Finalmente: Leopard II para Portugal

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PereiraMarques

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« Responder #225 em: Julho 17, 2007, 05:30:56 pm »
Precisamente o que esse extracto do Diário da República indica é a constituição duma equipa técnica e do seu director para o estudo da possível transferência de Leopard 2 A6. Conforme informações prestadas na altura e confirmadas pelo GEN CEME Pinto Ramalho a aquisição deverá ser de 37 carros. Como é lógico a(s) unidade(s) de destino desses carros são as sub-unidades de Cavalaria da Brigada Mecanizada, em Santa Margarida. Face ao reduzido número de unidades e conforme tem sido estudado/expeculado neste fórum o Esquadrão de Reconhecimento da BM poderá ser extinto, mantendo-se apenas o Grupo de Carros de Combate, com 2 ou 3 Esquadrões de Carros de Combate. De qualquer forma, os objectivos futuros desta Brigada, além de procurar manter-se a funcionar com uma Brigada de combate completa (Brigade Group), é permitir a criação de 2 Agrupamentos Mecanizados (Battlegroup) que possam funcionar independentemente, como uma espécie de "mini-brigadas".
 

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zocuni

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Informação.
« Responder #226 em: Julho 17, 2007, 07:19:28 pm »
Tudo bem,

Obrigado pela informação.Vou pedir ajuda aos especialistas que me possam ajudar no seguinte.
Os US Army,tanto quanto sei no Iraque as suas brigadas stryker de combate(BSC),possuem o seguinte:
-1 companhia de comando;
-3 batalhões de infantaria;
-1 batalhão de artilharia;
-1 grupo de recomhecimento;
-1 companhia anti-carro;
-1 companhia de engenharia de comando;
-1 batalhão logístico;
-1 companhia de transmissões;
-1 companhia de informações.
Cobrem uma área de 2.500 km².
Usam veículos
-(VAM,Veículo blindado médio,do tipo Mowag Piranha);
-VBTP,veículo blindado de transporte de tropas,108 veículos);
-(VEAF,veículo de equipa de apoio de fogo);
-(VC,veículo canhão,M68A1E4,105mm);
-(VPM,veículo porta-morteiros,36 Piranhas,morteiro M121 de 120mm);
-(VAC,veículo anti-carro,misseis TOW-2B,9 viaturas);
-grupo de artilharia com obuseiros M198(155 mm) 16 peças,rebocados;
-(VBTP(r),reconhecimento,3 batalhões de 45 viaturas,com metralhadoras de 7,62mm e lança granadas de M203.
Possuem radares de campo de batalha PPS-5D,Prophet(sistema de interceptação de guerra eletrónica,sistemas avançados de vigilância e deteção a grande distância(LRAS3),pelotão UAVs(não tripulados),viaturas NBQ(Piranha),sistema Volcano dispersor de minas,sistema de rádio SINCCGARS,etc,etc,etc.

O conceito brasileiro usa:
-2 regimentos de cavalaria mecanizada;
-1 regimento de cavalaria blindada;
-1 GAC;
-1 companhia de engenharia de combate;
-1 companhia de transmissões mecanizada;
-1 batalhão logistico mecanizado;
-1 bataria anti-aérea.


Bem e nós.Parece-me uma aquisição pouco quantitativa(37 carros de combate)?
Sei que temos a BMI,onde presumo que sejam alocadas tais compras e as BRR(que substituem as BLI e BAI),será que é isto mesmo,não estou errado?
No fundo gostria de saber qual nosso conceito de BMI e BRR,ou onde posso consultar a respeito.
Desde já muito obrigado,pela atenção.

Abraços,
zocuni
 

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PereiraMarques

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« Responder #227 em: Julho 17, 2007, 08:01:17 pm »
"Botãozinho" "Pesquisar" no canto superior direito do presente fórum :?:  :roll:  Aviação Ligeira do Exército.
 

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zocuni

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Obrigado
« Responder #228 em: Julho 17, 2007, 08:26:00 pm »
Tudo bem,

Muito obrigado.Escusava de ter ouvido essa do botãozinho "pesquisar",muito boas suas dicas. :G-beer2:

Abraços,
zocuni
 

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antoninho

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« Responder #229 em: Julho 18, 2007, 02:14:46 pm »
Já que estamos a discutir compras, vem no CM de hoje(pag.17 anúncios) um pedido para concurso de uma ponte logística metálica amovível  40m,MLC60+módulos de instrução e doc. técnica...



http://www.armyvehicles.dk/magirus110bridge.htm
 

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nelson38899

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« Responder #230 em: Agosto 05, 2007, 12:28:35 pm »
boas a todos

