Finalmente: Leopard II para Portugal

  • 1707 Respostas
  • 482296 Visualizações
*

bryanferreira

  • 97
  • +0/-0
Leopards ou outra coisa... Pra que??
« Responder #180 em: Março 10, 2007, 03:19:52 pm »
Quem me conhecer sabe que sou a favor do melhor e do muito!! Mas no caso de Portugal acho q tanques e um desperdicio de dinheiro. Na nossa humilde condicao nunca seremos um exercito de primeira linha menos nas Operacoes Especiais por isso acho q devemos acabar de vez com os tanques em Portugal. Muito menos comprar novos.
Precisamos sim de veiculos blindados e nao blindados muito moveis e com sistemas anti-carro/pessoal e anti-aereo. Capazes de manobrar em ruas estreitas e com capacidade amfibia. As nossas principais forcas mecanizadas deviam estar associadas ao fuzileiros e se um dia tivermos capacidade de carga pra elas ao paraquedistas.
Deviamos sim ter alguns Helicopteros com boa capacidade de ataque para em caso de estas nossas forcas mais leves encontrarem oposicao mais pesada terem esse apoio. Digo isto porque qq guerra que iremos combater no futuro sera fora do nosso solo e la teremos sempre superioridade aerea ou entao nem vale a pena la irmos. E impemsavel uma guerra em nosso solo e se isso acontece-se sairiamos derrotados facilmente, so nos restaria a Guerrilha e isso eles teriam de roer bem, que nos somos os MAiores. Mas pra isso nao gastem $$ em tanques, comprem boas espingardas, Claymores, misseis anti-carro e antiaereos e deem principalmente boa formacao aos soldados que coitados saem da tropa a saber marchar em vez de saber por um tiro no alvo ( que e so a coisa mais importante de todas)
O nosso exercito devia estar equipado com o que realmente precisa e nao o que os Generaiszinhos acham bonitinho pra assim termos do melhor e sermos os melhores naquilo que fazermos. E deixarmos de sermos estes coitadinhos que fazemos um bocadinho de tudo somos bons em pouca coisa
"(...)at the worst, if he fails, at least fails while daring greatly, so that his place shall never be with those cold and timid souls who know neither victory or defeat.”
Theodore Roosevelt
( Paris Sorbonne, 1910 )
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2248 vez(es)
  • +1343/-3465
(sem assunto)
« Responder #181 em: Março 10, 2007, 03:53:49 pm »
Em primeiro lugar sê bem vindo ao fórum!  :roll:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
Re: Leopards ou outra coisa... Pra que??
« Responder #182 em: Março 10, 2007, 04:15:53 pm »
Citação de: "bryanferreira"
Quem me conhecer sabe que sou a favor do melhor e do muito!! Mas no caso de Portugal acho q tanques e um desperdicio de dinheiro. Na nossa humilde condicao nunca seremos um exercito de primeira linha menos nas Operacoes Especiais por isso acho q devemos acabar de vez com os tanques em Portugal. Muito menos comprar novos.
Precisamos sim de veiculos blindados e nao blindados muito moveis e com sistemas anti-carro/pessoal e anti-aereo. Capazes de manobrar em ruas estreitas e com capacidade amfibia. As nossas principais forcas mecanizadas deviam estar associadas ao fuzileiros e se um dia tivermos capacidade de carga pra elas ao paraquedistas.
Deviamos sim ter alguns Helicopteros com boa capacidade de ataque para em caso de estas nossas forcas mais leves encontrarem oposicao mais pesada terem esse apoio. Digo isto porque qq guerra que iremos combater no futuro sera fora do nosso solo e la teremos sempre superioridade aerea ou entao nem vale a pena la irmos. E impemsavel uma guerra em nosso solo e se isso acontece-se sairiamos derrotados facilmente, so nos restaria a Guerrilha e isso eles teriam de roer bem, que nos somos os MAiores. Mas pra isso nao gastem $$ em tanques, comprem boas espingardas, Claymores, misseis anti-carro e antiaereos e deem principalmente boa formacao aos soldados que coitados saem da tropa a saber marchar em vez de saber por um tiro no alvo ( que e so a coisa mais importante de todas)
O nosso exercito devia estar equipado com o que realmente precisa e nao o que os Generaiszinhos acham bonitinho pra assim termos do melhor e sermos os melhores naquilo que fazermos. E deixarmos de sermos estes coitadinhos que fazemos um bocadinho de tudo somos bons em pouca coisa


Parecem-me palavras de alguém que de tropa so sabe o que aprendeu a jogar COD2 e BF2...

