Programa de substituição do C-130

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2040 em: Julho 04, 2020, 11:33:06 am »
Dez anos antes, quando a EMB apregoava que o custo do Ká-Cê era de 50 milhões de USD por unidade?  :rir:

NVF, a culpa foi da inflação, não percebes nada disto, que Má-Língua. :mrgreen:

Abraços
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luis simoes

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2041 em: Julho 04, 2020, 11:53:36 am »
O que é mau negócio na minha perspetiva é o preço exorbitante dos aviões. Sabendo das dificuldades que existem para tantos outros programas, como se vê pelos já famosos 53 M para os helicópteros.
Kalil tudo tem seu valor e nao se trata e só de comprar os 5 avioes ....tratasse tambem de tudo que envolve esta compra os avioes ...os sistemas a incorporar nos mesmos ...em parte os nossos nao teem muito a haver com os da FAB sao outras opcoes que a FAP vai incorporar no KC....a aquisicao do simulador de voo....aquisicao de pecas e material,,,motores,,,nos primeiros 12 anos da mesma aquisicao ....as ,mais valias que o mesmo irá trazer para Portugal e para  a Ogma/évora....e tudo isso conta...portanto nao achei uma compra exagerada ou fora do contexto para a nossa realidade e para os teatros onde Portugal exerce e tem responsabilidades,,,e caso a plataforma do atlantico  venha a ser ainda mais aumentada acho que por ar estamos mais ou menos equipados e preparados com os meios que temos agora vejo sim uma fraca aposta em compras de meios Navais para tao grande espaco maritimo que iremos ter a nossa responsabilidae é urgente mais meios Navais,,,
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2042 em: Julho 04, 2020, 01:37:45 pm »
O valor final não se ia ficar nos 927 milhões ou algo assim, após o contrato do equipamento de guerra electrónica feito à parte? Para não falar que a chegada tardia das novas aeronaves, obriga a gastos com o upgrade dos C-130 para poderem voar em espaço europeu por mais uns anos.

O problema do KC é a desproporcionalidade do seu valor face ao resto dos programas das forças armadas. Só para dar aum exemplo, os 850 milhões do KC, davam para modernizar os 29 F-16 e ainda sobrava para substituir os Epsilon.

Aliás, toda esta LPM de 2019/2030 está terrivelmente mal feita.
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2043 em: Julho 05, 2020, 12:27:53 am »
O que é mau negócio na minha perspetiva é o preço exorbitante dos aviões. Sabendo das dificuldades que existem para tantos outros programas, como se vê pelos já famosos 53 M para os helicópteros.
Kalil tudo tem seu valor e nao se trata e só de comprar os 5 avioes ....tratasse tambem de tudo que envolve esta compra os avioes ...os sistemas a incorporar nos mesmos ...em parte os nossos nao teem muito a haver com os da FAB sao outras opcoes que a FAP vai incorporar no KC....a aquisicao do simulador de voo....aquisicao de pecas e material,,,motores,,,nos primeiros 12 anos da mesma aquisicao ....as ,mais valias que o mesmo irá trazer para Portugal e para  a Ogma/évora....e tudo isso conta...portanto nao achei uma compra exagerada ou fora do contexto para a nossa realidade e para os teatros onde Portugal exerce e tem responsabilidades,,,e caso a plataforma do atlantico  venha a ser ainda mais aumentada acho que por ar estamos mais ou menos equipados e preparados com os meios que temos agora vejo sim uma fraca aposta em compras de meios Navais para tao grande espaco maritimo que iremos ter a nossa responsabilidae é urgente mais meios Navais,,,

Caro Luís,
Eu entendo que de acordo com os parâmetros actuais, o valor do contrato não estará demasiado inflacionado.

 O que julgo ser excessivo, é o investimento num avião de transporte, que cumprirá, creio que bem, a funçao de transporte táctico, mas apenas isso.

Em relação à nossa extensa plataforma continental, que muito bem refere, o KC nada acrescenta.
E, se os EH101 e os c-295 são excelentes activos com muitos anos pela frente, já os P-3 aproximam se do seu termo operacional. Não há helicópteros para SAR costeiro e os Merlin não são assim tantos como isso.
 
(Parece me a mim óbvio, que a utilização de um MALE nas missões de vigilância marítima (e terrestre) seria um grande avanço para as FA. Uma opção económica, eficaz, e sustentável a longo prazo. Conjugados com o c-295ASW seria uma boa opção para o futuro, pós P-3.)

Não há helicópteros suficientes.
Também não temos aviões de treino.
Os falcon estão com 30 anos.
E os f-16 irão continuar a ser espremidos até às últimas, sem substituto à vista.

Posto isto, há muitas áreas onde o investimento é bem necessário, e talvez algumas delas merecessem mais que o transporte táctico.

Cumprimentos
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2044 em: Julho 05, 2020, 11:06:34 am »
O que é mau negócio na minha perspetiva é o preço exorbitante dos aviões. Sabendo das dificuldades que existem para tantos outros programas, como se vê pelos já famosos 53 M para os helicópteros.
Kalil tudo tem seu valor e nao se trata e só de comprar os 5 avioes ....tratasse tambem de tudo que envolve esta compra os avioes ...os sistemas a incorporar nos mesmos ...em parte os nossos nao teem muito a haver com os da FAB sao outras opcoes que a FAP vai incorporar no KC....a aquisicao do simulador de voo....aquisicao de pecas e material,,,motores,,,nos primeiros 12 anos da mesma aquisicao ....as ,mais valias que o mesmo irá trazer para Portugal e para  a Ogma/évora....e tudo isso conta...portanto nao achei uma compra exagerada ou fora do contexto para a nossa realidade e para os teatros onde Portugal exerce e tem responsabilidades,,,e caso a plataforma do atlantico  venha a ser ainda mais aumentada acho que por ar estamos mais ou menos equipados e preparados com os meios que temos agora vejo sim uma fraca aposta em compras de meios Navais para tao grande espaco maritimo que iremos ter a nossa responsabilidae é urgente mais meios Navais,,,

Caro Luís,
Eu entendo que de acordo com os parâmetros actuais, o valor do contrato não estará demasiado inflacionado.

 O que julgo ser excessivo, é o investimento num avião de transporte, que cumprirá, creio que bem, a funçao de transporte táctico, mas apenas isso.

Em relação à nossa extensa plataforma continental, que muito bem refere, o KC nada acrescenta.
E, se os EH101 e os c-295 são excelentes activos com muitos anos pela frente, já os P-3 aproximam se do seu termo operacional. Não há helicópteros para SAR costeiro e os Merlin não são assim tantos como isso.
 
(Parece me a mim óbvio, que a utilização de um MALE nas missões de vigilância marítima (e terrestre) seria um grande avanço para as FA. Uma opção económica, eficaz, e sustentável a longo prazo. Conjugados com o c-295ASW seria uma boa opção para o futuro, pós P-3.)

Não há helicópteros suficientes.
Também não temos aviões de treino.
Os falcon estão com 30 anos.
E os f-16 irão continuar a ser espremidos até às últimas, sem substituto à vista.

Posto isto, há muitas áreas onde o investimento é bem necessário, e talvez algumas delas merecessem mais que o transporte táctico.

