é toda uma unidade/especialidade.
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 22, 2007, 06:06:16 pm
Citar
Infelizmente vi muita coisa que me entristeceu, desde bicos a dizerem-se Prec's, a um Ranger a armar-se em mau na ETAT (e a apanharem no focinho), a camaradas meus a armarem confusões


Isso dos elementos a armarem confusão há em todo o lado, até uns que tem imaginação forte e fazem 40 km em 2 horas (média de 20km/h), nem os meus cães o fazem e não levam mochila nem arma, entre outras histórias belas. Isso dos rangers levarem no dito focinho até os pára-quedistas o levaram como gente grande e não deixaram de ser aquilo que na sua maioria são, na ETAT a maioria das vezes são vocês que armam problemas entre vocês, e quando estive lá quando ouve a dita porrada entre os rangers se não estou em erro, o vosso bar/ clube, para não ficarem ofendidos não ficou assim muito bem estimado e no máximo penso que só estavam lá 4, tendo em conta que aquilo é uma unidade pára-quedista, (HÁ LÁ COISAS DA PORPOCIONALIDADE) e nunca vi um deles a chegar pisado de outra unidade que estivesse.
Mas isso são coisas que não interessam aqui, o que interessa infelizmente é que por umas ovelhas negras, a imagem das respectivas unidades que fica manchada, e muitas vezes nem são os militares desta.
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 22, 2007, 06:49:37 pm
Citar
até uns que tem imaginação forte e fazem 40 km em 2 horas (...) entre outras histórias.


Tinha-me esquecido mencionar que estas histórias foram ditas por pára-quedistas, mas novamente não quero ofender susceptibilidades de nenhuma especialidade.
Título:
Enviado por: SSK em Agosto 22, 2007, 07:25:08 pm
Citar
Já agora, pura inocência minha mas esses não são pára-quedas dos prec nem dos sogas são dos pára-quedistas normais, já agora com vento superior a 12 nós os pára-quedistas e a 20nos nenhuma unidade pára-quedista levanta de terra! Ao contrários dos outros que andam lá mamar a bucha faça sol ou a chuva que não permite os aviões da FA levantar.
Mas sem querer fazer guerras entre especialidades


Mas o que é certo é que vai dando as suas piadas... :wink:
A este comentários aos camaradas da Força Aérea, a mim que nem sou da FAP nem tenho nem nunca tive nada a haver, deixo ficar aqui esta imagem...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fextra%2Frevista%2Fra_jun2007%2Fpag33_1.jpg&hash=470815ade6206869bd896fd97968c39a)
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 22, 2007, 08:00:15 pm
Na verdade as duas histórias de Páras VS Rangers que eu conheço, uma foi assitida ao vivo e foi um contra um, a outra foi contada por um socorrista do exército normal em Coimbra e tb foi um contra um.

Agora se conhece outras...

SSK por acaso já tinha visto essa BD e não há dúvida que conta de uma forma engraçada e lúdica o que normalmente acontece nas unidades de elite (e não só). Nunca mais me esqueço de um pobre desgraçado do ERec de Extremoz que teve (salvo erro) 21 dias na unidade sempre a arranhar. O tipo não era Pára nem nada, mas quando é para treinar para as missões não há abémias para ninguém. O Exército não é só "elite", também unidades onde apesar de não serem de elite arranha-se bem. E há especialidades onde apesar de não serem Comandos, Rangers, etc.; trabalham mais do que estes (cozinheiros por exemplo).

Uma coisa que eu noto é que a rapaziada quando pensa na tropa pensa logo na Tropa Especial, ora há um mundo de unidades e especialidades que talvez estivessem melhor. Tenho pena que centenas de jovens que podiam servir o Exército noutros Ramos/especialidades ficam-se por uma recruta depois de serem eliminados ou desistirem de unidades em que por uma razão ou outra não se adequavam. Acho que devia haver um trabalho mais aperfeiçoado para seleccionar os elementos das Tropas Especiais.
Em vez de uma manhã de testes (PAF's), podia-se aumentar para umas duas semanas, só para ver se o mancebo em questão quer mesmo aquilo.

O CTOE/CTC devia só receber pessoal já pronto, como acontece noutras unidades do género em Portugal e no estrangeiro. Quantos graduados o CTOE/CTC "perde" só para dar recrutas? Estamos a falar de militares que podiam estar nas unidades operacionais. Eu sou um grande defensor de que a instrução na BRR devia ser como o Curso de Pára-quedismo, só militares QP é que davam instrução. Nota-se logo a diferença...garanto-vos!
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 22, 2007, 08:02:41 pm
No fundo nós é que trabalhamos muito e somos injustiçados, e os outros tem todos boas vidas. :lol:

PS: Não interesse quem somos "nós" nem quem são os "outros".
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 22, 2007, 08:36:56 pm
Quem já foi militar sabe que está dependente dos elementos de outras especialidades, principalmente os que foram de unidades ditas Operacionais, já que sem a logística estes não trabalham. A meu ver quem tem uma parte do mérito de algumas unidades funcionarem a nível operacional é a logística (cozinheiros, condutores, transmissões, ….), são eles que preparam as coisas nos exercícios.
Em todas as unidades se arranha, não existe nenhuma que não o faça, como dizia uma célebre pessoa, “O QUE OS OUTROS ARRANHAM NÃO ME DOI, DOI-ME AQUILO QUE EU ARRANHO”.
Em várias unidades existem bons militares, pujantes fisicamente e com alguma destreza, mas não se esqueçam que nem todos podem ser paraquedistas, comandos, fuzileiros, rangers, cada um deve ser bom naquilo que faz com a especialidade que tem.
Esta situação é fácil de ver nas provas militares.
Actualmente o curso de pára-quedismo já não é dado só por pessoal do QP, e a instrução não precisa ser dada só por pessoal do QP, porque á bons contratados que a sabem dar muitas vezes mais durinha que pessoal do QP.
O CTOE e o CTC tem militares que cheguem para a operacionalidade e para a formação, a recruta nestas unidades servem para uma razão, saber se a pessoa é bom militar ou não, mesmo que passem na recruta por norma no decorrer do curso desistem.


Não somos melhores que os outros somos diferentes
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 22, 2007, 08:44:36 pm
Citação de: "acpool"
Quem já foi militar sabe que está dependente dos elementos de outras especialidades, principalmente os que foram de unidades ditas Operacionais, já que sem a logística estes não trabalham. A meu ver quem tem uma parte do mérito de algumas unidades funcionarem a nível operacional é a logística (cozinheiros, condutores, transmissões, ….), são eles que preparam as coisas nos exercícios.
Em todas as unidades se arranha, não existe nenhuma que não o faça, como dizia uma célebre pessoa, “O QUE OS OUTROS ARRANHAM NÃO ME DOI, DOI-ME AQUILO QUE EU ARRANHO”.
Em várias unidades existem bons militares, pujantes fisicamente e com alguma destreza, mas não se esqueçam que nem todos podem ser paraquedistas, comandos, fuzileiros, rangers, cada um deve ser bom naquilo que faz com a especialidade que tem.
Esta situação é fácil de ver nas provas militares.
Actualmente o curso de pára-quedismo já não é dado só por pessoal do QP, e a instrução não precisa ser dada só por pessoal do QP, porque á bons contratados que a sabem dar muitas vezes mais durinha que pessoal do QP.
O CTOE e o CTC tem militares que cheguem para a operacionalidade e para a formação, a recruta nestas unidades servem para uma razão, saber se a pessoa é bom militar ou não, mesmo que passem na recruta por norma no decorrer do curso desistem.


Não somos melhores que os outros somos diferentes


Concordo completamente!...excepto na parte do Curso de Instrutores de Pára-quedismo. O curso só está aberto a militares QP.  :wink:
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 22, 2007, 08:50:28 pm
Citar
na parte do Curso de Instrutores de Pára-quedismo. O curso só está aberto a militares QP


É negativo, pode confirmar a onde quiser   :oops:
na ETAT há pelo menos um
Título:
Enviado por: tamokae em Agosto 22, 2007, 08:51:06 pm
isto de tascas e tabernas:
 Ai fracturas de strees
 Ai tendões a centimetros dos ossos
 Ai batidos todos pó-lixo e psicotropi.......
 .........
 ............


p.s. quer em "Penude", "Coina", "Sintra - Cortegaça", São todos homens do mesmo oficio.
Estudem, apliquem-se vão para o estrangeiro....


Viva Portugal, Viva as Forças Armadas, Viva o "Homos Geographus"
Título:
Enviado por: Lancero em Agosto 22, 2007, 09:01:18 pm
E porque não seguir o exemplo aqui do general e fazer todos os cursos? (pronto, falta-lhe o de OE...  :wink: )

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi193.photobucket.com%2Falbums%2Fz138%2Flancero33%2F65a5ab0a.jpg&hash=a79e4d02e64491150de7b7447fa59b8f)

Citar
The Portuguese Foreign Minister Luis Amado (L) joined by a Portuguese peacekeeper during his visit in Kosovo's capital Pristina, 22 August 2007. The Brussels-based International Crisis Group warned on 21 August 2007, that failure by the 27-member bloc to support a possible declaration of independence by Albanian leaders could lead Kosovo to 'explode' and destabilize the region
Título:
Enviado por: TazMonster em Agosto 22, 2007, 09:17:20 pm
Não falta não...
repare no simbolo ao peito do lado direito (dele), por cima da fita do nome.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 22, 2007, 09:25:24 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg211.imageshack.us%2Fimg211%2F5028%2Fsemttulovw5.jpg&hash=e0bd90280bea4835c0a20f70bd8ab0ca)
Título:
Enviado por: Lancero em Agosto 22, 2007, 09:27:14 pm
Citação de: "TazMonster"
Não falta não...
repare no simbolo ao peito do lado direito (dele), por cima da fita do nome.


Bom olho, escapou-me esse. Só olhei para o esquerdo (dele) e ombro esquerdo (dele). Obrigado pela correcção.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg125.imageshack.us%2Fimg125%2F4950%2Fbadgri1.jpg&hash=ac684a8702685070353d846d1d01107d)
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 22, 2007, 09:27:31 pm
Mais um "totalista" c34x

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fportal%2Fexercito%2F_specific%2Fpublic%2Fueo%2FQRF-FND-ISAF%2Fcmdt2%285%29.jpg&hash=a8ea8d49ae2ff5b938ccce422582b7bc)
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 22, 2007, 09:32:40 pm
É dos poucos generais que tem o curso de Operações Especiais

Em baixo da chapa de Operações Especiais, no bolso brêve do pára-quedismo Espanhol
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 22, 2007, 09:42:52 pm
Citação de: "acpool"
È dos poucos generais que tem o curso de Operações Especiais

Em baixo da chapa de Operações Especiais, no bolso brêve do pára-quedismo Espanhol

Segundo a AOE, não será bem assim, se bem que realmente podemos discutir se o antigo curso/estágio para oficiais/sargentos dos Batalhões de Caçadores que serviram na Guerra Colonial pode ser considerado "equivalente" ao Curso de Operações Especiais... :?

Citar
Quadro de Honra

General Ranger Rodolfo Bacelar Begonha  / Biografia

General Firmino  Miguel

General Ranger Gabriel Augusto do Espírito Santo / Biografia

General Ranger Cardeira Rino / Condecoração

Coronel Ranger António Feijó de Andrade Gomes  / Biografia /  Strong Resolve98

General  Ranger Abílio  Dias Afonso

Coronel Ranger Manuel  Correia

Coronel Ranger  Raul  Ferreira da  Cunha

Coronel  Ranger Rodrigo  Pizarro

General Ranger Carlos Nunes

General Ranger Manuel Cardoso


Fonte: http://www.aoe.pt/cioe.htm (http://www.aoe.pt/cioe.htm)
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 22, 2007, 09:54:06 pm
Quando me referi a dizer que era do poucos Generais com o curso de Operações Especiais, referia-me a que actualmente, que ainda estão no activo, e mesmo assim o numero de generais comparados com generais Pára-quedistas ou Comandos é bastante reduzido, se calhar a nível idêntico aos comandos. E se não estou em erro não há nenhum General OE a chefiar nenhuma organização do estado-maior nem mesmo como 2º comandante destas organizações.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 22, 2007, 09:59:26 pm
Bem na GNR há o TGEN Mourato Nunes como Comandante-Geral, mas ai conta como empate entre Comandos e "Rangers" :wink:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.gnr.pt%2Fmultimedia%2Finternet%2Fimagens%2Fportal%2Fgnr%2Forganizacao%2FCmdtGeral.jpg&hash=5fac15ec50a960e6552aa83a7d5df685)
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 22, 2007, 10:12:46 pm
Bem visto, escapou-me TGEN Mourato Nunes.

Por norma quem é do quadro permanente, se estiver colocado de inicio em Lamego consegue tirar os 3 cursos, quem for contratado só consegue tirar o curso de OE e de pára-quedismo, á poucos anos atrás mas por pouco tempo, foi possível tirar o curso de comandos mas actualmente já não o é.
Título:
Enviado por: Lancero em Agosto 22, 2007, 10:13:10 pm
O actual CEME, além do curso de Comandos, tem o Estágio de Contra Insurreição, no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE).  c34x
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 22, 2007, 10:17:40 pm
O Estágio de Contra Insurreição, no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE) não equivale ao curso de Operações Especiais.
Os Pára-quedistas iam e vão ao CIOE tirar o curso de Montanhismo, isso não lhes dá equivalência ao curso de Operações Especiais.
Título:
Enviado por: Lancero em Agosto 22, 2007, 10:21:57 pm
Citação de: "acpool"
O Estágio de Contra Insurreição, no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE) não equivale ao curso de Operações Especiais.
Os Pára-quedistas iam e vão ao CIOE tirar o curso de Montanhismo, isso não lhes dá equivalência ao curso de Operações Especiais.


Bem sei, bem sei.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 22, 2007, 10:46:24 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Mais um "totalista" :wink:
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 22, 2007, 10:52:49 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Confesso que não o conheço, mas mete respeito.  :lol: .
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 22, 2007, 10:57:41 pm
É como o Comando Angolano que fez o curso de Pára-quedismo em Tancos, o tipo tinha todas as boianas do exército Português (com os respectivos cursos).  :?
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 22, 2007, 11:13:03 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
É como o Comando Angolano que fez o curso de Pára-quedismo em Tancos, o tipo tinha todas as boianas do exército Português (com os respectivos cursos).  :?


Logicamente sim, é uma questão de alguém reconhecer o estandarte que está por trás do senhor tenente-coronel, ou então talvez tenha algum apego especial à boina verde :lol: .

Edit: Esqueçam o que eu disse, por cima do Estandarte Nacional, tem uma bandeirinha que desconheço mas tem escrito QRF/FND/ISAF 2007.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 22, 2007, 11:15:53 pm
c34x
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 22, 2007, 11:19:12 pm
QRF-FND-ISAF - Quick Reaction Force-Força Nacional Destacada-International Security Assistance Force (aliás, 2.ª Companhia de Comandos)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fportal%2Fexercito%2F_specific%2Fpublic%2Fueo%2Fbrasoes%2FBras%C3%A3o%2813%29.gif&hash=273f44b09ec253082ccde6fe7273589f)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fportal%2Fexercito%2F_specific%2Fpublic%2Fueo%2FQRF-FND-ISAF%2Forganograma_80mais80.bmp&hash=e519c30aa5e4f1c6dbc9ebc7dbf88ecb)

Fonte: http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... sp/231.asp (http://www.exercito.pt/portal/exercito/_specific/public/allbrowsers/asp/231.asp)

Citar
No dia 7 de Agosto de 2007, realizou-se na “Parada de Portugal”, em Camp Warehouse, local onde se encontra sediada a QRF/FND/ISAF (Quick Reaction Force / Força Nacional Destacada / ISAF), a cerimónia militar da imposição da medalha OTAN ao contingente militar português.(...)

Pelas 10h00, em frente ao edifício de comando da Força de Reacção Rápida, o brigadeiro-general Erdem, comandante do Regional Command Capital (RCC) e o comandante da QRF, tenente-coronel Pipa Amorim, receberam o general COMISAF. A guarda de honra foi efectuada por um Grupo de Combate da 2ª Companhia de Comandos.(...)

Esta QRF/FND/ISAF inicia na próxima semana [está já a decorrer] a rendição do seu contingente com a chegada do grupo avançado. Estes militares constituem o primeiro grupo, que segue em transporte militar, da QRF/FND/ISAF constituída por militares do Exército com Comando e Secção de Comando, uma Companhia de Manobra (com militares da 22ª Companhia de Tropas Pára-quedistas) e por um Destacamento de Apoio de Serviços. A Força Aérea Portuguesa tem integrada uma equipa de controlo aéreo táctico (TACP). Esta nova Força Nacional Destacada será comandada pelo tenente-coronel pára-quedista David Correia, pertencente ao 2º Batalhão de Infantaria Pára-quedista da Brigada de Reacção Rápida.

Até final do corrente mês estará concluída a rendição do contingente e a respectiva transferência de autoridade, em Cabul, por um período de mais seis meses em território do Afeganistão, com um total de 157 militares do Exército e sete militares da Força Aérea.


Fonte: http://www.emgfa.pt/Pages/visualizacont ... nteudo=601 (http://www.emgfa.pt/Pages/visualizaconteudo.asp?idconteudo=601)
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 22, 2007, 11:25:46 pm
Pronto está tudo explicado :D
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 23, 2007, 12:09:08 am
Citar
CONDECORAÇÃO DOS MILITARES PORTUGUESES NO AFEGANISTÃO
 
 No dia 7 de Agosto de 2007, realizou-se na “Parada de Portugal”, em Camp Warehouse, local onde se encontra sediada a QRF/FND/ISAF (Quick Reaction Force / Força Nacional Destacada / ISAF), a cerimónia militar da imposição da medalha OTAN ao contingente militar português.
Presidiu à cerimónia o general Dan McNeill, comandante da International Security Assistance Force (COMISAF).
Pelas 10h00, em frente ao edifício de comando da Força de Reacção Rápida, o brigadeiro-general Erdem, comandante do Regional Command Capital (RCC) e o comandante da QRF, tenente-coronel Pipa Amorim, receberam o general COMISAF. A guarda de honra foi efectuada por um Grupo de Combate da 2ª Companhia de Comandos.
De seguida o general COMISAF marcou presença no contingente português com a assinatura do livro de honra da força.
Do seu testemunho pode ler-se ”To my Portuguese QRF and good friends. Tank you for your service with ISAF X. You have discharged your duties honorably and faithfully.  We have the utmost respect for your Force and we are grateful for your service in Afghanistan”.
Esta missão não foi fácil, como nunca o são os grandes desafios, mas a importância da actuação da QRF/FND/ISAF, neste país da Ásia Central, tão longe de Portugal quanto os interesses nacionais o exigem, está bem patente pela presença das altas entidades que testemunham esta cerimónia. Na parada, várias entidades aguardavam o general COMISAF, nomeadamente o Deputy Chief of Staff do RCC, o Senior National Representative, coronel Rosa, diversos National Contingent Commanders, comandantes de Battle Group, o representante do general comandante Regional Command South e os militares portugueses em funções em quartéis-generais.
Após a apresentação das forças em parada ao general COMISAF, seguiu-se a revista às forças em parada, a integração do estandarte nacional, discursos do comandante da QRF/FND/ISAF e do general COMISAF, imposição das condecorações e por fim  o desfile em continência ao general COMISAF.
Esta QRF/FND/ISAF inicia na próxima semana a rendição do seu contingente com a chegada do grupo avançado. Estes militares constituem o primeiro grupo, que segue em transporte militar, da QRF/FND/ISAF constituída por militares do Exército com Comando e Secção de Comando, uma Companhia de Manobra (com militares da 22ª Companhia de Tropas Pára-quedistas) e por um Destacamento de Apoio de Serviços. A Força Aérea Portuguesa tem integrada uma equipa de controlo aéreo táctico (TACP). Esta nova Força Nacional Destacada será comandada pelo tenente-coronel pára-quedista David Correia, pertencente ao 2º Batalhão de Infantaria Pára-quedista da Brigada de Reacção Rápida.
Até final do corrente mês estará concluída a rendição do contingente e a respectiva transferência de autoridade, em Cabul, por um período de mais seis meses em território do Afeganistão, com um total de 157 militares do Exército e sete militares da Força Aérea.
10AGO07
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emgfa.pt%2FElementos%2FImagens%2F126%2F4026121082007Parada_net2.JPG&hash=04b8d6f2ab8ae03a46d69ce128b183af)



Fotos: QRF/FND/ISAF  

http://www.emgfa.pt/Pages/visualizacont ... nteudo=601 (http://www.emgfa.pt/Pages/visualizaconteudo.asp?idconteudo=601)


Citar
VISITA DO "NATIONAL CONTINGENT COMMANDER" GREGO AO AQUARTELAMENTO DAS TROPAS PORTUGUESAS NO AFEGANISTÃO


 
 
No dia 08 de Julho de 2007, o National Contingent Commander (NCC) Grego, Tenente-Coronel Nikolaos Isaias, visitou a Força de Reacção Rápida Portuguesa no Afeganistão (QRF/FND/ISAF X).
Esteve presente em Camp Warehouse, local onde se encontra sedeado o Contingente Português, juntamente com mais  quatro militares do  Contingente Grego.
Este Contingente encontra-se aquartelado em Camp Invictia, onde integra o Multi National Engineer Group, juntamente com militares Italianos. Em Camp Invictia encontra-se igualmente o Italian Battle Group composto por militares Italianos e Búlgaros.
Após um típico jantar Português, houve troca de lembranças entre o Comandante da QRF/FND/ISAF X (e também NCC Português), Tenente-Coronel Pipa de Amorim, e o NCC Grego, Tenente-Coronel Nikolaos Isaias, tendo este desejado que o excelente relacionamento entre as duas Forças se perpetue ao longo de toda a missão no Teatro de Operações do Afeganistão.
17JUL2007
Fotos: 2CCmds
 



http://www.emgfa.pt/pages/visualizacont ... nteudo=596 (http://www.emgfa.pt/pages/visualizaconteudo.asp?idconteudo=596)
Título:
Enviado por: zecouves em Agosto 23, 2007, 11:01:04 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Confesso que não o conheço, mas mete respeito.  :lol: .


Se acham que ele mete respeito deviam ter conhecido o TCor Pipa Amorim na fase em que foi duas vezes campeão europeu de Full-Contact :G-boxing:
Título:
Enviado por: nonameboy em Agosto 24, 2007, 02:53:20 pm
consideram a Policia Aerea como força especial :?:

Eles estao preparados para defender as nossas bases contra terrorismo e outras formas de ataque...
Título:
Enviado por: zecouves em Agosto 24, 2007, 03:20:06 pm
Citação de: "nonameboy"
consideram a Policia Aerea como força especial :?:

Eles estao preparados para defender as nossas bases contra terrorismo e outras formas de ataque...


Voltando a malhar em ferro frio ... depende do que entendes por "força especial". O que é para ti uma força especial?
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 24, 2007, 04:27:20 pm
Citar
consideram a Policia Aerea como força especial



Se se considerar que a PA é uma Forca especial, por estarem preparados para defenderem as bases de ataques então ter-se-ia de considerar outras unidades como forcas especiais ex.:

Engenharia (só esta unidade como o CTOE é que trabalham a matéria de NBQ)
Artilharia (têm teoricamente bons Mísseis  :bang:  blx2x1
Assim em vex de Forças Armadas Portuguesas passamos a ter Forças Especiais Armadas Portuguesas  :Tanque:  :n.idea:

Cumprimentos :Ups:
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 24, 2007, 04:46:33 pm
A realidade é que um militar que tira uma especialidade, fica capaz de executar especificamente essa função, o tempo da tropa faz-tudo já acabou.

Eu não considero a PA no seu todo uma força especial, nem sequer há testes fisicos especificos para entrar para PA, é o mesmo de todas as outras especialidades da FAP, eles tem é a sua função especifica.
Mas dentro da PA há unidades "especiais" como EOD, NBQ o NAFP. (este ultimo talvez se posso catalogar nas operações especiais pois há condições especificas para o ingresso enquanto que o EOD e o NBQ é tirar os cursos).
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 24, 2007, 04:51:42 pm
Citação de: "zecouves"
Voltando a malhar em ferro frio ... depende do que entendes por "força especial". O que é para ti uma força especial?


Concordo acho que isto é que é a pergunta fundamental.