Os ditos generaizinhos se estão lá é porque la conseguíram chegar, e não é para qualquer um. Vá estudar mais um pouco e depois volte a pensar sobre as suas opiniões.
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2280
  • Recebeu: 538 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-827
(sem assunto)
« Responder #183 em: Março 10, 2007, 05:53:39 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
O programa de substituição da G-3 está parado, salvo erro está em tribunal, parece que o caderno de encargos foi feita à medida da G-36 e os outros concorrentes não gostaram disso!

Pelo que já foi discutido aqui, parece que o governo decidiu mesmo cancelar o concurso e começar de novo. Mas é caso de procurar no tópico Substituição da G3 para confirmar.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

fealcap

  • 132
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #184 em: Março 11, 2007, 02:38:45 pm »
Ante la indecisión de Portugal sobre los Leopard 2A6 Holandeses que si SI que si NO. Canadá podría realiza un posible pedido de todos los Leopard 2A6 Holandeses en venta en sustitución de los Leopard C1 y C2 dejando a Portugal sin Leopard 2A6. :evil:  En principio desean 80 Leopard 2 y ya tienen conversaciones entre Alemania y Holanda.

Saludos
 

*

bryanferreira

  • 97
  • +0/-0
Re: Leopards ou outra coisa... Pra que??
« Responder #185 em: Março 12, 2007, 01:04:09 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em relação aos “blindados”, Portugal está neste momento a fabricar os Pandur II, da qual os Fuzileiros vão receber 20 exemplares. Os Carros de Combate que o Exército Português vai receber são muito menos dos que tem neste momento (cerca de 100 quer receber 30 e poucos). O Carro de Combate escolhido é o Leopard II A-6, provavelmente o melhor CC do mundo, no entanto são em segunda mão e por isso muito mais baratos. (...) De qualquer maneira o que vamos adquirir é só para manter a Escola viva e para usar nas missões de manutenção/imposição de paz, em caso de necessidade.
Os Fuzileiros realmente têm um grande handicap, que é não terem o seu NavPol. (...)Em relação à capacidade Portuguesa de projecção dos Pára-quedistas Portugueses, até não é má, temos os C-130 e no futuro vamos ter os C-295.
Obrigado pelas saudacoes. :wink: Foi pena so ter descoberto o Forum recentemente mas so posso congratular a rapaziada que aqui escreve.
Dos Pandur ja sabia e e so de congratular, cada vez esta mais provado que os veiculos de rodas sao uma mais valia e os Fuzos bem precisam. Ja pra nao falar do Barco claro, mas isso cheira-me que vamos ter de penar muito. Infelizmente.
Quanto aos Leo tb condordo, devem ser os melhores. Se bem que a comprarmos mesmo, se fosse eu escolhia Merkavas, so porque sao mais Polivalentes, e se for preciso levar um pelotao ou um morteiro no compartimento traseiro e possivel. E mais uma vez como nao fazemos intencao de uma batalha de tanques acho q nos traria mais vantagens.
Percebo isso de manter a escola viva mas poderia ser mais discutido se realmente sera necessario. Por mim mantenho tudo e melhoro mas se calhar precisamos do dinheiro para outras coisas nas forcas armadas que fazem mais falta.
Os paras nao tao mal mas so teem capacidade para saltar homens e para levar um Jeep ou outro. Se quisermos por no terreno uns blindados ja estamos muito limitados. Mas pra mim o pior e que o C130 e optimo mas se for preciso por alguem rapido nalgum sitio nao ha nada. Quantas horas levam os C130 a Guine ou Afeganistao para deixar la uma forca de Paras que seja consideravel?? Era a isto que me referia.
Quanto ao ser o Governo que escolhe, e realmente ele que escolhe mas sao os Generais que recomendam o Governo e dizem o que querem, e muita gente sabe que o Ego de alguns e grande e que e mais giro andar de Leo II que de PANDUR mas o pior sao os interesses por fora. Lembro-me sempre dos Nissans que a familia de Alguem recebeu apos termos comprado muitos para o exercito. E daquele Helicoptero manhoso que iam comprar mas que o Portas acabou a tempo. Para mim tanto teem as chefias culpa como o governo. Se todos fossem honestos nos e q ficavamos a ganhar.

