MNE da UE criam Agência europeia de armamento

  • 0 Respostas
  • 1958 Visualizações
*

lf2a

  • Membro
  • *
  • 103
  • +0/-0
MNE da UE criam Agência europeia de armamento
« em: Junho 14, 2004, 05:24:19 pm »
Do Diário Digital de hoje:
Citar
MNE da UE criam Agência europeia de armamento

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Vinte e Cinco chegaram a acordo, esta segunda-feira, para a criação de uma agência europeia de armamento, anunciou o representante francês no encontro, Michel Barnier. O organismo terá competências no desenvolvimento das capacidades de defesa europeias, na investigação e compra de material militar.



Criada como reacção contra o facto de a capacidade militar da UE constituir apenas 10% da norte-americana – apesar dos orçamentos de Defesa dos antigos Quinze ser igual a metade do dos EUA – a agência tem sido um pólo de divergência entre os novos Vinte e Cinco, pelo que o acordo assinado esta segunda-feira constitui um equilíbrio complexo.
A França e o Reino Unido foram os principais defensores do organismo, para o qual advogam uma maior autonomia sobretudo na altura de decidir. Ao mesmo tempo, a Alemanha defende um agência com um papel essencialmente na cooperação entre os Estados membros.

Outra questão que levantava problemas era a relação da agência com terceiros, no que se refere à necessidade de unanimidade ou de maioria qualificada para se celebrarem acordos. O equilíbrio atingiu-se no que se refere à coordenação com a NATO, com a decisão de que será permitia a presença de um representante do secretário-geral da Aliança nas reuniões de alto nível no novo organismo.