2 de agosto de 2007
Primeiro Leopard 2A6M CAN entregue ao Exército do Canadá
Em cerimônia realizada em Munique hoje, 2 de agosto, a Krauss-Maffei Wegmann formalmente entregou ao Canadá o primeiro exemplar do carro de combate Leopard 2A6M CAN. Ao todo, o Canadá arrendou à Alemanha um total de 20 CC Leopard 2A6M. Entre as modificações recebidas está a instalação de blindagem tipo “slat”, com o pode ser visto na foto, e de proteção integrada contra minas.

fonte:
http://www.segurancaedefesa.com/1leopard2Can.html

Ao ler esta noticia eu pergunto, o que se passa em Portugal com o nosso exercito. Os canadianos em menos de meio ano, desde que tiveram problemas com os seus LEOs I no afeganistão, ja receberam os seus novos LEOs IIA6 e nós ja andamos nesta novela á mais de um ano, para receber "meia duzia" de carros de combate em segunda mão da holanda. E o que mais me chateia no meio disto tudo é que há dinheiro para gastar, pois ainda há pouco tempo o ministro da defesa veio á comunicação social dizer que as forças armadas este ano não gastaram 250 milhões de euros  que estavam disponibilizados  para a LPM. Que penso que esse dinheiro é mais do que necessário para pagar esses 33 CC LEO IIA5/A6.

Cump.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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xenical_

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« Responder #231 em: Agosto 05, 2007, 01:19:08 pm »
Boa tarde

É que provavelmente essa verba já não estará no ministério da defesa, mas terá servido, isso sim, para "tapar" outros buracos neste imenso buraco orçamental, que são as contas públicas da Republica Portuguesa. (e depois são limalhas, são MLU’s que não andam, são adiamentos de NH, enfim um rol de problemas que não devem ter nada a ver com a falta de dinheiro  :twisted:  :lol: )

Cumprimentos

Paulo Mariano
 

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antoninho

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« Responder #232 em: Agosto 06, 2007, 02:56:06 pm »
O problema é terem dinheiro no papel e no programa, mas no real, este nem vê lo nem está disponível é daquelas coisas que se diz só para palermas acreditarem e olhem que esta treta é dita todos os anos .....as nossas chefias militares não gastam o papel por isso a falha da modernização é delas.... compreenderam ou ainda acreditam nos políticos ?????
 

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Luso

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« Responder #233 em: Agosto 06, 2007, 09:20:15 pm »
Citação de: "antoninho"
O problema é terem dinheiro no papel e no programa, mas no real, este nem vê lo nem está disponível é daquelas coisas que se diz só para palermas acreditarem e olhem que esta treta é dita todos os anos .....as nossas chefias militares não gastam o papel por isso a falha da modernização é delas.... compreenderam ou ainda acreditam nos políticos ?????


Precisamente.
É bom lembrar periódicamente esta evidência.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Leonidas

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« Responder #234 em: Agosto 08, 2007, 11:28:47 pm »
Uma foto que já foi colocada neste tópico, mas que volta o colocá-la de novo por a acho:  :star:  :star:  :star:



Cumprimentos
 

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papatango

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« Responder #235 em: Agosto 08, 2007, 11:35:03 pm »
É impressão minha ou esse tanque é um Leopard-IIA5 ?

É que a principal diferença para o Leopard-IIA6, é exactamente o canhão mais longo no A6...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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emarques

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« Responder #236 em: Agosto 13, 2007, 05:51:40 pm »
Uma pergunta, de certo modo tem a ver com orçamentos:

Alguém sabe qual é a quantidade de munições para arma principal que a brigada mecanizada recebe por ano?
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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nelson38899

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« Responder #237 em: Agosto 14, 2007, 11:38:03 pm »
boas

Uma duvida que me tem surgido, fala-se na compra dos leos por Portugal, mas até agora não se tem falado, na ida de soldados da brigada mecanizada à holanda, para obterem qualificações para poderem operar os futuros carros de combate.
Alguem sabe, se esses cursos ja ocurreram ou não?????

 cump.
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Agostinho da Silva
 

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tito

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« Responder #238 em: Agosto 15, 2007, 11:45:49 am »
Citação de: "papatango"
É impressão minha ou esse tanque é um Leopard-IIA5 ?
Sim, é um leopard2 A5, do exercito sueco, onde é designado por Strv 122.
Citar
Stridsvagn (Strv) 122 : The Swedish Defense Materiel Administration (FMV) signed a contract with Krauss-Maffei for the manufacture and delivery of 120 Leopard 2-S officially designated as the Stridsvagn 122 by the Swedish Army. The contract also includes the supply of training, maintenance, spare parts, documentation, simulators, and an option to purchase 90 additional Strv 122, Bueffel ARV as well as interfaces for equipment already used by the Swedish Army. While Krauss-Maffei is the prime contractor, the chassis was sub-contracted to Hägglunds in Sweden. Wegmann, the prime contractor for the turret, sub-contracted the work to Bofors, and work for the fire control system was sub-contracted from STN Atlas Elektronik (formerly Krupp Atlas Elektronik, KAE) to Celsius Tech Systems AB in Sweden. Bofors will also manufacture 50 per cent of the 120 mm main guns, while Rheinmetall will produce the other half.