E agora até vou confundir ainda mais o pessoal :lol: .
Por exemplo nas Forças Armadas Americanas existe o SOCOM, que é o Comando de Operações Especiais, e dentro dele possui esquadras de aviões e helicopteros especificos para apoiar forças de operações especiais, esses pilotos, tripulantes e mecanicos estão sob o comando das operações especiais,serão eles forças especiais?
Nos Marines existe a Force Recon e nos Airborne existem precursores, eles não estão no comando de operações especiais, por isso eles são ou não forças especiais?
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 24, 2007, 05:06:03 pm
Eles não são elementos dos SCOM, a presença deles é de logística, fazer com que se possa trabalhar nessas unidades, fazendo o transporte e manutenção de algum equipamento. Estes estão na dependência funcional e estrutural da unidade/ força a que estão colocados.
O mesmo se passa nas unidades portuguesas, existem os elementos para a logística, e não têm a especialidade dessa unidade, apesar de em Portugal não haver uma unidade com exclusividade dos meios aéreos, estando sempre dependentes da FA, existem por exemplo unidades especiais que têm condutores e estes não têm as respectivas especialidades dessas forcas especiais.
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 24, 2007, 05:32:01 pm
Citação de: "acpool"
Eles não são elementos dos SCOM, a presença deles é de logística, fazer com que se possa trabalhar nessas unidades, fazendo o transporte e manutenção de algum equipamento. Estes estão na dependência funcional e estrutural da unidade/ força a que estão colocados.


Eu acho que está errado, eles pertencem ao SOCOM pois estão integrados no AFSOC (Comando de Operações Especiais da Força Aérea) mas também é verdade que isso não faz deles forças de operações especiais eu só mandei essa ao ar para ver a conversa, são é unidades aéreas especificas para transportar e dar apoio aéreo próximo a unidades de operações especiais.

http://en.wikipedia.org/wiki/U.S._Speci ... ons_Forces (http://en.wikipedia.org/wiki/U.S._Special_Operations_Forces)
Título:
Enviado por: nonameboy em Agosto 24, 2007, 06:44:42 pm
Tenham calma! Não me batam! :wink:

Uma força especial para mim é uma tropa que:
 -Tem um treino mais exigente das outras
 -Tem missoes de maior risco do que outras, e de maior importancia
 -Sao grupos de elite
 -Etc, etc...

No meu ponto de vista acho que a policia aerea se enquadra nestes (e noutros) parametros...
Título:
Enviado por: SSK em Agosto 24, 2007, 06:58:13 pm
Citação de: "nonameboy"
Tenham calma! Não me batam! :wink:

Uma força especial para mim é uma tropa que:
 -Tem um treino mais exigente das outras
 -Tem missoes de maior risco do que outras, e de maior importancia
 -Sao grupos de elite
 -Etc, etc...

No meu ponto de vista acho que a policia aerea se enquadra nestes (e noutros) parametros...


Grupo de elite? mais risco e maior importância?

Quer dizer que a PE e a PN também entram nessa sua definição de FE.

Já agora mergulhadores, pilotos aviadores, pilotos navais e já agora submarinistas são forças especiais? São um grupo restrito que fazem coisas diferentes dos outros e mais arriscadas e também têm um treino exigente... Têm tudo para serem FE...
Título:
Enviado por: nonameboy em Agosto 24, 2007, 07:00:57 pm
Citação de: "SSK"
Citação de: "nonameboy"
Tenham calma! Não me batam! :wink:

Uma força especial para mim é uma tropa que:
 -Tem um treino mais exigente das outras
 -Tem missoes de maior risco do que outras, e de maior importancia
 -Sao grupos de elite
 -Etc, etc...

No meu ponto de vista acho que a policia aerea se enquadra nestes (e noutros) parametros...

Grupo de elite? mais risco e maior importância?

Quer dizer que a PE e a PN também entram nessa sua definição de FE.

Já agora mergulhadores, pilotos aviadores, pilotos navais e já agora submarinistas são forças especiais? São um grupo restrito que fazem coisas diferentes dos outros e mais arriscadas e também têm um treino exigente... Têm tudo para serem FE...


Entao diga voce o que entende por FE...
Título:
Enviado por: SSK em Agosto 24, 2007, 07:28:41 pm
Talvez sejam grupos pequenos e restritos de militares altamente treinados que mantenham elevadissimos niveís de operacionalidade e de prontidão, bastante importante a prontidão.

Têm de ser grupos capazes de actuar em teatro de batalha sem a dependencia de unidades de apoio podendo ser usados em acções de guerra isoladas bem como força de inserção em território hostil para preparação do terreno tornando-o pacifico para as forças amigas.


Caro nonameboy, eu não estou a implicar consigo. O que lhe estava a tentar provocar era um sentido autocritico no que escreveu para assim ir procurar semelhanças entre Comandos, Rangers, Fuzileiros, Mergulhadores, etc... e os PA, PE, PN e já agora os policias dos estabelecimentos de marinha que também defendem a BNL e outras unidades de marinha de todas as ameaças.

Compreenda uma coisa, existem duas coisas distintas uma é policiamento (PSP) e a outra é operacionalidade (GOE), certo!?!
Título:
Enviado por: nonameboy em Agosto 24, 2007, 07:37:17 pm
Citação de: "SSK"
Talvez sejam grupos pequenos e restritos de militares altamente treinados que mantenham elevadissimos niveís de operacionalidade e de prontidão, bastante importante a prontidão.

Têm de ser grupos capazes de actuar em teatro de batalha sem a dependencia de unidades de apoio podendo ser usados em acções de guerra isoladas bem como força de inserção em território hostil para preparação do terreno tornando-o pacifico para as forças amigas.


Caro nonameboy, eu não estou a implicar consigo. O que lhe estava a tentar provocar era um sentido autocritico no que escreveu para assim ir procurar semelhanças entre Comandos, Rangers, Fuzileiros, Mergulhadores, etc... e os PA, PE, PN e já agora os policias dos estabelecimentos de marinha que também defendem a BNL e outras unidades de marinha de todas as ameaças.

Compreenda uma coisa, existem duas coisas distintas uma é policiamento (PSP) e a outra é operacionalidade (GOE), certo!?!


Certissimo...

E nao é questao de implicar! :D  Muito longe disso... Estas discussoes (no bom sentido) sao é saudaveis
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 24, 2007, 07:52:56 pm
As forcas especiais, são caracterizadas pelo seu grau de excelência na prontidão, o tempo máximo de prontidão é de 4 horas, mesmo ao fim de semana.
As forcas especiais normalmente são utilizado em ultimo recurso, e normalmente as Operações Especiais não são utilizadas, ou são mas o próprio Estado não o assume, (nota: a quanto tempo não se lê noticias do emprego dos elementos do CTOE, a não ser a que o comandante desta unidade, que disse que os tinha no Afeganistão, ou mesmo do DAE, esta é mais fácil de disfarçar porque há pessoas que não distinguem DAE com fuzileiros?).
As Forças especiais não estão dependentes dos meios materiais para se movimentarem no terreno, a sua maior prontidão e preparação física (muitos elementos das ditas unidades convencionais também tem destes homens fisicamente bons, mas não é significado de que estão aptos para fazerem cursos das forcas especiais) permite a permanência em condições adversas num tempo superior ás forcas tradicionais e com menos logística.
Título:
Enviado por: Pstolaas em Agosto 24, 2007, 08:56:42 pm
A realidade é que um militar que tira uma especialidade, fica capaz de executar especificamente essa função, o tempo da tropa faz-tudo já acabou.

Eu não considero a PA no seu todo uma força especial, nem sequer há testes fisicos especificos para entrar para PA, é o mesmo de todas as outras especialidades da FAP, eles tem é a sua função especifica.
Mas dentro da PA há unidades "especiais" como EOD, NBQ o NAFP. (este ultimo talvez se posso catalogar nas operações especiais pois há condições especificas para o ingresso enquanto que o EOD e o NBQ é tirar os cursos


ora viva, em relação ao que escreveste, so discordo duma coisa, ha testes fisicos especificos para entrar para PA, podem confirmar no site emfa.pt :)

abraço
Título:
Enviado por: Azevedo em Agosto 24, 2007, 09:52:28 pm
Boas,

Venho tarde, mas acho que ainda a tempo...

Citação de: "acpool"
Parece que alguém ficou chateado, já agora essas fotografia parece-me que é de um exercício realizado pelo menos a uns 6 anos, realizado em conjunto com outras unidades do exercito nacional e internacional?
Já agora, pura inocência minha mas esses não são pára-quedas dos prec nem dos sogas são dos pára-quedistas normais, já agora com vento superior a 12 nós os pára-quedistas e a 20nos nenhuma unidade pára-quedista levanta de terra!

Correcção, sem certeza absoluta, mas isso não é um exercicio, é parte do curso de prec's, eu sai da ETP em Novembro de 2006 e as caras que vejo são de pessoal que ainda não era prec. O curso de precs iniciou-se já em 2007, logo essas imagens são de 2007!
Quanto aos paraquedas, não tou a ver quem é o paraquedista que vai fazer um salto táctico (300m) com um paraquedas do tipo asa.

Os pára-quedistas saltam com ventos até 16 nós! Não é uma questão de operacionalidade ou não, é uma questão desegurança, senão em vez de uma zona de 2km quadrados era preciso uns 10km quadrados...


Citação de: "Cabeça de Martelo"
Concordo completamente!...excepto na parte do Curso de Instrutores de Pára-quedismo. O curso só está aberto a militares QP.  :wink:

Negativo! Tal como o acpool disse, os graduados milicianos também podem efectuar o Curso de Instrutores de Pára-quedismo, conheço 2 alferes que acabaram o curso este ano.


Citação de: "acpool"
É dos poucos generais que tem o curso de Operações Especiais

Em baixo da chapa de Operações Especiais, no bolso brêve do pára-quedismo Espanhol

Desculpe-me mas o brevet que ali está é o Alemão.


Citação de: "acpool"
Engenharia (só esta unidade como o CTOE é que trabalham a matéria de NBQ)


Gostava de ouvir mais sobre isto, pode-me elucidar sobre este assunto? O que é a matéria de NBQ?

Companheiros, não levem a mal estes ajustes, mas é só para não passar a ideia errada daquilo que não é!

Cumprimentos,

Renato
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 25, 2007, 12:01:33 am
A questão do exercício é possível que seja deste ano, mas foi para confirmar já que exercícios desse género não é a primeira vez, logo fins uma questão em relação de quando era o exercício.
A questão do pára-quedas os prec não saltam com o pára-quedas do conjunto arz (principal + reserva), há um outro modelo que não recordo o nome mas é parecido com o arz mas a fita extractora não está no interior mas sim na parte de fora (pára-quedas não é em forma de asa, tem uns buracos na parte traseira do pára-quedas para controlo de orientação e de velocidade).

A questão de os para-quedistas não saltarem a mais de 16 nós não está só na questão do tamanho da zona de aterragem, também o impacto cá em baixo dói mais e as lesões e os arrastões são praticamente impossíveis de evitar, os mais atrapalhados são capazes de fazer os tais 10km da zona em arrasto :N-icon-Axe: .

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg125.imageshack.us%2Fimg125%2F4950%2Fbadgri1.jpg&hash=ac684a8702685070353d846d1d01107d)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fveteparacaex.com%2Fescudosbripac%2Frokiski2.gif&hash=4df8a416e6fb944cc980571263c59b74)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.efectos-militares.com%2Ftienda%2Fimages%2Frokiski_paraca_pvc.jpg&hash=146a63654b8bde3cb2be5ff9e276c64d)
Em quetão do breve ele é mesmo espanhol, um pouco gasto mas é :lol: , mas notasse ainda a sombra)[/i]


o NBQ é matéria de Nuclear Biologico Quimico
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.megabrain.net%2Fnovedades%2Fimages%2Fmascara.jpg&hash=2af189c0b38454775cfda6546bc7368f)
Á muitos militares que possivelmente já utilizaram as mascaras NBQ na sua vida militar, a maioria possivelmente para dar uma dúzia de cambalhotas e depois tirar a mascara. Mas a nível de exercito as únicas unidades a levar esta matéria a peito é a Engenharia do exército e o CTOE, ambos simulam descontaminações (Engenharia) e o CTOE simula exercícios em território contaminado.
Arrisco-me a dizer que estas unidades são as que têm o material mais recente nesta matéria.

cumprimentos
Título:
Enviado por: Pstolaas em Agosto 25, 2007, 12:18:44 am
Á muitos militares que possivelmente já utilizaram as mascaras NBQ na sua vida militar, a maioria possivelmente para dar uma dúzia de cambalhotas e depois tirar a mascara. Mas a nível de exercito as únicas unidades a levar esta matéria a peito é a Engenharia do exército e o CTOE, ambos simulam descontaminações (Engenharia) e o CTOE simula exercícios em território contaminado.
Arrisco-me a dizer que estas unidades são as que têm o material mais recente nesta matéria.


ora viva, uma das unidades que levam mto a serio a "materia" NBQ é tb a PA, o curso é dado no montijo BA6, no centro de sobrevivencia da Força Aérea.
:)
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 25, 2007, 12:22:26 am
Citação de: "Pstolaas"
ora viva, em relação ao que escreveste, so discordo duma coisa, ha testes fisicos especificos para entrar para PA, podem confirmar no site emfa.pt :lol: .

http://www.emfa.pt/www/po/crfa/admissao/admi.htm (http://www.emfa.pt/www/po/crfa/admissao/admi.htm)

Os PA e os OPSAS (Bombeiros) além dos testes fisicos normais, ainda fazem o portico, muro e tunel.
Título:
Enviado por: Pstolaas em Agosto 25, 2007, 12:26:51 am
é recente esta mudança!!!!! alem do curso PA ter sido prolongado em questão de tempo tb acrescentaram as novas provas d apitdao fisicas........
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 25, 2007, 12:38:56 am
Citação de: "acpool"
Em quetão do breve ele é mesmo espanhol, um pouco gasto mas é :lol: , mas notasse ainda a sombra)[/i]


Sinceramente parece mais alemão...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg452.imageshack.us%2Fimg452%2F7538%2Fbadgri1wn8.jpg&hash=95d550378a64c514fa4dc0bd11cc1ed0)
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 25, 2007, 03:42:27 am
Citar
ora viva, uma das unidades que levam mto a serio a "materia" NBQ é tb a PA, o curso é dado no montijo BA6, no centro de sobrevivencia da Força Aérea.

Pstolaas se considerar-mos que o curso de NBQ é dado para diferentes unidades vamos considerar então que todas as unidades que tem elementos com curso de NBQ se dedicam a estudar esta matéria?
Então aproveita-se e considera-se todas as unidades que tem elementos pára-quedistas unidades pára-quedistas, unidades que têm elementos PE como forcas de Cavalaria, unidades que tem elementos de transmissões como unidades de Transmissões, unidades que tem elementos condutores como unidade de transportes.
Será melhor então voltar a dar nomes ás unidades, e modificar umas especialidades.
Todas as unidades têm material NBQ, têm fatos embalados e homens com o curso NBQ, mas não se dedicam a estudar ou a praticar NBQ.
Nas unidades que referi de Engenharia e no CTOE, neste ultimo a instrução já engloba esta matéria, que é completada com o curso na Engenharia, é verdade, que também esta matéria é dada em todas as unidades das forças armadas, mas é só durante a formação do militar.


Citar
Sinceramente parece mais alemão...


Tenho 97% de Certeza que é Espanhol e 3% Alemão, já agora ´quem aparece na fotografia é o Major-General Raul Cunha, já foi comandante no CTOE mas não tem Biografia nem Fotografia publicada e penso que já está na reforma. :?:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 25, 2007, 11:32:38 am
Azevedo sê bem vindo ao fórum!

Citar
Negativo! Tal como o acpool disse, os graduados milicianos também podem efectuar o Curso de Instrutores de Pára-quedismo, conheço 2 alferes que acabaram o curso este ano.


 :roll:

O brevet é mesmo o Alemão  :wink: :

http://fotos.paraquedistas.com.pt/main. ... emId=11874 (http://fotos.paraquedistas.com.pt/main.php?g2_itemId=11874)

http://fotos.paraquedistas.com.pt/main. ... emId=11886 (http://fotos.paraquedistas.com.pt/main.php?g2_itemId=11886)

(no primeiro dá para ver o sô Coronel Perestrelo com o brevet nacional e o Alemão, no segundo vê-se claramente entre os vários brevets o Espanhol e o Alemão logo abaixo).
Título:
Enviado por: springo em Agosto 25, 2007, 03:25:53 pm
vim so para dizer que o brevet é, sem dúvida alemao.
cumprimentos a todos.
Título:
Enviado por: Azevedo em Agosto 25, 2007, 05:54:19 pm
Boas!

Obrigado Cabeça de Martelo. Realmente, existem cada vez menos pessoal, e já ouvi alguém dizer que daqui a 10 anos, as Tropas Pára-quedistas vão terminar, mas isso é outro assunto...

A segunda imagem é a do Capitão Luis Mamão, um dos melhores páraquedistas que conheço e uma excelente pessoa! Acho que temos aqui um futuro General...

Citação de: "acpool"
A questão do pára-quedas os prec não saltam com o pára-quedas do conjunto arz (principal + reserva), há um outro modelo que não recordo o nome mas é parecido com o arz mas a fita extractora não está no interior mas sim na parte de fora (pára-quedas não é em forma de asa, tem uns buracos na parte traseira do pára-quedas para controlo de orientação e de velocidade).


São os páraquedas fendados, mas lembre-se que, o curso de Prec's não inclui o curso SOGA, e a maioria dos Prec's da classe de praças, não vai a esse mesmo curso. Para dar o exemplo, no penúltimo curso de Prec's de onde acabaram o curso penso que 12 elementos, apenas 3 foram tirar o curso SOGA. Quanto a graduados não sei se também é assim, mas provavelmente assim o será!

Já agora acpool, obrigado pela explicação sobre a matéria do NBQ.

Cumprimentos,

Renato
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 25, 2007, 07:53:32 pm
Citação de: "Azevedo"
Boas!

Obrigado Cabeça de Martelo. Realmente, existem cada vez menos pessoal, e já ouvi alguém dizer que daqui a 10 anos, as Tropas Pára-quedistas vão terminar, mas isso é outro assunto...

Esperemos bem que não!!! :wink:

Citação de: "acpool"
A questão do pára-quedas os prec não saltam com o pára-quedas do conjunto arz (principal + reserva), há um outro modelo que não recordo o nome mas é parecido com o arz mas a fita extractora não está no interior mas sim na parte de fora (pára-quedas não é em forma de asa, tem uns buracos na parte traseira do pára-quedas para controlo de orientação e de velocidade).

Citar
São os páraquedas fendados, mas lembre-se que, o curso de Prec's não inclui o curso SOGA, e a maioria dos Prec's da classe de praças, não vai a esse mesmo curso. Para dar o exemplo, no penúltimo curso de Prec's de onde acabaram o curso penso que 12 elementos, apenas 3 foram tirar o curso SOGA. Quanto a graduados não sei se também é assim, mas provavelmente assim o será!

Já agora acpool, obrigado pela explicação sobre a matéria do NBQ.

Cumprimentos,

Renato


Em relação ao curso que mencionavas era um curso de Auxiliar ou era mesmo de Precursor? Se agora os Sargentos e Oficias RC podem tirar o curso de Intrutor de Pára-quedismo, então tb podem muito bem tirar o de Precursor, certo?

Lembro-me que havia um alferes que queria fazer o curso de Precursor, mas como não podia fazer o de Instrutor de Pára-quedismo...não fez! Ficou puto da vida, ele era daqueles que vivia para aquilo. Hoje em dia (segundo me disseram) é guarda prisional.
Título:
Enviado por: Azevedo em Agosto 25, 2007, 09:07:53 pm
Após ter falado com um conhecido meu que esteve nesse salto para a água, ele disse-me que tinha sido um exercicio mesmo, e não parte do curso.

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em relação ao curso que mencionavas era um curso de Auxiliar ou era mesmo de Precursor? Se agora os Sargentos e Oficias RC podem tirar o curso de Intrutor de Pára-quedismo, então tb podem muito bem tirar o de Precursor, certo?

O curso que estava a falar do qual acabaram 12 elementos, era o Curso de Auxiliar Precursor, peço desculpa pelo erro. Mas penso que seja válido para os dois cursos.
Os graduados podem fazer o Curso de Instrutor de Paraquedismo, mas não o Curso de Precursores para isso têm que pertencer ao QP, na minha opinião, penso que é por falta de verbas, pois o Curso de Instrutor de Paraquedismo, é quase todo teórico, e não comporta quase nenhuma despesa, só quando o avião vai para o ar, mas isso é feito quando existe cursos de pára-quedismo e assim mata-se 2 coelhos de uma só cajadada. Já o Curso de Precursores, tem deslocações ao CTOE, e a outras várias tropas, o uso de helicópteros, e outras actividades que requerem alguns custos.
Por isso os Praças que tiram o Curso de Auxiliar Precursor, têm de assinar um contracto de 3 anos no mínimo após o curso.
Penso ter esclarecido a sua dúvida...


Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Azevedo"
Boas!

Obrigado Cabeça de Martelo. Realmente, existem cada vez menos pessoal, e já ouvi alguém dizer que daqui a 10 anos, as Tropas Pára-quedistas vão terminar, mas isso é outro assunto...

Esperemos bem que não!!! :wink:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 25, 2007, 09:15:34 pm
Pois é Azevedo, o problema é que não há QP's a entrar para os Páras, ou ficam no arremacho ou então preferem ir para os Comandos/Rangers.

Lembro-me de há uns anos ler na revista "Boina Verde", que tinham entrado 2 tenentes QP's para os Páras. 2?!  :?

Mais do que isso entram para os Rangers por ano e o ppl devia ficar todo contente porque entrou 2 tenentes. E Sargentos, quantos é que entram?

Isto está preto...se não arranjam QP's...não sei não!  :(
Título:
Enviado por: Azevedo em Agosto 26, 2007, 12:19:30 am
Por cada Curso de Pára-quedismo entra um ou dois oficiais do QP, no final do ano são 10 oficiais... Comparado com os que saiem.... Depois da reforma que houve nas FA, que melhorou bastante, a nivel de saude, salarial e outras mais valias, mas parece que continua a não haver gente para ocupar os postos, dou o exemplo da minha companhia na ETP, quando sai, existiam cerca de 30 militares ( :shock: ), desde que sai houve mais um curso de onde entraram 3 soldados e apenas 2 acabaram a sub-especialidade com sucesso.  Na semana passada tive com um amigo que ainda continua na companhia que me disse que a companhia está reduzida a 12-13 militares.
Com tão poucos militares e verbas, não seria melhor acabar com o RI15 de Tomar, e passar esse pessoal para o RI10 de S. Jacinto e o GALE?
Existem 3 unidades paraquedistas num raio de 30 km's! Alguém tem uma explicação para isto?

Cumprimentos,

Renato
Título: Diferenças entre tropas especiais
Enviado por: HJERONIMO em Agosto 26, 2007, 12:47:42 am
Caro concidadão ,

Espero ainda vir a tempo de dar a minha opinião. No contexto militar actual e mesmo num passado recente quando cumpri o meu serviço militar ainda obrigatório e de 18 meses as especializações eram e são cada x mais uma necessidade imperiosa e já não se fala muito nos meios mais profissionais das FA de corpos militares mas sim de grupos de trabalho.
As ditas diferentes tropas especiais de Portugal têm um objectivo diferente e cada uma delas não é mais ou menos rigorosa mas sim com treinos especificos para cada uma das suas áreas , há que notar que a treino base fisico é muito identico variando as condicionantes do terreno e clima.
Os comandos são tropas preparadas não só fisicamente como também psicológicamente como tropas de choque , em que o objectivo será serem empregues em cenários de grande violência e por periodos curtos tais como ataques relampago , forças de 1º ataque em invasões e etc ...para isso t^m ou tinham , já não conheço o actual contexto , uma preparação psicológica diferente dos outros o que por x metiam os mais "xicos espertos" em alhadas pois eram ensinados a considerarem-se rambos , os fuzileiros navais são tropas também de choque mas para uma componente de invasão ou infiltração por via maritima , o seu contexto especifico de campo de batalha origina que o seu treino seja realizado em ambientes costeiros e com mais promenor técnico e de orientação , os para-quedistas eram inicialmente um corpo de infiltração e invasão por via aéria , por isso estes corpos tinham até á bem pouco tempo alguma dimensão , eram na sua essência tropas de invasão com uma capacidade fisica e de combate reconhecida no entanto no seu seio e porque não é habito nas nossas FA ( e tb em outras ) partilharem recursos humanos , todos estes corpos desenvolveram pequenos grupos de especialização que por x colidem com as especializações dos outros corpos.

Por último as operações especiais são a meu ver um corpo mais técnico e de menor dimensões porque a sua função não é o embate ou combate numa batalha convenconal mas sim a recolha de informações , patrulhas de longo raio de acção com vista a sabotagens , assassinio de personalidades ou outras entidades , reconhecimento de objectivos , destruição de pontos chave nas organizações inimigas , apoio e formação  de actividades de guerrilha , etc ... por isto os elementos do OE têm uma formação especifica muito abrangente porque o seu objectivo implica a inserção por meios aérios , navais ou terrestres em territorio inimigo , o combate corpo a corpo , o manuseamento de vários tipos de armas inclusivê do inimigo , explosivos , etc ...