Citar
Parecem-me palavras de alguém que de tropa so sabe o que aprendeu a jogar COD2 e BF2....
Pois, nao devo saber mesmo porque tambem nao sei o que o COD2 e BF2, foi algum exercicio NATO em que eu nao participei??

Citar
Os ditos generaizinhos se estão lá é porque la conseguíram chegar, e não é para qualquer um. Vá estudar mais um pouco e depois volte a pensar sobre as suas opiniões

Ou porque conseguiram la chegar ou porque nao ha outros melhores pra la chegarem, ha sempre essa hipotese. Claro que ha bons, mas alguns sao mediocres e infelizmente continuam com pensamentos retrogadas e propoem ao governo aquilo que lhes interessa ou que lhes sobe o Ego.
Quanto a estudar mais, nao faco eu outra coisa caro amigo e cada vez tenho mais conviccoes das minhas ideias. Mas gosto de ouvir ideias contrarias para ter oportunidade de mudar as minhas.
Nao me disse foi em que partes discordava comigo, hellraiser??
"(...)at the worst, if he fails, at least fails while daring greatly, so that his place shall never be with those cold and timid souls who know neither victory or defeat.”
Theodore Roosevelt
( Paris Sorbonne, 1910 )
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
Re: Leopards ou outra coisa... Pra que??
« Responder #186 em: Março 12, 2007, 05:40:57 am »
Citação de: "bryanferreira"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em relação aos “blindados”, Portugal está neste momento a fabricar os Pandur II, da qual os Fuzileiros vão receber 20 exemplares. Os Carros de Combate que o Exército Português vai receber são muito menos dos que tem neste momento (cerca de 100 quer receber 30 e poucos). O Carro de Combate escolhido é o Leopard II A-6, provavelmente o melhor CC do mundo, no entanto são em segunda mão e por isso muito mais baratos. (...) De qualquer maneira o que vamos adquirir é só para manter a Escola viva e para usar nas missões de manutenção/imposição de paz, em caso de necessidade.
Os Fuzileiros realmente têm um grande handicap, que é não terem o seu NavPol. (...)Em relação à capacidade Portuguesa de projecção dos Pára-quedistas Portugueses, até não é má, temos os C-130 e no futuro vamos ter os C-295.

Obrigado pelas saudacoes. :wink: Foi pena so ter descoberto o Forum recentemente mas so posso congratular a rapaziada que aqui escreve.
Dos Pandur ja sabia e e so de congratular, cada vez esta mais provado que os veiculos de rodas sao uma mais valia e os Fuzos bem precisam. Ja pra nao falar do Barco claro, mas isso cheira-me que vamos ter de penar muito. Infelizmente.
Quanto aos Leo tb condordo, devem ser os melhores. Se bem que a comprarmos mesmo, se fosse eu escolhia Merkavas, so porque sao mais Polivalentes, e se for preciso levar um pelotao ou um morteiro no compartimento traseiro e possivel. E mais uma vez como nao fazemos intencao de uma batalha de tanques acho q nos traria mais vantagens.
Percebo isso de manter a escola viva mas poderia ser mais discutido se realmente sera necessario. Por mim mantenho tudo e melhoro mas se calhar precisamos do dinheiro para outras coisas nas forcas armadas que fazem mais falta.
Os paras nao tao mal mas so teem capacidade para saltar homens e para levar um Jeep ou outro. Se quisermos por no terreno uns blindados ja estamos muito limitados. Mas pra mim o pior e que o C130 e optimo mas se for preciso por alguem rapido nalgum sitio nao ha nada. Quantas horas levam os C130 a Guine ou Afeganistao para deixar la uma forca de Paras que seja consideravel?? Era a isto que me referia.
Quanto ao ser o Governo que escolhe, e realmente ele que escolhe mas sao os Generais que recomendam o Governo e dizem o que querem, e muita gente sabe que o Ego de alguns e grande e que e mais giro andar de Leo II que de PANDUR mas o pior sao os interesses por fora. Lembro-me sempre dos Nissans que a familia de Alguem recebeu apos termos comprado muitos para o exercito. E daquele Helicoptero manhoso que iam comprar mas que o Portas acabou a tempo. Para mim tanto teem as chefias culpa como o governo. Se todos fossem honestos nos e q ficavamos a ganhar.

