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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Nuno em Setembro 01, 2006, 07:44:13 pm
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Segundo o site "Globalsecurity" o armento dos F 16 é o seguinte:
MK82 MK84 AGM65 AGM88 CBU87 CBU89 CBU97 CBU103 GBU10 GBU12 GBU31 AIM9 AIM120 20 mm
A FAP tambem usa algum deste material ou usa outro, e já agora se não for "classificado", ou se alguem quiser dizer , em que quantidade existe +/-.
Nuno
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Me extraña que Portugal disponga para sus F-16 de AGM-88 HARM........
¿Son correctos esos datos?
Me parece que solo son compatibles con el F-16, del block-52 en adelante............
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Muita gente não entende quão sofisticado consegue ser o F-16MLU.
Ele foi feito com um objectivo:
Elevar os quase inuteis F-16A/B à condição de aeronaves modernas e eficazes e complicar as vendas dos caças europeus Rafale e EFA, com um produto que não sendo tão sofisticado é extremamente competitivo. Evitar a necessidade de compra de novos aviões, enquanto o F-35 está em fase de desenvolvimento.
O F-16 Block 50/52 é praticamente idêntico ao F-16 MLU Tape III, com diferenças ao nível do motor e do radar (radar que de qualquer forma é uma modernização do AN/APG-66 do F-16 Block 15)
A capacidade para lançar mísseis anti-radiação, segundo as indicações que tenho, está disponível desde O MLU Tape-II
Cumprimentos
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Correcto PT, mas em relação aos misseis AGM88 não os possuimos, no futuro iremos adquirir JSOW, e estamos em fase de aquisição de JDAM e AMRAAM.
Já agora alguem tem novidades em relação aos Night Vision Goolges(NVG) , capacetes JHCMS, e misseis AIM9X?
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Qual a capacidade dos nosso F16 MLU em comparação aos F18 Espanhois, ou seja, em caso de combate aereo qual deles "vinha ao tapete" primeiro???
Talvez seja relativo, mas gostava de uma opinião vossa.
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Os F-18 MLU vão ser relegados para segundo plano, já que os EFA são muitissimo superiores. Como tal deves perguntar qual é a capacidade dos nossos F-16 MLU contra os EFA, neste caso eu tenho que responder que não é lá muito grande.
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Os F-18 MLU vão ser relegados para segundo plano, já que os EFA são muitissimo superiores. Como tal deves perguntar qual é a capacidade dos nossos F-16 MLU contra os EFA, neste caso eu tenho que responder que não é lá muito grande.
Obrigado, como me sinto mal, porque temos de ter o material sempre mais fraco....
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Os F-18 MLU vão ser relegados para segundo plano, já que os EFA são muitissimo superiores. Como tal deves perguntar qual é a capacidade dos nossos F-16 MLU contra os EFA, neste caso eu tenho que responder que não é lá muito grande.
Tanto como relegados a un segundo plano es exagerado.
Son otro sistema de armas con misiones complementarias al EFA, no pasan a un segundo plano. Sustituyen a los 60 Mirages F1M
Se actualizan a un nivel (C/D) y se les integra nuevos sistemas de armas como el misil de crucero Taurus o los Iris T nuevos Ecm etc etc etc
Sobre si es mejor un F16 MLU Vs F18 MLU supongo que seran parecidos, cada uno con sus particularidades y dependiendo del arsenal disponible, que es donde mas diferencias puede haber.
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Tanto como relegados a un segundo plano es exagerado.
Son otro sistema de armas con misiones complementarias al EFA, no pasan a un segundo plano. Sustituyen a los 60 Mirages F1M
Se actualizan a un nivel (C/D) y se les integra nuevos sistemas de armas como el misil de crucero Taurus o los Iris T nuevos Ecm etc etc etc
Sobre si es mejor un F16 MLU Vs F18 MLU supongo que seran parecidos, cada uno con sus particularidades y dependiendo del arsenal disponible, que es donde mas diferencias puede haber.
Exacto, no entanto eu acho que para Portugal o F-16 é a melhor solução. è um bom caça (a versão MLU) e pode servir os seus propósitos durante largos anos.