Ta como tentei explicar todos os corpos de tropasespeciais são bons , depende um pouco dos seus objectivos , do seu modo de ser e isso será avalidado na sua candidatura ; pode não ter perfil para comando e ter para fuzileiro e isso nã é um drama . Qd eu tive de cumprir serviço militar , já que era obrigado a ir e ao ser questionado ofereci-me para os fuzileiros mas como nem era o periodo correcto de ingresso e porque na altura não precisavam de um novo contigente não fui , acabei por entrar no curso de milicianos ( na altura ainda existia , agora não sei ) , entrei numa noite em Mafra e no dia a seguir estava em Lamego no OE e gostei imenso , embora com bão estava muito preparado tenha sido cansativo mas engraçado , aprende-se literalmente a lidar com os nossos receios e limites .

Se quer testar os seus limites psicológicos e gosta da figura de rambo então vá para os comandos , se gosta de adrenalina pura e cenários de movimentações rápidas vá para os paraquedistas , se gosta de ambientes maritimos , fuzileiros , se se considera uma pessoa mais calma , ponderada mas ainda assim com capacidade fisica boa vá para OE .

Mas nas FA não existem só estes corpos e eles não vivem nem têm algum valor sem os outros que os apoiam e que mtas x não têm o valor reconhecido , os fuziliros não vão a lado algum sem o pessoal da marinha lhes providenciar apoio naval para as inserções como retiradas , os comandos necessitam da artilharia e companhias de apoio de combate , os paraquedistas necessitam de um bom grupo de pilotos , mecânicos de terra , pessoa de apoio de terra , etc ...para que consigam desempenhar a sua missão , os rangers necessitam também mas em menos escala dos grupos de apoio de combate , pilotos , mecânicos , pessoal de comunicações (Mt importante) , pessoal do nstituto de cartografica ( não iamos a lado algum se não tivessemos cartas , mapas , etc ...) e muito mais especialidades .

E realmente a desi~gnação de tropas especiais é um pouco injusta e ainda reporta á mitologia da guerra do ultramar , por exemplo o pessoal da brigada mista independente tem ( ou em 89 tinha) bastnates competencias técnicas nas suas áreas de especializações , cheguei a treinar em conjunto com algumas unidades e vi que eles treinavam todos os dias , fazam exercicios de fogo real , não era vida fácil ... e não me levem mal os comndos , os páras ou outros mas não acredito que uma secção de elementos destes grupos possam fazer frente a uma esquada de M60 ou mesmo M113 ... cada um na sua especialização.

Se ainda está indeciso aconselho a que pense no que quer fazer após sair do serviço militar , se a ideia é continuar a estudar pode e deve recorrer a serviços técnicos das FA que t^m uma mt boa formação , escola da marinha , F.aéria , etc ... existem ainda algumas carreiras bem remuneradas no mundo civil que vão buscar os seus elementos ás escolas de especialidade das FA .

Agora há um conjunto de tropas de elite que nós temos e que t^m uma certa aura e capacidades impares que são o DEA dos fuzileiros mas para se pertencer a este restrito grupo ... bom não é qq um ...

Um abraço e desculpa o texto longo.
Título: Re: Diferenças entre tropas especiais
Enviado por: Lightning em Agosto 26, 2007, 11:10:34 am
Citação de: "HJERONIMO"
e não me levem mal os comndos , os páras ou outros mas não acredito que uma secção de elementos destes grupos possam fazer frente a uma esquada de M60 ou mesmo M113 ... cada um na sua especialização.


Bem vindo ao forum HJERONIMO.
Cada pessoa tem direito à sua opinião como é lógico, e até gostei do seu cometário mas em relação à parte que selecionei, acho que não reparei em nenhum comentário em que se tivesse dito o oposto, é claro que tropas de atiradores por mais bem treinadas que sejam, não conseguem fazer frente a forças de carros de combate, quer dizer o nome diz tudo, carro de combate, não é carrinho dos gelados :lol: .
Isso é a razão de normalmente existirem pelotões ou companhias anti-carro nessas forças.

Também posso dizer com alguma certeza que um equipa de operações especiais por muito bons que sejam, não tem grande futuro se forem atacadas por comandos/páras/fuzos.
Mas é verdade que a sua maneira de actuar é diferente, é entrar, fazer o que tem a fazer, sair, e quando alguma força for chamada a intervir já eles estão fora dalí.
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Agosto 26, 2007, 12:15:46 pm
Citar
Também posso dizer com alguma certeza que um equipa de operações especiais por muito bons que sejam, não tem grande futuro se forem atacadas por comandos/páras/fuzos.


A ideia contrária é aquela a que nós assistimos nos filmes
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 26, 2007, 03:37:25 pm
A ai é que está um problema, as Operações Especiais trabalham em equipas no máximo 6 elementos os Comandos e Pára-quedistas trabalham em companhias, logo as OE têm menos poder de fogo, 6 Homens Contra 70 vai uma “Pequena” diferença em questões de efectivo e resposta de fogo.
A questão é que para se encontrar uma equipa de OE no mato é uma enorme trabalheira, normalmente só acontece por coincidência já que eles raramente lá vão estar quando se souber da sua presença.
Houve á uns anos um exercício em que os pára-quedistas recebiam dias de compensação por encontrar elementos do CTOE, dizem que foi muito porreiro porque eles abriam á linha, + 70 homens abertos á linha á procura dos elementos do CTOE. Quem esteve no exército pelo menos á uns 5 anos atrás ouviu falar deste exercício.
Título: modo de operação dos OE
Enviado por: HJERONIMO em Agosto 26, 2007, 06:14:30 pm
Não me levem  a mal mais uma x mas gostva de responder e por mais lenha na fogueira ...lol.

Aqui está o exemplo da mentalidade instalada nos diversos corpos de forças especiais , o OE (pelo menos no curso que frequentei) não é instigado a pensar q é o melhor e bate em todos , tem de pensar com clareza e ter sangue frio , muitas x para a sua função responder a uma agressão não é a melhor resposta pois vai indicar o local onde está e para grupos de 6 elementos isso é critico . Agora comparar embates de forças especiais peço desde já desculpa mas acho ridiculo , um comando ou um fuzileiro ou outro tipo de tropa á excepção do DEA e dos GOE não tem mais formação ou treino fisico para enfrentar um oponente do corpo do OE , a formação em técnicas de combate corpo-a-corpo até é muito semelhante e com base na filosofia implantada nas FA , basta verificar que os treinadores civis dos diferentes corpos são ou foram quase todos da mesma escola , estou a lembrar-me dos treinadores de boxe por exemplo .Por isso num combte corpo a corpo estão a enfrentr-se dois seres humanos e não dois tipos de tropas diferentes e as suas reacções podem ser muito distintas , pensar diferente é armarmo-nos em rambos e isso é "a morte do artista" num cenário de conflito.
Numa possibilidade de conflito o mais provável é uma unidade do tipo batalhao ou companhia reforçada procurar uma secção infiltrada de OE ,estamos a falar de no minimo 200 elementos á procura de 6 .
Na verdade num dos exercicios em que participei em Santa Margarida uma companhia de comandos que tinha como objectivo identificar o meu grupo de infiltração passou por nós e nem nos "topou" , Ano 1990 ... Mas também a culpa não foi a falta do profissionalismo deles , nós tivemos 1 dia para nos escondermos fomos largados de heli pelo que não criamos muitas provas de trilho, apagar vestigios e eles não tiveram á sua disposição meios para nos identificar tais como cães (tal como os páras têm mas q raramnte os empregam ) , conclusão se têm de nos procurar numa área de várias dezenas de Km2 , só uma compainha e sem referências é dificil ...admito , mas se nos identificassem o que poderiam fazer 6 elementos contra 100 ? nada , claro ...
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 26, 2007, 07:11:51 pm
Tem toda a razão, mas algumas pessoas devem ver muitas vezes o Rambo a destruir um exército sovietico no Afeganistão :lol: e ficam um bocado com a realidade distrocida.

Os comandos, pára-quedistas, fuzileiros são excelentes tropas de choque, mas se não encontrarem o inimigo, não podem atacar nada.
As forças de operações especiais tem que se valer do pequeno numero em que operam e esquivarem-se a um confronto com essas forças porque como já disse 6 contra 100 não há milagres.
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 26, 2007, 11:43:32 pm
Citação de: "Azevedo"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Azevedo"
Boas!

Obrigado Cabeça de Martelo. Realmente, existem cada vez menos pessoal, e já ouvi alguém dizer que daqui a 10 anos, as Tropas Pára-quedistas vão terminar, mas isso é outro assunto...

Esperemos bem que não!!! :wink:


Caso as tropas pára-quedistas sejam extintas terá que existir uma razão para que tal aconteça, terá que ser uma decisão politica, como quando se extingiu o regimento de comandos.
Practicamente todos os paises ocidentais possuem forças pára-quedistas, são uma força estratégica e a maior parte das nações não quer perder essa capacidade mesmo que não a usem, é verdade que há paises que não tem para-quedistas mas também há paises que não tem forças anfíbias e quase nenhuma tem forças tipo os nossos comandos (são meia duzia).

Alguém sabe qual a razão para medida ser tomada? Porque é que já não são necessários pára-quedistas?
Título:
Enviado por: Azevedo em Agosto 27, 2007, 01:13:45 pm
Boas!

Citação de: "acpool"
Houve á uns anos um exercício em que os pára-quedistas recebiam dias de compensação por encontrar elementos do CTOE, dizem que foi muito porreiro porque eles abriam á linha, + 70 homens abertos á linha á procura dos elementos do CTOE. Quem esteve no exército pelo menos á uns 5 anos atrás ouviu falar deste exercício.

Se eu lhe contasse o que também ouvi... Sempre contado por este ou aquele que conhece MESMO quem teve lá! Parece aquela de quem chegar ao quartel com a boina dum PE tem 2 dias de compensação. Fugir e chegar ao quartel sem ser apanhado nos PG's eram 3 dias!!
Na tropa diz-se muita coisa...

Fala-se que este é melhor que aquele e acoloutro, mas tive o prazer de conhecer muita gente das várias FE's e a diferença que encontrei é que os Pára-quedistas, Comandos e Fuzileiros são muito emperuados (Claro que nem todos)! Conheci e conheço elementos das Operações especiais e privei com elementos do DAE e são pessoas humildes, extremamente calmas e conhecedoras dos seus limites (Mas também deve haver excepções)!
Conheci Comandos que pesavam 60kg, outros com 90kg e passaram todos pelo mesmo e eram todos a mesma coisa, não são os maiores bichos á face da terra!

Citação de: "Lightning"
Caso as tropas pára-quedistas sejam extintas terá que existir uma razão para que tal aconteça, terá que ser uma decisão politica, como quando se extingiu o regimento de comandos.
Practicamente todos os paises ocidentais possuem forças pára-quedistas, são uma força estratégica e a maior parte das nações não quer perder essa capacidade mesmo que não a usem, é verdade que há paises que não tem para-quedistas mas também há paises que não tem forças anfíbias e quase nenhuma tem forças tipo os nossos comandos (são meia duzia).

Alguém sabe qual a razão para medida ser tomada? Porque é que já não são necessários pára-quedistas?


Eu não disse que não eram necessários Pára-quedistas, disse que iriam acabar, mas por falta de pessoal. A solução é em vez de 4 Unidades Pára-quedistas, passar a haver 2, digo eu..  :roll:

Cumprimentos,

Renato
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Agosto 27, 2007, 01:24:50 pm
Citar
quase nenhuma tem forças tipo os nossos comandos (são meia duzia).


Desculpem a minha ignorância, mas qual a diferença dos nossos comandos assim de tão relevante em relação à outras forças estrangeiras?
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Agosto 27, 2007, 01:35:49 pm
Pela minha experiencia empirica, os melhores em todos os aspectos, são a malta do CIOE!
Isto é minha opinião!
Como força especial não temos mais ningem.
Os Paras e os Comando, são forças "regulares2, o pessoal de Lamego não.
Fazem todo o tipo de operações, terra, mar e ar.
Mas eu sou suspeito, pois passei tres meses com eles. Contudo penso serem eles a "nata" das forças ditas especiais.

Um Abraço.

NCalhau.
Título:
Enviado por: springo em Agosto 27, 2007, 02:18:19 pm
Citação de: "Nuno Calhau"
Pela minha experiencia empirica, os melhores em todos os aspectos, são a malta do CIOE!
Isto é minha opinião!
Como força especial não temos mais ningem.
Os Paras e os Comando, são forças "regulares2, o pessoal de Lamego não.
Fazem todo o tipo de operações, terra, mar e ar.
Mas eu sou suspeito, pois passei tres meses com eles. Contudo penso serem eles a "nata" das forças ditas especiais.

NCalhau.


Sem querer entrar em comparações (nao é esse o objectivo nem me parece razoavel), e com o respeito e reconhecimento por todas as nossas unidades, queria so resalvar o facto de que a Companhia de percusores  tambem opera em terra/mar/ar.
Obviamenta todas as unidades tem as suas especificidades e as sua valências....

aproveitava para deixar uma palavra de reconhecimento a todos os nossos militares, especialmente aqueles que se encontram nas FND...
e ja agora um mt obrigado á equipa da ETP e parabens pelo exclente resultado alcançado no Challenge 07.


Cumprimentos a todos.
Título:
Enviado por: Subillaumbra em Agosto 27, 2007, 02:46:34 pm
Desculpem-me, mas há aqui uma grande confusão entre tropas especiais e tropas de operações especiais. Sem falar, claro, nas tropas regulares. E até penso que isto já foi discutido aqui neste forum, por isso não vou desenvolver.
É que estes três tipos de tropas têm a sua aplicação e complementam-se, e, a meu ver, não é legitimo comparar pára-quedistas com operações especiais, por exemplo. "Pára-quedistas" são tropas especiais e "operações especiais", como o nome indica, são tropas de operações especiais.

Um abraço.
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 27, 2007, 03:38:43 pm
Citação de: "Cabecinhas"
Desculpem a minha ignorância, mas qual a diferença dos nossos comandos assim de tão relevante em relação à outras forças estrangeiras?


Não estou a perceber bem a sua pergunta mas eu refiro-me a unidades militares que existam em outros paises que sejam semelhantes aos nossos comandos.

Para começar há que saber qual a função dos comandos para podermos reconhecer no estrangeiro quais as forças que tem a mesma função.

O Regimento de Comandos era o nucleo da Brigada de Forças Especiais, mas esta era uma unidade de guerra convencional de infantaria de choque, com veiculos blindados, armas pesadas, logistica, etc ao estilo do que é actualmente a Brigada da Legião Espanhola, mas sem ser este exemplo não me recordo de outros e acho que é algo ultrapassado.

Actualmente o que existe (principalmente nos paises anglo-saxonicos) são forças de infantaria ligeira bem treinadas que dão apoio as unidades de operações especiais. Exemplos dessas forças dedicadas são o Regimento de Rangers Americano, o Batalhão de Comandos Australiano, e mais recentemente a formação do Regimento de Operações Especiais Canadiano e o Grupo de Apoio as Forças Especiais Britânico.
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 27, 2007, 03:59:42 pm
Citar
… PE tem 2 dias de compensação…


Se soubesse isso antes teria metido os papeis para essa unidade, e comprava uma loja de artigos militares só com boinas da PE, e passava meses em casa na gerência da minha nova casa 

Ainda não percebi porque é que o pessoal está a tentar mostrar que a sua antiga especialidade nas forcas Amadas é melhor do que as outras, sem ter passado por outra diferente.
Eu falei num exercício para mostrar a dificuldade de encontrar elementos de OE, e já há users a falar que eu ouvi tal e fiz tal, PARABENS quantas medalhas receberam. Quem nuca foi á tropa não percebe nada do que aqui está a ser dito, mas começa a aperceber que há uns que têm mais a mania do que outros e questionam se será assim as FA, e se nas FA são todas as unidades Forcas Especiais já que estão a desvalorizar o trabalho de outras unidades que por vezes trabalhão mais do que alguns ditos operacionais que passam a vida no bar e nem a um exercício foi na sua vidada militar.
A maioria sabe que a instrução dos pára-quedistas é dada para pensarem que são os melhores do mundo, lamento dizer isto mas possivelmente vocês não o serão.
Em todas as unidades de Forcas Especiais há Homens altos/baixos magros/gordos mais entroncados/menos entroncados, não é por ai que deixam de ser piores ou melhores que o outro que tem características físicas diferentes, vamos SUPOR (é só SUPOR sei que os PREC também o fazem mas é só a SUPOR), a entrada por uma janela, é melhor estas forcas terem um elemento baixo e magro, para conseguirem que ele entre pela janela e não ter só “bichos” que nem cabem no diâmetro da janela.

Os pára-quedistas são sempre necessários na constituição de um exercito, principalmente o Português é pouco provável que eles deixem de existir, existe uma necessidade operacional e tradicional de os ter, os pára-quedistas são uma forca com uma mais valia na forma de infiltração no terreno do inimigo, já que é mais fácil coloca-los no terreno recorrendo ao aviões e de uma vez só deixar no local o efectivo pretendido, isso devem ser só boatos como existem entre outros são tudo boatos para ferir os alicerces das nossas FA.

Volto a dizer não há uns melhores que os outros, operam é de maneira diferente
Título:
Enviado por: Azevedo em Agosto 27, 2007, 07:02:03 pm
Boas!

Citação de: "Nuno Calhau"
Os Paras e os Comando, são forças "regulares2, o pessoal de Lamego não.
Fazem todo o tipo de operações, terra, mar e ar.
Tal como foi dito, são Forças Especiais.
Desconheço operações feitas por ar pelos OE's sem ser com helicópteros, apenas vi OE's a saltar dum avião no curso de paraquedismo, mas prontos... Tiram o curso, e saltos de manutenção não sei se fazem, nunca os vi fazer. Num ambiente de reconhecimento por via aéria, mais depressa metiam um Prec, do que um OE, digo eu... Pelo mar, mais depressa ia o DAE... Por terra sem dúvida iam os OE's!
Eles têm a formação, mas não têm o treino continuo que esse tipo de operações requer.
Citação de: "acpool"
A maioria sabe que a instrução dos pára-quedistas é dada para pensarem que são os melhores do mundo, lamento dizer isto mas possivelmente vocês não o serão.
acpool quando fiz o meu comentário não me referia ao que tinha dito, mas ao comentário que foi feito que os Comandos é só fisico! Mas já agora...
É negativo o que disse! Ainda me lembro de dizerem quando marchavamos 'Lembrem-se o Pára-quedista é vaidoso! Tem orgulho na sua boina!' 'Não somos melhores nem piores, somos especiais!'
Um excerto do 'Hino dos Boinas Verdes':

Olhem bem, sintam respeito,
Eles têm asas ao peito,
Cabeça erguida, heróis do ar,
Boinas verdes vão a passar.

Tem de haver a distinção entre orgulho e o tal emperuanço! Mas admito que muitos têm a mania do emperuanço!

Citação de: "acpool"
isso devem ser só boatos como existem entre outros são tudo boatos para ferir os alicerces das nossas FA.

Ora ai está!

Cumprimentos,

Renato
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 27, 2007, 08:04:45 pm
OS OE’s pelo que li fazem exercícios em Espanha que o seu meio de Infiltração é o meio aéreo, aviões, o que deve ter visto foi a fazerem a manutenção dos semestres, eles fazem a manutenção dos saltos e até sou capaz de arriscar a dizer que há elementos das OE que têm mais saltos que o pessoal do mesmo curso (Pára-quedistas).
Em Portugal também já foi feito em algumas zonas em que a infiltração foi feita por meio aéreo sem ser nos helicópteros. Como vários entendidos já disseram a missão dos elementos do CTOE não é fazer reconhecimento aéreo de zonas para infiltração, o que fazem é reconhecimento de zonas através dos helicópteros para verem movimentações do inimigo. Mas como foi dito os meios aéreos são mais para infiltração de igual modo a meia anfíbia.


Citar
É negativo o que disse! Ainda me lembro de dizerem quando marchavamos 'Lembrem-se o Pára-quedista é vaidoso! Tem orgulho na sua boina!' 'Não somos melhores nem piores, somos especiais!'
Um excerto do 'Hino dos Boinas Verdes':

Olhem bem, sintam respeito,
Eles têm asas ao peito,
Cabeça erguida, heróis do ar,
Boinas verdes vão a passar.

Tem de haver a distinção entre orgulho e o tal emperuanço! Mas admito que muitos têm a mania do emperuanço!


Excerto da “MARCHA DO PÁRA-QUEDISTA”

(….)
O ser Pára, é não ter rival
Quer na guerra quer na paz
Na luta ele é um ás
(…)

Mas ai está, dependa da interpretação de cada um e não é a partir das musicas que se pode dizer que a instrução é dada a pensar que!!!
A afirmação que fiz é a partir dos comportamentos que a maioria dos pára-quedistas têm, mas não é relevante para aqui
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 27, 2007, 09:06:48 pm
Portugal, um pais com várias  forças especiais e de operações especiais, acho que devia haver mais treinos cruzados entre as diferentes forças como existe entre os Precursores e o DAE, fazem saltos de pára-quedas para a àgua, os precs vão à escola de fuzileiros fazer a pista de lodo e outros exercicios aquaticos.

Defendo o mesmo com os Operações Especiais e os Comandos, deviam ir à ETP tirar o curso de pára-quedismo e efectuar os saltos de manutenção, os pára-quedistas e fuzileiros irem ao CTOE tirar curso de sniper ou outros cursos que achem necessários, os comandos e OEs irem à escola de fuzileiros tirar cursos de ambiente anfíbio, coisas desse género.

Ou deve-se manter cada um na sua casa apesar de tirarem algumas qualificações idênticas mas que é possivel que sejam adaptadas a cada especialidade? Tipo sniper, montanhismo, operações aquaticas, etc?
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 28, 2007, 10:45:15 am
Este tópico é onde se revela as paíxões pessois de cada um. É como no futebol, por vezes as pessoas deixam-se levar pela emoção/coração (e eu estou a falar num grupo do qual eu me incluo).

Vamos por partes:

1 - Há necessidade de 3 especialidades de Tropas Especiais no Exército Português?

Resposta - as três especialidades têm uma longa tradição nas nossas forças Armadas, se formos a ver o exemplo dos outros países, há claramente espaço para estas três especialidades.

2 - A selecção, treino e manutenção dos militares da BRR está a ser feita nos melhores moldes?

R. - Eu tenho a experiência pessoal de ver Rangers a tirar o curso de Pára-quedismo e posso dizer que fiquei muito desampontado. Quando se fala de Operações Especiais uma pessoa pensa em militares com experiência e com capacidades acima da média. Eu não posso dizer que eles não tenham capacidades acima da média, isso tenho a certeza que têm. O problema é que eram tudo putos (tal como nós) e não Militares experientes (tal como os militares da Companhia de Precursores ou do DAE). Eu acho que seria muito melhor que o CTOE só aceita-se militares prontos, quer eles tivessem acabado o curso de Atiradores quer eles já estivessem à dois ou três anos, mas que já tivessem algum tipo de experiência militar e não fossem para o CTOE ainda a pensar que a formação que se recebe nas unidades de elite é como no GI Jane, como música de fundo e todos muita maus!
Ao mesmo tempo eu não percebo porque não há uma maior interacção entre as três Escolas/Centros de formação destas especialidades. Todos sabemos que os Rangers estão a anos-luz de todas as outras unidades em relação ao montanhismo, têm o treino e o equipamento para isso. A ETP pode ensinar muito em relação a missões aero-terrestres a qualquer das outras unidades (veja-se as fotos que eu coloquei no fórum acerca daqueles saltos para a água com equipamento, o DAE para conseguir isso precisou de fazer um exercicio com as Special Forces Americanas e os saltos foram de C-130 da USAAF  :oops: ), etc.

Uma coisa é tirar um curso, outra coisa é manter a operacionalidade dessa área especifica. Todos ouvimos do DAE a fazer o curso SOGA, mas será que manteram essa mesma capacidade, é que este tipo de capacidade precisa de treino constante. Eu dúvido que com excepção de alguns militares da Companhia de Precursores exista mais alguma unidade em Portugal que tenha um treino de manutenção nesse tipo de salto. Porquê? Porque ainda não há uma verdadeira politica de cooperação entre as várias unidades.

No último Apollo 07 um DAE saltou sobre uma "fábrica" (SAA) e "arrebentou-a". Ok, já houve um exercicio (em Portugal) em que eles usaram na prática o curso de Pára-quedismo, é que até aí eu sempre ouvi dizer que os BIParas saltavam de avião os Rangers iam de heli... :roll:

Eu espero que isto seja uma amostra da BRR, em que o facto de agora haver um comando conjunto das várias Tropas de Elite do Exército Português, vai fazer com que a formação e treino dessas mesmas tropas dê um passo em frente no que se refere à cooperação.
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 28, 2007, 12:19:38 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu acho que seria muito melhor que o CTOE só aceita-se militares prontos, quer eles tivessem acabado o curso de Atiradores quer eles já estivessem à dois ou três anos, mas que já tivessem algum tipo de experiência militar e não fossem para o CTOE ainda a pensar que a formação que se recebe nas unidades de elite é como no GI Jane, como música de fundo e todos muita maus!