O helicoptero não era manhoso simplesmente a entrega estava com um atraso brutal. Mesmo assim estão outra vez a pensar em adquirir esse heli.


Citação de: "bryanferreira"
Citação de: "hellraiser"
Parecem-me palavras de alguém que de tropa so sabe o que aprendeu a jogar COD2 e BF2....

Pois, nao devo saber mesmo porque tambem nao sei o que o COD2 e BF2, foi algum exercicio NATO em que eu nao participei??

Citação de: "hellraiser"
Os ditos generaizinhos se estão lá é porque la conseguíram chegar, e não é para qualquer um. Vá estudar mais um pouco e depois volte a pensar sobre as suas opiniões

Ou porque conseguiram la chegar ou porque nao ha outros melhores pra la chegarem, ha sempre essa hipotese. Claro que ha bons, mas alguns sao mediocres e infelizmente continuam com pensamentos retrogadas e propoem ao governo aquilo que lhes interessa ou que lhes sobe o Ego.
Quanto a estudar mais, nao faco eu outra coisa caro amigo e cada vez tenho mais conviccoes das minhas ideias. Mas gosto de ouvir ideias contrarias para ter oportunidade de mudar as minhas.
Nao me disse foi em que partes discordava comigo, hellraiser??
 

 



Peço desculpa se fui um pouco agressivo, mas por vezes aparecem pessoas a falar como se fossem donos da verdade baseados em conhecimentos e experiência que não são deles, especialmente neste fórum.
Quanto aos generais, não me parece que seja o caso, Darwin foi muito claro na sua teoria e nada como 13 anos de guerra para testar na época quem tinha fibra para ser general ou não. Curiosamente observamos os Generais que temos, e o que eles fizeram na guerra, os seus currículos não precisam de explicações. Tendo em conta que as suas carreiras começaram nessa altura, penso que sim estamos bem abastecidos de oficiais generais. Não posso de outra forma explicar o excelente estado das forças armadas considerando o desprezo que têm recebido dos Governos nos últimos anos.
Discordo especialmente no ataque completamente infundado que faz aos generais, e pouco mais. E claro na escolha de veículos blindados de rodas face à extinção dos de lagartas, penso que um exercito deve ser equilibrado, e os tanques fazem falta em muitos cenários.
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

Artic Fusion

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
Re: Leopards ou outra coisa... Pra que??
« Responder #187 em: Março 12, 2007, 03:50:43 pm »
Citar
Pois, nao devo saber mesmo porque tambem nao sei o que o COD2 e BF2, foi algum exercicio NATO em que eu nao participei??


COD2 = Call of Duty 2
BF2 = Battlefield 2

Videojogos de guerra.  :lol:
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7280
(sem assunto)
« Responder #188 em: Março 12, 2007, 04:19:45 pm »
Ena, tantas cores: ele é red white´n blue!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

bryanferreira

  • 97
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #189 em: Março 12, 2007, 07:22:41 pm »
Se calhar tambem fui um pouco exagerado quanto aos Generais, mas por vezes ha coisas que irritam e depois pagam uns pelos pecadores.