Cumprimentos
Kalil de facto e caso a mesma plataforma continental venha a ser atribuida, Portugal irá ter uma das  maiores plataformas á sua responsabilidade,,,partindo do principio que sim Portugal terá forcosamente que rever prioridades terá que coordenar e elaborar um projecto mais ambicioso e igualmente Portugal terá que comprar mais e melhores meios...sendo que prevencao,,,,fiscalizacao...Patrulhamento...Defesa da mesma Plataforma e proteccao da mesma irá e aqui sim por Portugal noutro patamar até mesmo para negociar ter um papel mais interventivo no seio Nato porque uma coisa é sermos um ponto algures na Europa e outra coisa bem diferente é Portugal possuir uma das maiores Plataformas continentais Maritimas....no mundo.....á nossa responsabilidade e tudo o que isso implicará...recursos Naturais a  prospecao...de  Hidrocarbonetos....enfim a pesca terá um  aumento significativo,,,,entre outras portanto obrigatoriamente Portugal terá que fazer mais uso dos Arquipelagos destacar para ali mais meios ....quanto a mim e isto sou eu a falar, temos alguns meios, mas esses, sao escassos ou em muito baixo numero....portanto terá que haver aqui uma forte politica para o Mar  e só lamento que nossos governantes nao tenham até hoje investir forte no Atlantico....certamente seriamos um dos paises mais ricos do mundo e onde nossa balanca comercial pende mais para as importacoes que para as exportacoes o que é ridiculo,,,,
pondo isto de lado Kalil...concordo contigo é verdade temos falta de meios os que temos muitos deles já esgotaram ha muito suas capacidades muitos sao limitados mas que pecam por serem tao reduzidos para tamanha responsabilidade que Portugal tem e que urge rapidamente  substituir,modernizar,abater alguns meios, e adquirir mais e novos meios ...e redefinirem estratégias...
senao vejamos:
Madeira que meios estao ali permanentemente destacados??
A Base das lajes que meios ali se encontram ???
O numero de efectivos  que ali se encontram???? sejam da Marinha, sejam Fap, sejam exercito????
Qual o numero de NPO´s???
Qual o numero de Meios aereos que estao nestes arquipelagos ????
Portugal nao é só o continente as prioridades teem de ser redefinidas é obrigatório com o aumento da plataforma veem outras ameacas....veem outras responsabilidades....e os meios que temos sao muito escassos....

eu no que diz respeito aos Arquipelagos defendo ha muito uma maior presenca Militar  seja por terra através do Exercito no apoio ás populacoes ,,,no apoio a obras que ali poderao melhorar a vida de quem ali vive... Ar,,,no transporte/evacuacao medica   através da Fap  entre estes arquipelagos e  com um destacamento permanente de P-3 orion/C-295 Persuader  no patrulhamento/fiscalizacao das actividades ilicitas e luta anti-submarina e ao contrabando que vem da venezuela/méxico  entre outros paises ... e defendo nas lajes uma esquadra de Helicopteros Medios para missoes SAR/CSAR  e combate á pirataria e imigracao ilegal....munindo estes Helis com valencias várias  desde FLIR...FLARES...e Armamento desde  Metralhadoras 7.62mm... Browning´s...e capacidade de transportar dois misseis Harpoon....entre foguetes/rockets... o caso da  Marinha a aquisicao de pelo menos mais um submarino para e só ser uma forte fonte dissuasora nestes arquipelagos e este ficaria aqui destacado permanentemente,,,e tudo o que dai isso implicaria desde construcao de um Porto/Doca/ Abrigo para dar apoio logistico ao mesmo para ser reabastecido e intervencionado....abrindo aqui uma possibilidade de nossos aliados Americanos e nao só ali se deslocarem a quando em missoes Nato e nao só terem este apoio de Portugal   ..uma situacao  que ha muito devia estar equacionado,,,e até hoje nao se compreende a nao existencia deste tipo de infraestrutura,,,,mais é notorio que a Marinha precisa urgente de um novo Navio reabastecedor....precisa de mais NPO´s....o novo navio de transporte  e apoio  logistico  já há muito que deveria estar ao servico será uma plataforma muito importante para  diversas missoes...mais Fragatas enfim mais meios nao tripulados mas no fundo Portugal tem aqui uma forte possibilidade de ter apoios importantes a nivel NATO a nivel da ONU...a nivel do fundo europeu para a Defesa portanto haverá sempre algum investimento por parte de Portugal mas o grosso virá de fontes externas portanto haja
é governantes haja é visao para o futuro,,,,

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2045 em: Julho 05, 2020, 01:32:21 pm »
(Parece me a mim óbvio, que a utilização de um MALE nas missões de vigilância marítima (e terrestre) seria um grande avanço para as FA. Uma opção económica, eficaz, e sustentável a longo prazo. Conjugados com o c-295ASW seria uma boa opção para o futuro, pós P-3.)