Eu até acho que nos paises ocidentais Portugal é dos poucos em que se pode ir directo da vida civil para as operações especiais.

Deve ser por isso que existe no CTOE o tal grupo alfa que é só composto por oficiais e sargentos do QP, é um grupo mais maduro concerteza.
Título:
Enviado por: nonameboy em Agosto 28, 2007, 12:31:27 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Este tópico é onde se revela as paíxões pessois de cada um. É como no futebol, por vezes as pessoas deixam-se levar pela emoção/coração (e eu estou a falar num grupo do qual eu me incluo).


E eu tambem me incluo de certeza :)
Título:
Enviado por: zecouves em Agosto 28, 2007, 02:12:54 pm
Dois links sobre FOEsp que vale a pena ler:

http://www.revistamilitar.pt/modules/ar ... php?id=206 (http://www.revistamilitar.pt/modules/articles/article.php?id=206)

http://usacac.leavenworth.army.mil/CAC/ ... /jones.pdf (http://usacac.leavenworth.army.mil/CAC/milreview/portuguese/1stQtr04/jones.pdf)

Boa leitura!
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 28, 2007, 04:08:38 pm
Pelo conhecimento que tenho, nas Forças Amadas Portuguesas existe espaço para as três forcas especiais por parte do exército, já que elas têm missões completamente diferentes a nível de emprego táctico, por isso é que tem efectivos completamente diferente entre eles.

O Goe Alfa, como já se leu em algumas reportagens, não é um grupo formado, não tem um numero fixo de efectivos nem são todos do QP, este grupo é formado em caso de necessidade, sendo reabastecido ou composto pelos elementos dos outros grupos da FOE.

Possivelmente quando os contratados do CTOE que vão á ETP tirar o curso de pára-quedismo vai com intenção de se divertir e tirar mais um curso, e no fim do mês receber mais um pouco de dinheiro, infelizmente é assim, porque?
Possivelmente e com quase de certeza é por eles serem contratados, estão ali para futuramente receberem mais dinheiro, para após o termino do curso poderem ir fazer exercícios no estrangeiro, ou mesmo por realização pessoal, não se esqueçam que a vida de um contratado actualmente é de 6 anos no exercito, a maioria de quem vai frequentar o curso na ETP já deve ter pelo menos 3 a 4 anos de contrato.
Penso eu estes militares vão para a ETP já com muitas cambalhotas em cima do lombo, então vão para a ETP para se divertirem e fazer o trabalho que têm de fazer, acabar o curso e voltar para a sua unidade para poderem fazer exercícios diferentes, a guerra no CTOE é diferente.
Em questões de saltos os militares do CTOE e DAE participam em exercícios nacionais e internacionais em que as infiltrações são feitas por salto de avião e estes saltos (normalmente internacional) não contam penso que é para aqueles saltos que se tem de fazer de X em X meses.

Em vês de questionar se a entrada para o CTOE só seria para QP ou pessoal pronto, porque não fazerem quadros para estes militares?
O pessoal pronto penso que deverá estar fora de questão, porque estes já estão conformados com a sua situação, e actualmente os prontos podem ir tirar o curso ao CTOE, mas estes militares já vêm com vícios e com a ideia de que percebem de tropa (OPERACIONALIDADES).

Façam um raciocínio, um militar do CTOE chega ao mais perto do topo de conhecimento em matéria de OE quando está a chegar o fim dos seus contratos 6 ou 7.
Estes militares se forem dos ditos operacionais já tem mais de meia dúzia de cursos e várias dezenas de exercícios e pouco mais de centenas de dias a caminhar no mato, já trabalharam com explosivos, tem conhecimentos de combate e em armamentos, alguns deles tem o curso de sniper, penso que não é necessário dizer o que estes homens são capazes de fazer quando saem para a vida civil, por isso não será melhor criar quadros para estes homens.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg355.imageshack.us%2Fimg355%2F2228%2Fcioere33ou1dv.jpg&hash=9a674b72af1e9ab640f4d27017f22490)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg128.imageshack.us%2Fimg128%2F444%2Fspas5cl4qz.jpg&hash=ac1f677aa36e81f72184e2be0ad67114)

Cumprimentos
Título:
Enviado por: ricardonunes em Agosto 28, 2007, 04:15:48 pm
Ena uns poster's velhotes c34x

São modelitos contratados :wink:
Título:
Enviado por: zecouves em Agosto 28, 2007, 09:52:13 pm
Caros foristas,

Quanto a um QP de Praças podem esquecer no longo prazo porque nem as chefias militares nem os politicos estão para isso.

Quanto aos craques do exército (não falo da FA e da Marinha porque não sei o que lá vai), posso garantir com base na minha longa experiencia e na experiencia de N camaradas de armas (alguns até amigos pessoais) que, especialmente nas areas mais técnicas somos no essencial um "bando" de amadores que para nos sentirmos satisfeitos só olhamos para o nosso umbigo (leia-se dentro do exército), convencemo-nos que somos melhores do que os outros e até há quem tenha longas discussões sobre isso! Isto acontece porque a qualidade do pessoal é intrinsecamente fraca? Não, é porque o sistema é mesmo assim. Os ditos "operacionais" não treinam o suficiente, não possuem meios de ponta e andam demasiadas vezes ocupados a fazer outras coisas, como por exemplo ministrar cursos, fazer serviços (porta de armas, etc) treinar e participar em cerimónias, limpezas variadas, etc, etc ... e assim nos andamos a enganar.

Quem não concordar comigo que prove o contrário e me indique uma area de excelência, pode ser que eu também fique convencido.

Passem bem.
Título:
Enviado por: SSK em Agosto 28, 2007, 10:59:12 pm
Citação de: "zecouves"
Caros foristas,

Quanto a um QP de Praças podem esquecer no longo prazo porque nem as chefias militares nem os politicos estão para isso.

Quanto aos craques do exército (não falo da FA e da Marinha porque não sei o que lá vai), posso garantir com base na minha longa experiencia e na experiencia de N camaradas de armas (alguns até amigos pessoais) que, especialmente nas areas mais técnicas somos no essencial um "bando" de amadores que para nos sentirmos satisfeitos só olhamos para o nosso umbigo (leia-se dentro do exército), convencemo-nos que somos melhores do que os outros e até há quem tenha longas discussões sobre isso! Isto acontece porque a qualidade do pessoal é intrinsecamente fraca? Não, é porque o sistema é mesmo assim. Os ditos "operacionais" não treinam o suficiente, não possuem meios de ponta e andam demasiadas vezes ocupados a fazer outras coisas, como por exemplo ministrar cursos, fazer serviços (porta de armas, etc) treinar e participar em cerimónias, limpezas variadas, etc, etc ... e assim nos andamos a enganar.

Quem não concordar comigo que prove o contrário e me indique uma area de excelência, pode ser que eu também fique convencido.

Passem bem.


Do que eu conheço da marinha, basicamente é igual :cry: . Tirando os DAE que estão dispensados, menos das cerimónias.
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 28, 2007, 11:29:29 pm
E para não ser diferente eu também acho que na FAP é sensivelmente a mesma coisa :twisted:

Outra coisa engraçada é a mania de por alcunhas em tudo e todos :lol: .
A PA é os cabeça de taco, os mecanicos são os besuntas, os bombeiros são os "gajos da mangueira", os mecanicos de armamento são os metralhas e as outras especialidades porventura também terão.
A nivel de aeronaves também eram giras, o Puma era a batedeira,, o Aviocar é a Ford Transit, o P-3 é o bacalhoeiro.

Depois há aquelas longas conversas de como é injusto o senhor primeiro sargento estar no mesmo posto à 15 anos quando ele sabe que um sargento do exército com o mesmo tempo já é Sargento-Ajudante, e etc
Mas também já vi isso nos oficiais do género, um Capitão de uma especialidade qualquer ter um piloto do mesmo ano de academia já ser Major ou Tenente-Coronel.

Para resumir na FAP todos de queixam mas poucos dos que estão no QP saiem antes do tempo, a exepção são mesmo os pilotos que querem ir para as companhias de aviação comercial ganhar muito mais, apesar de serem eles que tem a melhor progressão de carreira na Força Aérea, pois practicamente todas as posições de oficiais generais e coroneis é para pilotos com meia duzia de exepções.
Título:
Enviado por: nonameboy em Agosto 29, 2007, 12:46:10 pm
Acho que este forum devia ter uma galeria de fotos... Essas fotos das OE's estavam muito boas e acredito que ha melhores! :D
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 29, 2007, 12:50:52 pm
Já são muito velhinhas, acho que é de um livro que eu tenho e de revistas. De qualquer maneira é sempre haver um acervo desse tipo de imagens. Felizmente há websites muito bons sobre os Pára-quedistas e as novidades ( www.paraquedistas.com.pt (http://www.paraquedistas.com.pt) e www.boinas-verdes.com (http://www.boinas-verdes.com) ), entre outros.  :wink:
Título: extinção do corpo de páras
Enviado por: HJERONIMO em Agosto 30, 2007, 07:47:59 pm
Não estou informado sobre o assunto mas não me parece uma opção viável pois este contigente está vocacionado para a projecção de tropas via aéria , o meio que mais rápido e mais longe pode ir , mas neste pais tudo é possivel...lol.

Também já tentram terminar com os comandos , não sei se a opção era substitui-los pelos OE (que raio de opção , não têm nada a ver nem a nivel de dimensão nem a filosofia inerente á formação e emprego de meios) e a coisa correu mal.

Parece-me que uma ideia que tinha sido implementada , junção de páras e comandos , era exequível mas , mais uma x , têm formação diferente.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 31, 2007, 10:08:17 am
HJERONIMO a idéia original era ter algo como a Brigada Pára-Comando Belga, ou seja, na mesma brigada teria-se concentrado as principais unidades de elite Portuguesas. Mas a coisa correu mal, poucos Comandos deram-se como voluntários e mesmo os que deram houve militares que foram eliminados. Não sou desse tempo mas verdade seja dita, tanto os Pára-quedistas como os Comandos relembram essa data com pesar. Foi uma boa idéia que acabou terrivelmente mal. Hoje em dia conseguiu-se exactamente o que se estava a tentar em 1993, não forçando unificações, mas criando um comando comum. Até agora nenhuma das unidades/especialidades perdeu seja o que fosse com isso e isso é o que interessa.
Título:
Enviado por: zecouves em Agosto 31, 2007, 10:45:14 am
Citação de: "Cabeça de Martelo"
HJERONIMO a idéia original era ter algo como a Brigada Pára-Comando Belga, ou seja, na mesma brigada teria-se concentrado as principais unidades de elite Portuguesas. Mas a coisa correu mal, poucos Comandos deram-se como voluntários e mesmo os que deram houve militares que foram eliminados. Não sou desse tempo mas verdade seja dita, tanto os Pára-quedistas como os Comandos relembram essa data com pesar. Foi uma boa idéia que acabou terrivelmente mal. Hoje em dia conseguiu-se exactamente o que se estava a tentar em 1993, não forçando unificações, mas criando um comando comum. Até agora nenhuma das unidades/especialidades perdeu seja o que fosse com isso e isso é o que interessa.


Eu tenho outra leitura dos acontecimentos:

A dita "unificação" dos comandos e páras foi de facto uma inciativa para, com a desculpa de uma pretensa "unificação", extinguir os comandos. Basta ter em conta que deixaram de estar previstos cursos de comandos :twisted:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 31, 2007, 03:55:50 pm
Se chegares a Tancos e se disseres isso a um Sargento da velha guarda não me responsabilizo pela tua integridade fisica. Uma coisa que nos diziam desde o primeiro dia era como o Exército estava a #$%& os Páras. 1993 é visto por muitos como um ano para esquecer.
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 31, 2007, 04:25:46 pm
Citação de: "zecouves"
Eu tenho outra leitura dos acontecimentos:

Basta ter em conta que deixaram de estar previstos cursos de comandos :twisted:


Isso não é bem verdade porque no CIOE ainda se deu cursos de comandos a sargentos e oficiais, mas é verdade que com o fim de praças comandos não é possivel ter unidades operacionais de comandos.

Que eu saiba não foi nem páras nem comandos, foi o governo que disse que Portugal era pequeno demais para tantas forças especiais, mas se calhar estou enganado...

...Mas como agora parece que Portugal ficou maior já podemos ter mais forças especiais :lol: ...
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 31, 2007, 05:04:58 pm
Menos...a BAI era maior que a actual BRR.  :wink:
Título:
Enviado por: acpool em Agosto 31, 2007, 05:27:58 pm
A questão de Portugal ter deixado de ter as três forcas especiais foi por questão de conveniência e não por este pais ter sido demasiado pequeno e agora voltar a ser grande.
Os comandos tiveram a necessidade de fechar por razoes da instrução, começou a haver problemas na instrução em que sucedeu um acidente grave com um instruendo, para aliviar a situação o Estado teve a necessidade de fechar esta unidade, dai surgir a ideia da tentativa de unificar os comandos com os pára-quedistas, o que é praticamente impossível. Estes militares tiveram que ser colocados em outras unidade, dai a maioria ter ido para os pára e para os ranger’s, estes últimos a receber unicamente pessoal do quadro, o resto foi para unidades da zona de residência.

A actual BRR só está a funciona sem problemas, com autonomia e com um comando dito conjunto, porque estes militares das três forcas especiais do exercito não se encontram colocados num único quartel, cada unidade está nos seus quartéis de origem.
Quando existe as tais cerimónias da BRR era possível ver/sentir uma tenção no ar principalmente quando estes militares das três forcas especiais eram colocados num único quartel.

Unidade diferentes tradições diferentes.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg46.imageshack.us%2Fimg46%2F6499%2Flis11220465py.jpg&hash=7633c5cabb09e02e0f1350fa4e002a68)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg149.imageshack.us%2Fimg149%2F6707%2Flis11220495bp.jpg&hash=e103c0bd44bdac223ef8882950ca3a46)

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 31, 2007, 07:22:12 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Menos...a BAI era maior que a actual BRR.  :wink:


Tem razão mas eu estava a referir a existir mais unidades diferentes não era em mais efectivos.
Título:
Enviado por: zecouves em Setembro 03, 2007, 02:30:54 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Se chegares a Tancos e se disseres isso a um Sargento da velha guarda não me responsabilizo pela tua integridade fisica. Uma coisa que nos diziam desde o primeiro dia era como o Exército estava a #$%& os Páras. 1993 é visto por muitos como um ano para esquecer.

Não sou parte tida nem achada na questão da integração falhada entre Páras e Comandos, pelo que duvido que a rapaziada me chegasse a roupa ao pêlo. :wink: Ora se deixam de existir cursos de comandos, naturalmente que os comandos (RV/RC) que foram para a BAI, ainda que poucos, envelheceram e gradualmente passaram à disponibilidade e não entrou sangue novo. :lol: ...[/quote]

Apesar de este assunto já ter sido debatido aqui vai: em fins de 1996 (quase 3 anos depois da suposta integração páras-comandos!) foi ministrado um curso de comandos no CIOE, somente para QP's. Este curso nunca teve como objectivo a criação de uma unidade de comandos para a BAI, mas antes rejuvenescer os QP de pessoal com o curso de comandos com vista à cooperação militar com PALOP, especialmente Angola (Centro de Instrução de Comandos em Cabo Ledo.).

Quanto a termos muitas ou poucas forças especiais, tudo depende do conceito que cada um tem de forças especiais, que é algo sobre o qual não existe consenso. Como pessoalmente não considero comandos e os páras de  forças especiais (o que quer que isso seja ... :roll:), mas somente os OE's, pelo que eacho que o que temos é bastante, apesar de ser sub-aproveitado em missões que outras unidades, ditas "regulares" cumpririam perfeitamente. (ver:
http://www.revistamilitar.pt/modules/ar ... php?id=206 (http://www.revistamilitar.pt/modules/articles/article.php?id=206)
http://usacac.leavenworth.army.mil/CAC/ ... /jones.pdf (http://usacac.leavenworth.army.mil/CAC/milreview/portuguese/1stQtr04/jones.pdf))

Só para terminar. O governo não mete o bedelho quanto à forma como as unidades operacionais do exército se devem organizar/reorganizar.
Título:
Enviado por: Sickness em Setembro 03, 2007, 07:14:32 pm
Forças especiais e uma coisa ( Para's , Comandos , Fuzileiros ) Forças de operaçoes especiais e outra ( Goe , Dae , Oe's ...)


Understand ??
Título:
Enviado por: zecouves em Setembro 03, 2007, 08:26:15 pm
Citação de: "Sickness"
Forças especiais e uma coisa ( Para's , Comandos , Fuzileiros ) Forças de operaçoes especiais e outra ( Goe , Dae , Oe's ...)


Understand ??


Percebo, percebo, mesmo quando escrevem em inglês.

OK concordo que quando escrevi Forças Especiais, devia ter escrito "Forças de Operações Especiais", ... um lapso.

Agora agradecia que me disseses onde encontras a definição de Forças Especiais? Qual é a tua referencia? Em que manual militar te baseias?Porque afirmas que os comandos e os páras são "tropas especiais"? Quais os critérios?

Muito sinceramente acho que já não tenho muita pachorra para clubismos
Título:
Enviado por: nonameboy em Setembro 04, 2007, 12:09:52 pm
Citação de: "zecouves"
Citação de: "Sickness"
Forças especiais e uma coisa ( Para's , Comandos , Fuzileiros ) Forças de operaçoes especiais e outra ( Goe , Dae , Oe's ...)


Understand ??

Percebo, percebo, mesmo quando escrevem em inglês.

OK concordo que quando escrevi Forças Especiais, devia ter escrito "Forças de Operações Especiais", ... um lapso.

Agora agradecia que me disseses onde encontras a definição de Forças Especiais? Qual é a tua referencia? Em que manual militar te baseias?Porque afirmas que os comandos e os páras são "tropas especiais"? Quais os critérios?

Muito sinceramente acho que já não tenho muita pachorra para clubismos


http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial)
Título:
Enviado por: nonameboy em Setembro 04, 2007, 12:15:45 pm
Citar
http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial)


nao me parece que esteja correcto mas...
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Setembro 04, 2007, 12:19:38 pm
Código: [Seleccione]
A maioria das forças policiais são Comandos, ex: SWAT (EUA), COE ( Polícia Militar do Paraná ), BOPE (Policía Militar do Rio de Janeiro), GATE (Policía Militar de São Paulo), COE (Policia Militar da Bahia/PMBA) e GOE (Polícia de Segurança Pública de Portugal).

GOE são comandos?! Esse artigo do wiki não me parece queesteja 100% correcto.
Todos nós sabemos que o wiki é uma ferramento útil para desenrrascar mas difícilmente é 100% correcta.
Título:
Enviado por: zecouves em Setembro 04, 2007, 02:18:05 pm
Citação de: "nonameboy"
Citar
http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial)

nao me parece que esteja correcto mas...


De facto quem escreveu isto na wikipédia verte uma mera opinião pessoal infundada.

Continuo a aguardar que alguém me indique os critérios que permitam classificar os comandos e os páras como forças especiais/forças de operações especiais. :G-clever:
Título:
Enviado por: Sickness em Setembro 04, 2007, 04:26:35 pm
Epa não e difícil perceber ... eles têm um treino muito mais puxado que as tropas regulares , fazem missões que as tropas regulares não fazem ....enfim são tropas especiais isso toda a gente sabe não me venha dizer aqui que não são porque ta enganado !!
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Setembro 04, 2007, 04:28:55 pm
Não quererás dizer forças de elite?
Título:
Enviado por: Sickness em Setembro 04, 2007, 04:34:15 pm
Não não quero

Epa durante sempre foram consideradas forças especiais querem vi para aqui agora dizer que não são ?? epa tenham mais respeito pela historia e gloria destas 2 tropas  :!:
Título:
Enviado por: Get_It em Setembro 04, 2007, 07:16:34 pm
Citação de: "nonameboy"
Citar
http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial)

não me parece que esteja correcto mas...
Citação de: "Cabecinhas"
Todos nós sabemos que o wiki é uma ferramenta útil para desenrrascar mas dificilmente é 100% correcta.

A Wikipédia em português é útil para desenrascar e a Wikipédia em inglês é boa para servir como fonte de pesquisa. Mas claro que nenhuma delas será sempre 100% correcta (então a WP:PT...)

O melhor será sempre preferir-se a Wikipédia em inglês em vez da em português.

:arrow: Special forces (http://http)
:arrow: List of special forces units, Portugal (http://http)

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: zecouves em Setembro 04, 2007, 10:01:37 pm
Citação de: "Sickness"
Não não quero

Epa durante sempre foram consideradas forças especiais querem vi para aqui agora dizer que não são ?? epa tenham mais respeito pela historia e gloria destas 2 tropas  :!:


O respeito pela história é feito com base na verdade e não com base no que os outros sempre disseram.

Na verdade, durante a Guerra Colonial os páras e os comandos desempenharam funções de forças especiais na area da acção directa. O que no entanto não impediu que outras forças ditas regulares também por vezes o tivessem feito.

Actualmente o que tem diferenciado os páras das restantes forças de infantaria é o facto de serem os primeiros a "inaugurar" missões fora do território nacional (relembro: Bósnia, Kosovo e Timor), mas depois as unidades seguintes executam exactamente o mesmo tipo de missões que as unidades páraquedistas que os antecederam. Quanto ao Afeganistão, os páras e os comandos são quick reaction force (QRF) do regional Command Cabul, no entanto, as QRF de outros Regional Cmmands são garantidos por forças de infantaria ligeiras de outros paises.

De facto não é fácil ser comando ou paraquedista (leia-se o atirador páraquedista, porque páraquedistas há muitos de muitas especialidades), a sua formação e treino operacional é mais rigoroso do que a média das restantes especialidades militares, no entanto isso não os torna necessáriamente forças especiais.

No entanto repito: mudarei de opinião quando alguém me indique os critérios que permitam classificar os comandos e os páras como forças especiais/forças de operações especiais.

Quanto a ser tropa especial ... chamem-lhe o que quiserem, desde que se sintam satisfeitos, tudo bem ... até lhes podem chamar de "tigres da malásia" que para mim pouco diz qunto à sua real natureza.
Título:
Enviado por: Artic Fusion em Setembro 05, 2007, 01:18:34 am
Citação de: "zecouves"
Citação de: "Sickness"
Não não quero

Epa durante sempre foram consideradas forças especiais querem vi para aqui agora dizer que não são ?? epa tenham mais respeito pela historia e gloria destas 2 tropas  :arrow: Fonte (http://http)

O que acima refiro também aconteceu ao Regimento de Comandos e aos Fuzileiros da Armada. A razão para isto é óbvia: a União Soviética. Não iamos combater um adversario daqueles com guerrilha, pelo menos numa primeira fase.

Os Paraquedistas são infantaria ligeira, fortemente armada (comparada ás outras unidades de elite) e com capacidade de aerotransporte, sendo largada em grandes numeros atrás das linhas do inimigo, criando o caos e a desorganização na traseira da linha da frente do inimigo. Quando inseridos podem efectuar grande numero de tarefas, como tomada de aeroportos, portos navais ou outros locais estrategicos, mas sem abastecimentos por terra (e normalmente nem por via aerea nem terrestre) dependem do Contigente Normal do Exercito/Fuzileiros/Comandos para as libertarem e depois poderem ser reabastecidas. Obviamente que para levarem a cabo operações de assaulto aerotransportado são altamente treinadas.
Claro que é uma Força que pode ser usada normalmente na linha da frente, tem que capacidade para o fazer e normalmente corre melhor.

Os Comandos são as tropas que mais mudaram desde a guerra colonial. Após este evento tornaram-se em Infantaria Ligeira e no fundo não passavam de nada mais que Infataria de elite. Tinham a função de se manter atrás da linha da frente, reforçando pontos criticos, isto numa acção defensiva. Numa acção ofensiva eram inseridos por meio aereo (Assaltos Helitransportados) ou terrestre (Veículos Leves/A pé) abrindo brechas na linha da frente.
Agora já não sei bem o que eles são...a mudança na morfologia (Regimento de Comandos para Centro de Tropas Comando) dá a ideia que o curso Comando (talvez derivado de ter sido dado no antigo CIOE, após o fim dos Comandos) terá adquirido algumas vertentes que tivera antes do fim da guerra colonial, nomeadamente operações especiais de acção directa, sabotagem e "raids" a pontos estratégicos. Outro ponto é o numero de Comandos, apenas duas companhias operacionais. São um meio termo entre Paraquedistas e Rangers, uma especie de hibrido.

Citar
In the military forces of some Commonwealth countries, there is a distinction between commando units, which specialise in offensive or assault tasks, and other special forces units, which specialise in: counter-terrorism and/or; reconnaissance and sabotage missions behind enemy lines.


