Caro Get-It.
Já aqui assumi que você porventura será uma pessoa mais habilitada e informada do que eu nesta temática, eu cá tenho as minhas ideias que são partilhadas por muita gente, e se o que eu disse-se fosse assim tão descabido você nem sequer se daria ao trabalho de estar a teclar nada para mim, no sentido de contrapor a minha argumentação.
Não se pode deduzir a superioridade do Eurofighter em relação ao F-35 com base em “joguinhos de computador” e simuladores onde os fabricantes do Eurofighter afiançam que o seu produto é melhor do que o dos EUA.
Isso são tretas.
Os aviões nunca entraram em combate real e efectivo, por isso não se pode deduzir a supeioridade do Eurofighter com base em simuladores!
Depois quem é que tem feito uma campanha negro contra o F-35, não mais que a EADS.
Alguém ve os americanos preocupados em lançara campanhas a denegrir a imagem do Eurofighter, obviamente que não, porque?
Porque não precisam de fazer esse jogo baixo que a EADS anda a fazer com a Lockheed.
Eles não precisam de descer a esse nível, sabem bem a qualidade do produto que tem em mãos, os Alemães e espanhóis essencialmente é que andam muito atarefados em falar mal do produto dos outros, porque mesmo os italianos e os ingleses se estão a borrifar para o eurofighter e vão comprar o F-35, esta é que é a verdade.
Ou seja, temos que analisar os dados em concreto e deixarmo-nos de argumentação com base me simuladores.
E analisando os dados, a primeira coisa que salta á vista é que o F-35 é um caça de 5ª geração e o eurofighter é de 4ª, pois, esta é verdade, que os senhores do Eurofighter muito lhe custa engolir, e hoje só o Pak-Fa é que pode rivalizar com o F-35, de resto é tudo conversa.
Para além disso o F-35 é stealth, ao contraio do eurofighter.
O eurofighter está léguas de distancia do F-35 em sensores e restante aviónica.
Depois essa de que o eurofighter é melhor do que o F-35 em combate ar-ar, é muito discutível, mais ainda é dizer que o F-35 está vocacionado apenas para comabate ar-terra, e compará.lo ao A7-p é no mínimo um abuso, caro get-it.
Este caça é muiro mais que um caça-bombardeiro, é um Multirole combat aircraft, e Stealth, algo que o eurofighter nunca foi nem nunca será, poderá-se discutir a eficacia e o nivel de Stealth, mas é Stealth.
Pode ter mais manobralidade sim, mas de que lhe vale essa manobralidade e o facto de poder ser melhor no dogfight se o F-35 vem equipados com mísseis capazes de abater o oponente depois de volta de 180º.
Por mais que a EADS tente vender o seu peixe, este avião não é nem de longe nem de perto igual ao F-35, ao F-22 pode ser, mas os F-35 nem por sombras.
E Portugal há décadas que mantém um parceria com os EUA em termos de aeronaves caças, e não vai ser agora que a vai rasgar, se os caças que vierma para Portugal vinham “capados” era porque o estado não tinha dinheiro para mais, e não esquecer que muitos deles vieram pelo preço da uva mijona como diz o “papatango” e bem.
Os americanos podem ter os seus defeitos, e eu já aqui critiquei por várias vezes os yankees, e algumas das suas politicas, bem como essa ideia peregrina de meter os F-22 nos açores, e tal como já aqui disse várias vezes não nos devemos entregar de todo aos americanos, devemos estreitar relações com o Brasil, e manter a aliança inglesa, mas obviamente manter a cooperação militar com os EUA, obviamente continuar a equipar o pais com caças americanos, pelo menos até ao dia em que os Brasileiros lançarem as suas máquinas, ai já admito dar preferência ao Brasil, agora andar a sustentar a EADS e a encher os bolsos a espanhóis, alemães, ainda por cima para ficarmos com um produto pior, isso nem pensar, prefiro os EUA.
Por fim, quer-me parecer que você gosta pouco do Brasil, olhe eu não muito pelo contrário, e se quer que lhe diga e já que puxou o tema do acordo ortográfico, eu digo-lhe que é de longe preferível falar um português mais açucarado, do que ter que falar castelhano, e você, não me diga que prefere o castelhano, a língua dos trapos?
E é melhor não esticarmos por aqui muito mais discurso, porque este tópico é sobre o C-390.
Cumprimentos.