Portugal estuda a compra de Fragatas Karel Doorman à Holanda

  • 413 Respostas
  • 125056 Visualizações
*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #90 em: Setembro 27, 2006, 04:56:11 pm »
Eu escrevi "provavelmente", JLRC.

Não fiz sequer juízos de valor sobre as capacidades de um ou de outro.  :wink:
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #91 em: Setembro 27, 2006, 05:14:34 pm »
Citação de: "Get_It"
A escolha pelo NH-90 NFH penso que só iria facilitar a cadeia de logística, visto que também já vamos também comprar NH-90 TTH para o exército. Além disso, alguns dos componentes do NH-90 são produzidos em Portugal. :wink:

Cumprimentos,


Teoricamente até parece que você tem razão mas será que o NH-90 cabe nos 2 hangares das VdG, concebidos para os 2 Lynx? Além disso vamos ter que comprar? helis ligeiros para o exército, os tais Eurocopter que já foram recusados uma vez ou os AgustaWestland A-109. Será que seguindo o seu raciocínio também não será racional comprar o Future Sea Lynx para a Armada e o Future Land Lynx para o exército? Além de que o Lynx deverá ser mais barato que o NH-90.
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2281
  • Recebeu: 540 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-827
(sem assunto)
« Responder #92 em: Setembro 27, 2006, 05:42:59 pm »
Citação de: "JLRC"
[citação]

Teoricamente até parece que você tem razão mas será que o NH-90 cabe nos 2 hangares das VdG, concebidos para os 2 Lynx? Além disso vamos ter que comprar? helis ligeiros para o exército, os tais Eurocopter que já foram recusados uma vez ou os AgustaWestland A-109. Será que seguindo o seu raciocínio também não será racional comprar o Future Sea Lynx para a Armada e o Future Land Lynx para o exército? Além de que o Lynx deverá ser mais barato que o NH-90.


Quanto ao espaço dos hangares das VdG, penso que não terão espaço para alojar dois NH-90, talvez um, mas dois já não. Entretanto as fragatas da classe Karel Doorman já estão preparadas para um NH-90 poder caber no seu hangar. Poderá a Marinha estar a se preparar para no futuro adoptar o NH-90?

Quanto aos helicóteros ligeiros para o exército não podemos prever qual o heli que irá ser escolhido. Pois já à uns tempos atrás houveram rumores neste fórum, ou no 9Gs, que o MDN estaria interessado em voltar atrás quanto à decisão de Paulo Portas relativamente à não aquisição dos Eurocopter EC-635.
Acho que também quando comparados os aparelhos, podemos desde já ver que o EC-635 e A-109 já se encontram disponíveis, e visto que os Allouete III já têm uns bons anos, a sua substituição poderá ser considerada uma prioridade. Outra coisa importante, é preciso também comparar os preços dos três helicópteros.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #93 em: Setembro 28, 2006, 11:17:56 am »
JLRC:

Nada tenho contra os Linx , nem contra os futuros Super Linx que refere.

Por mim, acho que seria preferivel a seu tempo termos optado pelos SH-60, provelmente mais baratos e com maior capacidade SAR que os Linx, mantendo os mesmos padrões ASW.

Mas dado que as fragtas VdG dificilmente navagarão mais 15 ou 20 anos, tal como as KD (se vierem  mesmo), nessa altura não lhe parece que poderia ser uma boa adquirir fragatas (novas ou usadas) onde se pudesse operar o NH-90?

Ademais, e mesmo nas actuais condições, muito raramente se embarcam 2 helis numa única fragata.

É que para além dos helis ligeiros, está prevista a aquisição para o Exército (o para o tal comando conjunto que se prevê) de 9 ou 10 NH-90

Afinal de contas não estamos a falar no curto prazo.
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #94 em: Setembro 28, 2006, 11:28:05 am »
Citar
Nada tenho contra os Linx , nem contra os futuros Super Linx que refere.

Por mim, acho que seria preferivel a seu tempo termos optado pelos SH-60, provelmente mais baratos e com maior capacidade SAR que os Linx, mantendo os mesmos padrões ASW.