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El F 16 MLU es un caça excelente por a bon precio y suficiente para las necesidades do Portugal. Pueden estar orgullos mais 20 caças es un número muito pequenho para una naçao de la NATO y de la UE como e Portugal. Ese el único problema.
PD: Perdón por meu portugues.
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El F 16 MLU es un caça excelente por a bon precio y suficiente para las necesidades do Portugal. Pueden estar orgullos mais 20 caças es un número muito pequenho para una naçao de la NATO y de la UE como e Portugal. Ese el único problema.
PD: Perdón por meu portugues.
19+25
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Si, pero tengo entendido que algunos están en venta.
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Si, pero tengo entendido que algunos están en venta.
POIS MAS AINDA NÃO FORAM VENDIDOS, PELO QUE AINDA SÃO NOSSOS.......E SE FOREM VENDIDOS SÃO APENAS 12.
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19+25
O que esteve previsto desde o príncipio foi sempre 40 (19 + 1 (substituir o acidentado) + 20), os restantes 4 eram para peças.
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Una curiosidad: Actualmente, a dia de hoy ¿cuantos MLU existen en servicio?
Finalmente cuantos Kits MLU se an adquirido?
Un saludo
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40 aviones de combate f-16 no son pocos si están todos en servicio. Considerando que España tiene un gasto de defensa 4,4 veces el portugués, se mantiene una proporción casi perfecta entre ambas fuerzas aéreas.
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Não é verdade que desde principio se tivesse pensado em 40 caças.
Inicialmente foram considerados os 20 x F16 Block 15 (ou F-16 ADF).
Só mais tarde se considereou a compra de mais 25 carcaças de F-16, que estão empacotadas.
Era esse segundo lote, que seria convertido em F-16 MLU. 20 aviões convertidos, e um para completar a perda de uma unidade da esquadra 201.
Só mais tarde se toma a decisão de converter todos os F-16 para o padrão MLU.
Acontece que inicialmente queriamos 20
Depois queriamos 40
Presentemente temos operacionais 4
Esse é o problema, não a venda de 12 unidades.
Portugal tem planos para ter 28 F-16MLU, mas apenas tem 4 (quatro) e segundo os entusiastas, mais 3 em diversas fases de modernização.
Os 12 F-16 que eventualmente serão vendidos, terão ainda que ser modernizados para um dos novos padrões MLU, provavelmente o (T-3).
Esse é o argumento de vendas português.
Como os F-16 a serem vendidos serão os MLU mais recentes, poderão estar muito bem equipado e com o FalconUP, serão quase "zero quilometros". O problema é que eles não estão disponíveis, caso alguém os quisesse comprar.
Cumprimentos
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Saudações guerreiras
Os F-18 MLU vão ser relegados para segundo plano, já que os EFA são muitissimo superiores. Como tal deves perguntar qual é a capacidade dos nossos F-16 MLU contra os EFA, neste caso eu tenho que responder que não é lá muito grande.
Obrigado, como me sinto mal, porque temos de ter o material sempre mais fraco....
È verdade que se compararmos os EF-2000 com os F-16, os EF-2000 apresentam outros argumentos. Não querendo tirar o mérito que o EF-2000 demonstra, na minha opinião deve-se sempre pensar que não existem vencedores antecipados. Só no fim é que poderemos falar. Poderá eventualmente ser verdade que, num confronto real entre um F-16 e um EF-2000, este último, no plano teórico, possa levar a melhor, mas não significa que isso seja um dado adquirido na prática.
Na Coreia os Mig-15 eram considerados superiores em relação aos F-86. Porém, quem obteve maior número de vitórias foram os F-86. O que também é verdade é que ambos eram da mesma geração. Resta saber se entre aviões de gerações diferentes, os anteriores levaram a melhor nalgum conflito que se verificou até agora. Bem, sabe-se que P-51 Mustang abateram alguns Me-262, mas não sei se isto servirá de melhor ex.. Alguém se lembra de alguma coisa mais significativa? Neste momento não tou a ver o quê.
