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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Marinha Portuguesa => Tópico iniciado por: Miguel Silva Machado em Março 19, 2012, 09:54:27 am
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O “Bérrio” tem uma guarnição de 71 militares, é classificado como um reabastecedor de esquadra ligeiro com capacidade para fornecer, simultaneamente, combustíveis, água, géneros e munições a um máximo de três unidades navais em trânsito. Quando há a necessidade de enviar navios de guerra para um teatro de operações, a presença de um reabastecedor é pouco menos que imprescindível. Sem ele, a esquadra fica com a sua acção limitada.
http://www.operacional.pt/o-%E2%80%9Cbe ... ingular-i/ (http://www.operacional.pt/o-%E2%80%9Cberrio%E2%80%9D-um-navio-singular-i/)
http://www.operacional.pt/o-%E2%80%9Cbe ... conclusao/ (http://www.operacional.pt/o-%E2%80%9Cberrio%E2%80%9D-um-navio-singular-ii-conclusao/)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.operacional.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2012%2F03%2FBerrio2_400.jpg&hash=d8cfc1addb09171817e754f03e8d55f9)
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.operacional.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2012%2F03%2F21-dsc_4975-copy.jpg&hash=d22e5aabf95f16e0cde6f04a724fa725)
Então as novas boinas da marinha também já estão a ficar cor de rosa/vermelhas?
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Então as novas boinas da marinha também já estão a ficar cor de rosa/vermelhas? :wink: , deve ter posto a boina na maquina de lavar misturada com roupa de cor .
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É que no Exército está a acontecer a mesma coisa com as castanhas.
Qualidade OGFE...
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Agora? Eu desde que me lembre isso sempre acontecia de uma forma rotineira. Vinha um catrefada de boinas que não tinham esse problema, depois vinha mais uma catrefada de boinas em que já acontecia. Melhor só mesmo os Pára-quedistas com a Boina Verde à Ranger...
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INSTREX 2012 - RAS SIMULTÂNEO NRP BARTOLOMEU DIAS, NRP BÉRRIO, NRP VASCO DA GAMA
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Boas a todos! Há muito tempo que não escrevia por aqui, mas não queria deixar passar o que li há dias no militaryphotos. Parece que a Holanda vendeu o Amsterdam ao Peru. Ou seja, mais uma oportunidade perdida de renovar a nossa frota.
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Um velho truque que eu usava nas minhas calças de ganga
Antes da primeira lavagem coloca~se a peça em sal e vinagre, de molho durante um dia.
Nunca ,mais perde a cor!
perguntem às vossas avozinhas se não era assim que faziam.
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Boas a todos! Há muito tempo que não escrevia por aqui, mas não queria deixar passar o que li há dias no militaryphotos. Parece que a Holanda vendeu o Amsterdam ao Peru. Ou seja, mais uma oportunidade perdida de renovar a nossa frota.
http://www.defensenews.com/article/2014 ... 307230042/ (http://www.defensenews.com/article/20140723/DEFREG05/307230042/)
um AOR de 1995... :cry:
ao que parece durante algum tempo a Holanda vai ficar sem AOR, até que o JSS fique 100% operacional.
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Independente das necessidades da Marinha, no momento, penso que seria imperioso pensar seriamente na substituição do nosso Bérrio, é essencial na manutenção e possível projecção de uma força tarefa.
Penso que a construção de um reabastecedor de esquadra novo seria a melhor opcção; difícil mas possível!
Um exemplo o AEGIR de 10.000 Ton.
http://www.bmtdsl.co.uk/bmt-design-port ... t-vessels/ (http://www.bmtdsl.co.uk/bmt-design-portfolio/bmt-aegir-logistic-support-vessels/)
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Fronteiro já aqui se tinha mostrado (noutro tópico) que os antigos ENVC tinham projectos de navios capazes de cumprirem essa função, com algumas modificações. Para mim a melhor solução seria uma solução que usa-se um produto/design nacional e que desse volume de trabalho e cria-se postos de trabalho em Portugal.
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Fronteiro já aqui se tinha mostrado (noutro tópico) que os antigos ENVC tinham projectos de navios capazes de cumprirem essa função, com algumas modificações. Para mim a melhor solução seria uma solução que usa-se um produto/design nacional e que desse volume de trabalho e cria-se postos de trabalho em Portugal.
Cabeça de Martelo concordo, no entanto desconhecia esses projectos, mas será que os mesmos não passam disso mesmo, de meros projectos, e a ser verdade, será que voltaríamos a ver uma nova novela como os NPOs, pergunto.
Penso que uma solução hibrida de um reabastecedor de esquadra e um LPD, seria uma forma de racionalizar custos e maximizar o potencial de operacionalidade, digo eu.
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Os ENVC construiram muita coisa, incluindo navios que se calhar caiam que nem ginjas à Armada.
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Já agora, acho que alguns destes navios também foram cá fabricados, mas o melhor é falares com o Chaimites:
http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=9884 (http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=9884)
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São 4 navios Heavy lift que prestam serviço para a MSC quando requesitados para isso, mas são navios basicamente civis que estão adaptados tambem para tansporte de cargas militares.
tem duas gruas com capacidade de 400 tons.
http://www.msc.navy.mil/photos/picture.php?/626 (http://www.msc.navy.mil/photos/picture.php?/626)
Ocean Atlas
Oceam Titan
Ocean Crescent
Ocean Charger
Dois vìdeo espetaculares da capacidade das gruas e do lastro do navio
http://player.vimeo.com/video/66110873 (http://player.vimeo.com/video/66110873)
http://player.vimeo.com/video/66110568 (http://player.vimeo.com/video/66110568)
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Boa Noite,
Ainda de acordo com o antigo site dos ENVC
foram construídos os seguintes navios do mesmo género
209 Acor B Mutualista Açoreana Transp. Marítimos, S.A. Portugal 1997 93,00 16,50 5000
205 Sete Cidades TRANSINSULAR - TRANSPORTES MARÍTIMOS INSULARES, S.A. Portugal 1999 93,00 16,50 5000
217 Industrial Challenger MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS Alemanha 2000 112,00 20,00 6300
218 Industrial Chief MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS Alemanha 2000 112,00 20,00 6300
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219 Industrial Charger ASTOR SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS Alemanha 2000 112,00 20,00 6300
220 Industrial Champ ASTOR SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS Alemanha 2001 112,00 20,00 6300
221 Industrial Comet ASTOR SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS Alemanha 2001 112,00 20,00 6300
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222 Industrial Century MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS Alemanha 2001 112,00 20,00 6300
223 Industrial Crescent MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS Alemanha 2002 112,00 20,00 6300
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230 Industrial Diamond
MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS “AQUILA J” Alemanha 2006 112,00 20,00 8000
231 Industrial Destiny
MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS “DRAGO J” Alemanha 2006 112,00 20,00 8000
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232 Industrial Dawn MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS “ORION J” Alemanha 2007 112,00 20,00 8000
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233 Industrial Dream
MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS “VELA J” Alemanha 2007 112,00 20,00 8000
210
Corvo
Mutualista Açoreana de Transportes Marítimos Portugal 2007 112,00 20,00 9000
228 Industrial Dolphin MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS "HENRICUS J" Alemanha 2007 112,00 20,00 8000
229 Industrial Dart MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS "JOHANN J" Alemanha 2008 112,00 20,00 8000
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254 Industrial Eagle SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & Co. KG MS “APUS J” Alemanha 2008 132,20 20,00 10000
255 Industrial Egret MS “BELLATRIX J” Schiffahrtsgesellschaft mbH & Co. KG Alemanha 2009 132,20 20,00 10000
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256 Industrial Edge MS “CASTOR J” Schiffahrtsgesellschaft mbH & Co. KG Alemanha 2009 132,20 20,00 10000
"
257 Industrial Echo MS “DELPHINUS J” Schiffahrtsgesellschaft mbH & Co. KG Alemanha 2010 132,20 20,00 10000
"
http://www.envc.pt/portfolio/Tipos_navi ... ntores.htm (http://www.envc.pt/portfolio/Tipos_navios/t_p_geral_contentores.htm)
Algumas fotos e desenhos do Ocean Atlas, antigo Industrial Challenger
http://www.globalsecurity.org/military/ ... -atlas.htm (http://www.globalsecurity.org/military/systems/ship/ocean-atlas.htm)
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Fotografias recentes do Bérrio:
(https://preview.ibb.co/gTGT7m/IMG_0055.jpg)
(https://preview.ibb.co/f3danm/IMG_0056.jpg)
(https://preview.ibb.co/eRaMSm/IMG_0063.jpg)
(https://preview.ibb.co/nQXeDR/IMG_0075.jpg)
(https://preview.ibb.co/k0mH06/IMG_0076.jpg)
(https://preview.ibb.co/k0Yanm/IMG_0079.jpg)
(https://preview.ibb.co/izdmtR/IMG_0081.jpg)
(https://preview.ibb.co/gK5XYR/IMG_0083.jpg)
(https://preview.ibb.co/mMnPf6/IMG_0084.jpg)
(https://preview.ibb.co/e9TmtR/IMG_0096.jpg)
(https://preview.ibb.co/jBAc06/IMG_0054.jpg)
Em breve vai ter substituto.
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Boas Fotos ! :G-beer2:
O navio tem um bom aspecto ainda deve valer 20 milhões ;)
Será que é este que o vem substituir ???? Só tem 30 anos, só !!!!!
https://en.wikipedia.org/wiki/HMNZS_Endeavour_(A11)
Abraços
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A minha opinião sobre a substituição deste navio pode estar errada, no entanto, creio que não faz grande sentido mantermos uma embarcação com estas características.
Só necessitaríamos deste navio em Operational Sea Training com parceiros da Nato que dispõem de meios mais eficientes. Mesmo que se venha a adquirir algo um pouco mais novo, nunca será uma boa aposta. Todos os nossos navios tem autonomia para percorrer a nossa Zona Económica Exclusiva.
Adicionalmente acarreta um encargo grande a sua manuteção e deslocamento, para não falar de guarnição que poderá ser transferida para futuros navios.
Caso esteja errado, agradeço que me esclareçam sobre esta matéria.
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A minha opinião sobre a substituição deste navio pode estar errada, no entanto, creio que não faz grande sentido mantermos uma embarcação com estas características.
Só necessitaríamos deste navio em Operational Sea Training com parceiros da Nato que dispõem de meios mais eficientes. Mesmo que se venha a adquirir algo um pouco mais novo, nunca será uma boa aposta. Todos os nossos navios tem autonomia para percorrer a nossa Zona Económica Exclusiva.
Adicionalmente acarreta um encargo grande a sua manuteção e deslocamento, para não falar de guarnição que poderá ser transferida para futuros navios.
Caso esteja errado, agradeço que me esclareçam sobre esta matéria.
No entanto já foi usada operacionalmente carradas de vezes. A MGP precisa e precisará sempre de um navio destes ou que também possa desempenhar as missões que este consegue.
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A minha opinião sobre a substituição deste navio pode estar errada, no entanto, creio que não faz grande sentido mantermos uma embarcação com estas características.
Só necessitaríamos deste navio em Operational Sea Training com parceiros da Nato que dispõem de meios mais eficientes. Mesmo que se venha a adquirir algo um pouco mais novo, nunca será uma boa aposta. Todos os nossos navios tem autonomia para percorrer a nossa Zona Económica Exclusiva.
Adicionalmente acarreta um encargo grande a sua manuteção e deslocamento, para não falar de guarnição que poderá ser transferida para futuros navios.
Caso esteja errado, agradeço que me esclareçam sobre esta matéria.
No entanto já foi usada operacionalmente carradas de vezes. A MGP precisa e precisará sempre de um navio destes ou que também possa desempenhar as missões que este consegue.
há ainda quem pense que as outras Nações tem o dever de Proteger e ajudar Portugal em caso de necessidade mas e o contrário acontece ????
Temos meios para tal reciprocidade, mais que justa ??
Abraços
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O Bérrio sempre fez falta, não só para reabastecer a esquadra em alto mar, mas como transportar viveres e água para zonas de calamidade, assim como apoiar as forças armadas destacadas nos teatros de operações.
Assim foi na Bósnia
A Marinha apoiou a missão com uma viagem, em Maio, do NRP “Bérrio” para o porto de Ploce no transporte de mais viaturas e cargas pesadas que se vieram a revelar necessárias.http://www.operacional.pt/a-missao-na-bosnia-em-1996-e-o-acidente-de-24-de-janeiro/
assim tem sido ao longo dos tempos
De entre as missões realizadas realçam-se:
Operação "Sharp-Guard" no Mar Adriático, em 1995;
Operação humanitária na República da Guiné-Bissau, em 1998;
Operação Manatim, em 2012, pronto para evacuar da Guiné-Bissau cidadãos nacionais e de países amigos;
marinha.pt
Se ele não faz falta, então os C130 também não fazem falta!
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O Bérrio sempre fez falta, não só para reabastecer a esquadra em alto mar, mas como transportar viveres e água para zonas de calamidade, assim como apoiar as forças armadas destacadas nos teatros de operações.
Assim foi na Bósnia
A Marinha apoiou a missão com uma viagem, em Maio, do NRP “Bérrio” para o porto de Ploce no transporte de mais viaturas e cargas pesadas que se vieram a revelar necessárias.http://www.operacional.pt/a-missao-na-bosnia-em-1996-e-o-acidente-de-24-de-janeiro/
assim tem sido ao longo dos tempos
De entre as missões realizadas realçam-se:
Operação "Sharp-Guard" no Mar Adriático, em 1995;
Operação humanitária na República da Guiné-Bissau, em 1998;
Operação Manatim, em 2012, pronto para evacuar da Guiné-Bissau cidadãos nacionais e de países amigos;
marinha.pt
Se ele não faz falta, então os C130 também não fazem falta!
Operação Manatim, Guiné Bissau !
https://www.rtp.pt/noticias/pais/operacao-militar-para-o-resgate-de-portugueses-na-guine-bissau-custou-perto-de-6-milhoes-de-euros_v554000
Abraços
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Compreendo o que referem, em todo o caso, em alguns casos que referiram poderá vir a ser substituído pelo novo lpd, podendo este desempenhar as referidas funções com muito mais sucesso e economia e em outros exemplos aqui apontados, nos dias de hoje, justifica-se cooperação entre marinhas. Não só não coloca em questão soberanias como temos cada vez mais assistido a isso nos vários exercícios no âmbito da NATO.
Não só as outras nações irão cada vez mais participar em exercícios na nossa costa como também os nossos navios estarão capazes para participar em outros cenários, em números mínimos, mas correspondentes com os nossos recursos.
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Irmão do Bérrio sofre acidente
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Indonesian Navy Rover-class tanker lists after failed replenishment operation
Ridzwan Rahmat, Singapore - Jane's Navy International
21 March 2018
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.janes.com%2Fimages%2Fassets%2F732%2F78732%2Fmain_p1699644.jpg&hash=b3bcada12c58f348b9a892daaf2eca1b)
KRI is currently listing towards it starboard side after a failed replenishment operation. Source: TNI-AL source
Key Points
An Indonesian Navy tanker has been taken out of service after a failed replenishment operation
Incident likely to renew attention on the country’s naval replenishment capabilities
The Indonesian Navy’s (Tentara Nasional Indonesia – Angkatan Laut, or TNI-AL’s) sole Rover-class replenishment tanker, KRI Arun (903) is currently listing towards its starboard side after a failed replenishment-at-sea operation.
The incident took place off Ujung, Surabaya on 19 March at about 1830 h local time. According to a TNI-AL source who forwarded the image of Arun to Jane’s after the incident, the 140 m ship started to heel as it was replenishing the multipurpose hospital ship, KRI Dr Soeharso (990).
Arun was subsequently towed back to the Eastern Fleet’s (KOARMATIM’s) Semampir pier at Surabaya in its listed state by two TNI-AL coastal tugboats, TD Anjasmoro and TD Merbabu . No casualties have been reported.
The cause of the incident has not been ascertained, but Jane’s understands that initial indications point to a ballast pump failure on board Arun . The tanker will be temporarily taken out of service in lieu of damage assessments by TNI-AL personnel.
Arun was formerly in service with the UK Royal Fleet Auxiliary as RFA Green Rover with pennant number A268. The ship, which was launched in 1968, was transferred over to the TNI-AL in 1992 after a refit. The vessel can replenish ships at sea with fuel, fresh water, and limited dry cargo while under way.
http://www.janes.com/article/78732/indonesian-navy-rover-class-tanker-lists-after-failed-replenishment-operation
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Uma avaria perfeitamente normal num navio desta idade.
A bomba do tanque de lastro deveria ter compensado saída do combustível durante o reabastecimento no mar. Avariou..... o navio ficou com mais peso de um bordo que no outro e ficou a navegar de “ ladex” ......nada de muito grave se o mar estiver calmo e se não se iniciar uma sequência de avarias em cadeia!!!
O mais estranho é não terem detectado a avaria e chegarem ao ponto do navio ter adornado uns 15°
PS: mudem o título do tópico para “Berrio um navio a dar o Berro”
PS2: Salvas, para os técnicos de manutenção da nossa Marinha que conseguem manter a navegar, sem problemas, autênticos museus flutuantes!
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Estavam vocês a dizer....
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por exemplo isto………….
O Bérrio sempre fez falta, não só para reabastecer a esquadra em alto mar, mas como transportar viveres e água para zonas de calamidade, assim como apoiar as forças armadas destacadas nos teatros de operações.
Assim foi na Bósnia
A Marinha apoiou a missão com uma viagem, em Maio, do NRP “Bérrio” para o porto de Ploce no transporte de mais viaturas e cargas pesadas que se vieram a revelar necessárias.http://www.operacional.pt/a-missao-na-bosnia-em-1996-e-o-acidente-de-24-de-janeiro/
assim tem sido ao longo dos tempos
De entre as missões realizadas realçam-se:
Operação "Sharp-Guard" no Mar Adriático, em 1995;
Operação humanitária na República da Guiné-Bissau, em 1998;
Operação Manatim, em 2012, pronto para evacuar da Guiné-Bissau cidadãos nacionais e de países amigos;
marinha.pt
Se ele não faz falta, então os C130 também não fazem falta!
Operação Manatim, Guiné Bissau !
https://www.rtp.pt/noticias/pais/operacao-militar-para-o-resgate-de-portugueses-na-guine-bissau-custou-perto-de-6-milhoes-de-euros_v554000
Abraços
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Vídeo de RAS
https://www.facebook.com/1709783686/posts/10206643178554030/
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Podiamos ter tido harriers :mrgreen:
(https://i.ibb.co/TMy8SyX/Harrier-landing-on-RFA-Green-Rover-A268-at-Greenwich-London-22-September-1971.png) (https://ibb.co/zVdRYdc)
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Bérrio oficialmente abatido ao efectivo: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/9373-2023-221578689
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Bérrio oficialmente abatido ao efectivo: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/9373-2023-221578689
Agora que o metam á beira dos outros "recifes" a ver se afunda lá tambem.....
E 100 milhões por um novo em 2027!? Tou pra me rir!
:-P
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100 milhões? De onde vem esse valor? (E sim, é impossível fazer um AOR por esse dinheiro, a não ser que seja construído num país de terceiro mundo)
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Vai ser algo em segunda mão.
Se houver.
Já para os zucas há dinheiro a jorros.
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/berrio-abatido-a-marinha-substituicao-so-em-2027-e-devera-custar-100-milhoes-de-euros/
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Isso quer dizer que na LPM, terão cortado o orçamento do AOR dos 150 para os 100 milhões. ::)
Novo não será de certeza, porque estamos em Setembro de 2023, e para ter o navio dentro de 4 anos, era preciso começar a construir já este ano. E por 100 milhões só se for feito de plástico, ou aço chinês, ou se for um mini-AOR. A Noruega comprou um AOR moderno feito na Coreia do Sul, que lhes custou 150 ou 160 milhões, com a inflação de hoje, o mesmo AOR custará forçosamente mais.
Haver até há opções em segunda-mão (os Wave), mas é aquela história do "não serve", sendo preferível não ter nada, e depois chegar a 2027, continuar sem anda e concluir que é impossível construir tal navio por tão pouco dinheiro.
Também não ajuda nada ter uma Marinha que não sabe o que quer. Ora temos um CEMA hidrográfico que só quer navios civis, ora temos um CEMA que quer navios "disruptivos" e em muitos casos reinventar a roda. Não há coerência, nem noção da realidade.