Quanto aos blindados nao defendo de maneira alguma a extincao dos de lagartas. Mas uma coisa sao blindados de lagartas outra coisa sao tanques ou carros de combate, como lhe queiram chamar, do melhor que ha, mas infelizmente do mais caro tambem. Claro que um de rodas nao tera a mesma capacidade de um de lagartas mas com o dinheiro que infelizmente temos nao vejo com bons olhos tanques "puros". E dinheiro que podia ser canalizado noutras coisas mais uteis para o nosso tipo de missoes no contexto do proximos anos.
"(...)at the worst, if he fails, at least fails while daring greatly, so that his place shall never be with those cold and timid souls who know neither victory or defeat.”
Theodore Roosevelt
( Paris Sorbonne, 1910 )
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 680
  • Recebeu: 109 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +11/-10
(sem assunto)
« Responder #190 em: Março 12, 2007, 07:41:08 pm »
Bryanferreira, o preço a pagar pelos leo 2a6 é de saldo, preço irrecusável, é um negocio que aparece uma vez num século, a sua integração no exercito é para a criação de um grupo de combate para actuar em situações de alta intensidade, quanto aos de rodas o exercito está à espera do Pandur com a torre de 105, pois foi dito que o blindado apresentava problemas estruturais com o disparo do canhão....
A Fabrequipa garante que o problema está solucionado, ou seja só falta aparecer um modelo para testes no exercito, caso contrário a hipótese mais provável será o italiano Centauro.....quanto ao dinheiro acredite que mal gasto, só se for em carros para certa gente passear e fazer-se notado, o que no presente caso não é.....
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #191 em: Março 12, 2007, 07:53:57 pm »
É só para informar que o pessoal da Armada não gosta do termo "barco" eles preferem "navio".

Enquanto ao Merkava pelo que tenho lido tem um defeito (para nós é defeito, para os Israelitas não), é um carro de combate muito pesado e por isso é de dificil mobilidade para um TO longinquo da zona de origem,  não serve para forças armadas espedicionárias, serve sim para conflitos a curta distancia como é o caso Israelita que só combatem com os seus vizinhos fronteiriços.
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #192 em: Março 12, 2007, 09:00:47 pm »
Citação de: "antoninho"
(...) o exercito está à espera do Pandur com a torre de 105, pois foi dito que o blindado apresentava problemas estruturais com o disparo do canhão....
A Fabrequipa garante que o problema está solucionado, ou seja só falta aparecer um modelo para testes no exercito (...)

Os problemas podem ou não extistir. Como bem disse, não existem ainda qualquer protótipo e, por isso, apenas se poderá especular que a Pandur II venha a conhecer os mesmos problemas técnicos que a versão M128 Mobile Gun System (MGS) do Stryker norte-americano, dotada de uma peça de 105mm. Já agora, alguns excertos sobre a questão:

Citar


(...) The Stryker meets both requirements deployability/mobility, and lethality/survivability.

The Stryker armored vehicle weighs no more than 38,000 pounds, can be airlifted via a single C-130 aircraft, and has enough armor to stop small arms fire. (...) The US Army plans to procure up to 2,131 Stryker vehicles to equip 6 Interim Brigades Combat Teams (IBCT) through 2008. (...)

The Stryker Mobile Gun System (MGS) features a M68A1E4 105mm gun capable of firing all NATO ammunition. In addition, the MGS features a coaxial 7.62mm machine gun and a commander's 12.7mm machine gun. The crew of 3-man comprises driver, commander and gunner (the 105mm cannon has an auto loader). Stryker MGS low rate initial production was approved by the Pentagon (US Army) on Thursday, October 14, 2004.

In April 2004, the Canadian Department of National Defence approved a plan to purchase 66 Stryker Mobile Gun Systems (...)

In mid-December 2005 General Dynamics Land Systems announced that the US Army took delivery of the first two of 72 Low Rate Initial Production (LRIP) Stryker MGS in Anniston Army Depot, Alabama. in  http://www.deagel.com/Main-Battle-Tanks ... 14003.aspx
Uma grande vantagem no que toca à projecção de forças é a sua capacidade para ser transportado num C-130H:

Citar
U.S. tests have proven the Mobile Gun System is able to fit inside a C-130 Hercules aircraft – the Canadian Forces' main air transport. in http://www.cbc.ca/news/background/cdnmi ... pment.html
O Canadá, num caso a analisar com mais atenção, planeava adquirir 66 veículos Stryker MGS, em 2003, quando agora parece preferir a sua força de carros de combate buscando a sua substituição pelos Leopard 2 A6:

Citar
On Oct. 29, 2003, Liberal Defence Minister John McCallum and Lt.-Gen. Rick Hillier assembled the Ottawa news media to announce the demise of the country's tank force. Canada was taking its fleet of Leopard tanks out of service and was going high-tech. (...)