O C-295 ASW não serve para substituir os P-3. Tirando os custos, não tem vantagem absolutamente nenhuma. A vantagem do P-3 e aeronaves equivalentes, é o grande payload e a capacidade de se manter no ar, em patrulha (nomeadamente na caça a submarinos) durante longos períodos de tempo. Para fazer o que o P-3 faz, precisavam praticamente do dobro dos C-295.

Para mim, mantinha-se a tipologia actual, entre C-295 MPA, 5 P-3 que por ventura podiam ser substituídos por 4 P-8 ou equivalente (de pouco adianta ter muitas aeronaves se não houver tripulações suficientes), e aí sim, para complementar estes dois meios, e colmatando a redução do número de P-3/P-8, adquirir UAVs HALE/MALE.

Quanto a destacamentos nos arquipélagos, em tempo de paz não estou a ver isso acontecer. A única hipótese de destacar algo lá, seriam "futuros" P-8 se os americanos resolvessem lá colocar alguns deles, sendo assim a manutenção e sobressalentes partilhada.
Fora isso, acreditaria mais em Tekever AR5 na Madeira e Tritons nos Açores, estes últimos com sorte também parte de uma operação conjunta com Tritons americanos a partir das Lajes.

Não ficaria na surpreendido se os custos de destacar um único P-3 nos Açores ou Madeira anualmente, dessem para pagar um NPO ao fim de 1 ou 2 anos.
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2046 em: Julho 05, 2020, 03:00:39 pm »
(Parece me a mim óbvio, que a utilização de um MALE nas missões de vigilância marítima (e terrestre) seria um grande avanço para as FA. Uma opção económica, eficaz, e sustentável a longo prazo. Conjugados com o c-295ASW seria uma boa opção para o futuro, pós P-3.)

O C-295 ASW não serve para substituir os P-3
. Tirando os custos, não tem vantagem absolutamente nenhuma. A vantagem do P-3 e aeronaves equivalentes, é o grande payload e a capacidade de se manter no ar, em patrulha (nomeadamente na caça a submarinos) durante longos períodos de tempo. Para fazer o que o P-3 faz, precisavam praticamente do dobro dos C-295.

Para mim, mantinha-se a tipologia actual, entre C-295 MPA, 5 P-3 que por ventura podiam ser substituídos por 4 P-8 ou equivalente (de pouco adianta ter muitas aeronaves se não houver tripulações suficientes), e aí sim, para complementar estes dois meios, e colmatando a redução do número de P-3/P-8, adquirir UAVs HALE/MALE.

Quanto a destacamentos nos arquipélagos, em tempo de paz não estou a ver isso acontecer. A única hipótese de destacar algo lá, seriam "futuros" P-8 se os americanos resolvessem lá colocar alguns deles, sendo assim a manutenção e sobressalentes partilhada.
Fora isso, acreditaria mais em Tekever AR5 na Madeira e Tritons nos Açores, estes últimos com sorte também parte de uma operação conjunta com Tritons americanos a partir das Lajes.

Não ficaria na surpreendido se os custos de destacar um único P-3 nos Açores ou Madeira anualmente, dessem para pagar um NPO ao fim de 1 ou 2 anos.


Não digo o contrário, mas digo o seguinte, falamos daqui a dez anos..
 