Pode especificar, Rui?
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #95 em: Setembro 28, 2006, 11:48:37 am »
Luís:

Tal como na Marinha de Espanha e de outros países, os SH-60 servem para ASW, e em caso de necessidade, podem ter maior capacidade de transporte que os mais pequenos Linx.

Ou não?   :?



Citar
The Seahawk is a twin-engine helicopter. It is used for anti-submarine warfare, search and rescue, drug interdiction, anti-ship warfare, cargo lift, and special operations. The Navy's SH-60B Seahawk is an airborne platform based aboard cruisers, destroyers, and frigates and deploys sonobouys (sonic detectors) and torpedoes in an anti-submarine role. They also extend the range of the ship's radar capabilities.

The U.S. Navy plans to convert all SH-60Bs, as well as 18 SH-60Fs, to multi-mission SH-60Rs. The new version will feature advanced radar, missiles, low frequency sonar and a host of other improvements




Citar
SH-60B Seahawk


The SH-60B is designed to operate as an integral fighting unit aboard specifically configured OLIVER HAZARD PERRY (FFG-7) class Guided Missile Frigates, SPRUANCE (DDG-963) class Destroyers, KIDD (DDG-993), class Guided Missile Destroyers and TICONDEROGA (CG-47) class Guided Missile Cruisers. What makes the SH-60B different from other helicopters (such as the Army's BLACKHAWK) is its capability to fully integrate with LAMPS capable warships. The Light Airborne Multipurpose System (LAMPS) is part of a complete weapon (ship/air) system designed to maintain part of our national defense program: to keep sea lanes open, and to protect high value military and commercial ships during a major conflict.

Citar
SH-60F Seahawk



The SH-60F operates primarily off of aircraft carriers, providing close-in anti-submarine protection of the carrier battle group, and search and rescue (SAR) support during carrier flight operations. During anti-submarine operations the SH-60F employs a powerful dipping sonar, an arsenal of sonobuoys, and Mk 50 torpedoes. The SH-60F is also used extensively for logistics, transporting personnel, mail, and supplies between ships in the carrier battle group. A variant of the SH-60F, the HH-60H is designed specifically as a Combat Search and Rescue (CSAR) and Naval Special Warfare platform.


Ou seja:

Para um nº de 5 fragatas, teriamos SH-60B e 3 SH-60F.

Dependendo da natureza das missões embarcar-e-iam os helis cuja valência fosse necessária, e em missões mais prolongadas, um de cada, um no deck e outro no hangar.

Em alternativa, apenas na versão F.

__________________

Fotos e dados em:

http://www.globalsecurity.org/military/ ... /aircraft/
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4598/-871
(sem assunto)
« Responder #96 em: Setembro 28, 2006, 12:47:41 pm »
Rui Elias, não entendi o raciocinio

Dois helicópteros, um no deck e um no hangar?

Para quê ?
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #97 em: Setembro 28, 2006, 01:01:48 pm »
Citação de: "papatango"
Rui Elias, não entendi o raciocinio

Dois helicópteros, um no deck e um no hangar?

Para quê ?


Resta dizer que o helicóptero no deck não aguenta mais que uns poucos dias...  :?
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #98 em: Setembro 28, 2006, 02:06:05 pm »
Papatango e Pedro:

A meu ver, e é só uma opinião pessoal, se uma VdG pode transportar 2 Linx, porque não numa fragata futura, 2 SH-60, ou o mais provavel nessa alturas, uns NH-90?

Em todo o caso estou a falar em tese, porque os helis que temos são os Linx e ponto final.

Ou, um no hangar e um no deck, se não couberem os 2 no hangar.  :?

Dependendo da missão, se é eminentemente militar ou apenas para exercícios, se se espera que seja prolongada, ou breve, etc.

Ou um mix de 8 helis para 5 fragatas, sendo que 5 na versão B e 3 na versão F, ou todo os 8 em versão F.

Penso que com o que há 15 anos se gastou em 5 Linx, daria perfeitamente para adquirir 8 SH-60.