No Vietname aquilo que se passou foi o domínio do mais forte, mas nem por isso venceu a guerra. Reportando-me ao que interessa, os Mig-21 não chegaram para as encomendas, é verdade. Mesmo assim, foi notório que, caso os vietnamitas do norte tivessem versões melhoradas, talvez se pudesse falar em humilhação para o lado dos camones. A “Top Gun”, a existir, teria que ser bem antecipada.
Agora aqui entre nós - que ninguém nos ouve – eu, pessoalmente, também não meteria as mão no fogo pela quantidade de lixo (F-16 A/B) que temos, e pelo que temos de bom, que não cabe na cova de um dente.
PapaTango, não se trata de querermos agora isto e depois aquilo. Segundo uma declaração de um general na altura, os 20 F-16 nunca chegariam para um país como Portugal. A opção pela actualização dos tais 20 primeiros F-16 continuaria a revelar-se insuficiente pelo número de aeronaves. A gestão deste tipo de situações torna-se mais num constrangimento pela situação ridícula com as quantidades com que trabalhamos, ou melhor, com as quantidades que podemos sempre trabalhar que são forçosamente sempre inferiores ás quantidades que compramos.
Os 20 aviões que se compraram não foram os 20 aviões que Portugal tem vindo a operar. Desses 20 há que subtrair 4 unidades para reposição de peças na frota operacional, se não me falha a memória, e depois há que ter em conta o número efectivo de aeronaves disponíveis na prática. Para isso terá que se subtrair as aeronaves que estão em manutenção e outros imprevistos que fazem com que o número desça ainda mais.
No fundo, se formos a ver, até sou gajo para acreditar que se tivessemos/tivermos 10 F-16 operacionais é uma sorte. Se tivermos mais que 10 unidades (nem que sejam 11) já é um milagre. Eu até posso nem duvidar se, alguma vez, todos os F-16 não tenham estado 100% operacionais dentro de períodos razoáveis de tempo.
Nós podemos muito bem acompanhar os nossos aliados, mas na prática vamos para fazer número e não vamos acrescentar nenhum valor, não vamos fazer a diferença quando se tratar alguma vez de se chegar a vias de facto com alguém. Isso viu-se nos Balcãs. Não quero retirar desmérito e o elevado profissionalismo que os nossos pilotos têm seja em que circunstancia for, mas só podem fazer aquilo que a máquina lhes permite fazer sem arriscar grosseiramente a sua própria vida.
(Atenção que só tou a falar dos A/B)
Aquilo que se pode dizer acerca de adquirir os F-16 A/B “última geração” (OCU) seria com o objetivo de os modernizar num período de tempo que tivesse/tenha (ainda?) lógica. Porque de outra maneira não faria sentido a decisão que se tomou. Teria sido então 1000 vezes preferível adquirir os Block 40.
Tendo em conta a quantidade ridícula de 20 aviões, mesmo que fossem block 40, haveria sempre a necessidade de adquirir mais aviões. A decisão pelo MLU em Portugal foi das mais inteligentes e aquela que mais interessava/interessa a Portugal e, apesar de toda a trapalhada envolta no programa, foi uma decisão acertada na altura.
Cumprimentos
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Só uma pergunta aos especialistas nesta matéria.
Vários sites internacionais mencionam a aquisição já efectivada de JDAM pela FAP.
Alguém pode confirmar?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.fas.org%2Fman%2Fdod-101%2Fsys%2Fsmart%2Fjdam-001.jpg&hash=7626deacfcde41da1535d872642393c3)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.fas.org%2Fman%2Fdod-101%2Fsys%2Fsmart%2Fjdamp1a.jpg&hash=799a8e1766536e38f32ef9b2486fdfac)
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Vários sites internacionais mencionam a aquisição já efectivada de JDAM pela FAP.
Alguém pode confirmar?
Imagem avistada no forum 9Gs.. e com os devidos créditos assinalados:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi23.photobucket.com%2Falbums%2Fb392%2FJotapicos%2F55%2520Anos%2520FAP%2FP1010088.jpg&hash=6861d710349806c4b89b581a03174394)
O que é aquela beleza azul do lado mais afastado do F16?
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Para além das excelentes fotografias do João Baptista, na exposição do Dia da Força Aérea, em Beja, já se encontrava para venda ao público um patch alusivo à operação da JDAM pela Força Aérea. Com mais tempo, coloco-o aqui.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Vários sites internacionais mencionam a aquisição já efectivada de JDAM pela FAP.
Alguém pode confirmar?
Imagem avistada no forum 9Gs.. e com os devidos créditos assinalados:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi23.photobucket.com%2Falbums%2Fb392%2FJotapicos%2F55%2520Anos%2520FAP%2FP1010088.jpg&hash=6861d710349806c4b89b581a03174394)
O que é aquela beleza azul do lado mais afastado do F16? :wink:
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Vários sites internacionais mencionam a aquisição já efectivada de JDAM pela FAP.
Alguém pode confirmar?
Imagem avistada no forum 9Gs.. e com os devidos créditos assinalados:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi23.photobucket.com%2Falbums%2Fb392%2FJotapicos%2F55%2520Anos%2520FAP%2FP1010088.jpg&hash=6861d710349806c4b89b581a03174394)
O que é aquela beleza azul do lado mais afastado do F16? :wink:
EDITADO
Pinga, golo, champanhe...
E não é que é uma JDAM mesmo c34x
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LOL
A propósito, esqueçam a JDAM, em primeiro plano temos o quê ? :twisted:
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Um F-16 :lol: :lol:
Só a brincar não leve a mal
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Eu estava-me a referir ao que está no chão...
antes do F-16...
Parece-me ser um AGM-65E, guiado por laser
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Peço desculpa mas volto a usar as fontes já atrás referidas, para melhor ilustração...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi23.photobucket.com%2Falbums%2Fb392%2FJotapicos%2F55%2520Anos%2520FAP%2FP1010076.jpg&hash=0d0bf75768db1d919e361efe847b5a66)
...o maverick não sei se é guiado por laser..ou se ainda é um dos TV... agora, também gosto muito de ver a GBU lá ao lado!
Cumprimentos
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Boas
Com este tópico gostaria de saber que armamentos (misseis, bombas, torpedos, etc) a força aérea tem em serviço actualmente e que armamentos a força aérea pretende adquirir.
Cumps
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Actualmente possui:
para o F-16MLU
AIM-9L Sidewinder
AIM-120B/C AMRAAM (Air Medium Range Air to Air Missile )
GBU-12
GBU-31 JDAM
GBU-12 com guiamento GPS/LASER
BLU-109 JDAM
Mísseis AGM-65G/F Maverick
Bombas MK-82/83/84
Foguetes CRV-7
Pod ALQ-131 (V) Guerra Electrónica
Para o P-3C
Torpedos MK-46
Minas
Bombas MK-82/83
Mísseis Harpoon
será ainda possível introduzir AGM-65 Maverick, e no futuro SLAM-ER.
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e os blindados também têm qualquer coisita de armamento!
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Que armas levam os Alpha Jet?
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Que armas levam os Alpha Jet?
Armament
Guns: 1× 27 mm (1.06 in) Mauser BK-27 cannon in centreline gun pack
Rockets: 2× Matra rocket pods with 18× SNEB 68 mm rockets each; 2× CRV7 rocket pods with 19× 70 mm rockets each
Missiles: 2× AIM-9 Sidewinders; 2× Matra Magic IIs; 2× AGM-65 Maverick;
Bombs: 2,500 kg (5,500 lb) of payload on five external hardpoints, including a variety of bombs (such as the Hunting BL755 cluster bombs) or Drop tanks for extended range.
http://en.wikipedia.org/wiki/Dassault/D ... version.29 (http://en.wikipedia.org/wiki/Dassault/Dornier_Alpha_Jet#Specifications_.28Close-support_version.29)
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Missiles: 2× AIM-9 Sidewinders; 2× Matra Magic IIs; 2× AGM-65 Maverick;
Já ouvi uns "entendidos" a dizer que isso não será bem assim...e seguramente na FAP não é assim...
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pois mas o dc também só perguntou: " que armas levam os alpha-jet?"...
mas efectivamente a esq. 103 funciona mais para treino avançado do que propriamente para carregar essa panóplia de armamento...alternado... e até ver para os solo displays do avião do bcp
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Missiles: 2× AIM-9 Sidewinders; 2× Matra Magic IIs; 2× AGM-65 Maverick;
Já ouvi uns "entendidos" a dizer que isso não será bem assim...e seguramente na FAP não é assim...
Duvido que os nossos Alpha estejam armados com o que quer que seja, o artigo apenas menciona as armas que é capaz de levar, muitas das quais existem na FAP. Desde que a Esq. 301 deixou de operar Alphjet, imagino que os Alphajets da Esq. 103 podem levar algum armamento caso necessário. A parte dos AIM-9 também achei um pouc estranho, mas os nossos G-91 também os levavam, por isso não será impossível...?
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Do que já vi na prática, os Alpha Jet apenas tem sido armados com canhão, pods lança-rockets e bombas burras.
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Os Alpha-Jet da esq 301, até 2005 poderiam usar:
Bombas MK-82
Foguetes CRV-7
Bombas de Cacho BL-755 ( Proibidas por convenção internacional)
Canhão Mauser BK 27mm
Sistema de EW, no banco traseiro
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Os Alpha-Jet da esq 301, até 2005 poderiam usar:
O quê q aconteceu em 2005 pra talvez já não poderem usar essa armas?? Foram actualizados??
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A 301 é que deixou de operar Alpha Jet
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ahhh...ok
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Os alpha jet podem usar armamento, contudo no actual quadro da Força Aérea foram renegados para instrução avançada de pilotos, com a chegada da 2ª remessa de F-16 a esq. 301 deixou de operar os Alpha jet e passou a operar os sofisticados F-16 vocacionados para ataque ao solo. Contudo estes avioes "Alpha Jets" podem usar armamento.
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Boas
Quais são as versões das GBUs e JDAMs que temos?
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GBU-12 laser
GBU-49 laser/gps
GBU-31 JDAM (MK-84)
BLU-109 B Penetrator (V) JDAM
procure as fotos no google.
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Alguem sabe quantos misseis AIM-120B temos ?
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A informação é confidencial, mas segundo o site sipri nós temos 12 misseis desse tipo.
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A informação é confidencial, mas segundo o site sipri nós temos 12 misseis desse tipo.
Está boa... se for verdade, temos mais avioes que misseis...
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Pois porque se o avião é multi-role pode assumir diferentes configurações de armamento...logo a quantidade existente é assumida como a necessária! simplex!
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Não sei se será bem assim...
Quando o primeiro lote de AMRAAMs foi comprado haviam só um ou dois F-16 actualizados para o padrão MLU, esta quantidade foi a necessária para começar a treinar tripulações no emprego desta nova arma e só isso...
Para uso operacional teremos que adquirir um stock maior obviamente...
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palavras chave...uso operacional...disparar contra...o quê? há um numero standard...em vez de nos empilharmos com misseis que têm peças que têm de ser substituidas mesmo que não sejam utilizadas...isso encarece a factura, daí essa suposta quantidade.
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Sobre os AMRAAM AIM-120-C, penso que estava ou esta previsto um segundo lote, mas desconheco em que quantidade.
As Paveway GBU-12 (500 lbs), segundo varios sites, adquirimos 200.
kits para as JDAM, quantidade 30...mas parece que temos 2 tipos: GBU-31 JDAM (2000 lbs) e BLU-109 JDAM (1000 lbs)
Mísseis AGM-65G/F Maverick, quantidade 25
Sidewinder AIM-9Li - ????
Interessante esta nota no site Sipri:
(120) AIM-9E Sidewinder SRAAM (1976) 1977-1980 (120) For modernized G-91R/3 combat aircraft and possibly T-38A or G-91T trainer aircraft
(100) AIM-9J/P Sidewinder SRAAM (1980) 1981-1982 (100) AIM-9P version; for A-7P combat aircraft
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20 F16 MLU operacionais; foram adquiridos 40 kits MLU M4 e M5
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Os F-18 MLU vão ser relegados para segundo plano, já que os EFA são muitissimo superiores. Como tal deves perguntar qual é a capacidade dos nossos F-16 MLU contra os EFA, neste caso eu tenho que responder que não é lá muito grande.
isso é muito relativo, a superioridade dos EFA tem mais a ver com o facto de ser um caça verdadeiramente polivalente, ter capacidade multimissão e ter uma maior capacidade de carga.
Para lá disso os 2 aparelhos são muito equivalentes.
Num combate aéreo um contra o outro o EFA poderia não ter grande margem de superioridade se o F-16 tivesse capacidade off-boresight e BVR,
pode ter alguma superioridade no que toca a acelaração mas eu diria que seria tudo uma questão de quem seria o melhor piloto, e todos sabemos que os nossos são dos melhores do mundo.
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O Typhoon é um caça pensado para inicialmente para superioridade aérea e não para ser um caça multifunção. Ainda hoje está um pouco atrasado na função de ataque ao solo em relação a outros caças. Já o F-16 foi pensado para ser multinfunção desde o principio. O Typhoon é superior ao F-16 em quase todos os aspectos, dizer que não é no minimo cair na velha história de "o meu é maior e melhor que o teu" e não o que acontece na prática.
Vê o que aconteceu no MMRCA Indiano, tanto o F-16IN Super Viper, como o F/A-18E/F Super Hornet foram eliminados (juntamente com o JAS 39 Gripen e o MiG-35), na final ficaram o Typhoon e o Rafale.
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Quem compra novo já não deve querer F-16s pois este avião na sua versão mais recente já não tem quase margem nenhuma de evolução enquanto que os aviões mais recentes ainda podem evoluir.
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Boas
Gostava de saber se os F-16, em geral, podem ou poderao ser equipados com o missil Meteor, missil Brimstone, Storm Shadow/SCALP, AGM-158 JASSM e Taurus.
Cumps
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O AGM-158 JASSM pode ser utilizado pelo F-16. A Holanda, que opera o F-16, já o adquiriu.
Quanto aos restantes sistemas, desconheço se existe (ou existiria) possibilidade de integração no F-16.
O Brimstone até que dava jeito.
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O AGM-158 JASSM pode ser utilizado pelo F-16. A Holanda, que opera o F-16, já o adquiriu.
Quanto aos restantes sistemas, desconheço se existe (ou existiria) possibilidade de integração no F-16.
O Brimstone até que dava jeito.
Ha uns anos lia-se na página do 9g´s que a FAP no futuro iria adquirir JSOW, não me estranharia nada, uma vez que a frota irá ser elevada para M6.
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Artigo da revista Mais Alto
Sidewinder, 50 anos de operação de misseis na Força Aérea Portuguesa
http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/cont ... /a_727.pdf (http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/conteudos/galeria/revista403/a_727.pdf)
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Artigo da revista Mais Alto
Sidewinder, 50 anos de operação de misseis na Força Aérea Portuguesa
http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/cont ... /a_727.pdf (http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/conteudos/galeria/revista403/a_727.pdf)
Pena é estarmos "encravados" no L/i há quase 20 anos e não passarmos disso. Pelo menos tínhamos evoluído já para as últimas versões do M (AIM-9M-8/9), isto, claro, para não falar no X ou mesmo no IRIS-T...
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Pena é estarmos "encravados" no L/i há quase 20 anos e não passarmos disso. Pelo menos tínhamos evoluído já para as últimas versões do M (AIM-9M-8/9), isto, claro, para não falar no X ou mesmo no IRIS-T... :mrgreen: . Ou podíamos vende-los aos Romenos .
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Pena é estarmos "encravados" no L/i há quase 20 anos e não passarmos disso. Pelo menos tínhamos evoluído já para as últimas versões do M (AIM-9M-8/9), isto, claro, para não falar no X ou mesmo no IRIS-T... :mrgreen: . Ou podíamos vende-los aos Romenos :mrgreen:
O AIM-9L/i, ou L(I), não é uma má versão do Sidewinder. Não sei se o nosso míssil é o modelo inicial L(I) ou o mais avançado L(I)-1 que, segundo apregoa a Diehl, só tem equivalência com o M. Aos romenos vendia-lhes os AIM-9P (se ainda os tivermos) que já não iam nada mal. :|