But less than three years later, and in a major reversal of its plans, the army is now asking the Conservative government to cancel both the MGS and MMEV programs. (...)

The other main argument against the MGS centres on the vehicle's light armour and its vulnerability to rocket-propelled grenades. "The Stryker was not ordered with the RPG in mind," noted a report written by U.S.-based analyst Victor O'Reilly (...) in http://toyoufromfailinghands.blogspot.c ... h-mgs.html

Uma conclusão simples é que ainda existem dúvidas - a meu ver, muito legítimas - quanto à possibilidade de substituir os carros de combate por veículos blindados de rodas dotadas de peças de fogo de grande calibre, nomeadamente no capítulo da protecção.
Agora retomando os problemas que o protótipo do Pandur II poderá apresentar, há que lembrar que os mesmos também estão dependentes das torres escolhidas. A torre do Centauro - Oto Melara HITFACT  - apresenta um maior peso e um centro de gravidade claramente distinto da peça M68 A1E4 do MGS. Aliás, o Centauro apresenta um peso de combate de 25 toneladas contra as 18 toneladas da versão básica da Pandur II. Julgo que com a instalação da torre e blindagem adicional o peso aumentará de forma significativa (igualando o Cenaturo?). Na altura - importante no centro de gravidade e estabilidade - temos veículos com alturas similares, na ordem dos dois metros. O comprimento é para o Centauro e Pandur II, respectivamente, 7,9 metros e 7,6 metros.

Quanto às torres previstas, nos meus apontamentos, com base no livro Serviço de Material: 50 Anos ao Serviço do Exército Português (2006), encontro:

Citar
O construtor português, a Fabrequipa, deverá desenvolver e construir um protótipo (ou mesmo dois) para avaliação pelos militares do Exército. As torres previstas no contrato  são a torre Oto Melara HITFACT  e a Steyr SLT.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #193 em: Março 12, 2007, 10:38:45 pm »
Não concordo que se pense que as viaturas de rodas equipadas com peça, como por exemplo aquela que no exército americano é denominada de Mobile Gun System (MGS) possam substituir um Carro de Combate(CC) ou vice-versa, são dois conceitos distintos.

As viaturas MGS e todas as da familia a que pertencem (no caso do exército americano a Stryker, no noso caso será a PANDUR) por serem mais rápida/fácilmente projectáveis, estão associadas a um conceito de unidades diferente daquelas a que pertencem os CC Leopard, que são pensados para unidades mais pesadas, a serem projectadas "depois" de outras unidades mais ligeiras, como as Stryker por exemplo ou outras unidades ainda mais ligeiras: as aerotransportadas.

Quanto ao exército português, ainda não vi nada escrito sobre o conceito de emprego das PANDUR com peça de 105 mm. No entanto sei que na doutrina americana os MGS não são empregues como CC, porque de facto não o são. Isto é, nas Brigadas Stryker, existe um pelotão de MGS na Companhia de Atiradores (CAt) que fornece ao Comandante da CAt apoio de fogos directos à sua manobra. Nas Brigadas Stryker, fruto do seu conceito de emprego, não existe sequer a unidade de CC que é habitual encontrar nas Brigadas "clássicas": o Grupo de Carros de Combate.

No entanto sabemos dos problemas da MGS americana :cry: , aliás suponho que nem sequer entraram em acção.

Para algo sobre a dourina americana neste capitulo aconselho: http://www.globalsecurity.org/military/ ... index.html  e http://www.globalsecurity.org/military/ ... index.html e ainda http://www.globalsecurity.org/military/ ... index.html

... espero que seja o mais actualizado ...
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #194 em: Março 12, 2007, 10:46:12 pm »
Na orgânica da BrigInt já foi referido, mesmo em fontes oficiais, a existência de um Grupo de Auto-Metralhadoras. Honestamente, não percebi ainda bem que versão (ou versões) das VBR irão equipar o mesmo.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro