1
2
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 11:33:17 pm »Então não se diz nada aqui desde o dia 25?
Não pode ser.
O Subsea7 anda-nos a dizer há 3 anos (TRÊS ANOS) que vem aí o F-35.
Há 3 anos ainda não tinha começado a guerra na Ucrânia e vigorava a LPM de 2019.
E essa LPM não contemplava F-35...
Em 2023 a LPM foi revista. Pasou de 4Mil Milhões para 5Mil Milhões.
Mas não sabiamos bem o que estava lá.
Na semana passada houve uma workshop e cada ramo apresentou os seus projectos de investimento.
FAP: F-35 nem vê-lo.
Eu defendo aqui adquirir SAAB Gripen. Porquê? Porque me apetece.
E sou por isso acusado pelo CJ de espalhar desinformação.
Mas se o F-35 entrar na LPM vai ser só quando ela for revista novamente em 2026.
Estudos e concursos e tal... e passam dois anos ------ 2028
7 anos para vir o primeiro e estamos em 2035.
Vão ser 14 anos de o Subsea7 dizer que ele está a chegar? E o CJ a meter "LIKEs" nas menságens dele?
E Subsea7 e CJ continuam a espalhar a ideia qeu ele "está em cima da mesa" e prestes a levantar voo da mesa e aterrar numa base aérea portuguesa - é só escolhermos a cor.
Afinal quem é que anda a espalhar desinformação? ?
Vá - vamos lá retomar o tema do F-35 - ele vem aí.
3
Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 11:26:42 pm »LolNão tenho acesso. Podes pôr um print screen pls?
É um vídeo, Pê.
Vê lá se consegues ver neste perfil, embora o vídeo seja mais curto.
https://x.com/Mangelovsky/status/1784311191889707459
Besta quadrada
Venha lá a invasão é o que apetece dizer
Tá a modos de se juntar ao Marcelo no lar.
.
4
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 11:16:40 pm »O facto de haver na altura cerca de 40 F-16 (apesar de alguns ainda estarem à espera de modernização penso eu), também ajudava, sendo que se apresentou uma taxa de disponibilidade de 60% (que costuma ser a média global). Hoje com a mesma taxa de disponibilidade, conseguirias ter apenas 16-17 aeronaves.
Nunca deviam ter sido alienados..
5
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 11:15:19 pm »Olha!
Charlie Jaguar e Subsea7 aqui ao mesmo tempo.
Tenho uma pergunta para vos fazer. Já vai aparecer no tema do F35.
Mas quanto a esta resposta;
E Kiev?
Seria muito permissivo?
6
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Subsea7 em Hoje às 11:04:51 pm »Lembram-se quando o saabGripen disse que, se os Ucranianos tivessem Super Tucanos equipados com MISTRAL, estariam agora a usá-los em defesa anti-drone?
Isso é que foi uma risada colectiva aqui no FORUM.
Mas não é que os Ucranianos estão a usar YAK-52 para abaterem drones de reconhecimento ORLAN-10 russos?
Vejam o início deste vídeo...
...e toca a retomar essa risada para terminar o fds cheios de alegria!
Odessa ainda tem um ambiente permissivo, gostava de ver em Donestk.
Caro, já percebemos que por sua vontade até os F-16 eram substituídos pelo Super Tucano.
Mas com tantas carências, vamos pagar 180 ME em "reparações" ao Brasil, pelos A-29...
Muito bom.
7
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 11:00:15 pm »Lembram-se quando o saabGripen disse que, se os Ucranianos tivessem Super Tucanos equipados com MISTRAL, estariam agora a usá-los em defesa anti-drone?
Isso é que foi uma risada colectiva aqui no FORUM.
Mas não é que os Ucranianos estão a usar YAK-52 para abaterem drones de reconhecimento ORLAN-10 russos?
Vejam o início deste vídeo...
...e toca a retomar essa risada para terminar o fds cheios de alegria!
Isso é que foi uma risada colectiva aqui no FORUM.
Mas não é que os Ucranianos estão a usar YAK-52 para abaterem drones de reconhecimento ORLAN-10 russos?
Vejam o início deste vídeo...
...e toca a retomar essa risada para terminar o fds cheios de alegria!
8
Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por dc em Hoje às 10:46:51 pm »Excepto em Portugal.
9
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por dc em Hoje às 10:43:49 pm »O facto de haver na altura cerca de 40 F-16 (apesar de alguns ainda estarem à espera de modernização penso eu), também ajudava, sendo que se apresentou uma taxa de disponibilidade de 60% (que costuma ser a média global). Hoje com a mesma taxa de disponibilidade, conseguirias ter apenas 16-17 aeronaves.
10
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 10:39:04 pm »Pergunta de quem não percebe nada disto: Atualmente a FAP conta com 6 Chipmunk e 10 Epsilon ativos. Não faria sentido os Epsilon substituírem e os Epsilon, e os Epsilon serem substituídos por STs ou PC-21? E acrescentar um substituto para o Alpha Jet?
Em teoria, não deveria haver grande problema nisso, supondo que os TB-30 possuem condições para voar. Mas em LPM até já havia uma verba disponível para substituir os Chipmunk por uma aeronave a hélice barata, não sei é como vai isso.
Já o "acrescentar substituto para o Alpha Jet" é que é a parte complicada, já que actualmente não há orçamento previsto para isso, restando a opção "stop gap" de usar um avião a hélice mais avançado para esse fim.