E os colegas sabem que eu sempre defendi um rácio de 1,5 helis por fragata
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #99 em: Setembro 28, 2006, 02:13:29 pm »
Citação de: "papatango"
Rui Elias, não entendi o raciocinio

Dois helicópteros, um no deck e um no hangar?

Para quê ?


Ó Rui, um no deck e outro no hangar? :lol:
Eu sei que vamos comprar os NH-90 para o exército. A questão não é essa. A questão reside no tamanho. O NH-90 é um heli da categoria do Seahawk e as VdG têm os hangares configurados para 2 SuperLynx. Não sei se seria fácil adoptar o NH-90, não sei se não teriamos de fazer alterações ou adaptações aos hangares e só poderiamos operar um por navio. Depois temos a questão monetária, o NH-90 embora seja um óptimo heli é muito caro. Por outro lado e dado que o exército vai comprar os hélis ligeiros porque não adoptarmos o mesmo helicóptero para a marinha e exército, o Future Lynx? Esta é somente a minha opinião claro mas penso que tem alguma lógica.
Cumpts
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #100 em: Setembro 28, 2006, 02:23:29 pm »
Citar
Por outro lado e dado que o exército vai comprar os hélis ligeiros porque não adoptarmos o mesmo helicóptero para a marinha e exército, o Future Lynx? Esta é somente a minha opinião claro mas penso que tem alguma lógica.


Se defende que se comprassem Land-Linx para o Exército e Linx para a Marinha, completamente de acordo.

Preferiria os Linx "terrestres" aos A-109 ou aos EC.

Quanto à inusitada posição de um heli no deck:

Raramente se transportam 2 helis numa fragata.

Mas em caso de absoluta necessidade e dependendo do tipo de misão, onde estaria o mal?

Levantava o que estivesse no deck e depois o outro.

Se houvesse uma frota de 2 fragatas em determinada missão, em que uma levasse 2 helis e outra apenas 1, daria para garantir a rotação de 3 helis pelas 2 plataformas.

Se as VdG estão configuradas para os Linx, que se adaptassem a outros, caso viessem já, o que é muito improvável.

As fragatas KD vendidas ao Chile também sofreram alterações para que pudessem receber os Chuck Cougar que eles têm lá.

É tudo uma questão de adaptação, e não seria a coisa mais cara a fazer nas VdG e nas KD.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18302
  • Recebeu: 5548 vez(es)
  • Enviou: 5959 vez(es)
  • +7166/-9543
(sem assunto)
« Responder #101 em: Setembro 28, 2006, 02:28:56 pm »
Oh Rui

Tu queres é transformar as KDs num PortaHelis , confessa lá???? :wink:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #102 em: Setembro 28, 2006, 03:16:40 pm »
Pronto, já sei que sou um incompreedido   :oops:

Mas o futuro o dirá.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18302
  • Recebeu: 5548 vez(es)
  • Enviou: 5959 vez(es)
  • +7166/-9543
(sem assunto)
« Responder #103 em: Setembro 28, 2006, 03:26:51 pm »
Citar
Se as VdG têm capacidade par 2 Linx e as KD são apresentadas como tendo capacidade par 1, que mal teria adaptar o deck e hangar para um heli maior?


Queres é COUGARs, confessa::::::: :!:


agora a sério:
Mas será que virão mesmo mais helis ou os 5 Lynx da Marinha terão de dar para tudo????? :roll:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5579
  • Recebeu: 5567 vez(es)
  • Enviou: 3672 vez(es)
  • +10067/-2645
(sem assunto)
« Responder #104 em: Setembro 28, 2006, 04:16:49 pm »
O mais engraçado de tudo, no que diz respeito aos helis navais, é que em 2003 a Armada afirmava querer mais 3 Super Lynx, aquisição essa que decorreria em 2007/8. Em 2004 passou para apenas 2; em 2005 não surgiram novidades e agora com o negócio das KD talvez apareça, talvez, um SH-14 Lynx ex-Marinha Real Holandesa. :roll:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)