Portugal vai investir 2,5 milhões de euros para integrar cinco portos no projecto de auto-estradas marítimasPortugal vai investir 2,5 milhões de euros até ao final do ano para ter os cinco maiores portos portugueses a funcionar no projecto de auto-estradas marítimas, disse o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Mário Lino falava na conferência de imprensa da Conferencia Ministerial sobre Auto-estradas do Mar e Logística, que hoje decorreu em Lisboa e que estabeleceu um plano de acção para o desenvolvimento das auto-estradas do mar.
Portugal vai ter, já este mês, as primeiras auto-estradas marítimas a funcionar, a partir dos portos de Sines e Leixões.
As duas carreiras regulares de transporte de mercadorias por via marítima, com uma frequência pré-determinada, vão ligar o porto de Leixões a Roterdão, na Holanda, e ao porto de Tillbury, no Reino Unido, e o porto de Sines a La Spezia, em Itália, em percursos com uma duração entre três e cinco dias.
A aplicação das auto-estradas marítimas é uma das medidas que vai permitir mais do que duplicar o volume de carga movimentado nos portos portugueses até 2015, objectivo definido nas Orientações Estratégicas para o Sector Marítimo-Portuário.
Opção estratégica, Portugal tem de privilegiar o transporte marítimo, nações altamente desenvolvidas como Grã-Bretanha, Irlanda, etc. , têm a sua grande parte das suas trocas comerciais feitas por mar.
Portugal não tem de ficar excessivamente dependente do transporte terreste(excluindo o transporte ferroviário), podendo vir a ficar novamente refém de greves de camionistas espanhois, que impedem e em algumas vezes agridem camionistas portugueses, partem vidros e cortam fios e tubos de camiões que tentam circular nessas alturas, conforme já foi citado várias vezes pela comunicação social.