F-35A Lightning II na FAP

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #120 em: Dezembro 30, 2023, 06:29:27 pm »


https://www.aernnova.com/en/headquarters/

O que eu sei da venda das unidades de estruturas compósitas e de estruturas metálicas á Aernova é que, em princípio, seria bom para Portugal.
Enquanto que as unidades nas mãos da EMBRAER trabalhavam principalmente para a EMBRAER, nas mãos dos Espanhois poderiam ter muitos mais clientes e mais perspectivas de crescimento.

Alguém sabe mais alguma coisa?

Fico sem perceber o que é que os "zucas mandaram ás favas"
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #121 em: Dezembro 30, 2023, 06:33:30 pm »


Página 9!
Subsea7, é o maior!
Não sei como consegue!
 

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CruzSilva

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #122 em: Dezembro 30, 2023, 06:41:21 pm »
Prontos,  compra-se 32 F-35A, mais uma esquadra de Gripen   :mrgreen:
Pior a emenda que o soneto. A minha séria opinião é modernização e/ou aquisição de F-16V. Os F-35 são muito caros e a manutenção não é barata. O problema é que a última vez que modernizámos os F-16 foi uma vergonhosa demora.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
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raphael

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #123 em: Dezembro 30, 2023, 07:08:55 pm »
Prontos,  compra-se 32 F-35A, mais uma esquadra de Gripen   :mrgreen:
Pior a emenda que o soneto. A minha séria opinião é modernização e/ou aquisição de F-16V. Os F-35 são muito caros e a manutenção não é barata. O problema é que a última vez que modernizámos os F-16 foi uma vergonhosa demora.

e se formos para a modernização...que é o mais provável... ainda vai demorar mais...os holandeses vieram recrutar muito mecânico de F-16 com provas dadas, nas várias áreas. Por isso, até esse processo terá as suas complicações.

Bom Novo Ano
Um abraço
Raphael
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Subsea7

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #124 em: Dezembro 30, 2023, 08:41:18 pm »
Prontos,  compra-se 32 F-35A, mais uma esquadra de Gripen   :mrgreen:
Pior a emenda que o soneto. A minha séria opinião é modernização e/ou aquisição de F-16V. Os F-35 são muito caros e a manutenção não é barata. O problema é que a última vez que modernizámos os F-16 foi uma vergonhosa demora.

e se formos para a modernização...que é o mais provável... ainda vai demorar mais...os holandeses vieram recrutar muito mecânico de F-16 com provas dadas, nas várias áreas. Por isso, até esse processo terá as suas complicações.

Bom Novo Ano

Ainda irão mais !
 
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PTWolf

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #125 em: Dezembro 30, 2023, 08:47:28 pm »
Este tema não acredito que tenha muito por inventar...

Modernização dos F16 e aguardar por um caça de 5ª geração e/ou negociar o F35 (que ainda não me convenceu), utilizando as Lages como factor negocial.

Falar de Gripen ou qualquer outra aeronave 4.5 é simplesmente gastar dinheiro.

E eu até sou fã das Suecas mas neste caso "não obrigado".
 
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P44

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #126 em: Janeiro 02, 2024, 01:40:00 pm »
Mas a Suécia é a SUÉCIA.
Produzem o melhor armamento do mundo.

 :o :o :o :o

Desembucha homem!
Dá o teu contributo.

Karl Gustav  :o
Bofors  :o
CV-90  :o
Archer  :o
RBS-70  :o
Radares da SAAB   (TUDO da SAAB...)  :o
Corvetas Visby  :o
GRIPEN  :o

Gajas  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #127 em: Janeiro 11, 2024, 01:27:13 pm »
Desculpem lá aterrar aqui de páraquedas...

Mas para que é que Portugal precisa de ter capacidade stealth nas suas aeronaves de combate?

Temos F-16 desde 1994 nunca os destacámos verdadeiramente para as ilhas por períodos prolongados, se quisermos levar uns para a terceira só descolam de Monte Real se as condições no alternante (S. Miguel) forem as ideais.

Nos bálticos  e islândia fazem missões de patrulhamento e QRA (primário e secundário).

Stealth para quê?

Porque qualquer caça novo que se compre, terá que durar pelo menos 30 anos ao serviço (provavelmente 40 em Portugal), e portanto este caça estará ao serviço, como principal meio de defesa do país, até no mínimo 2065/70. Dado o tamanho do investimento, e dado que precisaremos de um caça que seja capaz de responder a um futuro incerto, convém que este caça responda a um determinado padrão de capacidades, sendo a furtividade um deles.

E visto que comprar o F-35, comprar Gripen, comprar Rafale ou o que seja custa virtualmente o mesmo, obviamente que faz mais sentido comprar o que é mais moderno.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #128 em: Janeiro 11, 2024, 01:57:35 pm »
Para além do custo de aquisição, tem que se fazer as contas ao custo de manutenção e operação, tempo necessário a fazer a manutenção dos meios, etc.


7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #129 em: Janeiro 11, 2024, 03:10:59 pm »
Sim, mas aí já estarias a pôr os custos h/voo e custos de manutenção à frente da capacidade da aeronave. Essencialmente, é mais barato operar uma corveta que uma fragata, no entanto não quer dizer que a opção pela corveta seja a acertada (com a agravante que neste exemplo a corveta teria o mesmo custo de aquisição da fragata). Acho que todos aqui estaríamos a bater com a cabeça na parede, se a Marinha comprasse umas Tamandaré pelo mesmo preço das FREMM, com a justificação de que "a manutenção e operação é mais barata".

É claro que a curto prazo, é manter/modernizar pelo menos parte dos F-16, pois é a solução mais eficiente em relação aos custos.
 
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MATRA

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #130 em: Janeiro 11, 2024, 03:33:49 pm »
É preciso ter em atenção de como a US calculam os valores de operação dos "Legacy Planes", nem toda a gente tem acesso a algo como o AMARC, que tem um stock enorme de todo o tipo de componentes essenciais à operação de todos os equipamentos da USAF/NAVY, menos, claro está, os F22/F35 e já agora o B2.

Para ter uma ideia do custo de operação destes F35, teria de se analisar o que levou suíços, e acima de tudo, finlandeses, a optar por este, tirando o óbvio que foi ter ganho em praticamente todos os parâmetros dos respectivos concursos

« Última modificação: Janeiro 11, 2024, 03:34:40 pm por MATRA »
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #131 em: Janeiro 11, 2024, 07:54:02 pm »
É preciso ter em atenção de como a US calculam os valores de operação dos "Legacy Planes", nem toda a gente tem acesso a algo como o AMARC, que tem um stock enorme de todo o tipo de componentes essenciais à operação de todos os equipamentos da USAF/NAVY, menos, claro está, os F22/F35 e já agora o B2.

Para ter uma ideia do custo de operação destes F35, teria de se analisar o que levou suíços, e acima de tudo, finlandeses, a optar por este, tirando o óbvio que foi ter ganho em praticamente todos os parâmetros dos respectivos concursos


Os Suíços têm dinheiro.

Os Finlandeses têm um guizo encostado ao cú. O outro já entrou pa dentro.

Os Portugueses nem uma coisa nem outra.
Nós vamos adquirir TGVs que andam a 250 km/h.
Para tal, vai-se fazer uma linha nova - com menos curvas.

Mas aínda ninguém deu conta que, com uma linha nova, sem curvas, o ALFA Pendular quase dá isso.
 
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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #132 em: Janeiro 11, 2024, 11:44:43 pm »
A LM atingiu a marca dos 1000 F-35. Existem mais F-35 do que todos os outros aviões stealth juntos.
 

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Bubas

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #134 em: Janeiro 15, 2024, 01:28:25 pm »
A França acabou de encomendar 42 Rafael por 5.5 mil milhões… são de nível 4 mas com possibilidade de upgrade para nível 5 em 2030…

https://breakingdefense.com/2024/01/france-places-5-5-billion-order-for-42-new-rafale-fighters/?utm_campaign=BD%20Daily&utm_medium=email&_hsmi=290002507&_hsenc=p2ANqtz-8gU785rloZz83IYeffMZQUCepPpn5_drOJvptBeNCBLOh11y8YPH2qojM8BfE_OSW0-WX733X9hmvlsAVjPTQicHhpGg&utm_content=290002507&utm_source=hs_email
Por 5000 milhões… falta esse pequeno detalhe… toda a infraestrutura logística e de treino já está mais que madura, e cada avião ainda vai custar 120 milhões…. Por uma aeronave de 4.5a geração…