A remuneração dos militares das FA será justa?

  • 43 Respostas
  • 38975 Visualizações
*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
A remuneração dos militares das FA será justa?
« em: Outubro 05, 2006, 11:48:52 pm »
Gostaria de abrir este tópico e ver as vossas opiniões.
Atentamente
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11009
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3202 vez(es)
  • +731/-1031
Re: A remuneração dos militares das FA´s será justo?
« Responder #1 em: Outubro 06, 2006, 01:17:13 am »
Citação de: "Submarinista"
Gostaria de abrir este tópico e ver as vossas opiniões.


Acho que se lhes perguntarem é claro que vão dizer que são mal pagos
...como qualquer outra pessoa diria...

Já agora tá a referir-se a algum posto em especial?
Os militares ganham conforme o posto que tem por isso um soldado ganha 500 euros mas um general deve ganhar uns 5000, ou coisa parecida.
 

*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 06, 2006, 02:40:47 am »
Falo de uma forma geral, tanto que os vencimentos que os militaes têm esta á vista de todos

http://www.apracas.pt/
ABONOS E DESCONTOS

Façam o download do ficheiro em PDF
Atentamente
 

*

Queiros

  • 6
  • +0/-0
Re: A remuneração dos militares das FA´s será justo?
« Responder #3 em: Março 24, 2009, 08:22:00 pm »
ok. mas quem esta a estudar na academia militar ganha mt menos. eu ouvi falar em 170€ por mes. é verdade???
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11009
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3202 vez(es)
  • +731/-1031
Re: A remuneração dos militares das FA´s será justo?
« Responder #4 em: Março 24, 2009, 08:26:43 pm »
Citação de: "Queiros"
ok. mas quem esta a estudar na academia militar ganha mt menos. eu ouvi falar em 170€ por mes. é verdade???


Mas uma coisa é ganhar para trabalhar, outra é ganhar para estudar, olhe que nas universidades ninguém ganha para estudar, ainda tem é que pagar :lol: .
 

*

Dead_Corpse

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Março 24, 2009, 11:10:30 pm »
Não se pode dizer que os militares em geral ganhem mal... agora se se disser que os valores estão mal distribuidos onde lá em cima ganham muito e em baixo se ganha pouco, agravando, onde os que ganham muito ainda recebem ajudas de custo e representação para tudo e mais alguma coisa e que os outros nada recebem nas mesmas situações... ai sim... já muita tinta se pode gastar...
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #6 em: Março 25, 2009, 12:15:48 pm »
os militares da classe de praças e sargentos ganham mal, digo isto porque sei e ja passei por isso, o meu primeiro pré em Mafra EPI foram uns estonteantes 7 contos. Quando passei a 2º furriel eram na altura 74 contos furriel passou para 120 contos e 2º sargento 140 contos. Tendo em conta que actualmente e passados meia duzia de anos, um militar soldado da GNR ganha cerca de 800 euros  contra um soldado do exército que ganha 500 euros é so fazer contas e dizer se ganham bem. Nao podemos alienar realmente se ganham bem ou mal, se me preguntarem se hoje em dia eu ganho bem é claro que digo "eu nao ganho bem... os outros é que ganham mal" e tiro cerca de 3 vezes o salario minimo nacional, e nao axo que seja muito, há quem ganhe mto mais, agora face a necessidade de aumentarem voluntarios nas nossas FAP um dos incentivos a ter em conta é o aumento salarial. Mas pessoalmente penso que ganham mal. No mínimo cerca de 700 euros iniciais na classe de praças e 900 euros para 2º Furrieis.... o mato cansa e os exercícios sao duros, e estamos a falar de pessoas altamente profissionais, falta a motivaçao...
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Março 25, 2009, 07:22:47 pm »
Quem anda no meio operacional ganha MUITO MAL!!! Quem está atrás da secretária ou vai dormir todos os dias a casa, ganham mais que suficiente!!!

Já estive nas duas situações, portanto parece-me estar um pouco à vontade para falar.

A diferença de remuneração entre estar na vida operacional ou estar na vida de secretária é tão pequena que existe malta a fingir doenças, tanto físicas como psíquicas. Aqui sim, julgo que tenha de existir uma diferenciação bem acentuada, para que se acabe com as injustiças que existem.

"A Marinha é muito boa é pena é ter navios..." autor desconhecido
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1836
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +331/-6249
(sem assunto)
« Responder #8 em: Março 25, 2009, 07:37:23 pm »
Não me crucifiquem, mas acho que os militares ganham razoavelmente bem. E também posso falar porque fui militar. Penso que um militar profissional deve, mais do que um bom salário, ter condições para ser militar.

Estou a falar de instalações, apoio médico, material adequado, actividade operacional correspondente e um serviço social que tome em conta o alto desgaste da carreira de armas.

Sentia-me muito mais militar quando gozava de uma exuberante salário de 5.700$00 e tinha quase todas as coisas enumeradas acima, do que com um ordenado de 650 euros em que passava meses nos cotês à espera de nada.

Pagar bons salários e depois não ter dinheiro para manter os homens e material operacionais é desperdício puro.
 

*

Dead_Corpse

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Março 25, 2009, 09:22:49 pm »
Citação de: "FoxTroop"
Não me crucifiquem, mas acho que os militares ganham razoavelmente bem. E também posso falar porque fui militar. Penso que um militar profissional deve, mais do que um bom salário, ter condições para ser militar.

Estou a falar de instalações, apoio médico, material adequado, actividade operacional correspondente e um serviço social que tome em conta o alto desgaste da carreira de armas.

Sentia-me muito mais militar quando gozava de uma exuberante salário de 5.700$00 e tinha quase todas as coisas enumeradas acima, do que com um ordenado de 650 euros em que passava meses nos cotês à espera de nada.

Pagar bons salários e depois não ter dinheiro para manter os homens e material operacionais é desperdício puro.


Concordo plenamente contigo...
E o que achas de centenas de gajos numa cerimonia banal ali formados à espera para alguém chegar e só por chegar estar a receber mais "X" por ali estar e os que ali estão especados nada receberem. É nestas coisas que se deve cortar...  é tipo jogador de futebol... só de aparecer já está a ganhar mais. Por causa destas coisas é que o pessoal se queixa que ganha mal. eu faço serviços aqui e ali, vou para o mato esfolarme todo e não cai nada... o senhor oficial só de aparecer dentro do horário de serviço normal, toma lá mais "X" só por causa daquilo... é estas coisas que me fazem confusão.
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #10 em: Março 25, 2009, 10:00:56 pm »
Tanto 500, ou 700 Euros, são valores baixos, deveriam ganhar mais. Mas também não é só os soldados que são mal pagos. Há muita gente a receber salários baixos neste país. Os salários dos generaís só paracem altos em comparação aos dos soldados, porque também não são nada de exagerado.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #11 em: Março 26, 2009, 11:43:11 am »
Se alguem aqui no forum estiver a vontade no assuntos que construa uma tabela salarial comparativa entre militares das Forças Armadas e militares da GNR e cheguem a brilhante conclusao..... do qual ganham mais. Só para ficarem com uma pequena ideia, os militares que ganham mais, tanto soldados como sargentos e oficias dentro das FAP são os militares paraquedistas devido ao subsidio de risco e de salto.... mas também não é por ir além. Comcordo com o que disse o camarada SSK, quem anda no meio operacional o dinheiro que ganha não é suficientemente justo para a dureza de vida que levam... agora militares de secretaria que estao a meia duzia de metros de casa que se dao ao luxo de ir dormir a casa com a familia parece-me justo, conduto se o salario aumentar é para todos iguais ja que é ilegal distinguir salarialmente militar operacional de militar de secretaria. O desgaste físico, emocional e psíquico que um militar operacional esteja ele no exército, marinha ou força aérea é enorme, por isso deveriam ser aumentados usbstancialmente.... isto levanos para outro paradigma muito importante se nao crucial.....
1º Pilavs a pedirem transferia para companhias aereas civis;
2º militares altamente especializados, que procuram trabalho em companhias de empresas privadas com ordenados superiores;

Uma nota: saí ao pouco tempo no Jornal de Notícias o seguinte: Actualmente existem cerca de 60 mil seguranças privados em Portugal, contra cerca de 50 mil policias e GNR e outras forças de segurança e cerca de 40 mil militares dos 3 ramos... Isto dá que pensar.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11009
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3202 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #12 em: Março 26, 2009, 05:39:13 pm »
Só para corrigir alguns erros:

Citação de: "Instrutor"
os militares que ganham mais, tanto soldados como sargentos e oficias dentro das FAP são os militares paraquedistas devido ao subsidio de risco e de salto....