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Lightning

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2047 em: Julho 05, 2020, 04:56:12 pm »
Ja existe uma capacidade de apoio a navios nos Açores.

https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/50%C2%BA-Anivers%C3%A1rio-do-Dep%C3%B3sito-POL-NATO-de-Ponta-Delgada.aspx

E em relação aos P-3 nos Açores qual a real vantagem? Se um P-3 descolar de Beja em pouco tempo chega aos Açores ou Madeira.
« Última modificação: Julho 05, 2020, 04:58:53 pm por Lightning »
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2048 em: Julho 05, 2020, 05:37:41 pm »
(Parece me a mim óbvio, que a utilização de um MALE nas missões de vigilância marítima (e terrestre) seria um grande avanço para as FA. Uma opção económica, eficaz, e sustentável a longo prazo. Conjugados com o c-295ASW seria uma boa opção para o futuro, pós P-3.)

O C-295 ASW não serve para substituir os P-3
. Tirando os custos, não tem vantagem absolutamente nenhuma. A vantagem do P-3 e aeronaves equivalentes, é o grande payload e a capacidade de se manter no ar, em patrulha (nomeadamente na caça a submarinos) durante longos períodos de tempo. Para fazer o que o P-3 faz, precisavam praticamente do dobro dos C-295.

Para mim, mantinha-se a tipologia actual, entre C-295 MPA, 5 P-3 que por ventura podiam ser substituídos por 4 P-8 ou equivalente (de pouco adianta ter muitas aeronaves se não houver tripulações suficientes), e aí sim, para complementar estes dois meios, e colmatando a redução do número de P-3/P-8, adquirir UAVs HALE/MALE.

Quanto a destacamentos nos arquipélagos, em tempo de paz não estou a ver isso acontecer. A única hipótese de destacar algo lá, seriam "futuros" P-8 se os americanos resolvessem lá colocar alguns deles, sendo assim a manutenção e sobressalentes partilhada.
Fora isso, acreditaria mais em Tekever AR5 na Madeira e Tritons nos Açores, estes últimos com sorte também parte de uma operação conjunta com Tritons americanos a partir das Lajes.

Não ficaria na surpreendido se os custos de destacar um único P-3 nos Açores ou Madeira anualmente, dessem para pagar um NPO ao fim de 1 ou 2 anos.


Não digo o contrário, mas digo o seguinte, falamos daqui a dez anos..

Daqui a 10 anos ainda se conta manter os P-3 em operação. Talvez lá para 2035 tratem da sua substituição. Isto se não houver nenhum imprevisto com a frota.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2049 em: Julho 05, 2020, 05:44:22 pm »
Parece que a RAF irá ter de abdicar em breve dos seus C-130J (e Pumas) na próxima ronda de cortes na defesa britânica, segundo algumas informações vindas do Reino Unido. O Exército poderá perder até 20 mil efectivos, e a Royal Navy a grande maioria senão a totalidade da capacidade anfíbia, bem como todos os draga-minas.

https://www.thetimes.co.uk/article/sorry-the-article-you-were-trying-to-read-was-free-only-for-a-limited-time-b70qpw2kj?region=global
« Última modificação: Julho 05, 2020, 05:48:41 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2050 em: Julho 05, 2020, 05:58:01 pm »
A RAAF, vai por a venda os seus C-130J, KC-330 e E-7 Wedgtail. também.




https://www.defensenews.com/global/asia-pacific/2020/07/02/australia-releases-weapons-wish-list-amid-defense-spending-boost/


C-130J a fartura...
« Última modificação: Julho 05, 2020, 06:19:58 pm por typhonman »
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2051 em: Julho 05, 2020, 09:35:52 pm »
Parece que a RAF irá ter de abdicar em breve dos seus C-130J (e Pumas) na próxima ronda de cortes na defesa britânica, segundo algumas informações vindas do Reino Unido. O Exército poderá perder até 20 mil efectivos, e a Royal Navy a grande maioria senão a totalidade da capacidade anfíbia, bem como todos os draga-minas.

https://www.thetimes.co.uk/article/sorry-the-article-you-were-trying-to-read-was-free-only-for-a-limited-time-b70qpw2kj?region=global

Agora é que vamos ás compras, que venha um trio de J's, quatro Pumas, três caçaminas/dragaminas, e um dos Wave, e está feito.

Abraços   
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2052 em: Julho 05, 2020, 10:22:00 pm »
Parece que a RAF irá ter de abdicar em breve dos seus C-130J (e Pumas) na próxima ronda de cortes na defesa britânica, segundo algumas informações vindas do Reino Unido. O Exército poderá perder até 20 mil efectivos, e a Royal Navy a grande maioria senão a totalidade da capacidade anfíbia, bem como todos os draga-minas.

https://www.thetimes.co.uk/article/sorry-the-article-you-were-trying-to-read-was-free-only-for-a-limited-time-b70qpw2kj?region=global

Agora é que vamos ás compras, que venha um trio de J's, quatro Pumas, três caçaminas/dragaminas, e um dos Wave, e está feito.

Abraços   

Esqueça, só nos interessa os C-130J quer sejam RAF ou RAAF e os KC-330.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2053 em: Julho 05, 2020, 10:29:07 pm »
Parece que a RAF irá ter de abdicar em breve dos seus C-130J (e Pumas) na próxima ronda de cortes na defesa britânica, segundo algumas informações vindas do Reino Unido. O Exército poderá perder até 20 mil efectivos, e a Royal Navy a grande maioria senão a totalidade da capacidade anfíbia, bem como todos os draga-minas.

https://www.thetimes.co.uk/article/sorry-the-article-you-were-trying-to-read-was-free-only-for-a-limited-time-b70qpw2kj?region=global

Agora é que vamos ás compras, que venha um trio de J's, quatro Pumas, três caçaminas/dragaminas, e um dos Wave, e está feito.

Abraços   

Esqueça, só nos interessa os C-130J quer sejam RAF ou RAAF e os KC-330.

Fico bem mais descansado !
Essa da necessidade o kc330 para a FAP, não sei é para quê, mas está bem.

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2054 em: Julho 05, 2020, 10:32:49 pm »
Parece que a RAF irá ter de abdicar em breve dos seus C-130J (e Pumas) na próxima ronda de cortes na defesa britânica, segundo algumas informações vindas do Reino Unido. O Exército poderá perder até 20 mil efectivos, e a Royal Navy a grande maioria senão a totalidade da capacidade anfíbia, bem como todos os draga-minas.

https://www.thetimes.co.uk/article/sorry-the-article-you-were-trying-to-read-was-free-only-for-a-limited-time-b70qpw2kj?region=global

Agora é que vamos ás compras, que venha um trio de J's, quatro Pumas, três caçaminas/dragaminas, e um dos Wave, e está feito.

Abraços   

Esqueça, só nos interessa os C-130J quer sejam RAF ou RAAF e os KC-330.

Fico bem mais descansado !
Essa da necessidade o kc330 para a FAP, não sei é para quê, mas está bem.



Desculpe tenente, enganei-me, queria escrever "
Parece que a RAF irá ter de abdicar em breve dos seus C-130J (e Pumas) na próxima ronda de cortes na defesa britânica, segundo algumas informações vindas do Reino Unido. O Exército poderá perder até 20 mil efectivos, e a Royal Navy a grande maioria senão a totalidade da capacidade anfíbia, bem como todos os draga-minas.

https://www.thetimes.co.uk/article/sorry-the-article-you-were-trying-to-read-was-free-only-for-a-limited-time-b70qpw2kj?region=global

Agora é que vamos ás compras, que venha um trio de J's, quatro Pumas, três caçaminas/dragaminas, e um dos Wave, e está feito.

Abraços   

Esqueça, só nos interessa os C-130J quer sejam RAF ou RAAF e os KC-330.

Fico bem mais descansado !
Essa da necessidade o kc330 para a FAP, não sei é para quê, mas está bem.



Como não temos A-400M, e temos um triangulo atlantico a defender...