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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Armadas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Heer.Skuda em Junho 14, 2007, 04:39:39 pm
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Bom dia, me chamo Bruno Leonhardt, moro no Brasil e estou fazendo um trabalho específico sobre o pós-guerra (2ª até hoje em dia) e as principais mudanças destes países.
No quesito "militar", nao tenho grandes fontes para consulta, e ouvi falar deste forum muito bem.
Gostaria de pedir a ajuda e OPINIAO, a respeito de alguns questionamentos. Quem puder responder, eu seria eternamente grato.
Gostaria que levassem em conta a atualidade, e podem abusar dos termos técnicos, é para uma pesquisa de Mestrado.
1 - Como encontra-se a Armada de tais países: alemanha.frança.inglaterra, quais são os navios/submarinos de combate de cada nação, a quantidade (se souberem) e qual deste tem a maior capacidade de guerra aérea levando em conta a modernização não só de seus sistemas de armas mas também em qualidade humana também (comando, experiencia e habilidades em geral).
2 - Qual são as 5 maiores Armadas do mundo.
Obrigado amigos.
Conto com a experiencia e bomdade desta comunidade.
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Vc quer saber o # de barcos ou o # de pessoal?
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Se formos a ver em termos de capacidades reais de superioridade e tecnologia aqui vai!
USA
Japao
Franca/GB
Russia
China
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Dependo do que considerar mos maior. Se for por efectivos será a seguinte lista:
World Top 10 - Largest Navies
Country Navy Personnel
USA 366,100
China 250,000
Russia 171,500
Taiwan 62,000
South Korea 60,000
India 53,000
Turkey 53,000
North Korea 46,000
France 45,600
United Kingdom 43,530
Se formos ver por capacidade a coisa e bem diferente.
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Creio que no ponto (1)só lhe interessam as marinhas da Inglaterra, França e Alemanha. Será isso?
Se fôr, amanhã lhe darei um resumo do material naval dos três países, e uma avaliação pessoal da capacidade humana e técnica.
Entretanto aqui vão os links:
http://www.royal-navy.mod.uk/ (http://www.royal-navy.mod.uk/)
http://www.defense.gouv.fr/marine/ (http://www.defense.gouv.fr/marine/)
http://www.marine.de/en (http://www.marine.de/en)
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La Armada de Alemania esta bastante lejos de las de Francia o U.K. Estas ultimas disponen de Portaaviones lo cual da una enorme ventaja, y mas aun con los nuevos que estan fabricando. Lo cual no quiere decir que fueran echos picadillo por la Fuerza Aerea Alemana, pero Marinas..la de Alemania no es de las mejores del mundo.
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Caro Bruno.
Como lhe havia prometido, vou começar a postar os resultados da minha pesquisa:
ROYAL NAVY
Pessoal: 38. 405 na marinha; 6.728 Royal Marines
Porta aviões :
3 da classe Invincible 20.600tons.
Entrados ao serviço em principio dos anos 80. Presentemente só operam dois, e sem os Sea Harrier, dos quais operava nove. Nove helicópteros Sea King/Merlin+ 2 AEW
Dimensões: 210 x 36 x 8.8 meters (689 x 118 x 29 feet)
Propulsão: 4 TM3B gas turbines, 2 shafts, 94,000 shp, 28 knots
guarnição: 1089
Radar: Type 1002 early warning, 1 Type 996 surface/air search
Sonar: Type 2016 hull
Fire Control: 2 Type 909 missile control
EW: UAF-1 intercept, 2 Type 675 jammers, 4 chaff, 1 Type 182 towed
Armament: 3 CIWS ( 20 mm Phalanx or 30 mm Goalkeeper)
Formerly known as "through deck cruisers", these are VSTOL carriers.
Contratorpedeiros de defesa aérea:
Classe Daring 7.200 tons.
classe em construção com o primeiro de seis a oito navios a ser entregue em 2008.
Dimensions: 151 x 20 meters
Propulsion: gas turbine, 2 shafts, 29 knots
Crew: 190 + 45 spare
Aviation: helicopter deck and hangar for 1 helicopter
Radar: SAMPSOM multi function phased array, S1850 air searc
Sonar:
Fire Control: PAAMS system
EW:
O seu armamento compreenderá 8 mísseis anti-navio, lançadores verticais para 16 mísseis Aster 15, e 32 Aster 30, 1 peça de 114 mm. 2 CIWS ?, 4 tubos fixos para torpedos Stingray, 1 helicóptero EH-101 Merlin.
classe Sheffield 4.100 tons.
Os primeiros entraram ao serviço em 1974.
Dimensions: 141.12 x 14.90 x 5.80 meters (463 x 49 x 19 feet)
Propulsion: 2 shafts, 2 RM1C cruise gas turbines, 10,680 shp, 18 knots;
2 TM3B boost gas turbines, 54,400 shp, 29.5 knots
Crew: 301
Aviation: aft helicopter deck with hangar; 1 Sea Lynx helicopter
Radar: Type 1022 early warning, Type 996 surface/air search
Sonar: Type 2016 hull
Fire Control: 2 Type 909 missile control
EW: UAA-2 intercept, 3 Type 760 jammer, 4 decoy, Type 182 towed
O principal armamento é um lançador duplo de misseis Seadart , uma peça de 114 mm; 2 CIWS Phalanx de 20 mm; 6 tubos lança-torpedos para torpedos Mk46. Operam um helicóptero Lynx. Encontram-se ao serviço oito, que vão começar a dar baixa em breve.
Fragatas da classe Broadsword série III 4.900 tons.
Construídas a partir de 1988, encontram-se quatro ao serviço, devendo dar baixa em breve.
Dimensions: 148.10 x 14.75 x 6.0 meters (486 x 48 x 19.5 feet)
Propulsion: 2 shafts, 2 RM1C cruise gas turbines, 10,680 shp, 18 knots;
2 SM1A boost gas turbines, 37,540 shp, 30 knots
Crew: 232 (245 as flagship)
Aviation: aft helicopter deck with hangar; 2 Sea Lynx helicopters
Radar: Type 967M surface/air search
Sonar: Type 2050 hull, Type 2031(Z) towed
Fire Control: 2 Type 911 missile control
EW: UAA-2 intercept, 2 Type 675 jammer, 4 decoy, Type 182 towed
Armamento, 1 peça de 114 mm, 8 mísseis anti-navio Harpoon, dois lançadores sêxtuplos para mísseis Sea Wolf, 1 CIWS Goalkeeper, 6 tubos lança-torpedos, 2 helicópteros médios Lynx ou um pesado Merlin.
Fragatas classe Norfolk 4.200 tons.
Foram construídas a partir de 1990 e encontram-se ao serviço 13 unidades. São navios pensados para a luta anti-submarina.
Dimensions: 133 x 16.1 x 5.5 meters (436 x 53 x 18 feet)
Propulsion: 2 shafts, 4 cruise diesels, diesel-electric drive, 4,000 shp,
15 knots; 2 SM1C (F229-F236: SM1A) boost gas turbines, 52,300 shp, 28 knots
Crew: 169 (185 max)
Radar: Type 996 3-D air/surface search
Sonar: Type 2050NE bow, Type 2031(Z) towed
Fire Control: 2 Type 911 missile control
EW: UAF-1 intercept, 2 Type 675 jammers, 4 chaff, 1 Type 182 towed
Estão armados com uma peça de 114 mm, 8 lançadores de mísseis anti - navio Harpoon. 32 células verticais para mísseis SeaWolf, , 2x2 tubos lança-torpedos para torpedos Stingray, 1 helicóptero Lynx ou um EH 101 Merlin.
Submarinos nucleares estratégicos
4 da classe Vanguard. 15.900 tons submerso
Entraram ao serviço entre 1993 e 1999.
Dimensions: 149.3 x 12.8 x 10.10 meters (490 x 42 x 33 feet)
Propulsion: 1 PWR.2 reactor, steam turbine, 1 shaft, 27.500 shp, 25 knots
Crew: 143
Sonar: Type 2054 suite
EW: UAC-3 intercept suite
Estão armados com 16 mísseis Trident cada um com 8 MIRV, alcance de 12.000 Km. 4 tubos lança-torpedos de 533 mm.
Submarinos nucleares de ataque
4 da classe Astute. 7.800 tons. Submerso
O primeiro entrará ao serviço a partir de 2010.
Dimensions: 91 x 10 x 8.25 meters (300 x 32.5 x 27 feet)
Propulsion: 1 PWR.2 reactor, steam turbine, 1 shaft, 15,000 shp, 30 knots
Crew: 109
Sonar: Type 2076 suite
possuem mísseis de cruzeiro Tomahwk, mísseis anti-navio Sub Harpoon e torpedos Spearfish- 5 tubos.
Classe Swiftsure. 4.900 tons. imerso
Últimos dois de uma classe de 6, entraram ao serviço entre 1972 e 1981.
Dimensions: 82.90 x 9.83 x 8.25 meters (272 x 32 x 27 feet)
Propulsion: 1 PWR.1 reactor, steam turbine, 1 shaft, 15,000 shp, 28 knots
Crew: up to 120
Sonar: Type 2020 bow, type 2007 flank, Type 2019 intercept, Type 2024 towed in some
EW: UAC intercept
Armamento: 5 tubos para mísseis Tomahawk, Sub Harpoon e torpedos Spearfish.
Classe Trafalgar. 5.208 tons. Imerso.
Classe de 7 todos ao serviço entre 1983/ 1991.Dimensions: 85.38 x 9.83 x 8.25 meters (281 x 32 x 27 feet)
Propulsion: 1 PWR.1 reactor, steam turbine, 1 shaft, 15,000 shp, 30 knots
Crew: 109
Sonar: Type 2020 bow, Type 2007 flank, Type 2019 intercept, Type 2046/2056 towed
EW: UAB or UAP intercept suite
Armamento: 5 tubos para mísseis Tomahawk, Sub Harpoon e torpedos Spearfish.
