IKEA instala em Matosinhos segunda loja no país

  • 0 Respostas
  • 1888 Visualizações
*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
IKEA instala em Matosinhos segunda loja no país
« em: Abril 29, 2005, 02:04:07 am »
IKEA instala em Matosinhos segunda loja no país

segunda loja em Portugal da IKEA, a conhecida multinacional de mobiliário, será construída em Leça da Palmeira, Matosinhos. As negociações entre o grupo sueco e a autarquia ficaram concluídas no fim-de-semana, tendo Matosinhos deixado para trás vários concelhos do grande Porto.

Um alargamento que, no caso, tem também como objectivo todo o Noroeste peninsular, já que, para norte, a marca registada em 1943 por Ingvar Kamprad tem previsto para este ano a abertura de um espaço de 26.000 m2 em Siero, nas Astúrias, a 400 quilómetros de Vigo.

Para além do investimento, cujo montante não foi revelado (em Alfragide a empresa gastou 60 milhões de euros), a abertura da IKEA deverá garantir a criação de 500 postos de trabalho directos e outros mil indirectos, neste centro empresarial a criar em Leça da Palmeira, no qual, para além da loja, está também prevista a construção de um hotel, adiantou o presidente da câmara, Narciso Miranda.

O autarca recebeu ontem a confirmação telefónica do acordo, e já começou a antever o impacte deste projecto. "Tem uma grande importância económica, social e mesmo turística", considera Narciso Miranda, que fez algumas contas e admite uma redução de 20 por cento no desemprego do concelho e de quatro por cento na área metropolitana", para além de um aumento do afluxo de pessoas à região, muitas delas da Galiza.

"Não podia ser melhor notícia para um 25 de Abril", admitiu, confirmando que este foi "um intenso processo negocial" em que, na sua perspectiva, o que esteve em cima da mesa, por parte da empresa, era decidir se a loja ficaria no Norte de Portugal ou na Galiza. A localização específica dos terrenos onde a IKEA se irá instalar, a norte do Estádio do Leça FC e nas proximidades do Porto de Leixões e do terminal ferroviário de mercadorias, terá sido preponderante. A zona estará servida, já a partir de Julho, por uma nova estrada de quatro vias, com ligação à A28, por onde se chega em minutos ao aeroporto.

O processo de concretização deste empreendimento - cuja negociação foi acompanhada pelo anterior ministro da Economia e pela Agência Portuguesa de Investimento - prosseguirá nos próximos dias com a formalização do acordo entre a multinacional e a autarquia, devendo seguir depois a tramitação normal para o licenciamento, que terá de passar de novo pela tutela e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Narciso Miranda admite que, se a firma assim o entender, o projecto possa ter aprovação até ao final do ano, permitindo, eventualmente, a abertura da loja ainda em 2006 - no ano passado, o presidente executivo do grupo, Anders Dahlvig, assumia em declarações prestadas ao Diário Económico que a intenção era ter o espaço aberto antes de 2007.

A adesão dos portugueses à IKEA era já bem conhecida dos espanhóis, que há alguns anos assistiam à invasão lusa, aos fins-de-semana, da loja de Madrid, e ficou bem patente, mais uma vez, quando a empresa abriu em Junho do ano passado, em Alfragide, os 33.000 m2 da sua primeira loja em Portugal, que é a maior da península, a par da de Barcelona. Na altura, foram muitos os que fizeram fila para serem os primeiros a entrar nesta catedral do mobiliário com design e a preços acessíveis. A febre ameaça agora alastrar para norte.

Fonte
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1221637&idCanal=77

Boas noticias para o Porto!
"Esta é a ditosa pátria minha amada."