 :arrow: Fonte (http://http)
Título:
Enviado por: LM em Setembro 05, 2007, 11:36:40 am
Tenho a impressão que não vou conseguir trazer uma mais valia para a "discussão"... mas acho que o Artic Fusion fez um bom post e "arrumou a casa" um pouco, após o zecouves ter (bem) colocado o dedo na ferida.

Não esqueçam a história recente militar de Portugal, que explica muita coisa do que temos hoje - criação de 3 forças elite, cada uma nos 3 ramos das FA...

Eu, civil e com poucos conhecimentos (e que detesto  sobreposições/desperdicios de recursos e falta de definição de doutrina), arrumo a questão de uma forma "simplex":

- O Comando de Tropas Aerotransportadas tem obrigação de manter uma unidade escalão brigada de forças infantaria ligeira de elite, com 2 ou 3 batalhões e 1 batalhão de apoio - a palavra chave aqui é escalão batalhão. No nosso ordenamento militar teria a mesma missão (sim eu sei que uma é paraquedista e outra fuzileiros, mas não é importante para este caso) da 3 Commando Brigade (http://http), talvez um pouco mais "pequena"...

- O Comandos e os "Rangers" são unidades diferentes mas complementares: se estivessem sobre a "alçada" do mesmo "Centro de Operações Especiais e Tropas Comando" não me criaria muitos problemas... dois cursos distintos, unidades operacionais distintas, claro.

Mais uma vez o escalão da unidade operacional é a chave: os Comandos, IMHO, devem ter uma doutrina de escalão companhia, "specialise in offensive or assault tasks", algo parecido com     Special Forces Support Group (http://http); manter 2 a 3 companhias operacionais (independentes), de natureza muito ligeira.

Os "Rangers"... talvez a força mais fácil de entender o que são (ou o que deveriam ser)... ser uma escola de aptidões especificas, manter unidades operacionais com as mesmas caracteristicas das SAS, "US Army Special Forces", etc; como descrito  aqui (http://http): "reconnaissance, unconventional warfare, and counter-terrorism actions"

A famosa BRR devia ter era o titulo de Brigada Ligeira Paraquedista e podia manter a responsabilidade de "comandar" de forma operacional as forças Comando e/ou "Forças Especiais" quando estas fossem empenhadas operacionalmente de forma "ad-hoc".

Já agora: os Fuzileiros (sim, a minha favorita :wink:  - declaração de interesses): manter uma unidade operacional de combate equivalente a um batalhão, à imagem, sem muitas invenções, dos Royal Marines Commando... nada de MBT / IFV (os Pandur ainda me fazem confusão), nada de tentar imitar os Espanhois ou os Brasileiros... repito,  Royal Marines Commando. E, claro, manter unidades tipo DAE, etc.

Para terminar: uma força pode ser de elite e não ser especial...
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 05, 2007, 11:53:20 am
Só alguns reparos, Comandos das Tropas Aerotransportadas já não existe. O termo "Brigada Ligeira Paraquedista" para a BRR é equívoco, porque dá a entender que todas as sub-unidades têm capacidade de infiltração por paraquedas, neste caso a actual designação é preferivel.

Quanto a junção dos Comandos e Operações Especiais numa mesma unidade territorial concordo plenamente, desde que salvguardando a componente operacional própria de cada especialidade.
Título:
Enviado por: Subillaumbra em Setembro 05, 2007, 02:25:12 pm
Sem querer ensinar o "Padre Nosso ao Cura", parece-me que é importante diferenciar forças especiais de forças de operações especiais, o que penso não foi ainda feito.

Então forças de operações especiais são tropas que operam de forma encoberta ou secreta, com efectivos bastante reduzidos (1 a 12 homens), altamente eficazes, muito disciplinados e preparados. Executam tarefas de altíssimo risco (politico e fisico), complexidade e responsabilidade. Utilizam, normalmente, equipamentos de alta tecnologia. Forças especiais são forças que têm uma capacidade ou função, tendo treino diferenciado e um pouco mais exigente que as forças regulares.

Exemplos de forças de operações especiais: Destacamento de Acções Especiais e Elementos de Operações Especiais.

Exemplos de forças especiais: Pára-quedistas e Fuzileiros.

Um abraço.
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Setembro 05, 2007, 02:30:55 pm
Porquê forças especiais e não forças de elite?
Título:
Enviado por: LM em Setembro 05, 2007, 02:41:36 pm
Citar
Só alguns reparos, Comandos das Tropas Aerotransportadas já não existe


Confesso que tirei da wikipedia (PT)... mas na página do exército também está lá referido "Comando das Tropas Aerotransportadas", com página própria e tudo...  :conf:

Quanto ao nome da Brigada (BRR ou BLP) era só para dar ênfase que era a componente operacional do CTA e que fora dos páras só em situações pontuais haveria outras unidades... mas, tirando os Comando/"Rangers", existem elementos sem capacidade de infiltração por paraquedas?
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 05, 2007, 03:08:14 pm
Citação de: "LM"
mas, tirando os Comando/"Rangers", existem elementos sem capacidade de infiltração por paraquedas?

O UALE, ex-GALE, Unidade de Aviação Ligeira do Exército, pertence à Brigada de Reacção Rápida, e não é uma força paraquedista (apesar de grande parte dos mecânicos terem também o curso de paraquedismo).

Sobre a extinção do Comando de Tropas Aerotransportadas:
http://dre.pt/pdfgratis2s/2006/06/2S113A0000S00.pdf (http://dre.pt/pdfgratis2s/2006/06/2S113A0000S00.pdf) (págs. 8502 e 8503)

Citar
A 21 de Março 2006 é publicada uma nova Lei Orgânica do Exército (Decreto-Lei nº61/2006, de 21 Março). A nova Lei extingue o Comando das Tropas Aerotransportadas (CTAT), como comando de natureza territorial do Exército, e a Brigada Aerotransportada Independente (BAI). É criada uma nova Brigada de Reacção Rápida (BRR), que irá incluir os Batalhões de Infantaria Pára-quedistas, tropas Comandos, tropas de Operações Especiais e a Unidade de Aviação Ligeira do Exército. A BRR que substitui a BAI é uma das componentes da nova Força Operacional Permanente do Exército (FOPE).


Fonte: http://www.geocities.com/Area51/5906/ctat.htm (http://www.geocities.com/Area51/5906/ctat.htm)
Título:
Enviado por: LM em Setembro 05, 2007, 03:48:46 pm
:roll:

Mas... a BRR devia ser era uma unidade operacional, não um "guarda-chuva" para tantas unidades (escola pára, etc)... mas isso é o menos.
Título:
Enviado por: Artic Fusion em Setembro 05, 2007, 06:43:07 pm
Citação de: "Subillaumbra"
Sem querer ensinar o "Padre Nosso ao Cura", parece-me que é importante diferenciar forças especiais de forças de operações especiais, o que penso não foi ainda feito.

Então forças de operações especiais são tropas que operam de forma encoberta ou secreta, com efectivos bastante reduzidos (1 a 12 homens), altamente eficazes, muito disciplinados e preparados. Executam tarefas de altíssimo risco (politico e fisico), complexidade e responsabilidade. Utilizam, normalmente, equipamentos de alta tecnologia. Forças especiais são forças que têm uma capacidade ou função, tendo treino diferenciado e um pouco mais exigente que as forças regulares.

Exemplos de forças de operações especiais: Destacamento de Acções Especiais e Elementos de Operações Especiais.

Exemplos de forças especiais: Pára-quedistas e Fuzileiros.

Um abraço.

Citar
Use of the term varies internationally and at times indiscriminately applies to military, rather than civilian policing, capabilities skilled across a spectrum of employment areas. In the United States a distinction is formally drawn between Special Forces and Special Operations Forces, the term Special Forces reserved for the United States Army Special Forces. Media usage does not always reflect this distinction.

The term is sometimes erroneously associated with elite units which are also highly trained, but are tasked with variations of conventional military operations. The term also does not refer to the wide range of military specialists, such as engineers, forward observers, medical personnel, and mechanics, who are not tasked with Special Forces operations as previously described.


 :arrow: Fonte (http://http)
Título:
Enviado por: Subillaumbra em Setembro 06, 2007, 09:45:06 am
Artic Fusion,

O meu "post" tem como fonte o livro " Defesa e Relações Internacionais ", de Alexandre Reis Rodrigues, e eu concordo com as definições que ele dá.

Por várias razões, a Wikipédia, nunca me pareceu ser uma fonte segura, tal como a maioria dos sites da internet, quando muito dão uma orientação. Até porque, muitos dos site de assuntos militares, têm como base a organização e a terminologia americana, e quando, os americanos formaram o seu exército, já nós cá andávamos há alguns séculos, por isso temos os nosso próprios termos. Por exemplo, eles chamam binómio à equipa básica de franco-atiradores (snipers) e nós chamamos parelha.

Mas, de qualquer, maneira fiquei sem perceber se concorda ou não com a definição que dou.

Um abraço.
Título:
Enviado por: Artic Fusion em Setembro 06, 2007, 04:35:03 pm
Citação de: "Subillaumbra"
Artic Fusion,

O meu "post" tem como fonte o livro " Defesa e Relações Internacionais ", de Alexandre Reis Rodrigues, e eu concordo com as definições que ele dá.

Por várias razões, a Wikipédia, nunca me pareceu ser uma fonte segura, tal como a maioria dos sites da internet, quando muito dão uma orientação. Até porque, muitos dos site de assuntos militares, têm como base a organização e a terminologia americana, e quando, os americanos formaram o seu exército, já nós cá andávamos há alguns séculos, por isso temos os nosso próprios termos. Por exemplo, eles chamam binómio à equipa básica de franco-atiradores (snipers) e nós chamamos parelha.

Mas, de qualquer, maneira fiquei sem perceber se concorda ou não com a definição que dou.

Um abraço.


Subillaumbra,

Eu já dei as minhas razões para que o termo "Forças Especiais" não seja aplicada a forças de combate convencional nas nossas Forças Armadas. Você pode-se basear em quem quiser, até num General, porque eu mantenho a minha opinião.

Os Americanos e os Britânicos são os pioneiros das Forças de Operações Especiais e das Forças de Elite, não os Portugueses. Rangers, Comandos, Paraquedistas e Fuzileiros/Marines foram eles que criaram não Portugal e como tal devemos usar os mesmos termos que eles, até porque fazemos parte de uma aliança militar com os mesmos, e não manter uma mentalidade retrogoda usando termos obsoletos nas Forças Armadas de hoje.

Ah e outra coisa. É o próprio Exercito que apelida de Infantaria Ligeira as "suas" Forças Especiais e de Operações Especiais não sou eu.

Se calhar você devia-se informar das datas de nascimento de Forças como os Páraquedistas e Fuzileiros e compará-las ás forças correspondentes Norte-Americanas e Britanicas e depois diga-me qualquer coisa. Com certeza ficará surpreendido que países tão novos como os EUA tenham sido precursores nestas forças.
Título:
Enviado por: Lightning em Setembro 07, 2007, 05:16:36 pm
Tudo encontrado no site oficial do exército


http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... DATURA.pdf (http://www.exercito.pt/portal/exercito/_specific/public/allbrowsers/download/FORMULARIO_DE_CANDIDATURA.pdf)

Ver a página 3, por acaso nunca tinha ouvido o termo Infantaria Ligeira Operações Especiais ou Infantaria Ligeira Comando, mas é o proprio exército que o diz.

E para as pessoas que ficam zangadas porque ficam aptas para OE e mandam-nos para os pára-quedistas acho que é por causa disto.

"(As unidades são preferenciais podendo, no entanto, ser alteradas por conveniência de serviço)."



http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... age=2&id=9 (http://www.exercito.pt/portal/exercito/_specific/public/allbrowsers/asp/projufaq.asp?stage=2&id=9)

Tropas Normais
> Todos os que não são tropas especiais

Tropas Especiais
> Pára-quedistas
> Comandos
> Operações Especiais



http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... ueo_id=130 (http://www.exercito.pt/portal/exercito/_specific/public/allbrowsers/asp/acessibilidade/noticias.asp?ueo_id=130)

"Como força militar de elite, queremos oferecer-te a possibilidade de integrares as tropas pára-quedistas."

"Os Comandos são uma força militar de elite do Exército Português"

"Os homens de OPERAÇÕES ESPECIAIS...Constituem uma verdadeira força de elite do EXÉRCITO PORTUGUÊS".


Pelo que percebi para o exército todos essas 3 forças são de elite ou tropas especiais mas não pretende superiorizar umas em relação às outras.
Título:
Enviado por: acpool em Setembro 07, 2007, 07:32:53 pm
Artic Fusion, em primeiro pelo que eu me apercebi, você não sabe o que são Forcas de Operações Especiais e o que são Forças Especiais.
 Em Portugal Forças Especiais são forças que não trabalham de forma convencional, ou seja, têm uma forma própria de trabalhar e uma organização completamente diferente das forças ditas convencionais.
Se quiser ser também exigente então também não vamos poder utilizar o termo de Pára-quedistas para designação desta força mas sim teríamos de utilizar o termo de força Aerotransportada, tome em conta ETAT “Escola de Tropas Aerotransportadas”.
Se quisermos aprofundar mais o CTOE, esta é uma força especial, e a sua matéria de trabalho é de Operações Especiais por isso é uma Força de Operações Especiais. A uns anos a traz os militares já formados no CTOECIOE, o céu local de trabalho era conhecido por COE “Centro de Operações. Especiais” depois foi designada por BOE “Batalhão de Operações Especiais” e actualmente é designado por FOE “Força de Operações Especiais”.
Os Comandos sempre foram uma força especial.
 
O Termo ELITE é uma designação para algo que é de melhor na respectiva área em que é empregue, pode também ser uma minoria prestigiada a que só serão capazes de pertencer os mais capazes.
Assim sendo ELITE não são os “gajos” que disparam uma MG de Pé e que desfazem a barba com a faca de mato.

O Exercito Aplica o termo de Infantaria Ligeira é uma forca de Infantaria mas que não estão dependentes de outros para os seu objectivos sendo este capazes de levar o seu próprio material para as respectivas missões.

Um pouco de Historia não publicada ou melhor uma forma de ver as coisas.

As Forcas Aerotransportadas existiram por necessidade de colocar de uma vez só um grande número de militares nas linhas inimigas, os elementos aerotransportados não são mais do que elementos de infantaria com mais uma possibilidade de infiltração no terreno, ou seja o meio aéreo. As outras forças dentro desta (Preq., Caninos, Sogas, ….), servem para sinalização das áreas de aterragem para os que virão, “se o tempo permitir”, ou para completar organicamente estas forças.
Se gostarmos de comparar as nossas Forças Armadas com as dos outros Países Mundiais não vamos poder avaliar o que são forcas especiais ou o que é de Elite, pois em grandes Potencias militares os Pára-quedista são uma força de elite e não uma força de especial esta distinção/ separação é feita pelo numero de militares com que estas forcas trabalham que implica uma difícil logística
Se quisermos, as milícias Timorenses têm melhores armas que muitas forças militares e não deixam de ser milícias. :sil:  Se os termos estão aplicados no nosso exercito é porque alguém os estudou e por consequência deverão estar bem atribuídos, algo que não deve ter sido feito por arquitecto Tomas Só Descorda :G-clever:

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Lancero em Setembro 07, 2007, 08:23:11 pm
*moderador em modo misterioso* c34x

Acho que a discussão passou aos actos hoje no quartel em Lamego.
Título:
Enviado por: acpool em Setembro 07, 2007, 09:17:07 pm
nao intendji nao é :?:  :?:
Título:
Enviado por: Lancero em Setembro 07, 2007, 09:31:06 pm
Dois rangers (cabos) chatearam-se por causa de miúdas e desataram aos tiros na caserna. Um deles foi para o hospital com dois buracos numa perna...  :roll:
Título:
Enviado por: Sickness em Setembro 07, 2007, 10:04:29 pm
Citação de: "acpool"
Artic Fusion, em primeiro pelo que eu me apercebi, você não sabe o que são Forcas de Operações Especiais e o que são Forças Especiais.
 Em Portugal Forças Especiais são forças que não trabalham de forma convencional, ou seja, têm uma forma própria de trabalhar e uma organização completamente diferente das forças ditas convencionais.
Se quiser ser também exigente então também não vamos poder utilizar o termo de Pára-quedistas para designação desta força mas sim teríamos de utilizar o termo de força Aerotransportada, tome em conta ETAT “Escola de Tropas Aerotransportadas”.
Se quisermos aprofundar mais o CTOE, esta é uma força especial, e a sua matéria de trabalho é de Operações Especiais por isso é uma Força de Operações Especiais. A uns anos a traz os militares já formados no CTOECIOE, o céu local de trabalho era conhecido por COE “Centro de Operações. Especiais” depois foi designada por BOE “Batalhão de Operações Especiais” e actualmente é designado por FOE “Força de Operações Especiais”.
Os Comandos sempre foram uma força especial.
 
O Termo ELITE é uma designação para algo que é de melhor na respectiva área em que é empregue, pode também ser uma minoria prestigiada a que só serão capazes de pertencer os mais capazes.
Assim sendo ELITE não são os “gajos” que disparam uma MG de Pé e que desfazem a barba com a faca de mato.

O Exercito Aplica o termo de Infantaria Ligeira é uma forca de Infantaria mas que não estão dependentes de outros para os seu objectivos sendo este capazes de levar o seu próprio material para as respectivas missões.

Um pouco de Historia não publicada ou melhor uma forma de ver as coisas.

As Forcas Aerotransportadas existiram por necessidade de colocar de uma vez só um grande número de militares nas linhas inimigas, os elementos aerotransportados não são mais do que elementos de infantaria com mais uma possibilidade de infiltração no terreno, ou seja o meio aéreo. As outras forças dentro desta (Preq., Caninos, Sogas, ….), servem para sinalização das áreas de aterragem para os que virão, “se o tempo permitir”, ou para completar organicamente estas forças.
Se gostarmos de comparar as nossas Forças Armadas com as dos outros Países Mundiais não vamos poder avaliar o que são forcas especiais ou o que é de Elite, pois em grandes Potencias militares os Pára-quedista são uma força de elite e não uma força de especial esta distinção/ separação é feita pelo numero de militares com que estas forcas trabalham que implica uma difícil logística
Se quisermos, as milícias Timorenses têm melhores armas que muitas forças militares e não deixam de ser milícias. :sil:  Se os termos estão aplicados no nosso exercito é porque alguém os estudou e por consequência deverão estar bem atribuídos, algo que não deve ter sido feito por arquitecto Tomas Só Descorda :G-clever:

Cumprimentos



Aleluia que alguém aparece com um explicação destas que eu ja estava a entrar em parafuso a tentar explicar !
Título:
Enviado por: Sickness em Setembro 07, 2007, 10:07:06 pm
Citação de: "Lancero"
Dois rangers (cabos) chatearam-se por causa de miúdas e desataram aos tiros na caserna. Um deles foi para o hospital com dois buracos numa perna...  :roll:


É uma vergonha para os Rangers  isto !
Título:
Enviado por: ricardonunes em Setembro 07, 2007, 10:22:36 pm
Citação de: "Sickness"
Aleluia que alguém aparece com um explicação destas que eu ja estava a entrar em parafuso a tentar explicar !


 :lol:  :wink:

O que eu já percebi, é que, para determinados nik's, só passando por elas :wink:
Título:
Enviado por: Artic Fusion em Setembro 08, 2007, 12:02:41 am
Citação de: "acpool"
Artic Fusion, em primeiro pelo que eu me apercebi, você não sabe o que são Forcas de Operações Especiais e o que são Forças Especiais.
Ou talvez sim...
Citar
Em Portugal Forças Especiais são forças que não trabalham de forma convencional, ou seja, têm uma forma própria de trabalhar e uma organização completamente diferente das forças ditas convencionais.
Se quiser ser também exigente então também não vamos poder utilizar o termo de Pára-quedistas para designação desta força mas sim teríamos de utilizar o termo de força Aerotransportada, tome em conta ETAT “Escola de Tropas Aerotransportadas”.
Você está um bocadinho atrasado porque a ETAT ja nao existe, agora chama-se Escola de Tropas Páraquedistas.
Citar
Se quisermos aprofundar mais o CTOE, esta é uma força especial, e a sua matéria de trabalho é de Operações Especiais por isso é uma Força de Operações Especiais. A uns anos a traz os militares já formados no CTOECIOE, o céu local de trabalho era conhecido por COE “Centro de Operações. Especiais” depois foi designada por BOE “Batalhão de Operações Especiais” e actualmente é designado por FOE “Força de Operações Especiais”.
Não nasci ontem e conheço bem a orgânica do CTOE, até porque tive para concorrer para lá e falei com Rangers para me informar.
Citar
Os Comandos sempre foram uma força especial.
Uma afirmação sem argumentação...
Citar
O Exercito Aplica o termo de Infantaria Ligeira é uma forca de Infantaria mas que não estão dependentes de outros para os seu objectivos sendo este capazes de levar o seu próprio material para as respectivas missões.
Não diga as asneiras! Já foi dito várias vezes neste forum que as estas tropas precisam das unidades do Contingente Normal do Exercito para as abastecerem!

Citar
Se quisermos, as milícias Timorenses têm melhores armas que muitas forças militares e não deixam de ser milícias. :sil:  Se os termos estão aplicados no nosso exercito é porque alguém os estudou e por consequência deverão estar bem atribuídos, algo que não deve ter sido feito por arquitecto Tomas Só Descorda :G-clever:

Mas porque está para aí você a dizer que as melhores Forças têm de ter as melhores armas?
Título:
Enviado por: acpool em Setembro 08, 2007, 12:50:03 am
Citar
Ou talvez sim...

Volto a afirmar, não sabe a diferença, um dos maiores erros é tentar convencermo-nos de que as nossas convicções são as ideias verdadeiras, apesar de muita gente dizer ou tentar explicar o contrário.

Citar
Você está um bocadinho atrasado porque a ETAT ja nao existe, agora chama-se Escola de Tropas Páraquedistas.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fclientes.netvisao.pt%2Fboinaverde%2Fetat_qrt.jpg&hash=75b7b7cfa31f07572bc28ceae44264b5)
Assim sendo o meu perdão pelo erro, já procedi com “atraso” ao telefonema á ETP a dizer que por “atraso” se esqueceram de modificar a identificação de escola, que pelo menos até á uns meses atrás não estava diferente da foto. Mas acredito que já tenha mudado, mas as unidades continuam a escrever “… Marcha para a ETAT o militar ...”

Citar
Não nasci ontem e conheço bem a orgânica do CTOE, até porque tive para concorrer para lá e falei com Rangers para me informar.
Muitos parabéns, já agora eu percebo muito de Astrologia, é que eu costumava ler uns livros e falar com uns amigos nesse assunto o problema é que ainda não acabei o Ensino Superior de Comunicação.

Citar
Uma afirmação sem argumentação...
Concordo não há volta a dar nesse assunto, é verdade fui eu que escrevi a respectiva frase

Citar
Não diga as asneiras! Já foi dito várias vezes neste forum que as estas tropas precisam das unidades do Contingente Normal do Exercito para as abastecerem!
Muito bem, eu até fazia um desenho mas não dá muito jeito, as Forcas Especiais têm autonomia (ver dicionário), que eu tenha conhecimento nunca ouvi falar de nenhuma força convencional ser juntada a estas para ajudar no COMBATE/ACTIVIDADE OPERACIONAL, ajudam sim na LOGISTICA destas forças, é só as pessoas não fazerem uma leitura restritiva do que está a ler nem muito expansiva.

Citar
Mas porque está para aí você a dizer que as melhores Forças têm de ter as melhores armas?

Volto a afirmar, muitas vezes não tenho conseguido explicar um assunto com uma ironia, mas relativamente a isso eu explico,porque é que então querem comparar os Forcas Armadas Internacionais com as Forcas Armadas Nacionais, melhor, por Portugal não ter criado uma matéria de Forca Especial, você insiste que as FA não pode ter forcas consideradas FE ou FOE.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 08, 2007, 02:06:22 am
Sem querer interromper tão interessante conversa:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.boinas-verdes.com%2Funidade_etp%2Fun_etat01a.JPG&hash=260d1fc7038eb7253764918ece816f35)

Fonte: http://www.boinas-verdes.com/unidade_etp/un_etat01a.JPG (http://www.boinas-verdes.com/unidade_etp/un_etat01a.JPG)
Título:
Enviado por: sturzas em Setembro 08, 2007, 02:35:59 am
Viva a todos:

Antes demais uma pequena tentativa explicativa sobre a matéria, nomeadamente, definição de operações especiais:

Características das Forças de Operações Especiais: são pequenos efectivos, emprego e organização flexível, com superior capacidade de resposta, baixo custo económico, resultados das operações com eventual impacto moral e político e que executa Operações Não Convencionais.