The Stridsvagn 122 is the most sophisticated version of the Leopard 2 in current service. The front hull and glacis are fitted with additional armor plates, and the inside of the tank is completely surrounded by liner, to reduce the effects of being hit by projectiles, hollow charges or fragments. For night driving the driver uses the same type of passive night sight used by the CV 90 Infantry Fighting Vehicle. Due to the heavier combat weight of 62,000 kg, compared to the 59,500 kg of the German Leopard 2 A5, stronger torsion bars (derived from the ones used with the Panzerhaubitze 2000) are installed and reinforced brake disks are provided. All fuel tanks have a special additional explosion-supressing filling liquid. The engine compartment is constantly cooled to reduce the IR signature, and heat sensors installed in the engine compartment would automatically cut off fan and air intake operation if the Strv 122 should come under attack by napalm. the roadwheels are fitted with armored wheel hubs.

The turret front and sides have the same wedge-shaped add-on armor as the Leopard 2 A5 but, unlike the latter, the turret roof and the commander's and loader's hatches are also up-armored. Due to the extra weight, both turret hatches were of the electrically-driven sliding type, but this was abandoned because of the problem of opening the hatches if there was a power out. Now the turret hatches are handcrancked with a gear, so its no problem to operate them even if the tank is in a bad angle. The commander's periscope has an manually operated protective flap, which would fold up to protect the optic when desired and rests in front of it when not in use. The digital fire control computer carries data for up to 12 different rounds, including APFSDS-T, HEAT-MP-T, HEAT-GP, smoke, anti-helicopter and training ammunition. However, at the time this is being written (August, 2001), only five types of ammunition are being used: 120mm APFSDS-T, 120mm HE-T, 25mm APFSDS-T, 25mm HE, and 120 mm TPFSDS-T. The 25mm is for a barrel insert system, and used for basic training on closer fire ranges. Smoke, HEAT and helicopter rounds are not in use. The helicopter round is under development.

The laser rangefinder integrated in the EMES-15 uses the eye-safe Raman-shifted laser. The Strv 122 is the first MBT in Europe equipped with the advanced tank command and control system (TCCS). On the left and right sides of the turret the GIAT Industries GALIX vehicle protection system with 80 mm calibre mortars is installed, able to launch smoke, decoy, flare and fragmentation rounds. There are 36 grousers (snowgrips), 18 for each track, for use on soft ground instead of the same number of rubber track pads.There are 18 grousers stored on the back of the turret and 18 are stored inside the left turret. The Stridsvagn 122 is painted in a disruptive camouflage scheme of green, light green, and black colours.
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Citação de: "emarques"
Alguém sabe qual é a quantidade de munições para arma principal que a brigada mecanizada recebe por ano?
Citação de: "nelson38899"
Uma duvida que me tem surgido, fala-se na compra dos leos por Portugal, mas até agora não se tem falado, na ida de soldados da brigada mecanizada à holanda, para obterem qualificações para poderem operar os futuros carros de combate.
Alguem sabe, se esses cursos ja ocurreram ou não?????

X2 :wink:
 

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papatango

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« Responder #239 em: Agosto 15, 2007, 04:59:17 pm »
Bom, eu não sei exactamente que cursos é que são necessários.

Quando se trata das fragatas, uma vez que é suposto os navios serem entregues na Holanda, terá que ser enviada uma tripulação para habituação ao navio, porque ele já terá bandeira e tripulação portuguesa quando chegar a Lisboa.

Mas os tanques são transportados por barco, desembarcados em Lisboa ou mais provavelmente em Setubal (onde normalmente é descarregado material militar) e depois seguem por estrada para Santa Margarida.

O estudo para analizar a viabilidade da utilização dos Leopard-IIA6 deverá ter em consideração os sistemas de comunicações portugueses, a sua compatibilidade e a possibilidade de utilização ou modificação e adaptação.

Depois disto feito, os tanques são enviados para Portugal e os treinos deverão ser feitos cá.

Pelo menos tanto quanto sei foi assim com os M-60A3, que substituiram os M-48.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...