Frota F-16 em risco

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balburdio

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Frota F-16 em risco
« em: Janeiro 13, 2008, 03:06:12 pm »
A frota F-16 pode estar em risco motivados pelos prazos para a conclusão da modenização dos aviões.

À medida que vão sendo modernizados os 40 aparelhos envolvidos no programa de modernização tem sido notória a falta de capacidade das OGMA em cumprir com os prazos impostos.

Estes prazos são contratuais e críticos para a FAP, já que esta tem feito um esforço considerável na preparação da futura estrutura de combate, quer na formação de pilotos e equipas de terra, quer na modernização de infraestruturas e metodologias de operação.
Nos corredores do estado maior da FAP fala-se já com certeza dada, da impossibilidade das OGMA conseguirem cumprir o contrato.
A razão apontada parece ser o facto de que este contracto, anterior à actual administação das OGMA gerida desde 2005 pelo consórcio Airholding (Embraer, EADS) e estar, segundo a própria administração, desenquadrado daquilo que a nova gerência pretende para as OGMA e que acaba por ser o fim da nossa industria aeronautica.
Efectivamente a Embraer pretende que a empresa abandone a sua componente industrial, já que quer passar todas a produção de componentes para o Brasil , onde a mão de obra é mais barata.
As OGMA passariam assim a prestar apenas serviços de manutenção, assistencia técnica e costumizações não envolvendo a produção.
Como a Embraer considera prioritários os serviços que envolvem a manutenção das aeronaves por ela produzidas (Embraer 170 e jactos executivos) tem canalizado certos recursos, que deveriam ter sido empregues no programa F-16, para esta outra valência.
Nomeadamente espaço nas instalações e pessoal comum às duas valências.
A parte estatal tem procurado garantir o cumprimento dos prazos, mas as clausulas de entrada do capital da Airholding tem sido um obstáculo que o estado não tem sabido (ou querido) ultrapassar.

Existe já um clima de pessimismo na FAP perante a anunciada falha de cumprimento, que pode com grande probabilidade, colocar em risco a estrutura de combate.
Efectivamente, a FAP, que inicialmente pretendia ter no prazo considerado (2012) 2 esquadras completamente operacionais com 40 F-16, reduziu posteriormente os requisitos do programa, para 33 aparelhos entre 2011 e 2012, impondo um ritmo de 4 a 5 aparelhos por ano.
Neste momento a FAP tem apenas 8 aparelhos modernizados, um número que evidencia o significativo atraso do programa.

Uma outra questão, esta referente à operacionalidade, é o facto de que a FAP não pode considerar a operação com este aaprelho sem a modernização por questões de vida útil de sistemas, este factor determina já hoje que grande parte da frota esteja inoperacional enquanto aguarda a modernização.
Com o envio de 4 aaprelhos MLU para defender o espaço aéreo da Estónia, Letónia e Lituânia, apenas estão disponíveis no país 4 aparelhos operacionais, o que torna impossível a execução da maioria das missões e valências da FAP, nomeadamente a manutenção de 2 aeronaves em alerta imediato; as missões na Madeira e nos Açores que foram descontinuadas, e missões de patrulha. Isto porque a FAP dá prioridade absoluta à formação de pilotos (os aparelhos bilugar tiveram prioridade no MLU).
Neste momento pode-se dizer, que enquanto aqueles 3 países bálticos vão beneficiar dos seviços da nossa FAP, o nosso próprio país está sem defesa áerea.

Assim vai a nossa defesa!
 

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Lancero

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« Responder #1 em: Janeiro 13, 2008, 04:20:59 pm »
Grande parte do que diz não é novidade. Por isso é que a FAP está a arcar ela mesma com grande parte do trabalho na doca 4 de Monte Real.

Neste momento é igual o número de A's e B's com MLU.
15133, F-16AM
15139, F-16BM
15121, F-16AM
15138, F-16BM
15137, F-16BM
15123, F-16AM
15124, F-16AM
15140, F-16BM


Ainda não há um mês, o Conselho de Ministros disponibilizou 11 milhões para a modernização dos F-16 - actualização de publicações operacionais e técnicas, aquisição de peças sobressalentes, reparações, apoio técnico, gestão e actualização de guerra electrónica, calibração de equipamentos e sustentação de software. O fornecedor é a USAF


A missão no Báltico já terminou há umas semanas e não houve notícia de carências em Portugal.


O desafio mais actual para as duas esquadras de F16 é a sua transferência temporária para Ovar de modo a que sejam feitas reparações na pista de Monte Real.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

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Lightning

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« Responder #2 em: Janeiro 13, 2008, 05:57:21 pm »
Além de que é falso que tenhamos enviado 4 F-16 MLU para o Baltico, foram 2 MLU e 2 OCU.
 

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Miguel

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« Responder #3 em: Janeiro 13, 2008, 06:34:00 pm »
Citação de: "Lightning"
Além de que é falso que tenhamos enviado 4 F-16 MLU para o Baltico, foram 2 MLU e 2 OCU.


Temos :
18 F16 OCU na Esquadra 201
8 F16 MLU na Esquadra 301

Portanto temos perto de 30 aeronaves no final deste ano.
 