Operações Não Convencionais: Designa-se por Operações Não Convencionais, um vasto conjunto de operações militares e paramilitares, inerentes a qualquer das formas do espectro de guerra, conduzidas em zonas politicamente sensíveis, em território inimigo ou em território por ele ocupado ou controlado, tendo como ponto comum e mais caracterizador o seu carácter encoberto.
As Operações Não Convencionais incluem designadamente incursões profundas para a execução de acções diversas por efectivos militares reduzidos, nomeadamente operações de guerrilha; acções de fuga e evasão; actividades fomentadas do exterior no âmbito das guerras internas e actividades de organizações civis em apoio às operações militares e paramilitares. Se, tradicionalmente, as Operações Não Convencionais são uma forma de luta do fraco contra o forte, progressivamente vêm sendo método importante de dissuasão e coacção adoptado em definitivo por Estados de grande potência militar, através da constituição de Forças de Operações Especiais.
Por Operações Não Convencionais, entende-se toda a operação militar e paramilitar com carácter encoberto, com o intuito de realizar incursões profundas para a execução de acções diversas por efectivos militares reduzidos, sendo de destacar a subversão, nas suas diversas fases em que salientam as operações de guerrilha; acções de fuga e evasão; actividades fomentadas do exterior no âmbito das guerras internas e actividades de organizações civis em apoio às operações militares e paramilitares. Em suma as Operações Não Convencionais, dividem-se em Operações Especiais e em Operações Irregulares. O Curso de Operações Não Convencionais ministrado pelo C.T.O.E., tem como objectivos, habilitar a planear, dirigir e controlar operações não convencionais, e também, a organizar, a instruir e a orientar forças irregulares, tendo em vista a defesa do território com recurso à resistência.

Este Curso é unicamente destinado a oficiais do Quadro Permanente, que já possuam o Curso de Operações Especiais, tendo uma duração máxima de doze semanas. Todos os oficiais que frequentem este curso ficam qualificados em sobrevivência, em guerra na selva, em comando de unidades de operações especiais e na especialidade “Ranger”.

Operações Especiais: São Operações Especiais as acções militares, de natureza não convencional, desenvolvidas em qualquer tipo de ambiente operacional e executadas por forças militares para o efeito organizadas, em cumprimento de missões de âmbito estratégico, operacional ou táctico, com elevado grau de independência e em condições de grande risco e nomeadamente em apoio ou como complemento de outras operações militares. As forças militares organizadas para este efeito designam-se por Forças de Operações Especiais. Acções de natureza idêntica executadas por civis combatentes e organizados em forças paramilitares, designam-se por Operações Irregulares.

Operações Especiais de Acção Directa / Indirecta: Conforme a modalidade de actuação, podem dividir-se as Operações Especiais em dois tipos: Operações Especiais de Acção Directa e Operações Especiais de Acção Indirecta.
São Operações Especiais de Acção Directa as acções que são executadas pelos próprios militares de operações especiais sobre um determinado alvo, como por exemplo as missões de reconhecimento para recolha de informações; acções ofensivas, de ataque ou destruição a objectivos críticos; preparação de acção de outras forças; operações de libertação e recuperação de pessoal detido pelo inimigo; operações de salvamento e recolha de pessoal abandonado, operações independentes, realizadas normalmente num conflito de baixa intensidade, onde as Forças de Operações Especiais são empreguem isoladamente constituindo um comando específico para o efeito, entre outras. As Operações Especiais de Acção Directa podem ser de natureza Táctica, quando relacionada com a zona de acção de um baixo escalão, executada para ter resultados no curto prazo, possuindo um carácter essencialmente militar; de natureza Operacional quando os resultados se esperam a médio prazo, num cenário que pode ter a dimensão continental e ser, pontualmente, orientada para factores de natureza não militar, e de natureza Estratégica quando está relacionada com a consecução a longo prazo dos objectivos nacionais e da sua política externa à escala global.

São Operações Especiais de Acção Indirecta todas as actividades de apoio a forças irregulares que as Forças de Operações Especiais desenvolvem em território inimigo ou por si ocupado ou controlado, para organizar, instruir, orientar e apoiar forças irregulares e assim, através delas, actuar sobre o inimigo.

Em suma, as Forças de Operações Especiais, têm um cariz diferente das Forças Especiais. As primeiras complementas as segundas em missões específicas. Forças speciais, entende-se por todas aquelas cujo treino, equipamento e operacionalidae é diferente das restantes unidades ditas tradicionais. No caso português temos:

Forças de Operações Especiais: Centro de Tropas de Operações Especiais e Destacamento de Acções Especiais (não coloco o RESCOM da Força Aérea porque não sei se actualmente existe operacionalmente);
Forças Especiais: Centro de Tropas Comandos, Corpo de Para-quedistas e Corpo de Fuzileiros.

Simples.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: nonameboy em Setembro 08, 2007, 03:14:00 pm
Citação de: "ricardonunes"
O que eu já percebi, é que, para determinados nik's, só passando por elas :wink:


Será? :roll:
Título:
Enviado por: ricardonunes em Setembro 08, 2007, 04:26:10 pm
Citação de: "nonameboy"
Citação de: "ricardonunes"
O que eu já percebi, é que, para determinados nik's, só passando por elas :wink:

Será? :wink:

Aqui só falta perguntar: quantos cm's de pila preciso para ir para a tropas xxx :!:
Título:
Enviado por: Lancero em Setembro 08, 2007, 04:30:24 pm
Citação de: "ricardonunes"


Aqui só falta perguntar: quantos cm's de pila preciso para ir para a tropas xxx :?
Título:
Enviado por: acpool em Setembro 08, 2007, 05:23:13 pm
PereiraMarques, finalmente mostrou argumentos para refutar uma afirmação que não estava correcta.
A sinalização da ETP só foi alterada por volta da cerimonia dos 50 anos realizada nesse local, mas actualmente a ETP ainda continua a ser chamada por ETAT em termos militares pelas outas unidades, a pesar da modificação dos termos.
Eu pretendia mostrar ao Sr. Artic Fusion se os termos militares estão empregues é por alguma razão, e que os termos militares são alterados ao longo dos anos e que não pode afirmar que Portugal não tem Forças Especiais só por não foi criadora da doutrina nessa área ou por achar que não o são apesar de nunca lá ter passado ou mesmo ver demonstrações destas.

Felizmente não é o nick que mostra se as pessoas são capazes ou não de fazer a recruta em unidade X ou Y, e houve muita gente que já levou com o toquezinho nas ditas bolas e o dedinho na nalga
Título:
Enviado por: Artic Fusion em Setembro 09, 2007, 03:32:30 am
Acpool se você não sabe Astrologia eu a si só lhe digo o que um Ranger me disse a mim, "ESTUDASSES"!

E esta conversa consigo acabou. Eu tenho as minhas ideias e já deu para ver que você não as compreende só diz disparates. Não passo vida a coçá-los parater paxorra para estar para aqui a explicar tim por tim. Se tem falta de inteligência espete com a cabeça na parede.

E já agora deixo este forum como muitos já o fizeram. Está cada vez pior. Acham-se os maiores entao passem bem.

ricardonunes eu tinha mais respeito por si mas você também anda com uns comportamentos muito pouco dignos para um militar. Nem merece resposta.

PS - Não sabia que para se ser militar tinha de se concordar com certas ideias que não necessarias durante a recruta. Um gajo até pode ser burro que nem um calhau que passa como acontecia no SMO. Era só o que faltava se lah por eu não confundir Forças Especiais com Forças Especializadas não conseguisse ser militar. Tava bem fd*. Enfim uma tristeza.
Título:
Enviado por: nonameboy em Setembro 09, 2007, 02:51:34 pm
Citação de: "ricardonunes"
Citação de: "nonameboy"
Citação de: "ricardonunes"
O que eu já percebi, é que, para determinados nik's, só passando por elas :wink:

Será? :wink:

Aqui só falta perguntar: quantos cm's de pila preciso para ir para a tropas xxx :!:


Voce nem merece resposta, nem merece a boina (se a tiver).

Ninguem aqui o desrespeitou, e deixe-se de indirectas quer dizer alguma coisa diga-me a mim ou as outros ''niks'' que voce se dirige...
Título:
Enviado por: ricardonunes em Setembro 09, 2007, 03:07:45 pm
A sua noção de desrespeito também tem muito que se lhe diga :?:

Infantilidade, pois :arrow: se estiver interessado em saber, leia os meus post's, vai encontrar a informação que necessita :wink:
Título:
Enviado por: nonameboy em Setembro 09, 2007, 03:36:44 pm
Citação de: "ricardonunes"
A sua noção de desrespeito também tem muito que se lhe diga :?:

Infantilidade, pois :arrow: se estiver interessado em saber, leia os meus post's, vai encontrar a informação que necessita :wink:


Julgava que a falta de respeito nao era de homens... Depois eu é que tenho infantilidade... E ja que estamos em indirectas deixem que vos diga, alguns users deste forum só por terem uma boina ou uma farda pensam que as outras pessoas nascem ensinadas e ao minimo erro quase que batem ás pessoas menos instruidas mas que estao aqui para pedirem ajuda e nao para levarem bocas. Aprendi muito neste forum, levei tambem algumas bocas, mas, enfim... Quem vais responder para ensinar as pessoas tudo bem, quem vai responder para mandar certas bocas, caladinho diz tudo....

Concordo totalmente com o artic fusion, nao vai ser por nos termos outros pontos de vista que nos vao reprovar e/ou nao iremos conseguir as nossas aspiraçoes!

Este forum começa a perder alguns users...
Título:
Enviado por: acpool em Setembro 09, 2007, 03:55:59 pm
Artic fusion se não gosta de ouvir outras opiniões então está no sitio errado. Se o ranger lhe disse estudasses, é por alguma coisa, comesse a estudar como ouvir as outras pessoas, é que os heróis já morreram e os ranbos só nos filmes.

Se tenho falta de inteligência então não sou o único, e se quiser podemos ir os dois bater com a cabeça na parede, pode ser que algum abra a mente mais depressa

A questão de uma pessoa merece uma boina, não é em fóruns que se vai descobrir se o merece ou não, mas uma das coisas importantes para se ter uma boina é respeito pelos outros e saber ouvir e não dizer para bater com a cabeça nas paredes, porque assim o for apesar de haver pessoas velhas e fartas de andar á cambalhota ainda ensinam alguma coisa a estes “putos” que se acham os mais inteligentes e fortes no mundo.

Tenho dito
Estudasses
……..

Cumprimentos
Título:
Enviado por: ricardonunes em Setembro 09, 2007, 03:58:27 pm
Já desabafou :?:

Desde que que me registei neste forum nunca vi ninguém, cascar em ninguém por fazer perguntas :?

Ou então utilizem os serviços oficiais, Linha Verde, Site do Exercito, etc. Está lá tudo, o resto das dúvidas só se tiram com conhecimento pessoal, ou seja, têm de ir bater com os "costados" lá.

Percebeu, o que eu quero dizer, "só passando por elas" :idea:

Quanto á entrada e saida de furistas, a minha opinião :!:
Título:
Enviado por: nonameboy em Setembro 09, 2007, 04:01:33 pm
Citação de: "ricardonunes"
Já desabafou :?:

Desde que que me registei neste forum nunca vi ninguém, cascar em ninguém por fazer perguntas :?

Ou então utilizem os serviços oficiais, Linha Verde, Site do Exercito, etc. Está lá tudo, o resto das dúvidas só se tiram com conhecimento pessoal, ou seja, têm de ir bater com os "costados" lá.

Percebeu, o que eu quero dizer, "só passando por elas" :idea:

Quanto á entrada e saida de furistas, a minha opinião :!:


pois, voce nao viu ninguem, ''so passando por elas''....
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Outubro 10, 2007, 07:48:36 pm
À falta de um tópico específico sobre o CTOE, a fotografia fica neste.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2Fv293%2Filha113%2Flamego3.jpg&hash=ee5966696a9e60a2be101f31ce7c9060)
Militares do CTOE em treinos em Penude na passada sexta-feira, dia 4 de Outubro.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: Lancero em Outubro 10, 2007, 08:43:29 pm
Bela imagem. Espero por mais ;)
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Outubro 10, 2007, 08:54:12 pm
Os mais capazes!
Na minha modesta opinião.

um Abraço.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 11, 2007, 10:17:51 am
Deitando lenha para a fogueira:

Olha as boinas dos tipos estão um bocado pálidas...falta ali um pouco de cor...e até a espingarda-automática está errada, todas as pessoas sabem que a arma dos Boinas Verdes Portugueses é a Galil! :lol:

Uma excelente foto, espero por mais. :wink:
Título:
Enviado por: zecouves em Outubro 11, 2007, 11:06:22 am
Pedro Monteiro: já estás a ser aborrecido com a boa qualidade das tuas fotos :wink:

A boina tem uma cor que não é a do pessoal OE ou é uma questão de photoshop?
Título:
Enviado por: Neofito em Outubro 11, 2007, 11:35:27 am
Belíssima foto!
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Outubro 11, 2007, 01:29:12 pm
Citação de: "zecouves"
A boina tem uma cor que não é a do pessoal OE ou é uma questão de photoshop?

Correcto, é da edição. A fotografia foi dessaturada um pouco. Em termos da fotografia original dá para ver o verde olive característico da boina das operações especiais portuguesas.  :)

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: zecouves em Outubro 11, 2007, 02:37:38 pm
Citação de: "Pedro Monteiro"
Citação de: "zecouves"
A boina tem uma cor que não é a do pessoal OE ou é uma questão de photoshop?
Correcto, é da edição. A fotografia foi dessaturada um pouco. Em termos da fotografia original dá para ver o verde olive característico da boina das operações especiais portuguesas.  :lol:
Título:
Enviado por: Subillaumbra em Outubro 11, 2007, 02:43:25 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Deitando lenha para a fogueira:

Olha as boinas dos tipos estão um bocado pálidas...falta ali um pouco de cor...e até a espingarda-automática está errada, todas as pessoas sabem que a arma dos Boinas Verdes Portugueses é a Galil! :lol:

Uma excelente foto, espero por mais. :wink:


A arma que se vê na foto parece a ser a G3, quem usa a Galil são os Páraquedistas e os militares da foto são das Operações Especiais.

Cumprimentos a todos.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 11, 2007, 02:46:14 pm
SIG SG-543 (versão com coronha rebativel) usada em Portugal por Operações Especiais e Comandos.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.armesbois.ch%2Fmediac%2F400_0%2Fmedia%2FSig%7ESG%7E543.jpg&hash=8ba1eb448cacb707470e91dacb10e781)
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 11, 2007, 02:51:09 pm
Citação de: "Subillaumbra"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Deitando lenha para a fogueira:

Olha as boinas dos tipos estão um bocado pálidas...falta ali um pouco de cor...e até a espingarda-automática está errada, todas as pessoas sabem que a arma dos Boinas Verdes Portugueses é a Galil! :lol:

Uma excelente foto, espero por mais. :wink:

E eu já sabia Subillaumbra, eu é que gosto de picar certas pessoas cá do fórum...quer dizer, os Boinas Verdes, os originais são formados em Tancos e não em Lamego! Esses gajos deviam andar é de boina castanha.

Estou a querer festa!  :lol:
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Outubro 11, 2007, 02:53:18 pm
A arma em causa é a SIG 543 de 5,56mm. Embora, não seja já tão frequente, o CTOE ainda usa a G-3 com coronha retráctil.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 11, 2007, 02:56:00 pm
Agora fora de brincadeiras, vais fazer um artigo sobre o CTOE Pedro Monteiro? Se sim quando sair diz alguma coisa para eu ver se arranjo o periódico em questão.
Título:
Enviado por: Subillaumbra em Outubro 11, 2007, 03:08:11 pm
Cabeça de Martelo, as minhas desculpas por não ter percebido a piada.

De qualquer maneira, pensava que só os Comandos usavam a SIG 543, daí dizer que a arma, que aparece na foto, me parecer a G3.

Cumprimentos.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 11, 2007, 03:18:30 pm
Bem na verdade os Comandos só usam a SIG 543 cá em Portugal, porque quando vão para missões no estrangeiro preferem levar as G-3 (ex: Timor-Leste e Afeganistão).


Algumas fotos e videos dos Comandos:

http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5972 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5972)

http://www.ricardogomes84.blogspot.com/ (http://www.ricardogomes84.blogspot.com/)

http://videos.sapo.pt/BFHC4YeGDE4iJ96KTskP (http://videos.sapo.pt/BFHC4YeGDE4iJ96KTskP)
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Outubro 11, 2007, 04:03:41 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Agora fora de brincadeiras, vais fazer um artigo sobre o CTOE Pedro Monteiro? Se sim quando sair diz alguma coisa para eu ver se arranjo o periódico em questão.

Exactamente. A reportagem em Lamego serviu de base para um artigo a publicar, no próximo ano, na revista espanhola Fuerzas Militares del Mundo ( www.fuerzasmilitares.com (http://www.fuerzasmilitares.com)). Antes disso, devem ser editadas as duas partes do artigo de fundo sobre o Exército cuja primeira parte, segundo os dados mais recentes, sai no próximo número.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 11, 2007, 04:27:17 pm
:wink:

E para quando uma sobre a BRR no geral?
Título:
Enviado por: Lancero em Outubro 12, 2007, 05:10:26 pm
Bem regressados


Citar
Defesa: Centro de Tropas Comandos do Exército vai ter 3ª companhia e ser transferido para o Cacém

    Beja, 12 Out (Lusa) - O Centro de Tropas Comandos vai ter uma terceira companhia operacional e ser transferido em 2008 para o Regimento de Infantaria nº 1 na Serra da Carregueira (Cacém), anunciou hoje o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME).  

     

    Criado em 2006, o Centro de Tropas Comandos, que dispõe actualmente de duas companhias de comandos integradas na Brigada de Reacção Rápida (BrigRR) do Exército português, funciona no sítio do Alto da Vela, próximo da Escola Prática de Infantaria, em Mafra.  

     

    De acordo com o general Pinto Ramalho, o Exército vai criar uma terceira companhia de comandos e, desta forma, a BrigRR vai ter um batalhão, cujo Centro de Tropas Comandos vai ficar instalado, a partir de 2008, no Regimento de Infantaria nº 1 (RI1), na Serra da Carregueira.  

     

    Esta medida, salientou o CEME, é a "forma mais económica e eficaz" de resolver o "défice das capacidades de rotação" das Tropas Comandos, que "precisavam de mais uma companhia, para completar a estrutura operacional do batalhão" da BrigRR.  

     

    O processo de recrutamento e instrução das tropas da terceira companhia está a decorrer e, durante o próximo ano, quando a constituição desta unidade estiver pronta e o batalhão da BrigRR estiver completo, o Centro de Tropas Comandos vai ser transferido para o RI1, onde se "constituirá, definitivamente, como unidade regimental autónoma", disse o CEME.  

     

    Assim, adiantou, o Centro de Instrução que actualmente funciona no RI1 vai ser transferido para as instalações onde actualmente está instalado o Centro de Tropas Comandos, no Alto da Vela.  

     

    Como consequência destas mudanças, acrescentou o general Pinto Ramalho, o Estado-Maior do Exército vai "corrigir" o actual dispositivo territorial, a partir de Janeiro de 2008.  

     

    O CEME falava aos jornalistas em Beja, após ter anunciado a medida no seu discurso durante a cerimónia de recepção da Força de Reacção Rápida da BrigRR, que regressou a 30 de Agosto do Teatro de Operações (TO) no Afeganistão.

     

    A força, constituída por 158 militares (150 da 2ª companhia de comandos do Exército e oito da equipa de Controlo Aéreo Táctico da Força Aérea), regressou após uma missão de seis meses, integrada na Força Internacional de Assistência e Segurança no Afeganistão.  

     

    No discurso, o CEME elogiou o "excelente" desempenho, a "eficácia" e o "sucesso da missão" da Força de Reacção Rápida da BrigRR no TO do Afeganistão, considerado um dos "mais exigentes" para o Exército português, desde a Guerra Colonial, na década de 60.  

     

    Um "excelente" desempenho que, segundo o general Pinto Ramalho, além de ter sido "determinante" para a medida hoje anunciada, "vai ficar na história contemporânea do Exército português".  

     

    Durante a cerimónia, o comandante da Força de Reacção Rápida da BrigRR, o tenente-coronel Pipa Amorim, entregou o Estandarte Nacional que acompanhou a unidade no Afeganistão, ao comandante da BrigRR.  

     

     
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 12, 2007, 05:38:24 pm
Citação de: "Lancero"
Bem regressados


Citar
Defesa: Centro de Tropas Comandos do Exército vai ter 3ª companhia e ser transferido para o Cacém

    Beja, 12 Out (Lusa) - O Centro de Tropas Comandos vai ter uma terceira companhia operacional e ser transferido em 2008 para o Regimento de Infantaria nº 1 na Serra da Carregueira (Cacém), anunciou hoje o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME).  

     

    Criado em 2006, o Centro de Tropas Comandos, que dispõe actualmente de duas companhias de comandos integradas na Brigada de Reacção Rápida (BrigRR) do Exército português, funciona no sítio do Alto da Vela, próximo da Escola Prática de Infantaria, em Mafra.  

     

    De acordo com o general Pinto Ramalho, o Exército vai criar uma terceira companhia de comandos e, desta forma, a BrigRR vai ter um batalhão, cujo Centro de Tropas Comandos vai ficar instalado, a partir de 2008, no Regimento de Infantaria nº 1 (RI1), na Serra da Carregueira.  

     

    Esta medida, salientou o CEME, é a "forma mais económica e eficaz" de resolver o "défice das capacidades de rotação" das Tropas Comandos, que "precisavam de mais uma companhia, para completar a estrutura operacional do batalhão" da BrigRR.  

     

    O processo de recrutamento e instrução das tropas da terceira companhia está a decorrer e, durante o próximo ano, quando a constituição desta unidade estiver pronta e o batalhão da BrigRR estiver completo, o Centro de Tropas Comandos vai ser transferido para o RI1, onde se "constituirá, definitivamente, como unidade regimental autónoma", disse o CEME.  

     

    Assim, adiantou, o Centro de Instrução que actualmente funciona no RI1 vai ser transferido para as instalações onde actualmente está instalado o Centro de Tropas Comandos, no Alto da Vela.  

     

    Como consequência destas mudanças, acrescentou o general Pinto Ramalho, o Estado-Maior do Exército vai "corrigir" o actual dispositivo territorial, a partir de Janeiro de 2008.  

     

    O CEME falava aos jornalistas em Beja, após ter anunciado a medida no seu discurso durante a cerimónia de recepção da Força de Reacção Rápida da BrigRR, que regressou a 30 de Agosto do Teatro de Operações (TO) no Afeganistão.

     

    A força, constituída por 158 militares (150 da 2ª companhia de comandos do Exército e oito da equipa de Controlo Aéreo Táctico da Força Aérea), regressou após uma missão de seis meses, integrada na Força Internacional de Assistência e Segurança no Afeganistão.  

     

    No discurso, o CEME elogiou o "excelente" desempenho, a "eficácia" e o "sucesso da missão" da Força de Reacção Rápida da BrigRR no TO do Afeganistão, considerado um dos "mais exigentes" para o Exército português, desde a Guerra Colonial, na década de 60.  

     

    Um "excelente" desempenho que, segundo o general Pinto Ramalho, além de ter sido "determinante" para a medida hoje anunciada, "vai ficar na história contemporânea do Exército português".  

     

    Durante a cerimónia, o comandante da Força de Reacção Rápida da BrigRR, o tenente-coronel Pipa Amorim, entregou o Estandarte Nacional que acompanhou a unidade no Afeganistão, ao comandante da BrigRR.


Acho que pelo menos a Companhia de Instrução devia ficar em Mafra. Mafra para dar instrução tem áreas e instalações que a Serra da Carregueira não tem.
Título:
Enviado por: acpool em Outubro 12, 2007, 06:43:05 pm
Citar
…os Boinas Verdes, os originais são formados em Tancos e não em Lamego! Esses gajos deviam andar é de boina castanha.

Acredito que os boinas verdes são em Tancos mas na altura em que pertenciam à forca aerea, actualmente as boinas verdes não são mais do que homens atiradores que se deixam cair de um avião e depois não fazem mais nada, por isso a boina verde devia ser castanha. Aos outros os gajos tem boina verde seco, como a maioria das forças de OE.
É só para picar…. :oops:


Na questão das armas segundo pude ler e aperceber o CTOE só usa a SIG SG 543, mas continua a utilizar a G3 para questões de treino para os militares, já que a maioria destes elementos não têm conhecimentos só de uma arma fazendo tiro de varias armas, e as provas militares de infantaria são realizadas só com G3.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 12, 2007, 11:27:50 pm
Dia da Arma da Infantaria e da Escola Prática:


http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... AGOSTO.pdf (http://www.exercito.pt/portal/exercito/_specific/public/ueo/JE/14AGOSTO.pdf)


Vejam os resultados... :twisted:  :lol:
Acpool como pode ver nas fotos os militares do CTOE usaram a G-3 (em concordância com o que disse anteriormente).
Título:
Enviado por: ze em Outubro 13, 2007, 11:37:21 am
parabens a foto em penude,faz lembrar velhos tempos :cry:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 13, 2007, 11:53:33 am
Pois...aquela canção do "ó tempo volta para trás...", e eu ainda nem tenho 30 anos! :shock:
Título:
Enviado por: Probéli em Outubro 14, 2007, 08:39:53 pm
Boas.