A nivel de vencimento mensal, que é definido pelo posto do militar, é igual para todos nos 3 ramos das Forças Armadas, mas se formos a adicionar a isso possiveis subsidios então quem ganha mais são os oficiais, sargentos e praças que são tripulantes de aeronaves na Força Aérea, o subsidio de voo é superior ao subsidio de saltos, é alias o maior subsidio de risco em todas as Forças Armadas, além de oficiais pilotos e oficiais navegadores existem várias posições no C-130, EH101, P-3 Orion, etc que são ocupadas por sargentos e praças.

Mas talvez os Pára-quedistas sejam os que ganham mais no total porque além do subsidio de salto vão 6 meses de cada vez para missões internacionais, na Força Aérea praticamente só o pessoal do C-130 é que faz missões e são de menor duração, 2/4 meses.

Citar
mas também não é por ir além. Comcordo com o que disse o camarada SSK, quem anda no meio operacional o dinheiro que ganha não é suficientemente justo para a dureza de vida que levam... agora militares de secretaria que estao a meia duzia de metros de casa que se dao ao luxo de ir dormir a casa com a familia parece-me justo, conduto se o salario aumentar é para todos iguais ja que é ilegal distinguir salarialmente militar operacional de militar de secretaria. O desgaste físico, emocional e psíquico que um militar operacional esteja ele no exército, marinha ou força aérea é enorme, por isso deveriam ser aumentados usbstancialmente.... isto levanos para outro paradigma muito importante se nao crucial.....


Como já referi em cima, os ordenado base é igual para dois militares com o mesmo posto, mesmo que um seja um operacional e o outro seja um administrativo o que pode variar é caso o militar mais operacional ter direito a algum subsidio extra, temos os subsidios de voo para tripulantes de aeronaves, subsidio de saltos de pára-quedas, subsidio de mergulhador, subsidio de submarinista, subsidio de EOD, talvez haja outros mas agora não me recordo de mais.

Mas também há casos dos militares operacionais nao terem subsidios nenhuns, o pessoal das Brigadas Mecanizada, de Intervenção e da Reacção Rápida que não tenham nenhum curso especial, os Fuzileiros (que também não tenham cursos especiais), o pessoal embarcado na Marinha éxepto submarinos, o pessoal do TACP e da UPF na Força Aérea, mas estes militares tem a possibilidade de ir a missões onde também podem ganhar mais que um militar de secretaria.
 

*

llourenco

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Abril 10, 2009, 02:06:47 pm »
Bons dias.
O cerne da questão já foi dito... Existe o militar operacional e o que não é. Ora uns andam a estragar fardas, material pessoal, o físico e o psicológico, e recebem o mesmo que os outros...Isso sim é injusto...
Cumps
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Junho 14, 2009, 05:37:55 pm »
Citação de: "grifo"
Viva,

Desta vez trago-vos os tema do diferencial de vencimento dos militares do Exército em relação aos Sargentos do QP da Armada.

Que existe uma confusão tremenda e que ninguém se entende quanto a listas, antiguidades e notas de curso, todos já sabemos.
Que o CEME está constantemente a receber requerimentos de Sargentos que reclamam qualquer injustiça sobre o tema, também não é novidade.
Que o tema não deixa de ser comentado no seio das fileiras, também não é desconhecido.

Agora, acerca do pagamento deste diferncial a 1SAR s em Regime de Contracto?

Terão ou não direito a este diferncial, os militares em RC, sempre que ocupem uma posição de antiguidade superior a qualquer militar do QP que o receba ou tenha recebido?

Cumprimentos.

Citação de: "grifo"
Diário da República, 1.ª série — N.º 187 — 27 de Setembro de 2007 6845
MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL
Decreto-Lei n.º 320/2007
de 27 de Setembro
...
ANEXO
(republicação do Decreto-Lei n.º 320-A/2000,
de 15 de Dezembro)
REGULAMENTO DE INCENTIVOS À PRESTAÇÃO DE SERVIÇO MILITAR NOS REGIMES
DE CONTRATO (RC) E DE VOLUNTARIADO (RV)
...
CAPÍTULO IV
Compensações financeiras e materiais
Artigo 20.º
Regime remuneratório
1 — A remuneração dos militares em RC e RV será equiparada aos níveis retributivos dos postos correspondentes dos quadros permanentes (QP), incluindo os abonos, diferenciais, suplementos e subsídios.
2 — (Revogado.)
3 — O valor das remunerações referidas no n.º 1 é fixado por portaria conjunta dos Ministros da Defesa Nacional e das Finanças.