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Caro Luis, Obrigado! estava precisando deste material, poderia procurar algo em relação à Alemanha?
Como esta se encontra... na 2ª Guerra era uma potencia marinha, e hoje em dia? e suas tecnologias? Como anda seu arcenal hoje e se tem algo para um futuro próximo!
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2 - Qual são as 5 maiores Armadas do mundo.
Ele perguntou do mundo!
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Royal Navy (conclusão)
FORÇAS DE DESEMBARQUE
LPH Porta helicópteros de assalto Ocean Deslocamento: 21,758 tons full load
Dimensões: 203 x 32.6 x 6.4 meters (666 x 107 x 21 feet)
Propulsão: 2 diesels, 2 shafts, 23,904 hp, 18 knots
Guarnição: 250
Aviation: full flight deck; 12 Sea King transport helos,
6 Lynx or Apache attack helos
Hangar: full length & width
Tropas: 700
Carga: unknown
Radar: Type 996 air/surface search
EW: UAF-1 intercept, 2 Type 675 jammers, 4 chaff, 1 Type 182 towed
Armament: 3 Phalanx CIWS, 2 30 mm
LPH-type ship, based on Invincible class CVS design but to
civilian standards.
LPD navio de assalto doca
Classe Albion. Foram construídas duas unidades o primeiro entrou ao serviço em 2002.
Deslocam 16. 981 tons.
Dimensions: 178 x 28.9 x 6.1 meters
Propulsion: Diesel-electric, 2 diesels, 2 shafts, 16,000 shp, 17.5 knots
Crew: 345
Aviation: 2 Merlin or 2 Sea King helicopters
Well Deck: for 2 LCAC
Troops: 300 (up to 700 overload)
Cargo: unknown
Armament: 2 30 mm Goalkeeper CIWS, 2 dual 20 mm
Two replacements for the existing LPD-type transports.
LSD navios de desembarque doca
Classe Bay
Foram construídas 4 unidades que deslocam 16 100 tons. São operados pelo Royal Fleet Auxiliary com tripulação civil.
Displacement: 16,000 tons
Dimensions: 577 feet long
Propulsion: diesel-electric?
Crew: 60 civilian
Aviation: aft helo deck
Well Deck: for one LCU
Troops: 350
Cargo: 500 lane meters vehicle space; 70 tons general cargo
Four LPD-like ships have been ordered as replacements for the
four Sir Lancelot class landing ships. These will be civilian-manned
ships built to commercial standards, but with the general appearance
and configuration of LPDs.
AOR navio de abastecimento em combate.
Classe Fort Victória (2 unidades)
Displacement: 32,550 tons full load
Dimensions: 203.5 x 28.50 x 9.75 meters (667 x 93.5 x 32 feet)
Propulsion: 2 diesels, 2 shafts, 23,680 bhp, 20 knots
Crew: 126 civilian + 154 naval
Aviation: aft helicopter deck with hangar; 2 Sea King helicopters
Cargo: 70,000 barrels liquid, 6,234 cubic meters dry cargo
Radar: Type 996 surface/air search
Fire Control: 2 Type 911 missile control
EW: UAG intercept, 4 decoy, Type 182 towed
Armament: 2 20mm Phalanx CIWS, 4 30 mm
Multi-product ships, an additional group was cancelled.
Navios destinados a suprirem uma Task Force em combate, com combustível e víveres.
AFES navios de aprovisionamento em combate.
Dois da classe Fort George, construídos em 1978.
Displacement: 22,749 tons full load
Dimensions: 183.78 x 24.06 x 9.03 meters (602 x 78 x 29.5 feet)
Propulsion: 1 diesel, 1 shaft, 23,200 bhp, 20 knots
Crew: 163 civilian + 45 naval
Aviation: aft helicopter deck with hangar; 2 Sea King helicopters
Cargo: 12,200 cubic meters munitions, stores and refrigerated stores
EW: 2 decoy, Type 182 towed
Armament: 2 20 mm
A Royal Navy conta ainda com oito navios reabastecedores de combustíveis líquidos com deslocamento entre 11. 522 e 49. 000 tons.
AERONAVAL
Actualmente operam helicópteros anti submarinos, anti-navio, de aviso radar AEW , de transporte, Sea King, EH-101 Merlin, Lynx, e Gazelle.
Futuramente operarão aviões F 35 nos também futuros porta aviões.
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Caro Bruno
não sei se era isto que pretendia, no entanto vou acrescentando mais dados das cinco principais marinhas europeias, Rússia, França, Inglaterra, Itália e Espanha.
Vou postar sempre nesta mensagem e editando conforme vou escrevendo novos dados.
Luis Filipe Silva
MARINE NATIONALE – França
Pessoal 42 500
Aeronaval: embarcados -28 Super Etandard, 10 Rafale M F1, 3 Rafale M F2, 47 Rafale M F3, 3 Hawkeye AEW
Baseados em terra: Diversos aviões de patrulha marítima Atlantic ANG.
Helicópteros: 7 Super Frelon, 15 Lynx WG 13, 6 Allouette III, 9 Dauphin, 16 Panther
Estão previstos 27 NH 90, sendo 14 ASW/ ASV e 13 SAR/ VERTREP
SSBN Submarinos nucleares estratégicos
Displacement: 14,120 tons submerged
Dimensions: 138 x 12.5 x 12.5 meters (452.5 x 41 x 41 feet)
Propulsion: Steam turbines, 1 reactor, 1 shaft, 41,500 shp, 25+ knots
Crew: 110
Sonar: DMUX 80, DUXX 5, DSUV 62 towed
Armament: 16 M45 ballistic missiles, 4 21 inch torpedo tubes (12
Exocet & torpedoes)
SSN submarinos nucleares de ataque
6 da classe Rubis. Começaram a entrar ao serviço em 1983.
Displacement: 2,670 tons submerged
Dimensions: 73.6 x 7.6 x 6.4 meters (241 x 25 x 21 feet)
Propulsion: Turbo-electric, 1 reactor, 1 shaft, 9,500 shp, 25 knots
Crew: 66
Sonar: DMUX 20 multifunction, DSUV 62 towed
Armament: 6 21 inch torpedo tubes (14 Exocet & torpedoes)
Improved Rubis class design; all of the earlier boats are now
updated to this standard and are considered a single class.
Porta aviões Richelieu - previsto para 2015
P. aviões convencional desenhado pela Bae Systems inglesa, a partir do projecto dos futuros Queen Elizabeth ingleses, deslocará 65. 000 tons.
Aviação: 32 Rafale, 3 E2-C Hawkeye AEW, 5 NH 90
Porta aviões nuclear Charles de Gaulle ( 1999)
Displacement: 41,000 tons full load
Dimensions: 261.5 x 64.4 x 8.5 meters (858 x 211 x 28 feet)
Propulsion: Steam turbines, 2 reactors, 2 shafts, 83,000 shp, ~24 knots
Crew: 1,950
Aviation: angled flight deck, 2 C13 catapults; 35-40 aircraft
Hangar: 453 x 95 x 20 feet
Troops: 800
Radar: DRBV 26D early warning, DRBV 15 3-D air search, DRBJ 11B air
search
Fire Control: Arabel missile control
EW: ARBR 17 intercept, ARBB 33 jammer, 4 Sagaie chaff
Armament: 32 vertical-launch Aster SAM, 2 6-cell Sandral point
defense SAM, 8 20 mm
A new-design carrier; much-delayed in construction and trials,
but now formally in commission.
Cruzador porta helicópteros Jeanne D´Arc (1964) 13. 270 tons.
Navio usado em tempo de paz como navio-escola, e em tempo de guerra como cruzador e transporte de tropas para 700 homens.
Displacement: 12,365 tons full load
Dimensions: 182 x 24 x 7.3 meters (597 x 79 x 24 feet)
Propulsion: Steam turbines, 4 boilers, 2 shafts, 40,000 shp, 28 knots
Crew: 696 + 140 cadets
Aviation: Large aft helicopter deck; up to 8 helicopters
Hangar: Used for accommodations
Radar: DRBV 22D 2-D air search
Sonar: DUBV 24
EW: ARBR 16 intercept, 2 Syllex chaff
Armament: 6 Exocet SSM, 4 100 mm DP, 4 12.7 mm MG
Contratorpedeiros de defesa aérea
Classe Suffren (1966) 5 535 tons.
Desta classe mantém-se ao serviço uma unidade que será desarmada em breve.
1 lançador duplo de mísseis Masurca (48 mísseis)
4 lançadores de mísseis Exocet MM 40
2 peças simples de 100mm.
4 tubos lança torpedos para torpedos ECAN L5
Classe Forbin (2007) 6.635 tons.
Classe construída em consórcio com a Itália.
Displacement: 6,700 tons
Dimensions: 150.6 x 20.4 meters
Propulsion: CODOG; gas turbines and 2 diesels, 29 knots
Crew: approx. 200
Aviation: Helo deck and hangar for 1 helo
Radar:
Sonar:
Fire Control:
EW:
Armament: Sylver VLS (ASTER-15/30 missiles), 2 76mm OTO
A joint Italian/French project to build air-defense destroyers;
Classe Cassard (1988) 4.700 tons.
Displacement: 4,500 ton full load
Dimensions: 139.1 x 14 x 5.6 meters (456 x 46 x 18 feet)
Propulsion: 4 diesels, 2 shafts, 42,300 bhp, 29.5 knots
Crew: 224 + 27 spare berths
Aviation: Aft helicopter deck and hangar; 1 Lynx helicopter
Radar: DRBV 26 early warning, DRBJ 11B 3-D air search
Sonar: DUBA 24A hull
Fire Control: 2 SPG-51C missile control
EW: ARBR 17 intercept, ARBB 33 jammer, 4 decoy, SLQ-25 Nixie
Armament: 1 Mk 13 launcher (40 SM-1), 8 Exocet SSM, 2 Sadral SAM
(12 Mistral missiles), 1 100 mm DP, 2 20 mm, 4 12.7 mm, 2 torpedo catapults. Smaller air defense ships, using US missile systems salvaged from old ships.