Eu gostaría de saber a duração do curso de Operações Especiais (Rangers).

E já agora, depois do curso, quanto tempo tenho que permanecer no activo?

Obrigado.
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Outubro 15, 2007, 08:12:04 am
O curso tem uma duração de seis meses.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: Probéli em Outubro 15, 2007, 09:27:03 am
E depois de concluir o curso quanto tempo tenho que permanecer no activo?
Título:
Enviado por: GinTonic em Outubro 15, 2007, 09:50:21 pm
Citação de: "Probéli"
E depois de concluir o curso quanto tempo tenho que permanecer no activo?


No mínimo dois anos.
Título:
Enviado por: Neofito em Outubro 16, 2007, 01:36:16 am
E para quem entra em RV?
Título:
Enviado por: GinTonic em Outubro 16, 2007, 09:50:26 am
Citação de: "Neofito"
E para quem entra em RV?


Um ano.
Título:
Enviado por: Lancero em Novembro 20, 2007, 04:16:35 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg221.imageshack.us%2Fimg221%2F132%2Fcomandodf0.jpg&hash=1109d3e1f2861a24ae59ed0ca76b5048)
Título:
Enviado por: Ricardo em Novembro 21, 2007, 09:33:48 am
Citação de: "Lancero"
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg221.imageshack.us%2Fimg221%2F132%2Fcomandodf0.jpg&hash=1109d3e1f2861a24ae59ed0ca76b5048)


Podem identificar todo o equipamento deste militar, sff?
Título:
Enviado por: Lancero em Novembro 21, 2007, 11:32:56 am
Colete táctico, colete balístico, G3A4, Picatinny rails, mira laser (desconheço modelo), P38, rádio Marconi PRR (H4855 ?). NVG no capacete.
Título: Re: Comandos? Rangers?
Enviado por: HSMW em Novembro 24, 2007, 06:10:34 pm
Mais um vídeo que pus no youtube.
Rate e comentem.

http://uk.youtube.com/watch?v=9JL32XleGM4 (http://uk.youtube.com/watch?v=9JL32XleGM4)  c34x
Título:
Enviado por: alphaiate em Novembro 24, 2007, 06:29:54 pm
gostei de ver o tarzan ... hehehhe onde deixei a pele de dois dedos!
:P parabens!
Título:
Enviado por: zecouves em Novembro 26, 2007, 02:13:25 pm
Citação de: "Lancero"
Colete táctico, colete balístico, G3A4, Picatinny rails, mira laser (desconheço modelo), P38, rádio Marconi PRR (H4855 ?). NVG no capacete.


O aparelho de visão nocturna no capacete é o AN/PVS 14.
Título: Re: Comandos? Rangers?
Enviado por: nelson38899 em Novembro 26, 2007, 03:02:52 pm
Citação de: "HSMW"
Mais um vídeo que pus no youtube.
Rate e comentem.

http://uk.youtube.com/watch?v=9JL32XleGM4 (http://uk.youtube.com/watch?v=9JL32XleGM4)  c34x


Parabens  video está fantastico


Cump.
Título:
Enviado por: Subillaumbra em Novembro 28, 2007, 02:15:13 pm
Gostava que, se possível, me esclarecessem uma dúvida.

Quando cumpri o serviço militar, na engenharia militar, em 1993, a unidade operacional mais pequena que existia era a secção, com cerca de 10-11 homens. Que penso que é a mesma divisão que usam os Comandos. O pessoal das Operações Especiais não tem assim tanta rigidez, em termos operacionais as suas unidades podem ser de 2 ou, mesmo, de 1 homem. Esta é uma das caracteristicas, entre outras, que diferencia as Forças Especiais das Forças de Operações Especiais.

Daí pensar que a comparação entre Comandos e Operações Especiais ser inadequada.

Ou estarei errado?

Cumprimentos a todos.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 28, 2007, 03:06:48 pm
Cada equipa de Comandos é formado por 5 elementos, actualmente um Grupo de Comandos é formado por 33 elementos salvo erro (contra os 20 da Guerra Colonial), parece-me que eles tornaram-se numa unidade mais pesada do que antigamente. Mas isso são meras especulações da minha parte.
Título:
Enviado por: Lightning em Novembro 28, 2007, 09:36:54 pm
:lol: por acaso nunca ouvi falar em equipas de operações especiais de 1 homem (parece uma cena tipo James Bond lol), mas como sou apenas um curioso, deixo isso para os entendidos.

Então se os grupos de comandos são de 33 elementos já parecem os pelotões normais que existem.

Acho que na guerra colonial, os grupos de comandos eram de 25 homens, 5 equipas de 5 homens, mas isso decerto podia ser alterado conforme a situação.

E os pára-quedistas na guerra colonial foram os primeiros a adoptar o sistema da equipa de 5 homens e chamavam grupos de combate aos seus pelotões que também tinham uma certa autonomia, mas provavelmente não tanta como os grupos de comandos...
Título:
Enviado por: Subillaumbra em Novembro 30, 2007, 11:34:47 am
Na altura das vesperas da II Guerra do Golfo (pelo menos é assim chamada) enquanto a Equipa DB/Rockstars (misto de CIA, Special Forces e 1st SFOD-D) operava no Norte do Iraque, um operacional, do 1st SFOD-D, foi introduzido em Bagdade, para, entre outras coisas, controlar os movimentos de Sadam Hussein, tendo sido dele a informação que Sadam estava numa quinta e daí o inicio da guerra com o bombardeamento a essa quinta.

Claro que este homem tinha ascendência árabe e também sabia falar árabe. Mas foi sozinho. Parece uma "cena" tipo James Bond, mas a realidade ultrapassa largamente a ficção.
Título:
Enviado por: Johnnie em Novembro 30, 2007, 11:50:44 am
A nivel de operações especiais é dificil saber ao certo o que é realidade e o que é ficção...normalmente sabe-se o que se quer que se saiba...tambem há muita acção psicológica á mistura, muitos mitos não confirmados, boatos etc... como aquele que diz que os rangers estiveram em Timor durante  ocupação indonésia a prestar apoio ás Falintil... :wink:
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 02, 2007, 11:24:23 pm
Citação de: "Lancero"
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg221.imageshack.us%2Fimg221%2F132%2Fcomandodf0.jpg&hash=1109d3e1f2861a24ae59ed0ca76b5048)


Fonte: DEBAY, Yves (2007) "Foreign Elite: Kabul QRF - Portuguese Commandos", in Combat & Survival Nov. 2007, Huddersfield, pp. 14-17.  :wink:
Título:
Enviado por: Lancero em Dezembro 03, 2007, 06:23:30 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Fonte: DEBAY, Yves (2007) "Foreign Elite: Kabul QRF - Portuguese Commandos", in Combat & Survival Nov. 2007, Huddersfield, pp. 14-17.  :wink:
Título: CIOE 1972
Enviado por: GEP em Dezembro 12, 2007, 09:51:02 pm
Como recordação para os mais novos no ficheiro em anexo mostro os 2 primeiros folhetos recebidos na primeira noite do curso de Operações Especias realizado em 1972.
A segunda noite, já não era passada em Penude,mas sim a fazer a primeira das muitas provas do curso,era a prova denominada "Largada".

Cordiais Saudações ao Fórum
http://www.mediafire.com/?5nys2vmnwsv (http://www.mediafire.com/?5nys2vmnwsv)
Título: Re: CIOE 1972
Enviado por: zecouves em Dezembro 13, 2007, 09:30:10 am
Citação de: "GEP"
Como recordação para os mais novos no ficheiro em anexo mostro os 2 primeiros folhetos recebidos na primeira noite do curso de Operações Especias realizado em 1972.
A segunda noite, já não era passada em Penude,mas sim a fazer a primeira das muitas provas do curso,era a prova denominada "Largada".

Cordiais Saudações ao Fórum
http://www.mediafire.com/?5nys2vmnwsv (http://www.mediafire.com/?5nys2vmnwsv)


Obrigado por partilhar um documento histórico!

Cumprimentos.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Dezembro 13, 2007, 10:02:51 am
Um documento muito interessante. :wink:
Título:
Enviado por: BS em Janeiro 04, 2008, 02:43:15 am
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Lancero"
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg221.imageshack.us%2Fimg221%2F132%2Fcomandodf0.jpg&hash=1109d3e1f2861a24ae59ed0ca76b5048)

Fonte: DEBAY, Yves (2007) "Foreign Elite: Kabul QRF - Portuguese Commandos", in Combat & Survival Nov. 2007, Huddersfield, pp. 14-17.  :wink:


a unica coisa que falta nesta foto seja talvez uma m4 ou uma m16 é que ver forças especiais com estas armas é deprimente..
Título:
Enviado por: ricardonunes em Janeiro 04, 2008, 09:21:46 am
E eu que gostava tanto de andar deprimido  :idea:
Título:
Enviado por: ShadIntel em Janeiro 04, 2008, 11:08:34 am
Citação de: "BS"
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Lancero"
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg221.imageshack.us%2Fimg221%2F132%2Fcomandodf0.jpg&hash=1109d3e1f2861a24ae59ed0ca76b5048)

Fonte: DEBAY, Yves (2007) "Foreign Elite: Kabul QRF - Portuguese Commandos", in Combat & Survival Nov. 2007, Huddersfield, pp. 14-17.  :wink:

a unica coisa que falta nesta foto seja talvez uma m4 ou uma m16 é que ver forças especiais com estas armas é deprimente..

Não tenho a certeza que o comando fotografado partilhe essa opinião. Com a sua "velha" G3A4, vale provavelmente meia dúzia (ou mais) dos que andam por aí com M4 ou M16...
Título:
Enviado por: BS em Janeiro 04, 2008, 11:38:50 am
Não duvido das capacidades do militar Português antes pelo contrário...mas acho que a m4 traria muito mais vantagens e aplicava-se melhor às missões destas forças...
Título:
Enviado por: LM em Janeiro 04, 2008, 12:57:49 pm
Lembro-me de falar em um casamento à cerca de 1 ano com um oficial comando e ele defender o uso de HK MP5 / MP7 na comanhia comando no Afeganistão pois a maior probabilidade de combate é a "curta" distancia... concedeu que, devido a ser mais polivalente, o ideal é 5,56mm moderna tipo G36.

Tiros "high power" e/ou a centenas de metros (onde a G3 7,62mm é excel) é uma pequena minoria das situações em campanha, segundo ele
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 04, 2008, 01:23:55 pm
Pois é, mas a GNR até veio a dizer que não se importava de emprestar as G-36 e os Comandos preferiram as G-3. Não nos podemos esquecer que os Comandos têm ao seu dispor as SIG-543 e preferiram ir com as G-3. Não esquecer que o CTC faz parte da BRR e se houvesse necessidade poderiam ir com as Galil, se os Fuzos quando foram para Timor foram de Galil, porque é que os Comandos não foram?

Porque preferem as G-3...
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Janeiro 04, 2008, 02:06:06 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
se os Fuzos quando foram para Timor foram de Galil


Nunca tinha ouvido falar desta situação...não se arranja ai uma fotozita?, s.f.f. :wink:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 04, 2008, 03:02:55 pm
Epá talvez na revista "Boina Verde" da altura tenha alguma foto, o problema é que eu neste momento não tenho scaner. :oops:

Tb talvez se encontre alguma coisa no CM.
Título:
Enviado por: zecouves em Janeiro 04, 2008, 03:56:10 pm
A primeira unidade do Exército português destacada em Timor para a UNTAET foi o 1BIPara (Ref), comandado pelo TCor Cordeiro Simões. A Companhia de Fuzos desse Batalhão estava equipada com G3.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 04, 2008, 04:15:12 pm
Tens a certeza? Olha que eu ouvi o contrário.
Título:
Enviado por: zecouves em Janeiro 04, 2008, 04:19:34 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Tens a certeza? Olha que eu ouvi o contrário.


Eu estava lá e vi com os meus olhos. :shock:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 04, 2008, 04:37:14 pm
Então calo-me. :evil:

Mas de qualquer maneira eu acho que os Comandos tinham muitas opções para além da G-3, acho que isso todos nós concordamos. Como todos sabem neste momento o contigente Português é constituido fundamentalmente pela 22.ª CP e eles usam a Galil. Alguém já ouviu alguma coisa de haver problemas por usarem esta espingarda-automática em vez da G-3? Acho que não.
Título:
Enviado por: zecouves em Janeiro 04, 2008, 05:19:48 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Então calo-me. :evil:

Mas de qualquer maneira eu acho que os Comandos tinham muitas opções para além da G-3, acho que isso todos nós concordamos. Como todos sabem neste momento o contigente Português é constituido fundamentalmente pela 22.ª CP e eles usam a Galil. Alguém já ouviu alguma coisa de haver problemas por usarem esta espingarda-automática em vez da G-3? Acho que não.


Só para terminar a questão dos fuzos e da G3 podes ainda confirmar num site que encontrei ainda agora no google. Se olhares com atenção a espingarda é a G3: http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ ... /pag8.html (http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_fev2001/pag8.html)

Quanto à questão da Galil vs G3, à semelhança de outros posts anteriores, repito a mesma opinião: se fosse comandante de pelotão ou de Companhia, numa missão de combate, não de distribuição de roupa para a foto, preferia ter toda a tropa equipada com a mesma arma do que ter uns de Galill e outros de G3 com Lança-Granadas de 40mm acoplado. O motivo é o seguinte: É mais fácil gerir as munições se estas começarem a escassear, bem como as próprias armas se estas avariarem.

Obviamente que tudo é discutivel. A opinião de que com as 5.56 o combatente pode levar mais munições e que estão mais aconselhadas para o combate a curtas distancias pode estar correcta, mas como ainda sou da "velha escola" ... . Para além disso o pessoal no Afeganistão pode sempre ter stock de munições 7. 62 mm nas viaturas.

Realmente o ideal era uma 5.56 mm polivalente, mas até lá G3 for ever!
Título:
Enviado por: BS em Janeiro 04, 2008, 07:27:44 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pois é, mas a GNR até veio a dizer que não se importava de emprestar as G-36 e os Comandos preferiram as G-3. Não nos podemos esquecer que os Comandos têm ao seu dispor as SIG-543 e preferiram ir com as G-3. Não esquecer que o CTC faz parte da BRR e se houvesse necessidade poderiam ir com as Galil, se os Fuzos quando foram para Timor foram de Galil, porque é que os Comandos não foram?

Porque preferem as G-3...


Mas os comandos já não andam na selva para andar com uma arma assim...
Título:
Enviado por: ricardonunes em Janeiro 04, 2008, 09:00:46 pm
Citação de: "BS"

Mas os comandos já não andam na selva para andar com uma arma assim...


O que o leva a dizer isso  :?:
Título:
Enviado por: BS em Janeiro 04, 2008, 09:04:09 pm
o facto de eles só estarem a ser destacados para missoes em cidades...e de precisarem duma arma com mais precisão e não com tanta potência...
Título:
Enviado por: ricardonunes em Janeiro 04, 2008, 09:14:03 pm
Citação de: "BS"
o facto de eles só estarem a ser destacados para missoes em cidades...e de precisarem duma arma com mais precisão e não com tanta potência...


Então como justifica uma coisa destas  :wink:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg220.imageshack.us%2Fimg220%2F8569%2Fabaghdadtroops8d61f8ca4.jpg&hash=ca250c256e6f59ab51f2e7a1eb0b5f22)

Arma diferente mas o mesmo calibre.
Título:
Enviado por: BS em Janeiro 04, 2008, 09:20:19 pm
duas daquelas armas são snipers... a outra penso que estava la só para cobrir os outros para além disso essa outra esta noutra classe de armamento..logo tem outra função que não a as "espingardas de assalto"
Título:
Enviado por: ricardonunes em Janeiro 04, 2008, 09:28:24 pm
Citação de: "BS"
duas daquelas armas são snipers... a outra penso que estava la só para cobrir os outros para além disso essa outra esta noutra classe de armamento..logo tem outra função que não a as "espingardas de assalto"


Não meu caro, são tão sniper's como uma G3 com uma Leopold igual á que está montada na Galil nas fotos anteriores.

Naqueles ambientes, sempre sujeitos a "surpresas", é melhor uma arma com "força" (casas e muros feitos de barro e bosta de vaca) do que cadência de tiro.

Isto é apenas a minha opinião, nunca estive em teatro de guerra, portanto é só teoria  :wink:
Título:
Enviado por: Lancero em Janeiro 04, 2008, 09:35:03 pm
Já vamos em quantas comissões? A próxima companhia de Comandos será a quarta, IIRC.
Não acham que se a G3 não fosse adequada já teria sido substítuida?

A Área de Operações onde a QRF portuguesa actua vai das cidades, ao 'deserto', passando pelas montanhas a média altitude, ou pelos campos de ópio. Ou seja, maioritariamente campos abertos onde as vantagens de um maior calibre são reconhecidas.
Título:
Enviado por: ricardonunes em Janeiro 04, 2008, 09:54:37 pm
Citação de: "Lancero"
Não acham que se a G3 não fosse adequada já teria sido substítuida?



Acho que uma grande maioria, acha que se está a levar as armas que estiveram no Ultramar, fruto das noticias de que continuamos a ter a mesma arma á...!

Só sei que em 2000 abri um caixote de G3 novas, no GALE.

E como esse caixote, devem haver muitos no DGME.


E acredito, não sei, que são essas que estão a ser usadas :idea:
Título:
Enviado por: Miguel em Janeiro 04, 2008, 10:04:35 pm
A G3 é uma senao a melhor arma neste momento em serviço, o problema é saber qual é o seu estado de conservamento.

A titulo de exemplo, os Franceses estao desgraçados com as suas Famas a cair aos pedaços..

Se ainda tinhamos a linha de montagem da G3 :cry:

Podiamos desenvolver uma G3 "New Generation"
Título:
Enviado por: BS em Janeiro 04, 2008, 10:16:24 pm
Citação de: "Lancero"
Já vamos em quantas comissões? A próxima companhia de Comandos será a quarta, IIRC.
Não acham que se a G3 não fosse adequada já teria sido substítuida?

A Área de Operações onde a QRF portuguesa actua vai das cidades, ao 'deserto', passando pelas montanhas a média altitude, ou pelos campos de ópio. Ou seja, maioritariamente campos abertos onde as vantagens de um maior calibre são reconhecidas.


o problema é que os comandos não andama  fazer o que faziam no ultramar...a g-3 adequa-se àquilo que os comandos deveriam fazer na teoria...mas a meu ver colocar forças especiais em teatros de defesa urbana..enfim..
Título:
Enviado por: ricardonunes em Janeiro 04, 2008, 10:30:09 pm
Citação de: "Miguel"
A G3 é uma senao a melhor arma neste momento em serviço, o problema é saber qual é o seu estado de conservamento.

Do que eu sei, as que sairam da linha de montagem (e não foram colocadas ao serviço), estão conservadas em massa consistente  :lol: tirando as datas de fabrico!

Citação de: "Miguel"
Se ainda tinhamos a linha de montagem da G3 :cry:

Podiamos desenvolver uma G3 "New Generation"


Ora ai está, já defendo um peeling á muito tempo (ver o sucesso de ver uma Galil maquilhada), mas realmente sem linha de montagem... tarefa mais dificil, mas não impossivel!
Título:
Enviado por: Aim em Janeiro 04, 2008, 10:54:54 pm
Parece então que a velha história que se ouve por muitos lados em que afirmam que as armas que os actuais militares usam actualmente são as mesmas da guerra colonial não é bem verdade  :)
Título:
Enviado por: LM em Janeiro 04, 2008, 11:53:50 pm
Citar
Quanto à questão da Galil vs G3, à semelhança de outros posts anteriores, repito a mesma opinião: se fosse comandante de pelotão ou de Companhia, numa missão de combate, não de distribuição de roupa para a foto, preferia ter toda a tropa equipada com a mesma arma do que ter uns de Galill e outros de G3 com Lança-Granadas de 40mm acoplado. O motivo é o seguinte: É mais fácil gerir as munições se estas começarem a escassear, bem como as próprias armas se estas avariarem.


Não sou militar mas este texto faz-me todo o sentido.

Aliás sendo a nossa unidade de um escalão pequeno (ie, mt dependente de terceiros na logistica de combate) não deve ser agradavel estar rodeado de unidades aliadas no meio de nenhures e com armas individuais de calibre diferente das deles...

Julgo urgente ter nas formações de combate uma distribuição de armas bem definida em cada escalão - tipo: (G36+MG4) + MG3...
Título:
Enviado por: ricardonunes em Janeiro 05, 2008, 12:24:34 am
Citação de: "LM"
Citar
Quanto à questão da Galil vs G3, à semelhança de outros posts anteriores, repito a mesma opinião: se fosse comandante de pelotão ou de Companhia, numa missão de combate, não de distribuição de roupa para a foto, preferia ter toda a tropa equipada com a mesma arma do que ter uns de Galill e outros de G3 com Lança-Granadas de 40mm acoplado. O motivo é o seguinte: É mais fácil gerir as munições se estas começarem a escassear, bem como as próprias armas se estas avariarem.

Não sou militar mas este texto faz-me todo o sentido.

Aliás sendo a nossa unidade de um escalão pequeno (ie, mt dependente de terceiros na logistica de combate) não deve ser agradavel estar rodeado de unidades aliadas no meio de nenhures e com armas individuais de calibre diferente das deles...

Julgo urgente ter nas formações de combate uma distribuição de armas bem definida em cada escalão - tipo: (G36+MG4) + MG3...


Concordo com os dois post, só me faz confusão a insistência em mudar o calibre das armas "ligeiras" para 5,56  :idea:
Título:
Enviado por: Johnnie em Janeiro 05, 2008, 01:41:58 am
Bem quem andou com a mitica G-3 nas mãos nem quer ouvir falar noutra arma tal como quem usou o camuflado lizard também por norma detesta o novo DPM em Rip-Stop mas são sinais dos tempos...Temos que andar para a frente...Se é 5,56 o calibre escolhido então o meu voto vai para a HK 416  ou para a G 36 :?
Título:
Enviado por: BS em Janeiro 05, 2008, 02:02:14 am
Citação de: "Johnnie"
( tudo menos essas bullpups que nos querem impingir)  :lol: mais assério, os australianos andam com elas e parece-me uma arma adaptada aos novos tempos..mas na minha ignorante ideia preferia uma m4 para mim a melhor "espingarda de assalto".
Título:
Enviado por: Johnnie em Janeiro 05, 2008, 02:07:10 am
Estás a falar das Styer AUG, bem se as achas bonitas quem sou eu, gostos são gostos  :roll:
Título:
Enviado por: BS em Janeiro 06, 2008, 11:55:54 pm
la esta são gostos...
Título:
Enviado por: Iris-t em Janeiro 07, 2008, 01:37:54 am
Citação de: "Johnnie"
Estás a falar das Styer AUG, bem se as achas bonitas quem sou eu, gostos são gostos  :roll:


Para mí el Steyr AUG, es el único bull pup que merece la pena como fusil de dotación, ahora normalmente las fuerzas especiales no quieren fusiles de este tipo (el SAS usa Diemaco C7, variante canadiense del M-16), igual que los franceses (1er Rpima, 13 RDP), aunque estos usan la versión americana M-16A2, en cuanto al Famas y el Sa-80 son horribles sobre todo el segundo no entiendo como fuerzas tan preparadas como el Para Regiment o Royal Marines británicos siguen usando ese fusil tan horrible.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 07, 2008, 10:01:55 am
Os Britânicos por causa dos problemas com essa Espingarda-automática entregaram a arma à HK (firma que é propriedade Britânica) para eles melhorarem o modelo. O resulatdo segundo os Britânicos foi espectacular e neste momento é uma arma fiável e não tem nenhum dos problemas que anteriormente tinham.
Título:
Enviado por: Lancero em Janeiro 07, 2008, 10:56:58 am
Citação de: "BS"
Citação de: "Johnnie"
( tudo menos essas bullpups que nos querem impingir)  :lol: mais assério, os australianos andam com elas e parece-me uma arma adaptada aos novos tempos..mas na minha ignorante ideia preferia uma m4 para mim a melhor "espingarda de assalto".

Citação de: "Johnnie"
Estás a falar das Styer AUG, bem se as achas bonitas quem sou eu, gostos são gostos



Para ser picuínha,
Os australianos (e neozelandeses) usam a Austeyr F88 - e variantes.
Título:
Enviado por: Lightning em Janeiro 07, 2008, 06:32:42 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Os Britânicos por causa dos problemas com essa Espingarda-automática entregaram a arma à HK (firma que é propriedade Britânica)


Pensava que a HK era Alemã...
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Janeiro 07, 2008, 06:43:12 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Os Britânicos por causa dos problemas com essa Espingarda-automática entregaram a arma à HK (firma que é propriedade Britânica)

Pensava que a HK era Alemã...