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PereiraMarques

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« Responder #4 em: Janeiro 13, 2008, 07:02:59 pm »
19 F-16 OCU (16 "A", 3 "B")
7 F-16 MLU (4 "A", 3 "B")

 :arrow: http://callsignafp.blogspot.com/2007/07 ... os-de.html
« Última modificação: Janeiro 13, 2008, 07:12:35 pm por PereiraMarques »
 

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P44

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« Responder #5 em: Janeiro 13, 2008, 07:10:04 pm »
"Tareco"???!!!! :lol:  c34x
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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PereiraMarques

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« Responder #6 em: Janeiro 13, 2008, 07:18:11 pm »
Citação de: "P44"
"Tareco"???!!!! :lol:  :?: , agora a sério acabei por editar a msg porque tinha uma série de incorrecções :N-icon-Axe:
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #7 em: Janeiro 13, 2008, 09:30:06 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
19 F-16 OCU (16 "A", 3 "B")
7 F-16 MLU (4 "A", 3 "B")

 c34x

O MLU que as imagens mostram em baixo (imagens essas da visita de Sua Excelência o Senhor Presidente da República à Base Aérea de Monte Real a 17 de Outubro de 2007) é o AM "15122".  :wink:


Crédito: Presidência da República Portuguesa


Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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PereiraMarques

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« Responder #8 em: Janeiro 13, 2008, 09:59:50 pm »
Olha, afinal o "Tareco" (Jaguar) sempre apareceu...ainda bem porque as imagens que tinha colocado anteriormente eram precisamente essas...e "a César o que é de César" :wink:
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #9 em: Janeiro 13, 2008, 11:01:55 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Olha, afinal o "Tareco" (Jaguar) sempre apareceu...ainda bem porque as imagens que tinha colocado anteriormente eram precisamente essas...e "a César o que é de César" :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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PereiraMarques

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« Responder #10 em: Janeiro 13, 2008, 11:15:41 pm »
Basicamente, eu coloquei essas fotos, referindo que era o 15140 (quando afinal era 15122) e como fonte indiquei: Charlie Golf/Jaguar ("Tareco" :oops:  resolvi apagar tudo, mas o P44 ainda reparou no "tareco" :wink:
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #11 em: Janeiro 13, 2008, 11:21:45 pm »
Bem me parecia que essa do "Tareco" só podia ser coisa do Patrulhazinho44.  :twisted:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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balburdio

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« Responder #12 em: Janeiro 13, 2008, 11:33:30 pm »
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Citação de: "Lancero"
Grande parte do que diz não é novidade. Por isso é que a FAP está a arcar ela mesma com grande parte do trabalho na doca 4 de Monte Real.

Neste momento é igual o número de A's e B's com MLU.
15133, F-16AM
15139, F-16BM
15121, F-16AM
15138, F-16BM
15137, F-16BM
15123, F-16AM
15124, F-16AM
15140, F-16BM
espero que tenha razão, mas pense bem, qual é a proporção total entre
As e Bs?

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Ainda não há um mês, o Conselho de Ministros disponibilizou 11 milhões para a modernização dos F-16 - actualização de publicações operacionais e técnicas, aquisição de peças sobressalentes, reparações, apoio técnico, gestão e actualização de guerra electrónica, calibração de equipamentos e sustentação de software. O fornecedor é a USAF
tinha que o fazer, é uma questão contratual que não pode ser evitada apesar do executivo ter posto a LPM na gaveta... ou no lixo!


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A missão no Báltico já terminou há umas semanas e não houve notícia de carências em Portugal.
de facto não fomos atacados por nenhum dos nossos inúmeros inimigos.
já os carteis da droga agradecem a redução em 50% das patrulhas e a inexistência do estado de alerta.
Quem espera por notícias em portugal fá-lo debalde. ou temos conhecimento de causa ou estamos lixados!!

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O desafio mais actual para as duas esquadras de F16 é a sua transferência temporária para Ovar€


isso é um desafio???
mas em caso de guerra teriamos de fazer isso e muito mais.
ás vezes começo a pensar se as pessoas sabem realmente o que é que andam a fazer!  Uma deslocação é um desafio???
Por amor de Deus!!

Aliás o desafio não é da FAP, já que ela n é achada nem perdida nesta questão.
 

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balburdio

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« Responder #13 em: Janeiro 14, 2008, 01:00:08 am »
Citação de: "Lightning"
Além de que é falso que tenhamos enviado 4 F-16 MLU para o Baltico, foram 2 MLU e 2 OCU.


de facto é verdade.
inicialmente teriam sido considerados 4 MLu, mas a FAP reconsiderou, o envio dos 4 MLU monolugar teria deixado em portugal apenas os 4 MLU bilugar.
 

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balburdio

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« Responder #14 em: Janeiro 14, 2008, 01:03:43 am »
Citação de: "Miguel"
Citação de: "Lightning"
Além de que é falso que tenhamos enviado 4 F-16 MLU para o Baltico, foram 2 MLU e 2 OCU.

Temos :
18 F16 OCU na Esquadra 201
8 F16 MLU na Esquadra 301

Portanto temos perto de 30 aeronaves no final deste ano.


os objectivos do contrato são OBVIAMENTE 33 MLUs em 2012
os OCU que não estiverem modernizados deixam de estar operacionais nessa altura , ou isso ou repete-se a historia dos A-7P, 20 anos depois!!