Contratorpedeiros de luta anti-submarina
Classe Tourville (1975)
Displacement: 5,885 tons full load
Dimensions: 152.5 x 15.3 x 6.5 meters (501 x 50 x 19 feet)
Propulsion: Steam turbines, 4 boilers, 2 shafts, 54,400 shp, 32 knots
Crew: 299
Aviation: Aft helicopter deck and hangar for 2 Lynx helicopters
Radar: DRBV 26 early warning
Sonar: DUBV 23 hull, DUBV 43 VDS, DSBV 62C towed
Fire Control: DRBC 32D missile control
EW: ARBR 16 intercept, ARBB 32 jammer, 2 Syllex decoy, SLQ-25 Nixie
Armament: Crotale SAM (24 missiles), 6 Exocet SSM, 2 100 mm DP,
2 20 mm, 2 torpedo catapults Large ASW escorts with considerable SAM capability.
Classe Georges Leygues (1979 / 1990) 4.580 tons.
Classe constituída por sete navios.
Displacement: 4,350 tons full load
Dimensions: 139.1 x 14 x 4.7 meters (456 x 46 x 13.5 feet)
Propulsion: 2 shafts, 2 cruise diesels, 10,400 bhp, 21 knots;
2 TM3B boost gas turbines, 52,000 shp, 30 knots
Crew: 216-235
Aviation: Aft helicopter deck and hangar for 2 Lynx helicopters
Radar: DRBV 26 early warning or DRBV 15A air search
Sonar: DUBV 23 or 24 hull, DUBV 43 VDS, DSBV 61A towed
Fire Control: 1 DRBC 33A missile control
EW: ARBR 16/17 intercept, ARBB 32 jammer, 2 decoy, SLQ-25 Nixie
Armament: Crotale SAM (26 missiles), 4 or 8 Exocet SSM, 1 100 mm DP,
2 20 mm, 2 12.7 mm MG, 2 torpedo catapults, positions for Mistral SAMs
General purpose ASW/multirole escorts.
FRAGATAS
classe Lafayette
Displacement: 3,280 tons full load
Dimensions: 125 x 15.4 x 4 meters (410 x 51 x 13 feet)
Propulsion: 4 diesels, 2 shafts, 17,600 bhp, 25 knots
Crew: 156
Aviation: Aft helicopter deck and hangar; 1 Panther helicopter
Troops: 25 special forces
Radar: DRBV 15C 3-D air search
Fire Control: Castor missile control
EW: ARBR 17 intercept, 2 Dagaie decoy
Armament: 8-cell Crotale SAM, 8 Exocet SSM, 1 100 mm DP, 2 20 mm
Very stealthy frigates designed for colonial patrol and crisis
intervention. Very lightly armed for their size; no ASW facilities.
Provision is made for later addition of many weapons systems.
Number Name Year FLT Group Homeport Notes
F710 Lafayette 1995 MED FAN Toulon
F711 Surcouf 1997 MED FAN Toulon
F712 Courbet 1997 MED FAN Toulon
F713 Aconit 1999 MED FAN Toulon
F714 Guepratte 2001 MED FAN Toulon
CORVETAS
classe Floreal
Displacement: 2,950 tons full load
Dimensions: 93.5 x 14 x 4.3 meters (307 x 46 x 14 feet)
Propulsion: 4 diesels, 2 shafts, 8,800 bhp, 20 knots
Crew: 80
Aviation: Aft helicopter deck and hangar for 1 Panther helicopter
Troops: 24 special forces
Radar: DRBV 25 air/surface search
EW: ARBR 17 intercept, 2 Dagaie decoy
Armament: 2 Exocet SSM, 1 100 mm DP, 2 20 mm
Low-cost patrol vessels for overseas service, fisheries patrol,
etc. Built to commercial standards.
Number Name Year FLT Group Homeport Notes
F730 Floreal 1991 IO ZMOI La Reunion
F731 Prairial 1992 PAC PAC Papeete
F732 Nivose 1992 PAC -- Noumea
F733 Ventose 1993 ATL -- Fort-de-France
F734 Vendermaire 1993 PAC -- Noumea
F735 Germinal 1994 ATL
classe D'Estienne D'Orves
Displacement: 1,250 tons full load
Dimensions: 80 x 10.3 x 5.3 meters (262 x 34 x 17 feet)
Propulsion: 2 diesels, 2 shafts, 11,000 bhp, 23.5 knots
Crew: 105
Radar: DRBV 52A air/surface search
Sonar: DUBA 25
EW: ARBR 16 intercept, 2 Dagaie decoy, SLQ-25 Nixie
Armament: 1 ASW rocket launcher, 2 Exocet SSM, 1 100 mm DP, 2 20 mm,
4 torpedo catapults
Small ASW-oriented corvettes. Being gradually retired.
Number Name Year FLT Group Homeport Notes
F788 Second-Maitre le Bihan
1979 ATL GASM Brest Decom 2002
F789 Lieutenant de Vaisseau le Henaff
1980 ATL GASM Brest
F790 Lieutenant de Vaisseau Lavallee
1980 MED Toulon
F791 Commandant L'Herminier
1986 ATL GASM Brest
F792 Premier-Maitre L'her
1981 MED MED Toulon
F793 Commandant Blaison 1982 MED MED Toulon
F794 Enseigne De Vaisseau Jacoubet
1982 MED MED Toulon
F795 Commandant Ducuing 1983 MED MED Toulon
F796 Commandant Birot 1984 MED MED Toulon
F797 Commandant Bouan 1984 MED MED Toulon
NAVIOS DE ASSALTO
classe Mistral LHD
Displacement: 20,000 tons full load
Dimensions: 200 meters long
Propulsion:
Crew:
Aviation: flight deck for 6 helos; storage for 16-20 helos
Well Deck: 2 hovercraft
Troops: 450
Number Name Year FLT Group
Mistral 2006
Tonnerre 2007
classe Foudre - dock landing ships
Displacement: 11,880 tons full load
Dimensions: 168 x 23.5 x 5.2 meters (551 x 77 x 17 feet)
Propulsion: 2 diesels, 2 shafts, 21,600 bhp, 21 knots
Crew: 210
Aviation: large midships helicopter deck with hangar; 4 Super Puma helos
Well Deck: 122 x 13.5 x 7.7 meters (400 x 44 x 25 feet)
Troops: 470
Cargo: 1,080 tons
Radar: DRBV 15 3-D air search
Armament: Mistral SAMs, 1 40 mm AA, 2 20 mm, 4 12.7 mm MG
Also can serve as maintenance, repair and logistics ships.
Number Name Year FLT Group Homeport Notes
L9011 Foudre 1990 MED FAN Toulon
L9012 Siroco 1998 ATL ATL Toulon
Navios de desembarque de tanques -LST
e Champlain
Displacement: 1,386 tons full load
Dimensions: 80 x 13 x 3 meters (262 x 43 x 10 feet)
Propulsion: 2 diesels, 2 shafts, 3,600 bhp, 16 knots
Crew: 44
Aviation: aft helicopter deck
Troops: 138
Cargo: 12 vehicles + equipment/supplies
Armament: 2 40 mm AA or 2 20 mm AA, 2 81 mm mortars, 2 12.7 mm MG
Small self-sufficient multirole landing ships intended mainly
for overseas service.
Number Name Year FLT Group Homeport Notes
L9030 Champlain 1974 MED FAN Toulon
L9031 Francis Garnier 1974 ATL -- Fort-de-France
L9032 Dumont D'Urville 1983 PAC -- Papeete
L9033 Jacques Cartier 1983 PAC -- Noumea
L9034 La Grandiere 1987 IO -- La Reunion
REABASTECEDORES DE ESQUADRA
classe Durance
Displacement: 17,900 tons full load
Dimensions: 157.2 x 21.2 x 10.8 meters (515.7 x 69.5 x 35.5 feet)
Propulsion: 2 diesels, 2 shafts, 20,760 bhp, 19 knots
Crew: 142
Aviation: aft helo deck and hangar for 1 light helicopter
Cargo: varies; approx. 10,000 tons fuels, provisions, munitions, spares
Armament: 1 40 mm, 2 20 mm, 2 12.7 mm MG
General-purpose replenishment ships. Durance has been sold.
Number Name Year FLT Group Homeport Notes
A607 Meuse 1980 MED FAN Toulon
A608 Var 1983 IO ZMOI La Reunion
A630 Marne 1987 MED FAN Toulon
A631 Somme 1990 MED FAN Toulon
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Onde é que anda o JLRC e o seu arquivo : ) ?
edit : já agora, só uma pequena correcção, os Invicible já não operam os Sea Harrier, mas têm feito uso dos Harrier da RAF, portanto continuam com aparelhos de asa fixa, na prática.
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Onde é que anda o JLRC e o seu arquivo : ) ?
edit : já agora, só uma pequena correcção, os Invicible já não operam os Sea Harrier, mas têm feito uso dos Harrier da RAF, portanto continuam com aparelhos de asa fixa, na prática.
Oi Spectral, já cá estou depois de umas "férias" inesperadas e forçadas no Hospital Garcia de Orta. Que tal vai o doutoramento?
Bom vamos lá a ver se posso ajudar. Como o Luís já se encarregou da Grã-Bretanha e da França vou passar à Alemanha.
Efectivos. 25.000 h
Aviação naval:
8/P-3C Orion (ex-holandêses),
2/Breguet Atlantic 1 BR 1150 modificados para SIGINT e que vão serem substituídos por 1/Euro Hawk (UAV derivado do RQ-4 Global Hawk Block 20),
4/Dornier DO 228 LM para luta anti-poluição, ligação e transporte,
22/Sea Lynx Mk 88 para ASW e AsuW,
21/Sea King Mk 41 para SAR e ASuW.