Citar
In 2002
 British Aerospace/Royal Ordnance restructured its business and sells Heckler & Koch to private investors.
 
In 2003
 the owners restructure the business set-up for the group and separate the business into a commercial and a defence / law enforcement segment. The newly set-up Heckler & Koch Jgd und Sprotwaffen GmbH (HKJS) started its operations on 1 July 2003.

  :?:  


Fonte: http://www.hkd-usa.com/History (http://www.hkd-usa.com/History)
Título:
Enviado por: Iris-t em Janeiro 07, 2008, 10:00:14 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Os Britânicos por causa dos problemas com essa Espingarda-automática entregaram a arma à HK (firma que é propriedade Britânica) para eles melhorarem o modelo. O resulatdo segundo os Britânicos foi espectacular e neste momento é uma arma fiável e não tem nenhum dos problemas que anteriormente tinham.


Esa es la versión oficial, de MoD británico, pero los comentarios en general de los militares, es que pese a que el SA-80 ha mejorado sensiblemente sigue siendo un fusil con bastantes problemas de fiabilidad, lo único que se salva es que es bastante preciso y la mira SUSAT, que parece ser que es bastante buena.
Título:
Enviado por: HSMW em Janeiro 11, 2008, 10:36:19 pm
Citação de: "Aim"
Parece então que a velha história que se ouve por muitos lados em que afirmam que as armas que os actuais militares usam actualmente são as mesmas da guerra colonial não é bem verdade  :)


Essas são usadas apenas para instrução. Nem são usadas para dar tiro.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 12, 2008, 10:52:38 am
Citação de: "HSMW"
Citação de: "Aim"
Parece então que a velha história que se ouve por muitos lados em que afirmam que as armas que os actuais militares usam actualmente são as mesmas da guerra colonial não é bem verdade  :)

Essas são usadas apenas para instrução. Nem são usadas para dar tiro.


Pelo menos na ETP é como são usadas. Andei com uma G-3 nas mãos durante toda a recruta, mas disparei com a Galil, na sub-especialidade é já só com a Galil.
Título:
Enviado por: Miguel em Janeiro 12, 2008, 11:42:05 am
Sobre a Galil e o Carl Gustav nos Paras...

Um amigo meu (para) disse me que a escolha desses equipamentos nos anos 80 tinha a ver com a influencia da AK47 e RPG7 nas guerras de Africa.

E como nao podia-se comprar material russo estando na NATO, foi escolhido a GALIL (estive quase para ser a VAMET) e o Carl Gustav.

Outros tempos :wink:
Título:
Enviado por: acpool em Janeiro 13, 2008, 11:51:37 pm
Boas

A G3 como a Galil são as armas mais fiaveis que o exercito tem neste momento para o combate de guerrilha. O exercito tem ainda uma grande parte das suas G3 operacionais para o combate mesmo as que foram para a guerra colonial se ainda existirem,  é só retirar a massa concistente, ou massa presistente para alguns quarteleiros,:)

A G3 como a Sig Sg 543 ou Galil, todas tem os seus problemas, por exemplo a G3 apesar dos anos de uso por ambas as unidades miliatares nas minhas mãos já estalei em instrução uma cronha e ao meu lado conseguiram mesmo partir a cronha da g3 a fazer rolamentos, mas foi a questão de trocar a cronha e lá estava a menina pronta a fazer fogo.
Com a Sig, apesar de ser a mais recente é a que dá mais problemas, esta tb é muito facil de empenar as cronhas numa queda, por exemplo a bonita “queda na mascra”, e com algum pó não dispara, e as cronhas não dão para tocar.
Da Galil é a que desconheco que haja muitos problemas com ela, apesar de se queixarem que com algum pó não dispara.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.impactguns.com%2Fstore%2Fmedia%2Fgalil_post_le.jpg&hash=8cf23a7579cfaf9a727dcc524ec00734)
A escolha da Galil, para os Pára-quedistas, foi  na altura que os pára-quedistas eram da alçada da FA, e que estes tinham “decisão autonoma”, os seu comandantes queriam na altura re-equipar os seus miliatraes com armamento de topo, dai surgira a Galil, construida por israelitas,(como já afirmei eles é que percebem da coisa porque eles é que estão metidos nestes assuntos á varios anos), que na altura afirmaram ser uma alternativa à AK-47, mas esta arma foi contestada pela falta de eficacia pelo exercito da Estónia após comprar um lote destas armas, apesar desta contestação a arma tornou-se muito popular entre os vários exercitos, mas nunca equipou as forcas especiais Israelitas, ficando sempre com a opeção AK-47 e M16. Assim sendo esta era a melhor arma na altura sem ser as famosas M16 Amaricana e AK-47 Russa.


No Exercito as várias unidades com exepção das Forças Especiais (Operações Especias e Comandos) mas onde não englova os pára-quedistas estes não fazem tiro com as armas que têm instrução, “andar á Cambalhota”, na altura de fazer tiro estes trocam as armas por armas aptas para fazer  tiro, limpas sem poeiras.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Lancero em Janeiro 14, 2008, 03:48:35 pm
Citação de: "Iris-t"
Para mí el Steyr AUG, es el único bull pup que merece la pena como fusil de dotación, ahora normalmente las fuerzas especiales no quieren fusiles de este tipo (el SAS usa Diemaco C7, variante canadiense del M-16), igual que los franceses (1er Rpima, 13 RDP), aunque estos usan la versión americana M-16A2, en cuanto al Famas y el Sa-80 son horribles sobre todo el segundo no entiendo como fuerzas tan preparadas como el Para Regiment o Royal Marines británicos siguen usando ese fusil tan horrible.


O número de C7 comprados pelos britâncicos (para Operações Especiais, Pathfinder e Royal Marines) foi irrisório e nunca foi adoptada como arma oficial. O que eles adoptaram, depois, foi a C8SFW (adoptada como L119A1) para uso nas SF, Pathfinders, RM Patrol Troop, SFSG ...). Mais recentemente adoptaram a C8CQB (ainda sem designação L****) para substutuir as HK53 nas unidades de protecção pessoal.
E há algum tempo que já não existe Diemaco. Agora é Colt Canada
Título:
Enviado por: zecouves em Janeiro 16, 2008, 11:14:05 am
Fui hoje à página do Exército e encontrei informação q.b. sobre as FND, embora um pouco desactualizada num ou outro ponto. http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... sp?stage=1 (http://www.exercito.pt/portal/exercito/_specific/public/allbrowsers/asp/projufnd.asp?stage=1)

Se calhar eu era o unico que ainda não sabia ...   :?
Título:
Enviado por: Viriato - chefe lusitano em Janeiro 20, 2008, 06:42:45 pm
Para quem quiser contactar com Comandos, aqui vai o forum
 deles: http://www.forumforfree.com/viewtopic.p ... m=comandos (http://www.forumforfree.com/viewtopic.php?t=240&mforum=comandos)
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Abril 22, 2008, 12:09:10 am
FOpEsp no Exercício Serra Branca 2008:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fportal%2Fexercito%2F_specific%2Fpublic%2Fueo%2FCTOE%2F1vert.gif&hash=5cf1af0da81f7e0f67ab194508793b1b)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fportal%2Fexercito%2F_specific%2Fpublic%2Fueo%2FCTOE%2F2hior.gif&hash=81cfcf77d82a21767ef3ece087d98bd9)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fportal%2Fexercito%2F_specific%2Fpublic%2Fueo%2FCTOE%2F1hior.gif&hash=7b6f0471815d2373174c08cb4192c6f7)
Título:
Enviado por: ruben lopes em Maio 22, 2008, 03:01:45 pm
já que as G-3´s vão ser  substituidas, poderia-se comprar a HK417 para estas forças especiais!
é uma gigantesca vergonha irem para o afeganistão forças especiais como os comandos com G3´s!!! :shock:
sendo forças especiais deviam ter armas mais avançadas.
Título:
Enviado por: ruben lopes em Maio 22, 2008, 03:03:13 pm
ai desculpem-me, queria dizer HK416!
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 23, 2008, 11:01:53 am
Aconselho a leres com calma este tópico:

http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=1585 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=1585)
Título:
Enviado por: tyr em Maio 25, 2008, 02:21:31 pm
a g3 é tão má que os americas andam a tentar equipar cada secção com duas armas cal 7.62 (os modelos são M14, G3 e Fn FAL)
Título:
Enviado por: legionario em Maio 25, 2008, 02:56:01 pm
Citação de: "tyr"
a g3 é tão má que os americas andam a tentar equipar cada secção com duas armas cal 7.62 (os modelos são M14, G3 e Fn FAL)


A velhinha G3 calibre 7,62 consegue ser bem melhor que a moderna FAMAS francesa calibre 5, 56 ! Esta ultima que obedece a todos os requisitos Nato, é uma autentica "flor de estufa" ; basta apanhar agua, poeiras etc, ja nao ha arma para ninguem ! E se cai ao chao, cuidado para nao se partir nenhuma das peças plasticas...em contrapartida tem um alcance util de 200 metros (300 metros para os melhores atiradores) .
Título:
Enviado por: jmg em Maio 25, 2008, 04:01:28 pm
Para mim a G3 só é desagradável nas areas edificadas, porque é pesada e comprida.
Agora em cenário "normal", defensiva, entrincheirado ou ofensiva contra IN ligeiramente protegido, não há dúvidas que a G3 com a sua precisão e munição potente é uma mais valia.
Título:
Enviado por: Renato Ferreira em Junho 20, 2008, 03:36:28 pm
Tenho uma duvida.Entre os fuzileiros e os rangers qual deles têm melhore preparação para o combate? :G-boxing:
Citar
Título:
Enviado por: tyr em Junho 20, 2008, 05:16:54 pm
respondo te com uma pergunta:
 o que sabe melhor, um gelado ou um cacau quente?
Título:
Enviado por: ruben lopes em Junho 20, 2008, 05:55:06 pm
os rangers, sem duvida.
Título:
Enviado por: Duarte em Junho 20, 2008, 06:05:12 pm
Com este calor, cai melhor um geladinho  c34x
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 20, 2008, 06:46:44 pm
Citação de: "Duarte"
Com este calor, cai melhor um geladinho  :lol: )
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 20, 2008, 06:47:16 pm
Citação de: "ruben lopes"
os rangers, sem duvida.


É a voz da experiencia.
Título:
Enviado por: tyr em Junho 20, 2008, 06:56:52 pm
LOL
Título:
Enviado por: tyr em Junho 20, 2008, 07:02:12 pm
Ruben a este nivel não existe melhor. Existe melhor para uma determinada situação, se me disseres procedimentos de combate puro e duro, ai diria comandos (o curso de comandos é praticamente levar nos cornos e procedimentos de combate).
De resto os fuzos têm uma missão e uns parametros de combate para os quais treinam, os Rangers têm outros parametros de combate.

E se dizes que os ranger são melhores que os Fuzos, quero ver os rangers dentro de uma traineira a combaterem pessoal treinado para o fazer.

A minha resposta a minha propria pergunta é , se estiver frio prefiro o cacau quente, mas se estiver calor ai vai um geladinho :P
Título: Re: Comandos? Rangers?
Enviado por: veterano969 em Junho 29, 2008, 12:11:43 am
Citação de: "Morkanz"
Forças Especiais

Fuzileiros/DAE - Água
Pára-Quedistas/SOGA - Ar

certo?

e os Comandos? e os Rangers?

depois de ter visto este video dos Rangers, ainda fiquei mais indeciso:
http://www.youtube.com/watch?v=SSJEdPs8 ... ed&search= (http://www.youtube.com/watch?v=SSJEdPs8vWw&mode=related&search=)


Água, Ar, mato (muito mato), guerrilha Urbana, enfim 9 meses a levar no corpo, e se a cabeça náo pensa o corpinho é k vai pagar.
Boa sorte
MAMA SUMAE ( a sorte protege os audazes, é perante o obstaculo que o homem se define)- COMANDOS
Título:
Enviado por: delta em Agosto 05, 2008, 09:28:35 pm
a minha opiniao é simples alista-te nas operaçoes especiais(rangers) cumpres o tempo de formaçao 18 meses a seguir inscreve-te nos comandos cumprindo tb o tempo necessario para compensar a formaçao e a seguri podes tirar um curso de paraquedismo civil para completar a tua formaçao  tem  ambos varias vertentes em agua frio e calor é giro
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 06, 2008, 11:21:26 am
Giro?! :roll:

Aguentar com um curso de Operações Especiais e uma de Comandos é giro?!

Já agora, os Rangers tb fazem o curso de Pára-quedismo militar na ETP.
Título:
Enviado por: delta em Agosto 06, 2008, 06:13:17 pm
ora com se sabe nas forças armadas o esforço é gradual, apost frequentar um curso de tropa especial(seja ela qual for) seguramente se adquire uma prparaçao fisisca e psicologica em que ao frequentar outra tropa  de elite ja nao custe tanto ou nao se sofra tanto como da primeira em que nao estava-mos minimamente preparados  ao ingressar nas forças armadas,  e falei nestas duas pois uma tem uma vertente mais tactica(operaçoes especiais) e a outra mais a vertente força de destruiçao com uma complementar de estrategia e tactica.

  em relaçao a  questao do  militar de op esp (061) pode sim tirar o curso de paraquedismo miltar no c.t.a.t. eu referi o civil pois evita-se burocracia   no sistema e a unica diferença seria o curso de combate no curso de paraquedismo militar que se encontaria na formaçao comandopois  saem quase todos com a complementar de atiradores (031) de infanteria mas è giro!! :lol:  e sim ai fica-se com uma formaçao mais ou menos boa em termos operacionais....
Título:
Enviado por: tyr em Agosto 06, 2008, 06:40:47 pm
Tirar cursos de forças de elite consecutivamente tem um risco muito grande de lesão, quer por acidente num dos cursos, quer por joelhos ou costas completamente massacrados e disformes, actualmente tenho os joelhos feitos em &#&%#& por exesso de carga quando tinha os meus 20 e qualquer coisa anos.
Título:
Enviado por: Ermit em Agosto 06, 2008, 06:47:14 pm
Caro tyr qual foi o curso que se especializou no exército?se não for indescrição  :wink:

Cumprimentos
Título:
Enviado por: tyr em Agosto 06, 2008, 06:50:37 pm
Desde que me tornei engenheiro esqueci me do que fazia quando pensava com as Botas, ha que evoluir (mas ja andei por todo o lado, desde a carregueria até lamego, passando por tancos)  :twisted:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 06, 2008, 06:55:26 pm
Citação de: "tyr"
Tirar cursos de forças de elite consecutivamente tem um risco muito grande de lesão, quer por acidente num dos cursos, quer por joelhos ou costas completamente massacrados e disformes, actualmente tenho os joelhos feitos em &#&%#& por exesso de carga quando tinha os meus 20 e qualquer coisa anos.


E há quem entre pelas portas de armas a correr e saia a coxear...e sem que tenha cursos sucessivos nas várias Tropas Especiais.
Título:
Enviado por: Ermit em Agosto 06, 2008, 06:58:14 pm
Citação de: "tyr"
Desde que me tornei engenheiro esqueci me do que fazia quando pensava com as Botas, ha que evoluir (mas ja andei por todo o lado, desde a carregueria até lamego, passando por tancos)  :twisted: Temos máquina... hehe :wink:

cumprimentos
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 06, 2008, 06:59:57 pm
Citação de: "delta"
 em relaçao a  questao do  militar de op esp (061) pode sim tirar o curso de paraquedismo miltar no c.t.a.t. eu referi o civil pois evita-se burocracia   no sistema e a unica diferença seria o curso de combate no curso de paraquedismo militar que se encontaria na formaçao comandopois  saem quase todos com a complementar de atiradores (031) de infanteria mas è giro!! :lol:  e sim ai fica-se com uma formaçao mais ou menos boa em termos operacionais....


CTAT? Isso já acabou à muito e nunca foi lá mas sim na ETAT actual ETP.
Título:
Enviado por: delta em Agosto 06, 2008, 07:37:28 pm
tem razao sr cabeça  nao era no ctat e sim na etat.; mas da maneira que isto anda um dia acaba a tropa...  :lol:   en relaçao aos riscos de tropas especiais bem... na minha opiniao  a vida é um risco  mas vive-se...  e quando se gosta arrisca-se até cansar se cansou treina-se mais consciente dos riscos  mas no nosso pais nao da para suar a farda com 100% de gosto pois nao da futuro....  talvez em alguns T.O.  fora do territorio nacional se ponha o conhecimento adquirido.

      mas nao só nas trpoas de elite em todo o serviço militar a risco de accidentes e lesoes  por isso a que ter sempre cuidado pois saude  é muto valiosa
Título:
Enviado por: Renato Ferreira em Setembro 17, 2008, 11:41:47 am
Tenho uma duvida quanto ganha um ranger de salario?
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 17, 2008, 11:54:42 am
Não ganha nem mais nem menos do que um militar não-"Ranger" com a mesma patente...Portanto a pergunta deve quanto ganha um militar com a patente x ou com a patente y, etc.

Fala-se de criar um subsídio para os Militares das "Tropas Especiais" do Exército (OE "Rangers", Comandos, Paraquedistas), à semelhança do que já existe para os Paraquedistas, mas até agora...
Título:
Enviado por: jmg em Setembro 17, 2008, 01:25:08 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Não ganha nem mais nem menos do que um militar não-"Ranger" com a mesma patente...Portanto a pergunta deve quanto ganha um militar com a patente x ou com a patente y, etc.

Fala-se de criar um subsídio para os Militares das "Tropas Especiais" do Exército (OE "Rangers", Comandos, Paraquedistas), à semelhança do que já existe para os Paraquedistas, mas até agora...


Esse subsídio teria razão de ser caso tivessem falta de voluntários, ora para as forças especiais nunca faltaram voluntários.
Daí talvez esse subsidio não ir em frente.
Título:
Enviado por: Trafaria em Setembro 17, 2008, 10:47:13 pm
Então impoe-se uma pergunta:
Alguma vez faltaram voluntários aos páras? (sinceramente desconheço a resposta)

Ouvi dizer que estava em estudo o alargamento do subsidio a todas as tropas especiais. Isto nao é linear, mas em principio concordo.
Título:
Enviado por: rangerovsky em Setembro 18, 2008, 09:42:58 am
eu estive em Lamego, em 2001, conclui o curso com aproveitamento e recebia o ordenado mínimo,  claro que não se pagava alimentação e estadia. mas já naquela altura se falava em darem esses subsídios,  e ate agora nada. quanto a falta de pessoal na minha altura estávamos 200 operacionais +- não tenho números concretos, mas quando la fui ao dia da unidade vi o dobro de operacionais. o que se faz e que dão cursos de atirador furtivo e cursos de cabo para incentivar a malta a ficar la aumentando assim o ordenado significativamente. e a possibilidade de ingresso nas forças de segurança com mais e melhor formação
Título:
Enviado por: rangerovsky em Setembro 18, 2008, 09:48:23 am
quanto aos paras e pelo que sei sempre tiveram incorporações bastante numerosas. ao passo que nos rangers eram a volta de 70 homens/incorporação com dois cursos por ano
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 23, 2008, 12:56:05 pm
Bem, uma coisa é manter básicamente um batalhão operacional, outra coisa é manter uma brigada, só isso percebe-se a diferença entre a ETP e o CTOE.

A minha incorporação tinha mais de 200 recrutas, dos quais muito menos de 100 chegaram ao fim (especialidade e sub-especialidade).
Título:
Enviado por: T.P em Outubro 01, 2008, 06:59:02 pm
Boas.


Alguem me pode dar umas luzes sobre os O.E ?
Título: ..
Enviado por: sNakeBaMbInO em Outubro 16, 2008, 09:25:35 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Deitando lenha para a fogueira:

Olha as boinas dos tipos estão um bocado pálidas...falta ali um pouco de cor...e até a espingarda-automática está errada, todas as pessoas sabem que a arma dos Boinas Verdes Portugueses é a Galil! :lol:

Uma excelente foto, espero por mais. ;)
Título: Re: ..
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 17, 2008, 12:53:23 pm
Citação de: "sNakeBaMbInO"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Deitando lenha para a fogueira:

Olha as boinas dos tipos estão um bocado pálidas...falta ali um pouco de cor...e até a espingarda-automática está errada, todas as pessoas sabem que a arma dos Boinas Verdes Portugueses é a Galil! :lol:

Uma excelente foto, espero por mais. ;)


A espingarda-automática mais usada pelos Pára-quedistas Portugueses é a Galil, seguido da G-3 com lança-grandas. A G-36 (presumo que seja isso de que estás a falar) que eu saiba ainda não é usada pelos Pára-quedistas.

Já vi algumas fotos de G-36 n Exército ( http://www.boinas-verdes.com/dia_brr/sl ... -0471.html (http://www.boinas-verdes.com/dia_brr/slides/Dia%20da%20BRR%202008-0471.html) ); mas na prática devem ser apenas alguns exemplares.

Deixo para quem sabe um pouco mais para confirmar ou negar as minhas informações.
Título:
Enviado por: alphaiate em Outubro 17, 2008, 02:01:20 pm
boas fotos :) pouco comum de se ver :)
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 17, 2008, 02:13:46 pm
E MG-4 :?  e ninguém diz nada...
Título:
Enviado por: lazaro em Outubro 17, 2008, 03:01:19 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Então têm "brinquedos" novos :lol:
Título:
Enviado por: Lancero em Outubro 17, 2008, 03:17:43 pm
Eu gostei do "aparelho" da UALE  :twisted:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.boinas-verdes.com%2Fdia_brr%2FDia%2520da%2520BRR%25202008-0472.JPG&hash=cb2d6b808694b7c33be4dfd412d34579)
Título:
Enviado por: Lightning em Outubro 17, 2008, 04:08:40 pm
Citação de: "Lancero"
Eu gostei do "aparelho" da UALE  :lol: , os Blindados 4x4 vão é para o UALE, a historia dos helicopteros é só para distrair :lol: .
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 17, 2008, 04:29:23 pm
O veiculo pertence à UALE, mas o militar que está atrás é Comando.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 17, 2008, 04:46:36 pm
Eu acho que o Lancero estava a falar deste "aparelho"...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg338.imageshack.us%2Fimg338%2F2932%2Fdia20da20brr2020080472io8.jpg&hash=ef3acc31db1e7a6b54eaef383750b2c1)
Título:
Enviado por: Johnny em Outubro 17, 2008, 05:30:43 pm
Citação de: "PereiraMarques"
E MG-4 :?  e ninguém diz nada...


A que unidades pertencem estas armas???
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 17, 2008, 05:46:01 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Eu acho que o Lancero estava a falar deste "aparelho"...

http://img338.imageshack.us/img338/2932 ... 472io8.jpg (http://img338.imageshack.us/img338/2932/dia20da20brr2020080472io8.jpg)


Mais me ajudas, toda a gente sabe que a UALE é extremamente exigente com os "aparelhos" que usa! c34x  :lol:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 17, 2008, 05:46:41 pm
Citação de: "Johnny"
Citação de: "PereiraMarques"
E MG-4 :?  e ninguém diz nada...

A que unidades pertencem estas armas???


Comandos presumo...
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 17, 2008, 05:48:03 pm
Citação de: "PereiraMarques"
E MG-4 :?  e ninguém diz nada...


No último "Boina Verde" tinha lá um artigo sobre as MP-9 usadas no Afeganistão pelos Páras.  c34x
Título:
Enviado por: jmg em Outubro 17, 2008, 06:01:23 pm
Se não me engano os PREC´s tais como COE, DAE, RESCOM tinham verba própria para adquirir diverso materiais/armamento.
Da mesma maneira que também têm espingardas para sniping podem ter adquirido pequenos lotes (eles também são poucos) de G36, MG4 e outras....
Também podemos perguntar porque a PE tem Beretta e MP5 quando o resto do Exército anda de UZI e P38.
Título:
Enviado por: voador em Dezembro 21, 2008, 12:22:44 am
estas armas são do CTC (ou melhor estão lhes cedidas pela fabrica para testes) a titulo oficioso.
Título: Re: Comandos? Rangers?
Enviado por: PJ Ferreira em Junho 25, 2011, 02:41:44 am
Lamento corrigir mas não é o brevet espanhol mas sim alemão.
Título: Re: Comandos? Rangers?
Enviado por: Lightning em Junho 25, 2011, 10:39:50 am
Vamos tentar não desenterrar tópicos antigos.

Qualquer assunto sobre as unidades Comandos e Rangers é favor colocar no tópico "Rangers, Comandos, Paras, etc".

Obrigado.
Título: Re: Comandos? Rangers?
Enviado por: chris em Abril 18, 2012, 07:30:34 am
boas os capitãos tambem vao para o campo de batalha ou ficam nas bases?  :N-icon-Gun:

Já aprendia a ler (vide mensagem acima sobre não "desenterrar" tópicos antigos) e a escrever, "capitãos" não existe é capitães.