Sherman portugueses

  • 3 Respostas
  • 3599 Visualizações
*

rjales

  • 43
  • +0/-0
Sherman portugueses
« em: Junho 08, 2005, 05:37:30 pm »
Aqui uma pagina sobre os Sherman portuguêses :

http://web.inter.nl.net/users/spoelstra/g104/p.htm

Ja agora, alguem me pode falar da utilidade destes carros, ja que por a mesma altura havia os M47 ?

Cumprimentos
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 21, 2005, 05:35:00 pm »
Os Sherman, chegaram a Portugal em 1954, mas, pelos dados que tenho, só foram distribuídos a unidades do exército em 1957. 2 esquadrões a Cavalaria-7 e um pelotão à Escola Prática de Cavalaria (EPC).

A minha interpretação sobre estes carros, decorre da análise dos planos portugueses e dos planos americanos para a função do exército português.

Assim, em traços largos, os americanos, conscientes das capacidades de Portugal, queriam que o país preparasse uma divisão, como comparticipação para o esforço de defesa da Europa.
Ao contrário, os oficiais-generais portugueses, garantiam e estavam pessoalmente convencidos de que Portugal tinha capacidade para organizar não uma, mas sim dez divisões.
Os americanos, avisados desde sempre, de que os oficiais portugueses eram muito orgulhosos e que não se devia “riscar” o seu brio patriótico, nunca ligaram muito a estas afirmações.

No entanto, os portugueses insistiram na criação destas unidades, embora os americanos, sem o dizer directamente, tenham levado os oficiais mais jovens a entender que uma divisão moderna, era de tal forma complexa e cara, que não havia possibilidade de Portugal conseguir ter mais que uma.

Mais tarde, decidiu-se um meio termo.
Assim, Portugal tentaria construir duas divisões “NATO” e posteriormente construiria as suas divisões de segunda linha, chamadas TP (tipo português). Mas as divisões de primeira linha teriam prioridade e receberiam o mais moderno tanque americano, o M-47 Patton, junto com o M-24 leve.

Para estas divisões de segunda linha, que seriam unidades de infantaria, poderia ser disponibilizado o Sherman, distribuído em pequenos grupos pelas varias grandes unidades, para apoio defensivo.

Ora, Portugal, nunca conseguiu sequer organizar uma das duas divisões tipo NATO, e as divisões “Tipo Português” também nunca foram criadas. Os Sherman foram do meu ponto de vista, uma das formas de os americanos dizerem aos portugueses que não fazia sentido pensar em muitas divisões, sem nunca o ter dito na cara, para não ferir susceptibilidades.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

rjales

  • 43
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 22, 2005, 02:02:03 pm »
Obrigado Papatango :)
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 22, 2005, 02:37:50 pm »
Só mais um detalhe:

Os Sherman, foram igualmente utilizados para instrução (não havendo outra função para eles). Como o site acima indica, os Sherman de transporte ficaram a apodrecer. A minha conclusão é a de que nunca foi realmente criada uma unidade móvel de grande capacidade.
A actual Brigada Mecanizada Independente, é ainda herdeira da então segunda divisão (que era a divisão NATO).
O inicio da guerra em África, atrasou irremediavelmente os planos portugueses para criar um exército moderno, à imagem do dos restantes países europeus.

Mesmo assim, nos anos 50, com uma unica divisão mecanizada minimamente operacional, superavamos os espanhóis em tanques na proporção de 5 para 1 e em camiões na proporção de 3 para um.

Mas os exércitos ibéricos eram vistos pelos americanos como praticamente inuteis em caso de guerra contra a então União Soviética.

Cuprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...