Estão encomendados 38 NH-90 para substituírem os Sea King em 2012 e os Lynx em 2015 para ASW, ASuW e SAR.
A marinha alemã está organizada em 2 flotilhas navais (Einsatzflottille 1, QG Kiel e Einsatzflottille 2, QG Wilhelmshaven), o Instituto Médico Naval (Schiffahrtsmedizinisches Institut, Kiel), e 2 flotilhas aéreo-navais (MGF 3 (Marinefliegergeschwader 3 “Graf Zeppelin”), Nordholz, MGF 5 (Marinefliegergeschwader 5), Westerland e Warnemünde)
SUBMARINOS
0 + 2 SSK do tipo 213 – Est.: ThyssenKrupp Marine Systems.
S 185 U 35 2007 2012 Eckernförde
S 186 U 36 2008 2013 Eckernförde
Nota: Desenvolvimento do tipo 212A
4 SSK do tipo 212A – Est.: ThyssenKrupp Marine Systems, Kiel (A); Nordseewerke, Emden (B).
S 181 U 31 09-98 03-02 19-10-05 Eckernförde
S 182 U 32 2000 04-12-03 19-10-05 Eckernförde
S 183 U 33 2001 13-09-04 13-06-06 Eckernförde
S 184 U 34 2002 01-07-05 02-05-07 Eckernförde
D : 1 500 t/superfície, 1 830/submerso
V : 12/superfície, 20/submerso
Dim : 55,90 x 6,90 x 5,75.
A : 6 TLT/533 (12 torpedos DM-2 A 4) – 24 minas externas.
EE : Radar : 1/1007 – Sonar : 1/Conjunto DBQS-40 – CM : FL-1800 U – engodos anti-torpedos TAU-2000. Fully Integrated Control System.
M : 1 diesel MTU 16 V 396 – 1 motor eléctrico Siemens – 1 hélice com sete pás – 2 400 cv (1 765 kW) – sistema de propulsão auxiliar em circuito fechado PERMASYN da Siemens (AIP), com pilhas de combustível PEM a hidrogénio.
DT : 8 000/8 (superfície), 420/8 (submerso)
Guarnição : 5 ofic. + 22 h.
Observações : Encomendados em 06-07-94. Programa reduzido de 12 a 4 unidades mais 2/4 eventuais. Destinados a operar no Báltico. O casco pressurizado compreende duas pontes a vante e é em aço desmagnetizado.
8 costeiros SSK do tipo 206A – Est.: (A) – Howaldswerke, Kiel; (B) – Rheinstall Nordseewerke, Emden.
S 194 U 15 01-06-70 15-06-72 17-07-74 Eckernförde
S 195 U 16 01-11-70 29-08-72 09-11-73 Eckernförde
S 196 U 17 01-10-70 10-10-72 28-11-73 Eckernförde
S 197 U 18 01-04-71 31-10-72 19-12-73 Eckernförde
S 171 U 22 18-11-71 27-03-73 26-07-74 Eckernförde
S 172 U 23 05-03-72 05-05-73 02-05-75 Eckernförde
S 173 U 24 20-03-72 26-06-73 16-10-74 Eckernförde
S 174 U 25 01-07-71 23-05-73 14-06-74 Eckernförde
D : 450 t/superfície, 520 t/submerso
V : 10/superfície, 17/submerso
Dim : 48,6 x 4,6 4,3.
A : 8 TLT/533 (16 torpedos DM-2 A 3 - eventualmente 12 minas em cintura exterior ou 16 minas utilizando os TLT.
EE : Radar : 1/Calypso - Sonares : 1/DBQS-21 D activo - 1/GHG AN 5039 A 1 passivo - CM : detector DR 2000.
M : 2 diesel MTU 12 V 493 AZ x 441 kW, compreendendo cada um gerador de 405 kW - 1 hélice (diam. : 2,30) - 1 motor eléctrico de propulsão de 1.100 kW.
DT : 4.500/5 com o schnorchel, 200/5 imerso.
Guarnição : 4 ofic. + 18 h.
Observações : A modernização destes submarinos começou em 1987 com o U 29 e terminou em 04-92 com o U 26.
DESTROYERS AAW
3 do tipo 124, da classe Sachsen.
F 219 SACHSEN 01-02-99 20-01-01 31-12-03 Wilhelmshaven
F 220 HAMBURG 01-09-00 16-08-02 13-12-04 Wilhelmshaven
F 221 HESSEN 14-09-01 26-07-03 21-04-06 Wilhelmshaven
D : 4.200 t, 5.600 tcp
V : 29
Dim : 143 (132,15 pp) x 17,44 x 5.
A : 1/76 AA OTO-Melara Compact – 2/27 AA (I x 2) Mauser-Werke – SSM : 8/Harpoon (IV x 2) – SAM : 1/VLS Mk 41 (32 células com XXVIII x 1 – 28 mísseis SM-2 Block III A e IV x 4 – 16 mísseis Evolved Sea Sparrow) – CIWS : 2/sistemas Mk 49 (XXI x 2 – 42 mísseis RAM) – ASW : 4 TLT/ASW (II x 2) Mk 32 – 2/helicópteros NH-90.
EE : Radares : 1/APAR 3-D – 1/SMART-L -1/CT – 1/Scout – Sonares : 1/DSQS-23BZ – 1/ATASS – CM : FL-1800 Stage 2 – 6/lança-engôdos SRBOC Mk 36.
M : CODAG : 1 TG GE LM 2500 – 31.500 cv (23.150 kW) – 2 motores a diesel MTU 20 V 1163 TB93 x 10.065 cv (7.400 kW) – 2 hélices de passo variável – 52.180 cv (38.350 kW).
DT : 4.000/18
PE : 4.000 kW
Guarnição : 230 h. (alojamentos para 243 h.).
Observações : Encomendadas em 13-06-96. Equipamentos estudados em comum com a Espanha e a Holanda. A sua missão principal será a luta antiaérea e anti míssil. Mesmo casco e aparelho propulsivo que as fragatas do tipo 123.
FRAGATAS POLIVALENTES
0 + (4?) do tipo 125.
F 222 N …….. 2010
F 223 N …….. 2012
F 224 N …….. 2013
F 225 N …….. 2014
D : 5.500 tcp
V : 27
Dim : 139,0 x 18,0 x 5,0.
A : 1/127 OTO-Melara Vulcano – 2/27 AA (I x 2) Mauser-Werke – 5/met. 12,7 OTO-Melara HITROLE – 1/lança-foguetes MLRS (XXII x 1) – SSM : 8/RBS-15 Mk 3 (IV x 2) – CIWS : 2/sistemas Mk 49 (XXI x 2 – 42 mísseis RAM) – 2/helicópteros NH-90 – 2/canhões de água.
EE : Radares : 1/Phased Array Radar – 2/navegação – Sonar : ? – IFF – CM : FL 1800S.
M : CODLAG (Combined Diesel-elecric And Gasturbine) : 4 geradores a diesel (2,9 MW) – 2 motores eléctricos (4,7 MW) – 1 turbina a gás – 27.200 cv (20 MW) – 2 hélices – 1 propulsor na roda da proa - 1.360 cv (1 MW).
DT : 4.000
Autonomia : 90 dias
Guarnição : 110 h. + 50 h. comandos.
Observações: deverão substituir as fragatas tipo 122, da classe Bremen. O número foi reduzido de 8 para 4 devido aos cortes feitos nas forças armadas alemães em 2003/04
4 do tipo 123, da classe Brandenburg.
F 215 BRANDENBURG 11-02-92 28-08-92 14-10-94 Wilhelmshaven
F 216 SCHLESWIG-HOLSTEIN 01-07-93 08-06-94 24-11-95 Wilhelmshaven
F 217 BAYERN 16-12-93 30-06-94 15-06-96 Wilhelmshaven
F 218 MECKLENBURG-VORPOMMERN 23-11-93 23-02-95 01-12-96 Wilhelmshaven
D : 3.600 t, 4.490 tcp
V : 29 (18 com os diesel)
Dim : 138,85 (126,9 pp) x 16,7 x 6,3.
A : 1/76 AA OTO-Melara Compact SR – 2/27 AA (I x 2) Mauser-Werke – SSM : 4/MM 38 Exocet (II x 2) – SAM : 1/VLS Mk 41 mod 3 para Sea Sparrow (16 células para mísseis RIM-7 Sea Sparrow) – CIWS : 2/sistemas RAM (XXI x 2, 42 mísseis RAM) – ASW : 4 TLT/ASW (II x 2) Mk 32 - 2/helicópteros Sea Lynx.
EE : Radares : 2/navegação Raypath – 1/vigilância aérea LW-08 – 1/vigilância combinada SMART-S – 2/CT dos mísseis STIR 180 – Sonar : 1/DSQS-23 BZ no casco – CM : FL-1800 S Stage II – 2/lança-engôdos SCLAR.
M : CODOG : 2 TG General Electric LM 2500 – 51.680 cv (37.990 kW) – 2 motores a diesel MTU 20 V 956 TB 92 – 10.340 cv (7.600 kW) – 2 hélices Escher-Wyss de passo variável.
DT : 4.000/18
PE : 3.000 kW (4 x 750)
Guarnição : 219 h.
Observações : Encomendadas em 28-06-89. Construídas segundo o conceito modular Meko com locais reservados para novos armamentos ou modificação dos existentes.
8 do tipo 122A, da classe Bremen.
F 207 BREMEN 09-07-79 27-09-79 07-05-82 Wilhelmshaven
F 208 NIEDERSACHSEN 09-11-79 09-06-80 15-10-82 Wilhelmshaven
F 209 RHEINLAND-PFALZ 25-09-79 03-09-80 09-05-83 Wilhelmshaven
F 210 EMDEN 23-06-79 17-12-80 07-10-83 Wilhelmshaven
F 211 KÖLN 16-06-80 29-05-81 19-10-84 Wilhelmshaven
F 212 KARLSRUHE 10-03-81 08-01-82 19-04-84 Wilhelmshaven
F 213 AUGSBURG 04-04-87 17-09-87 03-10-89 Wilhelmshaven
F 214 LÜBECK 01-06-87 15-10-87 19-03-90 Wilhelmshaven
D : 2.950 t, 3.800 tcp
V : 30
Dim : 130,5 (121,8 pp) x 14,57 x 6.
A : 1/76 AA OTO-Melara Compact – 2/27 AA (I x 2) Mauser-Werke – SSM : 8/Harpoon (IV x 2) – SAM : 1/Nato Sea Sparrow Mk 29 (VIII x 1 + 8 mísseis RIM-7 M de reserva) – CIWS : 2/sist. RAM (XXI x 2, 42 mísseis RAM) – ASW : 4 TLT/ASW (II x 2) Mk 32 – 2/helicópteros WG-13 Lynx (com torpedos Mk 46).
EE : Radares : 1/TRS-3D 32 com antena IFF separada - 1/3 RM-20 de superfície - 1/WM-25 de vigilância combinada - 1/CT STIR - Sonares : 1/DSQS-21 BZ a MF - 1/TAS 6-3 - sist. TMS (Track Management System) - CM : FL-1800 S Stage II - 4/lança-engôdos SRBOC Mk 36 - 1/SLQ-25 Nixie.
M : Sist. CODOG : 2 TG General Electric LM 2500 de 25.000 cv (18.400 kW) – 2 motores a diesel MTU 20 V 956 TB 92 de 5.200 cv (3.820 kW) – 2 hélices com 5 pás orientáveis.
DT : 4.700/16
PE : 3.000 kW (4 geradores a diesel de 750 kW)
Guarnição : 27 ofic. + 172 h.
Observações : Ailerons estabilizadores. Cidadela NBQ. O sonar em bolbo na proa foi especialmente concebido para o Mar do Norte onde as águas são pouco profundas. Foi feito um grande esforço para diminuir os ruídos irradiados.
CORVETAS
2 + 3 do tipo 130, da classe Braunschweig.
F 260 BRAUNSCHWEIG 03-12-04 19-04-06 05-07 Warnemünde
F 261 MAGDEBURG 19-05-05 06-09-06 2007 Warnemünde
F 262 ERFURT 22-09-05 29-03-07 2008 Warnemünde
F 263 OLDENBURG 19-01-06 2008 2008 Warnemünde
F 264 LUDWIGSHAFEN 20072008 11-08 Warnemünde
D : 1.650 t, 1.840 tcp
V : 26
Dim : 89,12 (82, 80 pp) x 13,38 x 3,40.
A : 1/76 OTO DP – 2/27 – SSM : 4/RBS 15 Mk 3 – CIWS : 2/sist. RAM Block 1A (XXI x 2, 42 mísseis RAM) – 2 helicópteros UAV ASLW teleguiados.
EE : radares : 2/Pathfinder – 1/multifunções TRS-3D – IFF : MSSR 2000i – CT : 2/Mirador – Sonares : casco e rebocado – CM : 2 lança-engodos TKWA MASS (Multi Ammunition Softkill System) – 1/lança-engodos anti-torpedo TAÜ (previsto mas não montado – ESM : 1/empastelador KJS N 5000 – 1/detector SPS N 5000.
M : 2 motores a diesel – 2 hélices – 20.130 cv – (14.800 kW).
Guarnição : 65 h.
PE : 4 x 550 kW.
DT : 2.500/15
Autonomia : 7 dias sem navio de apoio, 21 dias com navio de apoio.
Observações: Projectadas para substituírem os navios de patrulha a partir de 2007. Esta previsto um segundo batch de 5 unidades, provavelmente com armamento diferente, com início em 2008.
PATRULHAS LANÇA-MÍSSEIS
• 10 do tipo 143 A, da classe Gepard – Est. : Kröger, Rendsburg (73, 75 e 77) ; Lürssen, Vegesack (os outros).
P 6121 GEPARD (S 71) 25-09-81 15-12-82 Donau
P 6126 FRETTCHEN (S 76) 26-01-83 14-12-83 Donau
P 6122 PUMA (S 72) 08-02-82 24-02-83 Donau
P 6127 DACHS (S 77) 14-12-82 22-03-84 Donau
P 6123 HERMELINB (S 73) 08-12-81 28-04-83 Donau
P 6128 OZELOT (S 78) 07-06-83 12-07-84 Donau
P 6124 NERZ (S 74) 18-08-82 14-07-83 Donau
P 6129 WIESEL (S 79) 08-08-83 12-07-84 Donau
P 6125 ZOBEL (S 75) 30-06-82 29-09-83 Donau
P 6130 HYÄNE (S 80) 05-10-83 13-11-84 Donau
D : 300 t, 391 tcp
V : 36 (32 tpc)
Dim : 57,6 (54,40 pp) x 7,76 x 2,57.
A : 1/76 AA OTO-Melara Compact – SSM : 4/MM 38 – CIWS : 1/sist. RAM (21 células) – minas.
EE : Radares : 1/3 RM-20 – 1/HSA WM-27 – CM : FL-1800 Stage II – 2/lança-engôdos Hot Dog-Silver Dog (VI x 2).
M : 4 motores a diesel MTU 16 V 956 TB 91 – 4 hélices – 16.000 cv (11.768 kW).
DT : 600/30, 2.600/16
PE : 540 kW
Guarnição : 44 h.
Observações : Encomendados em 1978 no lugar dos 10 hidrofólios do tipo 162. Casco em madeira. Rails de lançamento de minas.
NAVIOS ANTIMINAS
10 caça-minas costeiros (MHC) do tipo MJ-332, da classe Frankenthal – Est. : Abeking und Rasmussen, Lemwerder (A) ; Kröger, Rendsburg (B) ; Lürssen, Vegesack (C).
M 1061 ROTTWEIL 17-04-90 12-03-92 07-07-93 Kiel
M 1062 SULZBACH-ROSENBERG 01-09-92 27-04-95 23-01-96 Kiel
M 1063 BAD BEVENSEN 19-11-90 21-01-93 09-12-93 Kiel
M 1064 GRÖMITZ 02-04-91 29-04-93 23-08-94 Kiel
M 1065 DILLINGEN 15-01-92 26-05-94 25-04-95 Kiel
M 1067 BAD RAPPENAU 20-02-91 03-06-93 19-04-94 Kiel
M 1068 DATTELN 11-11-91 27-01-94 08-12-94 Kiel
M 1069 HOMBURG 17-02-92 21-04-94 26-09-95 Kiel
M 1058 FULDA 1996 29-09-97 29-05-98 Kiel
M 1059 WEILHEIM 1966 18-02-98 25-11-98 Kiel
D : 590 t, 660 tcp
V : 18
Dim : 54,5 (51 pp) x 9,2 x 2,84.
A : 1/27 – 2/sist. Stinger-Fliegerfaust (IV x 2).
EE : Radar : 1/SPS-64 - Sonar : 1/DSQS-11 M (Krupp-Atlas) – CM : 1/DR 2000 (Thomson/CSF) -2/lança-engôdos Silver Dog-Hot (VI x 2).
M : 2 motores a diesel MTU 16 V 396 TB 84 – 2 hélices – 5.500 cv (4.080 kW).
PE : 690 kW
Guarnição : 5 ofic. + 37 h.
Observações : Estão equipados com uma câmara de descompressão. Têm um sistema de caça-minas MWS-80/4 da Krupp-Atlas, um sistema de comando SATAM, 2 peixes autopropulsionados Pinguin B3 e sistema de navegação MC 500 da Ferranti. Têm um motor auxiliar para as velocidades lentas.
5 caça-minas costeiros (MSC) do tipo MJ-333, da classe Kulmbach – Est. : Abeking e Rasmussen, Lemwerder (A), Kröger, Rendsburg (B).
M 1091 KULMBACH 14-09-87 15-06-89 24-04-90 Kiel
M 1095 ÜBERHERRN 15-12-86 30-08-88 19-09-89 Kiel
M 1096 PASSAU 01-07-88 01-03-90 18-12-90 Kiel
M 1097 LABOE 02-03-87 13-09-88 07-12-89 Kiel
M 1099 HERTEN 30-06-88 22-12-89 26-02-91 Kiel
D : 590 t, 635 tcp
V : 18
Dim : 54,4 (51 pp) x 9,2 x 3,2.
A : 2/27 Mauser – 2/sist. Stinger-Fliegerfaust (IV x 2) – podem lançar 60 minas.
EE : Radares : 1/SPS-64 – 1/WM-20/2 de CT (HSA) – Sonar : 1/DSQS-11 M – CM : 1/DR 2000 (Thomson/CSF) – 2/lança-engôdos Silver Dog-Hot Dog (VI x 2).
M : 2 motores a diesel MTU 16 V 396 TB 84 – 2 hélices de passo variável – 6.080 cv (4.469 kW).
PE : 1.050 kW
Guarnição : 37 h.
Observações : Desenvolvimento do tipo 332. Equipados com o sistema de comando e de controlo de caça-minas TAKIS destruindo minas de fundo ou fundeadas com o engenho teleguiado SEEFUCHS.
5 draga-minas costeiros (MSC) do tipo MJ-352, da classe Ensdorf – Est. : Kröger, Rendsburg (A) Lürssen, Vegesack (B).
M 1090 PEGNITZ 06-07-87 13-03-89 09-03-90 Kiel
M 1092 HAMELN 18-06-86 15-03-88 29-06-89 Kiel
M 1093 AUERBACH/OBERPFALZ 03-01-89 18-06-90 07-05-91 Kiel
M 1094 ENSDORF 15-03-88 08-12-89 25-09-90 Kiel
M 1098 SIEGBURG 12-10-87 14-04-89 17-07-80 Kiel
D : 590 t, 635 tcp
V : 18
Dim : 54,4 (51 pp) x 9,2 x 2,5.
A : 2/27 Mauser – 2/sist. Stinger-Fliegerfaust (IV x 2) – possibilidade de lançar 60 minas.
EE : Radares : 1/SPS-64 - 1/WM-20/2 de CT (HSA) – Sonar : 1/DSQS-11 M – CM : 1/DR 2000 (Thomson/CSF) – 2/lança-engôdos Silver Dog-Hot Dog (VI x 2).
M : 2 motores a diesel MTU 16 V 396 TB 84 – 2 hélices a passo variável – 6.080 cv (4.469 kW).
PE : 1.050 kW
Guarnição : 4 ofic. + 33 h.
Observações : Foram modificados entre 1999 e 2001 para operarem o sistema Troika Plus.
12 draga-minas telecomandados MSC do tipo HL-352 (Seepferd) – Est. : Abeking & Rasmussen, Lemwerder.
SEEPFERD 1 a SEEPFERD 12
D : 99 tcp
V : 18
Dim : 25,65 x 14,26 x 2,7.
M : diesel-eléctrico.
Observações : Casco catamaran do tipo SWATH em aço amagnético. Operam em grupos de dois, telecomandados a partir de um draga-minas do tipo MJ-352.
NAVIO BASE DE MERGULHADORES-DESMINADORES
1 ex-navio de testes do tipo 742 – Est. : Burmester, Bremen.
M 1052 MÜHLHAUSEN (ex-A 1410 Walther von Ledebur) 30-06-66 21-12-67 Kiel
D : 775 t, 825 tcp
V : 19
Dim : 63,2 x 10,6 x 3.
A : nenhum
EE : Radar : 1/Kelvin-Hughes 14/9.
M : 2 motores a diesel Maybach - 2 hélices - 5.200 cv (3.822 kW).
Guarnição : 19 h + 13 mergulhadores.
Observações : Utilizado anteriormente como navio de testes para a guerra anti-minas e modificado em 1995 para executar a nova missão. Casco em madeira.
ANFÍBIOS
2 LCU do tipo 520, da classe Barbe – Est. : Howaldtswerke, Hamburgo.
L 762 LACHS 17-02-66 24-03-66
L 765 SCHLEI 17-05-66 26-07-66
D : 166 t, 403 tcp
V : 11
Dim : 30 (36,7 pp) x 8,8 x 2,10
M : 2 motores a diesel MWM – 2 hélices – 1.200 cv (882 kW)
EE : Radar : 1/Kelvin Hughes 14/9.
DT : 1.200/11
PE : 130 kW
Guarnição : 17 h.
Observações : Rampas a vante e a ré. Sobreviventes de uma série de 22 dos quais 8 transferidos à Grécia. Utilizados pelas forças especiais. Baseados em Eckernförd.
NAVIOS HIDROGRÁFICOS
1 do tipo 751 – Est. : Nordseewerke (NSWE), Emden.
A 1450 PLANET 04-03 12-08-03 31-10-03
D : 3 500 tcp
V : 15
Dim : 73 x 25 x 6,8
M : diesel-eléctrico – 2 motores a diesel – 2 hélices.
DT : 5.000/15
Trip : 25 h + 20 cientistas.
Observações : Casco SWATH (Small Waterplane Area Twin Hull).
NAVIOS DE APOIO LOGÍSTICO
2 reabastecedores de combate AOR do tipo 702 (KSV 90) da classe Berlin.
A 1411 BERLIN 1997 11-04-01 Wilhelmshaven
A 1412 FRANKFURT AM MAIN 1998 27-05-02 Kiel
D : 8.265 t, 20.240 tcp
V : 20
Dim : 174 x 24 x 7,4.
A : 4/20 AA – convés e hangar para 2 helicópteros
M : Diesel-eléctrico – 2 motores a diesel – 2 hélices – 15.000 cv (10.680 kW).
Guarnição : 60 + 50 grupo hospitalar + 30 grupo aéreo + 94 passageiros.
Observações : Alojamentos para 94 passageiros. Castelo à ré ; 1 pórtico de reabastecimento e 2 gruas de 12,5 t. Capacidade : 9.540 t de fuel, 450 t de água, 160 t de munições, 280 t de alimentos, 100 t de carga seca, 32 contentores. Instalações hospitalares. Designados EGV : Einsatzgruppenversorger. São os maiores navios da Marinha alemã e possibilitam que a autonomia das fragatas passe para 45 dias. Está prevista a construção de outros dois.
6 reabastecedores polivalentes ARL do tipo 404, da classe Elbe.
A 511 ELBE 11-05-92 24-06-92 28-01-93 Warnemünde
A 512 MOSEL 29-12-93 22-04-93 22-07-93 Kiel
A 513 RHEIN 07-10-92 11-03-93 22-09-93 Kiel
A 514 WERRA 11-11-92 17-06-93 09-12-93 Kiel
A 515 MAIN 03-08-92 15-06-93 23-06-94 Eckernföerd
A 516 DONAU 25-06-93 24-03-94 22-11-94 Warnemünde
D : 3.580 tcp
V : 15
Dim : 100,46 (87 pp) x 15 x 4,05.
A : 2/20 AA (I x 2) – 2/sist. Stinger-Fliegerfaust (IV x 2)
EE : Radar : 1/navegação.
M : 1 motor a diesel Deutz-MWM SBV 12 M-628 – 1 hélice – 3.260 cv (2.400 kW).
DT : 2.000/15
Guarnição : 4 0 h + 50 técnicos/passageiros.
Observações : Construídos segundo as normas comerciais. Castelo à ré; plataforma para helicóptero mas sem hangar; 5 porões; 1 grua de 12,5 t a 15 m (3 t a 21 m). 1 propulsor à proa. Sistema Inmarsat. Capacidade: combustível: 461 t; água doce: 150
1 transporte de munições AEL do tipo 760, da classe Westerwald – Est. : Orenstein & Koppel, Lübeck.
A 1435 WESTERWALD 03-11-65 25-02-66 11-02-67 Wilhelmshaven
D : 3.460 t, 4.014 tpc
V : 17
Dim : 105,27 x 14,02 x 3,7 (4,50 max.).
A : 2/40 AA (II x 1) Breda-Bofors
EE : Radar : 1/Kelvin-Hughes 14/9.
M : 2 motores a diesel Maybach MD 874 – 2 hélices de passo variável Escher-Wyss – 5.600 cv (4.118 kW).
DT : 3.500/17
PE : 1.285 kW
Trip : 31 h.
Observações : 2 gruas de 3t. Propulsor na roda da proa. Carga : 1 080 t. Tripulação civil. Do mesmo tipo, A 1436 Odenwald foi transferido para o Egipto em 04-04-03.
PETROLEIROS
2 AOL do tipo 704, da classe Rhön – Est. : Krögerwerft, Rendsburg.
A 1443 RHÖN (ex-Okene) 25-01-74 23-08-74 13-11-74 Wilhelmshaven
A 1442 SPESSART (ex-Okapt) 23-08-74 13-02-75 24-04-75 Kiel
D : 14 200 tcp
V : 16,3
Dim : 130,15 x 19,33 x 8,20.
A : nenhum
EE : Radar : 1/navegação.
M : 1 motor a diesel MAK 12 cil. – 1 hélice a passo variável KA.ME.WA – 8 000 cv (5.884 kW).
DT : 7 400/16
PE : 2 000 kW
Trip : 42 h.
Observações : Ex-petroleiros da Bulke Acid Carriers de Monróvia, comprados em 1976 e entrados em serviço em 09-77. Capacidade : gasóleo : 9.500 m3 – mazute : 1.650 m3 – água destilada : 200 m3 – água doce : 200 m3.O equipamento de transferência, 1 poste de cada bordo, foi recuperado de petroleiros desarmados. Tripulação civil.
4 AOL do tipo 703, da classe Walchensee –Est. : Lindenauwerft, Kiel.
A 1425 AMMERSEE 28-03-66 09-07-66 02-03-67 Kiel
A 1426 TEGERNSEE 21-04-66 23-10-66 23-03-67 Wilhelmshaven
D : 2.174 tcp
V : 12,5
Dim : 71,94 x 11,22 x 4,28.
A : nenhum
EE : Radares : 2/navegação.
M : 2 motores a diesel MWM – 1 hélice a passo variável KA.ME.WA – 1.200 cv (822 kW).
DT : 3.250/12
PE : 635 kW.
Trip : 21 h.
Observações : Tripulação civil. Capacidade : mazute : 1.200 m3 – água doce : 60 m3. Do mesmo tipo A 1424 Walchensee e A 1427 Westensee foram desarmados.
REBOCADORES OCEÂNICOS
1 oceanico do tipo 720B, da classe Helgoland – Est. : Schichau, Bremerhaven
A 1458 FEHMARN 23-04-65 25-11-65 01-02-67 Kiel
D : 1.304 t, 1.558 tcp
V : 17
Dim : 67,91 x 12,74 x 4,20.
A : 2/40 AA Breda-Bofors (II x 1)
EE : Radar : 1/KH 14/9.
M : Propulsão diesel-eléctrica : 4 motores a diesel MWM/4 geradores de 600 kW – 2 motores eléctricos de propulsão – 2 hélices – 3 300 cv (2 425 kW).
DT : 6.000/16
Trip : 34 h.
Observações : Tracção a um ponto fixo : 35 t. Serve de navio de apoio aos submarinos. Está equipado para o combate aos incêndios e para a localização de destroços. Casco reforçado contra os gelos. Tripulação civil. Do mesmo tipo, A 1457 Helgoland foi transferido para o Uruguai em 1998 e rebaptizado Oyardvide.
2 do tipo 722, da classe Wangerroge – Est. : Schichau, Bremerhaven.
A 1451 WANGEROOGE 09-04-68 Wilhelmshaven
A 1452 SPIEKEROOG 14-08-68 Kiel
D : 854 t, 1.025 tcp
V : 13
Dim : 51,78 x 12,11 x 4,20.
EE : Radar : 1/Kelvin-Hughes 14/9
M : Diesel-eléctrica : 4 motores a diesel MWM – 4/geradores de 405 kW – 2 motores eléctricos – 2 hélices - 2.400 cv (1.765 kW).
DT : 5.000/10
Trip : 31 h.
Observações : Tracção ao ponto fixo : 33 t. Casco reforçado contra os gelos. Tripulação civil. Do mesmo tipo, A 1455 Norderney foi abatido em 2006.
REBOCADORES COSTEIROS E PORTUÁRIOS
6 do tipo 725 – Est. : Orenstein & Koppel, Lübeck (A) ; Husumer Schiffswerft (B).
Y 812 LÜTJE HÖRN 1990 31-05-90
Y 816 VOGELSAND 30-01-87 14-04-87
Y 814 KNECHTSAND 1990 16-11-90
Y 817 NORFSTRAND 24-10-86 20-01-87
Y 815 SCHARHÖRN 1990 01-10-90
Y 819 LANGENESS 04-12-86 15-05-87
D : 445 tcp
V : 12
Dim : 30,25 (28 pp) x 9,10 x 2,55.
M : 2 motores a diesel Deutz SBV 6 M 628 – 2 hélices Voith-Schneider – 2.230 cv (1.640 kW).
Trip : 10 h.
Observações : Tracção ao ponto fixo : 23 t.
NAVIOS COLECTORES DE INFORMAÇÕES
3 navios de vigilância electrónica do tipo 423, da classe Oste – Est. : Neue Flensburger Schiffsbau.
A 50 ALSTER 14-03-88 04-11-88 05-10-89 Eckernförd
A 52 OSTE 21-11-86 15-05-87 30-06-88 Eckernförd
A 53 OKER 15-12-86 24-09-87 10-11-88 Eckernförd
D : 2.375 t, 3.200 tcp
V : 20
Dim : 83,5 (75,7 pp) x 14,6 x 4,2.
EE : Radares : 2/navegação - Sonar : 1/AISYS passivo de Krupp-Atlas.
M : 2 motores a diesel Deutz 8 BV 16 M 628 – 2 hélices – 2 motores eléctricos (560 kW) – 8.800 cv (6.470 kW).
DT : 5.000/18
Guarnição : 6 ofic. + 34 h. + 40 missão cientifica.
Observações : Estão dotados com o sistema de vigilância de transmissões ECAM. Pertencem ao 1º esquadrão de submarinos.
Existem mais navios auxiliares de vários tipos (testes, recuperadores de torpedos, veleiros, etc)
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Oi Spectral, já cá estou depois de umas "férias" inesperadas e forçadas no Hospital Garcia de Orta. Que tal vai o doutoramento?
muito bem, obrigado
as melhoras !;)
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Oi Spectral, já cá estou depois de umas "férias" inesperadas e forçadas no Hospital Garcia de Orta. Que tal vai o doutoramento?
Então, o que se passa? Espero que já esteja tudo bem...
As melhoras.
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JLRC escreveu:
já cá estou depois de umas "férias" inesperadas e forçadas no Hospital Garcia de Orta.
Espero que já te encontres 100%, para um dia destes bebermos mais umas "bejecas" nem que seja s / álcool.
um abraço
Luis
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Obrigado pelos vossos votos de melhoras. Agora já está tudo bem mas parece que estive por horas.
Tudo começou com uma dor no peito por baixo do esterno que me deu na madrugada de 14 para 15. Fui às urgências e como já lá tinha estado em Novembro e Dezembro com uma dor semelhante e dados os antecedentes (enfarte em 1997) procuram despistar qualquer problema cardíaco. Estive nas urgências desde as 08h30 até as 18h30 e mandaram-me para casa com a frase do costume "Pode ir descansado que não é nada no coração". Eu ainda repliquei que não ia descansado porque se não era do coração tinha que ser de outro lado qualquer. Como já estava à espera, durante a noite a dor intensificou-se e tive de voltar para as urgências. Contei o que se tinha passado na véspera e então, após apalpação ao abdômen e uma ecografia chegaram à conclusão que tinha pedra na vesícula e que esta estava muito infectada e teria que ser retirada imediatamente. Fui internado de urgência, enviado para o bloco operatório e tiraram-me a vesícula. Vim ontem do hospital sem a vesícula e sem dores. O curioso é que nunca tinha sabido que tinha problemas na vesícula. Fui ver as análises que tinha feito anteriormente no Hospital e lá estava bem visível a infecção com cerca de 14.3 de leucócitos (o normal é 4-11) e 83,7 de neutrófilos (normal 40-74). O que só soube após a operação é que a infecção estava de tal modo avançada que mais umas horas e poderia sobrevir uma septicemia e então não havia nada a fazer. Estórias dos nossos Hospitais :cry:
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Minha Nossa Senhora :G-Ok:
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Minha Nossa Senhora :G-Ok:
Obrigado Lancero. Agora já está tudo bem.
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Votos de rapidas melhoras.
cumptos
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Amigo JLRC.
Espero que te recomponhas totalmente em breve. Sê positivo, mesmo estando no país mais africano da Europa, se fôsse no Senegal era pior.
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Votos de rapidas melhoras.
cumptos
X2
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Boa noite!
Os meus votos de rápidas melhoras!
Cumprimentos!
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As melhoras rápidas que este forum precisa de si
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JLRC as melhoras homem!!! :evil:
Agora vê lá se recuperas isso em condições...porque não vale a pena adoecer em Portugal! :lol:
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Mais uma vez obrigado pelas vossas palavras. Eu tenho pensamento positivo e até tenho alguma paciência (embora às vezes possa não parecer :cry:
Já agora aproveito para ressalvar o profissionalismo com que fui tratado pelos cirurgiões e enfermeiros de cirurgia. A operação foi gira, chama-se Colecistectomia Laparoscopica e consistiu na remoção da vesícula biliar através de 4 furos feitos no abdômem. Parece que fui a uma manisfestação e levei 4 tiros.
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Mais uma vez obrigado pelas vossas palavras. Eu tenho pensamento positivo e até tenho alguma paciência (embora às vezes possa não parecer :cry:
E mesmo assim...
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Mais cedo ou mais tarde todos temos as nossas 'limalhas'
Eu já ando a pagar alguns excessos cometidos na faculdade (bulbites e afins...)
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Mais cedo ou mais tarde todos temos as nossas 'limalhas' :mrgreen: :mrgreen:
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Obrigado pelos vossos votos de melhoras. Agora já está tudo bem mas parece que estive por horas.
Tudo começou com uma dor no peito por baixo do esterno que me deu na madrugada de 14 para 15. Fui às urgências e como já lá tinha estado em Novembro e Dezembro com uma dor semelhante e dados os antecedentes (enfarte em 1997) procuram despistar qualquer problema cardíaco. Estive nas urgências desde as 08h30 até as 18h30 e mandaram-me para casa com a frase do costume "Pode ir descansado que não é nada no coração". Eu ainda repliquei que não ia descansado porque se não era do coração tinha que ser de outro lado qualquer. Como já estava à espera, durante a noite a dor intensificou-se e tive de voltar para as urgências. Contei o que se tinha passado na véspera e então, após apalpação ao abdómen e uma ecografia chegaram à conclusão que tinha pedra na vesícula e que esta estava muito infectada e teria que ser retirada imediatamente. Fui internado de urgência, enviado para o bloco operatório e tiraram-me a vesícula. Vim ontem do hospital sem a vesícula e sem dores. O curioso é que nunca tinha sabido que tinha problemas na vesícula. Fui ver as análises que tinha feito anteriormente no Hospital e lá estava bem visível a infecção com cerca de 14.3 de leucócitos (o normal é 4-11) e 83,7 de neutrófilos (normal 40-74). O que só soube após a operação é que a infecção estava de tal modo avançada que mais umas horas e poderia sobrevir uma septicemia e então não havia nada a fazer. Estórias dos nossos Hospitais :cry:
cuidado! os valores do leucograma que refere não implicam uma infecção. Leucócitos são todos esses glóbulos brancos, incluindo os Neutrófilos, que são os únicos que estavam com valores acima dos de referencia. Ou seja quando diz que 2 itens estavam anómalos na realidade era apenas um, o que não indica infecção de nenhuma forma visto que apenas um tipo de leucócito estava elevado e isso pode dever-se a uma simples constipação p.e.. Logo o que quero dizer é que os valores de leucócitos nada têm a ver com a infecção em si visto que esta dando-se da vesícula é semelhante por exemplo à apendicite, em ambas, numa bolsa, que congestiona e com a saída obstruída cria um ambiente propicio à vida bacteriana, ou seja a vesícula em si, os tecidos da vesícula biliar, não estavam infectados, mas sim o cálculo no canal cístico, transforma a vesícula como que um balão de agua prestes a rebentar e caso isso acontecesse ai sim corria o risco de septicemia e umas boas semanas no hospital.
Tb tenho de referir que a vesícula biliar situa-se ligeiramente abaixo do fígado, e a dor quase sempre dá se na parte direita superior abdominal, logo tal implica que não seria um problema cardíaco. Não sei como se procedeu a sua consulta, mas compreendo que dado o seu passado tenha algum medo em especial com o coração, mas uma dor cardíaca e uma dor abdominal são bastante distintas, e perdoe-me o "gozo" assim por dizer, mas se esta com uma dor abdominal e agarra-se ao peito, então pode facilmente induzir o medico em erro, é quase o mesmo que partir um pé e agarrar-se à cabeça. Não obstante quando há queixas de dores no tronco o medico deveria sempre proceder a uma apalpação das zonas circundantes.