Com uma revisão da LPM feita este ano, não houve ninguém que fosse capaz de pedir ao Governo que adiantasse o financiamento para o AOR, de forma a comprar um dos Wave e resolver logo o problema.
Depois temos frases destas:
Em maio passado, Helena Carreiras tinha afirmado que o governo decidiu priorizar a substituição do Bérrio na LPM, e que, com a aquisição prevista de um Navio Reabastecedor de Esquadra será reposta uma “capacidade que tem vindo a ser adiada, apoiando a projeção e a sustentação logística de uma Força Naval no mar”.
É tão prioritário, que da LPM de 2019, para a revisão de 2023, nem sequer o ano em que se pensa receber o navio mudou.
Mas se há coisa que nós já aprendemos recentemente, é que a construção dos meios em Portugal, não é uma questão de beneficiar a indústria, é para assegurar alguns cargos e funções para os amigos, como aconteceu com a questão da fiscalização da construção dos NPOs batch 3, muito bem chumbada pelo TC. Não fosse o TC, ninguém saberia de nada. Não admira que se faça tudo para ignorar opções em segunda-mão.
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Isso quer dizer que na LPM, terão cortado o orçamento do AOR dos 150 para os 100 milhões. ::)
Novo não será de certeza, porque estamos em Setembro de 2023, e para ter o navio dentro de 4 anos, era preciso começar a construir já este ano. E por 100 milhões só se for feito de plástico, ou aço chinês, ou se for um mini-AOR. A Noruega comprou um AOR moderno feito na Coreia do Sul, que lhes custou 150 ou 160 milhões, com a inflação de hoje, o mesmo AOR custará forçosamente mais.
Haver até há opções em segunda-mão (os Wave), mas é aquela história do "não serve", sendo preferível não ter nada, e depois chegar a 2027, continuar sem anda e concluir que é impossível construir tal navio por tão pouco dinheiro.
Também não ajuda nada ter uma Marinha que não sabe o que quer. Ora temos um CEMA hidrográfico que só quer navios civis, ora temos um CEMA que quer navios "disruptivos" e em muitos casos reinventar a roda. Não há coerência, nem noção da realidade.
Com uma revisão da LPM feita este ano, não houve ninguém que fosse capaz de pedir ao Governo que adiantasse o financiamento para o AOR, de forma a comprar um dos Wave e resolver logo o problema.
Depois temos frases destas:
Em maio passado, Helena Carreiras tinha afirmado que o governo decidiu priorizar a substituição do Bérrio na LPM, e que, com a aquisição prevista de um Navio Reabastecedor de Esquadra será reposta uma “capacidade que tem vindo a ser adiada, apoiando a projeção e a sustentação logística de uma Força Naval no mar”.
É tão prioritário, que da LPM de 2019, para a revisão de 2023, nem sequer o ano em que se pensa receber o navio mudou.
Mas se há coisa que nós já aprendemos recentemente, é que a construção dos meios em Portugal, não é uma questão de beneficiar a indústria, é para assegurar alguns cargos e funções para os amigos, como aconteceu com a questão da fiscalização da construção dos NPOs batch 3, muito bem chumbada pelo TC. Não fosse o TC, ninguém saberia de nada. Não admira que se faça tudo para ignorar opções em segunda-mão.
Na LPM2019 a chegada do navio estava previsto para 2029/2030. O AOR passou a frente do LPD na nova LPM.
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Lembro-me de haver um trabalho feito pela Marinha, com um cronograma das aquisições, e tinha lá 2026 ou 2027 para o LPD, e 2027 ou 2028 para o AOR. De qualquer forma, adiantar mais um ano menos um ano, não faz diferença, principalmente quando o programa já vai atrasado. Que houve a troca sei eu, mas as datas mantiveram-se praticamente iguais para o AOR.
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Só arriou bandeira hoje :mrgreen:
https://www.facebook.com/100064422920281/posts/pfbid0eU95VcwpPjqGkUiRqe7mYQ8G29oSAzCpZLzxbW9VScUJ3S7PtkP9yUKFHoAZxSPAl/