Portanto não defendo o medico porque sei bem a "m€&da" que muitas vezes fazem, e ate porque ele tinha a obrigação de saber que alguém com problemas cardíacos têm sempre mais medo de um problema de coração que um pessoa que não tem e podem facilmente induzir os médicos em erro, e assim deveria ter feito uma analise completa da zona toraxico-abdominal. Mas tem de compreender que os médicos como humanos também cometem erros, e ao contrario do resto das pessoas que quando se enganam fazem o patrão ou eles próprios perder dinheiro, na medicina esta sempre em causa a vida de uma pessoa, que por vezes somos nós. No entanto continuam a fazer os médicos trabalharem 12 horas por dia e muitas vezes mais de 24h seguidas, quando p.e. controladores aéreos trabalham muito menos. Alem de que é me claro que o medico foi induzido em erro pela sua preocupação com o coração, e a prova disso é o ECG que é completamente desnecessário, numa colecistite aguda.
Não nos podemos esquecer também que, em Portugal as medias de medicina oscilam entre os 17.5 e os 18.5 valores, e um Português tem de ter essa media. visto não haver formação suficiente de médicos devido à media somos obrigados a recrutar médicos oriundos do Brasil, países de leste e Espanha onde as medias mais altas são no máximo de 14..., e que conforme as suas "habilitações" notas de curso, especialidades etc, é lhes permitido escolher os locais de trabalho, indo os mais desejados para quem tem as melhores medias, institutos etc, logo resta-nos os piores médicos, e as piores vagas, ou seja internatos nos hospitais centrais das zonas de Lisboa, o que significa trabalhar muito, dormir pouco, e ganhar mal. Para alem das suas habilitações duvidosas, p.e. em Portugal depois da licenciatura um medico é obrigado a cumprir o internato de 2 anos, ora salguem que venha do estrangeiro tem equivalência a esse internato... é sem duvida justo... (para os estudantes portugueses claro)
É a medicina que temos, e atrevo-me a dizer, a medicina que merecemos... porque se os estado funciona mal é porque é mal governado, se é mal governado então o povo anda a eleger as pessoas erradas para o gerir.
PS- boa recuperação JLRC, e já sabe se tiver dores vá imediatamente ao hospital.
PPS- Outra pergunta que queria fazer, não teve febre?
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JLRC as melhoras homem!!! :evil:
Agora vê lá se recuperas isso em condições...porque não vale a pena adoecer em Portugal! :lol:
já a gora fiquei curioso, quer contar o que se passou?
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O problema é que os médicos das urgências estão todos a recibo verde e têm pouca experiência. Das vezes que lá fui, calharam-me um ucraniano, um espanhol, 2 africanos e uma brasileira. É a medicina que temos :!: Experiência "dixit".
Isto é conversa que daria para um tópico específico.
As melhoras JLRC.
:mrgreen:
Cá se fazem, ... cá se pagam.
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Os meus votos de melhoras.
Concordo que, como muita coisa na vida, a assistencia médica é uma lotaria...
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Tb tenho de referir que a vesícula biliar situa-se ligeiramente abaixo do fígado, e a dor quase sempre dá se na parte direita superior abdominal, logo tal implica que não seria um problema cardíaco. Não sei como se procedeu a sua consulta, mas compreendo que dado o seu passado tenha algum medo em especial com o coração, mas uma dor cardíaca e uma dor abdominal são bastante distintas, e perdoe-me o "gozo" assim por dizer, mas se esta com uma dor abdominal e agarra-se ao peito, então pode facilmente induzir o medico em erro, é quase o mesmo que partir um pé e agarrar-se à cabeça. Não obstante quando há queixas de dores no tronco o medico deveria sempre proceder a uma apalpação das zonas circundantes.
PS- boa recuperação JLRC, e já sabe se tiver dores vá imediatamente ao hospital.
PPS- Outra pergunta que queria fazer, não teve febre?
Obrigado pelas suas palavras
O problema é que nunca tive dores abdominais. Nem antes nem depois da operação. Eu fui 4 vezes à urgências com a mesma dor, por baixo do esterno e nunca fui eu que me inclinei para o coração mas sim os médicos. Nas análises que fiz desta última vez, estavam na margem os valores anteriores e se tivessem feito a comparação teriam visto que desde Dezembro (a 1ª vez) até agora os valores de leucócitos e neutrófilos estavam sempre a aumentar. Também nunca me fizeram apalpação nem no sitio da dor nem noutro lado qualquer, só nesta última vez é que a médica carregou no sitio da dor e eu dei um berro. Ela classificou-a de dor epigástrica (julgo que é assim que se escreve) e depois fez apalpação do abdômen e foi quando pela 1ª vez descobri que me doía na zona lateral do abdômen. Foi quando me mandou fazer a ecografia ao abdômen. Só soube pela primeira vez que tinha pedra na vesícula quando a médica que fez a ecografia me perguntou há quanto tempo sabia que tinha pedras na vesícula. Ficou muito admirada quando lhe disse que era a primeira vez que ouvia falar de tal coisa. Quanto à febre só dei por ela na noite entre as duas idas às urgências, tinha então 38,5ºC e na noite em que fiquei internado, com 39,1ºC.
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Grande VCR, desejo que tenha uma ótima recuperação.
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Saúde da boa é tudo o que lhe desejo JLRC.
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Votos de rapidas melhoras.
cumptos
X3
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Obrigado companheiros. O pior já passou e já estou pronto para outra (o diabo seja surdo, cego e mudo... :lol:
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Obrigado companheiros. O pior já passou e já estou pronto para outra (o diabo seja surdo, cego e mudo... :lol:
yu23x1
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THE FUTURE CARRIER (CVF)
Following the 1998 Strategic Defence Review (SDR), the UK MoD announced its intention to replace the Royal Navy's current carrier force with two larger vessels once the current vessels have reached the end of their planned lives.
The intention is to acquire two CVFs, with the vessels entering service in 2012 and 2015 respectively (the MoD has yet to announce a final in-service date).
Each carrier would be capable of operating up to 50 aircraft (implying a displacement of at least 40,000 tonnes) and would have a crew of about 1,000 officers and ratings, including the Air Group. In addition to strike aircraft belonging to the RN/Royal Air Force, the CVF will be required to support helicopter and UAV (unmanned aerial vehicle) operations.
The short take-off and vertical landing (STOVL) variant of the US JSF (Joint Strike Fighter) has been the UK's preferred choice for its Future Carrier Borne Aircraft requirement, to replace the Harriers but as of March 2006 there appear to be problems associated with technology transfer and it is possible that another aircraft solution will have to be found. The Carrier project will provide the UK Armed forces with the largest and most powerful warships ever constructed in the UK and should create or sustain over 10,000 UK jobs.
In January 2006 the MoD stated that the plans to acquire two new aircraft carriers were progressing well following the transition into the Demonstration Phase announced on 14 December 2005. The Demonstration Phase will deliver a mature design, provide more detailed cost definition, reduce risk and produce a contractual framework that will allow a decision to be made to commit to manufacture.
In March 2006 an agreement was signed by UK and French Governments where France and the UK will co-operate on the demonstration phase work to produce a Common Baseline Design that will meet requirements for both the UK CVF and French requirements for its carrier, PA2. The French have agreed to pay an initial £100 million in recognition of the investment already made by the UK in the design of the ships. France will also contribute one third of the demonstration phase costs of the common baseline design.
Projections of the costs vary but most analysts agree on a demonstration and manufacture cost for both carriers of between £3 and £4 billion. Both carriers are expected to have a 50 year service life. CVF will be based at Portsmouth.
It is likely that these new carriers will be designated as the Queen Elizabeth Class and the two vessels will be named “Queen Elizabeth” and “Prince of Wales”.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.armedforces.co.uk%2Fnavy%2Flistings%2Fnavycvfb.jpg&hash=4e45442958859454189f0df060748a33)
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Tudo bem,JLRC
Estava navegando pelo site,e desculpe a demora mas desde já rápidas melhoras.Uma pessoa que cumpriu serviço militar no RASP,nãs vai morrer de pedra na vesícula.Só morremos de morte matada e não de morte morrida.RSRRSSR
Abraços,
Muita saúde
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Obrigado Zocuni
Em 2004 estive no RA 5 (ex-RASP, ex-RAP 2) juntamente com os restantes camaradas da minha companhia e respectivas famílias, no almoço anual que foi perto. Pedi autorização ao comandante do Regimento e fizeram-nos uma visita guiada e depois depositámos uma coroa de flores no Monumento dos Mortos do Regimento. Foi muito emocionante. O quartel está muito diferente do meu tempo. Curiosamente, o oficial de dia era do sexo feminino. Foi no mínimo curioso, era algo impensável no meu tempo, em 1972, quando passei por lá.
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Saúde da boa é tudo o que lhe desejo JLRC.
x2
:G-beer2: cax23
Tens de durar mais uns bons anitos antes que pensemos em te vender ao Uruguai :toto:
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Saúde da boa é tudo o que lhe desejo JLRC.
x2
:G-beer2: cax23
X3
Tens de durar mais uns bons anitos antes que pensemos em te vender ao Uruguai :toto:
:lol: :lol: :lol:
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sem que corramos o risco de que os Uruguaios roam a corda depois de já tudo acertado e o devolvam .... c34x :lol:
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sem que corramos o risco de que os Uruguaios roam a corda depois de já tudo acertado e o devolvam .... c34x :lol:
:twisted:
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sem que corramos o risco de que os Uruguaios roam a corda depois de já tudo acertado e o devolvam .... c34x :lol:
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Por uma antiguidade daquelas? Um Clássico? :lol: